quarta-feira, abril 02, 2008

Última hora: Ordem dos Enfermeiros toma posição objectiva contra a criação dos "paramédicos"!


Desta vez, ainda sobre a questão da criação da figura de "paramédico" em Portugal, a Ordem dos Enfermeiros emitiu hoje (2-Abril-2008), um comunicado (press release) objectivo e inequívoco:

"A Ordem advoga que «não se justifica a existência de uma nova profissão ou grupo profissional (vulgo paramédicos) em Portugal»".

Podem ler o comunicado à imprensa, na íntegra, aqui. Também podem ler a tomada de posição sobre o pré-hospitalar (a OE afirmou junto do INEM que "zelará pelo escrupuloso cumprimento dos princípios defendidos" na referida) de Janeiro de 2007, aqui.

Agora sim, a expressão pública de apoio aos Enfermeiros!! É tão mais fácil quando todos estão unidos - os Enfermeiros podem contar com o apoio da OE e a OE com o dos Enfermeiros!

Comments:
Bravo!!!

Urge também a completa concretização deste princípio de comuniação que é a sua exposição mediática.

Para que acabe, no cidadão comum, a ideia de que não há profissionais devidamente habilitados para o Pré-Hospitalar e de que é necessário formar paramédicos ou o up-grade de bombeiro para paramédico.´

É que isto já está incutida numa grande parte da nossa população.
 
Vá-lá, de vez em quando a OE mostra o seu ar de graça. Gostei do que li, por parte da OE! Ainda para mais, defendem enfermeiros de permanência nas corporações de bombeiros... Muito bem mesmo.

Vamos lá ver como reagem os já referidos em post`s anteriores (bombeiros e inem).
 
Não basta informação interna. É preciso que a OE tome posição pública sobre o assunto e com todas as letras.

MB
 
Já era tempo! Pode ser que isto seja um ponto de partida para a OE começar a apoiar verdadeiramente os enfermeiros!
 
Não é no sentido de contradizer, mas penso que a população tem conhecimento de quem actua no pré-hospitalar. Eles relacionam logo com os enfermeiros e os médicos.

Agora que certas pessoas dirigentes querem manipular essa ideia, ao aproveitar as recentes noticias de um INEM mal dirigido, com supostas reformas "estupidas", querem que as pessoas confiem nos bombeiros no PH.

Enfim.. É só tachos...lol

Abraço!
 
www.esecg.blogspot.com

Dia 10 de Abril - Ciclo de Tertúlias de Enfermagem

"Enfermagem em Emergência: Competências Delegadas ou Reconhecidas?"
 
Realmente parece uma posição remetida para dentro e não para fora. Até agora fora do âmbito da enfermagem alguém já ouviu falar do comunicado? Na televisão, rádio?
 
Os candidatos a paramédicos que andam por aqui têm que tirar primeiro um curso de português... ou acabar o 9º ano ... ou acabar o 12º sem ser no RVCC!
É que para além de fazer TINONI é necessário, pelo menos, saber ler, escrever e falar!
Os bombeiros necessitam de mais formação, primeiro na área do português e da cidadania. Precisam também de educação para a saúde no âmbito dos estilos de vida saudáveis (não comerem que nem uns alarvos e nem beberem vinho ou cerveja em jeito de prova de fundo...). Parte fundamental será também formação sobre incêndios (que, incrivelmente, nem todos têm...). Será também importante aumentarem os seus conhecimentos ao nível da protecção civil (inundações, sismos, etc...). Finalmente também será importante possuirem conhecimentos de SBV.
Sr. Duarte caldeira!! Tem muito por onde começar! Bom trabalho.
 
o meu único desgosto é exisir uma constante subalternizaçao reboque da OM.
Mas defacto, este blog começa a ter influência nas mais altas instâncias, se assim é......

continuar é o lema.

Mas gostava de reunir com o Dr Enf.


cumprimentos
 
Os Bombeiros que apaguem fogos (bem!!!), pois é esse o objectivo e a sua missão. Quanto a cuidados de saúde, quer seja pré-hospitalar ou não devem de estar a cargo dos profissionais de saúde de acordo com as várias competências profissionais. Que se acabem com bombeiros socorristas, clinicas mécicas e de enfermagem em bombeiros etc. Assim como consultas e tratamentos em farmácias!!! Pois, nós enfermeiros ou outros técnicos de saúde, não podemos ter farmácias, parafarmácias, nem empresas de ambulâncias, etc. Então onde está a equidade entre as várias áresas de actuação?? Por acaso andam os enfermeiros a montar empresas de bombeiros para apgar fogos???
BASTA!!!
 
Como já tinha alertado em post anterior, a velocidade imprimida na criação dos tais "técnicos" de emergência é alarmante. Se não, reparem:

http://dn.sapo.pt/2008/02/16/sociedade/falta_dialogo_entre_chefias_inem_e_b.html

ao que se deve adicionar mais isto:

http://portal.ua.pt/pcs/relatorio/rel10.htm

Consta que o entrevistado do primeiro artigo até já recebeu um convite da UA para coordenar o dito curso.

É caso para dizer, como sábiamente comenta o povo: não há fumo sem fogo, ou... 2+2=....

Enfim, após a leitura dos artigos, julgo que dá para perceber.
 
Para o anónimo das 10.41

Na querendo fazer nenhum exercício de adivinhação, pergunto:

Não serão estes candidatos também os próprios (pasme-se!!) ... Enfermeiros???!!

Para reflectir...
 
Luis,
na Universidade de Aveiro onde fala de técnicos paramédicos, referem-se à radiologia, gerontologia, etc.... é assim, que são denominados. Não passa de uma ilusão neste caso...
 
A OE parece que finalmente começa a dar os passos com vista a se aproximar dos seus membros sendo mais interventiva numa questão muito mediática.

A questão que coloco é esta, se se mexeu apenas por mediatismo ou por necessidade e qual?
 
Ao anónimo das 10:45

Parafraseando o grande Ricardo Araujo Pereira, eu dir-lhe-ia: olhe que não sô tôr!!...olhe que não!!

Eu não disse que o curso existe, mas antes, que há grande probabilidade de vir a existir no curto prazo.

Cumps
 
Lá estamos nós a morder o isco que nos põem à frente do nariz.
Para já a Ordem não esxiste para defender os enfermeiros mas sim a Enfermagem de tudo e de todos, onde se incluem os maus enfermeiros, que também há. Somente o Cêpo mor, que lá temos não sabe discernir e também não quer fazer figura feia. Mal por mal fica como está.
Quanto às competências os enfermeiros têm as que forem capazes de assumir, pois como licenciados que são têm o direito de se dedicarem a aperfeiçoar técnicas, como as dos Suportes da Vida.
Nesta área não há invasão de competências (ususrpação de funções como diz a alimária MF). Já é assim desde 1940 (DL 32171).
Tal como os médicos temos o direito de aperfeiçoar formas de actuar para bem do cidadão e não precisamos de delegações de ninguém.
Entrar no jogo da OM ou da OE é assunto que não se discute, por se se discutir, em vez de defendermos a Enfermagem parece que estamos a mendigar a alguém o que temos direito de ter.
Como facultativos os enfermeiros devem, porque têm capacidades para isso, impor o seu saber.
Meter aqui os bombeiros ou os médicos é o pior insulto que se pode fazer à Enfermagem.
Não há licenciaturas de primeira e de segunda; há é licenciaturas com saberes específicos como são as nossas.
Não há Ordens de primeira e Ordens de 2ª: há é oportunistas que continuam a comportar-se como se os Enfermeiros ainda não tivessem Ordem, mesmo que não actue, por falta de elasticidade mental do Cêpo.
Essa de os médicos se considerarem donos dos doentes/Clientes é uma treta.
Quando muito são donos das doenças que vão inventando, onde têm direitos de autor.
Naquelas situações de acidente, que recebe, também os doentes no SU são os Enfermeiros.
Porque não hão-de ser eles a antecipar os hospital com a tal pré-hospitalar?
Vejam se descobrem porquê?...
Gardingo
 
os bombeiros não foram atrás dp pré hospitalar há 20 e tal anos... foi o INEM que precisou deles! E coninuará a precisar... pq até podem garantir uma primeira resposta, uma primeira ambulancia... e as seguintes? de onde vêm? de lisboa para a covilhã, por exemplo? lol
Não falem sem saber...
Claro que há muito a fazer nos bombeiros, mas o principal passa por colocá-los no devido lugar, e depois formar mais, para que colaborem, não para qie sejam os actores principais. Aliás, ninguem defende que o sejam...
 
É muito bonito falar do que não se sabe. Como já foi referido não foram os bombeiros que pediram por favor para serem colocadas ambulâncias nos seus quartéis para realizar emergência pré-hospitalar.
Claro que há muito a realizar com junto dos bombeiros.
Agora em relação de serem gordos, comerem como alarves e beberem, não é por ai que executam bem as suas funções ou não.Não são os únicos assim, pessoalmente conheço enfermeiros obesos....
Sou bombeira e sou Enfermeira.
No "meu quartel" ninguém" sem formação aprovada pelo INEM realiza emergência pré-hospitalar...
E se os bombeiros não realizarem emergência pré-hospitalar e levarem avante a minha ideia que consiste durante um dia não responder aos pedidos de ajuda da população (ou seja está doente que vá lá o INEM) quem sabe aí sim o INEM pensava em dar mais formação e até criar alguns postos de trabalho junto das corporações. Porque uma SIV e uma VMER por distrito não chega para nada, no entanto existem umas 30 corporações de Bombeiros a realizar trabalho que segundo alguns de vocês não lhe compete
 
Muito muito bem Colega Bombeira / Enfermeira!!!


Realmente os estereotipos estao mais instalados nos bombeiros que na enfermagem... talvez alguns dos varios dos motivos sejam a exposição aos observadores intelectuais mais atentos, pois sobre os enfermeiros, ha alguns k nunca trabalharam fora de 4 paredes... e os que se metem tem de ser muito "Tolos", ja k nao se ganha mais por isso.

outro factor é a cultura/grau de escolaridade, donde muitas vezes saiem comportamentos e maneirismos inadequados, mas e como dizia a colega e muito bem nao é disso que estamos a falar. Ha Bombeiros do tipo Zé Povinho Tipico de Portugal que sabem bem o que fazer quando uma vida está em perigo e muitas vezes no terreno, senao todas metem os senhores doutores e enfermeiros num bolso nas situaçoes mais bicudas - Claro que nao ha regra sen excepção, mas ha que por os olhinhos nisto.

quanto ao socorro medicalizado/diferenciado, lamento que os bombeiros tenham perdido o seu melhor trunfo: foi nos bombeiros k nasceram as primeiras VIR´s (Viaturas de Intervençáo Rapida) e as primeiras Ambulancias UCI, porem na maior parte dos casos so la ficaram os carros, a gentinha para la andar, bem o serviço voluntario é giro mas quando se tem um status... por outro lado outros aproveitaram para criar um serviço de emergencia com o nome do Instituto de de Emprego e Mobilidade de Espanhol - o INEM - prometendo empregos para os meninos mais bonitos e com a melhor cunha...
dou-vos o meu testemunho, queriam que eu fosse trabalhar para uma SIV, mas dada a exigencia, so podia fazer isso. porem ha siv´s k encerram o seu serviço a x hrs porque nao ha enf. (tem um horario exclusivamente nocturno ou diuno para conciliar outros empregos).
primeiramente exigiam-me formação INEM, numa especie de curso de Suporte Imediato de Vida. Ha ben pouco tempo ligaram-me de uma emresa de trabalho temporario contractada pelo INEM para começar a trabalhar de um dia para outro numa SIV, com a formação implicita no curriculo de que dispunham: TAT e recem Lic. em Enf. LoL

Na verdade vão crescendo, mas muito lentamente... como demonstrei os contratos são bizarros, incuerentes na selecção de pessoal, bem como na oferta laboral etc. Quem paga? o utente, monetariamente e depende da sorte onde esteja, com a propria vida.
Inaugurado Posto SIV de Povoação X:
uma ambulancia, uma base com dormitorios, armazem etc etc.Quanto custa? MUITO.
Nao seria melhor aproveitar o k ja existe? como ja disse os bombeiros teem de tudo excepto pessoal difernciado (Salvo raras exceções como a minha corporação e a da Colega), pois entao ha k formar o pessoal, dar-lhes uma camisola do INEM e po-los a trabalhar com os bombeiros, afinal na emergencia sao indispensaveis, e se ainda ninguem deu conta o primeiro pecado começa na oferta das ambulancias do INSTITUTO NACIONAL DE EMERGENCIA MEDICA, repito: MEDICA aos Bombeiros... Porquê?

Um Abraço
 
Ola a todos tenho visto aqui realmente alguns comentários que me deixam triste,o que fazem os Bombeiros com Postos PEM, e os Enfermeiros na Emergência Pré Hospitalar vai dar ao mesmo uns melhores que outros.
Do meu Ponto de vista todos trabalham para o mesmo, e se vão dar essa possibilidade aos TAS`s ou TAE`s é uma mais valia na Emergência.
Todos Comentem erros Medicos, Enfermeiros,e Bombeiros.
Com os melhores Comprimentos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!