terça-feira, outubro 28, 2008

Está tudo louco?


"A Primus Care, Lda. – Serviços de Saúde e Assistência Domiciliária está a recrutar estudantes da área da saúde para call center de atendimento de chamadas de emergência.
Requisitos:
- Estudante da área da saúde
- Responsabilidade
- Capacidade de lidar com situações de stress
- Boa capacidade de comunicação e relação
- Empatia no contacto com população idosa
- Pontualidade e assiduidade
- Gosto pelo trabalho de equipa
- Motivação para a função
- Disponibilidade imediata
- Horário pretendido: Almoço 12h-16h de 2ª a 6ª feira (Disponibilidade OBRIGATÓRIA)
- Preferência por disponibilidade para turnos em horário tarde e noite: 16h-24h e 0h-8h (semana e fim-de-semana)
- Pagamento: Recibos verdes - Valor por hora: 3.75€/h (8h-21h) e 4€/h (21h-8h)"
.
Serve um aluno de Podologia ou Veterinária? Provavelmente, como é um serviço telefónico, serviria melhor um aluno de Audiologia - não sei, digo eu (cá entre nós)...
Ainda não lembrou a nenhuma alminha prodigiosa dar injecções pelo telefone, mas já não deve demorar muito. Já estou a imaginar: "encoste o auscultador à nádega p.f. e respire fundo"...
Fico por aqui, antes que esta ideia genial ainda não-patenteada chegue às farmácias...

Comments:
Seria bom alguém divulgar este aspecto à ordem ou sindicatos.

Vergonhoso.
 
"Seria bom alguém divulgar este aspecto à ordem ou sindicatos. Vergonhoso"

de facto é vergonhosa a procura de mão de obra barata. No entanto a Ordem nada poderá fazer uma vez que estudantes, mesmo de enfermagem, não são enfermeiros e daí não terem qualquer vinculação. Quanto a sindicatos... só aceita que quer o trabalho... mas em tempos de crise acredito que muitos dos nossos alunos se sujeitem pra pagar as malfadadas propinas.
M.Neves
 
embora perceba onde o colega quer chegar, se tivesse visto que a primus care é uma empresa daquelas que "impinge" produtos por telefone.

Tanto dá ser alguem com 9º ano como um Doutorado... neste caso com a vantagem que se for aluno na área de saude, tem algum conhecimento de causa e pode talvez argumentar melhor,e alem de que tambem recebe menos.
 
Que tipo de chamadas de Emergência é que estão a pensar atender? Os Estudantes da área da saude vão ter o descernimento necessário, dado ainda estarem em formação, para o tipo de serviço? Tantas questões a colocar....

Haverá alguma entidade responsável pela auditoria a este tipo de serviço que permita a sua abertura e atendimento ao publico?
 
Francamente não percebo qual é a dúvida porque também não se ganha nada em ter mais olhos que barriga e querer que sejam enfermeiros a fazer tudo como se fossem os únicos capazes de ajudar os outros sabendo-se que muitas vezes essa ajuda podia muito bem ser dada por um sobrinho ou um vizinho sem qualquer curso superior mas com dois dedos de testa porque não é preciso ser enfermeiro para dizer a uma pessoa que escorrega na banheira que não se deve pôr em pé outra vez ou mesmo outras coisas mais simples que são mais de conselhos do que outra coisa qualquer e por isso não percebo qual é a ganância de querer tudo quando há gente tão ou mais capaz para atender telefones e dar instruções do tipo levante o braço e respire com calma à medida que rasteja até à mesa de cabeceira étc étc até chegar o socorro mais a sério ponto

Guidinha21
 
lol qualquer coisa é logo - ordem para aqui e sindicato para ali.
 
lol qualquer coisa é logo - ordem para aqui e sindicato para ali.
 
É de registar o regresso do bom humor de V.ª Ex. DE...
 
O anúncio já é velho (2007) e já não está activo. No site da Primuscare, na secção da telemedicina lê-se "O Primus Care Telemedicina consiste num serviço onde profissionais de saúde podem monitorizar, diagnosticar e cuidar remotamente dos seus pacientes, estando estes no conforto das suas próprias casas." Não fala de estudantes mas no caso de os operadores serem de facto estudantes, a empresa poderá ser punida por publicidade enganosa e exercício ilegal da medicina ou enfermagem (mesmo que à distância). É importante saber se os operadores pretendidos seriam apenas para encaminhar os casos aos profissionais respectivos segundo um algoritmo (omo fazem os operadores CODU) ou se eles assumiriam decisões de índole clínica.
 
Neste moimento por esses preços já não precisam de recrutar estudantes pois existem muitos Enfermeiros dispostos a trabalhar por essa maquia ou até menos! Assunto resolvido!
 
Serve um aluno de Podologia ou Veterinária? Provavelmente, como é um serviço telefónico, serviria melhor um aluno de Audiologia - não sei, digo eu (cá entre nós)...
Ainda não lembrou a nenhuma alminha prodigiosa dar injecções pelo telefone, mas já não deve demorar muito. Já estou a imaginar: "encoste o auscultador à nádega p.f. e respire fundo"...
Fico por aqui, antes que esta ideia genial ainda não-patenteada chegue às farmácias...
Tb não é necessário este exagero! é que a enfermagem e a medicina pode ter uma forma de expressão com recurso á ferramenta acima descrita, as coisas tem é que ter as devidas regras claro! a empresa que é comentada e que alguem referiu já não estar activa é ke teria que ter uma fiscalização por parte de quem de direito e isso é que deixa muito a desejar neste país onde o proprio estado é incumpridor e joga sujo! veja-se o caso da saude 24, é que onde há fumo há fogo , vai ficar tudo silenciado e a verdade por apurar.
 
eu ja me tou a ver num desses call center hehehehe ora bem eu cá não tenho a certeza mas amanha pergunto ao enfermeiro e dps digo-lhe tá!?

hehehehe neste pais é só génios lol
 
Vou vos deixar aqui um excerto da intervenção do nel, sobre os farmacêuticos no blog Médico Explica Medicina a Intelectuais. Ele diz o seguinte:

Os boticários serão sempre MARÇANOS, detentores de um discurso réprobo, onde abundam ideias e conceitos do tipo prolixo, floreados de estereotipos factícios, oriundos de um mundo utópico, onde para seu gládio podem ser reis!!!

Estes manipansos detentores de uma pose no minímo hiemal, vivem exclusivamente em função dos cifrões e não no interesse da segurança do cidadão, tal como gostam de apregoar.

Ah! ah! não é que este nel acertou mais uma vez no moche.
 
senhor guidinha 21

Para determinados conselhos é preciso ser enfermeiro não é qualquer pessoa mesmo para pequenas coisas como por exemplo,SOU VELHO como entrar numa banheira para tomar banho ? que tipo de calçado usar,SOU VELHO TENHO UMA DETERMINADA DEFICIENCIA OU de que lado colocar a mesinha de cabeceira ou como é o chão .S ão estas pequenas coisas que são tão simples mas não é qualquer um que é capaz de ajudar o VELHO e as pessoas que o rodeiam que nem se quer sabem como o levantar ...ESTÁ com uma algalia que fazer?SERÁ QUE PRECISA MUITAS VEZES NEM PRECISA VEIO ASSIM DO HOSPITAL E FICA ATÉ MORRER...

Quanto a ganhar 3 e 4 euros é vergonhoso e mais ainda esta gente que aceita porquê não fazerem ali voluntariado ? flor
 
Os enfermeiros são uns pacóvios. Tanto protestaram contra a formação dada aos farmacêuticos para aplicação de vacinas, que conseguiram que as suas colegas fossem substituidas por ... médicos ( que pelos vistos não têm tantos pruridos). Continuem assim que vão longe!
 
Ao anónimo das 5:38

Acho muito bem que sejam os médicos.

Pode ser que ensinem os farmaceuticos fazer operaçao ás cataratas, arrancar dentes,operar politraumatizados,implantar parafusos nas ancas, operar hérnias, fazer histerectomias, cesarianas etc . Enfim, fazer um pouco de tudo que se faz em cirurgia.
E o mais importante, é nao trair a classe de Enfermagem, porque traidores há por ai muitos.
 
Sr. pacóvio das 5:38:

Eu sou enfermeiro e não protestei contra quem dá a formação, nem sequer contra a formação. As pessoas podem ter a formação que quiserem ...o que é diferente é a usurpação de funções, ou existe regulação no sentido de saber o que cada um faz ou não existe e todos podemos fazer o que nos apetecer desde que tenhamos alguma formação ou nos sintamos capacitados para tal. Se formos pela última opção, muitos enfermeiros têm capacidade para fazer muito mais do que fazem. Abriu-se um precedente para o futuro, a ver vamos...
 
O que está errado é a usurpação de funções e não a formação em si, apesar da formação visar a usurpação de funções!... Contudo acho que a saída das enfermeiras não foi correcta, o problema não é ensinar a técnica da injecção (não é nenhum segredo) o problema é ter farmacêuticos a fazer actos que são de enfermagem ...
 
"o problema não é ensinar a técnica da injecção (não é nenhum segredo) o problema é ter farmacêuticos a fazer actos que são de enfermagem ..."
Então pode-se dar formação, desde que esta não sirva para nada!?
Quanto a usurpação de funções os enfermeiros, melhor do que ninguém sabem do que falam...
 
São actos de enfermagem? Onde está isso escrito? Olhe que os dentistas médicos e afins dão injectáveis, e agora, vai tomar "medidas legais" contra os mesmos?
 
1 milhão de vacinas já estão...
 
Os farmacêuticos nunca tiveram formação sobre patologias e diagnósticos médicos?
Será que podem fazer diagnósticos médicos? Não me parece...mas não acho que essa formação não lhes sirva para nada, pode ajudá-los a ajudar os seus clientes na farmácia na hora do conselho sobre um determinado medicamento prescrito pelo médico (os enfermeiros fazem o mesmo nos hospitais e CS) ...
Ter formação sobre alguma coisa não dá (só por isso) o direito a fazer seja o que for!!!
 
Digamos que os enfermeiros, do pouco que sabem sobre vacinas e outros fármacos, é graças a farmacêuticos (e médicos também) que lhes leccionam as suas ultra-básicas cadeiras de "farmacologia" (que, mesmo assim, e segundo vários relatos, conseguem ser as mais difíceis dos diferentes cursos de enfermagem). Ora, não tendo os enfermeiros idoneidade sequer para leccionar tais matérias (demasiadamente complexas para a sua bagagem), deviam é agradecer, humildemente, os conhecimentos (mesmo que parcos) que lhes são, condescendentemente, transmitidos.
 
1:34

Comentário idiota e que nem merece resposta...
 
Os bons enfermeiros (e os bons médicos também) aprendem muito mais sobre fármacos após acabarem o seu curso, na sua prática diária, através das suas experiências formativas (formais e informais) do que em mil horas de formação de qualquer curso base...já os farmacêuticos esquecem a bioquímica toda em três tempos e como a sua prática é gerir stocks e vender smarties ficam-se pela nulidade quase aboluta (a maioria, claro ... cumprimentos a toda a minoria que aproveita a bioquímica para alguma coisa !!! A esses parabéns! para os outros, ...).
 
O meu nome é João Zorro Gonçalves e sou fundador e Director Geral da Primus Care. Não sou profissional de Saúde.

A Primus Care oferece dois serviços: teleassistência e cuidados de saúde no domicilio. O projecto da telemedicina não está em funcionamento.

Temos cerca de 30 colaboradores, dos quais metade (cerca de 15) são enfermeiros. Este prestam cuidados de saúde no domícilio, em particular cuidados de reabilitação, geriátricos e paliativos.

No Call Center do serviço de teleassistência (não de telemedicina...), onde não é imperativo que estejam profissionais de saúde, optámos por dar a oportunidade a estudantes da área da saúde por serem mais sensiveis aos problemas dos mais idosos.

No seu curto tempo de vida (1 ano e meio de existência), a Primus Care muito fez para dignificar a profissão de Enfermagem, dando a oportunidade a excelentes enfermeiros de aprenderem, trabalharem e evoluirem profisionalmente.

A nossa Directora Técnica é Enfermeira.

Todos os comentários e críticas são livres, mas devem ser feitas com imparcialidade e conhecimento. Convido todos os que fizeram comentários, todos os que quiserem fazer comentários e ainda o autor original do post, a primeiro conhecer a Primus Care.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!