terça-feira, julho 08, 2008

As curvas que não perdoam!



As curvas da oferta/procura são inflexíveis, cegas e austeras. Os Enfermeiros andam perdidos nelas. A classe mergulhou tão profundamente, que já não consegue, sequer, vir à superfície para respirar. Tornou-se asfixiante.

O outsourcing é um dos maiores exemplo disso. O preço da contratação de empresas de recursos humanos da saúde rege-se pelas regras de mercado. Tenho assistido a coisas impensáveis, difíceis de combater e inverter, pois os recém-colegas, (compreensivelmente) desesperados, lançam-se, tornando impossível a negociação.
.
Mês após mês, o salário dos profissionais de Enfermagem envolvidos vai ficando cada vez mais magro. As empresas quando negoceiam, já o fazem na base dos salários dos Enfermeiros, ou seja, mantêm a sua margem, reduzindo a dos Enfermeiros. Há o caso de várias empresas, que reduziram a margem dos Enfermeiros para poder aumentar o salário aos médicos (escassos e difíceis de contratar a preços razoáveis), de forma a não perder lucros! Há também outras empresas que, obrigam os Enfermeiros a cumprir funções que não lhes pertencem e a prestar serviço gratuito, só remunerando parte do serviço.
Assistimos assim, à desvalorização da Enfermagem a um ritmo que poucos imaginaram. As próprias empresas vêem-se obrigadas a descer o valor, pois o mercado começa a ficar saturado.

As curvas não perdoam meus senhores!

Comments:
Claríssimo.
E preocupante.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!