quinta-feira, agosto 28, 2008

Semana em revista...



1. No dia de 27 de Agosto foram iniciadas as negociações relativas à nova carreira de Enfermagem, entre sindicatos e a tutela. As actuais intenções do Ministério da Saúde envolvem a adopção de medidas exploratórias e pouco dignificantes para os profissionais de Enfermagem.

2. O Instituto Piaget volta às estratégias de marketing pouco éticas e enganosas. Desta feita, na Revista Medicina e Saúde, pela pessoa do Prof. Raul Sardinha, garantiu que os Enfermeiros do Piaget, têm, a nível de colocação de mercado "um bom acolhimento, sem problemas a nível de emprego". Falso. Não existem dados que assim o comprovem. Sem ressentimentos para com o referido instituto, condeno a veiculação de mentiras com um único propósito: angariar mais alunos e, consequentemente, incrementar as correspondentes fontes de rendimento, fazendo uso de argumentos falaciosos.

3. O primeiro parto feito num Ambulância SIV, realizado por um Enfermeiro (equipa da SIV), decorreu na normalidade e sem problemas, tendo sido focado pela imprensa."O trabalho dos Enfermeiros e assistência foram espectaculares" - é possível ler-se no Jornal Correio da Manhã.

4. A Ordem dos Enfermeiros (OE), fez saber (ver aqui e aqui) junto do Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Dr. Francisco Ramos, que não é possível nem desejável, avançar com o processo negocial relativo à nova carreira de Enfermagem, sem que antes sejam clarificados os princípios estruturantes relativos ao desejado Modelo de Desenvolvimento Profissional. Importa referir que esta posição é consensual entre OE e sindicatos e, caso não seja atendida, a Ordem afirma que "terá de rever o modelo de cooperação que tem mantido com o Ministério da Saúde". Nota muito positiva para a OE e para a postura de colaboração entre as várias estruturas profissionais de Enfermagem!

5. A OE pediu esclarecimentos "sobre o Plano Estratégico Nacional para a Emergência Pré-Hospitalar e sobre a implementação do projecto SIV" ao INEM. Neste sentIdo, a OE reuniu com o INEM, onde foi discutida "a criação de uma carreira específica em Emergência Médica, a elaboração de regulamentação para as VMER e SIV, o atraso na definição do Plano Estratégico para a Emergência Pré-hospitalar e o projecto de decreto-lei para a utilização de desfibrilhadores automáticos externos são os assuntos a destacar da reunião". O presidente do INEM afirmou que "em seu entender, deverá ser criada uma carreira específica para a área da emergência médica, com diferentes níveis". A OE fez lembrar - e muito bem que "as intervenções técnicas / clínicas em situações de emergência pré-hospitalar são realizadas por Médicos e Enfermeiros que, além das competências decorrentes da sua formação académica e experiência profissional, possuem formação em Suporte Avançado de Vida". Portanto, aguardam-se novos desenvolvimentos para a tal "carreira específica"(?). Mais uma nota positiva para a OE, que começa a esculpir uma postura mais determinada!

6. "Faltam 2112 Enfermeiros" - afirmam os sindicatos, com base em dados do próprio Ministério da Saúde. Até que enfim (!) que se começam a discutir números mais adequados, reais e concretizáveis, em consonância com a actual conjuntura do país e do sector da saúde.

7. "Os farmacêuticos vão começar a receber formação em Setembro, de forma a garantir que, em Outubro, os utentes possam não só comprar mas também receber vacinas nas farmácias. Os Enfermeiros defendem que devem ser eles a fazê-lo. Além das vacinas, há outros serviços a integrar". A Ordem dos Farmacêuticos refere que "o acto de dar uma vacina é uma competência que os farmacêuticos já tinham, mas que não faziam". Os Enfermeiros esperam uma posição firme por parte da OE! Este tipo de situações, que começam a acontecer em várias frentes da esfera competencial dos Enfermeiros, são factores predisponentes para a abertura de brechas funcionais na profissão, acarretando riscos nefastos que todos conhecem e prevêem.


Comments:
gosto deste blog porque nos mantem informados,
 
olá DE.
Sou leitor assiduo do seu blog. Eu, como todos os enfermeiros estamos preocupados com o ponto 1 deste seu post. No entanto e falo por mim, estou, como diz o povo, à nora com a carreira proposta pelo sep e também com a contraproposta da tutela.
É possivel elaborar um post para esclarecer este ponto em particular?
Devo confessar a minha ignorancia e alguma desinformação pois nos canais normais esta informação é vaga, pouco esclarecedora.
Fala-se um uma carrreira com dois niveis outra com um, não se fala de reposicionamento remuneratório, entre outros assuntos que me parecem importantes. Agradecia este esforço, apesar de me parecer ser um espaço de debate. Pois se estamos desinformados não podemos agir e aderir a uma possivel luta sem saber para que lado estamos a remar.
Muito obrigado pela atenção.
Parabens pelo blog.
LPG
 
Caro LPG, em vez de pedir ao DE para fazer resumos pode pesquisar no site do sindicato a proposta entregue, a contraproposta, o que as une e as suas divergências. Pode também procurar um delegado sindical na sua instituição e pedir-lhe para lhe explicar de fonte segura, agora pedir a pessoas que não estão envolvidas no processo pode dar origem a ideias menos esclarecedoras, não lhe parece?
 
Quem vai dar formação aos farmaceuticos? Um enfermeiro!!!!

Mais um a pregrar um prego no nosso caixão!!
 
O SEP é o unico que fez contraproposta ao Ministerio. No site pode observar tudo. Penso que todos podem ficar mais esclarecidos.
 
Преди да закупите програмата Ви препоръчваме да я изпробвате безплатно в продължение на 30 дни.

рограма
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!