quarta-feira, abril 23, 2008

Os rácios que verdadeiramente interessam!!


"Oito médicos e um enfermeiro integram a remodelada Missão para os Cuidados de Saúde Primários"

Estes sim, são os rácios que verdadeiramente devem interessar... e 8 para 1 é vergonhoso! Ilustra bem a actual visibilidade e influência atribuída aos Enfermeiros! Mas aqui, infelizmente, a Ordem dos Enfermeiros não põe os olhos!!!

Comments:
"A entrada de novos elementos faz parte da "profunda remodelação" nos Cuidados de Saúde Primários anunciada por Luís Pisco" - na notícia...


E reforço: PROFUNDA!!!

E nem de Enfermagem referem na notícia..

A classe de Enfermagem está de rastos..
 
Mas este resultado ainda é surpresa para algum enfermeiro ou enfermeira em Portugal?
Não acredito, sinceramente, que algum profissional de enfermagem ainda se surpreenda com estas coisas.
 
8 médicos e 1 enfermeiro... Penso que valia mais meterem logo 9 médicos...

Isto quer dizer uma de duas coisas: Ou os médicos são muito inteligentes e perspicazes ou (para não variar) têm sempre que rondar tudo à volta deles...

Eu aposto na segunda!
 
A ACTUAL visibilidade? Que eu saiba desde sempre os enfermeiros foram mais ou menos invisíveis. Homem, se quer ter prestígio e influência tire um curso novo. Olhe, até como advogado desempregado tem mais prestígio do que como enfermeiro. Tenha dó!
 
Anónimo das 5:22:

Há pessoas, devido aos comentários absurdos que fazem, sofrem de invisibilidade neuronal absoluta. espero não ser o seu caso...

Gostava de ter um enfermeiro obediente, cego e ignorante a cuidar de si ou um enfermeiro competente, inteligente e responsável?

Qual é o seu problema? Insegurança?

FILIPE
 
A noticia diz: " profunda remodelação na missão" com uma equipa de "pessoas de grande credibilidade e conhecimentos na área dos Cuidados de Saúde Primários e que possam merecer a confiança de todos os que estão no terreno".
Não referem nem a enfermagem, nem a medicina. A classe de enfermagem não está de rastos(alguns enfermeiros é que estão de rastos). E o que a noticia diz também se refere ao Sr.Enf.º José Pedro Tomé Pardal que está de parabens por integrar a nova equipa da MCSP, e a quem desejo todo o sucesso.

Qual é o espanto de a nova equipa da MCSP ter apenas um enfermeiro? Trata-se de lugares politicos. Alguns do senhores enfermeiros domina as questões relacionadas com as politicas de saúde. Algum dos senhores enfermeiros acompanhou os acontecimentos recentes à volta desta questão?

A enfermagem não sofre de falta de visibilidade, e os enfermeiros nunca foram invisiveis. A enfermagem sofre é de silêncio.

Estudos de investigação cientifica apontam a fraca participação na sociedade por parte dos enfermeiros como razão explicativa para a sua correspondente fraca influncia, nomemadamente politica. Cingen-se aos aspectos especificos da sua profissão como a carreira e formação técnica, ao desempenho do seu trabalho no seu serviço e esquecem tudo o resto que se está a passar na sua instituição, ARS, ministério e sociedade em geral. Não públicam artigos de opinião na imprensa escrita, nem mesmo em pequenos jornais, cingem-se apenas a publicações de caracter cientifico. Recusam dar entervistas aos canais de televisão e convites para participar em programas. Enfim...
 
Mediante a insatisfação de a nova MCSP ter apenas um enfermeiros, o que faria se fosse o bastonário da OE?
 
Não tem a ver com médicos ou enfermeiros. Temos que deixar de andar atrelados a outros profissionais de saúde. Devemos é impor-nos primariamente entre nós. deixarmos de ser víboras uns para os outros, ou seja, unirmo-nos numa luta comum. DE SEGUIDA DEIXARMOS TODOS DE PAGAR AS COTAS AOS MARRETAS DA OE PARA VER SE ELES COMEÇAM A PERCEBER QUE OU SE MEXEM OU ENTÃO A MAMINHA ACABA-SE!!! QUE ACHAM?
 
"Mediante a insatisfação de a nova MCSP ter apenas um enfermeiros, o que faria se fosse o bastonário da OE?"


Olhe, primeiro emitia um comunicado de imprensa a condenar o facto!!!!!!!!!!! Depois, começava com os contactos...
 
0k isso é uma medida. Emitir um comunicado de imprensa é de facto uma medida que a OE poderia ter feito.
E mais, o que fazia mais?
Afinal de contas o que é que a OE poderia fazer e não faz?
 
Caro anónimo das 11:19 PM,
Coloque antes a seguinte questão: o que é que a Ordem do Enfermeiros deveria fazer, que outras ordens fazem tão bem?
Anónimo das 5:22 PM,
Não conspurque o bom nome da Enfermagem, com comparações a classes "de prestígio" hoje e sempre duvidoso (à semelhança de outras classes [ou certos membros dessas mesmas classes], que lentamente vão construindo esse mesmo "prestígio").
Que o diga o Menezes...
Mas que falar de prestígio? E que tal se for de honra? Ou talvez dignidade? Ou antes honestidade?
Talvez prefira falar de lucro, quiçá riqueza, ou antes de marketing... Sobre isso realmente não tenho bases para falar, apenas aquelas que vou lendo por aqui e por ali, mais aquelas que são VISÍVEIS até para um cego...
 
Este blogue tem MUITO poder! A ordem acabou de emitir uma press release sobre isto!
Parabéns aos doutorenfermeiro!!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!