quarta-feira, agosto 06, 2008

"Guerra" entre analistas clínicos e Enfermeiros!?

(Clicar para ampliar e ler)
.
Previsível. Não é uma guerra de "analistas químicos" e Enfermeiros. É apenas de "analistas clínicos". Interessante, como se desenrolou...
O senhor que resolveu "polemizar" isto (Almerindo Rêgo), é já um velho conhecido no âmbito das acusações aos Enfermeiros...
Já diz o povo e com razão: "dá-se a mão, querem o braço"...
Curioso, nunca vi técnicos acusarem médicos de usurpação de funções... subitamente, os Enfermeiros estão na mira de tanto interesse e incómodo...
Mais uma vez, fica patente a importância da protecção da esfera competencial dos Enfermeiros, sob o risco de futuras "confusões"... não só com os analistas/técnicos, mas com muitos "profissionais paralelos" que já por aí andam e outros tantos que hão-de vir... se deixarmos, claro...
Não será tempo de abrirmos os olhos? Se o fizermos, vamos reparar que os usurpados, afinal.. são os Enfermeiros.

Comments:
A guerra será mais entre técnicos de análises clinicas e enfermeiros, uma vez que Analista Clínico são Farmacêuticos com a especialização em Análises Clínicas! Os técnicos de análises tem apenas uma formação de 4 ou 3 anos dependendo da escola/politécnico, e são mesmo isso...técnicos!
 
há quantos anos existem enfermeiros
no serviço de sangue nos grandes hospitais ? começa só agora a guerra
com os analistas puncionar é função de quêm ?

é bom que a ordem tome posição porque qualquer dia somos uma profissão em via de extinção.
 
Já há uns tempos que esse representante (presidente do sindicato dos TDT) anda nessa luta

Já o havia feito menção em: http://saudeeportugal.blogspot.com

Se repararem bem ele está a imiscuir-se em praticamente tudo que é competência dos enfermeiros, mas diz que apenas está a defender a multidisciplinaridade quando na realidade está é a defender ( a meu ver erroneamente) o couto e a exclusividade da actuação dos seus representantes...

Só pode ser anedota queixar-se que os enfermeiros é que estão a usurpar funções quando na realidade é precisamente o contrário...
 
Sou enfermeiro e já trabalhei em part-time numa clínica a colher sangue para análises.Muitas vezes se as tecnicas não conseguiam colher sangue (devido aos fracos acessos venosos do doente) era a mim que recorriam para o fazerem.
No serviço onde trabalho, muitas vezes as tecnicas não colhem o sangue pelo mesmo motivo e deixam lá a requisição para os enfermeiros fazerem o trabalho delas.
Certo dia numa visita à terra da minha Mãe, uma Tia minha veio chamar-me para ir colher o sangue, uma vez que a tecnica não era capaz e só para a outra semana é que voltaria a repetir a colheita.
Como podemos verificar, não faltam casos em como muitas dessas tecnicas são umas incompetentes e nem o trabalho delas sabem fazer.
Se calhar deviam elas apostar mais na formação e na prática.
 
"Como podemos verificar, não faltam casos em como muitas dessas tecnicas são umas incompetentes e nem o trabalho delas sabem fazer.
Se calhar deviam elas apostar mais na formação e na prática."


Decsulpe colega, mas não acho. Esse trabalho nem deveria ser delas.
 
Nos países desenvolvidos existe uma profissão chamada phlebotomist,is an individual trained to draw blood, either for laboratory tests or for blood donations.Que pode ser ser realizada por um enfermeiro com formação específica e um curso nessa área.

Agora acusar a os enfermeiros de usurpação de funções quando é exactamente o contrário que acontece é muito grave.

Gostava de saber já agora porque motivo os técnicos de farmácia(9ºano) realizam punções venosas e ninguém diz nada acerca dessa barbaridade, isso sim é que devia ser punido por lei.
 
Pois, graças uma "técnica" desse tipo o meu pai ficou com um grande hematoma no braço e teve que ir ao hospital para ser tratado.
 
Sim, tudo bem, mas o que está aqui em causa é virem dizer que nós Enfermeiros fazemos o trabalho que não nos compete, quando afinal essas tecnicas não o sabem fazer.
 
Quando li a notícia até parecia que enfermeiros estavam no laboratório a fazer Cromatografia Gasosa, Cromatografia de Alta Resolução, Espectrofotometria de Emissão Óptica com Plasma Induzido.

Afinal quem está a usurpar quem?
 
Caros Colegas Enfermeiros,
Há longa data, repetidamente reciclada, estamos todos à espera que a enfermagem tenha finalmente uma carreira digna dos profissionais de louvor a que diz respeito. Porém, há vários anos que isso nos é prometido e há outros tantos que tal é adiado. E, ao longo destes anos, enquanto este impasse se não resolve, todos vimos carreiras congeladas. Para além de já ganharmos mal relativamente ao trabalho que desenvolvemos, aos riscos que a nossa profissão acarreta e ás qualificações que possuímos, há vários anos que não há subida para ninguém! Nem sequer a licenciatura que todos foram obrigados a fazer nos serviu de nada! Dinheiro e tempo gasto na escola, para na prática se passar a receber mais 0 Euros! Fala-se actualmente que até Setembro a nova carreira de enfermagem terá que estar definida, mas sinceramente ninguém já acredita em nada. E mesmo que até Setembro seja definida uma nova carreira de enfermagem, acreditem meus amigos que será muito má, pois segundo as fontes que tenho a contraproposta apresentada pelo governo irá arruinar por completo a Enfermagem, e como sempre haverá alguém 'que diz defender a classe de Enfermagem' que irá mais uma vez concordar com o governo e estará pronto a assinar a nossa 'sentença de morte'.
Todavia colegas perguntam vocês: 'Mas afinal de quem é a culpa de toda esta fraude que todos temos vivido na última década?'.
Para essa pergunta a resposta é facílima e eu próprio a tenho: 'A CULPA é de todos nós caros colegas'! A culpa é nossa pois temo-nos deixado manipular como autênticos fantoches, temos sido vandalizados consentidamente, temos caído em todas as armadilhas e ciladas que nos têm sido montadas quer pelos sucessivos governos, quer por alguns membros de alguns Sindicatos e da Ordem dos Enfermeiros que apenas representam as respectivas fundações para beneficio próprio mesmo que para isso tenham que sacrificar toda uma profissão e toda uma classe de Enfermagem! E o que é que nós temos feito perante esta situação caros colegas? Temos ficado impávidos e serenos na esperança que um dia de manhã acordemos e todos os problemas da enfermagem tenham sido resolvidos!
Com muita pena minha, lamento dar-vos a triste noticia mas essa suposta manhã não vai chegar nunca, pois como todos já devem ter reparado, a cada dia que passa a enfermagem está cada vez mais no fundo do poço, estando a atingir um fundo tão longínquo que daqui a um pequeno nada, não existe corda nenhuma que a volte a agarrar e a trazer á tona da água.
Parem todos um minuto para pensar:
o O crescendo de escolas e vagas não parou desde o momento em que foi criada a licenciatura em Enfermagem, em 1999;
o Por ano saem das escolas de Enfermagem cerca de três mil licenciados em Enfermagem;
o Neste momento existem em Portugal cerca de três mil enfermeiros desempregados a trabalhar em lavandarias, caixas de supermercados e na construção civil, e daqueles que estão empregados muitos deles sujeitam-se a receber cerca de 500 euros mensais.
o Actualmente as escolas portuguesas de Enfermagem têm Quinze mil alunos em formação e o número de vagas de ingresso no curso continua a aumentar!
Pensem agora o que será da enfermagem daqui a uns meros cinco anos. Haverá nessa altura cerca de 15 mil enfermeiros no desemprego. E calculo que todos consigam imaginar que uma profissão com quinze mil desempregados fique automaticamente sem poder reivindicativo nenhum, pois tudo no mercado se baseia na lei da oferta e da procura. Penso também que consigam imaginar, e isto também para aqueles que já estão em topo de carreira que o seu preço hora poderá vir a baixar e poderão vir a ter que trabalhar mais e a receber bem mas bem menos. É o que acontece com as uvas na altura das vindimas que são vendidas a uma terça parte do preço do que nas restantes épocas do ano pela grande dificuldade em dar escoamento a este produto na altura da sua colheita. Portanto não pensem que isto é um problema apenas dos mais novos pois esta crise irá ser vivida por todos os profissionais de enfermagem caso não seja travada atempadamente, e atempadamente será AGORA. Mas afinal o que tem feito a nossa Ordem perante esta situação que todos conseguimos enxergar? Continua a dizer que faltam cerca de trinta mil enfermeiros em Portugal! O que têm feito os sindicatos? Distribuir papeis que publicitem trabalho do sindicato mas na prática não têm feito mais que receber as quotas mensais dos seus associados! Mas pior do que isso, o que temos feito todos nós estimados colegas? NADA, absolutamente nada! Temos todos sido uma verdadeira cambada de preguiçosos e comodistas! Enquanto conjunto e força não temos lutado rigorosamente nada pelos nossos direitos e pela nossa carreira, e isso é vergonhoso!
É por isso meus amigos que hoje vos escrevo este e-mail na esperança que todos levantem os braços e ponham mãos à obra! Recordem todos o que ainda o ano passado os nossos colegas finlandeses conseguiram graças à união:' Dezasseis mil enfermeiros finlandeses uniram-se e ameaçaram o governo com uma demissão em massa, caso não lhes fosse conferido um aumento de ordenado de 24%. O sistema de saúde finlandês ficou assim em risco de parar completamente.
Perante isto o que pôde fazer o governo? Antes de terminar o prazo imposto pelos enfermeiros foi obrigado a ceder ás exigências impostas pela classe de enfermagem do referido país pois caso contrário o sistema de saúde entraria em rotura total.
Da mesma forma recordo-vos também o caos que ainda o mês passado o país viveu graças à pequena greve de três dias de simples camionistas! Não sei se todos estiveram nas filas intermináveis de carros juntos das gasolineiras para meterem os derradeiros litros de gasolina, depois de terem passado por algumas já fechadas por terem esgotado os combustíveis, todos devem ter reparado na corrida aos supermercados para comprar os últimos produtos das prateleiras quase vazias e da ruptura de stocks de todos os Hipers que para não alarmarem o país não deixaram os jornalistas filmar o seu interior completamente desfalcado.
Agora pensem no caos que se geraria em Portugal se todos os enfermeiros se unissem uma vez na vida e fizessem uma paralisação total. Estão todos a imaginar os serviços de urgência a rebentar pelas costuras e a prestarem apenas os cuidados mínimos emergentes? Estão a ver os blocos operatórios todos a operarem apenas as emergências apesar das intermináveis listas de espera? Estão a ver os serviços de internamento completamente atulhados, a cheirarem nauseabundamente sem poderem admitir mais doentes os quais ficariam retidos nas urgências que por sua vez ficariam imediatamente sem macas e sem espaço para mais ninguém até ao ponto que já ninguém conseguiria passar as portas da admissão para dentro? E já pensaram no protesto que a população civil faria perante o governo? O serviço Nacional de saúde entraria imediatamente em rotura, entraríamos imediatamente numa situação insuportável e incontornável, restando ao governo uma única solução, ceder a todas as exigências feitas pela Classe de Enfermagem.
Penso que agora está claro para todos que se quisermos sair da 'arrastadeira onde nos meteram e nos defecaram em cima' só haverá uma forma: Uma Aliança entre todos os enfermeiros fazendo uma GREVE POR TEMPO INDETERMINADO até o governo ceder à proposta que lhe for apresentada pela supracitada classe. Mas uma carreira decente para todos nós caros colegas. Eu tenho uma delineada que vos darei a conhecer futuramente caso estejam interessados em lutar ao meu lado. Uma carreira que mesmo aqueles que á partida não poderiam subir mais nada pela antiga carreira ainda poderão subir e ganhar mais uns bons belos euros, os quais por sua vez irão ter um grande impacto quando os colegas forem aposentados.
Uma única vez na vida vamos todos remar para o mesmo lado Srs. Enfermeiros. UNAM-SE, ASSOCIEM-SE, UNIFIQUEM-SE, REVOLTEM-SE contra o que nos têm feito. Deixem de se acobardar perante a pressão dos vossos chefes e dos vossos directores. ACREDITEM na nossa FORÇA pois todos unidos será impossível vencerem-nos. Eu acredito em vocês. Há por ai quem se ria de nós e diga que os enfermeiros são demasiado cobardes e medrosos para fazer uma coisa desta dimensão, mas seguidamente também dizem que se tivessem coragem para o fazer criariam imediatamente uma situação incontornável no país á qual o governo seria obrigado a ceder. Basta metade de nós ter coragem para o fazer. Mas eu acredito que serão todos a fazê-lo e não apenas metade. Façamos todos unidos, o 25 de Abril da Enfermagem.
É para uma GREVE POR TEMPO INDETERMINADO que eu apelo a todos os enfermeiros. Até aqui apenas têm sido feitas greves politicas da função pública e da frente comum dos sindicatos, ou seja, no final de contas apenas temos feito greves em proveito de outras classes profissionais. Agora greves exclusivas da classe de enfermagem quantas foram feitas na última década meus amigos? Nem vê-las e é por isso que este país nos tem torturado constantemente. Portanto está encontrada a solução para o problema da enfermagem e a um pequeno passo de ser posta em prática, mas para isso necessito da colaboração e união de todos vocês!
Para já peço-vos apenas que se quiserem fazer alguma coisa pelo vosso futuro, caso estejam interessados em travar esta batalha e a fazer parte daqueles que iram mudar historicamente a enfermagem neste país, enviem um e-mail para o seguinte endereço

lutarpelaenfermagem@hotmail.com
No assunto devem colocar a palavra 'Sim' e no corpo da mensagem 'Sim pela Enfermagem'.
Após terem respondido peço-vos que reencaminhem o e-mail para todos os enfermeiros no activo vossos conhecidos, mas apenas para os enfermeiros. Divulguem esta mensagem pois dela depende o futuro de todos nós. É possível que recebam o mesmo e-mail de vários amigos, mas por favor respondam apenas uma única vez para o e-mail acima dado.
Em função do número total de e-mails recebidos informar-vos-ei um a um da exequibilidade da greve para a qual vos apelo, dar-vos-ei a conhecer a carreira pela qual iremos fazer greve e informar-vos-ei do dia em que essa greve se iniciará. Claro que nessa altura haverá um sindicato que trabalhará em parceria para tratar de legalizar a respectiva greve apenas para que tudo seja feito legalmente.
Com muita pena minha, pelo facto de vivermos num país que está novamente a ficar ditatorial e com alguns traços de Salazarismo no qual a liberdade de expressão por vezes é aniquilada não assino esta mensagem.
Um grande abraço para todos vocês
 
Isto cheira-me a mafia bezeda
Porque nao diz já qual a carreira que propoe aos enfermeiros?
Duas categorias igual á do governo?
 
Concordo plenamente com o colega anterior. Acreditam só se conseguem mudanças radicais com atitudes radicais. Esta na hora (ou se calhar até já passa) de pararem de inumerar as maleitas desta nobre profissão, todos nós de uma forma ou de outra as conhecemos, esta na hora de lutar. Só seremos grandes se pensarmos em grande, parem de ter medo, parem de pensar no que podem perder ou no que pode correr mal. Pensem antes no que podem ganhar. Não vão na velha cantilena de que este tipo de greve por tempo indeterminado só vai prejudicar os doentes, e que deviam pensar nos doentes. Se alguem vos disser isto respondam simplesmente algo que se aprende nas scolas de enfermagem que é:
- Para podermos cuidar devidamente os outros temos a obrigação de primeiro cuidadar de nós.

FORÇA COLEGAS.
 
Usurpar funçoes?
Trabalho á 30 anos em Emfermagem,ainda me lembro bem de ter como formação-Colheita de especimens para analise.
Quando fazia noites, era obrigada a fazer todas as colheitas prescritas aos doentes antes de sair de turno para seguir o mais cedo possivel para o laboratório de analises, e os resultados virem o mais cedo possivel para o processo do doente e chegar-se o mais rapido a um diagnostico clinico e por consequencia um tratamento ao doente o mais rápido possivel
Quer dizer que hoje estou a usurpar funçoes de quem?
Qs tecnicos agora vao aos internamentos com as cestinhas dos frascos? Ou sao os doentes em estado critico que veem aos laboratórios?
Expliquem-me por favor, senao posso ser apanhada na onda e haver algum mal entendido entre mim e os ditos cujos.
USURPAR FUNÇOES? QUEM ? ELES? OU NÒS?
Isto cada vez ha´mais iluminados.

Que Vao iluminar os ameeiros do rio, talvez fiquuem com as ideias mais frescas.
Só faltava essea
 
Não li todos os comentários mas dos que li quero salientar que a colheita de sangue é uma intervenção comum a Enfermeiros e a Técnicos de Análises Clínicas, a decisão de um ou outro realizar esta intervenção caberá às politicas dos serviços hospitalares. Como devem saber em muitos hospitais o técnico desloca-se ao serviço e faz as colheitas prescritas e noutros são os enfermeiros que as fazem e enviam para o laboratório. Quanto às colheitas a minha opinião é que pode ser realizada por ambos os profissionais, de acordo com as politicas dos serviços e de acordo com a dinâmica das equipas de trabalho, e é nesta ultima que englobo a maior ou menor experiencia da venipunção. Em relação ao facto de os enfermeiros poderem realizar análises clínicas, na minha opinião o Sindicato está correcto pois não creio que seja essa uma das nossas intervenções. Ainda assim acho que este sindicato esta a fazer uma tempestade num copo de agua.
 
Os colegas do IPO de Coimbra têm de pensar por são os analistas nessa instituição a colher sangue...
D.
 
Ao colega da das 9.11.

Eu acho que temos que ter muita cautela ,com a negociação da Carreira de Enfermagem.
Não vá acontecer que algum sindicato vá assinar de cruz , a proposta do governo, carreira com duas categorias, porque segundo ouvi dizer anda aí um sindicato a dizer que a proposta do governo, nao é assim tao má.
A proposta desse sindicato, pelo aquilo que eu li, propoe duas categorias para a nova carreira de enfermagem.
Cautela, nao nos vá acontecer, que vao á partida assassinar a carreira, como fizeram os da U.G.T., com o código de trabalho
 
Colher sangue é competência dos enfermeiros, e deveria ser exclusivo destes... analisar o sangue colhido deveria, excepto situações pontuais ser efectuado pelos técnicos analistas pois detêm uma maior formação neste campo. No entanto verifica-se que muitos dos que efectuam actos de flebologia são técnicos o que constitui uma usurpação de funções. Por isso, estes não têm grande moral para falarem em usurpação, pois foram os primeiros a cometê-la. Penso que um "pacto de cavalheiros" seria a melhor opção: os técnicos não mexem no que é nosso e nós não mexemos no que é deles.
 
Caros colegas

Concordo com o anónimo das 11.42, temos de ter cautela, não vá o Sindicato dos Enfermeiros assinar de cruz uma carreira que prejudique os Enfermeiros. Como todos sabemos está muito ligado à UGT.
 
Os Sindicatos estão cada vez pior. Devem ter ido de férias, ninguem os ouve. Também com gente desta mais vale criar um Sindicato novo, que nos defenda. Se calhar esta é a melhor solução. Vamos todos pensar nisto.
Um abraço
 
O colega, anda pouco atenta.

Até podemos acabar com os sindicatos, com a ordem, e acabar tambem com os enfermeiros.
Nesta pasmaceira,desinteresse,opurtunismo, máfia dos enfºs da gestao e outas coisas que agora nao digo,é melhor acabar com tudo.
 
Já agora, nao se canse e tenha um bom fim de semana.
 
Que giro…

Eles desdenham-se por ver quem colhe sangue ao doente!

Certo dia, um doente disse-me que ele próprio tinha colhido sangue a si mesmo. Não acreditam? A esposa confirmou-o. Na tropa tinha feito um curso de socorrismo, e para não ter de ir para a fila para tirar sangue, arranjou umas seringas e uns tubos e picou-se no braço. HOMEM CHEIO DE CORAGEM.

Agora são os senhores enfermeiros que se vêem ameaçados. Até dizem que apanham melhor as veias que os analistas. Esquecem-se é das vezes, em que não conseguindo acessos, chamam aqui os membros do “batalhão do bisturi” para colocar um CVC! É verdade, essa coisa gira que só nós podemos fazer, dá-vos muita segurança! Já para não falar das linhas arteriais…

Quanto ao 25 de Abril que está a ser “cozinhado”… duvido que vá dar em alguma coisa.
Na Enfermagem há muitos bufos.
Na Enfermagem, há muito quem esteja a viver bem graças à miséria de outros.
Na Enfermagem há muito se perdeu o espírito colectivo.
Na Enfermagem, há uma bastonária que IMPRESSIONA…

Saudações do
Sr. Dr. Cirurgião da Naifa
(correspondente especial do Blogue Dr. Enf.)
 
Tenham em atenção que esses são técnicos de analises, não sao os farmaceuticos especialistas em analises (analistas).

Eu não sei quem tem mais ou menos competencias mas parece me obvio que quem passa 6 horas por dia num posto de colheitas tem mais jeitinho para o fazer. Quando ha colheitas sou sempre eu que as faço, mas nao me intrometo num posto de colheitas.
 
Ó dr naifado.

Com que então apaixonado pela Bastonária da Ordem dos Enfermeiros. Eu já andava desconfiado que havia problemas a resolver.

vá lá dr da naifa.
va-se tratar.
vai ao psiquiatra vai.
 
Anonimo das 7.40. Se fosse a falar da incompetencia dos enfermeiros nunca mais daqui saiamos...
 
Jornal com tanta qualidade que até confunde Técnicos Superiores de Analises Clínicas com Analistas Clínicos (farmacêuticos + 5 anos de especialidade).

A verdade é que nós metemos-vos no lugar em colheitas ó gentinha.

Sr. Espeta Agulha, Orgulhosamente Técnico de Analises Clínicas e Saúde de Pública.
 
Resposta ao Sr. Dr. Cirurgião da Naifa
"....É verdade, essa coisa gira que só nós podemos fazer, dá-vos muita segurança! Já para não falar das linhas arteriais…"

O senhor já colocou um acesso central num prematuro de 500 gr ??? conhece muitos DR´s que coloquem ???
 
Ao anónimo das 10:11
Estás maluco ...quem pode fazer greve a tempo indeterminado são os reformados e os sindicalistas, principalmente aqueles que dizem que os enfermeiros vão ganhar 5000 euros. Esses prometem e depois calam-se. Onde está o sindicalista que cantou vitória da Fensiq quanto á carreira dos enfermeiros? Será que está feito com a UGT? oNDE ESTÁ A CARREIRA DA ENFERMAGEM?oS SINDICATOS cada vez mais estão do lado do governo...os trabalhadores são enganados todos os dias por sindicalistas obsoletos e fora de prazo. Onde estão os 5000 euros? Calhando o sr que cantou vitória queria dizer 500 euros que é o que o HS.João está a pagar a enfermeiros. Um enfermeiro desiludido.
 
Sindicalistas fora de prazo ,e ganharam novamente as eleições com votos por correspondencia dos reformados.
Grande trafulhice. É a mafia, é a mafia a actuar.
Que vao para bem longe para nao fazerem mais mal aos enfermeiros.
 
SR ANONIMO DAS 12 . 10
..."Sindicalistas fora de prazo ,e ganharam novamente as eleições com votos por correspondencia dos reformados.
Grande trafulhice. É a mafia, é a mafia a actuar.
Que vao para bem longe para nao fazerem mais mal aos enfermeiros:::"

DEVIA ERA TER VERGONHA PELO QUE ESCREVE, POIS FALA DE COR E NAO SABE NADA ACERCA DA ORGANIZAÇAO DO SEP E DO LONGO TRABALHO QUE TEM EFECTUADO!!!

Gostava era de saber, o que voçê já fez pela carreira e pela nossa profissao.... Já foi a alguma manif? já denuncio casos graves? Ou é mais um a lamber as botas dos chefes, e depois vem armar-se em cordeirinho???
Deves andar nestas andanças há pouco tempo, pois nota-se que nao sabes minimamente de tudo aquilo que o sep já fez e tem feito.... nao sabes pq nunca te preocupaste em saber, e claro falas sem saber...

Bem me lembro de mts lutas, em que mts recusaram fazer greves, mas qd a causa foi ganha, foram os 1ºs a increver-se para receber os cheques chorudos!!!
André
 
NAO SEJAM INJUSTOS...

o QUE O SEP DIZ É QUE A CONTRA- PROPOSTA NAO FECHA AS PORTAS Á MAIORIA DAS PROPOSTAS E MOSTRA-SE DISPONIVEL PARA NEGOCIAR....
 
As negociaçoes ainda nao começaram e já estao a atirar pedras ao SEP... Cresçam pq ainda cheiram a leite... reacçionarios da treta
 
Se acham que os sindicatos nao conseguem nada, a culpa só pode ser de todos aqueles que nunca participam nas jornadas de luta... pq teem filhos, marido, amante etc... Vao bugiar, enfermeiros da trata... falam é de barriga cheia e ainda sao mal agradeçidos...

Querem ser pagos como licençiados? Entao dêem boa visibilidade á profissao,estudem justifiquem os vossos cuidados... Mts nem terapeutica sabem dar, qt mais... Já vi reçe´m cursados, que nem uma tala para imobilizar fracturas, sabem por....
 
Sr. Dr. Cirurgião da Naifa, se fosse bom médico,nao vinha entreter-se para aqui, nas horas de expediente...

Um Bom médico, seguro de si, nao vem a blogues de enfermeiros para descredibiliza-los...

Nao se esqueça das pessoas que trabalham ao seu lado... e nao se esqueça de que o trabalho de um médico pode ser facilmente substituido de forma tem+poraria por um enfermeiro... mas o contrario nao... se de repente os efºs saissem do hospital, rea garantido que morriam pessoas...è que os nossos actos apesarem de serem simples aos seus olhos, voçês nao o sabem fazer e isso traduz-se na base da prestaçao de um soccoroo... nem uma ampola sabem partir sem se cortar...tristes arrogantes
 
Grande André. Assim é que se fala, a dar a cara. Os cuidados, a profissão e as opiniões têm rostos; não somos amálgama de gente a falar e a opiniar caóticamente, aproveitando o anonimato para insultar seja quem for. Se algo não vai bem onde estamos, há que lutar por melhorar. E todos sabemos desde pequeninos, que "quem vai à guerra dá e leva". Quem quer lutar por algo diferente tem que aceitar que não vai ter privilégios nem vai ser beneficiado. Mas esta é capaz de ser a parte mais chata, não é?...

Concordo com o André. As pessoas falam, falam, mas não se chegam à frente. Ficam à espera que outros lutem pelos seus interesses, e ainda por cima desdenham do que é feito. As últimas manifs são prova disso.

Continuo a perguntar:

Onde estão os enfermeiros desempregados?

Onde estão os descontentes?

À espera que os outros lutem pelos seus interesses? Que interesses? O que é que querem?

Vanda

PS
Quanto ao interveniente que diz ser C da naifa, acho que deseja personificar alguns dos demónios da enfermagem, mas lá está... Não se assume, tentando denegrir a imagem dos outros a cobro da profissão que diz que tem. Que mau ser uma pessoa assim. Faça um trabalho interior para ver se consegue ultrapassar essa coisinha má.
 
Ó cirurgião da naifa arranja uma namorada!

Aluno de enfermagem
 
Para ser médico em Portugal basta ter umas boas cunhas dentro das escolas.Eu vi com os meus próprios olhos, acompanhei-os na carteira do lado,desde a escola primária até ao fim do secundário, como alguns privilegiados da nossa rica sociedade entraram em medicina.Enquanto tive que estudar no duro, os meninos lindos, já sabiam as perguntas dos testes.É claro...como os meus paizinhos eram da classe média ,se fosse apanhado a copiar anulavam o meu teste e era crucificado na praça pública da escola.

O Dr da Naifa é maluco...devia mas é se tratar...
 
Quando já estava na universidade conheci uma professora de português que sabia exactamente as perguntas do exame nacional de português antes uns dias de ser realizado, o privilegiado foi o namorado dela, que entrou na universidade nesse ano.É muito fácil enganar o sistema se tivermos os conhecimentos adequados. Eu nunca tive essa sorte!Este país é uma autêntica palhaçada!
 
Não sei porque estão a dar tanta importância a este Naifado. As frustrações da vida mais cedo ou mais tarde aparecem.
Vamos lutar com o SEP para uma nova Carreira.
Parece que é o único Sindicato interessado no nosso futuro.
 
André o pessoal dirigente do SEP, está todo dentro do prazo de validade.

As eleições já foram há muito tempo.
Pensa Andre, pensa.
 
No meio da tempestade psicótica do cirurgião da naifa existem raiares de alguma verdade...os médicos continuam a ter o primado das tarefas tecnicamente mais depuradas, não porque são os únicos que têm capacidades para as desempenhar mas porque as mantêm fechadas a 7 chaves sem partilhar a sua responsabilidade com ninguém. Não tenho dúvidas de que muitos enfermeiros, devidamente treinados em muitas destas técnicas seriam mais proficientes na sua execução do que muitos "cirurgiões da naifa Like". O problema é que os médicos mantêm a porta fechada, talvez com medo que a suposta e propalada classe inferior da enfermagem demonstre afinal que também se sabe movimentar bem nos terrenos sagrados dos servos de esculápio.
 
Meu caro anónimo 1:08 AM
Não podia estar mais de acordo consigo e totalmente em desacordo com o DE.
O mesmo pode ser transposto para os TDT.

Pensar em limitar conhecimentos é absurdo e estático...face a uma eficiente gestão de recursos humanos (o que não se verifica em Portugal, como é obvio) é possível integrar todos os profissionais, cuja formação mais abrangente e/ ou especializada será sempre uma mais valia (é sinónimo de evolução!).
Não esquecer um pormenor: todos os profissionais de saúde trabalham para um fim último que é a melhoria da saúde de todos os cidadãos...evidentemente implica um trabalho integrado de equipas multidisciplinares, pelo que a linha que separa as diferentres profissiões é muito ténue. Mas, TDT nunca será enfermeiro do mesmo modo que enfermeiro nunca será médico pois pretende-se actuação em áreas diferenciadas pelo que as competências académicas são específicas para a sua actuação.

O medo exacerbado do "mestre" transmitir conhecimentos ao "aluno" demonstra a necessidade de manter o outro submisso...e porquê? a necessidade de ser detentor único do conhecimento é facilmente entendida quando se pretente ser um "deus supra-sumo" ou ainda ocultar a nossa incompetência, no caso de o aluno superar o mestre.
Por outras palavras aquele que sabe, sabe que sabe..e por isso não tem medo.
 
Ah esqueci-me só de um "pequenino" pormenor importante:
Tomar a parte pelo todo é erróneo!!
A inidoneidade é uma carcterística humana...como em todas as classes profissionais, ha profissionais competentes e não competentes. O mesmo se aplica aos TDTs. Tenho dito.

AMILN
 
Acesso central a um prematuro de 500 gr?
Por acaso não conheço muitos médicos que o façam, quanto mais enfermeiros...
Mas o padrinho da minha filha mais nova, há pouco mais de 6 meses, colocou um acesso central a um RN com 330 gr. Até tenho algumas fotos lá em casa. Sabe quem é que aparece junto do RN com um anel do dedo? Adivinhe lá... dias depois, esse RN morreu! Terá sido por sépsis?!?!?!
Sr. André, muitos dos meus comentários são feitos a partir do meu PC de casa e não do meu local de trabalho. Ao contrário de muitos colegas seus, que mal chegam ao hospital, e rapidamente acampam junto de um PC com ligação à net! Quer nomes?
Gostava que me explicasse as seguintes palavras “...o trabalho de um médico pode ser facilmente substituído de forma temporária por um enfermeiro”. Só faltava vir aqui dizer que sabe fazer um Bilrroth II ou um Hartmann de olhos fechados...
Afinal vocês querem trocar pontos de vista com outros profissionais de saúde ou não?
Por vezes, todos os participantes deste fórum caem na tentação de usar expressões um tanto mais agressivas e talvez menos elegantes. Mas não é isso também uma marca do autor do blogue?

Para todos vocês em geral, e para o Dr. Enf. em particular, gostaria que comentassem o seguinte:
A Sr.ª Enf.ª “Rosa” vende produtos Oriflame no seu local de trabalho.
A Sr.ª Enf..ª “Joaquina” vende produtos Tupperware no seu local de trabalho.
A Sr.ª Enf.ª “Maria” vende produtos Yves Rocher no seu local de trabalho.
É esta a Enfermagem que querem para Portugal?
Como elemento da tão famigerada “equipa transdisciplinar”, mas sobretudo como eventual utente do SNS: NÃO, OBRIGADO!

Saudações veraneantes,
O Sr. Dr. Cirurgião da Naifa.
 
Sr. Cirurgião da Naifa

Por acaso conheço um serviço onde só os médicos têm acesso ao computador. E, pasme-se!... O que consta é que alguns passam o tempo a ver You Tube, sites de clubes de futebol, e afins. O que é que acha disto?

Também sei de serviços em que, quando chega a hora de prescrever drogas, consta que muitas vezes tem que ser o enfermeiro a dizer (com delicadeza, para não "ofender"):

"Veja lá, doutor, que o doente fazia AAS em casa. Não quer prescrever uma fraxiparina? É que o sr. já teve um enfarte no ano passado..."

"Doutor,veja lá. Não quer ver estas análises? É que a albuminémia está baixa e..."

"Não quer pedir umas
análises? É que o dreno tem tido um débito de quase 100cc/turno e é mesmo hemático"

"Não quer prescrever um protector gástrico ao sr. tal tal que já cá está há três semanas?"

"Doutor, anule aqui o tenoxican que já não existe injectável."

"Doutor, para carregar as pás tem que clicar no botão do lado esquerdo e deixar subir a carga ali no écran... Está a ver? Depois é que faz a descarga no direito (isto numa reanimação, a propósito do uso do disfribrilhador)."

"Doutor, desculpe, deixe-me ser eu a tirar os pontos. Não, não faça assim. tem que cortar o nózinho e a parte de fora primeiro. Não, não tire tudo assim... "

"Doutor, não se importa de fazer o penso do sr. Tal Tal? Há 33 dias que o operou e nunca lhe fez o penso. Aquilo está muito feio, mas veja na mesma, por favor."

"Doutor, veja lá porque com um INR de 3 "quer" que se faça na mesma o Voltaren?"

Também consta que algumas doutoras observam os doentes (quando deles se aproximam, pois como já alguém disse e com muita verdade, "a medicina trata a doença, e de preferência a doença sem os doentes") de cabelos soltos, unhacas pintadas e cachuchos nos dedos.

Também já trabalhei com uma anestesista que gritava histericamente quando esticava a mão para a enfermeira lhe pôr éter na compressa e dizia: "QUE HORROR! NÃO PONHA TANTO! ESTRAGA-ME O VERNIZ!..."

Também já vi uma cábula numa secretária de um serviço de urgência que dizia assim:
"dor de barriga - buscopan"
"dor de cabeça - nolotil"
"dor no corpo - benuron"
"vomito - prinpéran"
... etc.

O que é que acha disto?
Como vê, incompetência, desleixo e falta de brio há por todo o lado.

Também já tive que dizer a um sr. médico, em frente da restante equipa de 5 profissionais que:
"Se o senhor volta a tratar um doente da maneira como tratou o sr. Tal Tal, sou eu que o ponho a si mesmo daqui para fora e queixo-me de si, pois, para além de não respeitar o doente, também não respeitou os restantes profissionais. Entendeu o que lhe disse? Olhe para mim e fixe a minha cara e o meu nome. Quando estiver de turno comigo, nunca mais volta a fazer o que fez, entendeu? Nunca mais trabalha assim, entendeu!!!"
(o médico baixou a cara e pediu desculpa à frente dos presentes)

Como vê, é no nosso dia a dia que vamos lutando por melhores cuidados. Én que todos podemos ir parar às mãos de todos.

Quanto à possibilidade de nos substituirmos nas funções que temos, há que aprender a fazer as técnicas. Qualquer pessoa faz um Bilroth II ou uma cirurgia de Hartmann, desde que aprenda a técnica. O mesmo se passa em relação ao acompanhamento de um pós-operatório de uma PTA ou dos cuidados a um doente terminal. Agora, a complementaridade existe para que não andemos todos a fazer o mesmo, não é?

Tudo se aprende pois, como sabe, o potencial humano é vasto. Não há burros e iluminados

Valorizo tanto um médico bom, como um enfermeiro bom. Desde que cada um faça bem a sua parte para satisfazer com qualidade as necessidades das pessoas.

Vanda
 
Muito boa tarde,
enfermeiros, aspirantes a enfermeiros e cirurgiões ligeiramente descompensados...
que linda conversa que aqui vai, não haja duvida que existem por aqui muitos iluminados!!!

Como enfermeira tenho pena que existam:

1º - colegas que não sabem qual é o papel do SEP e que também não sabem que normalmente para se adquirir alguma coisa é necessário lutar... que esperam que os outros dêem a cara e quando corre mal estão lá pra mandar mais um bocadinho abaixo!

2º - colegas que se esquecem que em enfermagem é necessária actualização constante, pra não fazerem figuras tristes, como outros profissionais que por ai andam...

3º - profissionais com quem trabalhamos em estreita colaboração na tentativa de salvar vidas ou minorar o sofrimento dos utentes, mas que apenas se esforçam por mandar os enfermeiros abaixo na tentativa de esconder as várias asneiras que fazem diariamente e a sua dificuldade de trabalhar em equipa...

4º - e por fim, PESSOAS que nem num blog se sabem respeitar quanto mais em ambiente de trabalho...

Esta é apenas a opinião de mais uma "iluminada", que por enquanto ainda não desistiu da profissão... de enfermagem!
 
Muito bem Vanda!!!

Sr. Cirurgião da Naifa, cheguei a uma simples conclusao: O sr nao é médico, é apenas um simples curioso que trabalha no hospital como auxiliar ou algo do genero, pois, caso contrario nao vinha para aqui com tao pouca profundidade e ainda para mais, nas horas de expediente... Sim pq se fosse médico nao tinha tempo de andar sempre por aqui a todas as horas... provavelmente estao enfermeiros a fazer o seu trabalho enquanto o sr estica as pernas.... Mas deixo-lhe uma questão? E se um dia, a sua filha lhe diz que vai ser Enfermeira??? ue horror, a vergonha da familia...
 
Por acaso já fui orientador de estágio de uma aluna de enfermagem filha de um médico.
Se fosse filha do Naifas, o Homem suicidava-se ... (LOL)
 
Vai-te embora naifadas.

Já viste que com os enfermeiros nao levas a melhor.

Como vês é tudo uma questao de técnica e de tempo.

Agora há a vertente humana, que nao vais lá, nem com técnica, nem com todo o tempo do mundo.

Vai-te embora naifa. Desaparece e cuida-te primeiro.
 
Espero que o meu comentário termine com este "ringue de luta livre".
Chega de atacar este e aquele grupo profissional. Todas as classes profissionais tem o seu valor/mérito. É normal existir, por vezes, sobreposição de funções, porque pertencemos a uma equipa multidisciplinar, em que actua "o mais apto para...dada a circunstancia...e os profissionais presentes".

Caros colegas o Dr. "Cirurgião da Naifa" decididamente não gosta da classe de Enfermagem, mas este apenas vale por si. Trabalho diariamente com alguns profissionais de saude (médicos, técnicos de saude, auxiliares de acção médica,...) que tentam denegrir a nossa imagem, mas felizmente existem aqueles que gostam de trabalhar em equipa, que preservam o companheirismo em prol do bem cuidar e atender dos doentes/utentes.
Se se continuar a contracenar com este Sr. Dr., muma lirica de má educação, quem perde o respeito somos nós (Os contra-ataques que li em comentários anteriores envergonham qualquer um).

Tive que iniciar o meu comentário com este desabafo, mas o que se pretende mesmo é opinar sobre essa SUPOSTA Guerra entre Enfermeiros e Analistas Clinicos (???...Será que os media não se queriam antes referir aos técnicos de analises clinicas...Fica a questão).

Ambos os profissionais podem exercer o acto de colheitas de espécimes; durante a minha licenciatura em enfermagem adquiri conhecimentos teórico-técnicos acerca desses procedimentos...em estágios realizei esses procedimentos...enquanto profissional no activo realizo esses procedimentos (tanto no meio hospitalar como em regime de par-time)...daí que, considero que estou qualificada para...

Assim sendo, acho que o autor do artigo que levantou toda esta polémica devia ter em atenção quando refere que os enfermeiros não podem trabalhar em laboratórios de analises clinicas porque não têm qualificação para...

Tenho conhecimento de laboratórios que tem SUPOSTAS técnicas de analises clinicas...TRATADAS POR DOUTORAS...que apenas têm o 12ºANO de escolaridade.
ISTO SIM É PREOCUPANTE E DEVIA SER NOTICIADO.

Caros colegas, representantes dos sindicatos e ordem, NÃO DEIXEM PASSAR IMPUNES ESTE TIPO DE NOTICIAS FALSIOSAS.
Temos que LIMPAR da nossa imagem social este tipo de CALUNIAS.

Termino apenas com esta questão: A Sociedade Portuguesa terá real conhecimento da nossa QUALIFICAÇÃO TEÓRICO-PROFISSIONAL?
 
Temos um SNS em putrefacção porque muito do que se disse acerca de médicos e enfermeiros é infelizmente verdade! Depois, ao invés de se solucionarem problemas, tentam-se escamoteá-los demonstrando que os defeitos do vizinho são maiores do que os nossos, como se isso desculpasse a nossa mediocridade. Se os enfermeiros procurassem constantemente a excelência do que fazem e apurassem a sua postura perante a sociedade seriam uma classe quase inatacável pois a sua missão confiada é deveras importante! Se os médicos se deixassem de comportar como "snipers" que atiram sobe tudo que se aproxima da sua esfera de interesses corporativistas e considerassem os outros profissionais como peças de uma solução global para os problemas de saúde as coisas funcionavam melhor.
Penso que todos deveriam enveredar por uma reflexão profunda e isenta de viés ou fundamentalismos, porque afinal trabalhamos todos para o mesmo fim.
 
enfermeiros deviam-seremeter aquilo que a sua licenciatura permite fazer: lavar rabinhos ,fazer camas como deve ser e serem os criaditos para todo o serviço dos senhores doutores....
 
Afinal de contas os exmos srs enfermeiros são do tipo Zeze Camarinha, ele também diz que faz mundos e fundos e que é o maior do planeta. Estão aqui uma série de posts com auto-elogios do que fazem melhor em relação a outros.

mas lembrem-se todos falham... e na vossa falha alguém vai ser melhor que vós e então vêmo-vos caladinhos como se nada acontecesse.

Esta prepotência geral de todos os profissionais de saúde é o que faz o ambiente de trabalho nesta área ser tão "animal irracional" de lutas de egomaníacos.


Sou TDT de Cardiopneumologia e apelo ao bom senso de todos... em todas as áreas existem bons e maus profissionais

Se estamos todos em prol do doente (embora alguns posts anteriores denotem que estão em prol do próprio umbigo) as tarefas deverão ser realizadas pelo elemento mais especializado e não pelo mais curioso e "armado em sabichão"
Até porque quando o dito "sabichão" se põe a tentar fazer o que não deve... dá asneira... e normalmente quem se lixa é o doente!!!

deixo algumas palavras que devem estar sempre na nossa cabeça quando prestamos serviço à comunidade:

DOENTE, EMPATIA, RESPEITO, TRABALHO DE EQUIPA, RESPONSABILIDADE E ATITUDE ESPECIALIZADA
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!