quarta-feira, julho 23, 2008

Não sou eu quem diz, é o José Saramago (que, como sabem, não é Enfermeiro)...


Sinto-me desiludido. Sobretudo, quando leio artigos - que me entristecem, mas com os quais concordo - como este, que o colega O Enfermeiro escreveu e do qual deixo um excerto:

"Felizmente que tivemos ontem o prazer de ver na TV portuguesa e na companhia do nosso estimado colega José Carlos Martins, o Secretário-Geral do Partido Comunista Português (PCP), Jerónimo de Sousa.

Como não poderia deixar de ser (outro assunto parece não haver) veio relembrar os responsáveis pela Enfermagem Portuguesa - não se tivessem já esquecido - sobre importância dos rácios da OCDE e, com o seu contributo, alertar os actuais responsáveis políticos para o défice de 25000 Enfermeiros no Serviço Nacional de Saúde Português.
Reparem que já faltam 25000 enfermeiros! (... ) Cada dois meses que passam, e em plena crise económica e social, somos informados que temos um acréscimo ao défice de de 5000 enfermeiros. Conseguiremos atingir um défice de 40000 até ao fim do ano? Quem dá mais?
Imagino já o sorriso da Senhora Bastonária (igual ao que transpareceu na TV nos Prós e Contras) quando a Ordem dos Enfermeiros atingir os 100000 Enfermeiros inscritos. Vai ser um festa com "pompa e circunstância".
Fico ansioso! Vamos ser a MAIOR Ordem de sempre."

Perante isto, o que me assalta o espírito são as polémicas palavras de José Saramago: "a esquerda não tem puta ideia do que se passa no mundo"... neste caso, o PCP...
Não sei a quem devemos a obrigação de aturar esta "cassete" indefinidamente...
Será promessa ou castigo?
.
Há quem deseje produzir "tijolos" sem saber que "casa" se vai construir, como será construída, se poderá ser construída, quanto tempo demorará a ser construída, se há dinheiro para a construir.... e assim, um dia, arriscamo-nos a morrer num desmoronamento de montanhas de "tijolos"...
Vamos lá se os PCP's percebem, desta vez, a metáfora...
Eu, pessoalmente, não gosto de militâncias políticas extremas. Prefiro orientar-me pelas boas ideias, posições, estratégias e soluções... deixando as obcessões à parte.
Desafio os PCP's a visitarem instituições de saúde estrangeiras, para constatar se existem mais Enfermeiros (relativamente a Portugal) com graduação superior (equivalente à nossa licenciatura) presentes nos serviços (estou certo que encontrarão muitos auxiliares de Enfermagem e afins que, grosseiramente, poderíamos comparar aos nossos AAM)...
Nem o Johns Hopkins Hospital (considerado o melhor hospital dos EUA (incluindo Nurses Magnet Recognition); ver site de Johns Hopkins Nursing - ver reportagem da CBS) tem tantos Registered Nurses/utente nos SU's, como têm o H.S. João ou o H. Santa Maria...

Comments:
Mais uma vez, tem toda a razão. Há quem seja cego e não veja a realidade e queria obrigar o mundo a dobrar-se à vontade de ideologias utópicas.
 
Ó doutor enfermeiro,
não se canse... acho que só os comunistas não compreendem o seu ponto de vista!
A enfermagem não é uma massa de padeiro!!!!
Gostei de ler o post e da reportagem da cbs...
 
O que será preciso para que abram os olhos....
 
Ó Dr. Enfº

Já assinou a petição?
 
Gostaria de ter visto a TV.

Mas paciência, ainda a procissão vai no adro.

Com tanto fabrico e tão boa produção, a Ministra da Saúde encarrega-se de os embalar e recambiar para a Argentina,Chile, Uroguai e mais que venham.

Mas o numero nao será avultado de mais?
 
É bem verdade, o que será preciso para que abram os olhos?
 
Boa noite DE
Para os colegas que tenham dúvida sobre o número expresso, ou que não tiveram oportunidade de ver o vídeo, podem aceder ao mesmo através de:http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20080723102824&o=5
Ouçam o que é referido no 1:28s.
Obrigado
 
Um dia vamos ouvir estes cromos dizer que o ideal é haver um Enfermeiro para cada familia!
Os Enfermeiros poderão substituir a empregada doméstica, tratar dos idosos lá de casa e dos miúdos, a troco de uns tostões.
Isso mesmo, Sra Bestonária, um Enfermeiro para cada familia, seremos uma Ordem muito numerosa, e os seus amiguinhos docentes ficarão muito felizes, porque irão ter as Escolinhas cheias!
 
Cara...

desculpa...

Dr.
Vc tem o dom de expressar um sentimento universal!!!

Muito bom!!!
 
Gostei do post! Exprime o que a maioria pensa!
Tem aqui um blog fabuloso!
 
Já vi Enfermeiro.

Na verdade ,não vale a pena bater mais no ceguinho.
Ele não vê.

Não conseguem desgrudar.
 
Certamente que não faltam 25000 Enfermeiros como por aí se diz, mas a mim custa-me ver serviços em que são os senhores AAM que dão alimentações a doentes com poucos reflexos de deglutição e até mesmo por sonda. Não percebo também que formação têm os senhores AAM para realizar higiénes a doentes com traumatismos.
Se calhar mais alguns enfermeiros até davam jeito?
Mas não, é muito mais importante que o "trabalho" fique feito do que zelar pelos bons cuidados prestados ao doente.

O que fazemos nós para mudar isso? Nada...
pelo menos até ao dia ao que "o tal doente" é alguém próximo ou somos nós...
 
Consultem o conceito de enfermeiro na pg 13 http://www.hopkinsmedicine.org/the_johns_hopkins_hospital/pdfs/PatientHandbook.pdf

Gostaram? Se sim, então não precisaremos de tantos enfermeiros. Fantástico!

Se não, tal como eu, lutaremos para que a enfermagem ocupe o lugar que tanto merece e tenha o prestígio devido. Apostemos numa prática clínica de qualidade e o reconhecimento virá com toda a certeza. Colegas, porque será que os EUA têm tantos problemas de recrutamento de enfermeiros? Profissão prestigiada? Os Enfermeiros americanos têm uma auto-estima acima da média? As taxas de turnouver são baixas? Chega de blá, blá, blá...

DOUTOR enfermeiro, o seu discurso é surrealista. Visite um Hospital ou Centro de Saúde deste país e pergunte se a dotação de enfermeiros é suficiente. Antecipo a resposta, sem dificuldade e sem recorrer a rácios: NÃO, NÃO e NÃO...
Desça ao mundo do real. Ou quererá entregar o futuro da profissão aos famosos TACS, e reduzir os enfermeiros portugueses a meia dúzia fechada no gabinete a gerir e a supervisionar?
Por favor, poupe-nos. Talvez o seu douto título não lhe permita prestar os cuidados de higiene de que tantos doentes necessitam, como cuidado de enfermagem. Qual a alternativa? Colocar uma esponja nas mãos de um profissional com formação de umas poucas horas e aqui vai disto, chegou a lavadeira...
Com o devido respeito por todos os profissionais, os enfermeiros são insubstituíveis naquilo que é a essência do cuidar. Aconselho que revisitem algumas das nossas referências. Poderão começar por Collière, e talvez entendam o que é ser enfermeiro. Assim não virão para aqui com discursos demagógicos sobre o excesso, quando todos os dias nos contextos clínicos sentimos a sua falta. Este desabafo, traduz o sentimento de uma enfermeira que hoje entrou no seu hospital às 7.45 e saiu às 18 H, com a sensação de frustração de ter ficado aquém das necessidades de cuidados dos doentes que cuidei, e mais, fiquei no serviço mais 2 horas, não pagas (por carolice), tentando remediar o impossível, e sabem porquê? Porque em vez das 6 enfermeiras que deveríamos ter no serviço, estivemos 4. Como é difícil e revoltante ver discursos como por vezes aqui vejo. Não “metem a mão na massa” como diz o nosso povo?

TENHAM A CORAGEM DE SER ENFERMEIROS E SENTIRÃO A SUA FALTA…
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Digo que muitos serviços terão uma dotação insuficiente de Enfermeiros...
Tenho dificuldade em aceitar que se formem Enfermeiros de uma forma massiva, sem qualidade e sem um plano de admissão dos mesmos. Mas nem em todos os lugars faltam Enfermeiros...
Por estes lados, muitas vezes, estão 5 Enfermeiros para 8 utentes, aqui ao lado, 2 Enfermeiros para, em grande parte das vezes, 0 utentes... vê?
Compreendo que, por "carolice", tenha ficado no serviço mais algum tempo, tentanto esvanecer o seu sentimento de "cuidados incompletos"... mas note, com todo o respeito, enquanto, as 4 colegas susbstituirem as 6 que diz serem necessárias, não vão ser admitidas mais nem melhor dotadas...
Pode parecer insensível, mas é assim que, infelizmente, um CA pensa relativamente à Enfermagem.
 
Lendo o seu comentário ambíguo, remeto-lhe umas perguntas concretas e objectivas, pedindo-lhe que da mesma forma, me responda, por favor.

Faltam ou não Enfermeiros em Portugal?

Não estará o problema do desemprego relacionada com a não admissão vergonhosa de enfermeiros nos serviços públicos, por critérios meramente economicistas?
 
Este comentário foi removido pelo autor.
 
"Faltam ou não Enfermeiros em Portugal?"

Já reparou que o número de Enfermeiros existentes em Portugal não é igual ao número de Enfermeiros que exercem em Portugal?
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!