sexta-feira, maio 23, 2008

Quanto paga o INEM aos profissionais dos Heli's?




É altura de desmistificar a vergonha em prol da transparência. O INEM, entidade e autoridade respeitada no âmbito da emergência, é um mau pagador. Rectificação: é um mau pagador no que concerne aos profissionais de Enfermagem!
Se explorarem, de forma minuciosa, a lúgubre tabela que, custosamente, vos deixo, podem averiguar- e traçar os vossos juízos - a escandalosa diferença entre os salários dos Médicos e Enfermeiros.
.
Alguns destes profissionais (Enfermeiros) trabalham exclusivamente para o INEM. Com tantas organizações de Enfermagem a apregoar "dignidade" para a classe, parece-me que, o aviltamento vai morrer solteiro... É que, se não sabem, os Enfermeiros-que-trabalham explicam: a "dignidade" também verte destes pormenores "sem importância"...
Lutar pela vida das pessoas a bordo de uma máquina voadora implica esforço, dedicação, vontade, sacrifício e investimento pessoal e profissional para todos os profissionais. Sendo assim, porque é que só os Enfermeiros é que são mal remunerados?
.
Basta atravessar a fronteira para que, a diferença salarial entre estas duas classes que habitam os helicópteros da emergência, seja mínima....
Estamos no countdown para o Euro 2008 (futebol). Em caso de vitória, os profissionais-que-chutam-bolas serão presenteados com 300 mil euros. Os Enfermeiros que lutam, diariamente, contra as intenções da morte levam 150 euros...
Dignidade? Justiça? Reconhecimento?

Comments:
os sabados das 20 as 8 sao melhor pagos k os domingos e feriados na mesma altura?

Quanto ao resto... é justo que o médico receba mais (podemos discutir varios factores, mas o facto é que o é), agora um diferença de mais do dobro em praticamente todos os escaloes penso que nao é justificavel.
 
Eu gostava que o me esclarecesse porque tem o médico de receber mais?? Provavelmente terá uma licenciatura como o enfermeiro, o farmaceutico, a assistente social, o fisioterapeuta, etc etc etc...
 
Ahh... e mais... Quem vai a dar o corpo ao manigesto a fazer RCP no heli?? Quem tem o trabalho fisico todo??
 
nao digo que nao.. eu concordo, afinal sou enfermeiro!

mas medicina sao 6 anos... enfermagem sao 4 (chiça, pareço um médico a falar)!

bem... afinal de contas eles tem que carregar permanentemente (por obrigação... ou não) o estetoscópio ao peito! isso deve contar para alguma coisa não?

bem... deixando-me destas coisas...

é conhecido o índice em que os médicos entram a nível salarial... e o dos enfermeiros...

se ha justiça... reconheço que o trabalho médico exige dedicação (estou a falar dos bons médicos) e a nivel mundial o salario é sempre superior relativamente aos demais profissionais de saude!

se é justo... sinceramente acho que ja foi mais... com as recentes passagens de "poderes" para outras classes acho que nao se justifica tanta diferença...
 
Sim efectivamente o estetoscópio causa com o seu peso mais lesões vertebrais do que mobilizar um qualquer doente acamado.

Eu ate percebo essa questão dos 6/4anos. Eles andam la mais anos e isso tudo. Mas muito sinceramente não preocupa que médicos ganhem mais que enfermeiros, o que me preocupa é a diferença abismal. Mas nós sabemos porque é que isto acontece, eles são raros logo têm de lhes pagar bem para os ter, nós somos muitos logo se não queres meia duzia de euros troca-se. MAs isto é daqueles assuntos mais do que batidos e que se resolveria com formação privada ou publica de mais médicos.

Em relação a essa coisa da dedicação, isso não é justificação, porque a nossa profissão também exige muita dedicação, e até muito desgaste pessoal.
 
isto vem tudo pela "lei" do mercado de trabalho...com tantos enfermeiros claro que a entidade empregadora irá pôr salários mais baixos, é algo obvio (errado! mas obvio), já os médicos são bastante menos que os enfermeiros logo teoricamente mais dificeis de "contratar" por isso os salários mais altos...

ja quando fala do futebol, aqueles que ganham balurdios com o futebol são uma pequena parte do universo futebolistico...há até quem não ganhe nada!...

errado mas obvio...
 
não tem so a ver com leis do mercado. tem a ver com prestigio. italia tem médicos ao pnta pé e ganham mais que os enfermeiros.
os problemas da enfermagem não está só no escesso de enfermeiros.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Começo por dizer ao primeiro coentador que assina nursing que os Sábados devem ser mais bem pagos e não "melhor pagos", porque o "bom" tem o seu grau comparativo de superioridade "melhor" e o de superioridade "óptimo"; mas o "bem", é reconhecido como um advérbio ou coisa parecida e é invariável. Por isso, se diz o sabado é "bem" pago, vai ter de dizer "mais bem" pago; se disser "bom pago" terá e poderá dizer, "melhor pago". Mas "bom pago" não soa bem, pois não?
Vá lá, nursing, como enfermeira que deve ser, diga que os Sábados são mais bem pagos e não se arrependa.
 
Os médicos ganham mais porque têm as máquinas sindicais a protegê-los. Os Enfermeiros querem com o seu individualismo negociarem directamente com os médicos, que fazem as tabelas. Resultado: quem parte e reparte e não fica com a maior para ou é tolo ou não percebe da arte. E quanto a dinheiro, médico sabe da arte.
Experimentem pôr o Sindicato a negociar tabelas para quem vier a trabalhar nessa missão arriscada!
Certamente que ao serem negociadas em abstracto, quando passarem para o Enfermeiros concreto, não terão aquela distância.
Esse é o preço que paga a Enfermagem por ter muitos Chicos expertos que se deixam enrolar pelos médicos, que sabem valorizar o seu trabalho, enquanto os Enfermeiros dão mostras de não quererem deixar passar ninguém à frente.
Esse defeito não é de hoje, nem vai desaparecer facilomente, porque trás dos Chicos Expertos actuais, já estão na calha outros ainda mais "Expertos"!
"Hijos, c'est la vie"
 
Esse defeito não é de hoje, nem vai desaparecer facilomente, porque trás dos Chicos Expertos actuais, já estão na calha outros ainda mais "Expertos"! (GARDINGO:2008)

Infelizmente a vida é mesmo assim, para nosso mal.
É como que uma tradição ancestral, transmitida de "pai para filho"...
Quanto ao facto de o médico ganhar mais porque anda lá 6 anos, bem é TREMENDAMENTE DISCUTÍVEL"... Quer dizer se ele for daqueles que anda a passear os livros e que ande lá 10 anos então esse deve ganhar 10 vezes mais, certo?
Se lhes lembar transformar o curso de medicina num sacerdócio de 15 anos, não haverá orçamento que resista...
E tudo o vento levou...
 
A acrescentar todos este factos que foram mencionados...informe-se que o INEM não celebra nenhum contrato com os enfermeiros, isto é, a qualquer dia se lhe apetecer, e já aconteceu, transmite ao enfermeiro, que está dispensado!

A somar tudo isto, não há nenhuma regalia! Como é pago a recibos verdes, não há direito a subsídio de alimentação, subsídio de férias ... nem nenhum subsídio de risco!Aliás, cada trabalhador tem que fazer um seguro de acidentes pessoais, porque nestas coisas, o INEM não elucida que tipo de seguro tem para os seus tripulantes e como paga a recibo verde iliba-se das responsabilidades.

Exige exige... mas é muito mau pagador!

Alguma vez alguém pensou que um enfermeiro de corre os riscos inerentes ao serviço de helicopteros ganhasse esta miséria?

Os sindicatos não fazem nada?
 
Ahahahah! Acho piada a estas tretas destes comentários todos. Ganhem vergonha na cara.

"Ahh... e mais... Quem vai a dar o corpo ao manigesto a fazer RCP no heli?? Quem tem o trabalho fisico todo??"

Caro amigo, sempre que a Vmer vem ao local, eu o "Zé Bombeiro", é que tenho o trabalho fisico todo e ganho ZERO! Enquanto que tanto o enfemeiro como o médico enchem o bolso.
Eu faço transferencias inter-hospitalares de borla, enquanto que um enfermeiro ganha 12,5 euros.
Acha que me ralo? Ou fazemos as coisas por gosto ou pelo dinheiro, se é pelo dinheiro sejamos Engenheiros, Politicos ou Médicos.

Mas afinal os enfermeiros pensam que estão onde? Acima dos homens, abaixo de Deus? Sejam realistas, o mundo não é justo, queriam ser Doutores iam para medicina. Ah, desculpem não tiveram média nem dinheiro para ir para Espanha, é por isso que agora são profissionais frustrados que passam todo o tempo a lamentar-se e a invejar os privilégios dos médicos.
Temos pena!
 
Meu caro Zé Bombeiral,
Quem tem pena são as aves, tipo...pronto!
Ou fazemos as coisas por gosto ou por dinheiro? Bem, que moral;uiui. Olhe de preferência as duas coisas.
Se "vocês" fazem isso de borla, bom, bem vistas as coisas se calhar é suficiente, não?
Se eu quisesse ser dótor ia fazer o doutouramento, mas como não tenho dinheiro, nem pachorra não vou. Sabe, não sou dado a essas doutorices. Mas umas coisa lhe garanto, não era para bombeiro que iria se quisesse ser dódódóte(or).
Sabe meu caro, não é uma questão de inveja mas sim uma questão de justiça e inteligência.
Se ao meu caro Zé Bombeiro disserem que está certo os médicos fazerem pouco e ganharem muito (muito mesmo...), bom, isso é lá consigo.
Se a mim me perguntarem se acho engraçado ter de fazer uma "excursão" a Cuba para ser operado às cataratas porque em Portugal irei desesperar com tanta espera, aí, meu caro, já não acho piada nenhuma à brincadeira. Mas isso sou só eu a falar aqui com os meus botões (que ninguém nos lê)...
 
Engraçado, não sei como (sobre)vive o nosso zé bombeiro a fazer tanta coisa à borla!!?!?!?!

Ainda deve viver em casa da mama, não!!!!
 
Meu caro, a minha vida pessoal não lhe diz respeito. Mas posso-lhe dizer que com a mamã deixei de viver ha 3 anos, quando a mesma deixou de se encontrar entre nós. Quanto ao que faço da vida, estou neste momento a terminar uma licenciatura em Engenharia informática e, uma vez que não tenho mamã para me pagar propinas nem casa, trabalho numa loja de informática. E sim para além de tudo isso consigo ser bombeiro voluntário, afinal quem corre por gosto não cansa.
Quanto ao comentário anterior, a questão de se fazer pouco ou muito é sempre bastante relativa, um médico tem muito mais responsabilidade sobre um doente do que um enfermeiro, se é a ele que lhe cabe tomar decisões e responder pelas mesmas, é natural que receba um ordenado superior. Quanto à questão das excursões a cuba, não percebo a relação. Mas afinal eu sou um "ignorante" e "inapto"...
 
Com que então engenharia informática?!
Os meus sinceros parabéns meu caro...eu próprio já pensei seriamente em fazer o mesmo. Como vê, gostos em comum (informática). Contudo o problema é um pouco diferente do seu: sou Enfermeiro; trabalho por turnos, sou casado e tenho casa para pagar. Compreende estas diferenças? Eu quero acreditar que sim.
Da mesma forma acredito que o meu caro NÃO ACREDITA numa única paralavra que escreveu qundo referiu que, e passo a citar:
"um médico tem muito mais responsabilidade...,se é a ele que lhe cabe tomar decisões e responder pelas mesmas, é natural que receba um ordenado superior" (ANÓNIMO;9:14 AM:2008)
Meu caro, não consigo encontrar nada de natural no que escreveu. Confunde conceitos, generaliza ABUSIVAMENTE tendo por base "crenças", mitos preconceitos e juízos (de carácter emotivo) de valor pouco.
Mas de certa forma percebo os seus desabafos.
Sabe qual a relação (tipo causa /efeito) que não compreendo: engenharia informática versus bombeiro ou melhor ainda saúde. E vai daí...
Depreendo das suas palavras que para si as listas de espera são um "mal menor". Não o censuro, mas não deixa de ser preocupante. Não tanto pelo facto de ser futuro informático e estar a leste do paraíso sobre o que é a saúde em Portugal, mas porque acima de tudo é um cidadão desta república dos bananas.
Talvez para si seja normal ou indiferente, e esse é que é o problema. Mas tenho esperança!
Quanto às suas capacidades, não posso tecer comentários na medida em que não o conheço.
 
Sabem porque os médicos ganham mais?
Porque são eles que têm a responsabilidade de uma vida humana nas mãos, porque são eles que fazem diagnósticos e estipulam terapêuticas, porque são eles que tomam decisões que podem melhorar ou piorar o estado de saúde de um doente, porque é a eles que lhes são pedidas as responsabilidades em caso de algo correr mal ao doente, porque a eles lhes é exigida uma actualização constante e preemente nos seus conhecimentos técnico-científicos, porque eles passam a vida a estudar, a fazer exames e cursos muito para além dos seis anos de medicina, porque eles é que têm os conhecimentos técnicos e tomam as decisões necessárias, em particular no pré-hospitalar, para salvar a vida a um doente...
É por acaso o enfermeiro que decide o que se vai fazer ao doente na rua? Ou durante um helitransporte? Não... é o Médico! E é por esta razão que os pagamentos são diferentes... porque as responsabilidades e conhecimentos técnico-científicos são muito diferentes!!!
Por isso acho que é absurda alguns dos comentários feitos neste blog!!!
Um dos males da saude actualmente, e em particular do pré-hospitalar, é as pessoas não saberem por "cada macaco no seu galho"!!!!
Porque será que os enfermeiros não sabem trabalhar em EQUIPA com os médicos sem quererem fazer o trabalho deles??? Já viram algum médico querer fazer trabalho de enfermeiro??? Então não queiram fazer o trabalho dos médicos quando a formação destas duas classes profissionais de saude é tão diferente. Trabalhem é em Equipa pois quem beneficia é o Doente!!!
 
olá. vim aqui parar por acaso e não posso deixar de comentar, porque sou estudante de medicina e porque este blog desde o título, passando pelos posts até aos comentários é uma clara evidência de que os enfermeiros são os principais responsáveis pela suposta "rivalidade" com os médicos.
o grande problema, na minha opinião, é que não há um único enfermeiro que não gostasse de ser médico. isto é um facto. eventualmente podem dizer que não gostavam de ser médicos...agora! de certeza que antes de seguirem enfermagem, ou antes de chegarem à conclusão de que não iriam ter média suficiente para entrar em medicina, pensaram em seguir medicina. como tal, os "doutores" enfermeiros têm alguma dificuldade em aceitar que têm papéis diferentes em termos de cuidados de saúde dos médicos (e dos auxiliares também, claro!). estou provavelmente a generalizar, mas a minha ainda curta experiência em termos de convivência com os vários profissionais em hospital permite-me generalizar...é claro que há de tudo, mas a maioria não foge à regra.
passando ao post, desconheço como são as tabelas de preços nos outros países. o que eu sei é q médico e enfermeiro têm RESPONSABILIDADES diferentes e, como tal, devem ter salários diferentes. em caso de complicações ou acusação de negligência médica de certeza que nunca irão culpabilizar um "doutor" enfermeiro mas sim o médico. é uma questão de hierarquia...
pedro
 
ora lá está.. sabe menos, recebe menos...
é justo!
 
não posso deixar de comentar este ultimo comentário... Como pode saber se os enfermeiros sabem menos? É absurdo pensar-se isso quanto mais escrevê-lo... Saiba pois que os enfermeiros se negam no dia-a-dia a administrações terapêuticas mal prescritas... por erros que todos, como profissionais de saúde podemos cometer! Portanto, o trabalho em equipa, muitas vezes e incluindo o pré-hospitalar, inclui o médico pedir uma opinião ao enfermeiro e vice-versa... Saiba ainda que Médicos e Enfermeiros tiram cursos do pré-hospitalar em conjunto, e atitulo de exemplo peesoal digo-lhe o Curso de Emergência Trauma e Catástrofe! Com este tipo de comentários é que temos a saúde como está... Bem hajam os que acreditam e trabalham em equipa não desvalorizando ninguém, mas valorizando o connhecimento em prol do doente!!!
 
Encontrei este blog por acaso e não posso deixar de comentar, como enfermeira recem-licenciada que sou.
Penso que os medicos desde sempre ganham mais que os enfermeiros, nao penso que se deva discutir isso, haverá razoes para tal (tal como muitos colegas meus referiram nao é isso que está em causa). De igual modo penso que as diferenças nao deveriam ser tao grandes nem no inem nem nos restantes locias (acham justo um medico ganhar mais de mil contos por mes? ganhar num fim-de-semana fora do seu local habitual de trabalho mais do que ganha num mes inteiro? fazendo 24 horas seguidas....(será isto corrrecto???)). Para além disso o que mais me incomoda, mt mais k os salários, é os comentários tecidos por muitos. Médicos e enfermeiros, a eterna rivalidade. Talvez muitos de nós quisessemos ser médicos, muitos outros nao quereriam concerteza (sr.ª futura médica nao diga k n conhece nenhum enfº k n kisesse ser medico, eu conheço um k tinha média suficiente para medicina e optou por Enfermagem, e concerteza k ainda me faltam conhecer mts enfermeiros deduzo k vc tb n os conheça td...), qt a sabermos mais ou menos, sabemos coisas diferentes, em termos de quantidade talvez saibam mais coisas mas existem areas em k nos sabemos mais k eles garanto. Quanto as decisoes e responsabilidades, os enfermeiros tb podem sr acusados de niglicencia caso n saibam, s por ex. um medico prescrever um medicamento pela via errada o enfermeiro k o administre será tao responsavel kt o medico. Por fim gostaria so d dizer k n devemos generalizar as coisas, eu assisti a uma PCR em k a medica s limitava a apontar numa folha d papel a medicaçao administrada, afastada do doente, enkuanto os enfermeiros tentavam rever a situaçao, e nao foi a medica a mandar administrar nenhuma medicaçao pelo cntrario el aperguntava o ke k tinha sido administrado pa poder escrever na sua folhinha(e s sao os medicos k decidem td pk e k eu tenho d saber a medicaçao a administrar numa pcr? e nao so...) kd xegou o colega da medica ela passou o doente e foi embora, enkuanto k os enfermeiros permaneceram lá ( é certo k a situaçao ja s mostrava cmplicada e com pcas hipoteses de recuperaçao). Quero apenas acabar por dizer k esta situaçao tb n pod ser generalizada e k n kero c isto dizr mal dos medicos, kero apenas k entendam d uma x por td k n podemos generalizar e fazer criticas e desvalorizaçoes c base nisso.
 
Encontrei este blog por acaso e não posso deixar de comentar, como enfermeira recem-licenciada que sou.
Penso que os medicos desde sempre ganham mais que os enfermeiros, nao penso que se deva discutir isso, haverá razoes para tal (tal como muitos colegas meus referiram nao é isso que está em causa). De igual modo penso que as diferenças nao deveriam ser tao grandes nem no inem nem nos restantes locias (acham justo um medico ganhar mais de mil contos por mes? ganhar num fim-de-semana fora do seu local habitual de trabalho mais do que ganha num mes inteiro? fazendo 24 horas seguidas....(será isto corrrecto???)). Para além disso o que mais me incomoda, mt mais k os salários, é os comentários tecidos por muitos. Médicos e enfermeiros, a eterna rivalidade. Talvez muitos de nós quisessemos ser médicos, muitos outros nao quereriam concerteza (sr.ª futura médica nao diga k n conhece nenhum enfº k n kisesse ser medico, eu conheço um k tinha média suficiente para medicina e optou por Enfermagem, e concerteza k ainda me faltam conhecer mts enfermeiros deduzo k vc tb n os conheça td...), qt a sabermos mais ou menos, sabemos coisas diferentes, em termos de quantidade talvez saibam mais coisas mas existem areas em k nos sabemos mais k eles garanto. Quanto as decisoes e responsabilidades, os enfermeiros tb podem sr acusados de niglicencia caso n saibam, s por ex. um medico prescrever um medicamento pela via errada o enfermeiro k o administre será tao responsavel kt o medico. Por fim gostaria so d dizer k n devemos generalizar as coisas, eu assisti a uma PCR em k a medica s limitava a apontar numa folha d papel a medicaçao administrada, afastada do doente, enkuanto os enfermeiros tentavam rever a situaçao, e nao foi a medica a mandar administrar nenhuma medicaçao pelo cntrario el aperguntava o ke k tinha sido administrado pa poder escrever na sua folhinha(e s sao os medicos k decidem td pk e k eu tenho d saber a medicaçao a administrar numa pcr? e nao so...) kd xegou o colega da medica ela passou o doente e foi embora, enkuanto k os enfermeiros permaneceram lá ( é certo k a situaçao ja s mostrava cmplicada e com pcas hipoteses de recuperaçao). Quero apenas acabar por dizer k esta situaçao tb n pod ser generalizada e k n kero c isto dizr mal dos medicos, kero apenas k entendam d uma x por td k n podemos generalizar e fazer criticas e desvalorizaçoes c base nisso.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!