quinta-feira, agosto 28, 2008

INEM notifica Doutor Enfermeiro


Colegas, como talvez será do vosso conhecimento, há algum tempo atrás, este blog disponibilizou alguns manuais de formação, sendo que um deles (Suporte Avançado de Vida) provém/foi concebido, originalmente, do/pelo Departamento de Formação do INEM (violando, logicamente, os direitos de autor e propriedade intelectual). Apesar de ter conhecimento da ilegalidade, assumi o compromisso de difundir os respectivos.

Neste sentido, o Gabinete Jurídico do INEM notificou (de forma mal educada) o blog Doutor Enfermeiro, ameaçando tomar as respectivas providências legais.

Fica aqui, na íntegra, o e-mail recebido, que se pauta pela linguagem grosseira e que, claramente, demonstra a insensibilidade ignóbil e inadequação do respectivo, no tratamento legal dos assuntos inerentes ao superior interesse da lei. Isto inclui os insultos proferidos.

"Exmo. Senhor “doutorenfermeiro”,

Foi com profundo desagrado que constatámos que V. Exa. se encontra a disponibilizar no V/ blogue
http://doutorenfermeiro.blogspot.com/ , no post de 11 de Agosto com a epígrafe “Ars et scientia - altiora semper petens...”, cópias dos Manuais de SAV e SIV do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Ora de acordo com os Estatutos do INEM, é ao DFEM, Departamento de Formação em Emergência Médica, a quem compete definir as estratégias de formação em técnicas de emergência médica, promovendo a formação em emergência médica aos vários intervenientes do SIEM, acreditar entidades externas ao INEM, IP, para a realização de acções de formação, bem como conceptualizar e preparar as respectivas acções de formação para o efeito.

E como bem deve (ou deveria!) conhecer V. Exa., os Manuais que prontamente disponibiliza aos leitores do V/ blogue constituem elementos de estudo criados pelo respectivo Departamento do INEM e destinam-se, única e exclusivamente, a suportar a formação leccionada pelo próprio INEM ou por entidades por si devidamente acreditadas para o efeito, sendo que a disponibilização dos documentos em causa representa o mais completo desprezo pelo nosso Instituto e, bem assim, pelos nossos direitos de autor, desrespeitando as mais elementares regras de ética, pertinência e até de legalidade.

Acresce que, mesmo que a utilização indevida de obras alheias não consubstanciasse matéria susceptível de procedimento criminal, como sucede, os Manuais em causa versam sobre matérias absolutamente especializadas que não devem ser visionadas por todo e qualquer anónimo que os solicite, mas apenas por quem tenha já formação nas mesmas e capacidade de compreensão das manobras descritas, sob pena de gerar situações gravíssimas de má aplicação e desempenho.

Ora, facilmente se depreenderá pela natureza anónima de todos os V/ leitores, que mesmo uma criança de tenra idade poderá solicitar os referidos manuais! Parece-nos, pois, que um enfermeiro que se diz preocupado com a sua classe deveria rapidamente reconhecer os efeitos nefastos que tal distribuição de manuais especializados pode originar, e retratar-se de tão nobre tarefa, como a de proporcionar a todo e qualquer cidadão desconhecido a leitura de assuntos para os quais poderá não estar preparado, seja a nível profissional ou de simples maturidade.

Para a formação de SAV e SIV, reitera-se, existe já um Departamento de Formação no Instituto Nacional de Emergência Médica, com competências e atribuições específicas nas matérias versadas nos referidos Manuais, obras criadas exclusivamente por e para o Instituto.

Pese embora a astenia dos comentários pusilânimes de quem, comodamente, utiliza o anonimato para, através de posts num blogue, atingir uma Instituição (e membros da sua Direcção), cuja missão é garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e adequada prestação de cuidados de saúde, sobre os mesmos não se poderá senão lamentar profundamente o seu teor medíocre e prescindível.

Por tudo o que supra ficou exposto, solicita-se a V. Exa. retire de imediato o fornecimento dos Manuais SAV e SIV, propriedade do INEM, IP, sob pena de nos vermos forçados a tomar as necessárias providências legais para o efeito.

Com os melhores cumprimentos,

O Gabinete Jurídico
Instituto Nacional de Emergência Médica
Rua Almirante Barroso, nº 36 – 5º
1000-013 Lisboa
Tlf: 21.350.81.00
Fax: 21.350.81.72
Gj.geral@inem.pt
"


Pede-se então, a todas as crianças de "tenra idade" (de acordo com a possibilidade levantada pelo GJ do INEM), a quem foi enviado os referidos manuais, que actuem com cuidado e respectiva segurança no manuseio do respectivo material e aplicação procedimental das manobras e procedimentos neles mencionados e exemplificados: nunca utilizem o vosso lifepak em casa e sem a ajuda de um adulto, nem tentem proceder à administração de adrenalinas e/ou atropinas sozinhos. Notem bem: evitem ter a xuxinha na boca enquanto desfribilham (risco de escorrência de um fio de baba em direcção às pás), pois poderão ser vítimas de choque.

Os manuais do INEM-VMER estão disponíveis na internet. Podem fazer o seu download, por exemplo, aqui (http://www.bombeiros.pt/). "Medíocre", este gabinete jurídico.

Por este motivo, todos os manuais relacionados com o INEM não serão mais disponibilizados por este blog (os proximos seriam: Manual VMER TOMO I e II e Técnicas de Extracção e Imobilização de Vítimas de Trauma).

Comments:
alguém estava indisposto hoje no GJ do INEM... talvez vitima de tentativa de reanimação por parte de alguma criança de tenra idade...

enfim. continue a disponibilizar outros manuais que não do INEM.
 
não entendo.Então o dr.enf. roubou os manuais ?
 
O anonimato dá jeito ;)

Penso que com os meios cibernauticos actuais é facil obter estes manuais. Teremos aqui a mesma pressão sobre blogs que o governo já tentou fazer, noutra situação?

Alias quem garante ao INEM que estes manuais chegaram a ser enviados?!

Abraço e continue com sapiência; disponibilizamos também uma entrevista sobre a carreira e "falta de enfermeiros" ( para se contratar).

Citamos fontes, esperemos que tb não sejamos pressionados (risos)
 
manuais de SBV e SAV, na net?
Quantos querem?
É preciso ter lata,o INEM não está preocupado com isso está preocupado isso sim com os ataques à direcção, como eles dizem.
 
Os colegas que tiverem material sobre emergências médicas quer seja do INEM ou não, partilhe-nos em P2P (ex: emule)... depois vamos ver como é que o INEM vai notificar os enfermeiros que apenas se querem manter-se informados.

Já agora o SAMUR de Madrid disponibiliza os seus manuais gratuitamente em http://www.munimadrid.es/portal/site/munimadrid/menuitem.f4bb5b953cd0b0aa7d245f019fc08a0c/?vgnextoid=c88fcdb1bfffa010VgnVCM100000d90ca8c0RCRD&vgnextchannel=84516c77e7d2f010VgnVCM1000000b205a0aRCRD&idCapitulo=4347090
 
mais uma que vai mudar o mundo

http://dn.sapo.pt/2008/08/29/sociedade/farmacias_comecam_a_vacinas_outubro.html

e a OE a ver passar o barco.....
 
O INEM tem é que explicar porque razão contratou agora uma Engª Florestal como assessora !!! vide http://www.correiomanha.pt/Noticia.aspx?channelid=F48BA50A-0ED3-4315-AEFA-86EE9B1BEDFF&contentid=B9D3850F-5FE6-4BCD-93A9-20188D4DCF08
JAP
 
Boa! Desta vez fartei-me de rir com o comentário do DE. Sarcástico, sarcástico.
 
Caro colega DE,

eu gostaria de devolver os manuais, pois parece que a obtenção dos mesmos foi ilegal!!!

Pura ironia só pode!!!


Saudações
 
Confesso que ja dei umas boas gargalhadas com este post, e portanto, ca vou eu dar o meu parecer.
Uma coisa é certa, os posts deste blogue apresentam um teor tão "mediocre e prescindível" que até o GJ do INEM os lê ( a resposta do DE nao podia ter sido melhor).

Preocupados com os "efeitos nefastos" a uma "criança de tenra idade"?
No séc.XXI, uma criança de "tenra idade" que se dirija a uma livraria ou biblioteca tem acesso a livros técnicos especializados.
"Efeitos nefastos"?? o maior mal que vigora neste planeta chama-se ignorância...esta maleita associada à pobreza de espírito não ha terapêutica que lhe valha.
 
Proponho que os colegas que receberam os manuais os devolvam, via e-mail, (com aviso de recepção) directamente para o INEM...
 
Obscurantismo escolástico...
 
Suum cuique tribuere.
(o seu a seu dono)

alma de papagaio
 
Eu por acaso, pedi os manuais e já os imprimi para dar à minha prima de 5 anos que vais este ano para a primeira classe!!! A sério, que ridículo, uma atitude completamente estúpida por parte do INEM!!! Mas já que falaram em criancinhas, não sei se alguém se lembra de ver uma reportagem sobre um miúdo pequeno nos Estados Unidos (não sei bem a idade), que ao ver o pai a desmaiar agarrado ao peito, ligou o 911 e fez compressão cardíaca até os paramédicos chegarem, tendo assim salvo a sua vida!! Isto tudo para dizer que os conhecimentos não devem ser só das "elites"!!!
 
Claro que os manuais têm direitos de autor, pelo que a sua divulgação sem a autorização devida pode constituir matéria passível de acção judicial. Até aqui tudo bem...mas a desculpa dada a seguir pelo INEM é tudo menos inteligente! Se o busilis reside no uso indevido da informação neles constante, então os livros médicos à venda nas livrarias deviam ser "livros de receita médica obrigatória" ou apenas serem vendidos a quem exiba uma "licença de uso e porte de manual médico"! Será que os manuais de INEM ensinam a fazer bombas ou coisas do género para serem assim tão perigosos?
 
Agora que já temos os manuais podemos comprar as ambulâncias e deitar mãos á obra.
Lol.
 
Ummmm, parece-me que quem não gostou nada disto foram os Exmos. formadores do INEM, que têm medo não de que sejam crianças a dar mau uso, mas sim que nós usemos o "seu material" para dar formação...
 
excelente post, não poderia estar melhor.....
 
Meus amigos,
- ISTO É SÓ RIR.

Agora é que o leite (para as crianças de tenra idade - como é? Crianças? Tenras? - hum, cheira-me a "filias" tipo pedofi...tal, tal - este GJ, não sei não!] "azedou".
Como diz o brasuca: - vai tomar no ...
 
Dr. enf.,
gostei do seu post. Em meia dúzia de palavras envergonha um INEM já de si mal-educado.
 
Independentemente de tudo o resto, ninguém tem o direito de violar os direitos dos outros - e os direitos de autor são protegidos por lei.
O INEM pode, de facto, proceder judicialmente contra quem viola os seus direito e ainda goza com isso.

Há que ser sério. Em tudo.

PS: Ainda recordo como alguns enfermeiros se zangaram por um blog disponibilizar as tabelas salariais da carreira de enfermagem, que são públicas - o povo também as poderia usar indevidamente... Lembram-se?

VS
 
O Inem devia era preocupart-se com o facto dos seus cursos não serem reconhecidos internacionalmente. Qualquer colega que tenho o curso de VMER e pretenda ir trabalhar para fora do pais, vai ter a surpresa de saber que o curso não é reconhecido por nenhuma entidade internacional. Mais, o INEM deveria explicar se os cursos de SBV e SAV que leccionam é reconhecido pelo CPR. Como diria um politico do passado: "Povo não formado é povo não revoltado"
 
O INEM tem toda a razão. Este mediocre DE está cada vez pior.
A reforma está a fazer-lhe mal.
Bj
 
http://medicoexplicamedicinaaintelectuais.blogspot.com/2008/08/vo-se-os-aneis-fiquem-os-dedos.html
 
Penso que o saber não ocupa lugar, e quando ele começa a chegar às criancinhas, isso pode se tornar um problema ou até ser perigoso.
O INEM devia se preocupar com assuntos mais importantes, em vez de vir dizer babuseiras.
 
A esmagadora maioria da população deveria saber SBV, mas com uma mentalidade destas ... percebo o nosso atraso...

Cuidado com as crianças que andam por aí a ler os manuais do INEM em vez de fazerem coisas mais educativas, como navegar na tralha multifacetada que paira pela redes da net !!! Não é preciso exemplos...

Como é possível um GJ dar uma justificação tão absurda como esta?

É Portugal no seu melhor ...

Consultem tudo sobre emergência e catástrofes nos sites de todos os institutos de países civilizados (também não é preciso exemplos...)


FILIPE
 
Sr DE desculpe estar a fugir um pouco a este assunto que acho que nem merece porque está à vista que o INEM não tem razão. Gostaria ao invês disso fazer um convite so Sr Enfermeiro para ver o programa de poster (unico que consultei pois fiquei sem vontade de ver o resto) da 10ª Conferência INTERNACIONAL de INVESTIGAÇÃO em Enfermagem pelo que vi existiam cerca de 5 trabalhos que "soavam" a investigação pois no título falavam vagamente em palavras como prevalência, análise de risco ou outros termos ligadoa a investigação... é uma pena o resto... cuidar...cuidar...cuidar e pouco mais, assim não vamos longe... abraço e bom trabalho
 
A propósito de pósteres, porque é k que o póster vencedor do concurso da OE SRS para ir à conferência do japão nunca foi divulgado?? E os k foram divulgados nunca mostraram os resumos? POrque foi? Com tudo pago, a para aí 3000 euros vezes 18 sortudos que até parece que foram muitos mais? Onde é que está atransparência?
 
Quanto ao INEM, aí está uma prova de que os enfermeiros gostam é da condução. E o resultado é o que se vê: carros na sucata.
Depois também é giro: as enfermeirinhas recém formadas que lavam os doentinhos e atendem as visitas no serviço onde trabalho têm menos valor que os senhores enfermeiros que andam a gastar gasóleo nas vmer´s?
A vossa bastonária também tem uma visão gira das coisas: no célebre “prós e contras” em que se falou da morfina, ela veio dizer que no INEM, os enfermeiros seguem os algoritmos internacionalmente estabelecidos… tal qual os médicos.
Portanto, o país ficou a saber que os únicos enfermeiros “ao nível” dos médicos, são os do INEM.
Os outros, cuidado senhores cidadãos, não confiem muito neles!

Fixe!

Saudações,
O Sr. Dr. Cirurgião da Naifa.
 
Todos aqueles que deram o seu mail no post "Ars et scientia - altiora semper petens..." no sentido de encomendarem ilicitamente os manuais do INEM irão receber uma visita da ASAE nos próximos dias com mandato de busca sobre este material, podendo ser sujeitos à medida de prisão preventiva nos calabouços do INEM! Estejam atentos!
 
O problema é mais grave do que parece e neste aspecto nem uma palavra do DE?
É que quem não quer os manuais divulgados são justamente os colegas enfermeiros que trabalham na formação do INEM.
Afinal, pretendem garantir um tacho que lhes rende no minimo 25€ á hora, embora alguns recebam muito mais.
É a própria classe de Enfermagem que se auto-consome.
E isto sim é uma vergonha, como vergonha é os enfermeiros que fazem vmer, escamotearem os enfermeiros que fazem siv, como se houvesse socorro de 1ª e socorro de 2ª.
Afinal, querem o poder no pré-hospitalar mas comem-se uns aos outros...
Burros que eles são...
E depois ficam todos escandalizados quando um enfermeiro disponibiliza para outros enfermeiros manuais de formação.
A enfermagem em Portugal assim não vai a lado nenhum.
Os enfermeiros em Portugal só sabem olhar para o seu umbigo e depois assistimos a vergonhas deste género.
Burros que vocês são...
 
O Hoemem da Naifa vai dizemos algumas verdades no meio de algum delírio (típico de médico...se for médico). Ao contrário dos médicos, os enfermeiros hipervalorizam o PH em detrimento de outras áreas da enfermagem...Parece que os enfermeiros do PH são o suprasumo da enfermagem...
Um enfermeiro tem muito mais autonomia na maioria dos serviços de medicina do que no PH ou SU, e toda a minha gente sabe porquê ...
Não quero tirar mérito aos muito bons enfermeiros que há nas emergências, mas sejam mais humildes, porque de tanta verborreia às vezes sai muito disparate!E há bons e maus enfermeiros em todo o lado ...como outra profissão qualquer.
 
A estabilização de um doente é muito importante, mais é o tecnicamente mais fácil ...
 
.....

Tenho pena de não ter pedido os manuais mais cedo...

Bem o disponível no site dos Bombeiros já tenho o resto, virá a seu tempo.

DE continuo a achar que foi uma boa ideia, e que embora o INEM, (numa posição compreensivel, mas sem dúvida de forma reprensivel) tenha ordenado a remoção dos manuais, estes são peças importantes na formação de todos os profissionais de saúde.

É importante lembra que o SBV e o SAV não são leccionados em todas as escolas e Instituições da forma mas adequada.

Não se compreende que numa instituição de saúde AAM, Enfermeiros e médicos não sejam proficientes no SBV. (proficientes= saberem o que fazer e treinarem! não é para fazer o curso uma vez na vida...)

Parabéns pelo bom trabalho DE.
 
Eu aconselharia em contratares um bom advogado
 
A história de os formadores é que não querem que sejam divulgados os manuais é bem verdade!Fiz um curso de reanimação CR e os formadores (que eram do INEM, embora a entidade formadora fosse outra) recusaram-se a dar o material de apoio da aula, por causa do plágio... assim somos nós portuguesinhos! Até parece que inventaram alguma coisa nova!
 
DE pode mandar os manuais à mesma, Agradecia.
hugomfp@hotmail.com
 
Isto só me dá para rir... creio que estamos perante um caso como dos antigos Bufos da PIDE.
 
Seria do bem estar dos demais cidadãos deste país que, urgentemente, retirassem todos os manuais relacionados com a saúde das livrarias e bibliotecas deste país, habilitando-os a profissionais devidamente identificados e com sanidade mental provada. Quem sabe estarão leigos a exercer técnicas terapêuticas nelas próprias sem a autorização das respectivas entidades...

Poupem-me.
 
O INEM é uma verdadeira vergonha deveriam olhar para dentro antes de atirarem pedras para fora. Existem tantos podres internos (desde influencias politicas, escolhas e aquisições de profissionais absurdas Enfª florestal lol) Meu Deus é este tipo de emergencia que temos no nosso pais. Mais valia fazer tudo de novo só com enfermeiros e médicos e mandar tudo o resto embora isso sim teriamos uma optima emergencia.
 
Já de volta à caverna,onde Hermengarda me espera para a ceia, tropecei nas alarvices e naifadas de uns barbeiros-arranca-verrugas (ler cirurgiões, porque tem finessse!).
Ando a fazer umas leituras acerca de um enfermeiro que tirou o curso de administrador (made in Telheiras scool, Correa de Prados)e foi posto como administrador no INEM e que está a correr com os Enfermeiros de lá.
Não digo o nome, para já. Mas não é difícil saber quem é o intruso que foi lá colocado, ao lado do engenheiro de minas e ferrovias Lda. Prometo fazer na caverna de Covadonga o mesmo que o filho do moleiro fez nas rochas do Coa. Assim fica imortalizado o nome do animal, isto se houver mouros a saber ler nomes lusitanos, quando for descoberto.
Ora é esse caramelo que, tendo chegado agora, à profissão que nunca exerceu antes e, convencido que tem o rei na barriga, vai de mandar um jurista desempregado, da estrutura " e nem", abocanhar o saber de muitas gerações de enfermeiros, que traduziram em escrita o seu saber secular acumulado nas urgências, onde quem faz e comanda as operações de recuperação de pessoas são os enfermeiros, aqui e ali, perturbados por anestesistas que ganharam, por conta dos 20%, a mania de se meterem em tudo, mesmo onde não são chamados. Nem se deram conta de que os enfermeiros, agora licenciados não precisam das suas tutelas para porem o seu saber em prática, com plena legitimidade, mesmo que os sonambulos da OE não acordem pronta e eficazmente.
DE fez muito bem em divulgar os manuais e outras fontes de saber que o estado da "arte enfermagem" exige.
O INEM, IBEM, ICOM, IMAL ou lá o que seja, é das tais excrescências malignas, que nasceu mal porque foi enxertado em corno de cabra, o que dá azar.(Ler a história do bode expiatório)
A estrutura padece de várias incongruências, uma das quais é aparecer um dentista qualquer, reformado do exército a botar faladura,à falta de melhor.
Se há alguém que tem direito a patente registada na ASAE, esse é o Enfermeiro anónimo que esteve, está e estará, na base do método de recuperar aqueles que ainda têm recuperação possível. E não é como os aproveitadores de oportunidades em trânsito, à espera de serem agarradas, que já iam fazendo crer os homens de muita fé, que basta ligar para o INEM (que raio de nome)para suspenderem a entrega da alma ao Criador.
Que falta fizeram naquela sala onde se comemorava o baptizado da Ana, que morreu afogada com uma azeitona.
Não sabemos de os doutres do INEM sabem dar murros nas costas ou no estômago, para a zeitona saltar. A verdade é que não estava lá um desses inteligentes que guardam o saber só para si e a Aninhas foi-se, perante a incompreensão de todos os que assistiram aturdidos à cena macabra.
Se andasse ali por perto um enfermeiro dos que escrevem as coisas para os da medicina porem por sua conta (ladrões), no seu currículo e manuais, a Aninhas tinha cuspido a azeitona como já muitos cuspiram pedaços de carne superiores ao tamanho da sua goela.
Se esta Aninhas tivesse lido os manuais onde parece que a adrenalina é que é boa e andrelina é que é má, talvez pudesse fazer o gesto para a manobra de lhe tirarem a azeitona.
É evidente que a recuperação do suspiro imediato e que faça cessar o último, renovando-o pelo seguinte, é dos enfermeiros é uma actividade que assenta no seu perfil cmo uma luva.
Por um gesto de excessiva cortesia, muitas vezes deixam-se atropelar por médicos atrevidos e bombeiros excêntricos, ao ponto de registarem patentes de serviços que hão-de aprender com os enfermeiros se estes não acordarem, enquanto dão pancada em si próprios.
Quanto ao enfermeiro que virou administrador, cujo perfil se adapta à tentativa de exclusão dos enfermeiros do INEM (que raio de nome) havemos-de voltar a esta ave, porque é um caramelo que está a destruir o que de bom se estva, finalmente, a fazer no dito INEM, onde os enfermeiros são utilizados, numa lógica racionalista, como motoristas, também. Para poupar com e à custa deles.
Mas isso é mania de certos médicos que se habituaram a dar ordens aos enfermeiros e como estes se calam e consentem, por cortesia, são mal interpretados. Cuidado que vem aí uma fornada sem cortesias que também vai pôr os médicos a conduzir. São dos que já sabem por intuição que o médico não é superior hierárquico do enfermeiro e que só na receita diz como quer ministrada a mesinha.
Convém recordar que não é só no INEM que os médicos (simulacros de...)mandam os enfermeiros conduzi-los. Olhem para alguns centros de saúde onde enfermeiras chefes acomodadas, permitem, sem um queixume, sem um azedume, que isso se faça.
Até são capazes de dizer que se a enfermeira não fosse servir de motorista, o sôr doutor não ia ver o doente. Que fica mais barato que o taxi (note-se que é a própria chefe das enfermeiras que desvaloriza e desvirtua o mérito e o mester das profissionais que devia dignificar, dignificando-se com elas. O taxi fica mais barato porque reduz a zero o valor do trabalho da enfermeira; fazendo de mototista do doutorzeco pedante que não pode conduzir a viatura do centro com a desculpa de que não está habilitado com seguro; como se a enfermeira não estivesse nas mesmas condições.
Como ficou gravada a oferta da carta de condução às enfermeiras de saúde pública para serem mais oportunas e eficazes.
Como está a ser distorcida essa benemérita intenção!
Vou regressar que se faz tarde.
Prometo voltar com dados necessários à discussão para que seja mais rica e operativa, sobretudo nalguns distraídos enfermeiros.
 
Em complemento refiro que o nome do tal caramelo que era enfermeiro, dos sem abrigo e foi para administrador hospitalar de onde foi sendo corrido, é Altino Armelin Sá de Almeida.
É um subentendido que está a influenciar numa carreira de pararraios, provavelmente em consonância com os defensores do falso emprego gerado nas fábricas das novas e velhas oportunidades para se ser mais abrangente.
Eis uma boa Oportunidade de corrigir o nome do INEM, (Instituto Nacional de Emergência Médica e de Enfermagem) Deve ter um (E) no final, isto é:INEME.
Como se vem dizendo os Enfermeiros têm uma modéstia exagerada e modéstia em exagero também é vaidade. Vamos, com humildade, exigir o quer a prática demonstra e vamos a combater estes monopólios médicos de exclusividade (científica)
 
Ando a tentar saber quem é o "enfermeiro" que tirou curso de administrador hospitalar e que se chama Altino Almerin Sá Machado (desculpem se os acentos não estiverem bem postos).
Dizem que se empenha em correr com os enfermeiros do INEME. E faz sentido, porque ontem a TSF pôs as antenas no que faz de bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes da Rocha e ele lá foi dizendo a propósito dos tiradentes que estavam encomendados para fazer urgências pelos médicos no Alentejo, que era altura de combater os que não estão habilitados, para certas actividades. Deu como exemplo o tiradentes e os enfermeiros das SIV do INEME. e congratulava-se: ainda bem que pararam coma as SIV, no INEME, porque, segundo ele, o Nunes, tinham lá uns enfermeiros inabilitados.
Inabilitados em quê, sr. Bastonário?
Quantas vezes temos de lhe repetir que aquilo que os médicos tentam fazer nas emerGências, aprenderam-no com os enfermeiros!?
Se alguém nos souber dar informações sobre a génese e currículo deste Sá Machado, pagamos uma bica descafeinado, no restaurante do pessoal de Voo, que fica entre as Ordens e desordens.
 
Boa noite caro amigo.

Acerca desta situação, mais uma vez é de lamentar a pressão exercida pelo INEM.

O blog bombeirosparasempre, do qual eu sou o administrador, também já foi vitima deste tipo de chantagem psicológica entre a denúncia pública e ameaça jurídica.

Este departamento jurídico do INEM, sofre de um grande mal, incapacidade reiterada de perceber que hoje em dia toda a informação se encontra disponível on-line.

Em termines, devo-lhe dizer, que vejo com desagrado que tenha deixado de publicar os referidos manuais.
O INEM, através deste gabinete, deveria entender, que se querem ser autoritários, é dentro da própria casa, não na dos outros, por isso, faça como eu, a partir de certa altura denuncio tudo o que de menos bom me chega relacionado com o INEM, pelas varias fontes que tenho.

E lembre-se, o maior dos cobardes, é aquele que se esconde atrás da ameaça (como neste caso)

Cumprimentos

Luís Gaspar
 
Pelo meu nome dá para ver o que sou, um médico licenciado há relativamente pouco tempo, mas isso não vem ao caso.

Felizmente, venho duma geração de médicos em que o estatuto social ou económico dos pais não lhes abriu fortuitamente as portas da glória eterna: estatuto social de médico, pouco trabalho, muito dinheiro, viagens pagas pelas farmacêuticas, enfermeiros a conduzir o carro ou a trazer cafés e o doente cabisbaixamente a dizer "sim sôtor"... Como tive de trabalhar e suar para ter a profissão que queria, como trabalho muito, ganho pouco, não me dão nada, sou maltratado e ameaçado pelos doentes e não tenho ninguém a trazer-me cafés; esperava encontrar do lado dos enfermeiros alguém que me compreendesse, visto que tal como eu se esforçaram para chegar onde estão, trabalham muito, ganham pouco e são mal-tratados. Pensei que com uma postura despreocupada e não belicosa me integraria facilmente no seu convívio. Em vez disso encontrei 2, ou 3 para ser mais exacto, realidades completamente diferentes. Uma (grande) minoria que está preparado para psicologicamente se abstrair do estigma secular de ter uma profissão inferior ao médico, para trabalhar em equipa, harmonia e em prol do doente, com respeito, discussão e uma atmosfera que só enriquece as 2 profissões e os cuidados que são prestados, sem subjugações ou ares de superioridade; uma (escassa) maioria que está mais interessada em intrigas, em constantes guerras sobre quem faz o quê, quem sabe o quê, quem tem o direito de dizer o quê... que desprestigiam constantemente o próprio trabalho (!) e que acima de tudo o tentam sempre comparar maliciosamente com o dos médicos; por fim, uma (pequena) minoria que são 80% (e aqui talvez possa estar a sobrestimar, porque trabalho num hospital com INEM) dos enfermeiros que fazem INEM ou SO de forma fixa, cujo único comportamento que sabem ter é de perfeita arrogância, desrespeito pelos outros enfermeiros, por médicos novatos e que por saberem fazer SAV (que como já foi referido aqui é uma parte importante dos cuidados ao doente, mas fácil de executar em mãos relativamente experientes) pensam que são os supra-sumos da enfermagem e dos cuidados de saúde em geral.

Posto isto, e como vim parar a este site enquanto tentava encontrar um curso de SAV creditado no estrangeiro, resolvi apenas lembrar a classe de enfermagem que há por aí muitas pessoas dispostas a fazer as coisas da maneira certa, sem guerras nem desrespeitos, mas que primeiro deveríamos todos tentar, de parte a parte, moderar um bocadinho as nossas opiniões e a "guerra" que existe entre classes, mas que talvez vocês precisem de resolver primeiro a vossa guerra interna, que separa enfermeiros de 1ª de 2ª e de assumirem com dignidade classe altamente especializada na prestação de cuidados de saúde.

E para tal, penso que o melhor caminho não é entrar por argumentos como "os médicos só fazem coisas que enfermeiros ensinam", "somos nós é que tratamos os doentes" ou ainda, como li aqui algures, "projectos ou amostras de doutorzecos que se sentam à sombra do trabalho de enfermeiros...". Devem fazer o que alguém muito bem disse: devem investigar, dar formação científica contínua, dar provas científicas e pedagógicas que estão preparados para lidar com os desafios que vos são impostos, não com os que são impostos aos médicos, assumirem-se como classe unificada e não como dissociada, em que os mais bem sucedidos são aqueles que têm posturas e actividades que mais os aproximam dos médicos (como a emergência PH).

Reconheçam as diferenças e apostem na elevação científica e na melhoria da adequação dos vossos actos, não dos dos outros.
 
(continuação)

Por fim, que isto já vai longo, a respeito do tópico, concordo com a opinião geral: se os livros são do INEM, deveriam disponibilizá-los para interesse público e científico, se querem manter os direitos sobre o livro simplesmente que pedissem para ser retirados como por direito legal o podem fazer; agora, se for para pedir para retirar, todos aqueles argumentos de fantochada e o tom sarcástico e de pouca cordialiade (e desrespeituoso) só os atira ainda mais para uma sarjeta, donde parecem não querer sair...

ps - nem morto faria o curso do INEM...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!