sábado, maio 17, 2008

A arca do Sr. Pizarro!



Um profissional de Enfermagem que se preze e labute em prol da elevação da sua classe, deve ter conhecimento do seguinte:
.
O Manuel Pizarro, Secretário de Estado da Saúde deve andar, certamente, a zombar dos Enfermeiros e da Enfermagem. As suas declarações ao Jornal Vida Económica são – no mínimo – uma injúria real à decência da nossa profissão!
Se existem motivos circunstanciais que me tiram verdadeiramente do sério, este é, sem sombra de dúvida, um deles.
O Pizarro – médico de profissão - gosta de endeusar os seus pares. "A formação de médicos é altissímamente exigente" – diz, acrescentando que "o país tem de ter absoluta garantia de que essa formação é feita de acordo com os mais elevados padrões".
Para gáudio da capoeira, atesta indiscutivelmente que não é possível abrir faculdades privadas de medicina porque até agora nenhuma das propostas foi "suficientemente sustentada do ponto de vista pedagógico". Relembrou ainda que "por alguma razão as faculdades de medicina estão sempre acopladas a grandes hospitais". (Quase todos os outros países têm privadas de medicina, mas pelos vistos o solo tuga não é suficientemente digno para receber formação de médicos)
.
Isto irrita-me: a ponderação de abertura ou não de uma faculdade privada de medicina faz parar o país e mobilizar todo o capital humano, político e intelectual da nossa praça, faz correr rios de tinta nos jornais, discutindo-se tudo isto até à exaustão para avaliar se é possível criar mais uma faculdade (cheiro nauseabundo a lobbys) para formar deuses do Olimpo...
Este processo de formação dos omnipotentes do
estetoscópio parece ser em tudo diferente da abertura das escolas de Enfermagem que, abriram sucessivamente, sem garantidas de qualidade, sem corpos docentes qualificados, sem qualquer agregação a hospitais centrais, sem “campos de estágio” manifestamente suficientes de ponto de vista quantitativo e pedagógico.
Deve ter sido um secretáriozeco do Ministério (não temos direito a ninguém mais bem colocado na hierarquia) que, vendo à sua frente a incomodativa papelada para o processo de abertura de mais escolas de Enfermagem, resolveu despachar (favoravelmente) todas (até porque a hora do almoço estava a chegar e estava com pressa!) com o espírito "que-se-lixe-afinal-de-contas-é-só-para-formar-enfermeiros-de-meia-leca"!

E deu no que deu. Abriram-se escolas de Enfermagem levianamente, sem condições, algumas delas no meio de desertos académicos, sem hospitais nas proximidades e com estágios de 5ª categoria: o lar da Sr.ª Fulana ou o infantário da D. Sicrana!
Mas não é só: as faculdades de medicina estão sempre a ameaçar os numerus clausus (vagas), porque, desgraçadas, não têm espaço para tanto aluno sedento de conhecimento. As escolas de Enfermagem, por seu lado, com espaços arábicos, abrem vagas como quem cultiva batatas!
.
Lembro todos os colegas que possam não saber (talvez os mais novos), que em 1973, com apenas 3 faculdades de medicina, entraram 4000 alunos para as mesmas. No ano seguinte, 1974, se o ensino não tivesse sofrido a reforma que foi vítima, tinham entrado em cerca de 5000 alunos!! Não sabiam? Se calhar também não sabiam que ainda existem alguns médicos a exercer com o curso de medicina realizado em… 3 anos! Pois é…
Tanta pieguice e lamechice e afinal de contas…
Afirmam que as 7 faculdades estão "a abarrotar", vejam só (!), para formar pouco mais de 1000 alunos...!
.
Atenção, não discordo das exigência de qualitativa e pedagógica seja de quem for, só não compreendo e não aceito que os Enfermeiros não sejam alvo da mesma atenção, rigor e ponderação. O ensino de Enfermagem não merece?
Depois disto, espero mesmo para ver se a Ordem dos Enfermeiros, o tal organismo regulador que diz querer dignificar a formação e o exercício profissional, remete algumas palavras para a imprensa e para os seus membros, ou pelo contrário, se fecha no imperdoável silêncio subjugado!

Comments:
Este conversa já tinha surgido lá no serviço. Afacilidade com se abrem ESE.
Digo-lhe mesmo que estou de acordo com cada palvra do seu artigo e tb gostava de ver a ordem dizer alguma coisinha, porque no fundo ouviu-se dizer que a formçaõ dos médicos é que necessita de ser cuidada e vigiada e a nossa que se dane....
 
Mais um aplauso para si dr. enfermeiro!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
Continuamos a formar enfermeiros à "desbarata" e estes continuam a desempenhar as suas funções convenientemente o que prova que a formação em enfermagem não precisa ser tão controlada ou exigente para que o trabalho apareça bem feito.
 
Pois os médicos esquecem-se é da quantidade de jovens que vão tirar medicina para o estrangeiro, só na Republica Checa sei que estão mais de 200. Esquecem-se também que a maioria deles, não formados em Portugal, ou seja, sei os elevados niveis pedagógicos exiidos, regressem e pasme-se..para tirarem a especialidade e pasme-se mais...exercerem medicina em Portugal..pois é...esquecem-se também os médicos e a OM que em muitos locais os serviços só conseguem ser assegurados por emprensas de médicos que maioritariamente são estrangeiros...e viva a hipocrisia!!
 
"Continuamos a formar enfermeiros à "desbarata" e estes continuam a desempenhar as suas funções convenientemente o que prova que a formação em enfermagem não precisa ser tão controlada ou exigente para que o trabalho apareça bem feito"

Desculpe sr ou sra Anonima,mas devo dizer que não concordo radicalmente consigo. Desculpe dizer, mas o que não falta aí são enfermeiros a NÃO fazer o seu trabalho convenientemente... É uma realidade, e eu pertenço à classe, sei o que estou a dizer... Infelizmente é este um dos pontos que agrava a desorganização (ou desunião) na enfermagem...
Entristece-me dizer isto, mas há para aí muito enfermeiro negligente e conformista... É uma realidade que tem que ser realmente alterada...
Quando diz que o trabalho aparece feito, é verdade que aparece, mal feito mas aparece... Agora do ponto de vista de numeros administrativos pensa-se assim: Meia duzia de enfermeiros (ja são demais, uma classe nada importante e irrelevante) fazem 3 duzias de pensos, metem 4 duzias de soros a correr, e portanto gasta-se pouco em recursos humanos e aquela coisa do mão-na-mão fica por fazer, que em termos administrativos é dinheirinho muito mal empregue.
Em relação à classe médica pensa-se assim: Ora um médico recusa-se a ter mais de x doentes, ora se os que temos não são suficientes, arranja-se mais, são eles que dão vasão aos serviços, que permitem encher os bolsos aos hospitais...
Ora isto tudo para que?? Para perceber-mos que enquanto não fizermos realmente o nosso trabalho, aquela que é verdadeiramente a nossa função e enquanto não começarmos a dizer das duas uma: ou cuidamos de 3 doentes bem cuidados ou não cuido de 6 porque não posso fazer o meu trabalho... Ponto Final é assim mesmo... Dr. Enfermeiro parabens pelo blogue, é a 1a vez q comento, apesar de nem sempre concordar consigo e achar que por vezes vais demasiado longe, considero que escolhe temas realmente importantes e que faz suscitar a discussão em relação a elas.
 
"Dr. Enfermeiro parabens pelo blogue, é a 1a vez q comento, apesar de nem sempre concordar consigo e achar que por vezes vais demasiado longe, considero que escolhe temas realmente importantes e que faz suscitar a discussão em relação a elas"

O objectivo foi, é e será sempre a discussão e aproximação dos Enfermeiros em torno de assuntos de interesse major.
Obrigado.
 
qinvuq, não tenho visto processos disciplinares nem ouvido nada de grave em relação à má actuação de enfermeiros. Assim julgo que mesmo esses ditos mal formados por uma dessas escolas de vão de escada, faz o trabalho bem feito.
Também fazer camas, umas quantas técnicas pouco invasivas e uns pensos não é propriamente astrofisica. E é isso que isto tem provado. É lamentavel mas se um enfermeiro mal formado faz o seu trabalho e não há queixas então para quê um bem formado?
Sai mais barato ao estado, ao hospital e isso parece que é o que interessa hoje em dia, €.
 
condigamos que este palavreado todo para ir dar ao mesmo, o que incomoda os enfermeiros não é o facto de os alunos serem bem ou mal formados (pois sou aluno de uma escola privada) e nunca me disseram num ensino clinico ou em outro sitio "tu sabes menos que os teus colegas da publica..."....o que chateia (e com alguma razão) os enfermeiros é o facto de os empregos estarem a acabar em enfermagem não é? pk como há escolas publicas de enfemragem boas e más! também há escolas privadas boas e más! e não devia-mos por isso dizer acabem com as privadas, digam acabem com as escolas más!!!

Não estou a defender as privadas, mas alguem me responde a uma pregunta? nos estados unidos (por ex.) quais são as melhores universidades?.......Privadas!

sabem que mais...puro preconceito!
 
A Universidade Católica do Porto vai abrir o curso de Medicina.Já abriu o curso de Enfermagem quando comprou a ESENFIC.E abriu cursos(licenciaturas e mestrados)relacionados com as Tecnologias da Saúde, como Analises Clínicas,Farmácia...etc.
A Universidade Católica possui o estatuto de Universidade pública não estatal.Por isso o projecto tem pernas para andar.
Além de ser uma das instituições com mais prestígio dentro do ensino superior português e com reconhecimento internacional.
 
Ouvi dizer que a Fernando Pessoa do Porto está a construir um hospital para meter lá os alunos de enfermagem.
 
Os do CESPU têm lugar marcado no S.João.
 
Olá!
Espero que esteja tudo bem ctg!

Compreendo a tua revolta e sabes que a partilho! Mas o Pikeno Pizarro só luta pelos dele...e merece muitas críticas é certo, mas apenas está a fazer aquilo que em relação à Enfermagem, já deveria ter sido feito pelos seus pares!

Mais uma vez o afirmo! O que nos falta enquanto Enfermeiros não é união...é algo mais que isso e denomina-se corporativismo da classe! Sem isso...isto só vai continuar a piorar!

E a verdade é que estando agora numa outra situação, aquilo que me é incutido na Faculdade de Med é já para estar contra novas aberturas e apresentação de estudos de ratios e etc...ou seja, desde muito cedo os proprios alunos são confrontados com uma possivel realidade contra a qual têm de lutar...e exemplo disso, são já algumas notas de imprensa da ANEM.

Grande abraço :)
 
Saúde na católica é uma verdadeira m**rda. Católica é boa em direito e economia.
Não misturem as coisas, até porque o curso de medicina dentária da católica é pessimo.
 
como deverá ser feita a distribuição ,num serviço de cirurgia, dos doentes por enfermeiro ? nos diferentes turnos , já fiz essa pergunta na ordem há dois anos e nessa altura esta ainda não tinha opinião, será que o doutor enfermeiro poderá ajudar?

O número de consultas por medico está bem definido, pela ordem destes nossos colegas.

Saudações,
 
Notem bem:
"aquilo que me é incutido na Faculdade de Med é já para estar contra novas aberturas e apresentação de estudos de ratios e etc"
 
É obvio que não têm havido processos disciplinares, isso so acontece quando a negligência ameaça a vida das pessoas. Ora quando falo em negligência, falo em trabalho mal feito, falo em enfermeiros que não fazem um planeamento de cuidados, que não fazem orientações para a alta, que não levantam Diagnósticos de Enfermagem, que fazem "Cuidados Continuados" que mais parecem visitas domiciliarias à tarefa, em que apenas há preocupação em fazer o belo do pensinho ou a bela da injecçãozinha. Ora isto para mim é negligência, é trabalho mal feito.
Quando diz "também fazer camas, umas quantas técnicas pouco invasivas e uns pensos não é propriamente astrofisica". Desculpa, mas este tipo de afirmações choca-me. Então para que serve um enfermeiro?! Para que andamos 4 anos a estudar para fazer coisas que não têm nada de especial?! Então para isso o melhor é despedir os enfermeiros, acabar com a formação em enfermagem, e apostar na formação de AAM, já que não são nada de especial elas podem perfeitamente fazer este tipo de tecnicas. A pensar assim acho que vamos longe.
Em relação a escolas privadas e públicas, isso é como em tudo, há boas privadas e boas publicas, tal como mas privadas e mas publicas. Enfim o normal, não é?!
 
A mudança também se faz pela revolta ...
 
Nós é que cavamos a nossa própria cova..."Também fazer camas, umas quantas técnicas pouco invasivas e uns pensos não é propriamente astrofisica."(anonimo) com comentarios como este como havemos de mudar?se não nos valorizamos, se não damos dignidade ao nosso trabalho nem a sua devida importancia? Pena é que o comentario que o "colega" (que acabo por não o considerar, pk com um pensamento assim não é enfermeiro de certeza) é o que se ouve dizer por ai, na boca de mtos enfermeiros! "Olha o que fizeste hoje?" enf- "Olha dei 5 banhos, fiz 4 pensos, dei a medicação e fiz registos, nada de especial." Cada x tenho menos esperança que a atitude dos enfermeiros mude, uma vez que, a mudança na visibilidade da enfermagem depende de nós e a isso a maioria está renitente!
 
"Saúde na católica é uma verdadeira m**rda. Católica é boa em direito e economia.
Não misturem as coisas, até porque o curso de medicina dentária da católica é pessimo."

Antes de injuriares, gostaria de saber onde te baseaste para dizer isto. Ou dizes porque te apetece?..
 
Também gostaria de saber onde esse senhor se baseou para fazer tal afirmação.
 
O que é indiscutível é que a formação dos enfermeiros piorou...
Qualidade não rima com quantidade!
Os médicos prezam muito a qualidade do seu ensino, é melhor forma de serem reconhecidos...
Para pena minha, os enfermeiros saem cada vez mais mal preparados das escolas. O ano de internato da OE será positivo, mas temos quer MUITO, MUITO, MUITO que reduzir a vagas .....
Vejam o que diz o aluno de medicina que comentou em cima

"aquilo que me é incutido na Faculdade de Med é já para estar contra novas aberturas e apresentação de estudos de ratios e etc""

Acho tb que a prescrição de fármacos por enfermeiros será um grande passo para a nossa autonomia e um passo ainda maior para o nosso reconhecimento e status social...
 
""Saúde na católica é uma verdadeira m**rda. Católica é boa em direito e economia.
Não misturem as coisas, até porque o curso de medicina dentária da católica é pessimo."

Antes de injuriares, gostaria de saber onde te baseaste para dizer isto. Ou dizes porque te apetece?.."

Baseei-me em ranquings que ví do curso de medicina dentária e porque....já lá estudei. ;)
 
"O ano de internato da OE será positivo"

Concordo. Um ano de internato permitirá ter enfermeiros bem mais bem preparados, mas isto tem custos que agravarão a situação da enfermagem, já que ter anualmente enfermeiros internos, com um salário inferior ao salário de um enfermeiro residente, fará com que as nossas equipas de enfermagem sejam compostas por um grande numero de internos, e desta forma a contratação diminuirá ainda mais, já que anualmente são dispensados enfermeiros que terminam o seu internato e colocados novos internos, os serviços continuarão a funcionar e a custos menores (devido ao pobre salário do interno).
Outro problema com os internatos é o facto das vagas destes, em principio, não irem coincidir com o número anual de licenciados, ou seja, alguns enfermeiros licenciados vão ter q esperar dois anos, pelo menos, para se inscreverem na OE (pois não conseguirão vaga logo no internato), e só desta forma poderem exercer, enquanto que outros terão a oportunidade de se inscreverem na OE um ano depois do termino da licenciatura.
Ainda existe mais um problema com os internatos, que é o facto do número de campos de estágio dos alunos de enfermagem diminuirem, já que se actualmente já é dificil às escolas encontrar campos de estagio, quando os enfs forem responsáveis por internos, dificilmente permitirão receber internos e alunos nos seus serviços, já que não sei se será possivel colocar os internos responsaveis pelos alunos (não me parece viável!)
O Internato é positivo, mas os seus custos parecem-me elevados.
 
Então tens de me mostrar esses "rankings", nunca vi tal coisa - só avaliações externas. E a MD da católica nunca foi sujeita a nenhuma.
Por outro lado, se lá estudaste, sabes perfeitamente que o curso foi considerado, em termos de logística, um dos melhores cursos a nível europeu. Talvez o único problema que tenham tido foi um aviso da OMD para os 1ºs licenciados, que não seriam aceites na ordem porque tinham muito poucas horas de prática clínica (que entretanto fora resolvido, estavam ainda no 4º). Por outro lado, se lá estudaste, também sabes que isto aconteceu porque a medicina dentária da católica era para ser convertida em medicina.. Aliás, sei que alguns dos professores davam determinadas disciplinas com a contrapartida de serem regentes da mesma disciplina, mas na licenciatura em medicina.
Contudo, esta "transformação" não ocorreu - não prevejo grande futuro para este curso, que é suportado ainda por um contrato-programa frágil (o que permite um número-limite de alunos com melhores médias pagar propinas estatais). Mas se lá estudaste, também sabes isto. Ou não?

É, ainda, incorrecto julgares toda uma área só porque tiveste num curso de saúde. No entanto, continuo a aguardar por mais factos que provem indiscutivelmente que a católica em saúde é o que tu dizes...
 
Vejamos as coisas como elas são: Os médicos são uns "lobbistas" mas e os Enfermeiros? são uns Santinhos?
A culpa é da vontade de muitos enfermeiros que á custa dos tachos para auferirem de mais uma renda criaram escolas de enfermagem ao kilo, onde até MUSICA leccionam aos alunos, só para ganharem mais um extra.VERGONHA SENHORES!!!!!! VERGONHA!!!!
 
A ordem devia TER VERGONHA na cara!!!!!!!!!
 
Sugiro que os corpos sociais da nossa Ordem peçam um estágio na Ordem dos Médicos durante uns tempinhos para aprenderem como se defende os interesses de uma profissão!
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
A mudança também se faz pela revolta ..."
E não só!

A Mudança não chega! Mudamos durante anos, acompanhamos as tecnologias, os tempos, os "paradigmas" mas não INOVAMOS!!

Para os outrose para muitos dos enfermeiros, continuamos a ser os mesmos!
 
A estupidez do post do nosso anfitrião é o atacar a atitude dos médicos neste campo quando é precisamente isso que defende para a sua classe... no mínimo é incoerência, inveja e tremenda má educação
 
Não compreendo o ataque às faculdade de medicina se defende algo semelhante para a Enfermagem...
 
Defende-se agora que há excesso. Veja, estamos carrentes de médicos e não se abrem vagas???
 
"Quando está à espera de algo, está a caminho;quando acredita em algo, está a caminho; quando teme algo, está a caminho.
A sua atitude ou o seu estado de espírito estão sempre a indicar o que está a caminho, mas nunca está preso ao seu ponto de atracção. Só porque teve estes pensamentos, crenças, atitudes e estados de espírito ao longo do seu caminho físico, não significa que terá de continuar a atrair a sua resposta. Tem o controlo criativo da su7a própria experiência: Ao prestar atenção a sue sistema de orientação emocional, pode mudar o seu ponto de atracção.
Se houver coisas na sua experiência que já não queira vivenciar, a sua crença terá de mudar.
Se houver coisas que não esteja a vivenciar, mas que queira trazer para a sua experiência, a sua crença terá de mudar.
Não há condição tão severa que não possa reverter ao escolherpensamentos diferentes. Porém, escolher pensamentos diferentes requer focagem e prática. Se continuar a focar, a pensar e a acreditar tal, tal como tem feito, nada na sua experiência irá mudar".
Aquele que pensa que os Enfermeiros ao procurarem livremente o seu caminho, estão a querer imitar os outros, não vão mudar de atitude porque o seu epensamento e experiência não muda; porque o umbiguo que herdaram, das boas praticas não os deixa ver outras coisas.
Não podem é os enfermeiros deixarem-se cair nos mesmos erros. Até que nem precisam. Já têm muito com que se entreter sem precisarem de estar a copiar ninguém.
 
2 coisas
1 - a qualidade do ensino médico tem piorado a olhos vistos.

2 - é verdade que há x anos atrás entravam números exorbitantes de pessoas em Medicina. Agora informe-se de quantas podiam passar para o segundo ano. A maioria era "eliminada" logo no primeiro ano... Daí haver um ensino bom com um ratio de aluno-médico 1:1 nos anos clínicos. Agora o que se vê em algumas faculdades (20 alunos para um médico) é uma situaçao insustentável não só pela fraca qualidade de ensino (impossível todos os alunos realizarem procedimentos - ou vê-los sequer!!), como para os doentes! (imagine o que é estar deitado na sua cama, doente e ter 20 pessoas a fazer-lhe perguntas, a quererem todos ir palpar o seu nódulo na tiróide, etc e tal.) Já assisti por várias vezes a alunos recusarem-se entrar em enfermarias em números tão grandes, e combinarem entre si quais as 2 pessoas das 20 é que teriam o privilégio de estar com o doente.. e os outros? Aprendem pelos livros... Como se isso bastasse (tanto em Medicina como em Enfermagem é inconcebível uma aprendizagem apenas pelos livros!)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!