sexta-feira, outubro 10, 2008

Utopias, surrealismos e realismos...

"Não há capacidade para colocar tantos médicos" link
Rui Nogueira, Coordenador do internato de MGF da RC

Há quem demonstre estar realmente preocupado em delinear atempadamente estratégias formativas (directamente relacionadas com a inversão dos fluxos quantitativos e incremento dos respectivos índices de qualidade). Há quem defina planos a curto, médio e longo prazo. Há quem opte por medidas profiláticas. Há quem não entre em delírios raciocracistas. Há quem pense. Há quem avise. Há quem compreenda que são os pequenos pormenores que fazem toda a diferença. Há quem rejeite utopias, ignore surrealismos e enverede pela gestão do realismo.

Comments:
Profundo e com 100% de razão. A ver se a ordem põe os olhos neste post.
 
já a dignissima Enfª Mariana Diniz Sousa tinha a mesma visão estratégica, que num profundo discernimento de sapiência, apelava ao bom senso e dignidade na formação em enfermagem credibilizando a mesma no seu corpus do conhecimento cientifico, mas também no plano económico-financeiro se quisermos (regulação doo acesso ao curso, e do impacto da profissão que teria, e já teve, no mercado de trabalho...)

esta visão prometedora, urge ser implementada de novo! infelizmente, tarde de mais.

funciona a lei da oferta e da procura no mercado de trabalho para os milhares de colegas desempregados(e não só).

Situação real:
em discórdia vivenciada entre Enfª Chefe e Enfª prestadora cuidados, as mesmas dirigiram-se à Enfª Directora da instituição. a resposta obtida pela Enfª Chefe, ou seja, a resposta da Enfª Directora foi "tenho mais 700 lá fora a pedir emprego, por isso..."!
(haja dignidade nas nossas chefias também)


Aos colegas desempregados, o meu voto de continuar a luta persistente, e algo obstinada, diária para conseguir iniciar o exercício pleno das funções para as quais estão altamente qualificados - os que se encontram a trabalhar, sabem que precisamos de vocês
 
Quem olha só para si nada vê! é como enterrar a cabeça na areia.
 
Aquela respeitável senhora médica que se finge de ministra da saúde, que até tem um "sinal" que muda de cor e que até lhe fica bem, diz à nursing que é uma espécie de enfermagem à portuguesa que é a enfermeira directora que determina as necessidades de enfermeiros.
A respeitável senhora feita ministra, está a contar com a prestimosa colaboração de directoras enfermeiras como aquela que tem 700 em lista de espera.
E se vem um brutamontes e lhe pergunta: olhe cá, senhora directora, lá por ter 700 na bicha acha que isso a inibe de actuar de acordo com a sua função?
Enfermeiros, Enfermeiras, além de todas as desditas ainda estais sujeitos à pataquice destas pataqueiras a quem o sangue subiu às fontes, potenciando-lhes o grau de estupidez.
Faz lembrar a oura do HSJ que anda há dez anos a falar da sipe e de cada vez que faz mais um programa retira um punhado de essência à coisa. Imaginem um sipo destes a directora...
Mas dá muito jeito ter um matacão nestes lugares feitos para dignificarem a enfermagem e não para a achincalharem. É que um calhau com dois olhos pode fazer muito jeito aos da medicina, na sua estratégia de atrofiar as capacidades da enfermagem, pois até têm direito a dormir nas reuniões do Conselho de que fazem parte.
Há uma que conheço que tem o ponto na WC que em voz calculada vai dizendo quando deve pegar nas deixas, que os outros figurantes lhe dão. Esta como hospital é maior até pode dizer que tem 900 na lista de espera.
Que terá o Criador projectado, no Livro do Destino, para os Enfermeiros para os castigar a ter gente desta nas direcções e chefias!...
 
è que por "acaso", o pós 25 de abril, verdade seja dita e expressada, "formou" muitas enfermeirAs. saídas da fornalha dos antigos auxiliares (que muitos não eram os de enfermagem ainda por cima!), e que hoje em dia são Chefes.

fácil imaginar como fica a gestão do serviço.

Num serviço, de um hospital Central norte, a senhora feita chefe, mobiliza os enfermeiros da seguinte maneira:
acha que trabalho nocturno é serviço de bombeiros, não se faz nada, enquanto as AAM podem quanto muito... fazer 5 camas numa manhã!!!!!

qaundo os enfermeiros de um serviço, apanharam com um surto de escabiose, vulgo sarna, de uma doente, acusou os mesmos de serem negligentes a prestar cuidados
quando ela contacta com todos os produtos biológicos (mesmo das doentes!!) sem respectiva protecção com vista evitar contaminação cruzada, etc..
(isso mesmo, nem sequer lava as mãos entre qualquer contacto nos utentes).

Temos que aguardar, pelas reformas desta corja. Acredito ainda muito na enfermagem
 
Estou de acordo com o romeiro.
Infelizmente a realidade da Enfermagem é essa.

Ha cá cada uma!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!