quarta-feira, maio 14, 2008

Auf Wiedersehen!


Há muito tempo que sabiam qual seria o futuro....

Comments:
Cada vez que um deles se atrasar tb vou cobrar!
 
A ser verdade a expressão do enfº Azevedo, de chamar "ignorantes" de "inaptos" aos bombeiros, parece-me errada, mal educada e na minha opinião este devia retratar-se.
A mulher de cesar não deve ser, mas também parecer.
Não é assim que se tratam pessoas, que durante anos deram o que tinham e o que não tinham e que agora, independente de serem afastados, mas devem ser respeitados
 
parabéns srº presidente do sindicato dos enfermeiros , espero que a ordem seja da mesma opinião.

Mas até agora ainda não ouvi nada está recolhida a meditar.
 
Comentários de muita falta de educação, por parte do Enf. José Azevedo. Nada que não seja típico nele - curto e grosso!

MaD (enfº)
 
Duarte Caldeira deita fumo pelas orelhas...
 
Naturalmente existe uma evolução natural das coisas, e as vmers não fogem á regra.É natural que com a evolução do conhecimento o enfermeiro seja o técnico mais adaptado ao lugar junto de um médico na vmer.Não quero com isto dizer que os outros não servem, mas pelo menos o enfermeiro tem mais conhecimento cientifico.
Por outro lado acho que os comentários emitidos por alguns enfermeiros, e que foram depreciativos das pessoas em questão são no minimo demonstradores da falta de educação e formação, sim porque infelizmente tambem existem enfermeiros parvos como uma porta, e lamento principalmente porque esse tipo de comentários colocam em causa não o enfermeiro A, B ou C, mas toda uma classe profissional que são justamente os enfermeiros.
Em relação aquele senhorzinho que vem no canto da noticia e que se intitula de representante dos bombeiros, acreditem que o o socorro em portugal estaria melhor se os bombeiros lhe oferecessem um par de patins e colocassem no seu lugar alguem que defendesse realmente a familia dos bombeiros e que nao andasse constantemente á procura de protagonismo.
Um Abraço aos TAS, que enquanto tripulantes de VMER sempre souberam dignificar o seu papel no pré-hospitalar e um olá aos novos enfermeiros que entrarem nas vmers, se é que vão entrar novos enfermeiros, porque isso leva-nos a outra questão:
A familia dos enfermeiros nas vmers é tão, tão ,tão apertadinha que parece não haver lugar para mais ninguem, e depois vemos vmers onde não entra um enfermeiro á 10 ou mais anos...
Lobbys dentro da classe?
Não, claro que não, apenas uma familia muito unida...
 
"espero que a ordem seja da mesma opinião.Mas até agora ainda não ouvi nada está recolhida a meditar"
Não foi concerteza por intervenção do Sr. Azevedo que os TAE deixaram de ter lugar na emergência pré-hospitalar. Foi exactamente por intervenão da OE como foi noticiado, a sua tomada de posição junto do Ministério da Saúde e que pode ser consultada no site da OE.
Este comentário era bem escusado... e feito por alguém que não quer ver.
 
Os comentários do Enfº Azevedo eram realmente escusados. Talvez devesse assistir a algumas sessões de educação cívica... Podiam fazer-lhe bem!

Claro que fico feliz por ver os enfermeiros a assumirem maior relevância no contexto pré-hospitalar, mas tratar quem nestas lidanças anda há tantos anos como se fosse um trapo que se pode deitar fora é, no mínimo, uma falta de respeito enorme e deixa um sabor muito amargo no meio de todo o processo.
 
Bem sim e evoluir desde que vão para lá pessoas operacionais e não enf com altas notas mt bons teóricos e depois chegam a hora H e não se ve nada...

Em relação aos comentários do Presidente do Sindicato dos Enfermeiros nem vale a pena Comentar. Que nem os bombeiros concordam assim como muitos enfermeiros...

www.Bombeiros-Portugal.net
 
A substituição dos TAE's por enfermeiros (o companheiro de trabalho natural do médico) era algo inevitável e que tem tudo para conseguir melhorar a qualidade dos cuidados prestados.

A forma como isso foi feita é que me parece ter sido mal conduzida, com alguma desconsideração por aqueles que, não só dedicaram a sua vida ao Sistema, mas estiveram também na sua génese.

As palavras do Sr. Enfermeiro Azevedo são, para além de erradas, de uma infelicidade tremenda. Esperava-se (muito) mais de um representante da classe de Enfermagem...
 
Não eram TAEs que andavam nas VMERS, eram TAS, não percebo a confusão.

Quanto as palavras desse senhor, é pena que ainda o deixem falar!
Dá um pessimo exemplo dos enfermeiros, e arrisca-se a cair no ridiculo de outros que tais!

E quanto a entrada de enfermeiros, sera que entraram????
 
Eu concordo que uma natural evolução é importante. É importante especializar os cuidados pré-hopitalares, já que algumas intervenções só são permitidas aos enfermeiros e não aos TAE, e a formação é também diferente.
Mas como é óbvio a transição tem de ser faseada, não se pode de um dia para o outro proibir a presença dos bombeiros nas Ambulâncias de Emergência. Quer dizer estes homens e mulheres receberam formação de cuidados de emergência, e agora dizemos que não servem para nada?! Se até agora serviram e salvaram certamente muitas vidas, amanha não salvarão é?? Amanha já não são capazes?? E eu concordo quando se diz que muitos enfermeiros brilhantes, até mesmo com excelêntes práticas hospitalares, podem não servir para este tipo de trabalho. É um facto que este tipo de intervenção de emergência exige muita destreza, muito estofo mesmo. Julgo eu, é verdade que não passei por lá, mas posso tentar imaginar.
Quanto às declarações do Sr. Enfermeiro presidente do sindicato, considero-as lamentáveis, vergonhosas e, se o conhecesse, lançaria o desafio ao Sr. Enfermeiro muito conhecedor dos cuidados de emergencia, muito apto para este trabalho e muito útil na emergência a acompanhar estes bombeiros numa emergência, realmente muito emergente, e ver se ele aprende qualquer coisinha com eles, talveza ser mais humilde...
 
Já é tempo de acabar com esta guerra dos TAE's, por deixarem as VMER's. Já era mais que visto e lógico isso acontecer, até porque TAE é um Tripulante de Ambulancia!!! ainda é preciso dizer mais alguma coisa??!!
O sr. enf. Azevedo é que escusava de ser curto e grosso, mas neste país só assim é que as coisas andam para a frente.
 
Pois esta talvez tenha sido a decisão mais absurda e idiota que a direcção do INEM tomou... um verdadeiro disparate, sem qualquer tipo de justificação que não sejam os lobbies da classe de Enfermagem.
Em 15 anos de trabalho no pré-hospitalar e em diversas VMERs tripuladas também por Técnicos de Emergência Médica, nunca tive uma única ocorrência em que tenha lamentado estar de serviço com um TEM em vez de um Enfermeiro. Nunca! Muito pelo contrário.... dos 11 acidentes em serviço que já tive... 9 foram com enfermeiros ao volante!!! Será que tal quer dizer algo? É que a grande maioria dos enfermeiros quer fazer pré-hospitalar pelo "gozo de conduzir um carro a abrir" e não pelo "socorro ao doente" (como acontece com os TEM). Por isso é que estes aparecem SEMPRE nas sessões de formação da VMER (pois querem ser aprender mais) e os enfermeiros apenas alguns.... Enfim!
Sabendo que falo pela quase unanimidade dos médicos, que trabalham ou trabalharam em VMER com TEM e Enf, posso afirmar que NINGUÉM NOTA DIFERENÇA no trabalho desempenhado por um ou pelo outro na VMER!
É uma injustiça o que fizeram a estes técnicos, muitos deles com 17 anos de serviço em VMER....
 
Cheguei a "trabalhar" varias vezes com estes 2 tripulantes (eles enquanto tripulantes de VMER e eu de ambulancia) e sem duvida eram mais profissionais naquilo que faziam, do que alguns enfermeiros que tb faziam vmer...

Só um á parte, já repararam no gesto que o bombeiro da frente está a fazer? :D
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!