domingo, abril 06, 2008

Sabiam? (em terra de cegos quem tem olhos é rei...)

Sabiam que os alunos do Curso Superior de Gerontologia (leccionado em várias instituições) aprendem a proceder à introdução de uma sonda vesical ("algaliar")?
Mas não só, pois...

"Cumprimento e vigilância das prescrições clínica e ou terapêutica"

"Participar em trabalhos de investigação clínica e de saúde pública"

"Gestão de equipas de trabalho (...) e supervisão de trabalhadores de prestação de serviços"

... também!

Interessante... No plano curricular do referido curso, podemos constatar a presença de cadeiras tais como "Farmacologia", "Cuidados Continuados", "Reabilitação", "Psicologia Relacional", "Nutrição" ou "Avaliação das Necessidades do Idoso"...

Será que quem deve "ver" isto... não vê?
a
P.s. - É só somar: paramédicos + técnicos de gerontologia + curandeiros + bombeiros parteiros + farmacêuticos habilidosos + fisioterapeutas-obstetras + sabichões + espertalhões = ?

Comments:
Por este andar, a Enfermagem tende a desaparecer... Culpa de quem, mais uma vez?

Afinal, para que serve a Ordem dos Enfermeiros?!?!?!?!?!!?
 
Este é um dos blogs que me inspirou a iniciar o meu blog de enfermagem, ainda verdinho, pela necessidade de facultar um local na internet que fosse comum. Chama-se Rebenta a Bolha www.rebentaabolha.blogs.sapo.pt - e gostaria imenso de opinião pf.Obrigada
 
No caso das preparações para o parto feitas pelos fisioterapeutas, ainda não se viu um esboço de reacção da Ordem contra esta ingerência num campo que é da Enfermagem...mas foram céleres a emitir um comunicado vedando a ministração deste curso a Enfermeiros que não especialistas, levando a concluir que a Ordem dos Enfermeiros padece de uma maleita auto-imune, já que apenas cria anti-corpos contra sí própria!
No caso concreto deste licenciatura gerontológica, é mais uma colherada na nossa sopa, só possível porque ainda não foram cobertas ao nível das especialidades todas as áreas onde os Enfermeiros actuam, dando oportunidade de conferir a todos os Enfermeiros uma formação de alto nível em qualquer área onde estes exerçam. Até que isso aconteça, preparemo-nos para as sucessivas invasões e saques àquilo que constitui o nosso espólio de competências completamente à merçê dos chacais!
 
Parabéns pela sua persistência, mas apesar de ser muito visitado, parece uma voz a pregar no deserto...
Imagino-o enf chefe entre 35 e 40 anos, cheio de ideais...
Creio que seria importante avaliar essa força um encontro de enfermeiros o "dia E" (de enfermagem ou de efusão, encontro,etapa, erguer..)"tipo piquenique partilhado) sitío: numa serra num jardim numa zona de merendas, na praia no rio...
flábio
 
Também este tipo de curso tem que se lhe diga... Isto é, em que documento algum está escrito quem e quem não pode, por ex., algaliar?! Só os enfermeiros?!? Posso estar enganado, mas não vejo nenhum acto de Enfermagem descrito como sendo mesmo de Enfermagem..
 
no noticiário da hoje tvi o Dr.VA continua na sua luta pelos bombeiros e pelos novos técnicos...
 
Numa palavra...revoltante.É de facto incrível, inquietante até a continua passividade e "adinamia" da nossa ordem, aquela entidade q supostamente deve zelar pela integridade da profissão!O que lutamos para um reconhecimento licenciado agora vamos caminhando para uma regressão a tecnicos. A revolução demonstra-se quase imperiosa...
Dedico uma musica á nossa querida, amada e idolatrada Bastonaria-"Eu não vou chorar, este "cargo" não era para mim"..
Enf. Hugo Azevedo.
 
Caro colega, DE!
Subscrevo inteiramente o que mais uma vez escreve neste post. No entanto parece-me que há situações mais graves e que a própria Ordem não pode nem deve ignorar ou fazer que ignora!
Senão vejamos, quantos Lares conhecem que tenham Enfermeiros a tempo inteiro?...
Quantas são as instituições para idosos que têm empregados sem qualquer qualificação a preparar medicação, a administrar injectáveis, a executar pensos? E quantas destas são IPSS´s apoiadas pelo estado português que recebe dos nossos impostos, que aprova e conhece esta realidade, tantas vezes denunciada, estado esse que aprovou o nosso REPE onde estão bem definidas a quem pertendce a responsabilidade destas funções?
E a Ordem dos Enfermeiros, se defende a nossa profissão, quantas vezes, junto desse mesmo estado que a legalizou, fez ouvir e denunciou esta promiscuidade entre estado, IPSS´s e Privados?
Querem melhor forma de descredibilizar o trabalho dos Enfermeiros, que aquilo que é feito nestas instituições sob o "assobio para o ar" daqueles que deveriam fiscaluzar e regularizar uma actividade?
E já agora, qual a diferença entre um Lar e por exemplo, alguns serviços de medicina dos nossos hospitais de rectaguarda (deixem-me chamar-le assim)?...


Cumprimentos,

ENFERMAGEM XXI
 
Realmente li este blogue e vi coisas tão inteligentes que fiquei assombrada ao ler este post.. Deve ser uma enorme falta de auto-estima pessoal e profissional que causa a revolta em relação a outras profissões que existem com o objectivo comum de prestar serviços de qualidade a todo e qualquer ser humano. Não compreendo, hoje em dia em que o conhecimento esta democratizado que ainda haja querelas de "isto faço eu e tu já não podes, na na na na na!". Pelo restante blogue mais uma vez fico surpreendida com tamanha infantilidade. Sr. Enfermeiro, tem uma profissão tão bonita e tão, mas tão necessária que tanto passou para ser reconhecida e respeitada, deixando de ser, por nada mais que mérito próprio de todos os enfermeiros deste país, apenas os "empregados dos médicos", e tem estas atitudes para com colegas de profissões emergentes?! De facto fico abismada. Sim, sou bacharel em Gerontologia na Essua e finalista. Durante a minha formação académica tive e tenho professores enfermeiros espectaculares que tanto me ensinam, bem como colegas enfermeiros (sim trabalhamos juntos em algumas cadeiras!!)que percebem a necessidade e importância de uma trabalho em equipa, se soubesse, até trepava paredes. Nos diversos estágios que tivemos contactámos com enfermeiros que muito nos ajudaram e com os quais trabalhamos, nunca se tendo queixado eles que estavamos a fazer o "seu" trabalho, enfim. Aliás quem me dera que em todos os lares houvesse um Enfermeiro, mas também quem me dera que o número suficiente de enfermeiros quisesse enveredar pela geriatria e não vejo isso a acontecer assim tão frequentemente. Não se preocupe Doutor, nem eu nem os meus colegas queremos o vosso emprego nem os vosso estatutos, a nossa profissão é bastante lata sendo a introdução da sonda vesical uma ínfima parte daquilo que fazemos.
Desejo-lhe um bom trabalho, pode ser que algum dia façamos parte da mesma equipa e perceba de maneira mais lata o que o Gerontólogo faz.
Obrigada.
 
Gerentólogo? LOLOLOLOL
 
Desculpa mas o que sabem vós de idosos, aprendemos mas não quer dizer q possamos aplicar os conhecimentos, pois existem técnicos responsáveis por esse trabalho.Enfim ja vi que não sabes o que e ser um bom profissional, como queres que estajamos à frente de instituições de idosos a supervisionar o trabalho de todos os profissionais, se tiveres um pingo de inteligência sabes que para supervisionar-mos temos de aprender as coisas. E já agora em lares nem todos têm enfermeiro, daí alguém que possa comandar as "tropas" e em situações de emergência despistar problemas.
Informa-te melhor e não tenhas tanto problema com esta nova profissão, sinceramente cresce.
Gerontologa , com muito gosto e acima de tudo com VOCAÇÂO.
 
o senhor enfermeiro por acaso sabe o que é trabalhar numa equipa multidimensional e pluridisciplinar??o senhor enfermeiro ja ouviu a sabedoria da voz popular dizer que "o saber não ocupa lugar?" pois entao não entendo qual a razão para tanto alarido em volta deste assunto! para mim, este post trata-se apenas de um receio, sem fundamento, de estes novos profissionais de saúde "roubarem" o lugar aos enfermeiros.
quanto aos gerontólogos aprenderem a algaliar não vejo qualquer problema nesse facto, porque além da algaliação não ser uma tecnica exclusiva da enfermagem (pelo menos não existe nenhum documento oficial que o comprove)é uma mais valia os saberes das varias areas interligarem-se e complementarem-se, tendo como objectivo a melhoria da qualidade de vida dos utentes e melhor prestação de cuidados de saude!
para terminar gostaria de pedir a alguns enfermeiros que tirassem as palas que trazem ao lado dos olhos porque além de ser inestético e manchar a vossa profissão nao deixa o pais evoluir no sentido da melhoria dos serviços de saúde.
sem mais assunto...
gerontóloga dany
 
Ó sras. Gerontólogas, quantas de vós estão a trabalhar ?

Do I Curso da ESSUA (Aveiro) nem uma!!!...
E já terminou à um ano!

Palavras para quê...
 
Sr Enfermeiro, estás bem enganado, do que eu sei, dos 16 licenciados em gerontologia da essua do ano passado está 1 pessoa a fazer Doutoramento, 2 em Mestrado, 5 a trabalhar , e restantes em estágios profissionais.

Por isso pensa que não estamos tão mal como voces :D
 
Para que saibam, estão a trabalhar sim senhor! nao sao muitas, mas sao o inicio de uma profissao muito gratificante, e espera-se que envolva a colaboraçao de outros técnicos de saúde numa melhor prestaçao de cuidados ao idoso. E isto, interessa a todos nós, ou será que voces nao querem chegar a velhos e poder aceder a cuidados de saúde adequados e a respostas sociais satisfatórias???
 
Doutor Enfermeiro

Os cursos que polulam nessas universidades e politécnicos e que tentam invadir áreas a priori e a posteriori de Enfermagem , não passam disso: tentativas. A culpa não é dos alunos que ingressam nesses cursos , mas dos Conselhos Pedagógicos ou como queira chamar-lhes , que ao definirem a base curricular do curso esquecem os deveres da ética camuflados pelos " direitos " financeiros. Lamentável é o papel de enfermeiros que se prestam a ensinar métodos e técnicas inerentes à Enfermagem e que pactuam com essa cedência de conhecimento a troco de uns niqueis europeus.
Não entendo... como é que a Gerontologia , (não direccionada para Enfermeiros ) que tem por base a investigação dos fenómenos fisiológicos , psicológicos e sociais relacionados com o envelhecimento dos seres humanos.. , se pretende arvorar em geriatria (ramo da medicina e da Enfermagem ) ligada ao estudo , prevenção e tratamento das doenças e da incapacidade dos idosos.
Para mim o problema não está tanto na ingerência em matéria das disciplinas , mas nas consequências que poderão advir de actos concretizados em utentes idosos fragilizados , sem o correcto conhecimento das implicações que tais intervenções ou actos acarretam. Não se pode brincar com a vida humana , nem pensar que pelo facto de se ter esta ou aquela disciplina , este ou aquele conhecimento teórico , se pode incorrer na veleidade de concretizações técnicas de risco acentuado e invasivo.
Uma coisa é ter conhecimento das situações patológicas e dos problemas associados e encaminhá-los em tempo útil para profissionais ou instituições de saúde , outra bem distinta é pretenderem substituir esses profissionais devidamente habilitados e com competências específicas...
Não sou contra os Gerontólogos na verdadeira acepção da palavra e do conceito , mas sou contra as tentativas de, querendo assumir o que não são , correrem o risco de lesar terceiros ...aqui sim..entra a Deontologia e a Ética Profissional dos Enfermeiros...e para bons entendedores ... meia palavra basta.

MB
 
O problema não é ensinar a algaliar ou o que é uma algaliação! O problema é poder algaliar...
Há cursos em institutos e escolas públicas e privadas de AAM, de agentes de geriatria, de ajudantes de lar, de apoio familiar em que se ensina os cuidados a ter com uma pessoa algaliada e muitas vezes se fala da técnica da algaliação - muitas vezes no sentido da colaboração com o enfermeiro.
O problema (para os enfermeiros) é não estar definido quais as funções concretas dos enfermeiros e que não podem ser executadas por mais ninguém...só existe uma treta de blá blá, vulgo REPE (nunca li nada que espremendo, espremendo não diz absolutamente nada...)
Em relação ao REPE, quando surge uma questão na revista da OE a analisar um determinado assunto socorrendo-se do REPE: parece uma verdadeira anedota as cambalhotas explicativas!!!
 
Srs. Gerontólogos, ainda à 2 semanas o I curso da ESSUA teve uma reunião em Aveiro com o coordenadores do curso, porque apenas há uma colega a fazer estágio profissional e que no final não deverá ficar e outras 4 que estão a trabalhar como comerciais e outros empregos que nada tem que ver com a Gerontologia!
Digo-lhe que sei do que estou a falar (tenho uma familiar deste I curso nesta situação).

E se vocês fazem o mesmo que os Enfermeiros, e se estão neste momento tantos Enfermeiros (cuja profissão e actividade já é conhecida e respeitada no mercado de trabalho) como é que pensam que as instituições vão colocar a trabalhar e licenciados de um curso que ainda ninguém sabe o que vão fazer (e parece que grande parte do que vocês fazem é feito e legislado como trabalho de enfermagem e nesta altura o mercado está a abarrotar de Enfermeiros que facilmente trabalham ao preço/hora de uma mulher a dias, com a agravente de que estas nem recibo passam!!!)?...
 
Se quisesse executar práticas de enfermagem...tinha ido para Enfermagem, certo????!!!! Como estudante de Gerontologia não me vejo a invadir o "espaço" que vos pertence..., mas sim a partrilhar conhecimento e a trabalhar com a vossa colaboração e a de outros profissionais...! Só não acho bonito é que tantos de vós pensem desta forma...tão ultrapassada! Tenho mesmo pena! É mesmo de lamentar...
Conveniente será procurar informar-se melhor antes de cair no rículo de fazer comentários deste tipo!(é só uma sugestão...)
Outra coisa...: se estão tão bem informados quanto ao número de recém licenciados que estão (ou não) a trabalhar, digam-me então quantos deles estão a fazer "algaliações", ou outro tipo de trabalhinho da vossa competência?... já agora quero saber!!! :)

JF
 
Resposta:

_ Ninguém faz algaliações, porque ninguém de vós está empregado neste momento!
 
P.S: És cego ou nao sabes ler??? Quatas pessoas ja disseram que há licenciados do nosso curso a trabalhar e nao estão a fazer nada que vos tire o emprego.... (aquele que vocês neste momento também nao têm!!!!)....

opa...será que n vos entra na cabeça, que n é nosso objectivo andar a fazer o vosso trabalho?????????????????????


olha, cultiva-te!!!! abre horizontes... tira as palas dos olhos... nasce um pouco p realidade e nao vivas no mundo que construite apenas com aquilo que tu achas que está certo... tu e outros tantos....!!
 
Gerontólogo não é enfermeiro... logo, não exerce as mesmas actividades... sim?

se os fisioterapeutas existem, para que raio é que um enfermeiro tambem faz massagens, ou mobilizações???????? se é isso..., se cada um faz uma coisa e mais ninguem pode fazer por que n lhe compete...oh meu Deus....o mundo n anda pra frente....ou entao...outra coisa...:entao os farmaceuticos tambem nao poderiam fazer injectaveis ou outro tipo de administração farmacologica...porque isso fazem os enfermeiros....!!!!


ou entao os enfermeiros tambem nao fariam nada..porque acima deles estao os medicos...
por esta ordem de ideias...oh sorte de vida!!!!

P.S: senhor familiar do gerontólogo, passo a dizer que a sua informação não está nada correcta, e eu mais que o senhor(a), sei o que digo....
 
Amigo infelizmente para si e para a minha familiar, é absolutamente verdade aquilo que atrás afirmei!
Se o meu amigo é licenciado pela ESSUA também se inclui no que atrás reafirmo.

E já agora, os médicos não estão acima de ninguém, assim como Enfermeiros não estão nem são fisioterapeutas ou Gerontólogos.

No entanto o amigo não parece compreender aquilo que escrevi e que pretendi sublinhar:
- Gerontologia ainda é algo que pouca gente sabe o que é e os Licenciados não tem emprego porque ninguém sabe o que eles fazem na prática ou onde se podem "encaixar" numa equipa multidisciplinar de uma qualquer instituição (púbica ou privada)!

Parecem estar inseridos em qualquer coisa entre: Enfermeiros e Assistentes Sociais...
Ninguém sabe bem...

Ou o amigo vai dizer que isto não é verdade e que também não sente isso, no seu dia-a-dia?

Espero que tenham sucesso, mas que conheçam e reconheçam o que são actividades de Enfermagem legalmente legisladas (ver Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros - REPE-Decreto-Lei n.º 161/96, de 4 de Setembro, alterado pelo Decreto-lei n.º 104/98, de 21 de Abril)
 
Finalista do Curso de Gerontologia em Bragança (ESSB).

Ponto n.º 1 - Na formação curricular de Enfermagem não vos ensinaram o que é uma equipa multidisciplinar, que trabalha com o objectivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos utentes/doentes/idosos....???
Ponto n.º 2 - Antes de falar sobre um assunto e mandar "papaias" para o ar, temos de nos informar....e vos garanto que ninguém vos quer tirar um emprego...apenas queremos colaborar convosco, no entanto para isso é necessário que vocês entendam quais são as nossas funções e de certeza absoluta que não estou entre o papel de enfermeiro e assistente social...sei bem o que um Gerontólogo faz (e sim, é Gerontólogo...não é lol nenhum);
Ponto n.º 3 - É completamente desnecessário estes comentários ofensivos, inoportunos e irracionais, pois se têm confiança em vocês, no trabalho que desempenham e na qualidade com que o fazem, não precisam de ter medo e tantas dores de cabeça por pensarem que os Gerontólogos vos tiram o lugar...
Ponto n.º4 - Não sei porque é que as pessoas já formadas na Universidade de Aveiro não têm emprego...não estou dentro desse assunto, mas sei que muita gente finalista da ESSB já se encontra empregada ou com estágio curricular e ainda nem acabou o curso....
Espero com este comentário que façam uma reflexão, ponham a mão na consciência e cheguem à conclusão que a questão/problemática que se coloca neste blog não tem fundamento nenhum...
 
Tenho muita pena que pense assim,quanto aos colegas da ESSUA, não sei, mas o colegas de ESSB muitos têm emprego, tal como a colega referiu.Eu acabei o meu curso este ano e já tenho estágio profissional e já trabalho uma unidade de Longa duração a part-time. Os colegas de enfermagem aceitam muito bem lá a minha presença e trabalhamos em equipa. Já que caso não saiba as patologias nos idosos não se manifestam assim como num adulto. Uma simples dor de cabeça pode significar muita coisa, e como reparei o que lhe interessa é cuidado fisico do idoso. Saiba que a maior dor nos idosos não é só fisica é junção de várias áreas. Na minha familia enfermeiros não faltam, todos a trabalhar e médicos também não... e eles proprios incentivaram-me a continuar com este curso, porque ao contrário de muitos enfermeiros que eu já tinha ouvido e já vi, não me recuso a fazer uma higiene ou mudar fralda, só porque sou o Sr. Enfermeiro. E depois se Japão, Estados Unidos e Brasil tem gerontólogos, têm serviços só de gerontologia/geriatria, os mais importantes, Portugal também tem de ter. Afinal vai ser o País mais idoso da Europa. Pelos vistos muitos colegas seus, não concordam consigo, muito menos os médicos. Porque será? Falta de Informação. Não se deve Falar daquilo que não se conhece... tal como eu não falo de Pediatria, porque não tenho conhecimentos. Pense nisso, caro colega. Porque ao contrário de si eu considero-o colega e não inimigo.
 
Sr. Doutor Enfermeiro, só tenho a dizer uma coisa…se um gerontólogo proceder à introdução de uma sonda vesical só o vai fazer em idosos.
 
Das duas uma: ou o Doutor Enfermeiro não percebe minimamente o que é Gerontologia e o para quê desta Ciência Multidisciplinar,assim como,o porquê e o para que dela começar a criar alicerces em Portugal, ou sente-se totalmente ameaçado por um Gerontologo ao ponto de denegrir a sua imagem nesse seu post..
Há-de me dizer quantos enfermeiros têm medo de "levar" com a observação de um Gerontólogo ou de ter um gerontólogo numa equipa multidisciplinar??..será que é só o Senhor Doutor Enfermeiro??
Deve ter feito muito mal a sua pesquisa..para agora estar a "alimentar" ideias erradas sobre o que é ser Gerontólogo!!!
Lidei com Enfermeiros ao longo de todo o meu curso de Gerontologia e todos perceberam perfeitamente o que era a nossa função, o nosso perfil e as nossas competências, e ao contrário do Senhor Doutor Enfermeiro, sempre nos apoiaram e cativaram para mostrar que quando acabassemos o curso, eramos precisos e necessários e que em articulação com outros profissionais de saude poderiamos promover o envelhecimento activo e a qualidade de vida a um geronte.
se todos os Enfermeiro pensassem como o Senhor a esta hora ainda não haviam Técnicos de Análises Clínicas, Farmacêuticos, Terapeutas Ocupacionais..simplesmente acho que tem que perceber que temos todos que trabalhar em prol da saúde das pessoas.. não estamos aqui para competir com ninguém.. estamos para AJUDAR!!!!!
Gerontóloga com muito Gosto
 
Finalista de GERONTOLOGIA...

Sr. Doutor Enfermeiro, considera correcto que sejam as auxiliares a realizar técnicas exclusivas do pessoal de enfermagem?? Na realidade é isso que acontece...por isso não percebo qual é a sua confusão, pois é preferível que um idoso seja cuidado por um profissional competente com conhecimentos teoricos e praticos, com objectivo de melhorar a qualidade de vida do idoso, do que estes estarem eternamente à espera daquele senhor enfermeiro que detesta trabalhar em lares, porque pensam que tiraram o curso apenas para tratar de "meninos bonitos"..
Sr. Enfermeiro informe-se do que na realidade é a Gerontologia...este é um curso absolutamente necessário nos dias que corre.
Gerontóloga com muito orgulho:)
 
Oh pa deixa de ser ego....
Com certeza desconheces os conceitos de equipa multidisciplinar e holismo.
Informa-te antes de mandarem bitais sem fundamento algum.
Nem o enfermeiro é mais que o gerontologo, nem este mais do q o enfermeiro. Ambos sao necessarios.... ah e outro pormonor: eu gerontologa, nunca me ensinaram a algaliar propriamente dito, mas sim a cuidar de uma pessoa algaliada, tipos de algalias, vantagens dumas e de outras, ... mas "algaliar" nao. Informa-te.
Cresce e aparece como profissional e nao desvalorizes os profissionais de saude pk quando fores velho, vais sentir na pele as necessidades de todos e mais alguns profissionais de cuidem de ti.
 
a ignorancia a mae de todos nós contudo acho que não se devia falar sem conhecimento de causa, pois isso fazem as crianças, os adolescentes e quem é limitado! srs enfermeiros, nenhum gerontologo vos quer roubar lugar, pois as vossas competencias diferem das nossas (eu sou licenciada em Gerontologia). vejamos, se as nossas competencias são diferentes das vossas qual é o vosso problema?
acredito que a situação dos enermeiros em Portugal não esteja facil, tal como para nenhum profissional esta,mas acho que é muita falta de profissionalismo criticarem uma profissao apenas por ser recente! informem-se leiam as competencias do gerontologo em portugal, pesquixem no google o que se passa em espanha e no brasil quanto a Gerontologia e depois sim comentem.. a vida esta tão mal para licenciados e não licenciados que se calhar poderiamos ocupar o nosso tempo de uma maneira melhor.. e não estar a metermo nos no trabalho uns dos outros. n ha paciencia para rivalidades mesquinhas numa altura destas!
se alguem quiser deixar de comentarios infelizes e ignorantes e quiser perguntar, eu terei imenso gosto em esclarecer, agora por favor, deixem se de parvoices pah!
outra coisa muito importante, sabem o que é uma equipa multidisciplinar? no nosso pais que se corta sempre nos recusros humanos não existe muito mas nós, tecnicos de saude ou qualque outro profissional deveria saber a importancia da mesma...
acho muito tristes licenciados, mestrados, doutores comentarem sem conhecimento de causa, todos temos um pouco de ignorantes dentro de nós, mas há quem abuse !
com os melhores cumprimentos, andreia almeida

JÁ TINHA DESIXADO O MESMO COMENTARIO NOUTRA SECÇÃO DESTE BLOG, mas depois de ler estes comentarios acho pertinente coloca-lo também aqui!

e mais uma coisa, para os enfermeiros que teem o rei na barriga que acham que todo mundo lhes quer tirar lugar, pergunto o que é que um enfermeiro com pós graduação em reabilitação faz a um fisioterapeuta??? tira lhe o lugar, não estou com isto a criticar, nem a descer ao nivel das criticas tristes que aqui se fazem, tou apenas a mostrar vos que ninguem é ninguem para criticar o trabalho dos outros.
se calhar o que vos falta é passar uma semana num lar de terceira idade para se aperceberem o porquê desta nova licenciatura...
acho ridiculo eu ter de perder tempo a defender o meu curso para pessoas que falam só p n tar caladas... tenham paciencia estudem o assunto antes de mandarem esses comentários ok?
 
li um comentari que questiona quantas gerontólogas ja estam a trabalhar e a pessoa responde nem uma... lá está... novamente se fala sem saber! oh pah, cada pessoa tem direito a dar a sua opiniao, agora dizer mal só por dizer! meus amigos, não são as voxas criticas infelizes e infudamentadas (porque sim a maior parte dos os gerontologos arranjaram trabalho) que vos vão dar emprego, ou vão por a enfermagem no topo, onde já esteve... lutem pelos vossos direitos, façam barulho, um motim... o que acharem melhor! mas acredito que enquanto perderem tempo a falar mal de nós gerontologos e de outros tecnicos, não vão conseguir nada de bom! gostava que quem disse que os estudantes aprendiam a algaliar que me dissesse, e o enfermeiro que tenha perdido o emprego por causa de um gerontologo também me diga! é penoso ler este blog! acho que tanto gerontologos como enfermeiros nos deviamos preocupar em fazer algo que nos realizasse, em desempenhar bem o nosso trabalho (cada um com o seu) em vez disto!
fica mal a uma profissão conceituada como enfermagem descer tão baixo só para mostrar a revolta da situação em que o pais está passar!
 
excelentissimos colegas enfermeiros, e senhores gerontologos..
depois de ler todos estes comentarios nao consegui passar sem mandar um comentario!!
a questao :algalias.
a algaliaçao é um procedimento de enfermagem! que os senhores gerontologos saibam inserir a algalia é uma coisa, mas que começem a algaliar é outra!!!
no concordo como aluna de enfermagem nao concordo!
da mesma maneira que nao concordo que os senhores farmaceuticos comecema a administrar vacinas /sim pk tb ja se pensa nisso) e depois no caso de haver complicações? n sabe o que ha de fazer!!!
srº gerontologos ng sabe ao certo onde vos encaixar..cmo ja foi referido nem enfermeiros nem assistente social!!!
ja percebemos todos que o vosso objectivo é cuidar do idoso!!!
mas as tecnicas de enfermagem sao de enfermagem...nao tem que comecar a ser distribuidas pelas varias equipas de saude!!!
 
Diga me que gerontólogo conhece que já tenha visto a algaliar alguem? Ou diga-me que técnica de enfermagem já viu um Gerontólogo praticar? Ou qual o Gerontólogo que já lhe roubou o emprego..
Sabe qual e o significado de Gerontologia? Sabe que funções pode um Gerontólogo desempenhar num lar? Terei todo o gosto de o elucidar...

Eu compreendo que voces se sintam ameaçados por todos, mas não me parece motivo para volta e meia virem dizer que os outros invadem a vossa profissão!
O nosso curso ainda é recente, estamos a definir as nossas competências, qual o curso que nunca passou por isso???
ninguem sabe onde encaixar os gerontologos, mas a questão e que os que já estão no mercado de trabalho ja estão quase todos empregados!
Se se querem mostrar apostem na realização de cuidados de qualidade e parem de criticar tudo e todos!
 
Acho que não vale a pena ter estes confrontos pois o que acontece é alguns enfermeiros vendem-se para leccionar estes cursos mais recentes sabendo perfeitamente que há invasão de espaço e colocam em risco a profissão. Os formandos não têm culpa só a ordem e os alguns colegas nossos contribuem para esta situação
 
Caros Colegas Doutores Enfermeiros Ignorantes!
Os Gerontologos não algaliam, não fazem pensos, não tiram trabalho aos enfermeiros. Simplesmente puderemos fazer trabalho multidisciplinar com muitos enfermeiros. Fazemos avaliação multidisciplinar (escalas de avaliação, por exemplo), Activação de memória, fazemos gestão de instituíções para idosos, gerimos uma equipa que tem como coloboradores enf., fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais...
Simplesmente tenho umas duvidas... Em poucas instituíções existem enfermeiros a tempo inteiro. Se não querem fazer trabalho a tempo inteiro, deixem alguem faze-lo. Se algum de vos trabalha numa instituição me diga: já fizeram fichas individuais de saúde de cada utentente, em que têm o histórico do utente, esclas que avaliam desempenho cognitivo e funcional? pois, bem me parecia. Além do mais, no ano em que entrei para o ensino superior, a maioria dos colegas que se cnadidataram a enfermagem tinham Gerontologia em opção. Muitos são enfermeiros poruqe dá estatuto e fica bem. Enfim, é o nosso Portugal. Não pensam os senhores enfermeiros também que vão para as clinicas fazer colheitas de sangue e várias análises quando esse trabalho é dos analistas. Mas pronto.
os Enfermeiros também têm a disciplina de reabilitação e quem reabilitação são os fisioterapeutas. Por isso, parem com essa discussão estupida e mais importante, informem-se antes de falarem.


P.S. Gerontologia só existe na Universidade de Aveiro e no Instito Politecnico de Brgança. Informen-se!
 
EM PRIMEIRO LUGAR QUERO FAZER JUSTIÇA AOS ENFERMEIROS BEM FORMADOS E BEM INFORMADOS.

FICO PARVO COM O QUE DE MAL SE DIZ AQUI SOBRE OS GERONTÓLOGOS…
AS PARVOÍCES QUE SE ESCREVEM DEVIA SER PUNIDA COM UM LOBOTOMIA, MELHOR DIZENDO DEVIA DE SE FORMATAR CERTOS CÉREBROS PARA DEPOIS TEREM UMA OPORTUNIDADE DE SE TORNAREM GENTE.
SÓ UM ENFERMEIRO DESACTUALIZADO MAL FORMADO DESINFORMADO OU ALGUÉM QUE SE FAZ POR ENFERMEIRO É QUE TEM ESTAS TRISTES ATITUDES.
CRESÇAM E APRENDAM ONDE IR BUSCAR INFORMAÇÃO E DEPOIS FALEM DO ASSUNTO.
SÓ SE PERDE O TACHO SE NÃO SE SOUBER TRABALHAR.

UM VOTO DE CONFIANÇA AOS VERDADEIROS ENFERMEIROS, QUE TANTO FAZEM PELO BEM-ESTAR DE TODOS NÓS.
PS: O CHAPÉU SERVE A QUEM TIVER QUE SERVIR.
Manuel Fernandes
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!