quinta-feira, outubro 02, 2008

Ainda as vacinas nas Farmácias....


Ordem apela à escolha de farmácias com Enfermeiros

"A Ordem dos Enfermeiros (OE) publicou hoje um anúncio (link) em dois jornais diários recomendando a escolha de farmácias com enfermeiros para quem pretender receber a vacina contra a gripe nesses locais.

A recomendação do Conselho Directivo da OE surge na sequência da campanha nas farmácias «Vacine-se contra a gripe na sua farmácia», e nas críticas já feitas à administração de vacinas por outros profissionais que não enfermeiros.
À Lusa, a bastonária da OE, Maria Augusta Sousa, referiu hoje estar agendada para o final da próxima semana uma reunião entre a OE e a Ordem dos Farmacêuticos para que, na defesa da «segurança e qualidade dos cuidados a prestar aos cidadãos», se consigam «posições claras e consentâneas».
A OE defende que as farmácias que administrem vacinas «têm que ter obrigatoriamente enfermeiros» e que cabe depois a estas unidades fazer essa organização.
A dirigente argumentou que a vacina não é um acto isolado, ao incluir «avaliação da situação, tomada de decisão e intervenção imediata em situações de efeitos adversos, que podem surgir».
«Esta intervenção não se adquire porque se teve uma formação de xis horas. Adquire-se com um conjunto de outros conhecimentos, que têm uma perspectiva bastante mais ampla e que no momento daquele acto têm que estar presentes», defendeu à Lusa.
"

Fonte: Semanário Sol

Comments:
"Esta intervenção não se adquire porque se teve uma formação de xis horas"

XIS HORAS LOL!
 
http://fotos.sapo.pt/HhSAYlyRw2JZQERM1ccl/
 
É nestes momentos que a Ordem se deve lembrar da importância da criação de um documento legislado que defina as competências dos enfermeiros. Quando o fizer já os podologistas (que tambem já tratam ulceras varicosas e pés diabéticos) os psicologos ( que fazem educação para a saúde nos CS e escolas), os "técnicos" que administram medicação para realização de exames de diagnóstico, os bombeiros com a mania do "somos os melhores no pré-hospitalar", os nutricionistas que já querem ensinar aos enfermeiros como administrar alimentação por SNG...enfim...ficaria aqui muito tempo, mas ainda assim a Ordem que se diz nossa nada faria...e isso não é como questão das escolas prvadas "ah...e tal...isso é com os sindicatos..."
 
A Ordem dos Enfermeiros só está a enterrar-se. A cada dia mais um palmo de terra. Até dão dó.
 
Foi noticiado há pouco sobre uma unidade móvel de vacinação em Alcoutim, e não é que, os enfermeiros administraram as vacinas aos doentes em pé e na rua!!! Tsc..tsc...
 
Se eles podem dar vacinas vou começar a vender medicamentos.
D.
 
«Esta intervenção não se adquire porque se teve uma formação de xis horas. Adquire-se com um conjunto de outros conhecimentos, que têm uma perspectiva bastante mais ampla e que no momento daquele acto têm que estar presentes»

Sim porque os enfermeiros que se formam actualmente têm muita experiência! Por isso é que alguns fazem o estágio em lares de idosos! É dessa forma que ficam aptos a reagir em situações «adversas»!
 
99% dos enfermeiros em CS não se sabe desemerdar-se no decorrer de reacções adversas.
 
Eles (farmaceuticos) podem tanto dar vacinas, como voces (enfermeiros) podem prescrever... Mas isso nao convem que se diga!
 
O problema é que eles (farmaceuticos) tambem prescrevem, e ai os outros (enfermeiros) não gostam destas novas competencias (administrar injectaveis), porque para alem da formação, é mais numa coisa em que ficam a perder.
 
O povo Português, que é constituído em 80% por massa parola até acha bem que as farmácias administrem as vacinas! Para eles, o comodismo vale mais do que a segurança! Não vale a pena a OE colocar anúncios nos jornais, pois o povo não lhes dá crédito, pois acredita-se mais numa "Xô Doutora Farmacêutica" de bata branca do que no Enfermeiro, que por não usar o epíteto de Doutor é secundarizado. E é este povo crédulo por tanta trama que lhes urdem em sua volta, que acredita que o médico só lhe receita medicamentos de marca pois lhe fazem melhor, que acredita que para o ano o Sócrates lhes vai dar um aumento de verdade ou que o Terronhas F.C. ainda vai chegar à primeira divisão que vai tomar a vacina à farmácia, fiando-se que lhes estão a fazer uma grande coisa
 
"99% dos enfermeiros em CS não se sabe desemerdar-se no decorrer de reacções adversas."


100% dos farmacêuticos não se sabe desemerdar-se no decorrer de reacções adversas.
 
"Não vale a pena a OE colocar anúncios nos jornais, pois o povo não lhes dá crédito"

É que nem o "povo", nem ninguém!!! LOL!
 
Tenho encorajado todos os utentes que posso a não quererem a administração das vacinas nas farmácias.

Tosta Mista

OBS:experimentem pôr chourição nas vossas mistas, fica excelente!
 
Sobre esta questão vejam o que A Revolta do Enfermeiro postou hoje. É uma escandaleira!! Só falta a Ordem não fazer nada para proteger os amigos Enfermeiros Srs. Professores!

http://arevoltadoenfermeiro.blogspot.com/
 
Que atitude terceiro-mundista de exigir sangue por quem pactua com estas acções de formação. Ninguém vai ser excomungado da ordem, esta ultima se o fizer vai meter-se numa carga de trabalho com o sistema judicial. Ainda se o fizesse com sucesso, até lá, já (n) farmacêuticos existiriam com a formação e experiência necessária para passar o testemunho à próxima fornada, e não nos esqueçamos dos colegas anestesistas que são por excelência os profissionais da emergência.

Tenham juízo, parecem o Oliver Twist a chorar por mais, olha que não vejo os outros (farmacêuticos) a fazerem tanto alarido quanto vós, só por ai, se distingue a classe das classes.
 
Estas gajas que ministram estes cursos aos farmacêuticos deviam ser linchadas!
 
Ninguém liga "peva" ao que os enfermeiros verborreiam... Nem o povão que andam a atiçar contra a vacinação nas farmácias (que, pelo contrário, está a aderir à medida em massa e com plena confiança!), nem as instituições oficiais como o Ministério da Saúde, o Infarmed, a Ordem dos Farmacêuticos, a Associação Nacional das Farmácias, etc. Hilariante!!! Uma anedota estas peripécias de enfermaria.
 
Já que falaram em podologistas...não é que estes caramelos, prescrevem medicamentos de RMO, como por exemplo os anti-fúngicos, levando a cabo tratametos de longa duração e elevada toxicidade!
 
Isto ta tudo maluco!! N sabia essa dos podologistas, mas enfim ja nada me espanta... de kk forma, assiti ha dias a uma vacida dada por uma farmaceutica. O que posso dizer e k o gesto tecnico e absolutamente basico, e sem duvida que facilita imenso o utente...

Quanto à questao do farmaceutico reagir perante uma situaçao adversa, pois bem, a meu ver sera bastante semelhante a dos enfermeiros, ou seja, agarra no telef, liga 112 e chama o medico...

Ah e nao comecem ja com a tanga de que um enfermeiro faz e acontece pk isso so se passa atras do monitor do pc... no dia a dia hospitalar bem se ve o que fazem os enfermeiros...
 
Dr enf tenha coragem, e coloque aqui no blog o seu NOME e LOCAL DE TRABALHO!!!

Gostava de o ver fazer isso, acho que rapidamente ia desaparecer tanta coragem e garganta sobretudo...

D kk forma, e mais facil por os nomes de outras pessoas ne??
Fraco!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!