sexta-feira, agosto 08, 2008

A saga continua... com a permissão dos Enfermeiros?


Depois dos gerontólogos, podólogos, analistólogos, (tentativa de criação dos) paramédicólogos e etc., estamos a assistir lentamente ao despontar dos fisioterapeutas-parteirólogos (já não são apenas um rumor...).

A Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal encarrega-se dessa árdua tarefa. Para ganhar a vida e pagar as contas, decidiu cozinhar mais um curso-à-pressão destinado a fisioterapeutas e leccionado por fisioterapeutas (Ft. Maria João Alvito (Centro Olá mamã! e a Ft. Teresa Paula Mimoso (Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal).

Quais os objectivos deste curso?

"Promover competências parentais, através de medidas antecipatórias, para resolução de problemas e desafios inerentes aos três períodos: gravidez, parto e parentalidade".

Que tipo de formação é leccionada? (qualquer tipo de semelhança com uma determinada especialidade da Enfermagem não é pura coincidência)

Por exemplo...
"História e contextualização da Preparação para o Nascimento - Modelo de intervenção Psicoeducacional"; "O pai na educação pré-natal"; "Massagem a "3""; "Mobilidade geral e posturas"; "Bacia e Pavimento pélvico"; "Stress e relaxamento"; "Mitos e crenças da gravidez/parto"; "A dor do trabalho de parto"; "Directrizes da OMS para o trabalho de parto"; "Analgesia do parto"; "Sinais de parto – observação e discussão"; "Plano de parto"; "Trabalho de parto"; "Padrões respiratórios no TP"; "Fase de dilatação"; "Fase de expulsão"; "Puerperium – caracterização e cuidados"; "Cesariana e parto instrumentalizado"; "Indução do trabalho de parto"; "Gravidez de risco"; "Parto pré-termo – o bebé prematuro"; "Amamentação – contextualização"; "Fisiologia da amamentação"; "Cuidados com o bebé"; "Alterações emocionais no período pós parto", etc...

Com este curso, que competências esperam os fisioterapeutas desenvolver?

∗ "Planear e implementar acções/programas de preparação/educação para o nascimento; Monitorizar e avaliar a qualidade e efectividade das acções/programas de preparação/educação para o nascimento; Demonstrar capacidade crítica e de reflexão acerca da intervenção nesta área específica, de forma a contribuir para a visibilidade e efectividade da mesma. Seleccionar e utilizar estratégias relevantes de acordo com os princípios da educação dos adultos e educação parental, comunicando de forma efectiva".


Ao ritmo a que outros profissionais invadem a esfera profissional dos Enfermeiros, penso que será legítimo o sentimento de preocupação, com o futuro, que reina entre os Enfermeiros...
O desemprego não se combate apenas com ultimatos para admissões, mas também com a preservação do nosso conteúdo profissional e consequentemente do espaço laboral. A Enfermagem de Reabilitação é um exemplo disso: já quase foi extinta no sector privado em detrimento dos fisioterapeutas...
Será que os Enfermeiros não aprendem com os erros ou vitórias do passado?

Comments:
Ainda gostava de saber onde os fisioterapeutas tiraram a Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetricia , para fazer a preparação psiciprofilática ás grávidas.

O que eles entendem de trabalho de parto, parto e puerpério etc.

Santo Deus , e os enfermeiros a ve-los passar.

Que alguem ponha mão no assunto.

O que vai ficando para os Enfermeiros?
 
E a legislação protege-nos.Só as Enfermeiras Obstetricas e médicos Obstetras é que podem desenvolver este trabalho.

Caro colega reenvie este seu post para a Ordem p.f.

Abraço
 
Qualquer dia ainda vão ser os fisioterapeutas e bombeiros a realizar o parto, com os enfermeiros a ver..
Já era tempo da ordem, ao invés de emitir comunicados e pareceres inócuos começar a levantar no Ministério Público uns processos judiciais contra estes penetras que surgem com cada vez mais insistância no nosso caminho!
 
Isto é grave! Cada vez são mais os atentados contra o nosso trabalho. E o pior é que são poucos os enfermeiros que se insurgem contra estas incursivas "inimigas". A Enfermagem está a ser saqueada das suas funções em toda a parte. Todos querem ser enfermeiros, nomeadamente bombeiros, técnicos de análises, fisioterapeutas mas sem cursarem enfermagem. A continuar assim, o enfermeiro do futuro não será Enfermeiro mas sim um conjunto de vários técnicos, especializados em áreas que hoje se agregam num só profissional...a continuar assim a Enfermagem será uma espécie de pangea, que se esboroa e se fragmenta aos poucos para alimentar uma orda de outras profissões esfaimadas.
 
Que vergonha... a Ordem não vê isto? Ainda por cima isto passasse na escola em que a enfermeira Lucília Nunes (da Ordem) dá aulas!!
 
Desculpem o erro:

Que vergonha... a Ordem não vê isto? Ainda por cima isto passa-se na escola em que a enfermeira Lucília Nunes (da Ordem) dá aulas!!
 
Se calhar essa senhora, dá aulas ao referido cursinho.

A ordem é composta desta gente.
O que se espera é que abram mais cursos e cursinhos.
Atao é preciso manter os tachinhos todos. Não chega as resmas de enfermeiros para o desmprego, quanto mais agora estas das fisioterapeutas fazerem a preparação as gravidas.
Qual será a proxima.
Aguardamos.
 
Tem andado distraído. Sobre o assunto: http://www.essa.pt/POS_GRADUACAO_FT_2007.pdf
 
Assim a enfermagem vai mesmo desaparecer, não tenham duvidas!!!
 
Estas escolas seguem uma estratégia mista em que não só tiram proveito de nichos de mercado deixados à deriva por outros, como beneficiam de uma certa confusão em relação à clarificação do exercício de funções.

Sobre o primeiro ponto que acho que é o mais decisivo, a realidade dos serviços hospitalares por exemplo, ilustra bem o que poderia ser feito pelos enfermeiros e não o é, ou porque (i) não são devidamente remunerados por exercerem funções mais especializadas, (ii) não estão motivados pelas condições de trabalho que têm, ou (iii) não têm formação adequada para as realizar. O corolário desta situação é ficar o cidadão sem os cuidados a que tem direito e ao mesmo tempo ficar o caminho livre para que outros, ávidos de reconhecimento social, a necessitar de escoar gente formada e multiplicar fontes de rendimento a nível académico, tentem alargar o seu campo de intervenção, visto que a actual oferta (por parte da enfermagem) é claramente insuficiente.
Nesta linha de raciocínio, a especialização "em massa" dos enfermeiros - devidamente reconhecida pelo sistema e vocacionada para os cuidados directos, não para tarefas administrativas e ditas "de gestão" - é capaz de travar esta "invasão" em algumas áreas.

... Ou então não é nada disto e estamos perante o emergir de um novo paradigma nos cuidados de saúde que não se compadece com a "traça" original das profissões de saúde, tal como as conhecemos até há pouco tempo.

Vanda
 
Mas esta gente é louca? Não têm vergonha na cara?
Estou parva...
 
Os enfermeiros, em Portugal, ao optarem pela unificação da enfermagem em torno de um só nível e não apostando na especialização (quando era tempo...quando não havia tantos fisioterapeutas e outros tantos eutas como há hoje) suicidaram-se colectivamente, comprometendo o futuro da sua profissão!
Não é possível ter enfermeiros todos licenciados e a fazerem tarefas menores juntamente com outras altamente diferenciadas...
É difícil perceber isto?
O que está a acontecer é simples:
Como os enfermeiros não ocupam determinadas áreas na saúde elas vão naturalmente sendo ocupadas por outros...
Querem exemplos? Este Blog tem alguns...mas há mais!
O que havia a fazer era fácil. Criar diferenciação dentro da enfermagem...
Quando começaram as especializações na enfermagem os especialistas tornaram-se meros administrativos...
A continuarmos assim garanto que a enfermagem (como a conhecemos hoje) tem os dias contados e cada vez vão surgir novas profissões...
Porquê?
Primeiro porque são necessárias e depois os enfermeiros (todos senhores licenciados) continuam (genericamente) divididos em dois grandes grupos:
Os papelistas e os higienistas ...
Será exagero?

FILIPE
 
tenham cuidado enfermeiros. daqui a algum tempo já não têm nada para fazer
 
mas o que raio tem os fisioterapeutas a ver com o parto??

(nao sou nem enfermeira nem fisioterapeuta...)
 
Se for um enfermeiro não especialista a dar aulas de preparação para o parto, mesmo que tecnicamente experiente nesta área, lá vem a Ordem colocar-lhe um processo disciplinar em cima! Mas se for um fisioterapeuta a Ordem já se acobarda e nada faz! Assim , mais vale por a Enfermagem à venda em hasta pública.
 
Melhor do que isto! Até o Holmes Place dá cursos para monitores de preparação para o parto!

"Anuncio:

Especialização em Preparação para o Parto

Este é o curso indicado para quem pretende dar aulas de preparação para o Parto em: Centros de Saúde, Hospitais, Clínicas, Ginásios, Health Clubs, Câmaras Municipais, Associações, Bombeiros, Juntas de freguesia.

Destinatários:
Enfermeiros, Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

Objectivos:

* Desenvolver conhecimentos sobre as alterações anatomo-fisiológicas
* Dotar as grávidas de técnicas que lhes permitam reduzir o stress durante o trabalho de parto e parto
* Dotar os acompanhantes de técnicas que lhes permitam reduzir o stress durante o trabalho de parto e parto
* Desenvolver conhecimentos na área materno-infantil
* Treinar as capacidades neuromusculares e respiratórias que facilitem o parto
* Ser capaz de promover o conhecimento ou consentimento informado


AULAS PRÁTICAS:

Exercícios no pós-parto
Exercícios do períneo
Respirações

Vantagens:

* Curso bastante completo composto por 92 horas de formação + 20h de trabalho autónomo (cotação máxima ”formação geral” – concursos)
* Formação única: abrange também os seguintes módulos - massagem, prevenção de acidentes interior e exterior, desenvolvimento psicomotor da criança, competências de formação e elaboração de projecto para entrega em locais a desenvolver as aulas de preparação para o parto.
* Aumento de Curriculum e Formação
* Elaboração dossier para apresentação de aulas Preparação para o Parto nas diversas instituições.

INCLUI:

Certificação
Manual de Apoio
Cartão de Acesso gratuito a um dos Clubes Holmes Place durante 15 dias

INSCRIÇÕES ABERTAS! LISBOA, PORTO, ALGARVE!

Mais informações:
Tel: 217529060
E-mail:academy@holmesplace.pt "


Não há paciência!

http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre_c.asp?REF=501916
 
No site do holmes place:

http://www.holmesplace.pt/hp/pt/trainingacademy/cursos/preparacaoparto/preparacaoparto.htm
 
Tudo isto porque os enfermeiros se sentaram à sombra da bananeira, deixando os auxiliares de acção médica a exercer funções que lhe competia...
e porque fazer educação para a saúde da trabalho simplesmente não se faz
Fui seguida num hospital geral durante a minha gravidez e as conversas que tive com a enfermeira resumiam-se: "traz a urina? Suba para a balança... sente-se ai... arregace a manga. espere lá fora que o médico chame"
Será preciso ser enfermeira para fazer isto e de má vontade?

Fui para um ginásio onde fiz preparação para o parto, aprendi lá muitas coisas importantes, a controlar-me, a respirar, como mudar a fralda, como dar a mama, o que ia acontecer no trabalho de parto, e por ai fora, além disso fazíamos ioga e relaxava esplendidamente.Correu tudo bem e estou muito grata a quem me ajudou apesar de não ser profissional de saúde.
Porque desses só na maternidade é que me ajudaram e foram maravilhosas.
 
Concordo com o que diz, presumo ser anónima das 9:57.

Sou enfermeira- é verdade que os hospitais públicos, não rentabilizam de recursos humanos especializados e nem investem na educação para a Saúde, nas as consultas de Saúde Materna.

Como pode uma enfermeira de curso base, estar numa consulta de saúde Materna, atender 30 ou mais gravidas por dia,( turno) fazer a observação, colheita de dados , realizar exames cardiotocográficos a gravidas de termo, atender o sr. doutor .

Isto para não falar nos exames das cunhas das privadas dos sr. doutores.

Querem melhor que isto?
 
Este é mais um exemplo da passividade da nossa classe. Como o blog da Revolta do Enfermeiro diz: é uma profissão em vias de extinção
(http://arevoltadoenfermeiro.blogspot.com/
2008/07/profisso-em-vias-de-extino.html)
Isto é só o início por parte dos fisioterapeutas. Durante anos os poucos Enf especialistas em reabilitação foram para chefes e deixaram de fazer os exercícios com dtes. Entraram então os fisioterapeutas a todo gás pelos serviços dentro, não perdendo a oportunidade! Agora estão a formar-se mais Enf de reabilitação, que vão ter que esgravatar ao máximo para reconquistar o espaço perdido. Os fisioterapeutas estão a ficar com os calos apertados e vão ripostar a toda a força. TEMOS QUE ESTAR PREPARADOS!!
 
Aqui podem consultar o parecer da OE sobre este tema:

http://www.ordemenfermeiros.pt/images/contents/uploaded/File/sededestaques/Parecer%20123.pdf

O pontos 2.4 é bem claro !!!!


Este é um dos casos em que o Estado poderia ser posto em tribunal porque não cumpre as directivas comunitárias e pelo atraso na transposição para legislação interna: o Estado porque permitiu a abertura deste género de cursos... Juristas da OE, mãos à obra!
 
Há uma maneira de enfrentar estas aberrações e essa é as parteiras voltarem ao terreno que abandonaram.
Se assim for e se assim se fizer estes oportunistas terapêutas, doulas e afins não têm espaço de manobra.
A Enfermagem tem de acordar sobretudo os diplomados na arte de partejar.
Não ataquem a Lucília Nunes, porque há ali muito saber desassimilado.
Meditem nas vantagens de termos uma Ordem comandada por esta gente, pois ninguém deve pensar que a MAS é responsável. É apenas o rosto visível de muita coisa errada que por lá germina.
Mas nem tudo vai pior: se em vez de termos a Lúcilia Nunes a dar aulas de psicoprofilaxia a pseudoterapêutas do parto natural a tivessemos a bastonária o delírio seria muito maior.
Não é a primeira vez que esta escola faz das suas, dela.
Já que não são reconhecidos pelos enfermeiros legítimos, em geral, voltam-se para os ramos espúrios, em particular.
 
Muito interessante a sua opinião Gardingo, mas enquanto deixamos germinar o errado, o que é bom ou morre por asfixia ou vai embora...
 
Enquanto os enfermeiros não se concencializar que esta na hora da união ou seja de deixarmos as nossas quintinhas e assumirmos um verdadeira espirito de classe, ~seremos puramennte especinhadas, todos sabemos que quem esta bem não quer perder a mama...
que enfermeiros directores e alguns chefes se estão nas tintas para a "ralé" tem os seus lugares garantidos, se não é num lado é no outro (veja-se a enf.directora de espinho...)
(veja-se na OF, com tudo o que é reformado, se teve um lugar de destaque lá cai, alguns durante o seu poderio de mandões, verdadeiros incompetentes...)a ordem só serve para dar tachos a muitos incompetentes, que se posseiam por aí com ar de gente intelectual (salvo raras excepções, só que as excepções nada podem fazer..)
 
A preparação para o parto feita por outros profissionais que não enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica é algo que viola a lei, pois representa o exercício da profissão de enfermeiro, sem título.
À Ordem, além da atribuição, compete proteger o título profissional, e a profissão de enfermeiro,
promovendo procedimento legal contra quem use o título ou exerça a profissão ilegalmente (alínea g, n.º 2,
Artigo 3.º, do EOE).

Existe um parecer da Ordem acerca deste assunto.
http://www.ordemenfermeiros.pt/images/contents/uploaded/File/sededestaques/Parecer%20123.pdf

Esta situação é bastante comum quer em entidades privadas, quer públicas.

Por exemplo, na MAC, a preparação para o parto é feita no serviço de Fisioterapia.
Incrível!
 
A minha gravidez foi seguida há pouco tempo num hosp público em Lx. Na consulta externa os contactos com a enfermagem foram fugazes - urina, peso e TA. Depois, a consulta médica e respectivo ensino terapêutico - memorável:

"COMA, CONTINUE A COMER ASSIM!!! DEPOIS FICA PARA AÍ UMA GORDA BADALHOCA, COM AS BADANAS A DAR A DAR!... COMA, COMA MULHER!!!"

Na maternidade, fui conduzida para uma maca no corredor por uma mulher de farda azul que ia dizendo como se eu fosse surda e parva ao mesmo tempo:

"VÁ LÁ, FILHA, VAMOS LÁ A SALTAR AQUI P'RA CIMA. VÁ LÁ.VÁ LÁ, TEM QUE SER. VÁ LÁ."

Terminou com a seguinte setença, num tom mais autoritário:

"TEM QUE TIRAR OS ÓCULOS. NÃO PODE LEVAR ÓCULOS!"

Permaneci 6 horas no corredor, à espera de digerir um iogurte líquido. Toda a gente fardada que ali passava dizia:

"NÃO PODE LEVAR OS ÓCULOS"
"JÁ LHE DISSE QUE TEM QUE TIRAR OS ÓCULOS"
"NÃO PODE IR PARA O BLOCO DE ÓCULOS"

Quando senti a maca a ser empurrada é que percebi que ia para o BO. No percurso voltei a ouvir a mesma lengalenga dos óculos, que acabei por entregar no elevador a uma amiga. A partir dali não vi mais nada - tenho miopía e sou daquelas pessoas que não encontra os óculos.

No BO, a médica:
VAMOS LÁ A ENCOSTAR OS JOELHOS AO QUEIXO, VÁ LÁ. TEM QUE ENCOSTAR OS JOELHOS AO QUEIXO!...
(tarefa impossível, mas que deu para entender que tipo de anestesia ia ser feita, visto que antes ninguém havia falado comigo sobre NADA.)

... Também nunca percebi porque é que a enfermeira veio mostrar-me o meu filho se eu sem óculos não via nada... Nem acertei com a mão para lhe tocar... Ela também não reparou nesse precalço.

Nos 5 dias que ali passei observei muita coisa, como por exemplo a queda de uma mulher, que apesar das hemorragias que tinha foi deixada na casa de banho, ou as recomendações para deitar os bebés de lado.

Da parte que a mim me toca, não desejo voltar a ser atendida assim. Saí da maternidade de pijama e com o meu filho enrolado num lençol, tal era a pressa de me pirar dali para fora.

Se um dia houver outros profissionais que façam melhor, porque não???

Afinal o que é que interessa, as profissões ou os cuidados e as pessoas?


PS
Não me identifiquei como enfermeira porque tinha tido uma experiência recente muito má - estava de serviço e tive que ir, a meio da noite, de ambulância para outro hospital, onde a médica de cirurgia geral que me observou me disse assim:

"OH!SRª ENFERMEIRA!... TEM QUE ARRANJAR UMA DESCULPA MELHOR PARA NÃO TRABALHAR!..."

Nessa noite não fui atendida por nenhum enfermeiro. NÃO VI NENHUM ENFERMEIRO. Passei a madrugada na sala de espera a controcer-me com dores e a ouvir os comentários das outras pessoas que diziam: "Nem para eles são bons! Coitada da enfermeira!".
Decidi fazer pela vida e entrei nos gabinetes do SU, vasculhei e encontrei as minhas análises e o meu Rx de abdómen; enrolei-os debaixo do braço e saí de fininho. Ninguém deu conta e não vi ninguém. Meti-me na ambulância e
nessa manhã fui operada de urgência, noutro hospital.
 
são esses que colocaram a enfermagem no buraco...
a minha filha teve um acidente e perdeu os sentidos, os bombeiros levaram-nos para o hospital mais próximo (um distrital) sei que vi 3 médicos e vários enfermeiros às voltas com a menina, que continuava desacordada e a sangrar terrivelmente do nariz...o médico gritou: "seguir para o s. antónio"
uma enfermeira entregou-me um maço de compressas e disse-me vá limpando o sangue...
os bombeiros perguntaram: não vem ninguém acompanhar?
a enfermeira respondeu: vai a mãe

Deus abençoe aqueles voluntários que me deram todo o apoio que puderam
no s. antónio já nos esperaram e foram todos maravilhosos!
a minha filha esteve uma semana em coma...
Graças ao médico que telefonou, graças aos bombeiros, graças a equipa do s. antonio (porque trabalhavam de tal forma que nos dois meses que lá passei mal distinguia as enfermeiras dos médicos)graças a Deus a minha filhota ficou bem.
 
Honestamente não entendo tanta indignação...!

Em primeiro lugar, a gravidez e o parto não são patologias mas sim acontecimentos perfeitamente naturais na vida de uma mulher saudável. Assim sendo, qual é o problema de não serem profissionais de saúde a fazerem a preparação para o parto e sim técnicos especializados?

Por outro lado (e falo com conhecimento de causa) muitas das vezes estes "técnicos especializados", educadores perinatais e doulas, precisamente por não serem profissionais de saude, são pessoas que têm o cuidado de se manter muitíssimo actualizadas sobre os temas da gravidez e do parto.

São pessoas que inclusivé sabem de cor e salteado as recomendações da Organização Mundial de Saúde para o Parto Normal, bem com sabem consultar e utilizar os estudos da base Cochrane. Coisa que muitos profissionais de saúde "especialistas" ignoram, apesar de conhecerem a sua existência.

Isso sim é vergonhoso, na minha opinião!!
 
Concordo plenamente com o último post! As mulheres que entendem o seu processo de parto como algo de natural não aceitam ser tratadas como doentes pois é assim que somos tratadas mal entramos no hospital/maternidade. Ainda bem que existem alternativas aos profissionais de saúde.
 
Não concordo com os 2 últimos comentários.
A questão que levanto é que educadores perinatais e doulas podem perfeitamente ter o cuidado de se manter muitíssimo actualizadas sobre os temas da gravidez e do parto, como qualquer comum cidadão. Basta pesquisar e estudar.
Mas precisamente por não serem profissionais de saúde, não têm as suas competências certificadas por ninguém, nem a sua actividade é controlada por entidade alguma.
Com certeza que de entre os especialistas haverá maus e bons profissionais, como em qualquer profissão.

Coloco uma questão. Como pode alguém preparar para o parto, se nunca fez um parto?
 
Se só pode preparar para o parto quem fez um parto, então só as mulheres que fizerem um parto poderão preparar alguém para este processo natural, fisiológico, saudável e mágico!... porque quem faz o parto é a mulher!
 
Para isso não seria necessário preparação, pois se é um acto natural...
Os animais têm as suas crias sozinhas, não precisam de preparação, apenas do instinto

Acontece que há muito tempo que a espécie humana deixou de se levar apenas por instintos e é a racionalidade que se opõe ao instinto que necessita de ser desconstruída.

A experiência de parto de cada mulher é única e vale o que vale para ela própria.
Se assim não fosse não estaríamos todos à procura de evidência científica em bases de dados como a Cochrane.

Em suma, é óbvio que o parto é do casal (não apenas da mulher), mas se este precisar de ajuda é bom que esta possa ser dada por alguém cujas competências técnicas e científicas estejam certificadas aliadas à humanização que deve acompanhar qualquer parto, por forma a que este seja um processo natural, fisiológico, saudável e mágico e seguro!

Aliás, não só o parto como todo o processo da parentalidade, desde a concepção.
 
Sinceramente acho incrível ver os enfermeiros a dizer mal de outra profissão...será que já pararam para pensar durante uns segundos se associando as competências das duas profissões não se poderia alcançar algo mais benéfico para as mães?? Dizem mal dos fisioterapeutas, que estão a “invadir” a vossa profissão mas em tempos antigos eram os enfermeiros que se designavam de enfermeiros de reabilitação e se não estou errada essa “especialização” não existe. Acho que cada vez mais as áreas da saúde se devem unir porque ninguém é detentor da verdade e sabedoria total!
 
Mas o que se está a discutir aqui é a preparação para o parto, não o parto em si...
Nenhuma Doula e/ou educadora Perinatal quer substituir o enfermeiro...

O objectivo da Doula é assegurar, apoiando, que a própria mulher seja capaz de parir, coisa que sabe fazer naturalmente...

E muitas vezes o que vejo é os enfermeiros a querer despachar a "coisa" para passar para a parturiente seguinte (daí a utilização de actos médicos que seriam completamente desnecessários)...

Mas voltando à questão inicial...

Mas porque raio não podem as Doulas, Educadoras Perinatais, Fisioterapeutas, preparar alguém para o nascimento do seu filho???

A minha preparação foi feita por um conjunto de profissionais, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicologa...
E foi muito gratificante perceber a harmonia com que trabalhavam...

Em vez de hastearem uma bandeira de guerra, guardem essas forças para trabalhar em equipa com os restantes profissionais de saúde!!!

PS - Não sou enfermeira, fisioterapeuta, doula ou educadora erinatal... sou "simplesmente" mãe... Se fossemos tão radicais assim, nenhum homem deveria ser enfermeiro de obstetricia, ou dar preparações para o parto... (eu acharia ridiculo se não o pudessem ser)
E continuo a confiar muito mais em Fisioterapeutas, doulas, ed.perinatais do que em alguns enfermeiros...
O canudo não é tudo meus senhoreS!!!!
 
O vosso problema é que têm poucas áreas onde intervir enquanto que a fisioterapia tem vindo a crescer e alargar-se a cada vez mais áreas devido à formação e especialização de profissionais qualificados. A preparação para o parto já faz parte da formação curricular da ESS há muito tempo! Informem-se antes de falarem... Preocupem-se em serem bons naquilo que fazem, os fisioterapeutas não são uma ameaça a vossa profissão porque a maioria tem a perfeita noção daquilo que podem e não podem fazer ao contrário de muitos enfermeiros que se querem dedicar a reabilitação e fazer o trabalho do fisioterapeuta...
 
E já agora obrigada pela publicidade à minha escola!!
 
Caros Srs enfermeiros...
os fisioterapeutas, não têm competencias para a preparação para o parto?
Essa só pode ser uma anedota...
Agora mais um comentário... o os Srs enfermeiros têm competencias para reabilitar?
A vossa competencia é dar a pica, mudar a fraldinha e ver a quantidade de urina... o resto deixem para quem sabe... para quem ouve, para quem ajuda e para quem não tem somente na sua mente... o modelo bio-médico.
 
Já agora , só para finalizar, um enfermeiro que se auto-intitula "doutor enfermeiro" só podia ser uma pessoa pretensiosa, mais preocupada com categorias e títulos do que com o bem estar físico e emocional das mulheres grávidas (neste caso).
Quanto aos outros, tenho pena que assim pensem mas felizmente também conheço muitos mais "iluminados".
 
este dr enfermeiro é tudo menos enfermeiro, porque um cuidador não fala de cor como ele que certamente esteve sempre em gabinetes e a escutar as conversas lavando a roupa suja, pois estou atento aos seus comentários e mais me parece uma pessoa destituída de bom senso e um maldizente. Se por acaso o DE é o Dr Azevedo nada me surpreende pois é perito em escrever mal das enfermeiras e adora tratá-las como criadas de servir...aliás era preciso um bom macho para o levar ao rego...um dia falamos e pode ser que seja eu a ter de te fazer o toque rectal e vingar tudo o que dizes de nós seu tarado sexual.Ainda não tens problemas de próstata, ou já tens descuidos para a fralda? modelo bio médico o teu modelito
 
A questão em causa entre enfermeiros e fisioterapeutas é que eles fazem isso mesmo, perparação para o parto nós fazemos mais do que isso... fazemos preparação para o nascimento , que consiste não só na preparação para o parto (pré-parto) como o acompanhamento do pós-parto.. e é nesta difrença que reside a nossa mais valia enquanto FT.

Quem possui mais competência para reabilitar um pavimento pélvico ou tratar uma incontinencia urinária de uma mulher após a gravidez? Um enfermeiro ou um fisioterapeuta?

Do conhecimento que tenho sei que se realizou pelo menos uma reunião entre a Ordem dos Enfermeiros e a APF da qual saimos "victoriosos", pois os argumentos apresentados pela Ordem dos Enfermeiros em nada foram consistentes. E em forma quase de resposta a APF fez questão de agendar outra reunião onde se iria disicutir a enfermagem de reabilitaçao!

Para quem esteja interessado existe uma Pós-Graduação de Fisioterapia em Sáude da Mulher na Escola Superior de Saúde de Alcoitão e quem apenas se interesse pela Preparação para o Nascimento, existe a possibilidade de somente realizar alguns dos módulos que essa Pós-Graduação possui, a qual temos as garantia que é dada por FT conceituados exclusivamente para FT.


Viva a FISIOTERAPIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
 
duhhh pra quem escreveu este post!!!
nós fisioterapeutas nao fazemos o parto!!
e o k entedemos disso??? bastante, pois temos um cadeira especifica sobre isto no nosso curso e os enfermeiros tem??
e depois voces percebem mt pouco de anatomia principalmente da parte muscular, que é ai essencialmente k actuamos..como ja explicou a fisioterapeuta k comentou anteriormente..
gostava de ver os "Doutores enfermeiros" a explicar as parturientes os exercicios especificos para os musculos do soalho pelvico importantes para o parto e para o pos parto...
enfim.. para que percebam ninguem quer "roubar" o lugar a ninguem.. cada macaco no seu galho
 
os Fisioterapeutas nao sao oportunistas, sao pessoas interessadas em desempenhar uma profissao ue sirva com qualidade, os pacientes..
e alem disso os Fisioterapeutas tem um curso superior como os enfermeiros..
acho k em vez de nos tentarem "agredir" deviam promover o trabalho em pareceria entre enfermeiros e Fisioterapeutas, como ja acontece noutros paises.. o beneficio é maior pra todos, principalmente pro paciente.
mas as pessoas que comentaram este blog ainda tem mentalidades muito retrógadas.
Enfim, sao os "Doutores enfermeiros" que temos..
 
gfvcjghvcmbvn bmjghckgh
 
O grande problema que se põe é que,os Srs. "Drs.Enfs". decidiram tirar as suas especialidades para execer os cargos de chefia e não se preocuparem mais com os doentes e quando acordaram já foi tarde demais, pois os novos "Drs.Enfs." quando acabaram as suas especialidades já todas as vagas de chefia estavam ocupadas e por isso teem que trabalhar nas enfermarias, trabalho esse que já não sabem fazer daí o nº de doentes escareados, por exemplo, virem a aumentar progressivamente.
Trabalhem e dediquem mais atenção aos doentes que precisa de todos nós profissionais de saúde e não se esqueçam cada macaco no seu galho
 
É isso rabinhos bem lavados, camas bem feitas e doentes bem mobilizados......isso é que era de «doutorenfermeiro»......
 
...Estou grávida, sou de Setúbal e tenho tido imensas dificuldades em efectuar o curso de preparação para o parto pois em Agosto foram as férias em Setembro está td cheio, etc... e estou a ver o tempo a passar e nada.
Então, os Srs enfermeiros em vez de estarem c politiquices de "Quem nascer primeiro?a A galinha ou o ovo?" entre fisioterapeutas e enfermeiros k desperdicem energias em organizarem-se e porem em prática essa vossa vasta experiência no k concerne a este assunto... e de preferência a preços acessiveis... já k existe tanta gente para os "leccionar"...
 
Felizmente, a minha esposa fez a preparação para o nascimento com uma fisioterapeuta. Graças a esta profissional tudo correu bem porque a fisioterapeuta explicou-nos com grande rigor todas as fases do parto.
Como sou fisioterapeuta, posso ser suspeito, mas acho que quem beneficia com os bons profissionais são, neste caso, as grávidas.
 
Existe uma coisa chamada "saúde e bem estar" dos utentes que, infelizmente, é cada vez menos a principal preocupação de alguns profissionais de sáude. Na vez disso, prendem-se com discussões inuteis cujo o nível é o que se vê.
Relativamente à questão enfermeiros vs Fisioterapeutas, existem aspectos da preparação para o nascimento que são da competência de ambos e aliás, para uma abordagem holística, também da competência de outros profissionais que não estes em questão. Existem aspectos como as alterações posturais associadas à gravidez, a pre-disposição para a incontinência urinária entre outros, nos quais a fisioterapia pode desemepenhar um papel importante, e esse não pode nem deve ser ignorado. Existe outra coisa, a chamada "equipe multidisciplar", que é um conceito que parece não fazer parte do leque de conceitos do autor deste blog (o que muito me espanta tratando-se de um DOUTOR ENFERMEIRO)...

Sou recém-licenciada e tenho imensa pena de ver alguns colegas fazer afirmações deste tipo, assim como de assistir a disputas nos hospitais...Numa sociedade ideal, estes aspectos seriam discutidos civilizadamente e em conjunto por diferentes profissionais de saúde, mas como estamos em Portugal, vem-se lavar roupa suja para blogs...
 
Boa tarde.
Não sei como enfermeiros que se dizem tão informados ainda não conhecem o conceito de equipa multidisciplinar, nem tão pouco percebo como enfermeiros e volto a frisar informados como se espera de um profissional, venham para um blog falar de um assunto sem sentido.
Penso que o sr.doutor enfermeiro reconhece que alterações posturais, algias vertebrais e diminuição da tolerância ao esforço (entre outras), queixas tão frequentes por parte das grávidas são todas do âmbito da fisioterapia!! por isso penso que antes de falar sobre algo que não sabe, vá estudar um pouco.

Cumprimentos
Ft. Luísa
 
Boa tarde.
Não sei como enfermeiros que se dizem tão informados ainda não conhecem o conceito de equipa multidisciplinar, nem tão pouco percebo como enfermeiros e volto a frisar informados como se espera de um profissional, venham para um blog falar de um assunto sem sentido.
Penso que o sr.doutor enfermeiro reconhece que alterações posturais, algias vertebrais e diminuição da tolerância ao esforço (entre outras), queixas tão frequentes por parte das grávidas são todas do âmbito da fisioterapia!! por isso penso que antes de falar sobre algo que não sabe, vá estudar um pouco.

Cumprimentos
Ft. Luísa
 
Acho que esta não é uma questão de enfermeiros vs fisioterapeutas. O problema que se tem verificado na profissão de Enfermagem é o crescimento de novas profissões da área da saúde que retiraram uma serie de competências que anteriormente pertenciam aos enfermeiros.E não, não tem nada a ver com equipa multidisciplinar, que é sem duvida o melhor, quer para o utente, quer para os proprios profissionais. Mas a culpa dos Enfermeiros estarem na situação é dos próprios e da bela Ordem que nós temos...Perdoem-me o fatalismo, mas a nossa profissão não está a semear um lugar no futuro. Falem com os enfermeiros mais velhos, e descubram que a discussão do lugar da enfermagem no futuro já é bem velhinha.
 
Comentários pouco felizes de parte a parte. É muito mau falar de algo que não se conhece, da formação e competências de uns e outros por exemplo. Pior ainda é entrar em guerras profissionais. A forma de qualquer profissão se impor é pela qualidade dos seus cuidados e não por querer deitar a baixo as outras.
Marquem a diferença e aí sim, vencerão!
 
Isto revela bem ao ponto a que se chegou.
Na verdade creio bem que não é com intervenções charmosas que se resolvem algumas questões da enfermagem.
Pelos vistos estas coisas passam-se debaixo do nariz da OE que, nos seus considerandos vai dando uma figura de passividade, permissividade e promiscuidade quando não intervém ferozmente nestas situações. Trata-se de um domínio da enfermagem ou não? Trata-se de colocar enfermeiros especialistas onde devem ser colocados ou não? Para que serve estar com tanta pompa e circunstância a defender o MDP se, depois, se fecham os olhos a estas intrusões na actividade dos enfermeiros? Que esforço foi feito no sentido de colocar enfermeiros onde são, para todos os efeitos, imprescindíveis e necessários?
Quem está interessado em acabar com a Enfermagem e os enfermeiros?
Será para e por isso que a OE pretende aumentar as quotas? Para ter mais dinheiro e consequente motivação para tomarem outras atitudes que não "nim"?
São os fins dos tempos; é só falsos profetas e pseudocrentes.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!