sexta-feira, março 07, 2008

Um por todos e todos por um...


"Ao Dr. Enfermeiro,
Aos Membros da Ordem (Orgãos Sociais Nacionais e Regionais,
Aos Sindicatos dos Enfermeiros SE, S.I.P.E (FENSE) e SEP
Aos Colegas,

Um dia Martin Luther King começou um discurso com uma frase histórica : I have a dream...
Os Enfermeiros deste País não terão futuro sem união. Debatemo-nos com problemas graves aos quais a Classe na sua maioria parece alhear-se.
O processo de Bolonha veio trazer novas incertezas à profissão. Quantos de nós sabem o que este processo implica? Master ou Bachelor? Uniformização dos Planos de Estudos? Como é possível que se estejam a preparar Enfermeiros Especialistas nos moldes do Processo de Bolonha em algumas Escolas e simultaneamente com base no modelo que todos conhecem, noutras? Parece-me necessário parar para pensar nesta e noutras discrepâncias.

A ordem dos Enfermeiros deveria primeiro definir convenientemente o Plano de Estudos do Curso Superior de Enfermagem e do Exercício profissional Tutelado e impô-los a todas as Escolas através do Ministério do Ensino Superior, a fim de se uniformizar a formação dos futuros Enfermeiros e até dos actuais.

Não se pode permitir que cada cabeça dite a sua sentença. Se os muitos Enfermeiros Europeus ficam satisfeitos com o título académico de bachelor (Bacharéis), os Portugueses não devem aceitar menos do que já têm há alguns anos, daí que master será o mínimo necessário.

Se a Ordem afirmar que não reconhecerá os títulos académicos não homologados e não aceites por Ela, para validar o título profissional talvez as Escolas de Enfermagem pensem duas vezes antes de aliciarem os alunos.

Caros Membros da Ordem, não basta falar informalmente com os membros do Governo sobre o assunto, é preciso apresentar uma proposta fidedigna que seja aprovada e aplicada uniformemente em todas as Escolas Superiores de Enfermagem, seja ao nível da Licenciatura (master) seja ao nível mais graduado de formação.

Se a força para implementar tais medidas não for suficiente alertem os Sindicatos dos Enfermeiros e eu tenho a certeza que todos eles darão o apoio necessário para que as mais elementares pretensões dos Enfermeiros não se percam nos bastidores do poder político.

Há outras reivindicações que são de âmbito sindical. Conhecêmo-las. Estão aliás bem patentes. São pretensões exclusivas da nossa classe que não me canso de repetir : Carreira de Enfermagem, tabela salarial, avaliação, especifidade da profissão de enfermagem, desgaste e penosidade do exercício profissional, para que o tempo de serviço e idade da reforma não sejam as que o Governo ditou à margem das negociações com sindicatos.

Caros colegas, corremos o risco de (como me disse um colega no seu modo humorista) andar a administrar a terapêutica aos doentes com o auxílio de um andarilho...

Estas são reivindicações nossas, de uma Classe com todos os requisitos para ser uma Classe com uma carreira Especial. Por isso eu não acredito em generalidades na luta,já que as especifidades da Profissão não se enquadram numa luta generalista em que a Enfermagem é só mais uma, num conjunto de muitas profissões.

Restringir a NOSSA LUTA ao que nos diz especificamente respeito seria a maior bofetada de luva branca que a Enfermagem daria a quem com responsabilidades de Governação se acha no direito de impôr unilateralmente disposições legislativas, atentatórias da nossa dignidade .

No calendário das formas de luta os Professores surgem isolados (70000) na sua greve e na sua manifestação. Os Enfermeiros no activo com nomeação definitiva ou com contratos de trabalho por tempo indeterminado, os Enfermeiros no desemprego, os Enfermeiros com contratos precários, pagos na sua maioria a preço de saldo, os alunos das Escolas de Enfermagem, não merecem eles também uma luta só deles? Por isso, eu contestei a amálgama desta luta massificada que nos ofusca a identidade de sermos Enfermeiros.

A sabedoria popular é pródiga em sentenças do senso comum: quando a esmola é muita o pobre desconfia.....Iluminou-se a alma de muitos Enfermeiros e a minha também, quando o SEP anunciou esta jornada de luta demonstrando o descontentamento da Classe; iluminou-se a alma de muitos de nós e a minha também, quando pensamos que a luta seria a NOSSA LUTA ; iluminou-se a alma de todos quando acreditamos que os sindicatos dos Enfermeiros SE e S.I.P.E. ((FENSE)) e SEP dariam as mãos nesta luta pela Enfermagem; obscureceu-se a alma da Enfermagem quando se deparou com uma luta conjunta com outros sindicatos, que não de Enfermeiros.

Porque esta luta é NOSSA e somos nós que a temos de LUTAR. Os Enfermeiros têm que reaprender a organizarem-se, sem dependerem de um conjunto, que embora muito digno, não LUTA nas nossas trincheiras específicas.
Os Enfermeiros têm de reaprender a ter a coragem que dá a força; Os Enfermeiros têm de reaprender que a intimidação e a propaganda do medo são a arma dos que nos querem amordaçar e derrotar, recusando-nos o direito de ter direitos. Os Enfermeiros têm de reaprender a unir esforços e vontades, em volta dos representantes sindicais. Os SINDICATOS DOS ENFERMEIROS têm de reaprender a dialogar, a unirem-se, a lutar pela Classe.

OE, SE, S.I.P.E. (FENSE) e SEP unam-se pela Enfermagem e aí sim eu direi: A Alma da Enfermagem voltou a sorrir.
Um abraço colegas.
Margarida de Barros"

Comments:
Diz-se pelo meu hospital que só terão progressão na carreira, este ano, os enfermeiros licenciados.
Isto tem algum fundo de verdade?
 
Esperemos qual a reposta da OE e sindicatos!
 
Revejo-me completamente no comentário da colega Margarida.
No dia 14 Março NÃO ESTAREI em Lisboa.
Quando encetarem por formas de luta PELOS ENFERMEIROS, apenas com enfermeiros, PODEM CONTAR COMIGO PORRAAAAAAAA!
Mais uma vez volto a perguntar:
- Para quando a NOSSA REUNIÃO?

Será preciso que comece a enviar SMSs?

Coragem colegas e camaradas.
 
Os enfermeiros são assim...nada unidos!... é de propósito!!! Claro está!!
São a unica classe profissional, que conheço, em que "os melhores" são os que não prestam cuidados!!! Os chefes, supervisores, "rondeiros", especialistas (na arte de coçar qqr coisa!!), directores, adjuntos de directores, professores, ...
Os que dão o litro não têm valor nenhum...será porquê??? Porque é que os que apregoam a valiosa arte de limpar o cu, o aproveitar a higiene para fazer isto e aquilo (quando mal há tempo para a higiene...).Porque não vão demonstrar na prática a sua perícia em lidar com 17 doentes numa noite num serviço de medicina?
Porque é que os enfermeiros directores passam o tempo a lamber botas e a aproveitar um tachito lá deixado para eles em vez de defenderem a sua classe profissional? (como fazem os professores directores ou presidentes dos executivos por exemplo) Porquê?
Onde estão os enfermeiros especialistas? que ganhos de saúde (reais e práticos, junto de doentes) trouxeram para a enfermagem? Blá, blá, blá....Há muitos interesses na enfermagem e muitos enfermeiros a venderem-se por pouco...
Assim meus amigos estamos condenados ao fracasso...
Aos srs enfermeiros da gestão (suprasumos do nada) deixo uma informação: vocês só estão nesses postos por serem enfermeiros e o principal objectivo de quem vos comanda é silenciar os enfermeiros, torná-los mansos e subservientes - e vocês lá lhes vão fazendo a vontade.
 
Anónimo disse...
"Diz-se pelo meu hospital que só terão progressão na carreira, este ano, os enfermeiros licenciados.
Isto tem algum fundo de verdade? "

Não, não é verdade. Aliás, nos novos contratos da ex-função pública os valores iniciais de cadacategoria serão menores em média, cerca de 9,7%. Para além de que a transição para as novas carreiras e indices far-se-á sem qualquer alteração dos vencimentos que cada um aufere neste momento...

Boa , não é ???

E já agora, sim perguntem aos sindicatos a razão de isto ser assim... Não vale a pena perguntar à OE porque ( ainda não aprenderam )os estatrutos remuneratórios são função dos sindicatos , não da Ordem porque essa obrigação não faz parte dos estatutos.
 
Caro Hugo Roque :

O meu caro vai ver que essa "reunião" não vai passar de folclore... Se existir, vai ver quantos vão estar presentes...

É que isto de mandar "papaias" num blog é fácil. O dificil é o empenho na acção !!!

Já ando Há muitos anos nisto, sei bem como é quanto à união dos enfermeiros....
 
estou de acordo...
 
Vamos aproveitar o embalo e organizar a nossa hiper, mega manifestação!

Antes a tal reunião.

Urgente!!!!

cumprimentos!

já alguns interessados!

Manifestem esse interesse junto do mail do Dr Enf.
Apontem data, o colega q consegue o auditório, etc, etc...

Caros,
vamos sair todos do anonimato e organizar uma manifestação jamais vista no país.

O titulo já sabem: "do silêncio à voz"


cumprimentos
 
Vamos a isto, colega Serrano.

Brevemente virão posts acerca dessa questão, para que se começe a mobilizar os colegas interessados.
 
alinho
 
Hugo Roque, caro doutorenfermeiro e serrano.

Podem contar comigo.

Cumprimentos

NEL.
 
Colega anónimo das 7:40 sei bem do que fala quando menciona o facto de ter de cuidar de 17 doentes. Eu já cuidei de 30 no turno da noite e da tarde com 1 auxiliar . No fim de cada turno sentava-me nas escadas do serviço meia morta a pensar se algo ficara por fazer....quase nem via direito para fazer os registos e a passagem de turnno era quase a tortura de tão pesadas que estavam as pálpebras , prontas a fecharem ao menor descuido. Acho que cheguei a adormecer em algumas passagens de turno , mesmo continuando a falar.
Quanto aos especialistas ...estão desaproveitados em função das suas competências. Se na carreira de Enfermagem tivesse havido as especialidades de âmbito da prestação dos cuidados e especialidade no âmbito da gestão quem sabe os especialistas de prestação de cuidados especializados não fossem isso realmente e só , garantindo um exercício de excelência e promovendo a formação e engrandecimento profissional das equipas . Não sou especialista , nem chefe.. sou graduada e basta.

Colega Hugo Roque , Serrano , Victor A , Doutor Enfermeiro , Anónimos Enfermeiros eu estarei nessa luta de ENFERMEIROS e para ENFERMEIROS. Contem comigo.

MB
 
Caro colega Serrano, como já tinhamos falado é óbvio que alinho.

E pelo que vi no meu serviço, há mais gente interessada.

saudações
 
tb alinho numa grd manifestação, pois são do grupo dos grds afectados, que terminou o curso em 2006 e tem um emprego percaríssimo!!
Estou com vcs nesta luta.
 
alguém que explique à sra. enfermeira que a ordem não tem nada a ver coms os planos de estudos da escolas, e ainda bem.

está tudo cego ou quê?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!