domingo, abril 13, 2008

Prémio de Fotojornalismo Visão/BES


"Um parto assistido pelo Instituto Nacional de Emergência Médica e registado por Augusto Brázio, de 43 anos, valeu ao autor o prémio do 8. Prémio de Fotojornalismo VISÃO/BES. "
"Augusto Brázio lembrou o momento registado pela sua máquina fotográfica, num sábado de madrugada, enquanto acompanhava uma equipa do INEM: "fomos chamados para um parto. Quando chegámos, a mãe, de 19 anos, já estava em trabalho de parto (3º filho). Aconteceu muito rápido, nem pedi autorização para fotografar, só depois. Foi um momento extraordinário", confessou o autor."

Comments:
Se tiver o link para a reportagem era o ideal para conhecer a reportagem.

Boa semana de trabalho

http://cogitare.forumenfermagem.org/
 
Há momentos da vida profissional que marcam....

Este certamente foi um deles para aquele reporter...

O que para alguns é o dia a dia, para outros são momementos inesqueciveis.

Pena que por vezes perdemos a capacidade de dar valor ás coisas simples que a vida contem!
Que seja preciso outros olhos que nos ensinem a dar valor aquilo com que lidamos diariamente. A Vida!

Bem Haja carissimo Doutor Enfermeiro.
 
Há um lapso no texto da foto. Não é equipe Inem, é ambulância Inem. O parto foi efectudo pela mãe evidentemente...com assistência de TAE`s! Momentos que marcam sem dúvida! Bem hajam...
 
Para quem não sabe, Augusto Brázio é de Évora, fotógrafo há vários anos envolvido em projectos como Jornal Independente. Trabalhou para a Revista K (ícon dos finais do anos 80/inicios de 90). Nessa altura fez alguns trabalhos para moda. É um fotógrafo com um bom sentido no OLHAR e bom sentido estético. Fotojornalista de reportagem mas não de guerra. Faz parte dos fotógrafos que nos finais dos anos 80 revolucionou a estática das revistas em Portugal, a par com nomes como Daniel Blaufuks, Pedro Cláudio, Clara Azevedo, entre outros.

Cumprimentos de um Enfº/fotógrafo.
 
Colega Vera , na revista Visão de 10 de Abril vem um suplemento sobre fotografia , no qual se insere a incluída neste blog.
pode também aceder à revista visão através do " Clix "

De qualquer modo :

http://premiofotojornalismo.visao.pt/2008/04/03/grande-premio-para-o-freelancer-augusto-brazio/

MB
 
Caríssimo DE, aqui tem mais um exemplo que não é necessário ser enf. Sobredotado para aplicar técnicas. Este parto foi assistido por um equipe de TAE's da DRLVT, que o fizeram com o máximo de profissionalismo e dedicação. Ao contrário de alguns enf.'s que se atrapalham um bocadinho com os partos no PH.

MAC
 
MAC disse «Ao contrário de alguns enf.'s que se atrapalham um bocadinho com os partos no PH.»

Quem ler isto, até parece que os bombeiros nunca se atrapalham...
Pois saiba que só quem ignora a responsabilidade do que está a fazer, é que não teme um parto feito nestas condições. Garanto-lhe que haveria muitos outros profissionais da saúde, médicos inclusive, a atrapalharem-se numa situação destas.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
O mundo inverteu-se. Subitamente os Bombeiros e Tripulantes de Ambulâncias estão "à vontade" no âmbito da saúde, e os Médicos e Enfermeiros, brevemente, estarão "à vontade" no combate aos incêndios... ao contrário de alguns bombeiros que se "atrapalham um bocadinho"...
 
Já previa um comentário como o do sujeito MAC. Por acaso era para "mandar" um comentário a dizer: " só cá faltava um TAE ou bombeiro a dizer que partos no PH é com eles." Admira-me também que ninguém tenha invocado, mais uma vez, o encerramento dos blocos de partos como a causa para este parto numa ambulância. Falta cá esse comentário. Não quer ser você a mandá-lo caro MAC para eu lhe responder. Please...

E já agora, aconselho-lhe caro MAC, a pôr os olhos no que Vitor disse:"Pois saiba que só quem ignora a responsabilidade do que está a fazer, é que não teme um parto feito nestas condições."

Reflicta bem nisso...
 
Essa do "atrapalhar" é mesmo à heroi! Só para rir!!
 
"Caríssimo DE, aqui tem mais um exemplo que não é necessário ser enf. Sobredotado para aplicar técnicas. Este parto foi assistido por um equipe de TAE's da DRLVT, que o fizeram com o máximo de profissionalismo e dedicação. Ao contrário de alguns enf.'s que se atrapalham um bocadinho com os partos no PH."

Sr. Mac, espero que leia este comentário da minha parte que lhe vou tecer. Este momento foi unico na vida daquela mãe, daquele reporter, daquela tripulação da ambulancia. Subverter este momento para fins critico-destrutivos de outra classe profissional não só lhe fica Muito mal, bem como revela uma falta de cortesia profissional, bem como um sentido de oportunidade pouco desejavel.
Longe de mim, estar com provocações e afins com outras classes profissionais, mas a simplicidade de este momento não pode ser de forma alguma subvertida ou usada para outros fins que não valorizar as coisas simples que a vida oferece das quais desaprendemos a valorizar. Pelo contrário, aprendemos a fazer delas meios para atacar outros.

Fui enfermeiro no PH durante 11 anos numa CB. Ajudei várias parturientes a dar a luz mas nunca
me atrapalhei, nem nunca apareci na TV. Nem quero.

A natureza é algo de maravilhoso. Vamos valoriza-la, admira-la e não usa-la como arma de arremesso
 
Ainda bem que não estava lá o bombeiro de Favaios...quem teve o trabalho todo foi a puerpera, não foi o bombeiro, que ainda teve tempo de tirar uma foto para vender e ganhar reconhecimento com a situação!

Olha agora se cada enfermeiro obstetra anda-se para aí a tirar fotos às parturientes e seus rebentos para colocar na net!
 
Desculpem....correcção..."andasse"
 
olha... um TAE...
 
Meus caros, no dia em que colocarem de lado todas as quezilias que vos levam a elaborar esses tratados "pelos vossos dedos", tenho a certeza absoluta que as energias/sinergias se vão canalizar para melhor prestar o apoio/socorro diferenciado e de qualidade que todos um dia irão precisar e merecem. Encaminhem por favor as vossas energias não para o belicismo mas sim para em conjunto tentar melhorar algo que precisa de evoluir... A Saúde em Portugal!

Bem Hajam
António Luís
 
Olá, Doutor Enfermeiro, meu nome é Luanna, sou de Goiânia, formada em Enfermagem pela Universidade Católica de Goiás, tudo bem? A foto ficou realmente impressionante, muito boa msm. Parabéns pela postagem! Mas o que me traz aqui é um outro assunto que não sei se vai ter como me responder. Me parece que vc conhece muita coisa da área, e estou com uma dúvida aqui. Vc sabe se existe alguma área dentro da enfermagem em que o enfermeiro poderia trabalhar fotografando eventos, situações, procedimentos, como este msm? Tenho mto interesse em ingressar numa área da enfermagem mais "jornalística", ou seja, de informações, mas não somente escrevendo artigos, mas fotografando, como já disse. Eu pensei em revistas, mas não sei tb em qual área específica da enfermagem eu faria isto. Cirurgias? Feridas? Peço sua ajuda se puder me dar alguma informação. Meu email: lsl_chaves@yahoo.com.br Aguardo sua reposta! Obrigada!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!