terça-feira, outubro 07, 2008

Prémio Nacional de Saúde 2008 para a Enfª Mariana Diniz de Sousa!


Sempre foi um acérrimo admirador da Enfª Mariana Diniz de Sousa (primeira bastonária da OE). Por vários motivos - pela determinação, competência, vontade e inteligência. Desistiu do curso de medicina para ingressar em Enfermagem, contra tudo e contra todos. Distinguiu-se nos meandros da nossa classe pela obra realizada. Já em 2003 referia cautelosamente:

"Acho que é preciso ter um certo cuidados e não aumentar em demasia a lotação das escolas [de Enfermagem] porque isso traz problemas para as escolas e pode, inclusivamente, beliscar a formação dos enfermeiros, o que ninguém quer. Queremos é que cada vez mais os enfermeiros tenham melhor formação"

Por motivos sobejamente conhecidos foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Saúde 2008 (o Prémio Nacional de Saúde visa distinguir anualmente, pela relevância e excelência no âmbito das Ciências da Saúde, nos seus aspectos de promoção, prevenção e prestação de cuidados, uma personalidade que tenha contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações no âmbito do SNS).

"Mariana Diniz de Sousa marcou a enfermagem em Portugal, com especial relevância nos seus aspectos de organização, administração, ensino e dignificação profissional dos enfermeiros, contribuindo para a obtenção de ganhos de saúde e prestígio das organizações no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
.
No contexto das funções que exerceu na Direcção-Geral dos Hospitais, coordenou as actividades que levaram à reforma do ensino de enfermagem, tanto na formação inicial como na formação pós-básica. Teve relevante intervenção na preparação de legislação e regulamentação sobre o ensino de enfermagem e sobre o funcionamento das escolas de enfermagem, de que resultou a autonomia das escolas de enfermagem face aos hospitais.
.
Coordenou os trabalhos conducentes à criação da Escola de Ensino e Administração de Enfermagem e à aprovação dos planos de estudos do Curso de Ensino e Administração (Pedagogia e Administração).
No Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge, assumiu funções de orientação e coordenação do ensino de enfermagem, tendo criado e dirigido o Departamento de Ensino de Enfermagem.
.
Foi Subdirectora-Geral e Directora-Geral do Departamento de Recursos Humanos da Saúde, sendo de destacar os estudos para o desenvolvimento de uma política de recursos humanos, que se traduziu, nomeadamente, na reforma das carreiras dos profissionais de saúde, na regulamentação do exercício profissional dos enfermeiros, no estudo, alteração e gestão dos quadros de pessoal dos estabelecimentos do SNS.
Na qualidade de responsável máxima do Departamento de Recursos Humanos da Saúde, contribuiu para o estudo sobre as situações profissionais de especial desgaste ou risco, bem como sobre o regime de incentivos para fixação de enfermeiros e médicos localizados em regiões periféricas.
.
No decorrer da sua vida profissional, proferiu numerosas conferências e palestras, realizou muitas visitas de estudo e missões oficiais no âmbito da cooperação com países de expressão oficial portuguesa, fez parte de numerosos grupos de trabalho, comissões e conselhos, destacando-se a sua actividade como Bastonária da Ordem dos Enfermeiros de 1999 a 2004.
"

Comments:
Parabéns por este prémio!

O que acho caricato é que o post a denegrir e a criticar enfermeiras tem 68 comentários. Este que fala de um motivo de orgulho da vossa classe tem 0! (Podem não ter sido aprovados é certo, mas um post posterior a este sobre enfermeiros aviadores já tem 7!)
 
Afinal não tinha mesmo comentários! Ou vcs se orientam ou vão perder a corrida para o futuro da Saúde em Portugal e não vai ser por vos levarem as competências, será porque tropeçam nos próprios atacadores! :S
 
Aos balconeiros e afins, EIS O QUE REALMENTE INTERESSA AO PAÍS.
Alguém de quem nos podemos orgulhar.
É "gente desta" de que a enfermagem urge em colocar nas suas "fileiras".
Os meus profundos parabéns à Srª Enfª Mariana Diniz de Sousa.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Olhe, no seu blog, nem os posts que são a denegrir nem os que são a enaltecer têm comentários. Encerre por favor o seu blog e terá mais tempo para treinar para o que diz ser a "corrida para o futuro da Saúde em Portugal".
 
Teses de Doutoramento em Enfermagem (Universidade de Lisboa):
- "O regresso à vida quotidiana após a experiência de uma situação-limite"
- "Dando sentido ao humor: promovendo o bem estar"
- "A experiência de sentir-se respeitada"
- "O processo de preparação do regresso a casa"
- "O empoderamento dos enfermeiros no local de trabalho"

Teses de Doutoramento em Medicina (Universidade de Lisboa):
- Viral immune evasion strategies : the human cytomegalovirus US2 immunoevasin and protein degradation from the endoplasmic reticulum
- Role of the protective gene Heme Oxygenase-1 in the control of T cell mediated responses
- Neuropsychological contribution to the characterization of mild cognitive impairment
- Efeitos cardiopulmonares da simpaticectomia torácica videoassistida na tratamento da hiperhidrose palmar e axilar
- Human topoisomerase II\03B1 in chromatin based phenomena
- Carcinoma papilar da Tireóide: análise de heterogeneidade genotipica e fenotípica intratumoral para identificação de alteração com significado diagnóstico e prognóstico.

Teses de Doutoramento em Farmácia (Universidades de Lisboa, Coimbra e Porto):
- "Neurotoxicity of methylenedioxymethamphetamine (MDA; Ecstasy) and its main metabolites, on rat brain mitochondria in vitro and in vivo – Behavioral consequences"
- "The role of nitric oxide in modulating interrelated inflammatory and cytotoxic pathways in the brain"
- "Biological role of nitrite and nitric oxide in the stomach: cellular dysfunction and production of physiologically-active molecules"
- "Role of apoptosis and its modulation in Alzheimer’s disease: insights from in vitro and in vivo studies"
- "Potential irreversible inhibitors of cysteine proteases based on sultam and naphthoquinone scaffolds"
- "The links between membrane actin assembly by mycobacterial phagosomes and phagosome maturation, macrophage activation and pathogen killing"
- "Modulação farmacológica da lesão induzida por isquémia- reperfusão hepática"

Acho que isto diz tudo sobre "O QUE REALMENTE INTERESSA AO PAÍS".
 
Caro Sr. Dr. das 10:42h

Tanta literacia e demonstrou tanta ignorância ao mesmo tempo. Sabias meu caro que "o regresso a casa", por exemplo, é um dos projectos que dará uma produtividade nunca antes julgada ao SNS? Queres que to traduza para Inglês para soar melhor?

Vai marrar as mitocondrias, e antes de dizer asneiras informa-te. Mete nessa cabeça medíocre que enfermeiros praticam ENFERMAGEM e que eu saiba nao tiraste o nosso curso para entender minimamente o proposito do nosso trabalho.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Ser masturbador de animais no zoo também é importante para a reprodução assistida em cativeiro de espécies em vias de extinção, mas daí a ser-se reconhecido socialmente por isso e ser considerado fundamental para o país, vai um grande passo.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Hugo roque, tanta inércia mental junta numa só pessoa (você) faz-me confusão. É que é tão "sabedor" que nem sabe que as teses de doutoramento, a maioria delas, as de qualidade, são escritas... Pasme-se... Em inglês. Bem como os artigos científicos. Vê-se mesmo que o hugo roque e a ciência andam de costas voltadas... Pudera, afinal é enfermeiro, como poderia saber como funciona a ciência... Só me dá vontade é de rir perante tanta ignorância. DUMB!
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Óhbalconeiroqueumdiaqueriaserenfermeiroparadarpicasnobalcão,

A mentira é um pecado mortal, se bem que a ira o é também, mas eu não estou irritado. Calma! Percebo que não entendas isso. Não percebes nem tens de o perceber, pois nem com crusuzitos lá vai. Gostas mais de teses de dótoiramento "dúbias", estudo das mitocôndrias e... a arte do balcão.

Mas "minha querida" isto não são debates, isto são verdadeiros "talk-shows" (hum, diz lá, gostaste? Deu-lhe um ar mais "académico/científico - mas se preferires em latim também se arranja). Daria um um verdadeiro estudo de investigação (daqueles que ainda ninguém se lembrou de fazer sabes? É que dos outros, não há nada a dizer porque já está tudo dito, percebes? Duvido?).
Preferes novelas? Pois seja.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Estava eu entretenido a esmagar no almofariz uns grãos de linhaçça e umas sementes de mostarda para fazer umas papas de linhaça pra o meu avô que é alérgico aos antibióticos e anda constipado e ouvi ali perto falar de coisas da ciência relacionadas com o dr. velas que é o que dá luz cá no sítio.
Perguntavam-se: mas afinal há ou não ciência em medicina?
Nem na Enfermagem quanto mais em medicina!...
O que há é arte, tanto num como noutro caso. Por isso é que há uma tendência para comprarem as teses, mas como vêm escritas em inglês nem se dão ao trabalho de as traduzir. Esse é o segredo de serem escritas daquela forma e feitio.
 
foi a partir desta bastonária que a enfermagem começou a descer.

10 anos de ordem.SÃO 10 ANOS DE DESORDEM. Esta mulher foi condecorada isso n quer dizer nada está relacionado com a politica e a sua filiaçÃO NO PARTIDO.

Eu trabalho para os outros e ninguem se lembrou de me condecorar.

beij flor
 
Continuam com os comentários de "o meu é maior do que o teu"...

...E os senhores doutores a visitarem este blog de Enfermeiros. ahaha

Deveriam estar num site de research dos mais actuais artigos científicos, ou talvez nos blogues dos vossos colegas profissionais.. Ou ainda, se o real interesse é conhecer a realidade multidiciplinar, podiam fazer algum comentário construtivo!

Mas não... "O meu é maior do que o teu"...

Coitadinhos de vós, somos mesmo uma AMEAÇA!
Enfim, é a saúde que temos...

ENFERMEIRO L. Reis

(a seguir a este comentário podem pôr mais uns quantos a dizer que "o vosso é maior que o meu", mas, efectivamente, dificilmente será! ahaahah OU não perderiam o vosso tempo com as vossas questões tão pequenas..)
 
Enfª Mariana Diniz de Sousa, parabéns. e parabéns à enfermagem
 
""Acho que é preciso ter um certo cuidados e não aumentar em demasia a lotação das escolas [de Enfermagem] porque isso traz problemas para as escolas e pode, inclusivamente, beliscar a formação dos enfermeiros, o que ninguém quer. Queremos é que cada vez mais os enfermeiros tenham melhor formação"

A Ex.ª Mariana Dinis de Sousa perante o panorama actual de desemprego e da lotação das escolas de enfermagem (para não falar da qualidade da formação de algumas) deve ter dito para varias pessas:

"eu bem vos avisei...."
 
Voltando as teses de Doutoramento, parece que o Sr. Dr. está também com a sua em curso, na Universidade da pílula sob o tema "Agressividade humana aos balconeiros de farmácia", ou será melhor traduzir para inglês!!!!!
Pobres mentes que mal sabem escrever o nome, quanto mais chegar aos calcaneos dos Enfermeiros.
A Enfermagem é a arte de cuidar da pessoa humana. Isso só alguns conseguem – os Sr(s) Enfermeiros.
 
epá ja metem nojo estas discussões... são todos é uma cambada de ignorantes! eu sou enfermeira e tenho vergonha de ter como colegas pessoas que respondem a frustados (ou n!) e desocupados que vêm para aqui dizer o q lhes apetece! e sinceramente acho que o DE devia por ordem nisto... q náuseas...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!