sexta-feira, agosto 01, 2008

Contraproposta do MS para a carreira de Enfermagem!


Está feita a contraproposta dos princípios para a nova carreira de Enfermagem pelo Ministério da Saúde.

Não há direito a regime de exclusividade. O regime de horário acrescido está fora de questão. As horas extra serão pagas (se forem!) ao preço normal. Não há valorização profissional em função da aquisição de graus académicos. Não existem compensações associadas à penosidade e ao risco da profissão. A progressão na carreira será muito difícil e depende da "vontade" dos Conselhos de Administração!
.
O poder de reivindicação é muito baixo. Há quem trabalhe de qualquer forma, independentemente das condições oferecidas...
Quando a procura real é inferior à oferta disponível, o resultado é este...

Comments:
Num momento crucial para a profissão (negociação da carreira e MDP), temos de nos unir e pressionar para alterar no sentido daquilo que queremos(Incluindo a questão dos rácios).
Temos de estar atentos e participar nas acções de luta do SEP.Só assim atingiremos resultados.A criticar sem nada fazer, nada se vai alterar na proposta inicial do MS.Relembro que é uma proposta e que com pressão podemos aterar e muito o seu rumo.
 
"Agora siga, rumemos em direcção aos rácios da OCDE! Isso é que é importante..."
DE isso dos rácios já é obsessão!
 
Com a oferta que existe de Enfermeiros neste momento, o nosso poder reivindicativo é quase nulo.
 
Pura ilusão!
Ninguém vai conseguir melhorar esta situação, entramos em descida vertiginosa e enquanto descíamos, sem que o SEP (ou outro) se preocupou com a aterragem da maioria, (porque certamente tinham preocupações pessoais bem mais importantes)deixaram passar as oportunidades;
Pois,todos vimos as professoras primárias e as educadores de infância fazerem licenciaturas de fim de semana e imediatamente subirem de escalão, existe centenas de profissionais destas categorias que já se reformaram (52 anos)no escalão máximo, e a licenciatura não deu valor acrescentado ao ensino, porque a maioria se reformou...
Enquanto isso os enfermeiros discutiam o sexo dos anjos, e meia duzia cuidava dos seus próprios interesses...
Agora vai ser "salve-se quem puder..." porque aquela manifestação em Lisboa (400) deu para ver...
A enfermagem, vai penar e só com lideres carismáticos puderá... mudar lentamente, muito lentamente..,

porque os enfermeiros ainda não descolaram dos médicos e isso nota-se até neste blog...

Quando interiorizarmos o que é SER ENFERMEIRO e o assumirmos... quem sabe talvez a coisa mude.

Há um caminho que nos pode "salvar"...se as pessoas tiverem necessidade dos nossos serviços...
Nós fazemos o acolhimento, porque será que nunca nos vêm?...
 
Ora aqui está o produto e o resultado do trabalho de todos os enfermeiros ao longo do inicio das ditas cujas SAs.
Sao as empresas criadas de contractualização dentro dos hospitais, cujos donos eram os proprios enf. dessas empresas.

Sao os enfermeiros que assumiram esses trabalhos por derreis de tostoes.

Resultados enfermeiros nao admitidos para fazer face á carencia que se ia verificando

Eram os sehores enfermeiros gestores aceitarem estas ilegalidades tods, ameaçando os desgraçados dos contratados que ainda iam sendo admitido, para terem os seus incentivos no fim de do mes.

Isto para nao falar dos sr. enfermeiros directores a dizer que até tinham enfermeiros a mais nas suas instituições.

Para cumulo, os recem formados a aceitarem todo o tipo de contrato que os patroes da saúde lhe propunham.

Eis os resultados.

Mas ainda há mais, como nao bastasse, os senhores drs da escolas de enfermegem , que deixaram de ser enfermeiros, mediante o processo de bolonha proporem o ensino de enfermagem ao Ministério da Educação pelo 1º Nivel e continuar a abrir as vagas
para enfermeiros como se vê?

Queremos o quê senhores enfermeiros.
Culpar os sindicatos. É mais fácil.

A quantas iniciativas fosse em prole da carreira ou de outras matérias relacinados com condiçoes de trabalho os enfermeiros aderiram?

E fico-me por aqui.

Vamos ver quantos enfermeiros, vao aderir ás lutas na negociação da carreira de Enfermagem.

Que sejamos todos, assim espero.
 
nada que já não se estivesse à espera!!!
 
Colega Bruno Mauricio, não sei se se lembra mas o SEP (CGTP), abandonou as negociações... por isso é que andam com as petições... Pis, antes fazem o que o partido manda, agitar os trabalhadores, agora andam a pedir para entrar nas negociações....
 
Isto está uma miséria!
 
Enquanto a minha querida e idolatrada Hermengarda dorme venho dar uma ajudinha a estes deseperados enfermeiros que pautam sempre as suas aspirações pelos impossíveis deixando ao sabor dos ventos aquilo que está ao seu alcance.
Não há emprego para todos os Enfermeiros por várias razões uma das quais é os sacrificados aguentarem com tudo o que lhes impõem porque as doses de comodismo e de cagaço andam de mãos dadas e servem para pautarem os seus comportamentos.
É pena que tenham de abrir os olhos à bofetada e pontapé, dados por si próprios.
Comecemos por focar as lutas que os Enfermeiros vão ter de assumir que não são do PCP/SEP/CGTP nem de qualquer outra formação politico-sindical: são dos Enfermeiros, pois é neles que reside a força.
Depois têm de voltar a acreditar em si próprios e na sua força. Veja-se com que habilidade os médicos que andam aos montões por tudo o que é sítio a dizerem que têm de continuar com a exclusividade porque são poucos em todo o lado. E todo o mundo, onde estão contidos os Enfermeiros acredita nestas aldrabices.
Os directores de enfermagem, habitualmente escolhidos pela sua capacidade de escravizarem os colegas são os primeiros a desacreditarem as possibilidades de luta e união dos enfermeiros. É que nem percebem que se não fossem tão estúpidos não eram escolhidos por aqueles que sabem o que querem, para tão elevados cargos.
Se exigissem, como lhes compete, o quantitativo de Enfermeiros suficiente para a melhor qualidade dos cuidados, estavam a fazer um bom papel, o seu verdadeiro papel. Mas aí eram eles que corriam os risco de substituição, por estarem a impedir outros de serem monopolistas.
As escolas que têm os docentes que a Enfermagem consente, muitos deles inclassificáveis, vão produzindo uns medricas que até têm medo de se sindicalizarem, porque lhes dizem que se aparecerem como filiados sindicalmente é uma má recomendação para quem procura emprego!
Com mentalizações destas que querem os Enfermeiros de diferente do panorama actual?
Os americanos rejeitam os produtos que são fabricados por trabalhadores não sindicalizados; os portugueses rejeitam os sindicatos, porque pensam que se impõem sozinhos no mundo do trabalho sem a capacidade reguladora dos sindicatos.
Já avisámos os enfermeiros que gostam da Enfermagem, que se acautelem dos qualquer coisa adiada, os tais que estão em trânsito para qualquer coisa menos a Enfermagem trampolim. Até nem se escondem muito. São esse que ajudam a inquinar o ambiente e a desgostar da profissão. Uma etiqueta PQP (a pagar no destino), fica-lhes a matar, como um fato feito por medida.
Na hora da luta os verdaeiros ENFERMEIROS vão aparecer/desaparecer, para mostrarem o seu valor.
Enquanto os médicos se preparam para terem a melhor carreira, dentro dos mesmos princípios enformadores: comuns a médicos e enfermeiros, pela Lei 12-A/2008 de 27 de Fevereiro, pois que, desde a FNAM, ao SIM, passando pela OM todos afinam a voz pelo mesmo diapasão, por isso há harmonia, até para mandarem os enfermeiros cantarem mais baixo.
Nos enfermeiros ainda andam a pedir para aderirem às lutas deste e desta, como se fossem os exclusivos no exército, ou os GOE da luta dos Enfermeiros.
Brunos e Maurícios ou as duas coisas, mesmo que para compensarem a bolsa de estudo seja "obrigados" a defender as cores da bandeira ceifeira, finjam que se esqueceram e sugiram a união, pois é ela que gera o sinergismo que dá a força motriz.
Vou voltar para a caverna antes que a Hermengarda acorde, mas volto logo.
 
Enquanto a enfermagem está na desgraça que está, o pessoal da nossa ordem anda a passear´`as nossas custas pelo Japão (Ver revista da Ordem)
 
Querido Carlos.

A CGTP, abandonou as negociacões do código de trabalho, porque nao estava para assassinar o trabalho de todos os trabalhadores, não só dos enfermeiros.
Mas os espertos da U.G.T., assinaram-no, porque era bom para os trabalhadores e não se imcomodaram com os direitos que nos vão retirar, adquiridos com tantas lutas e sacrificios dos trabalhadores.( aliás alguns direitos por magia de alguns sr. enfermeiros, já os não temos).
Eis o final do produto .
O resultado está á vista.
 
A nossa Ordem é como as tintas de exteriores; não serve para dentro de casa.
Sinceramente não sei o que será melhor: tê-la por perto é mau, mas tê-la bem longe da vista e do coração gera a dúvida se será melhor ou pior ou péssimo.
Pelo sim e pelo não sempre é melhor tê-la no sol nascente do que no sol poente.
Elas adoram peixe crú, às fatias finas; elas adoram as vénias dos japoneses que não se esquecem de que os portugueses foram os primeiros estranhos a visitá-los.
Além disso as férias ficam mais baratas do que na Madeira ou Açores, destinos de fim-de-semana.
A democracia tem destas coisas: uns serem obrigados a comer do que outros gostam.
E é bem feito: não tivessem ficado em casa no dia da votação; tivessem guardado os votos e não tivessem permitido encher as urnas com votos da casa, nas noites de vigilia às urnas, que se iam enchendo de votos vermelhos martelados/foiçados.
Já viram o que seria da Enfermagem sem terem desta sarna para se coçarem?!
Temos todos os que alguns querem e impõem e muitos não merecem; não mereceriam se tivessem um comportamento democrático. São muito distraídos para viverem em democracia.
 
Ao anónimo das 11.27

Aquela manifestação em Lisboa eram cerca de mil enfermeiros.Muito poucos na realidade.

Nao estavas lá para ver.
Vamos ver se começas a participar mais nas coisa de profissão.

A hora é de União
 
O colega Carlos está mal informado, quando diz que o SEP anda a fazer petições para entrar na negociação da carreira.
Já outro colega explicou, mas não é demais reforçar, que a CGTP não assinou o acordo sobre o código do trabalho, porque ele é mau para os trabalhadores.
O que é que isso tem a ver com a carreira de enfermagem? Nada!
Se o SEP recebeu a proposta de princípios do ministério é porque são legitimamente considerados como estrutura para negociar.
Se estão a recolher assinaturas numa petição, tem a ver com a pressão a exercer junto do ministério, primeiro para entregarem a proposta e depois para dar peso na mesa das negociações. Mas os enfermeiros não vêm isso e criticam, não dando nenhuma sugestão de saída para o problema. Escrevem neste e noutros blogs para darem a sua opinião mal informada mas não se dignam a escrever o nome na lista de colegas que estão interessados em que tudo termine da melhor maneira para todos. Haja paciência...
 
Ó Carlos, andas muito mal informado.

Sabes que a proposta da Carreira de Enfermagem, do Ministério da Saúde, foi entregue por mao propria directamente na sede do SEP?

Pois se queres saber mais, manda o teu email, que teria muito gosto em te manter informado.

Eu aguardo.
 
Alguns anónimos entretêm-se a falar continuamente mal da Ordem e não se apercebem do ridículo, talvez porque não conseguiram atingir os seus objectivos, ganhar as eleições da Ordem. Fazem-se passar por anónimos, gardingos e coisas do género para iludir os Enfermeiros.
Temos de nos unir em todas estas questões importantes para a profissão, nomeadamente a Carreira. Será que é a falar mal de tudo e todos que somos solidários nas lutas?
Deixem-se de palavras e passem aos actos, já que tiveram na caverna com medo que a Hermengarda acordasse.
Passem bem e sejam felizes.
 
concordo com o anónimo das 10:20 e devo dizer que estamos na altura de saber a proposta feita pelos sindicatos e a do governo e depois têm legitimidade para pedir uma greve, pois não passamos cheques em branco. Também gostaria que me explicasse como é possível falar de negociações quando o senhor Azevedo garantiu em Julho que estava de parabéns, pois tinham finalmente conseguido uma vitória para a carreira!Agora senhor doutor enfermeiro é altura de falar verdade, pois nós temos o direito de saber o que anda a fazer...se quis enganar os colegas da outra lista é uma coisa, mas nós somos simples contribuintes...saia da caverne, deixe as Hermengardas e vomite as suas ideias de louco...uma vez na vida seja leal para com os sócios. O marido verdadeiro da Hermengarda
 
Meu caro gardingo, doutor enfermeiro, vossa cavalgadura anda a entreter o pessoal com os blogs para que ninguém pergunte pela vitória da carreira? Passou a sua vida a mentir e a viver com o contributo dos enfermeiros e agora está no bem bom pois arrumou com a oposição interna e agora é o rei da selva...mentira tem ainda os reizinhos, porque isto de família é sagrado...pobres enfermeiros que andam iludidos com tamanho mentiroso...o homem das sete caras e mil personalidades. Um amigo antigo e que olhando para trás jamais lhe daria apoio.
 
Disseram-me aqui no SJoão que o doutor enfermeiro era o senhor enfermeiro José Azevedo e então quero lhe passar a fazer umas preguntas.
quando é que podemos fazer a inscrição para sermos sócios da casa do enfermeiro? Quantos quartos estão livres? Quanto é a mensalidade? qUANDO PODEMOS RESERVAR? Quero que seja o senhor enfermeiro a responder, pois andam aqui a dizer que a casa só serve para a droga e prostituição, mas eu axo mentira. Tenho receio de dar o meu nome porque dizem que o senhor ainda vai ser director do hospital e eu sei que é muito vingativo e tenho muito medo, porque só me falta um ano para a reforma. Queria que me respondesse.
 
Eu não sou o Enf. José C Azevedo.
 
E eu não sou o Pai Natal.
 
És o maior palhaço e falso. Durante a direcção do HSJ TRAISTE, diáriamente os enfermeiros, pois se estavas mesmo contra as decisões da administração só tinhas um caminho...a demissão, mas a tua sede doentia de poder falava mais alto e ficavas no poder e a ver os colegas a sofrer...falso, pois por trás escrevias todos aqueles comunicados a redimir-te, mas falsos como Judas...enganaste os teus mais chegados colaboradores, depois serviste sempre os teus interesses, mas sempre disfarçado de defensor da classe...quem te conhece não se surpreende, mas poucos te conhecem como eu, velho amigo. Não entendo como ainda consegues enganar tantos em tão pouco tempo. Não és o salvador de nada, apenas de ti próprio e perto está o dia em que vais ter de pagar pelas tuas sucessivas traições...vais beber do teu próprio veneno e quando pedires ajuda vais ter as cuspidelinhas que tanto enviaste em comunicados. Amigo dos velhos tempos.
 
Vais pagar pelas perseguições de Melres, Foz do Sousa, pintainhos, púcaros,logarinhos, madeiras...todos os disfarces que usaste para difamar aqueles que não te deixaram governar como rei e que se puseram no teu caminho...o HSJ visto á lupa é a prova da tua falsidade e de todos os truques que usaste para te manter á tona do poder e foi preciso empurrar-te borda fora, mas mesmo assim eras o maior...és um pulha da pior espécie, mas vais morrer á mão de quem menos esperas, pois existe sempre um pulha ainda maior...acredita que te desejo melhor sorte. Velho amigo.
 
Isto está quente.
Esta é a primeira vez que venho a este blog. Está a correr bem. Parece que alguém conseguiu descobrir os podres deste senhor. Já a alguns anos que conheço bem o que ele é capaz de fazer. Sorte daqueles que não cruzam o seu caminho. A Enfermagem sempre perdeu muito com ele e com a sua língua. Fiquei a saber que hoje já ninguém o ouve, nem mesmo quem o rodeia.
Esperemos por melhores dias.
António
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!