quarta-feira, julho 09, 2008

Todos juntos....


Os Enfermeiros (e a Enfermagem) atravessam dias negros. Os ataques à nossa dignidade e ao profissionalismo surgem de todos os quadrantes. União precisa-se. União surge.

O SEP anunciou uma concentração massiva dos Enfermeiros (10 de Julho, frente ao Ministério da Saúde - 11h). O SE solidarizou-se e emitiu uma mensagem de incentivo aos Enfermeiros.

"Não faltam razões aos Enfermeiros para se manifestarem, pois o Ministério da Saúde preocupa-se pouco com os problemas da Enfermagem não obstante os Enfermeiros serem vitais para o SNS"

O INEM afirmou (novamente) a intenção de "criar" Paramédicos em Portugal. A Ordem dos Enfermeiros emite imediatamente um comunicado a repudiar esta intenção, comprometendo-se a discutir esta questão com a Ministra da Saúde. A Associação Portuguesa de Enfermeiros de Emergência Pré Hospitalar (APPEPH) deixou também a seguinte nota à imprensa:

"A Associação Portuguesa de Enfermeiros de Emergência Pré Hospitalar, reforça novamente a necessidade de aproveitar o investimento efectuado pelo país nos últimos anos em formação de Enfermeiros, que não está a ser rentabilizado. A decisão de criação de uma carreira de paramédicos e consequente investimento em formação, quando existem enfermeiros formados e disponíveis, é estrategicamente errada e financeiramente inoportuna.
Esta Associação lembra, que o vulgo paramédico criado nos Estados Unidos da América foi uma decisão estrategicamente acertada, respondendo a uma necessidade geo-demográfica deste país que num determinado momento não dispunha de recursos humanos diferenciados (Médicos e Enfermeiros), para responder ás necessidades da população em termos de Emergência, num sistema de saúde altamente mercantilista e desigual, aproveitando muitas das experiências efectuadas em ambiente de guerra.
A conclusão que deveremos tirar, é que o que é bom e necessário em algumas partes do mundo, não o é em absoluto noutros, para além do sistema de saúde americano não ser um exemplo de referência até pelo lugar que ocupa no ranking mundial. Deveremos sim, aproveitar e estudar as experiências que respondam ao nosso Modelo Social Europeu, que engloba necessariamente altos padrões de qualidade em cuidados de saúde.
"

Com todos juntos é bem mais fácil...

Comments:
sem duvida apostas no enfermeiros é fundamental. existem muito enfermeiros nas urgência a muitos outros locais com formação super diferenciada que gostariam de realizar pré-hospitalar e nao o fazem por nao terem vmer ligada à urgência ou por serem urgências de hospitais privados. já para nao falar no lobbie que existe de colocar só quem eles querem em vez de darem oportunidade ao que realmente são bons.
 
Gostaria muito de ver aqui postado algo relativamente à execução de suturas por parte dos enfermeiros, se é ou não, acto médico.
 
daquilo que me foi sempre transmitido o enfermeiro não pode realizar intervenções que mexam com tecidos vivos... exemplo, desbridamentos que façam sangrar....

as suturas quanto a mim estão incluídas nessa definição... mas não é por isso que deixo de as fazer...
 
"...não pode realizar intervenções que mexam com tecidos vivos..."

E o enfermeiro coloca uma algália em tecidos mortos?

E aspira secreções de um cadáver?

E cateteriza uma veia periférica de um morto?


?????
 
Bem respondendo à questão das suturas ... O que diz o REPE. são funções do Enfermeiro ttodas aquelas que seja reconhecido competências para as realizar...

Respondido???

Quanto à manifestação de amanha... mais de 1000 confirmados, mas pretendia ver mais. Por isso e pelo numero recolhido quem puder passar em frente ao Ministerior às 11 passe e traga familiares ou amigos ! Notem que este numero foi conseguido sem o uso de greve !

Com uma greve teriamos a invasão e a estagnação da Saúde! Teremos que chegar a tanto!
 
só agora percebeu isso da união e andou meses a proferir o contrário e adizer mal de tudo e de todos, até manifestações por sms quis, eram todos istas ou ismos.... a minha filha diria dahhhhh
 
Os enfermeiros especialistas de saúde materna e obstétrica têm competência legal para o fazer. Porque não um enfermeiro generalista?
desassossego
 
""...não pode realizar intervenções que mexam com tecidos vivos..."

E o enfermeiro coloca uma algália em tecidos mortos?

E aspira secreções de um cadáver?

E cateteriza uma veia periférica de um morto?"

como deve ter percebi eu referia-me a intervençoes que façam corte em tecidos que façam sangrar.

claro que se pode colocar um cateter venoso.

nao pode fazer desbridamento, provocando sangramento de uma ulcera... se o fizer, como eu ja vi acontecer, e um médico (menos colaborante) observar e nao gostar olhe que vai ter bastantes problemas.

Claro que se colocam algalias em tecidos vivos, e se aspiram secreçoes.

Eu relativamente à sutura faço, mais sei o risco que corro, o mesmo com o desbridar... o REPE nisso é muito generalista, acreditem em mim que se tiverem que se defender como que diz o REPE nesses casos se dão mal.
 
Bom antes de mais gostaria de LOUVAR a Ordem dos Enfermeiros e a Associação Portuguesa de Enfermeiros
de Urgência pela prontidão com que responderam ao Presidente do INEM.

Esta é a Enfermagem que eu defendo. Interventiva, defendendo o interesse dos profissionais.

Carlos disse " ...nao pode fazer desbridamento, provocando sangramento de uma ulcera... se o fizer, como eu ja vi acontecer, e um médico (menos colaborante) observar e nao gostar olhe que vai ter bastantes problemas".

Posso dizer-lhes, que já ENSINEI, repito ENSINEI, muitos médicos de Clinica Geral, bem como alguns alunos de Medicina Dentária a suturar.

Desde as suturas simples, ao Donati, ponto corrido, pontos invertidos, etc...até ao tipo de

fio, diâmetro do mesmo e DS da agulha, mais indicada para a solução de continuidade, tendo em conta região do corpo.

E mais lhe digo, que nas solução de continuidade que já tem mais de 6 horas, faço o respectivo

desbridamento cirúrgico,
desbridamento esse que também depende da região do corpo.

Logo eu assume aquilo que faço e estou à vontade, para discutir qualquer assunto que diga respeito ao traumatismo do tecido tegumentar, entre outros.

O facto de no meu Curso Base ter tido uma cadeira de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, contribui para o meu interesse pela área.

Quanto ao ser ou não função da Enfermagem O Lifepassenger disse tudo: "O que diz o REPE. São funções do Enfermeiro ttodas aquelas que seja reconhecido competências para as realizar...".

Já agora repito aquilo que o Doutorenfermeiro já aqui disse neste Blog.

O SEN tem cursos de suturas. Curso esse que eu também pretendo frequentar brevemente.

O meu LEMA na Enfermagem sempre foi: CONHECIMENTO É PODER/AFIRMAÇÃO...

E penso que este deve também ser o lema de todos os colegas.

Cumprimentos!

NEL
 
400 na manif ??? !!!! Como eu desconfiava é só conversa... ´só garganta . è mais do género "agarra-me senão bato-lhe".

Quem anda sempre a mandar "postas de pescada" e não apareceu lá, é mais honesto que se cale de uma vez...
 
Na manif eram mais de 1000.E tú nao mandas postas de pescada? Se estivesses lá verias com os teus proprios olhos que eram bem mais de 400 Enfermeiros.Mas nao fostes.É por isso que falas, seria melhor calar o bico e irem cantar para outro galho.
 
Olá amigos!
O caro colega fala de uns cursos de sutura a realizar no SEN.
Também eu gostaria de fazer esses cursos porra mas já mandei mail e não tive resposta.
Pergunto: será que esses cursos são só para sócios do SEN?
É pá e que GOSTARIA MESMO DE FREQUENAr ESSE TIPO DE CURSOS.
Se alguém souber de algo que diga alguma coisa.
Um grande abraço.
 
Caro Hugo Roque, o último curso de suturas, ocorreu no dia 30 de Abril do corrente ano, no Porto e teve a duração de 8horas, aproximadamente.

LAMENTO, mas não sei quando será o próximo.

Contudo deixo-lhe o telefone do SEN: 225 194 040,onde poderá obter a informação que precisa.

Cumprimentos.

NEL
 
Nunca me desviando do meu LEMA na Enfermagem: CONHECIMENTO É PODER/AFIRMAÇÃO...

Terminei à uns dias o curso de TNCC (Trauma Nursing Core Course Provider)da ENA (Emergency Nurses Associan).

Dado pela Associação Portuguesa de Enfermeiros de Urgência. O curso prima por um Alto padrão de

qualidade dos formadores, que aliado a um alto nível de exigência, torna-o imprescindível

para qualquer enfermeiro, especialmente para aqueles que trabalham nos serviços de urgência, SAP, UBU, etc.

Para quem tiver interessado o programa do curso é composto pelos seguintes conteúdos:

Avaliação inicial; Via aérea e Ventilação; Choque; Trauma Crânio encefálico; Trauma Ocular, maxilo-facial e Pescoço;

Trauma torácico; Trauma Abdominal; Trauma Vertebro-medular;Trauma músculo-esquelético; Trauma

Tegumentar e Queimaduras; trauma em populações Especiais (Grávida, idoso e pediatria); Catástrofe;

Aspectos Psicossociais do Cuidar em Trauma; Transferência e transporte;
Processo de Enfermagem em trauma-Estação prática;

Via aérea e Ventilação-Estação prática; Extracção do Capacete e Imobilização Vertebral (colocação de colar cervical, plano duro, aranha, etc.), também estação prática.

Para quem estiver interessado, os contactos da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Urgência, são os seguintes: Telef- 222 022 028; TLM- 965 622 325, o e-mail: geral@apeu.pt o site é o www.apeu.pt

Cumprimentos!

NEL
 
Ó NEL, é engraçado como eu tentei já varias vezes ligar para esse numero e ninguem me atende. Será que o sindicato está fechado. Ou os funcionarios não atendem o telefone.
Acho que vou tentar pesquisar mais sitios na net.
Abraço
 
Nao sabes? A tasca tem estado fechada, as preocupaçõe sao outras neste momento.
Estavas á espera de ser atendido?
Olha- podem ser desalojados antes das eleições.
 
Olá O Sindicato dos Enfermeiros, está aberto que ainda hoje falei para lá por causa de uns cursos. E desalojados de lá NUNCA vão ser porque as casas são do próprio sindicato, compradas com o dinheiro dos sócios, já que NENHUM dos dirigentes recebe qualquer pagamento. O numero de telefone é o que o Nel deixou ou o 707204040, podes ir á net WWW.ENFERMEIROS.pt...
Quanto ao cursos serem só para associados so SE, não sei, mas devia de ser afinal somos Nós que pagamos para que esses cursos possam ser ao "preço de custo".

E concordo com o EL, quando diz "CONHECIMENTO É PODER/AFIRMAÇÃO"... è pena que Nós Enfermeiros não tenhamos sede de conhecer, mas sim medo e subserviencia.
Colegas precisamos de fazer uma greve como a de 1976... Ainda temos o timoneiro, só precisamos da equipe...
 
" ...nao pode fazer desbridamento, provocando sangramento de uma ulcera... se o fizer, como eu ja vi acontecer, e um médico (menos colaborante) observar e nao gostar olhe que vai ter bastantes problemas".

A maioria dos médicos não sabe fazer desbridamentos!!! Nem suturar!!!

Em relação aos desbridamentos, posso dizer que não concordo com que aqui foi dito acerca do sangramento. Apenas chamo atenção que alguns médicos estarão mais à vontade nessas matérias pois tem em conta os conhecimentos anatómicos mais aprofundados que possuem, nomeadamente acerca da vascularização, inervação e miologia. É evidente que não se podem comparar os conhecimentos, pois se fossem iguais todos seriamos médicos e não haveriam enfermeiros.

Também eu suturo com algum à vontade, MAS, também eu tenho consciência daquilo que sou capaz e, quando vejo que a exigência é superior às minhas capacidades (por exemplo suturas que envolvem zonas estéticas), deixo para quem tem mais capacidade fazer.

mad
 
Fixe Carlos das 7:48, concordo contigo quando dizes que precisamos de uma greve como a de 1976...boa pois o problema é que o timoneiro não tem equipe como tu dizes, pois recebi a campnha para as eleições e o timoneiro, além do ar cansado e alienado estava sem equipa, mas acredito que vá ganhar, pois mais vale só que mal acompanhado. Também concordo com o anónimo que diz que os médicos não sabem desbridar, mas para isso temos o doutor enfermeiro que é especialista em desbridar, mas o problema é que não sabe suturar, só saturar.EL gardingo.
 
Para anónimo das 9:35, eu também recebi o material da campanha. Com o Enf Azevedo vi uma equipe mais jovem do que a outra lista..
E já que estamos assim , desculpem o desabafo mas é como dizes, o Enf. Azevedo estava muito mal acompanhado.
Então o Sr. Serafim é Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Diálise e Transplante, como diz no blog dele e não aparece lá nenhuma imdicação que exerça ou tenha exercido messa área. È presidente porque lhe dá alguma visibilidade??? Que tacho..
No programa dele refere que quer fazer um lar para os Enfermeiros, então e o sanatório de Gaia que esteve nas mãos do sindicato durante anos e ele que era o tesoureiro não avançou compropostas??? E o Barreira, é proposto para tesoureiro??? Para fazer no sindicato o que fez na Santa Casa de Vila Verde?? Diz o Fidalgo que o sindicato não é para reformados (referindo-se ao Enf. Azevedo) e põem na lista como presidente da mesa da AG o Américo (é muito activo....)... E o António Sousa, que diz á boca cheio que estar no sindicato é que é fixe, que se mete umas horas e não se vai é trabalhar....
Por Amor de Deus se acham que isto é uma boa equipe então é como diz o anónimo das 9.35 mais valia só que mal acompanhado.. Mas neste caso é melhor dizer que a O TIMONEIRO tem uma NOVA EQUIPE para remar este barco que se chama EMFERMAGEM !!!
 
Ò Carlos não te esqueças de tomar a medicação, já se nota e deixa de falar mal dos outros.
Quem muito fala pouco acerta. Olha que os Enfermeiros não são parvos.
Reconhecem o medo que paira nas vossas mentes.
Está na altura de mudar de rumo.
Está na altura de termos uma liderança seria e afirmar a Enfermagem.
Mais do mesmo, não, obrigado.
Patricia
 
Se estivessem caladinho, faziam bem.

Azevedos e Serafins, nao é tudo do mesmo?

Não se estavam todos a governar á custa das quotas dos sócios?

Pensais que nao vão continuar?

Eles são politicos, servem mas é para defender os tachos.

Os enfermeiros que se cuidem.

Ainda acreditais em milagres?
 
Desculpem-me os mais sensiveis, mas ao ler as palavras do sr Azevedo, nao me parece que seja um representante digno da profissao... A raiva e o desprezo que destila no seu discurso nao sao nada abonatorias para as nossas lutas e mais.... O SEP já fez mt por nós, lamento é que tantas pessoas sejam ignorantes e de má memoria.... qd as lutas sao ganhas e o carcanhol cai na conta já nao se queixam!!! Tenham Vergonha!!!
 
"O que diz o REPE. São funções do Enfermeiro ttodas aquelas que seja reconhecido competências para as realizar...".
Pergunto: uma determinada função para ser reconhecida basta que determinada pessoa diga "sim eu sei que sabes fazer" ou tem que estar definida com função daquela classe profissional?! Num serviço eu posso suturar ou colocar uma linha arterial, por exemplo, porque os médicos não se importam (e até lhes poupa trabalho...), mas noutro serviço/hospital se o fizer tenho problemas sérios. Deixei de ter competência ...
A competência em fazer exige uma certificação por parte de uma entidade reconhecida, com prestação de provas em que se sabe realizar, não pode "ir ao sabor do vento" este reconhece que eu sou competente, aquele diz que eu não sou competente
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!