sábado, julho 12, 2008

Será que vale a pena quando a inteligência é pequena?



Já foram publicadas as vagas disponíveis para o ensino superior público para o próximo ano lectivo. Num cenário de excesso de vagas para os vários cursos, as respectivas Ordens profissionais demonstraram o seu desagrado e revolta, excepto... isso mesmo, a Ordem dos Enfermeiros, quem mais?

A Ordem dos Advogados que tinha pressionado, compreensivelmente, a tutela a diminuir o número de vagas disponíveis.
A Ordem dos Engenheiros insurgiu-se violentamente contra a anarquia que reina entre a distribuição (e nomenclatura) de cursos de Engenharia, criticando a qualidade do ensino e o "facilistismo" do acesso aos respectivos cursos.
A Ordem dos Médicos, satisfeita com aumento irrisório de numerus clausus (apenas mais 151), suspirou que "não é metendo milhares de alunos na universidade que se vai de repente resolver a lacuna". Pois claro, brilhante. O ex-Ministro, Prof. Correia de Campos, tinha prometido 2000 vagas. Onde estão? Os lobbies sorveram-nas.
Além destas, a Ordem dos Médicos Dentistas é exemplarmente clara: "a solução passa por reduzir as faculdades de Medicina Dentária".

E a Ordem dos Enfermeiros? Bem, essa esteve em grande na pessoa da Enfª. Maria Augusta de Sousa. Quando pensávamos que a sua dependência (dos rácios) estava quase curada, eis que resvalou novamente para o seu vício nefasto.
Bem me parecia que a subtil mudança de discurso e a substancial alteração posicional que a OE tem vindo a apresentar, não era obra da nossa bastonária. Esta nova estratégia, obviamente, provém de outras mentes, mais frescas e menos bolorentas. Mentes com outra visão e audácia.

Quando o Jornal Público questionou a nossa bastonária sobre a sua opinião relativamente à redução de 24 vagas, comparativamente ao ano passado, nos cursos de Enfermagem, esta respondeu: "congratulamo-nos que não haja aqui uma redução drásticada oferta formativa antes de se poder perspectivar o futuro"!! Futuro? É para rir? Que futuro?

(Relembro que há poucos anos, já o desemprego florescia entre os Enfermeiros, a OE também já se tinha "congratulado" com o aumento de lugares nos cursos de Enfermagem que tinha acontecido nesse ano...)
.
Poderá "alguém" ser assim tão...desenquadrado?
.
Colegas, não tenhamos ilusões, faltarão sempre os eternos "21 mil"... ontem, hoje e para sempre!

Comments:
Mas sobre a qualidade do ensino na enfermagem a OE nunca opinou, porque simplesmente não sabe ou não lhe convém. É impossível que com as crescentes vagas e número de escolas que não se venha perdido (muita) qualidade...
A luta deve continuar. A existir uma greve ela devia tomar particular incidência no bloco operatório e consultas externas, durante alguns dias, nem que para isso os sindicatos, se necessário dêem um incentivo aos colegas grevistas. Estes serão, eventualmente, os locais onde uma greve seria severamente sentida.
desassossego
 
Para que se quer uma ordem com este discurso de megalomania? Bater mais no ceguinho para quê? Saneia-se a ordem.
 
Na minha opinião (com OE ou sem OE) isto já so la vai com uma greve Nacional associada a uma manifestação de enfermeiros e estudantes de enfermagem (seja qual for o ano) frente à Assembleia da República em dia e hora de reunião da mesma.

Agora isto só resulta se enfermeiros e estudantes de enfermagem se unirem verdadeiramente, porque 400 enfermeiros parece-me uma gota no oceano. E acima de tudo, cada um de nós que está motivado a estar presente nesta manif é responsavel por trazer consigo todos aqueles que diáriamente se queixam dos males da enfermagem, mas na hora H "tá quieto!".
 
Olá é lógico que a Ordem tem que se continuar a congratular...
Assim continua a encher os bolsos das escolas, logo dos professores que lá estão e que por acaso são os mesmos que estão na ordem..
O que interessa são os bolsos deles e não a ENFERMAGEM...
 
Mas será que o sr dr. enfermeiro é ingénuo ou é só para nos confundir. Mas não será do interesse de todos os actores envolvidos (sindicatos, com especial relevância para o SEP e a Ordem)que este estado das coisas se mantenha? Será que a ingenuidade não o leva a ver que é do interesse da CGTP (leia-se PCP)que esta situação se mantenha, para poder reunir os enfermeiros de quando em quando em manifestações que não levam a lado nenhum. Pergunto mais uma vez se não sabe quem está por detrás de toda esta estratégia.Depois de tantas greves e de outras tantas manifestações, onde estamos,comparativamente a alguns anos atrás?
 
José, o seu comentário está 100% correcto.
Infelizmente quem controla a OE são os Docentes.
Como é possivel a Bastonária ter uma postura tão desapropriada?
Será só senilidade?
Está politica tem sido avassaladora para os Enfermeiros e comprometeu severamente a profissão para as próximas decadas (eu vivo no Norte e sei do que falo).
As manifestações não deveriam ser frente ao ministerio da Saude, mas em frente à OE.
Formar mais Enfermeiros, para que todas as familias possam ter um em casa, tipo... empregada doméstica diferenciada mas com um custo reduzido.Afinal de contas, eu já pago mais à minha empregada doméstica (6€/h) do que muitos Colegas conseguem auferir no seu emprego.
 
Isto na realidade é uma miséria.Pensando bem, a ordem só tem lá doutorados que nao entendem nada de cuidados de enfermagem. Lamenta-se é a posiçao da Bastonária.
Isto está ser o negocio da china.
Para os doutorados e para os enfermeiros que orientam os alunos nos estágios, quase sempre os menos qualificados ou entao recem-licenciados, que andam todos contentes porque se acham pessoas muito importantes por serem convidados pelas respectivas escolas. Depois, andam sempre cansados a trabalhar 8,10,12 dias sem folgas.Os lucros, vão todos para IRS.Sim senhor trabalhar para aquecer e ajudar a manter esta bandalheira que temos na formação de desempregados.Isto é mesmo a lei da selva.
Depois queixam-se. Somos nós Enfermeiros que sempre contribuimos para este estado de situações,(demasiado negras para a enfermagem). Nao se vislumbrando saida para elas. Ora pensem bem no que se passam nas nossas instituicões?
Temos bem aquilo merecemos.
O grande mal é que comem todos pela mesma vitola.Estamos todos a contribuir para o governo, nos subcarregue mais com trabalho e os colegas a serem formados para se manterem no desemprego. Que Deus do Céu nos acuda, pois cá na terra as coisa náo andam nada bem.Ou entao nunca estiveram tao bem?
Enfermeira procupada.
 
Isto é cada vez mais preocupante!
As mudanças que se têm visto na ordem são uma gota no oceano ( ou melhor duas gotas, uma no NORTE e outra na MADEIRA) é muito pouco para os problemas que a profissão atravessa...
Mas a culpa é de quase todos! Vejam os resultados das ultimas eleições em que a abstenção ganhou por larga maioria.
Vamos unir-nos e mudar cada um de nós o que estiver ao nosso alcance...
 
Há uns anos atrás, Camões disse o seguinte:

“O fraco rei faz fraca a forte gente.”

Estaria ele a referir-se a D. Fernando I, ou já estaria a prever as atitudes das vossas (pseudo) bastonárias?

Metam lá o Doutor Enfermeiro! Apesar de não ter dito ainda se esteve ou não na manifestação do 10 de Julho, talvez fizesse um pouquito mais que a senhora dos cabelos de neve!
Senão, também podem contratar o Mourinho, ou o Pinto da Costa...

Saudações
O cirurgião da naifa.
 
O barbeiro da naifa gosta muito da vida dos outros... Meta-se na sua.
 
Caro cirurgião da naifa, sou obrigada a reconhecer a verdade da frase de Camões que escolheu para início do seu comentário. Mas os Enfermeiros não parecem estar interessados no seu próprio futuro.Senão vejamos: nas eleições para os Orgãos sociais da OE , nem 60% do total votaram. As escolhas não seriam as mais fáceis, mas. Temos enfermeiros com dinamismo, conhecimentos elevados , espírito empreendedor , de elevada craveira intelectual e humana, e apenas no Norte um decidiu enfrentar o desafio que propôs a si próprio.
Temos 17% de enfermeiros sindicalizados em todo o País, os outros não sindicalizados , estão sempre à espera da MAMA de usufruir do que vier à rede. Sinceramente, com mentalidades assim, sem o intervencionismo que a necessidade implica, com o descaso que a maior parte dos Enfermeiros atribui à sua propria defesa, estamos à espera de quê?
 
É necessario abrir mais escolas pois continuam a faltar enf.s para pagar cotas à ordem e para quê?
Para os Senhores professores passearem .....
 
Vou continuar a martelar na mesma tecla, vezes sem fim até à eternidade da eternidade...

A Exma Sra. Enfª. Maria Augusta de Sousa, deve provável viver numa realidade paralela à nossa...

O seu discurso mofento assemelha-se a um melanócero, cuja perspectiva irrealista, marece destaque num qualquer museu de dinossauros.

A solução passa pela GREVE ÀS QUOTAS.

Andámos nós a pagar quotas para quê!!!!!!!!

Para termos a bastonária que temos, então mais vale não termos uma ORDEM.

Cumprimentos!

NEL
 
A bastonária é uma cota ...
 
Dadas as circunstâncias e tendo por base o passado recente e o tema aborado neste post colocado pelo nosso colega DE, fico muito preocupado com o que vai dizer a nossa Bastonária, hoje no Programa Prós&Contras. Todos sabem que não nutro por ela qualquer simpatia profissional dado que não lhe reconheço competências para me representar enquanto Enfermeiro e, sinceramente, tenho muito medo do que ela vai dizer hoje publicamente. Espero que por uma vez me supreenda positivamente. Veremos!
 
congratulo-me com o facto da escola de saude de viseu ter diminuido finalmente as vagas. Tirou dez em canda entrada. no entanto continua a ser muitas entradas 50 em cada semestre.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!