quarta-feira, setembro 24, 2008

O momento dos Enfermeiros...



Um dos momentos mais esperados e fulcrais para a classe de Enfermagem - a negociação que da futura carreira profissional - encontra-se na ordem do dia. Todas as estruturas sindicais de Enfermagem uniram-se em torno deste objectivo.

A negociação da nova carreira, que funcionará em simbiose com o Modelo de Desenvolvimento Profissional proposto pela Ordem dos Enfermeiros, tem sido sucessivamente adiada pela tutela.

No dia 18 de Setembro, em reunião com o Ministério da Saúde, "houve da parte da Senhora Ministra da Saúde e do Senhor Secretário de Estado um compromisso claro no sentido do Ministério viabilizar a revisão estatutária e a aplicação do Modelo de Desenvolvimento Profissional proposto pela OE, os quais implicam, entre outros aspectos, a criação de um ano de transição entre o percurso académico e a entrada na profissão dos jovens licenciados (vulgo «internato»)", o que faz perspectivar boas notícias para a formação dos Enfermeiros (assim como para a regulação da profissão na dimensão qualitativa e quantitativa).

Chegou a hora de todos os Enfermeiros lutarem pela justiça no exercício profissional de Enfermagem, mesmo que para isso sejam necessários "sacrifícios" pessoais e profissionais. Até aos dias de hoje, nenhuma conquista no seio da nossa classe foi fácil!
Neste sentido, nos próximos dias 30 de Setembro e dia 1 de Outubro haverá Greve Nacional de Enfermeiros! (importante: Pré-aviso e directivas)



Comments:
Gostaria que todos os enfermeiros tivessem conhecimento deste blog.

Brilhante.
 
Sim, os enfermeiros contratados e os sr.enfermeiros chefes, tivessem acesso a esta mensagem e a soubessem interpretar.

A coisa está negra cá pro norte.
Aguardamos para ver.
 
A coisa está negra no País é importante haver união,nem que para isso seja necessario fazer sacrificio,è importante mobilizar os colegas para irem a lisboa.


Se com esta greve não se conseguir as negociações deveríamos fazer como fizeram os colegas de um certo país em que decretaram a não existencia de cuidados minímos e todos abandonaram os postos de trabalho .Nos temos sempre "pena"
dos outros e com isto não vámos a lado nenhum.

FLOR
 
eu não concordo com a carreira que os sindicatos têm na manga,acho que estes também deveriam ouvir os enfermeiros,mas vou estar presente em Lisboa,nunca fui a uma manifestação mas acho que chegou a hora de lutar pela minha profissão-

FLOR
 
Eu também posso não concordar com toda a carreira que defendem os sindicatos mas, no seu essencial, é um avanço positivo para a profissão, pelo que vou aderir à greve. Também adiro à greve por ter a certeza que este é um momento chave e tão cedo não haverá outro tão oportuno (eleições legislativas). Façam greve, pela vossa profissão, pelo vosso futuro e não tenham medo...já não há desculpas...
E lembrem-se, até hoje, nada que foi conquistado pela enfermagem foi fácil...e isto também não irá ser...portanto, é algo a que estamos habituados e nunca foi por causa disso que desistimos...
É agora ou, talvez, já será tarde...
 
Já há algum tempo que não posto aqui.
Mas este momento parece-me importantíssimo.
Contudo, temo que alguns não tenham consciência da importância do mesmo. Conheço colegas que se deixam vender por meia dúzia de euros. Quero dizer, se fazer greve implica perder meia dúzia de euros, já não fazem!
Que visão tão tacanha, se não até mesmo campónia da profissão (e eu sou de uma aldeia). Esses euros "poupados" hoje, poderão vir a custar-nos milhares amanhã. Fruto da tacanhez de espírito, das pressões superiores de que são alvo, do desemprego, da falta de informação, etc. etc., o facto é que muitos não farão greve. A ver vamos se me engano. Oxalá que não.

Entrementes, também se ouvem comentários do tipo: "aaa, se a greve fosse uma semana, ... ainda valia a pena. Assim não dá nada".
Mas que burrice!! Que insensatez! Não é só o tempo que conta, mas também e sobretudo, o impacto traduzido em números; a influência nos media (papel dos sindicatos, que vamos a ver como se safam nesta matéria); a informação veiculada pelos sindicatos (temo também que neste particular, se podia ter feito mais...)

Enfim... e resumindo, espero que esta greve e todo o processo negocial sejam um mega sucesso.

PS: não é de todo desprezível o papel que o DE tem tido na divulgação e incentivo a esta luta. Mais uma vez, Bem Haja!
 
EDIT post anterior

Quando disse: "A ver vamos se me engano. Oxalá que não."

naturalmente que queria dizer: Oxalá que SIM!!
 
Acreditam que com a quantidade de Enfermeiros desempregados que actualmente existem, dispostos a trabalhar por qualquer preço, estamos em condições de negociar?
Nas condições em que nos encontramos neste momento não acredito em negociações.
Desculpem o meu pessimismo, mas é realmente o que penso.
 
Ao anónimo da 1.44

Quer continuar a ser andante, ir para o desemprego e nao parar em lado nenhum, por causa de haver desempregados?
Nao aderido á greve é isso que o espera.

Lute, lute colega, é isso que a Enfermagem neste momento espera de si. Já agora mobilize tambem os coegas.
Boa sorte para si e para todos os Enfermeiros.
 
Os enfermeiros vestem-se muito mal. Talvez isso seja reflexo dos seus baixos salários e baixa condição social.
 
Não estamos em altura de discutir o sexo dos anjos; seja anjo ou anja é do foro divinatório e por isso não tem discussão.
Também a adesão à greve não tem duscussão.
Sempre que os enfermei9ros lutaram a sério e fizeram estragos, até ao nível das angustias, pessoaois e familiares, o governo tremeu e cedu 5 letras.
Se analisarem a actual tabela proposta ela representa um ajuste de 80 contos na fase de arranque.
Os enfermeiros têm direito ao 2º escalão de especialista (tabela anexa ao decreto lei 34/90), que hoje é o índice 160,a que correspondem cerca de
1500€. Mas vai valer a pena lutar por uma causa justa. E esta é isso.
Os enfermeiros têm de estar atentos aos dissuasores da luta. Quando um pândego diz: "se fosse uma semana de greve..." está a gozar com a sua cara e com os valores da profissão. Ouviu dizer isso nalgum canto de coluna e não se deu ao trabalho de reflectir.
Quanto à estrutura da carreira, convém avisar os distraídos que a criação de licenciatura na Enfermagem tem alguns custos e provoca algumas dores de barriga e de crescimento que não são gravidez. Mas cresce.
Por isso as chefias não podem gerir licenciados em Enfermagem com os modelos que têm do tempo em que havia auxiliares.
O licenciado tem competências próprias que lhe são conferidas pelo seu estatuto académico e não pela chefia.
Tem responsabilidades próprias, porque estão condizentes com as competências estatutárias.
Acabou o período de tolerância, como ouvi dizer na caverna. Nem os licenciados em Enfermagem vão continuar a dizer que a responsabilidade é do médico, nem as chefias de Enfermagem vão ficar circunscritas a um tipo de gestão doméstica, tipo dulcegraçamicéu do calhariz.
Há que saber estar à altura e merecer em cada dia o lugar que se ocupa, seja em que posto for.
Não faz sentido atrofiar serviços com fracas chefias, porque no dizer do Camões do Chiado, salvo do incêndio, o fraco rei faz fraca a forte gente.
Se um enfermeiro é um bom operacional de caserna por que o hão-de transformar num mau oficial para estragar o pelotão?
Certificar o mérito como li lá no acampamento;
merecer em cada dia ocupar o lugar que ocupa, seja em que grau for, é uma exigência da Classe para recuperar o atraso em que tem vindo a cair.
Os responsáveis têm de saber ser exigentes com as chefias e dificultar-lhes a vida para que o seu lugar não seja apetecido por quem pensa que o chefe, só dorme, não medita.
A dinâmica da profissão exige chefias atenta e operativas. Está-se a projectar o futuro, se bem entendi lá na caverna.
Também se informa que fui ler a sina a uma cigana que só fala verdade e até empochou cem mil por isso e vi lá, na tenda ao lado da dela, cães à venda daqueles que tiram o medo às pessoas.
Vamos à greve;
Vamos aos saracenos!
 
Boas!
Frequento o 4º ano e já temo o que me espera daquia uns meses, por isso, dia 1 lá estarei, para junto dos futuros colegas fazermos força para que as coisas mudem!

Muitos somos poucos!!!

Até breve!!
 
Tenho por hábito ler este blog, mas foram muito poucas as vezes em que deixei um comentário, mas parece me que este é o momento, então aqui vai.
Em primeiro lugar os parabens ao DE por proporcionar um espaço de diálogo sempre pertinente e que tanta falta fazia.
Quanto à greve, gostaria de afirmar que apesar de não concordar com todo o modelo defendido pelos sindicatos, acho que estamos num momento determinante para o nosso desenvolvimento e mesmo "sobrevivência" enquanto profissão, ou é agora que efectivamente demonstramos que somos muitos e que queremos ter um papel interventivo no nosso futuro, ou então deixamos nas mãos de uns certos senhores, que não entendem nem querem entender o que são cuidados de enfermagem, o nosso futuro.
Gostaria ainda de afirmar que nos últimos anos não aderi às greves, por inúmeros motivos, entre eles a bendita 6ª feira e sempre atrelados a ~partidos politicos, nos próximos dias 30 e 1 é diferente somos só nós ou seja os verdadeiros interessados que temos de nos mostrar. Convido todos os colegas a fazerem nos próximos dias nos vossos serviços o papel dos delegados sindicais, que nem sempre podem chegar a todos, ou seja esclareçam, motivem os colegas mais distraidos. Por último penso ser fulcral que no próximo dia 1 se realize a maior manifestação de enfermeiros dos últimos tempos, não aproveitemos o dia na totalidade para fazer outras coisas(também importantes), se calhar cada um de nós pode "dar" 2 o 3 horas para se apresentar na manifestação...
As grandes conquistas da enfermagem foram feitas com muitas horas e lutas de outros antes de nós, chegou a nossa vez de mostrar que afinal não somos uma geração rasca!
 
Colega Carla, gostei, concordo e subscrevo.
 
Olá!!

Eu vou fazer greve no dia 30 e no dia 1....mas gostava que a greve fosse realmente sentida, e venho solicitar a vossa ajuda: O que realmente são cuidados minimos? No meu serviço há quem considere um banho...um cuidado minimo; alteração de tavela...idem!!

Existem tantas discrepâncias... que sinceramente não sei o que realmente são minimos!!


Obrigada

Gorete
 
As guerras de hoje serão as conquistas do amanhã!
 
goreti cuidados minimos é tudo o que põem em risco a vida do doente.
Lê o que diz o sindicato (sen ).
Se o doente não tomar banho no dia da greve morre? logo o banho não é um cuidado mínimo,espero ter ajudado
desde já te desejo um bom dia de greve.

FLOR
 
À colega Gorete, a sua resposta está nas directivas de greve.
"O QUE SÃO CUIDADOS MÍNIMOS
Exclusivamente os cuidados de enfermagem que quando não prestados ponham em risco a vida e a integridade física do utente".
Não devem ser feitas as actividades que não estiverem directamente ligadas ao doente. E digo doente porque só devem existir cuidados mínimos a doentes. Os utentes dos serviços de saúde que não estejam em risco, devem esperar outro dia para recorrerem aos serviços, como os centros de saúde. Os CS deviam encerrar todos.
Claro que há colegas que dizem que um banho é serviço mínimo, só se o doente estiver em risco de desenvolver lesões de pele que possam evoluir para escaras. Acho que se deviam convidar os familiares para prestarem cuidados aos seus doentes internados e os enfermeiros (com a mensagem correcta e pedagógica dos motivos de greve) só administrarem a medicação.
Tem que ser um dia diferente dos habituais: devem acumular-se coisas que diariamente são asseguradas pelos enfermeiros; demorar o máximo nas passagens de turno (enquanto os enfermeiros estão em reunião, não há interrupções); não enviar requisições nem processos para os exames de rotina; não atender telefones, tanta, tanta coisa que não devemos fazer.
Uma grande greve e uma grande manifestação. Vamos conseguir!
 
Sou aluno do 3º ano e sinceramente nunca fui muito com este novo modelo, principalmente a quetão do internato...penso que este é apenas um meio para atingir o patamar de ganhar como licenciado...quanto á greve, digo:

- Façam GREVE! mas quando digo greve digo greve!! daquelas greves que a TVI está logo no local! em que a SIC dá destaque e nem a RTP (estado!) tem hipotese de passar ao lado!! façam-se OUVIR!

obrigado por tudo o que conseguiram até agora, um dia serei eu a lutar por esta profissão que um dia escolhi para mim...ahh e tragam lá os 1500€ que temos direito heheheheheh
 
Ao anónimo das 9h30.

Apareça no plenário dia 1 de Outubro na Cidade Universitária em Lisboa.

Mais um somos muitos.
 
Só uma mulher?
Então as boazonas das enfermeiras não estão representadas?
 
AS BOAZONAS VÃO ESTAR NA GREVE EM LISBOA SE AS QUERES VER JUNTA_TE A ELAS.
 
"Integrado na Semana da Bastonária, Maria Augusta de Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, visitou o ISAVE. Para além da visita às instalações e de sentir de perto o trabalho do ISAVE na formação e na ciência em saúde, Maria de Sousa sentiu a vida de um Instituto que, todos os dias, para além de um trabalho exemplar na formação, cria pessoas livres e com capacidades humanas para as raízes sempre sólidas de uma saúde equitativa e responsável.


Maria Augusta de Sousa afirmou que o desemprego na classe dos enfermeiros é «uma falsa questão. A questão do desemprego coloca-se, apenas, por uma questão meramente economicista e de controlo orçamental. Há uma subdotação nos serviços de saúde. Há muitos serviços de enfermagem no país que não estão devidamente cobertos». Maria Augusta de Sousa garante que a posição da Ordem é a de garantir uma maior colocação de enfermeiros nos serviços de saúde ao nível dos cuidados primários e serviços hospitalares.
2008-09-24" retirado do site do ISAVE

enquanto se joga uma grande cartada no futuro de enfermagem a bastonaria passeou-se pelo norte.
 
Anonimo 1:34

A lingua portuguesa é muito rica em expressões que se adequam ao pretendido. Por exemplo:

Vai-te catar
Vai ver se chove lá fora
Vai pentear macacos

mas a que gosto mais é...VAI DAR BANHO AO CÃO.
 
Mobilizar e passar a mensagem é preciso.

Ainda são alguns que desconhecem o porque desta greve e pensam que é apenas mais uma para a função publica.

Os colegas do quadro que souberem de "pressões" sobre os contratados deveriam informar os Sindicatos.

O lema os Enfermeiros Cuidam uns dos outros deveria ser lema em todos os cerebros da nossa profissão.

Abraço Dr. Enfermeiro e finalmente regressamos ;)
 
Caro Doutor Enfermeiro

Infelizmente o que poderá motivar os colegas a fazem greve é saberem que se nada for feito, repito, se nada for feito, no dia 21 de janeiro de 2009, vamos ganhar consideravelmente menos. Deixo uma sugestão de motivação para os colegas mais distraídos e para um post seu:

"qual será o vencimento de um enfermeiro, se não houver nova carreira e for aplicada a lei geral do trabalho com a nova tabela das ho9ras de qualidade?" Uma pista no primeiro escalão serão menos 200 euros!

A greve é a única for de pressão que temos! É agora ou então ainda vamos penar ainda mais!
 
Então a profissão não é um sacerdócio!? Só pensam em dinheiro...gananciosos! Os doentes que penem !
 
"qual será o vencimento de um enfermeiro, se não houver nova carreira e for aplicada a lei geral do trabalho com a nova tabela das horas de qualidade?" Uma pista no primeiro escalão serão menos 200 euros!

Um excelente motivo para greve....

Quanto ao anonimo das 5.53 PM, O sacerdócio não paga contas....
 
Ao anónimo das 5:53 PM,

Concordo, os doentes vão penar, mas única e exclusivamente porque o MS assim o quer!
Parece que apenas o anónimo e os doentes/utentes percebem a importância dos enfermeiros!
O Ministério continua a pagar mal aos enfermeiros (tenho meses que não chega á "Barreira" dos 850 € limpos!), mas há dinheiro para pagar 2500€ a um médico por 24 horas (não esquecendo que isso é o que o médico recebe, porque a empresa que o contratou vai ficar com aprox. 28% do total!)!
O Ministério tem 2 opções, ou oferece uma carreira decente e paga de acordo ou sujeita os cidadãos a este suplicio!
Neste momento estou por tudo, aliás se os sindicatos propuserem fazer uma greve por tempo indeterminado eu irei fazer! Posso gastar o meu pequeno pé de meia, perder a minha casa, mas para continuar assim não!
BASTA DE ABUSAREM DE NÓS! BASTA DE AINDA NOS GOZAREM NA COMUNICAÇÃO SOCIAL!
SE O GOVERNO NATURALMENTE NÃO ENTENDE A NOSSA IMPORTÂNCIA E NÃO RECONHECE A NOSSA DEDICAÇÃO AO SNS, ENTÃO IRÁ PERCEBER A MAL!

E TENHO DITO!!!!
 
Modelo de Desenvolvimento Profissional?
Eu pensava que os enfermeiros há muito tinham construído os alicerces da sua profissão.
Pelos vistos, ainda agora estão na fase de consolidar, junto da opinião pública e do Governo, a sua importância para a sociedade!
E muito mal vão as coisas quando se pergunta se um banho (não devia ser cuidados de higiene e conforto?) é ou não cuidados mínimos.
É a Enfermagem que temos nos nossos hospitais e nos centros de saúde. A mesma que tem um líder (?) que diz que o desemprego é uma falsa questão, e que tudo não passa de medidas economicistas.
O Lehmann Brothers faliu e a AIG esteve à beira de um precipício... e esta senhora insiste em aliciar jovens para o curso de Enfermagem, alegando que as instituições de saúde estão subdotadas... Só faltava dizer que o Pai Natal existe!
Bom, parabéns a todos os enfermeiros pela coragem que têm demonstrado. Outros no vosso lugar já teriam ido para outro curso.
(Resta saber se isso é amor à camisola ou é apenas inércia face à mudança).
Quanto aos médicos que ganham 2500€ em cada banco de urgência, não se preocupem muito...
Primeiro: eles só aguentam 24 horas seguidas, porque se socorrem das muletas (vocês!);
Segundo: esse grupo de pessoas sortudas é pequeno e circunscrito apenas a algumas especialidades;
Terceiro: há cirurgiões que ganham bem mais do que isso em cirurgias com duração de 2 a 3 horas; basta ter em conta os valores de K da CNVRAM...

Saudações,
Sr. Dr. Cirurgião da Naifa.
 
Sr. Dr. Cirurgião da Naifa!?!?
eu diria que é mais do género...
Sr. Professor Dr. Cirurgião Dentista Arquitecto Paisagista (como diria um amigo meu.
Abra os olhos...
 
Cuidados mínimos?!?!
Sabe, é que enquanto uns se preocupam com os doentes outros preocupam-se com os K das cirurgias...
 
http://www.rr.pt/InformacaoDetalhe.aspx?AreaId=11&ContentId=261242

Leiam
 
O Governo está a tentar dar uma "cenoura" já podre e murcha, de tão antiga que é esta maneira de resolver o problema dos precários. Prolongar os contratos não resolve nada (continuam precários).
O que é preciso é que sejam integrados num contrato por tempo indeterminado, com contagem de todo o tempo de serviço.
Esta é uma das exigências da greve de 30/9 e 1/10.
Eles vêm com estas notícias para desmobilizar. Só mostram que estão à espera de uma grande adesão e querem minimizar o impacto da greve.
Só temos é que nos mobilizar mais ainda. Pelos vistos a pressão está a fazer algum efeito.
 
Já agora,respondam-me a uma questão: poderei fazer greve apenas no dia 30 ou quem faz greve é obrigado a fazer nos dois?

Obrigado
 
PODES FAZER GREVE NUM SÓ DIA.
 
Preferivelmente no dia 1/10!!!
 
Mais uma manobra espectacular do SEP!!

Depois de tantas e tão boas conquistas com que nos tem premiado, eis agora que surge da parte do SEP o topo de gama da oferta sindical à profissão.

Num passe de mágica e absoluta coincidência, permite que a cgtp intersindical (porque lhe está subordinado) marque uma greve da função pública (pasme-se!!) para o dia 1!!! Extraordinário!!
Os efeitos de diluição da nossa greve vão ser óbvios.
Mais uma dívida eterna com que a enfermagem vai ficar para com o SEP.
 
Lutar por melhores condições de vida e de trabalho é garantir melhores cuidados de enfermagem aos doentes.
Enfermeiros descontentes e preocupados com os cêntimos que não encontram no fundo do bolso, não serão bons enfermeiros, porque só pensam no dinheiro, que de tão pouco, dá muito que pensar!
A greve não é para acabar com os doentes, porque quando estes morrerem virão outros;
a greve é para acabar com as injustiças e com as más distribuições do trabalho e dos rendimentos deste.
Os administradores que levaram os grandes bancos à falência são os teóricos que debitaram sabedoria para os administradores hospitalares que temos e são os que estão a levar à falência os hospitais e os centros de saúde, com a colaboração dos médicos: uns e outros desenvolvem projectos lucrativos; de gastar mais dinheiro em medicamentos que ainda só deram 163 congressos confirmados e caucionados pela OM;
gastam dinheiro em obras que nunca acabam para irem buscar as percentagens aos empreiteiros e aos fornecedores de contentores; gastam dinheiro em porem uns fedelhos que quando os enfermeiros se impunham, não eram precisos e agora fazem de administradores de piso para complicarem ainda mais perto dos enfermeiros a sua já complicada vida.
Quem não dá conta das perguntas estúpidas que fazem do que nunca entenderão para fingirem merecer o salário que ganham.
Se forem ver a linhagem familiar e política, não é difícil descobrir-se a necessidade inventada, para dar tacho a mais um/a inútil.
Mas os enfermeiros, esses continuam cada vez mais sobrecarregados e não há dinheiro para investir neles.
Pelo contrário: com medo que vençam as suas lutas já andam os dissuasores a tentarem desmobilizar a greve.
Quando uma enfª chefe diz que não adere à greve para não perder o subsídio, devia saber que o seu subsídio é para isso mesmo: conseguir escravizar os colegas retirando-lhes o direito à greve de formas as mais habilidosas e ou estúpidas, com ameaças aos CIT de que vão para o olho da rua.
Tanta malvadez e/ou ignorância, Deus dos Exércitos!
Terão essas infelizes alguma restea de córnea para verem que o que são o devem aos lutadores de antanho?
Saberão esses pedações de inteligência mal contida e gerida, que a obstrução do direito constitucional à greve, pode dar cadeia porque é uma contra-ordenação grave que nem a desculpa com os doentes as salva?
Saberão essas mazoquistas que a greve é uma forma rápida e eficaz de resolverem muitos problemas com que sofrem e se castigam diariamente?
As greves não têm explicação: fazem-se e discutem-se, depois. Quanto mais demolidoras, melhor!
A invenção dos "cuidados mínimos" foi a forma de reduzir o efeito demolidor das greves;
as almas piedosas, que não querem fazer sofrer os doentes esquecem que são esses que lhe dão a primeira bofetada, tantas vezes disfarçada, quando conseguem ter o braço curado; são esses que só valorizam o trabalho dos doutores médicos e desvalorizam os cuidados dos doutores enfermeiros e, finalmente, elegem os políticos que nos tratam desta forma.
Se enfermeiro é bom; a falta dos seus serviços é vital, é muito importante e tem que ser reconhecida e recompensada; se enfermeiro é mau e criado de médico, então os seus serviços não valem nada e fazer greve radical, não é tão mau assim...
Certo ou errado?
Certo, certíssimo!!!
Têm medo que lhes faltem os doentes?
Sosseguem porque os doentes não vão faltar e quanto mais depressa forem estes mais depressa virão outros.
As camas no corredor, a escassez de enfermeiros são a imagem da nossa pouca força e da falta de carácter profissional.
Quando para rentabilizar percentagens de cirurgias a metro do tipo corta-e-cose, para fazer mais um hiponconríaco exige a montagem de camas no corredor os amigos da onça esquecem que, eles perdem umas horas a fingir que são úteis, mas os enfermeiros, que não acompanham o aumento do número de camas, proporcionalmente; são os mesmos e mais mal pagos, porque trablham mais e em piores condições, não comovem os principais responsáveis culpados nas hierarquias da enfermagem. Deixam-se enredar numa farsa que tem como principal finalidade demonstrar a esses "doentes" e ao público em geral que é preciso encontrar outras formas de atender doentes, porque aquelas estão falidas: surgem as companhias de seguros, ainda seguras de que só vão facturar sem terem de pagar convenientemente aos enfermeiros;
surgem os Pedros e Paulos, não santos, porque diabos feitos nos hospitais a roubarem, já aí o suor e o pão que dele resulta aos enfermeiros, para irem depois receber chorudas maquias de dinheiro, nos hospitais do Mellos e do Tellos.
Inventam os tais subsídios de assiduidade e a casta de ameaçadorespara para dissuadirem, impedirem os trabalhadores enfermeiros de exercerem os seus mais elementares direitos; o da greve, por exemplo.
Claro que os tribunais já vão dando acórdãos onde demonstram que não podem retirar os subsídios de assiduidade porque a greve é um direito constitucional irrenunciável. E obrigam os transgressores a restiui-los.
É preciso limpar este lixo da saúde, antes que aconteça aos nossos serviços públicos o que está a acontecer aos grandes bancos com a "sabedoria" dos administradores New Wave ou nova vaga, em português.
Mas isso só os enfermeiros o podem fazer.
Aqueles que ainda não perceberam que a atribuição do nível de licenciado aos enfermeiros, é para discutirem de igual para igual, mas de cima da burra, porque os enfermeiros têm muita vantagem em relação aos outros, porque dormem menos; porque os doentes não deixam e por isso não podem dormir nos serviços de urgência, com obrigação de reservar quarto para médico dormir, porque no dia seguinte tem de estar apto para mais exploração hiponcondríaca (de hipocondríaco em gestação) ganhar 2.500€/24 horas, contrados por empresas de "administradores" que depois são subcontratados, com justa causa, da coisa pública, como ficou definido na benemérita fundação "ResPublica", para administradores de hospitais em vias de desenvolvimento e obras muitas (Póvoa Varzim Vila do Conde); como os enfermeiros estão fora destes esquemas, constituem-se como a última reserva, o último reduto de salvação da situação actual.
Dª Ines de Castro, depois de morta foi rainha, como o exigiu o seu amante D.Pedro o cru, que até cozeu o coração dos assassinos dela;
Correia de Campos, depois de morto para a governação é que descobriu as reformas que devia ter feito e não pôde ou não quis fazer, por causa dos perigos que a poda das gorduras do SNS podia trazer para a sua prória saúde.
Com a horda de vampiros, alguns fabricados na sua dele escola de Telheiras, apenas soube reduzir os vencimentos aos enfermeiros, como o horário acerscido, transformados em subsídios de escravatura a que chamam "incentivos", para perverterem as pessoas que os auferem.
É esta a des-Via do socialismo engavetado.
Fazer greve nos dias que correm, é hoje um imperativo, ético, moral, para dar para civis e religiosos, não só pelo que é preciso investir na saúde, de forma correcta para a limpar das tais gorduras que Correia de Campos não quis ou não pôde podar, e esse investimento só pode ser feito nos enfermeiros, transformando-os em mais atentos e exigentes consigo e com os outros, como o determina a sua estatura moral e profissional.
Os outros já mamam demasiado, para complicarem tudo.
Os Enfermeiros têm de se impor, porque são eles os salvadores do que tem de ser o SNS, para ricos e pobres, pagando os que mais podem para os que mais precisam. E se os ricos não quiserem paragar por serem ricos, então vão para pobres, para poderem beneficiar das ajudads dos ricos mais pteimosos.
Ganhar dinheiro com as desgraças alheias, naturais ou inventadas, por suposição, é coisa que só os enfermeiros podem regular, enquanto é tempo: por isso são licenciados; também por isso têm de aderir e fazer aderir à greve salvadora, vivificadora, deixando de fora só os covardes, os pusilânimes, que são os covardes mais requintados.
Eu volto para a Caverna donde se vê melhor a corrente do rio Guadalquivir.
 
Ó luis, tu és Betencur ou és Lopes?
Isto é: tu és trabalhador ou és patrão; governante ou governado?
Deixa as tuas coordenadas para te oferecer gratis um corte de cabelo à moderna (inglesa curta).
vens agora subsumir os sindicatos dos enfermeiros no SEP e na INterCGTP!
Essa já passou de moda.
Os Sindicatos dos Enfermeiros, finalmente perceberam que os seus opositores não são os outros sindicatos, mas os exploradores.
Fazer greve no dia 1 de Outubro só porque a função pública também faz... Mas isso é óptimo ó luis!
Não terão os funcionários públicos o direito de se manifestarem sós ou acompanhados?
E os enfermeiros não serão muitos muito funcionários públicos; a esmagadora maioria até vive disso.
Valha-te deus e o diabo, infinito luis.
Não vês que os sinsicatos dos enfermeiros estão a demonstrar aos partidos políticos, que têm capacidades próprias para lutarem pelos seus associados?
Essa de catalogar as lutas dos enfermeiros com partidos e seus interesses, se forem coincidentes e não são, onde estaria o mal.
"O inimigo do meu inimigo é, luis, meu amigo", não é luizinho interligente.
De qualquer maneira, como enfermeiro agradeço o teu prestimosos contributo na dinamização da greve.
Quem te encomendou o sermão, devia ter-te indicado onde era a capela.
Muito obrigado, luis.
Podes repetir a dose.
 
Caríssimo menif

Parece-me que não percebeu o alcance do meu post.
Espanta-me que assim seja, dado que com tanta, facilidade atenta contra a inteligência de um seu colega (será que o menif é Enfermeiro??), ou coloca em causa as suas intenções; numa demonstração clara e inequívoca de que é um indivíduo especialmente dotado de inteligência!!

O meu post não tem por intenção demover ninguém da greve, claro. Nem re-incendiar velhas querelas entres sindicatos. Visa antes esclarecer. Ou vai negar que o facto mencionado tira protagonismo à greve de enfermeiros?? Devemos saber, em cada momento, com o quê e de quem contamos. O facto da coincidência não desvirtua as razões da greve em si mesma. É antes a FORMA como se conduz o processo que ponho em causa.

Talvez o meu amigo faça parte do grupo que luta por esconder aquele facto. Se os Enfermeiros nem souberem disto, ... melhor. Parece-me elementar que o SEP não tenha especial interesse em divulgar esta "coincidência". Isso prejudica sobremaneira a sua imagem.

Os sindicatos, com o SEP incluido, estão de parabéns por terem conseguido unir-se em torno deste objectivo comum. Isso é incontornável.

Só mais duas notas:

ninguém me encomendou o sermão. Eu estou é atento e ocasionalmente, gosto de estar esclarecido.

Em próximas ocasiões esteja mais atento a todos os posts anteriormente escritos. Vai ver que não tira conclusões grosseiras.

Votos de que a greve seja um sucesso. Que bem precisamos!
 
Já agora, meu amigo menif, como é tão entendido, explique-me o seguinte:

Como é que a Sra Enf Guadalupe Simões (SEP) continua a falar por um lado em 5000 desempregados, e por outro, numa carência de enfermeiros na ordem dos 20 000??!!
Pode ouvir as suas declarações aqui:
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1012368

Explique-me como se eu fosse muito burro. É que me parece que há aqui alguma coisa que não bate certo. Estará ela a alinhar pelo mesmo diapasão da ordem? É que se é isso, os resultados são os conhecidos. As vantagens e desvantagens, assim como as consequências de tal discurso já foram amplamente discutidas pelo DE aqui neste fórum. Quem quiser ler.... está tudo à disposição.
 
Quem o viu e quem o vê...o sr correia azevedo aos beijos ao SEP e á central comunista...este porco faz tudo para poder estar no poder...pudera enquanto o sindicato tiver dinheiro para mamar este filho da puta mama, mesmo para desfazer uma carreira que ele próprio sempre se envergonhou de pertencer...foi tão bom director do S João que nos 50 anos de serviço, foi um dos esquecidos...graças a Deus, pois o gajo até com o diabo faz pacto...é preciso é continuar a comprar mercedes com o dinheiro dos sócios e a comprar vivendas depois de ter sido expulso da casa do enfermeiro onde as filhas faziam orgias e mamavam drogas...depois de PIDE acredito nas pessoas que dizem que este correia azevedo faz tráfico de drogas e mulheres... Vais ter muito para explicar e responder a quem te sustenta. Um amigo de longa data e a quem tramaste a carreira e perseguiste seu sacanola...
 
Ao anónimo 1.20

Nao sou propriamente adepta do Sr Enfª Azevedo.

Mas também não sou comunista.

O momento é de luta e união de toda uma classe que se chama ENFERMEIROS.
Junte-se a eles.E aí que está a diferença.

A todos os Enfermeiros uma boa jornada de luta.
 
estão todos muito queixosos, porque o sr azevedo é um mamão e não faz nada, mas continuam a descontar para a mama do aposentado e família...segundo se diz...todos sabem que existe um sindicato credível e que recebe todos os descontentes...ouço tantas queixas, mas o aposentado continua a andar de mercedes e a fazer vida de riquinho á custa dos sócios...é altura de te juntares a um sindicato de gente no activo, pois o sr enfermeiro azevedo está obsoleto e pertence ao tempo da PIDE, bem que é PSD, mas só quando lhe interessa...sabiam que odeia enfermeiros e teve sempre vergonha de ser enfermeiro...mas viver á custa deles é o seu desporto favorito. Viaja para todo o lado em nome do sindicato, mantém mulheres á conta do sindicato e ainda por cima desfez a carreira de enfermagem...agora que sabe que jamais poderá ser director de alguma coisa tem de se agarrar á mama do sindicato...abram os olhos e escolham o sindicato que melhor vos representa. SEP
 
se o sr azevedo assinou o memorando com a CGTP-IN e a proposta do SEP, porque razão nos tenta enganar ao colocar no site do SEN outra proposta que evidentemente nada é parecida com a apresentada pelo SEP
 
Gostei de ver uma enfermeira na mesa das negociações e pelo que dizem esta enfermeira Maia é o futuro do sindicato dos enfermeiros e ainda bem, pois como é que algém vai negociar com reformados e pessoas que estão fora da profissaõ á anos como este presidente do sindicato Azevedo. Força enfermeira Maia estamos consigo nas lutas e não nos desiluda...confiamos em si e sabemos que é a pessoa adequada para estar á frente desta grande instituição que é o sindicato do norte...é altura de mostrar a virilidade da enfermagem e dar um ar de brescura ao sindicato, pois precisamos de sangue novo e de pessoas sem vícios e que sirval a enfermagem e não se sirvam do dinheiro que todos descontamo. Força senhora enfermeira.
 
Apoio o anónimo que pede sngue novo ao sindicato, pois estamos saturados de ver reformados a encabeçar o sindicato...só no norte é que se vê esta ditadura de ter pessoas obsoletas a comandar sindicatos de trabalhadores...O actual Azevedo está fora da realidade e com a mania que é eterno, mas o que todos sabem é que segura o lugar para sustentar toda a família que tem á custa do dinheiro dos associados...mas como disse o anónimo anterior temos agora a Drª Maia que segundo se sabe é uma pessoa de bem e não vai deixar que a família Azevedo viva totalmente á custa dos associados. Também lhe desejo muita sorte cara Drª Maia.
 
Penso que o colega anterior está um pouco enganado. Aquilo é farinha do mesmo saco. A escola é a mesma. Estão no Sindicato para benefício próprio. Enquanto houver dinheiro está tudo bem.
Pobres mentes desgastadas pela ganância e o poder. Se não fizermos nada vão continuar a encher os bolsos deles e dos seus familiares. Como sabemos a família trabalha toda no sindicato. Uma desgraça nunca vem só.
 
Desculpe ter de discordar, mas ouvi a enfª Paula Maia falar várias vezes e considero-a bem falante e sei que está em algumas questões contra a posição do Dr Azevedo e isso é sinal que ela pode mudar as coisas e para todos os efeitos ainda não teve espaço para mostrar o que vale, pois no S.João todos sabemos como actua o drº Azevedo e o cuidado que é preciso ter para trabalhar com ele.
Também confio no enfº Victor que tem mostrado interesse no sindicato e que pode fazer frente ao Dr Azevedo que está OUT da classe
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!