quinta-feira, julho 10, 2008

Mudam-se os tempos, pioram as vontades....


"Onde há uma vontade forte, não pode haver grandes dificuldades"

Niccolo Maquiavel

Parece ser grande a falta de vontade que reina entre a maior parte dos Enfermeiros. A julgar pela (mini-)concentração de hoje...
Num período cravejado de dificuldades e ameaças à dignidade da profissão... 1,7% dos elementos da classe comparecem ao teatro da luta!?! Significativo?
Pelos vistos tudo está a correr bem para os restantes 98,3% dos Enfermeiros!

Concordo com quem argumenta que deveria ter sido decretada uma greve (ajudar os Enfermeiros a terem disponibilidade total para se deslocarem até ao local pretendido).

Mas... perdoem-me a pergunta: os milhares de colegas desempregados estão satisfeitos? Que tolice, é óbvio que estão. Esta luta, pelo que parece, não é do seu interesse....
Os milhares de precários também estão bem assim? Não têm com o que se preocupar, reparo. A vida profissional é-lhes risonha! (Não acredito que todos estivessem a trabalhar...)
Os restantes parecem satisfeitos com as condições profissionais decrépitas, já para não falar numa carreira profissional injusta, obsoleta e francamente desajustada.
Por fim, parece que todos vivem satisfeitos com o actual status sócio-profissional da classe. Neste ponto tenho dúvidas: será pelo excesso de dignidade, pelos salários chorudos ou pelo hérculeo poder social e reivindicativo?

Longe vai o tempo em que, dentro das instituições, só quem lutava é que beneficiava. Assim nasceram as "andorinhas", que muitos, nos dias de hoje, certamente, já não sabem quem eram, porque faziam, como faziam e em que acreditavam. Os "não-andorinhas", que viviam, faustosa e oportunamente, "puxados" pelo cone de vento dos lutadores, aprenderam a lição. (Perdoem-me esta minha divagação.)

Uma palavra final para o estimado colega Ricardo, Enfermeiro precário (ver reportagem), que chegou a Lisboa, vindo de longe (Trás-os-Montes), mesmo que para isso, se tenha sacrificado e colocado os pés no chão às três da madrugada. A todos os "Ricardos" que lá estavam (cada um com o seu esforço pessoal), um bem hajam! Fossem todos assim...

O que veio no saco de regresso? A "reafirmação do compromisso de que ainda este mês será enviada a contraproposta [da carreira de Enfermagem] e concretizar-se-à a primeira reunião negocial". Se assim não acontecer, segue-se uma provável greve....

Comments:
Concordo com tudo o que disse doutor enfermeiro. É degradante esta adesão. Lá dizia o outro - falam falam falam falam.... e não fazem nada. É isto que se pasa com os enfermeiros. No meu serviço só eu fui, o resto só sabe é reclamar reclamar, dizer que é tudo mau, na altura de agir... para que esta tudo bem. Sem comentarios. Começo a pensar que de uma forma geral os enfermeiros realmente tem aquilo que mereçem. Afinal lutar para que, por quem, por esse bando de amibas inertes? Por todos os velhos do restelo existentes nesta profissão? Não não merecem.Não estou a generalizar pois nesta profissão há muita gente digna e merecedora de melhores condições, mas a maioria, meu Deus... Isto é mesmo o salve-se quem poder, parece uma debandada de gnus, que correm de forma desordenada, atropelando-se uns aos outros e sem saberem para onde vão, seja um verde pasto ou um precipicio, o que importa é la chegar e depressa ,sem olhar a meios.
 
Contudo não se pode desistir... Deviamos ter aprendido como funciona com outros profissionais, e se formos uma classe na verdadeira acepção do termo, vamos conseguir manifestarmos de maneira mais convincente... as concentrações podiam até ocorrer em Lisboa, Porto, Coimbra, etc, mas não sei se temos essa força... Se não a tivermos vamos ser trucidados pela tutela. Lutar é antes das alterações da carreira, não depois. Somos uma verdadeira classe?
Desassossego
 
Pois, se calhar as coisas não estão assim tão mal ou somos gente que se contenta com pouco.

Num certo serviço de medicina, onde os trinta doentes internados (dos quais dois INdependentes) são muitas vezes "cuidados" por dois enfermeiros por turno - incluindo o turno da manhã-, com camas nos corredores e uma mesa encostada à parede para servir de acrescento ao "plano de cuidados", vai acontecer um jantar hoje, dia 11, em que a lista de enfermeiros inscritos contrasta fortemente com o nº daqueles que aderiram à manifestação: uma enfermeira. Pelos vistos, não estão descontentes, sentem-se bem a "encher chouriços", são justamente remunerados e vêm certamente o seu trabalho reconhecido por todos.

Na verdade, muitos colegas quando são abordados sobre os problemas da nossa profissão, olham como se estivéssemos a falar de algo maçador, entediante, que não lhes interessa para nada...

Como é que se pode dar a volta à situação? Baixar a fasquia?
Não corremos o risco de avançar para uma greve ridícula, com efeitos contrários aos desejados?

Vanda
 
Parabens Doutor Enfermeiro por aquilo que diz.
Na verdade é uma desilusão ver as ameaças que pairam sobre a Enfermagem( a nao marcação de reuniao por parte do Ministério da Saúde, para se iniciar a negociação da Carreira de Enfermagem) ,e a falta de interesse dos colegas na participacao nas lutas, para resolver os problemas de classe.

As desculpas são muitas. Uns trabalham, outros é o filho, o pai,o amigo, a orientaçao e avaliação de alunos, a falta de troca de turno a quem mostrava interesse em se deslocar a Lisboa.etc.Tudo se passa.
Já nao se refila que nao se faz nada, agora é simplesmente nao posso.
Se calhar temos aquilo que merecemos.

Quando é que os Enfermeiros tomam Consciencia da realidade negra e do encurrralamento em que nos estão a meter?
Espero que seja breve.

Quanto ao nosso colega Ricardo.
Sindicalizou-se para ser Delegado Sindical, defender os seus direitos e os da Enfermagem.
Na verdade muitos Enfermeiros a vinculos precários tem aqui um bom exemplo a ser seguido.
Para ti Ricardo um bem haja , porque á semelhança de todos os contratados a vida nao tem sido nada fácil para ti.
 
Liderança e Mensagem, vocês têm?
 
para reflectir...
ia eu com os meus colegas a caminho de lisboa para a manifestação do dia 10 de julho e resolvemos parar numa estação de serviço da zona do ribatejo... até aqui tudo bem... no entanto verificamos que existe um pequeno autocarro (25-30 lugares) cheio de enfermeiros que conhecia pois eram da mesma zona que eu... -"então, alugaram um autocarro só para vocês virem à manifestação? nós viemos no autocarro do SEP."
- "não!!! achas? o pessoal lá do serviço combinou todo e vamos fazer uma surpresa a uma colega nossa que está a trabalhar em lisboa... vamos fazer um piquenique!"
 
segundo o que eu recebi da

Direcção Regional Faro SEP

Perante a delegação do SEP e SERAMadeira que foi recebida, o Ministério da Saúde afirmou:

Ø Entregará a sua Contraproposta de Princípios até ao final desta semana (24h00 de 11/7)

Ø Agendará a 1.ª reunião negocial ainda em Julho

A "paciência tem limites" … estamos fartos de compromissos não concretizados

não me parece que até hoje haja alguma coisa...
 
Ao anónimo das 8.55.
Xiça, já se nao pode brincar?
Foram sim senhor visitar a colega, só que ela nao apareceu, esteve engarrafada no transito.
Para proxima será melhor.
 
Vi num site onde mostravam algumas notícias do país, que uma delas referia-se à Ordem dos Engenheiros, na qual esta afirmava que existia facilitismo (e obviamente o repudiava) nas faculdades de engenharia.
Lembrei-me que nunca, mas nunca, vi ou ouvi a nossa Ordem a opinar sobre a qualidade da formação da enfermagem. Porque será? Porque se demitiu dessa importantíssima função! Chegam alunos cada vez menos capazes, com menos conhecimentos aos campos de estágio... Isto na semana em que recebi a revista da OE sobre VIII seminário de ética. A enfermagem, não é só ética!, é muito mais que isso! A propósito porque não manda a OE o relatório de contas para cada enfermeiro?
desassossego
 
Ao aranha.
Não duvides.
 
1)Professores 150.000 profissionais-Na famosa manifestação de alguns meses atràs, 100.000 estiveram presentes. Abriram e encerraram telejornais durante uma semana, fizeram-se discussões na televisão e escreveram-se dezenas de artigos de jornais sobre estes respeitosos profissionais. Hoje toda a gente conhece a causa dos professores e embora sejam 3 vezes mais do que nós (contrariando a ideia de que sendo poucos é que se consegue reiindivicar qualquer coisa neste país)e não tendo uma Ordem por tràs, conseguiram uma capacidade de mobilização que receio nunca venhamos a conseguir
 
2.) Medicos dentistas- A Ordem destes profissionais veio afirmar sem paninhos quentes que há cursos a mais desta área de formação em Portugal. Mesmo que mais não aconteça, no inconsciente colectivo dos candidatos aos cursos de Medicina Dentária, já estão avisados que nem tudo é um mar de rosas.
3)Advogados. A ordem dos advogados através do seu bastonário já veio dizer que há advogados a mais.O mesmo bastonario veio já denunciar a situação dos advogados estagiários que são lançados ás feras nos julgamentos.
Escusado será dizer que o bastonário da ordem dos Advogados aparece todos os dias na televisão e goste-se ou não do seu estilo, é inegável que este defende os seus colegas. Opinião publica sensibilizada para os problemas dos advogados.
4)Camionistas. Milhares e milhares, tantos que nem me atrevo a contar. Pararam 3 dias e Portugal tremeu,o governo cedeu nas suas pretensões e a generalidade da opinião publica a favor destes profissionais.

Bem, estes são assim de repente os casos de que me lembro de actividades que têm lutado por chamar a atenção da opinião publica pelas suas causas. e nós...Bem infelizmente está à vista, estamos todos a olhar uns para os outros à espera que "alguém" dê um murro na mesa.
 
Pois é,
já estava à espera do "sucesso" da vossa manifestação!

Falta-vos, caríssimos: a força dos camionistas, a mediatização dos advogados, o status dos dentistas e a voz dos professores...

Àh, e "têm de comer muita sopa" para serem aqui como o "Je".

Só uma dúvida: o Sr. que queria ser Dr. mas é Enf. esteve na manifestação? Ou é mais um dos enfermeiros corajosos na voz, mas tímidos nos actos?

Saudações,
Cirurgião da Naifa
(Naifa Afiada... por um ferreiro com pós graduação em Enfermagem - curso tirado por internet na Escola Superior de Enfermagem "Mar de Desempregados")
 
Caros colegas o "sucesso" até foi conseguido o que aconteceu foi que os media, ajudaram na desinformação. fomos mais de 1000! Agora no nosso universo de profissionais isso pode e deve ser mais.
 
A greve, a ser feita, terá de ser à Finlandesa e à Portuguesa dos anos 70.
Greves do faz-de-conta é que enfraquecem a Classe.
Por outro lado as manifestações dos Enfermeiros têm vindo a perder aderentes porque já perceberam os enfermeiros que essas manifestações têm mais a ver com o calendário político do PCP/CGTP do que com os problemas dos enfermeiros.
Quem se pode lamentar são os estrategos de serviço ao PCP e não os enfermeiros, porque esses estão a abrir os olhos:"a necessidade aguça o engenho".
 
E tú ó naifa
Vai tratando da tua vidinha, apesar de nao desgostar do teu comentario,porque conheces os cagarolas e cobardolas que tens por perto. Mas ve bem se nao fossem eles a estar sempre atentos as tuas naifadas coitados dos doentes, morriam todos como os peixes, com o sofoco.Na verdade temos qur acender umas belinhas á Ana Jorge.Tú naifa, ou es politico, ou por natureza estas protegido.
 
O da naifa deve ser daqueles que deixam pinças dentro das pessoas, não querendo generalizar, mas que ricos cirurgiões...

desassossego
 
Nota prévia, que nunca é demais lembrar: eu não sou enfermeiro, sou só casado e irmão de enfermeiros (com diferentes situações profissionais, acrescento).
Por não o ser, durante muito tempo evitei entrar nos comentários, mas confesso que recentemente não tenho conseguido evitar. E desta vez, enfim... vou fazê-lo em forma de resposta a alguém que me respondeu também anteriormente neste post em que estamos.
Assim, e respondendo ao anónimo que me respondeu "não duvides".
Amigo, depois dos comentários que aqui têm sido deixados, depois da adesão verificada, eu repito a pergunta: vocês têm liderança e mensagem?
Como é que se consegue uma coisa destas? http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=881520

São os finlandeses que por algum acaso do destino são responsáveis, empenhados, dedicados à causa, etc., etc., de forma inata, ou haverá alguém ou alguma entidade que consegue comunicar com eles de forma tão eficaz que gera esta mobilização toda?
Acha que ter liderança é ter alguém que a quem esse papel foi atribuído? Acha que basta ter o cargo para ser líder? Acha que basta achar que se é para o ser?
Eu digo-lhe isto, com olhos de que vê com algum distanciamento, e considere-o como lhe aprouver: a liderança conhece-se pelos efeitos! E assim, a reduzida mobilização que vocês conseguiram e, consequentemente, a baixa notoriedade conquistada com a acção, falam por si, dizem da qualidade da liderança.
E nem me importa saber quem é essa liderança, isso fica para vocês.

E, para fundamentar um pouco estes argumentos, deixo mais estas notas:
* Ontem recebemos aqui em casa pelos Correios duas revistas da OE. Bom, eu não posso jurar, porque é óbvio que não li tudo, mas é impressão minha ou nem uma linha foi escrita sobre a manifestação? - mas claro, é dado um grande ênfase à presença duma delegação de Enfermeiros portugueses num evento internacional que decorreu no Japão, "que muito engrandeceu a OE"! (e se vi bem, lá aparecem nas fotos também os "líderes" sindicais)
* Há casos e casos, mas eu acho que vocês deviam mesmo pensar em ver as coisas doutra perspectiva. A mim parece-me que um Enfermeiro que está no Norte, por exemplo, que está constrangido por um contrato a termo, que (neste sistema corrupto generalizado que só Dias da Cunha e Medina Carreira têm denunciado) não confia nas suas chefias (Enfermeiros, é verdade...), e portanto não pode garantir que não vai sofrer retaliações como a não renovação do contrato, que já vê uma grande fatia do seu baixo salário "comida" pelas deslocações e alojamento, e que, a ser um verdadeiro profissional, ainda sabe que tem doentes que precisam de si... dificilmente vai resistir a estas pressões do "hoje" para ir a Lisboa apostar numa acção que, pelo menos no inconsciente, está na prateleira das coisas "não imediatas", eventualmente não prioritárias.
Para além disso, poderia questionar-se se não competiria aos representantes do sector fazerem um pouco mais de trabalho pensado em resultados, e menos alicerçado em teoria e, como costuma dizer aqui o DoutorEnfermeiro, e bem, em exibição de rácios "da treta".
Eles têm que comunicar com o grande público, são eles que têm que fazer a opinião pública querer "comprar a causa" e suportá-la.
Vejam o exemplo de Anadia. Não foi com as "resmas" de pessoas de Anadia que protestaram que foi operada uma mudança. Foi com o papel de liderança mediática (reforço: mediática) desempenhado pelo Presidente da Câmara que se conseguiram resultados.
Isto é: havia um objectivo claro, e houve uma liderança inspiradora e, consequentemente, MOBILIZADORA.
Agora pensem, as vossas lideranças são inspiradoras e mobilizadoras? E as dos Enfermeiros finlandeses, como serão? E já agora, as dos camionistas, terão sido ou não? (embora eu não aprove o método)

Enfim, retomando um pouco o fio condutor deste meu comentário, sugiro, sem arrogância e sabendo que não estou no meu ambiente, que aqueles que aqui têm vindo questionar as razões pelas quais cada Enfermeiro em particular faltou à chamada, repensem a sua abordagem - pensem que para esse Enfermeiro a pressão do hoje é muito forte. O ter que preservar o emprego de hoje, o ter que pagar as contas de hoje...
E tenham também em conta que ao virem aqui trocar acusações estão só a alimentar essa mesma falta de coesão.
Eu sugeria que pensassem antes duma forma mais prática: porque é que as pessoas não vieram? que grandes conjuntos de razões? e agora, que medidas tomar para ultrapassá-las? e se a conjuntura não permitir ultrapassá-las, então que outras formas de expressão colectiva vamos usar?
Porque se não o fizerem, enfim, vão passar por grandes dificuldades, e comentários como o da vossa líder sindical (uma delas) na televisão ("se isto não muda vamos avançar para outras formas de luta!") vão servir apenas para a alegria e chacota de senhores como o "cirurgião da naifa" (comentários deixados neste post).

P.S.: Este "cirurgião da naifa" teve a resposta merecida logo a seguir ao seu comentário. Mas não se deixem levar, não vão na conversa, ignorem o tipo. Ele é apenas um parasita na profissão que exerce, como os há em todas as profissões. Não mexam nele. Ele continua igual, e as vossas mãos ficam sujas...
 
Não resisto.... talvez o "naifa" queira comentar isto:
http://quartarepublica.blogspot.com/2008/07/o-estado-da-nao-ii-nao-de-baixa.html#comments

E encerro aqui a minha participação, que com este comentário já ultrapassou tudo o que me parece sensato... :|
 
Ao Sr Aranha
Sem ser céptico, gostei do seu comentário. Pelo que me apercebi é familiar de enfermeiros e devidamente esclarecido.
Pergunto:
Os seus familiares estavam na concentração dia 10 de Julho no Ministério da Saúde? Mobilizaram os colegas dos seus locais de trabalho? Estavam presentes ou nao compareceram? Sendo assim seriamos mais.
Já agora o que se passa em Enfermagem, já não é problema de sindicalistas.E sim um problema de classe. E se não for o esforço, o empenho e o sacrificio dos Enfermeiros,não há tutela que vá negociar carreira, ou seja lá o que for para os enfermeiros.
Mantenho o que disse. Gostei do seu comentário , sugestoes aceitam-se para a melhoria de condiçoes de trabalho na Enfermagem e mudanças de comportamentos.E têm que vir de todos nós, conhecedores do nosso trabalho.Passe isto aí em sua casa.
Temos que começar por algum lado para melhorar o que está mal.
Já agora tambem vou pesquisar o seu blog.
 
Sr. Anónimo das 9:26.
Apercebeu-se bem, o que aliás não era tarefa difícil, certo?
A sua resposta tem pelo menos 5 expressões de pura retaliação, quase tantas como o número de parágrafos que escreveu. E assim, acaba por oferecer um perfeito complemento aos meus comentários neste e noutros posts deste blog.
 
Fiquei impressionado...

Ele até veio dizer que me responderam no post seguinte ao meu. Se bem li, o “passageiro da vida” ficou satisfeitíssimo pelo facto de terem estado 1000 enfermeiros na manifestação. Estou enganado, ou isso só corresponde a 2,5%?

Depois vem dizer que eu sou um parasita... Está lindo!
Que dizer dos senhores enfermeiros que dormem um bom par de horas nos cadeirões durante o turno da noite, mas depois vão dizer para a televisão que passam “24 horas” com os doentes?
Que dizer dos senhores enfermeiros que andam sempre atrás de nós atrás de uma vinheta para um qualquer antibiótico?
Que dizer dos senhores enfermeiros que quando os doentes lhes fazem uma questão sobre farmacologia, sobre uma qualquer alteração electrocardiográfica, sobre alterações analíticas... de imediato respondem: “isso tem de perguntar ao médico”!
Que dizer dos senhores enfermeiros que quando têm o paizinho com uma dor de barriga, não hesitam e vêm sorrateiramente pelo gabinete de urgência, pedir um favorzinho ao “senhor doutor”?

Olhe caríssimo, situações como as de Viseu existem ao molhos. Na Medicina e na Enfermagem. E se quer esclarecer algo, vá falar com os protagonistas. Não me queira ver fazer aquilo que você faz à descarada: falar sem conhecimento de causa.

Se tem dois enfermeiros na família, já deve ter percebido que da “Enfermagem vulgar” àquela que é praticada pelo “Doutor Enfermeiro”, vai um salto enorme! Agora imagine o salto que os enfermeiros ainda têm de dar para ser Dr.!

Àh, eu é que sou parasita, mas quem vem divulgar neste blogue, o título de outros blogues, é você! E até tem um nick name que revela muito de si!

Saudações
O cirurgião da naifa afiada.
 
Exmº Sr Naifa.
Coitados dos enfermeiros, dormem nos cadeirões a ganhar miséria.
Por acaso o sr. estando de serviço a ganhar centenas e centenas de euros nao dorme numa boa cama? Passa a noite toda acordadinho? Ou é quando o sr se dispoe a falar mal dos enfermeiros?
Tenha mas é juizo e faça o trabalho que lhe compete fazer bem feito. Sabe estas coisas até lhe fica mal, parece as mulheres de soalheiro.
A falar bem ou mal uns dos outros, deixe os enfermeiros fazer o que lhe diz respeito, ninguem lhe que tirar o lugar de certeza.
Estando o sr tao bem, parece que estar corroido de inveja.
 
Sr. das Naifas:

Onde queria que os enfermeiros fossem quando precisam de uma antibiótico?

Ao padeiro?

E se os familiares dos enfermeiros estiverem doentes vão aonde? À Cabeleireira??? Ou ao Hipermercado ??

Que comentários absurdos...e...pouco inteligentes Sr. Naifadas...

Os médicos estão lá para trabalharem e também confundem muitas vezes a educação e o respeito dos enfermeiros com pedido de favores e subserviência...

Dos meus mais de 20 anos de profissão como enfermeiro foram muitos os casos de pedidos de médicos (ora para levar uma injecçãozita, ora para arranjar qualquer coisa para uma dor de dentes, ora para fazer um penso de uma familiar, ora para ir a casa ver a mãe do Sr. doutor para mudar a algália e ver as úlceras de pressão, ora para poderem entrar 20 visitas quando só podem estar 4, ora até para pedir indirectamente uma cunha a outro médico ...
E como bom colega de trabalho tenho feito estes "favores" sem pensar que são favores ...e certamente vou continuar a fazer ...

Mas esse pensamento rídiculo do Naifadas parece andar a navegar por algumas mentes de SRS. Doutores, ridiculamente elitistas, vulgo simples simplórios e pacóvios manientos.
E a prova dos adjectivos que usei para ilustrar uma boa parte da sua classe profissional prende-se com o seguinte:
No meus serviço trabalham multiplos profissionais: Assistentes Sociais, AAM, Técnicos de Cardiopneumologia, psicológo, fisioterapeutas, administrativos, dietista, e claro médicos e enfermeiros. Temos entre todos uma relação completamente informal, dentro e fora do serviço...bem todos não ... os médicos fazem jantares de serviço só deles ...
alguns até entre eles se tratam por SR. DR., quando nos restantes grupos profissionais é o vulgar o trato por tu ...

Pacovice pura, conheço colegas a trabalhar fora do país e o relato é completamente diferente...
 
Ó naifadas
Confessa-te lá.
Alguma Enfermeira te deu com os pés,para teres esses recalcamentos nao assumidos contra os enfermeiros.
Agora diz-me: Tú es daqueles dr, que quando fazes noites, dormes na cama e os impostos dos clientes servem para te pagar os milhares de euros que recebes.
Depois ainda vais pra clinica Santa Helena, rapar mais uns milhares, pelas consultas e intervençôes cirurgicas que fazes aos desgraçados dos pobres doentes,porque precisam de ser operados, a esperarem anos de ser operados no sector público.
Em vez de dormires quando estas de serviço no Hospital, porque nao os operas?
Com esse paleio todo que tens, só pode ser assim.
Olha que estes assuntos, nao te dizem respeito,ou entao diz isso aos enfermeiros com quem trabalhas.
Se calhar és um exemplo para eles.
 
Ao Aranha.

Podia dizer que em sua casa se recebem revistas sobre Desenvolvimento Profissional dos Enfermeiros. Saiu á poucos dias uma para informar os sócios.
 
o da naifa gostava de ser enfermeiro... mas acho que a naifa de que fala, usa-a, com certeza numa barbearia, tipo aquela onde vai o Jorge Gabriel...
meta-se na sua vida, se tem uma.

Desassossego
 
Meu caro esquim naifadegumerombo:
- Com que moral escreve que os enfermeiros dormem no turno da noite? Se dormem? Eu diria que dormitam. Agora os da laia que tu dizes ser, esses SIM DORMEM, e ficam deveras importunados se o Sr. enfermeiro o chama porque o doente crítico que não o era, mas que por obra, graça e engenho de sua excelência passou a ser, está a "esvair-se" em sangue e prestes a tirar bilhete. CERTO?
E os enfermeiros não andam "atrás" do dódótoure à "caça" da receita. Andam sim a relembar aos doutos que se esqueceram de cumprir com as suas obrigações de inventores de doenças: tratar do "pathos". É perceptível?
Mais ainda:
- esses mesmos doutos são O ALFA E OMEGA de TODAS AS MALEITAS do SNS, ou "será" que tens "dúvidas"? Hem? Oi?
Para já fico por aqui...
Até Quinta!
 
Meus caros..lembrem-se q mts desempregados..continuam desempregados virtuais..mas ja n o sao...podem estar ausentes do pais..a trabalhar noutros paises..onde as condiçoes sao melhores...no entanto..mantem s mts desempregados virtuais.é este o pais q temos..e k MERECEMOS!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!