quinta-feira, junho 26, 2008

O Enfermeiro secreto?!?


Ao bom estilo 007, refiro-me ao Silva, Carvalho da Silva (o homem que só fez uma greve na vida!), o conhecido Secretário Geral da CGTP-IN.
O camarada anda a "discursar" na página principal do site do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), com a conivência e desejo deste, com um vídeo em grande destaque. Gostava de saber, com todo o respeito, onde é que o Carvalho da Silva se licenciou em Enfermagem... alguém sabe?

Compreendo a necessidade de uma "luta global", da negociação de quadros legais comuns, mas isto é... um abuso. A ser assim, mais valia fundir todo os sindicatos/plataformas e fundar o "sindicato de-todos-os-portugueses"!

A partir de determinada posição há que diferenciar os interesses e gerir as frentes de batalha de cada grupo profissional, senão corre-se o risco de desgastar os Enfermeiros e banalizar as respectivas acções.
Andamos fartos de pagar e suportar as acções dos outros! Andamos fartos de ser fantoches!
E que tal se os Enfermeiros começarem a lutar pelos Enfermeiros?

Comments:
ESTE POST É DAS MELHORES COISAS QUE ALGUÉM ESCREVEU NOS ÚLTIMOS TEMPOS!!!!!


PARABÉNS!! QUE VENHA O SEP E LEIA!!!!
 
O problema é que não são os outros que lutam por nós, mas sim, nós que lutamos pelos outros
 
Ao tempo que alguem já devia ter disto isto para ver se os dirigentes do SEP acordam...

Ninguem, nunca irá fazer uma greve pelos Enfermeiros....

Parabens pelo post
 
è realmente incrivel os enfermeiros são pau para toda a obra, nos hospitais fazemos de secretária quando esta falta, de senhora da limpeza se esta tem muito trabalho de auxiliar se existem poucas a trabalhar e de médicos porque estes não querem trabalhar, agora também fazemos de associados da cgtp porque estes precisam de mão de obra para reivindicar, fantástico, que tal fazermos de enfermeiros? hein?...
 
Irremediavelmente a Mª Augusta é uma “infecção” na enfermagem, que não tem cura. Orienta uma política atípica na analogia às suas congéneres profissionais. Não se pode entender tal comportamento obsessivo-compulsivo que nos traz danos a todos. Apelo ao sentido de responsabilidade do cargo que a MAS ocupa e que vá ao “terreno” conviver com os enfermeiros e perceber os seus problemas e expectativas. Tem de conhecer a realidade do ensino e da sua qualidade, saber que com tal selvajaria na formação de enfermeiros existem enfermeiros mal formados. Conhecer, também, os enfermeiros explorados pela oferta em demasia.

Por outro lado, os enfermeiros devem manifestar-se mais, pois temos razões para isso, sendo a altura certa com a negociação da carreira, as eleições legislativas do próximo ano. A manifestação em Lisboa (apenas de enfermeiros-importante) teve boa visibilidade, passando nos três grandes canais televisivos, peca por ser única. Apelo aos sindicatos para divulgarem mais e melhor as negociações da carreira e a organização de manifestações. Saibam molilizar.

Desassossego
 
regresso em grande parabens. abr
 
Os Enfermeiros nunca lutarão por sí.

É pena, mas é verdade.

Quer queiramos ou não, existem forças políticas que "moldam" a Enfermagem em Portugual.
A influência do PCP (através da CGTP e a sua ligação ao SEP) é notória na OE, mas exixte também outra força mais forte, se bem que algo obscurecida.´
O partido com maioria na Assembleia da República tem certamente alguma responsabilidade no estado das coisas.

Mas voltando ao tema em mãos.
Não é a primeira vez que afirmo que os prolemas da Enfermagem só serão visiveis para o cidadão comum, quando for feita uma acção com visibilidade social, em que apenas estejam envolvidos Enfermeiros e num dia sem outras actividades com relevância social.

Ou seja manifestações no mesmo dia de manifestações de centrais Sindicais..... dá no que se viu.
Falou-se de todos e da manifestação dos Enfermeiros....nada.

Um abraço e continuação de bom trabalho DoutorEnfermeiro.
 
Em resposta ao último colega, o SEP já está a divulgar uma manifestação para 10 de Julho, em frente ao Ministério da Saúde, só para enfermeiros. Temos que ser nós a lutar pelas nossas causas, ora aí têm uma boa oportunidade de participar.
Quanto às lutas gerais sobre a legislação do trabalho temos que participar como todos os trabalhadores o devem fazer. Esta legislação também é para os enfermeiros.
Acerca da intervenção da OE é bom lerem o resumo da 2 reuniões que houve com o MS. As questões da organização dos CSP, as dotações dos serviços e o modelo de desenvolvimento profissional são matérias demasiado importantes e que estão a ser tratadas pela OE com pressão para serem resolvidas. É bom darmos apoio, porque a resolução destas questões vai contribuir para que a enfermagem possa ter outro reconhecimento por parte dos orgãos de poder.
Mm
 
Penso é que em altura de negociação de carreira temos que estar alertas e e rumar todos para o mesmo lado
 
para o fundo
 
no tal dia da manifestação nacional, os enfermeiros manifestaram-se enquanto grupo tiveram tempo de antenas nos 3 grandes canais... Temos é lutar mais. O SEP faculta transporte?

Desassossego
 
Enquanto todos os colegas não perceberem que temos de nos unir, e caminhar no mmo sentido, nunca mais saímos do sitio, ou se saímos é para andar para ´trás como o caranguejo.
Ainda há pouco tempo falei com uma colega mais antiga , sobre a nossa situação, e ela dizia-me:"Vcs jovens têm de se juntar, de fazer barulho" E eu disse-lhe k tb era importante eles (os mais antigos) nos ajudarem e juntarem-se a nós pk juntos somos mais. A resposta dela: "quem está mal são vcs, não esperes k eu vá lutar por ti" Tipica expressão egoista, de enfermeiro que está bem no seu lugar quentinho... Os que precisam, são os mais fracos (os jovens) k sem ajuda dos mais velhos experientes não têm força para remar, principalmente se eles nos cortarem as pernas (os remos).

Cumprimentos e Força colegas!
 
Se houvesse um esforcinho de todos em vez de criticar tudo quanto se vai fazendo, lucrariamos todos. Até a propria Enfermagem.
Só que cada um olha para si e para o seu umbigo.
Mal ou bem os outros que vao fazendo, nós estamos a governar a nossa vidinha , atropelando quem se poe á nossa frente e criticando sempre que nada se faz, ou entao que devia ter sido feito.
Os que nada fazem, vao ser os corajosos de estarem em frente ao Ministério da Saúde dia 10 de Julho ás 11h a defenderem a Carreira de Enfermagem,Licenciatura,Precariedade ,Admissão de mais enfermeiros nos locais de trabalho, pelo Emprego estavel para todos . Vai ser assim ou não?. Até lá.
 
A convicção de os enfermeiros mais novos serem mais expertos que os mais velhos não é de hoje; faz parte da maneira de ser enfermeiro.
à medida que vão envelhecendo vão engrossando o rol dos que ontem julgavam menos expertos.
O ciclo repet-se indefinidamente e por culpa nossa, de todos e não apenas de alguns.
Hoje nas escolas portuguesas não se ensina a respeitar os mais velhos, que podem ser os próprios professores ou os pais, depois seguem-se os outros. É daqui que se extrai a seiva para formar enfermeiros.
Neste contexto impõe-se a pergunta: quem prejudica quem, ou quem deve lutar por?
Quando em 1976 os enfermeiros fizeram a maior greve de sempre em Portugal, sem contar com o PCP, muito pelo contrário: estava do lado do governo a insultar os Enfermeiros que apelidou de reaccionários, porque estvam a prejudicar com a sua gloriosa greve as greves que a CGTP/in tinha programado para a cintura industrial de Lisboa.
Atentos aos movimentos de Classe, depressa verificaram que os Enfermeiros eram um filão a explorar nas greves e movimentos de massas. Foi por esta razão e por esta via que os Enfermeiros do SEP se transformaram em bandeira da CGTP/in.
Só temos que agradecer a visibilidade que é dada aos enfermeiros em movimento nas ruas, praças e pracetas, nos três canais televisivos. Depois comemos dessa visibilidade que para os Enfermeiros nada representa.
ali atrás, até estavam adefender a OE que está exigir, não sabemos o quê e depois do que está definido.
Para nossa surpresa, nem se repara que o Estatuto da Ordem, em esboço definitivo, tem muitas limitações. Logo a Ordem não é o que cada um quer ou pensa; é o que é, por força do que o mesmo PCP a deixa ser.
Os Enfermeiros são politicamente muito ingénuos, uns e cola-cartazes, outros. Entre estes dois extremos há quem tenha uma visão clara de tudo isto e podia ajudar os mais novos acrescerem direitos para a profissão; para a sucessão dos mais velhos.
O mal disto tudo é criarem a si próprios problemas de difícil solução a curto prazo, porque estão sempre a descobrir as vantagens que há na união e na solidariedade, mas como o lacrau, mordem no sitio e no tempo errados. E afogam-se.
Depois volta um novo ciclo onde a história se repete.
Lá no fundo do escuro tunel já se vê a luzinha que vai dizendo que não é com a CGTP nem com o SEP que a Enfermagem resolve os seus problemas, enquanto esta subversão de valores se mantiver.
O facto de se admitir que o SEP não é boa companhia para resolver problemas de Classe, já é um primeiro sintoma de recuperação da saúde profissional
 
Bravo, Gardingo. Isto é falar mesmo do cerne da questão. Estou contigo.
De facto os enfermeiros da linha comunista tomaram conta da Enfermagem há muito tempo e usam e abusam das sua capacidades de luta, até à exaustão. O resultado está à vista: não temos milhares e milhares de jovens esperanças da Enfermagem à espera duma oportunidade de mostrarem o que valem e querem valer?
Aqui está o caldo de cultura de todas as manifestações visíveis nos canais televisivos, mas perfeitamente inúteis ao nível da esfera de decisão e da de consecução de objectivos.
Se não houvesse crise na Enfermagem eles, os PCPs inventavam-na.
Isto é assim no SEP e na sua sucursal - a Ordem dos Enfermeiros.
É um espectáculo ver a tal locutora de serviço - Guadalupe é o seu nome - a falar por ambas as associações. É ela que dá garantias ao PCP, que os controla, através de um tal Mário Jorge da FNAM, licenciado em medicina, mas podia ser de outra área, que é o controleiro (aquele que controla) a política da saúde no comité central do PCP.
Talvez os mais distraídos, feitos ou em construção percebam melhor, por que SEP e Ordem ficaram indiferentes e até perturbaram algumas vozes que se opuseram ao amordaçar da Enfermagem, na área da administração, quer nos centros de saúde, quer nos hospitais.
Vêm falar agora, de que vão fazer isto e aquilo, depois de terem deixado e/ou contribuído, para estes amordaçarem a nossa Profissão.
Pelo contrário, até há uma série de idiotas que se encarregam de atacar os colegas que dão mostras de entenderem que é daí que vêm os ataques mais mortíferos à Enfermagem. São dos tais que até a tratar de assuntos da Classe levam o livro das receitas aberto na página onde um habilidoso escreveu a aldrabice "Deus no Céu e o médico, na terra"!
Estavam a pensar no governo socialista da 4ª via, uma depois da última, que era a 3ª via, e na sua forma de distribuir o Poder e a pensar que ia pôr um Enfermeiro como Secretário de Estado da Saúde...
Pois é. Mas foram escolher um médico com largas provas dadas de militancia partidária na Juventude Comunista. Que textos revolucionários ele escrevia, num livrinho que mão amiga nos facultou.
Já para Ministro foram buscar um independente de esquerda, como é costume dizer-se, mas que por acaso ou sem caso, é médica.
São estas duas peças que não ligam pívia aos Enfermeiros. O problema deles é lançarem poira sobre a forma de fabricar listas de espera em Portugal, para depois aparecerem como salvadores a fingirem que tentam resolver as tais listas de espera que não têm solução; fazem parte do lobi médico e da sua estratégia para não terem desemprego na Classe.
E já agora, para mamarem à tripa forra na Vaca Sagrada (vulgo medicina).
Até aquela idiota que puseram a fingir de enfermeira directora, lá naquele hospital do norte, de seu nome São João, já conseguiu descobrir, por si ou por interposto intérprete que a Enfermagem ~já não tem nenhum poder no seu hospital~
Ora o que esta idiota não percebeu ainda é que a Enfermagem tem o poder que lhe advem da sua natureza. Não tem é capacidade de o demonstrar perante aqueles que escolhem sistematicamente para dirigir enfermeiros, idiotas como ela, que devia tomar menos prozaque, para poder abrir mais os olhos. Que digo eu: se tivesse dado mostras de que podia abrir os olhos, não estava naquele lugar.
É outra forma de o PCP deixar controlar a Enfermagem: indicam militantes seus, com um QI muito abaixo da média que servem perfeitamente os intentos da hegemonia dos médicos.Para não verem as desgraças que pululam à sua volta, tomam prozaque ou um similar da gama "genéricos". O resultado está à vista de quem tem a desdita de ver estas coisas, estas realidades.
Por isso põem médicos onde deviam estar enfermeiros e estas directoras sorriem e dizem que não é nada com elas.
Para darem uma ajudinha e não agravarem os orçamentos, até propõem estágios gratuítos para os colegas desempregados, enquanto os da Classe ao lado, se servem na mesa do rei de bem remunerados internatos.
Há-de haver uma sublevação, um levantamento de rancho, como se diz na tropa, mas esse terá de ser fora do sistema montado pelo PCP.
Por isso aqui vai a 1ª regra: duvidem de tudo que o SEP e a Ordem alardear, pois não passa de manobras de distracção, para manterem aquele mínimo de militantes nos pontos onde podem ser úteis à sua causa política.
Não sou anti-PCP, por isso não percam tempo a desculpar-se por essa via. Aprendi a ler nas entrelinhas, onde tudo isto e muito mais está escrito.
Sou é visceralmente contra o aproveitamento que o PCP está a fazer da Enfermagem. Os pontos de comando estão acima divulgados.
Venham lá à luta.
Aqui o DE é um espaço ideal para sacar lacraus debaixo das pedras.
Aquele Gardingo que não diz tudo o que sabe é que me motivou para o secundar.
É que a revolução na Enfermagem já está em marcha. Só faltam mais alguns lideres, fora dos PCP que estão formatados para aquilo e mais nada. Nos seus computadores não pode correr o Softwer "vista", porque; ou são cegos, ou têm de fingir de cegos.
 
Vamos mas é deixar de ser classe elitista e pensar que sosinhos conseguimos vencer a batalha. Agradeço muito a intervenção que o Dr. Carvalho da Silva tem feito por todas as classes profissionais, incluindo a nossa. Não podemos lutar isolados pois a velha luta das condiç~es de trabalho é uma luta de sempre e é comum a todas as classes, principalmente as que mais trabalham. Os nossos governantes têm sido inteligentes e usam o velho ditado "dividir para reinar". Constato aqui que conseguem faze-lo.
 
Não me parece elitismo, querer lutar pelo que a nós diz respeito. De tanto andarmos a reboque da CGTP, estamos mesmo a esquecer que diluídos nos milhares de trabalhadores, só temos a visibilidade de 1 dia, porque depois dessa visibilidade de horas, surge a sombra eterna como um nevoeiro acentuado.
Os resultados das acções de Carvalho da Silva têm-se traduzido em quê ?
-Melhores salários?
-Melhores condições de trabalho?
-Maiores direitos a oportunidades diversas?
-Maior respeitabilidade do Mundo do Trabalho?

O que temos visto e ouvido ,neste contexto, que mais valia têm trazido à Enfermagem?
-Dignidade profissional global?
-Melhores condições de exercício?
-FIm da precariedade?
-Enquadramento legal de profissionais "à deriva" ?
-Justiça Social?
-Igualdade de direitos entre os profissionais Enfermeiros?

Estavamos à espera de ver concretizadas as promessas dos secretários de estado ao SEP? Ou se quiserem aos Enfermeiros? As negociações sobre a Carreira não estavam prometidas para a 2ª quinzena de Junho? Agora foram adiadas.....

No teatro das "operações" a solidariedade está limitada pela falta da JUSTIÇA, pelo INCUMPRIMENTO DE PROMESSAS, e pela ausência da capacidade de forçar uma acção governativa , que vá de encontro à vontade dos Enfermeiros...

As reinvindicações dos Enfermeiros, são únicas porque específicas ...e isto não é ELITISMO
 
Os Enfermeiros em vez de criticarem o SEP, porque nao se juntam ás lutas? Porque nao vao ás manifestaçoes em massa? Uma Manif de 1000 enf, em 50000, é a meu ver um reflexo da desuniao dos enfermeiros!!!

Nao digam que o sindicato nao mobiliza, pq para mobilizar, os enfºs têm de estar receptivos e dispostos a receber informaçao!!!

As folhas informativas, sao ignoradas e deitadas ao lixo, impedindo a sua leitura! Outro problema, é o facto de mtºs enfºs continuarem autistas perante os problemas da enfermagem, pois o unico assunto que os preocupa, é o "ordenado de licenciado".... tenham mas é vergonha e vao á luta...

Para terminar, gostaria de fazer um apelo ao responsavel do blog: Nao faça deste espaço um espaço de propaganda do Sindicato dos Enfermeiros, para diminuir outros sindicatos....
 
Boa André,

Ainda não vi neste blog um comentário sobre a vergonhosa assinatura do novo código do trabalho por parte da UGT. Esses sim vendem os direitos dos trabalhadores. Convém relembrar que o Sindicato dos Enfermeiros (ex-SEN) é filiado na UGT.

Porque é que o colega dr. enfermeiro não criticou isso?

Porque que é que o colega dr. enfermeiro ainda não fez um post sobre a concentração de enfermeiros que o SEP está a organizar para dia 10 de Julho?

Convém relembrar que nesse dia é só concentração de enfermeiros por isso os que sofrem de elitismos podem ir.
 
Esta postura anti-comunista primária é pior que o racismo. Uma vergonha! Se não concordam com os procedimentos das organizações critiquem construtivamente, agora atacar pela ofensa não é digno de enfermeiros. Esta teoria da conspiração de que a Enfermagem está tomada por um partido político, é uma coisa ridícula. Pessoas simpatizantes ou filiadas em partidos políticos há em todo o lado e não é por isso que deixam de poder participar nas organizações da sua profissão. Estão convencidos que todas as enfermeiras e enfermeiros dos corpos sociais da OE e os dirigentes e delegados do SEP são todos filiados ou simpatizantes de um único partido? Alguém acredita nisto?
Já agora, quais foram as iniciativas que os outros sindicatos (SEN e SEC), defendidos acérrimamente neste blog, desenvolveram para contrariar o actual estado de coisas? O que fizeram pelos precários e recibos verdes, admissão de enfermeiros onde não são cumpridas as dotações para prestação de cuidados de qualidade, desenvolvimento da carreira profissional, valorização salarial para os enfermeiros que são contratados por valores irrisórios, perda de valor significativo nos suplementos de turno...? Se houver alguma forma eficaz que estes sindicatos tenham adoptado para combater estes "males" devem divulgá-los e assim talvez consigam que os enfermeiros apoiem estas e não outras iniciativas "vermelhas".
Falar para desconstruir é muito fácil, dificil é participar na construção que muitos enfermeiros têm feito ao longo dos anos.
 
Eu nao sou comunista.
Que horror. Comem meninos vivios.
Existem os jarretas os vilooes, os maldizentes em certos extratos da politicas , que sempre se aproveitaram disso e estar no mandato como por exemplo alguns saudosistas, que nao largam o poleiro, apesar de jarretas,
Esses deviam estar ja fora de de combate.Mas ninguem lhes pega.
Porque será?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!