domingo, outubro 19, 2008

Il dolce far niente...


"INEM contratou 14 médicos uruguaios que estão agora impedidos de trabalhar" link

"Os 14 médicos do Uruguai que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) contratou no início de Julho ainda não podem trabalhar em Portugal por não estarem inscritos na Ordem dos Médicos"

"Os clínicos entraram para o INEM no dia 1 de Julho, após terem assinado contratos a termo certo por um período de três anos, que lhes garante um ordenado mensal de cerca de três mil euros.
Desde que estão no INEM, os 14 médicos estrangeiros já realizaram formação em emergência pré-hospitalar, tendo participado, nomeadamente, num curso de viatura médica de emergência. Concluíram, aliás, a formação prevista para a primeira fase – a qual ia permitir pô-los já a trabalhar no terreno. No entanto, desde o início deste mês, limitam-se a acompanhar e a observar o trabalho dos seus colegas do CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) – um aspecto da formação que estava previsto realizar «futuramente», segundo a newsletter de Setembro publicada pelo INEM.
"
link

Lamentavelmente (ou não...), estes 14 "remendos" vêem-se impedidos de exercer (por manifestos entraves colocados) por uma Ordem dos Médicos (OM) pouco interessada em solucionar de forma célere e eficaz os problemas do sector da saúde (mas sempre fértil em fenómenos corporativos), na maior parte das vezes (para não dizer quase sempre...) com interesses lucrativos. O estado português (todos nós, contribuintes) que pague! Aliar a pretensa função reguladora (?) da OM ao corporativismo desenfreado e camuflado, é algo a que os seus membros já nos habituaram.

Neste caso em particular, o estado paga cerca de 42 mil euros mensais (14 x 3000 euros) a 14 médicos que não podem labutar (ou seja, produtividade nula), quando o mesmo estado se queixa de falta de cabimento orçamental para rectificar carreiras obsoletas e desenquadradas (com um salário vergonhoso), como por exemplo... a dos Enfermeiros.

Comments:
A Ordem dos Médicos cumpre bem o seu papel em exigir os requisitos definidos a qualquer médico que queira trabalhar em Portugal, independentemente de ser do INEM ou não. Não deixa de ser uma incoerência grotesta do Sr Doutor Enfermeiro que tão rápido critica quem autoriza farmaceuticos a administrar vacinas, achar que a ordem dos médicos deveria "aliviar" do rigor porque o INEM está a gastar dinheiro? Sabe qual é o requisito que a Ordem exige? Equivalência da licenciatura do curso (por universidae portuguesa) e prova de 2 anos de experi~encia para o exercicio autónomo de medicina...acha muito? é assim para todos médicos a trabalhar em Portugal...PESSOALMENTE CONCORDO|
Hospital Portugal
www.hospitalportugal.blog.com
 
Pois entao é o governo que temos, a Sr Ministra da Saúde que temos.
Pagar muitos eurinhos aos estrangeiros médicos para virem passaer para Portugal. Os Enfermeiros, contentam-se com tostoes.
Deviamos era ter uma ordem como os médicos.
Abencoados.
 
Estimado "Hospital Portugal",
no caso supracitado, o cerne da questão é referente ao pagamento de um salário de 3000 euros mensais a quem não está sequer a produzir. (será o estado português assim tão bem abonado?)

Na referência à OM e sua permanente obstrução ao bom funcionamento da saúde, pretende ser um comentário mais lato e moderadamente aplicável à questão em análise.
 
O cerne da qustão devria ser quem é que os contratou ? Esse sim deveria ser agora responsabilizado por este erro.
 
Pasmem-se: http://www.net-empregos.com/detalhe_anuncio_livre_c.asp?REF=586780

Em regime de voluntariado???????????
 
Já agora Doutor Enfermeiro em que consiste objectivamente a constante obstrução ao bom funcionamento do sistema de saúde português por parte da Ordem dos Médicos?
 
Ó meu caro Hospital Portugal, essa é flagrante. Olhe, pode começar mesmo pela emergência pré-hospitalar....
 
Quem disse que os 14 são médicos?
Vieram para o INEME, para não deixarem avançar os enfermeiros, ao abrigo do intercâmbio com o Magalhães.
O Estado Português fornece Magalhães e o Uruguai desinsere da floresta uns quantos indios que nmanda como paga pelo fornecimento dos Magalhães.
A OM que está a ver a "vaca sagrada" a ficar com as tetas secas e antes que os mandem mamar num sítio que agora não digo porque ainda há criancinhas acordadas, encostaram-nos à boxe, para verificação da tribo e da ética.
 
Quem os contratou afinal? Quem assinou com eles esses contratos? Quem contrata gente que não reúne os requisitos para trabalhar? E quem desperdiça assim o dinheiro público vai ser responsabilizado?
E já agora...O INEM não é um Instituto Público? Se sim, e todos sabemos que sim, não deveria abrir concursos publicos para contratar gente?Abriu? E exigiu como requisito ser Uruguaio? Enfim, além de dinheiro mal gasto julgo que há aqui outras irregularidades...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!