terça-feira, abril 15, 2008

Mais palavras?



Comments:
infelizmente sabemos que isto vai de mal a pior..

daqui a 4 meses serei mais um..entre tanto...a procurar uma oportunidade...

gostei muito do blog..

se quiseres passa no meu..
http://vida-de-estagiario.blogs.sapo.pt/
 
Realmente há coisas que nem neste país se consegue perceber, nomeadamente este tipo de "atropelo jurídico". Ora, tendo força de lei, porque é que até à data os nossos sindicatos AINDA NÃO RESOLVERAM esta ilegalidae/injustiça/afronta?????
Há quem tenha conseguido mais por bem menos...
 
Ganha-se por profissão, por responsabilidade, não por grau académico.
Posso ser varredor de rua com doutoramento e não ganho mais por isso.
Então agora com mestrados integrados será que vamos ver os médicos, farmacêuticos, psicólogos a ganhar mais por serem mestres? Não, continuam a desempenhar as mesmas funções.
 
Anónimo das 10:54 PM disse «Ganha-se por profissão, por responsabilidade, não por grau académico.»

Tem a certeza? Então porque motivo alguns licenciados escondem as suas habilitações quando procuram emprego? Porque lhes apetece?

Não será antes porque os patrões, por vezes, não têm qualquer interesse em pagar a um licenciado o devido salário?
 
....meu Deus....

Você está a comparar alhos com bugalhos.

Eu escondo habilitações para não entrar naquele grupo de "habilitações excessivas para o cargo". Você interessava-lhe ter como AAM (típico auxiliar de enfermagem) um médico? Claro que não,você não quer que o "empregado saiba mais que o patrão", daí não o contratar.

Outra coisa é você ser enfermeiro licenciado fazer um doutoramento e ao executar exactamente as mesmas funções exigir mais por isso.
Não há nenhuma lei que dite a obrigatoriedade de ganhar em função do grau académico.
Quando vê tabelas salariais não vê com absoluta certeza o salário base para um enfermeiro licenciado, um enfermeiro com um mestrado e um doutoramento, um enfermeiro com cinco mestrados, duas pós graduações, um doutoramento e um pós doutoramento etc.
O grau académico pode é ajuda-lo a conseguir uma posição laboral mais adequada à sua formação, mas isso é algo totalmente diferente.
Salário é proporcional ao cariz da função e da sua responsabilidade.
 
Infelizmente a profissão precisa de regulação na qualidade e Quantidade.

O momento para nos unirmos à semelhança de outros profissionais é agora . amanha quem for do Porto, compareça pelas 15h na r. santa catarina 895.
 
Caro colega das 12:18 am,
Então eu digo-lhe:
Numa profissão dever-se-à ganhar POR AQUILO QUE SE TRABALHA. Responsabilidade todos a têm de ter de uma forma ou outra. Responsabilidade é uma porra de um chavão usado para INFLACIONAR o ordenado de uns quantos...
E digo-lhe que na enfermagem se trabalha MUITO! Um esforço que sendo FÍSICO, FÍSICO, FÍSICO, tamnbém o é intelectual e psicilógicamente.
Será que um pedreiro ou servente de pedreiro deverão ser bem remunerados? SEM DÚVIDA QUE SIM, pois esses TRABALHAM, ganham calo nas mãos, arranjam umas hérnias discais.
Assim o é com outras profissões.
Agora aqueles que apregoam responsabilidade para "roubar" ao erário público balúrdios à custa de "esforço mental", quando até andam de mercedes, nos seus gabinetes, com ambiente climatizado a desgastar as mãos de tanto as esfregar com Nívea e a contar os aérios que conseguiram "ripar" ao desgraçado, isso não é trabalho. Isso é lazer.
 
Claro, claro sr roque, conspiração.

Você ganha menos que um médico porque têm menos responsabilidade, e (in)felizmente o trabalho intelectual é mais valorizado que o físico.
 
Não vejo muitos médicos responzabilizados quando a coisa corre mal...deve ser por serem todos muita BONS!! Ou então porque no reino da Medicina se vive um clima de total irresponsabilidade e impunidade...
Aliás em Portugal quem é o responsável quando a coisa corre mal? É sempre o que ganha menos (supostamente o que tem menos responsabilidades).
Pois eu quero para mim médicos e enfermeiros responsáveis!! Pois se existirem médicos responsáveis e enfermeiros irresponsáveis eu fujo...e ao contrário também....
 
Caro anónimo das 6:42 PM,
Conspiração? Não vejo como, mas se disser desorientação, talvez concorde consigo.
Como esvrevi, o vencimento DEVERÁ SER POR AQUILO QUE SE TRABALHA e para mim trabalho é aquilo que já lhe referi anteriormente.
Já que volta a falar no "falso" chavão da responsabilidade, em que É QUE PORRA A RESPONSABILIDADE DE UM MÉDICO É "MAIOR" do que a minha?? Fundamente, por favor. Porque hipotéticamete estudou mais? E como é que pode garantir isso, carago (posso escrever carago?)?
Se o "objecto de trabalho" é o mesmo, se as repercursões/efeitos ( positivos ou negativos) de cada acto são os mesmos, em que é que difere a responsabilidade?
Se o doente morre porque fez uma alergia a uma droga prescrita de quem é a culpa? Do médico que a prescreveu ou do enfermeiro que a administrou? Realmente as diferenças são "abismais"... Apenas o resultado é o mesmo: a morte do doente.
E mais... Essa de querer englobar e culpar o enfermeiro no erro do médico tendo por base uma pertença multidisciplinariedade e outra ficção, outro lapso e não conspiração.
 
Errata:
Onde está repercursões deverá escrever-se repercussões.
Onde está multidisciplinariedade deverá escrever-se multidisciplinaridade.
 
«Ganha-se por profissão, por responsabilidade, não por grau académico.»

Posso ser chato, mas esta frase sua não é totalmente correcta.
Se você dissesse que um enfermeiro não ganha em função do grau académico, eu estaria completamente de acordo. Agora, generalizar a todas as profissões é que não é correcto.

Veja-se o caso dos professores. Se forem bacharéis ganham menos que os licenciados. A sorte deles é que mal terminem o Complemento de Formação passam logo para o índice remuneratório de licenciado.

O exemplo que dei num comentário anterior não foi o mais feliz, mas só queria tentar dar um exemplo concreto de como, em algumas profissões, o grau académico implica diferenças na remuneração.
 
Uma educadora de infância licenciada ganha o mesmo que um professor de história do secundário Licenciado (trata-se de uma afirmação, não uma questão ou dúvida).
Também é uma afirmação "verdadeira" que um professor (ou educador de infância - a carreira é igual) quando termina um mestrado tem uma bonificação...

NOTA 1: Muitos professores do primeiro e segundo ciclo e educadores eram bachareis e ao tirarem o complemento de formação, passaram imediatamente a receber como licenciados.
NOTA 2: Eu concordo
NOTA 3: Admiro muito a profissão de educador de infância, e penso que devem receber como licenciados...agora...

Trabalham mais que os enfermeiros?
Estudam mais que os enfermeiros? Têm mais formação?
Têm mais responsabilidades?

Eu posso entender que um médico receba mais que um enfermeiro, não pela responsabiliodade, mas pelo tempo de formação: Enfermeiro 4 anos, médico 6 anos.
Agora comparem o vencimento base de assistentes sociais, educadores de infância, dos professores, ...comparem o tempo de formação e comparem com os enfermeiros e depois reflictam...
Se o governo não queria enfermeiros licenciados, não autorizasse a abertura dos cursos!
Poderia querer enfermeiros só com o ensino obrigatório!!! E educadores de infância também!!! E professores!!!!
Há muitos, muitos e muitos anos ...era assim.

Se fosse do sindicato achava esta a luta mais simples de todas...pelo menos em termos de argumentos...

Cumprimentos a todos
Aguardo respostas e comentários

FILIPE
 
olá filipe; discordo completamente do teu comentário acerca dos educadores de infancia(talvez por o ser), no no entanto devo esclarecer-te, visto que deves tar mal informado, é que o curso de educação de infância confere o grau de licenciatura e em termos de duraçao de anos é de 4 anos, como tal o tempo de formação dos educadores é igual ao dos enfermeiros. quanto ao trabalhar mais ou menos depende do ponto de vista e da vontade de trabalhar. já trabalhei num hospital como educador e vejo muitos profissionais de enfermagem a delegarem as suas competencias para os auxiliares.
 
de facto estudam muito, mas trabalham pouco.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!