quinta-feira, outubro 23, 2008

Nova ronda negocial com o Ministério da Saúde...


Hoje, 23 de Outubro (11h30), há nova reunião negocial entre a CNESE (Comissão Negociadora Sindical dos Enfermeiros) e Ministério da Saúde

No desenvolvimento do processo negocial em curso e após a Greve/Manifestação de 30/9 e 1/10, a CNESE espera que o Ministério da Saúde:
.
1 – Relativamente à Carreira de Enfermagem, ASSUMA DECISÕES em torno dos Princípios:
-
Carreira Horizontal (uma só categoria/Unicategorial) com multitulação;
- Aplicável a todos os enfermeiros do sector público independentemente do título jurídico de emprego (Func/CTFP e CIT/EPEs);
- Assunção do princípio de enquadramento salarial dos enfermeiros, reconhecendo, entre outros aspectos, o valor económico do trabalho dos enfermeiros decorrente da aquisição e desenvolvimento de competências inerentes às qualificações e habilitações/Licenciatura.

2 – Relativamente à Precariedade e Admissão, APRESENTE SOLUÇÕES:
- Definição do processo e procedimentos que concretizem a imediata estabilização, através de vínculo por Tempo Indeterminado, de todos os enfermeiros (CTC e CIT) que comprovadamente exercem funções permanentes e detêm um vínculo precário;
- Discussão dos termos da prorrogação dos CTC ao abrigo do DL 276-A/2007 ;
- Exigência que os Mapas de Pessoal das Instituições para 2009 integrem “postos de trabalho definitivos” para, designadamente, estes Enf. em vínculo precário;
- Plano de Admissão de Enfermeiros com vista a garantir dotações seguras: calendarização e definição do volume de admissões, no imediato e anos seguintes, de acordo com os indicadores do MS e outros elementos que já hoje evidenciam carência de enfermeiros;
- Exigência da entrega do “Estudo de Necessidades de Enfermeiros” prometido desde Junho.
Fonte: e-mail do SEP

Comments:
pois é mais uma vez ficamos à espera... Neste país em k não há dinheiro para pagar dignamente a quem trabalha, temos políticas em saúde em que se consegue pagar mais 5000 euros por mês a determinados profissionais para fazerem o k a lei lhes exige actualmente, e aos enfermeiros que embarcam nessa ilusão, uns miseros 300 euros (nas apelidadas USF´S). De onde vem afinal esse dinheiro?
 
Só nao percebo porque só fazem pressão para conquistar melhores salarios e nao fazem para reducção da carga horária à medida que se progride na carreira, como fazem os professores.

Já que não dao subsídio de risco o mais inteligente por parte do sindicato a fazer é conquistar medidas de apoio à penosidade da profissão, reconhecida por todos os intervenientes....

Porque não acabar de uma vez com as 40h e a redução da carga horária????????

Acho que todos teriam a ganhar, inclusive o utente!
 
Na net circula a seguinte carta:

Caros Colegas Enfermeiros,
Há longa data, repetidamente reciclada, estamos todos à espera que a enfermagem tenha finalmente uma carreira digna dos profissionais de louvor a que diz respeito. Porém, há vários anos que isso nos é prometido e há outros tantos que tal é adiado. E, ao longo destes anos, enquanto este impasse se não resolve, todos vimos carreiras congeladas. Para além de já ganharmos mal relativamente ao trabalho que desenvolvemos, aos riscos que a nossa profissão acarreta e ás qualificações que possuímos, há vários anos que não há subida para ninguém! Nem sequer a licenciatura que todos foram obrigados a fazer nos serviu de nada! Dinheiro e tempo gasto na escola, para na prática se passar a receber mais 0 Euros! Fala-se actualmente que até Setembro a nova carreira de enfermagem terá que estar definida, mas sinceramente ninguém já acredita em nada. E mesmo que até Novembro seja definida uma nova carreira de enfermagem, acreditem meus amigos que será muito má, pois segundo as fontes que tenho a contraproposta apresentada pelo governo irá arruinar por completo a Enfermagem, e como sempre haverá alguém “que diz defender a classe de Enfermagem” que irá mais uma vez concordar com o governo e estará pronto a assinar a nossa “sentença de morte”.
Todavia colegas perguntam vocês: “Mas afinal de quem é a culpa de toda esta fraude que todos temos vivido na última década?”.
Para essa pergunta a resposta é facílima e eu próprio a tenho: “A CULPA é de todos nós caros colegas”! A culpa é nossa pois temo-nos deixado manipular como autênticos fantoches, temos sido vandalizados consentidamente, temos caído em todas as armadilhas e ciladas que nos têm sido montadas quer pelos sucessivos governos, quer por alguns membros de alguns Sindicatos e da Ordem dos Enfermeiros que apenas representam as respectivas fundações para beneficio próprio mesmo que para isso tenham que sacrificar toda uma profissão e toda uma classe de Enfermagem! E o que é que nós temos feito perante esta situação caros colegas? Temos ficado impávidos e serenos na esperança que um dia de manhã acordemos e todos os problemas da enfermagem tenham sido resolvidos!
Com muita pena minha, lamento dar-vos a triste noticia mas essa suposta manhã não vai chegar nunca, pois como todos já devem ter reparado, a cada dia que passa a enfermagem está cada vez mais no fundo do poço, estando a atingir um fundo tão longínquo que daqui a um pequeno nada, não existe corda nenhuma que a volte a agarrar e a trazer á tona da água.
Parem todos 1 minutos para pensar:
o O crescendo de escolas e vagas não parou desde o momento em que foi criada a licenciatura em Enfermagem, em 1999;
o Por ano saem das escolas de Enfermagem cerca de três mil licenciados em Enfermagem;
o Neste momento existem em Portugal cerca de três mil enfermeiros desempregados a trabalhar em lavandarias, caixas de supermercados e na construção civil, e daqueles que estão empregados muitos deles sujeitam-se a receber cerca de 500 euros mensais.
o Actualmente as escolas portuguesas de Enfermagem têm Quinze mil alunos em formação e o número de vagas de ingresso no curso continua a aumentar!
Pensem agora o que será da enfermagem daqui a uns meros cinco anos. Haverá nessa altura cerca de 15 mil enfermeiros no desemprego. E calculo que todos consigam imaginar que uma profissão com quinze mil desempregados fique automaticamente sem poder reivindicativo nenhum, pois tudo no mercado se baseia na lei da oferta e da procura. Penso também que consigam imaginar, e isto também para aqueles que já estão em topo de carreira que o seu preço hora poderá vir a baixar e poderão vir a ter que trabalhar mais e a receber bem mas bem menos. É o que acontece com as uvas na altura das vindimas que são vendidas a uma terça parte do preço do que nas restantes épocas do ano pela grande dificuldade em dar escoamento a este produto na altura da sua colheita. Portanto não pensem que isto é um problema apenas dos mais novos pois esta crise irá ser vivida por todos os profissionais de enfermagem caso não seja travada atempadamente, e atempadamente será AGORA. Mas afinal o que tem feito a nossa Ordem perante esta situação que todos conseguimos enxergar? Continua a dizer que faltam cerca de trinta mil enfermeiros em Portugal! O que têm feito os sindicatos? Distribuir papeis que publicitem trabalho do sindicato mas na prática não têm feito mais que receber as quotas mensais dos seus associados! Mas pior do que isso, o que temos feito todos nós estimados colegas? NADA, absolutamente nada! Temos todos sido uma verdadeira cambada de preguiçosos e comodistas! Enquanto conjunto e força não temos lutado rigorosamente nada pelos nossos direitos e pela nossa carreira, e isso é vergonhoso!
È por isso meus amigos que hoje vos escrevo este e-mail na esperança que todos levantem os braços e ponham mãos à obra! Recordem todos o que ainda o ano passado os nossos colegas finlandeses conseguiram graças à união:” Dezasseis mil enfermeiros finlandeses uniram-se e ameaçaram o governo com uma demissão em massa, caso não lhes fosse conferido um aumento de ordenado de 24%. O sistema de saúde finlandês ficou assim em risco de parar completamente. Perante isto o que pôde fazer o governo? Antes de terminar o prazo imposto pelos enfermeiros foi obrigado a ceder ás exigências impostas pela classe de enfermagem do referido país pois caso contrário o sistema de saúde entraria em rotura total.
Da mesma forma recordo-vos também o caos que ainda o mês passado o país viveu graças à pequena greve de três dias dos camionistas! Não sei se todos estiveram nas filas intermináveis de carros juntos das gasolineiras para meterem os derradeiros litros de gasolina, depois de terem passado por algumas já fechadas por terem esgotado os combustíveis, todos devem ter reparado na corrida aos supermercados para comprar os últimos produtos das prateleiras quase vazias e da ruptura de stocks de todos os Hipers que para não alarmarem o país não deixaram os jornalistas filmar o seu interior completamente desfalcado.
Agora pensem no caos que se geraria em Portugal se todos os enfermeiros se unissem uma vez na vida e fizessem uma paralisação total. Estão todos a imaginar os serviços de urgência a rebentar pelas costuras e a prestarem apenas os cuidados mínimos emergentes? Estão a ver os blocos operatórios todos a operarem apenas as emergências apesar das intermináveis listas de espera? Estão a ver os serviços de internamento completamente atulhados, a cheirarem nauseabundamente sem poderem admitir mais doentes os quais ficariam retidos nas urgências que por sua vez ficariam imediatamente sem macas e sem espaço para mais ninguém até ao ponto que já ninguém conseguiria passar as portas da admissão para dentro? E já pensaram no protesto que a população civil faria perante o governo? O serviço Nacional de saúde entraria imediatamente em rotura, entraríamos imediatamente numa situação insuportável e incontornável, restando ao governo uma única solução, ceder a todas as exigências feitas pela Classe de Enfermagem.
Penso que agora está claro para todos que se quisermos sair da “arrastadeira onde nos meteram e nos defecaram em cima” só haverá uma forma: Uma Aliança entre todos os enfermeiros fazendo uma GREVE POR TEMPO INDETERMINADO até o governo ceder à proposta que lhe for apresentada pela supracitada classe. Mas uma carreira decente para todos nós caros colegas. Eu tenho uma delineada que vos darei a conhecer futuramente caso estejam interessados em lutar ao meu lado. Uma carreira que mesmo aqueles que á partida não poderiam subir mais nada pela antiga carreira ainda poderão subir e ganhar mais uns bons belos euros, os quais por sua vez irão ter um grande impacto quando os colegas forem aposentados.
Uma única vez na vida vamos todos remar para o mesmo lado Srs. Enfermeiros. UNAM-SE, ASSOCIEM-SE, UNIFIQUEM-SE, REVOLTEM-SE contra o que nos têm feito. Deixem de se acobardar perante a pressão dos vossos chefes e dos vossos directores. ACREDITEM na nossa FORÇA pois todos unidos será impossível vencerem-nos. Eu acredito em vocês. Há por ai quem se ria de nós e diga que os enfermeiros são demasiado cobardes e medrosos para fazer uma coisa desta dimensão, mas seguidamente também dizem que se tivessem coragem para o fazer criariam imediatamente uma situação incontornável no país á qual o governo seria obrigado a ceder. Basta metade de nós ter coragem para o fazer. Mas eu acredito que serão todos a fazê-lo e não apenas metade. Façamos todos unidos, o 25 de Abril da Enfermagem.
È para uma GREVE POR TEMPO INDETERMINADO que eu apelo a todos os enfermeiros. Até aqui apenas têm sido feitas greves politicas da função pública e da frente comum dos sindicatos, ou seja, no final de contas apenas temos feito greves em proveito de outras classes profissionais. Agora greves exclusivas da classe de enfermagem quantas foram feitas na última década meus amigos? Nem vê-las e é por isso que este país nos tem torturado constantemente. Portanto está encontrada a solução para o problema da enfermagem e a um pequeno passo de ser posta em prática, mas para isso necessito da colaboração e união de todos vocês!
 
alguma conclusão?
 
Mas os vossos colegas das USF's jamais iriam aderir.
Para esses, a ganância imediata é o que importa.
Venderam a alma por 30 dinheiros - ou pela promessa de 300 euros - e pelo status "queque" de trabalhar num supermercado de (pouca) saúde.
 
Trabalho numa USF e concordo com uma greve por tempo indeterminado!
A vantagem de se trabalhar numa USF é essa! Uma greve por tempo indeterminado nos outros locais afecta apenas os enfermeiros (financeiramente) e os utentes! Numa USF afecta os utentes, os enfermeiros (financeiramente) e os outros profissionais (financeiramente!). Os incentivos e suplementos dependem todos dos outros profissionais!
Já agora a adesão das USF á greve foi de aproximadamente 75% nos 2 dias. Superior à adesão de muitos hospitais!
 
E que tal a Ordem começar a fazer alguma coisinha? Que tal começar por acordar com o Ministério do Ensino Superior o limite de vagas das escolas de enfermagem, em especial nas escolas privadas?

Que há falta de enfermeiros nos serviços todos nós sabemos.Mas se continuassemos com falta de enfermeiros no país era ainda melhor... Ao menos não teríamos colegas a sujeitarem-se a trabalhar com a promessa de contratos melhores, ou a fazer estágios muito mal remunerados quando temos estágios incluídos no nosso plano curricular... Enfim, não teríamos que nos sujeitar a toda a m**** que aparece por uns míseros euros para pagar as contas e sem reconhecimento ou crédito nenhum...

Membros da Ordem: já faziam alguma coisinha, não?
 
Se pensarmos que, em número total, as privadas só em Lisboa excedem em quase o dobro o número de vagas da nova Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, que já por si engloba mais de 300 alunos por ano...

...o colega tem toda a razão.
 
E quais são as novidades?
 
Apelo ao sr. Enfermeiro Azevedo (já que às vezes escreve neste blog sob pseudónimo)que possa fornecer informação mais objectiva sobre a reunião de ontem com o Ministério da Saude a propósito da nova carreira de enfermagem, uma vez que o que está escrito no site do SE parece preocupante mas não é nada objectivo.Obrigado.
 
... e já agora peço o mesmo ao SEP ( tão rápido e solicito a pedir aos enfermeiros a participação nas lutas ) já que no seu site ainda não diz nada acerca da reunião com o Ministério... Obrigado, também.
 
vão a http://www.enfermeiros.pt/content/view/566/1/
 
vão a http://www.enfermeiros.pt/content/view/566/1/
O que é isto?
 
Alguém pode descodificar os dizeres do Sr. Enfº Azevedo...
Estará ele a falar do ensino tutelado de enfermagem e dos futuros internos de enfermagem...ou pior?
Se poderem-me esclarecer, agradeço.
Já agora, se alguém tiver o doc. que o disponibilize...
Obrigado.
 
Os senhores enfermeiros causam-me alguma intriga…
Este mail já anda a circular pela Net há mais de 4 meses.
Até a mim mo enviaram.
25 DE ABRIL DA ENFERMAGEM?
A ideia é gira. Desconfio é do mentor, da adesão, e da atitude dos sindicatos e da vossa Ordem!
Não se envolvam em guerras donde possam ser os principais feridos.
Quanto ao florescer das Escolas de Enfermagem, há a dizer que é um verdadeiro NOJO!
Formam alunos às paletes e com qualidade duvidosa, dão cabo do mercado de trabalho e servem de tacho a uns quantos médicos e enfermeiros, que de uma forma leviana e asquerosa, se tornam SENHORES PROFESSORES!

Dizem-me de fonte segura, que hoje é mais fácil para um Hospital contratar enfermeiros do que auxiliares de acção médica!



Saudações,
Senhor Doutor Cirurgião da Naifa.
 
Acabei de descobrir a pólvora! O Cirurgião da Naifa é enfermeiro. Enfermeiro, tcha tcha tcha!... Enfermeiro, tcha tcha tcha!...
 
Apesar de muitas vezes não concordar com as afirmações do "Sr Dr Cirurgião da naifa", desta vez tiro-lhe o chapéu. A crise na Enfermagem instalou-se após a proliferação de Escolas, que servem sobretudo interesses minoritários (sobejamente conhecidos).
O que eu acho inacreditável, foi a passividade com que se conviveu com esta situação, quer da parte da Ordem, quer dos Sindicatos, quer da generalidade dos Enfermeiros.
 
Não percebo o porquê de tanto interesse nesse tal Enfermeiro Azevedo, quando ele manifesta pensamentos idealistas do "deve, e temos que fazer.." que não fazem parte dos trâmites actuais de enfermagem.

era capaz de fazer melhor, acredito que a "nossa" jactante, Mª Augusta...
Essas duas personagens apenas são interesseiras da e na enfermagem!!!

Cumprimentos ao Naifas lol (muito tem,po calado)... como, quase, sempre tem razão no que diz.
lembram-se de cada uma para fazer esta e(in)volução. para melhor me compreenderem, informem-se sobre a formação dos enfermeiros finlandeses.

Escolas todas em hospitais universitários, formação equivalente à Escola Superior de Enfermagem do Porto (ex- S. João)!!!

Bastava uma Bastonária (Mariana Diniz de Sousa, lembram-se). um bem haja.

enfermagem ruuuullleeeeesss
 
Concordo com o virtualenfermeiro.
"Essas duas personagens apenas são interesseiras da e na enfermagem!!!"

Esse senhor já devia ter sido expulso do Sindicalismo. Vende a profissão e os enfermeiros no virar da esquina.
 
Para meu espanto, vejo neste post que só o SEP e o sindicato da madeira foram chamados para serem ouvidos acerca da carreira de enfermagem. Onde param os outros Sindicatos, nomeadamente o Sindicato dos Enfermeiros do Norte. Contudo esta minha duvida foi logo esclarecida após ter tido acesso a um comunicado do dito Azevedo que passo a citar:

"Já no fecho desta edição fomos surpreendidos por mais uma notícia dos nossos Colegas do SEP.

Fizemos um esforço para não fixarmos a ideia de que a manifestação eram pancadas de amor como aquelas que uma mãe extremosa dá ao filho, com o subido cuidado de não aleijar.

Desculpem esta nossa mente perversa por força das circunstâncias.

Ajudai-nos a acreditar que aquela ‘manif’ não é uma manobra de diversão, ou pior do que isso, um apoio aos descuidos do ministro da saúde para com os Enfermeiros.

Formulamos uma pergunta:

Se o Ministro da Saúde não pudesse contar com o apoio natural da Ordem dos Enfermeiros e com a complacência dos Sindicatos dos Enfermeiros que, para ele se resumem a um só: o SEP, teria agredido tão torpemente a Classe?

A nossa mente ‘perversa’ (?) sussurra-nos que não."

Com gente desta no Sindicalismo mais vale andarmos sozinhos. Bem haja ao SEP.
 
"Já no fecho desta edição fomos surpreendidos por mais uma notícia dos nossos Colegas do SEP."

Este comentario já tem anos...não é recente.

Os sindicatos estão unidos, e só assim é que vamos conseguir algo.

Até agora os sindicatos estão de parabens, o mesmo já não se pode dizer de 20% dos enfermeiros que não fizeram greve...

Eu acredito no poder da união dos enfermeiros.
 
Mail Do SEP:

3ª reunião - Outubro, dia 23:

Em reunião com a CNESE (Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira) concretizada a 23 de Outubro, o Ministério da Saúde assumiu que até 31 de Outubro vai entregar a proposta de articulado da futura carreira, ficando desde já, nova reunião agendada para dia 14 de Novembro.
Nesta 3ª reunião negocial, o Ministério da Saúde reafirmou estes princípios, entre outros:
1. Que a Carreira de Enfermagem é uma carreira especial;
2. Da necessidade de uniformizar o regime aplicável aos enfermeiros com Contrato de Trabalho para Funções Públicas e Contratos Individuais de Trabalho;
3. Que a Carreira deve reflectir o Modelo de Desenvolvimento Profissional, já aceite pelo Ministério da Saúde;
31 de OUTUBRO É DETERMINANTE. ESTE SERÁ O DIA EM QUE TEREMOS O DE PROJECTO DEC. LEI QUE IRÁ MATERIALIZAR OS PRINCÍPIOS ENFORMADORES. JÁ GANHÁMOS ALGUMAS BATALHAS MAS NÃO A GUERRA! NÃO ESTÁ GARANTIDO QUE:
1. Apesar da aprovação do modelo de desenvolvimento profissional, a carreira tenha uma única categoria que:
• permita que TODOS os enfermeiros possam atingir o topo, no final do seu percurso profissional;
• Retire os constrangimentos que hoje se verificam no acesso às categorias superiores (Especialista, Chefe e Supervisor) pela não abertura de concursos.
2. O resultado desta negociação se aplique na sua totalidade a todos os enfermeiros, incluindo os CIT’s, o que determinará a necessidade de negociar um Acordo Colectivo de Trabalho.
 
greve por tempo indeterminado como na filandia ,enquanto não houver e tenho duvidas que se faça a enfermagem não se levanta.

(estou admirada com o naifada hoje parece um dos nossos há ali algum trauma ou teve alguma paixoneta com alguma enfermeira ou.. )

flor
 
Bem haja ao SEP ?

#Por colocar a Enfermagem ao serviço do PC?
#Por andar a reboque da agenda política da CGTP?
#Por fazer mais cartazes e faixas do que o SE e outros sindicatos?
#Por na greve de 76, o maior esforço reivindicativo da classe do qual surgiram os maiores ganhos e conquistas da profissão da história, se ter pugnado pela reprovação dos meios de luta encetados pelos enfermeiros?
#Por ter conseguido colocar um dos seus correlegionários a bastonária da OE, apesar desta ter combatido a ideia da criação de uma Ordem profissional nos primórdios da sua concepção?
#Por tentar sempre assumir-se como o único defensor da Enfermagem e dos seus interesses, nem que para isso ludibrie os enfermeiros com falácias de propaganda importadas da antiga URSS?
# Por astutamente manter a profissão num constante estado de alarmismo para que assim seja mais fácil manter os Enfermeiros sob as suas directivas de crise?

Bem haja? De quê?
 
Sim , bem haja ao SEP anónimo das 8.30.
Porque o SEP é formado por enfermeiros de todas as idiologias politas, e mais vale pertencera CGTP do que vender os direitos dos trabalhadores como fizeram os da UGT, com assinatura do Código de Trabalho.
A sua opiniao nao devia ter resposta.
Mas aqui a tem.
 
Anonimo das 8:13

Em vez desse arrazoado costumeiro mas passadista, melhor seria que produzisse informação correcta e adequada...


E como diria o outro : você sabe do que estou a falar...
 
Ao anónimo das 8:13

Bem haja sim pelo que tem feito pelos Enfermeiros. Pelo menos não anda a reboque conforme assim faz o SEN.
Vergonha devia ter quem mantem uma estrutura sindical ao serviço de um senhor e sua familia.
É a corrupção ao mais baixo nivel sindical.
 
Caros colegas enfermeiros, sou enfermeira ácerca de 18 anos, estou claramente a ser explorada pk estou a trabalhar doze dias para folgar um dia e tenho como colega uma delegada sindical que assiste a isto pávida e serena e que ainda ajuda a festa, sentindo se preveligiada por ser sindicalista, goza uma folga por semana para a actividade sindical e se me permitirem que o diga é uma grata amiga da chefia concordando com as maiores irregularidades!Será isto justo de colegas para colegas????
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!