segunda-feira, março 31, 2008

"Yin e o yang" do sector da Saúde!


É dificílimo contratar Médicos Especialistas. Abrem concursos... e ninguém se candidata. No interior a situação agrava-se sem perspectivas de soluções. Segundo a RTP, o Hospital Amato Lusitano (Castelo Branco), abriu 6 vagas para especialistas. Não houve interessados. Segundo o Hospital, o problema é que a instituição não sendo EPE não pode fazer Contratos (milionários!) Individuais de Trabalho com os Médicos. É que o salário da Função Pública não os estimula.
Mas, à semelhança do Yin e Yang, para manter o equilíbrio, do lado oposto estão os Enfermeiros. Mas remunerados, desempregados, quando se disponibiliza um vaga, no interior do País ou não, comparecem aos milhares.
E pelos vistos, ao contrários do outros profissionais de saúde, os Enfermeiros estão a ficar como o Sistema Nacional de Saúde (SNS) - "...tendencialmente gratuitos"!
Mas tenham calma estimados colegas, ainda faltam muitos Enfermeiros para atingir os rácios com que muitos sonham! Ou seja, o melhor ainda está para vir...
a
O que temos, para já, é muito claro. Por exemplo:
> Incentivos finais das Unidades de Saúde Familiares (USF) : 4370 euros/mês para Médicos e 300 euros/mês para Enfermeiros!!
Parafraseando o Sindicato dos Enfermeiros, "o que nos fere é tanto para uns (os Médicos) e tão pouco para outros (os Enfermeiros). Para os Médicos não há falta de provisão no Orçamento do Estado". Isto, depois de "chamarem à negociação os sindicatos para lhes dizerem que não há dinheiro para os enfermeiros"!
Podem tirar as vossas ilações para a "nova" carreira de Enfermagem.
a
a
P.s. - Já me esquecia. Sabem quem já anda "metido" nos "cuidados domiciliários"? Os farmacêuticos!!!!

Comments:
A enfermagem continua couraçada no mofo, na imobilidade, no deixa que os outros fazem e vamos morrendo assim... Culpa da OE que teima em ter as soluções correctas para os problemas errados, e em última análise culpa nossa, que não movemos uma palha nem para protestarmos contra algumas situações vergonhosas nem contra a própria OE exigindo que faça o que era suposto fazer.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Creio que as suas contas não estão corretas, mas mais euro menos euro a verdade é que ninguém acreditava que a alteração anunciada fosse grandemente favoravel aos enfermeiros.
Como sabem, há enfermeiros especialistas ou com especialidade nas USF e que funções lhe são atribuidas ou melhor que funções ele passa a exercer quando aceita fazer parte da USF?
-enfermeiro de família, sem ter em conta as competencias adquiridas com a especialização...porque segundo alguns "nem tem tempo para mais nada a não ser executar os cuidados programados para responder aos indicadores negociados...
 
Gostaria que lessem esta declaração emitida pela MCSP (Missão para os Cuidados de Sa
ude Primários) e agora vissem como foi "respeitada" a proposta desta comissão : Grupo de trabalho da associação portuguesa de economia de saúde.

A sério, vale a pena perder esse tempo.

Perceberão que alguém "ignorou" as recomendações para uma remuneração e incentivos mais justos para os enfermeiros das USF... E não foi esta comissão posso garantir-vos

Vale a pena...
 
o endereço é este...

http://www.mcsp.min-saude.pt/NR/rdonlyres/E60BD62C-B64F-4BDF-986B-ECDEE9AC32DB/6616/Relat%C3%B3rioAPES2.pdf
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!