sábado, novembro 22, 2008

Mais uma..."descida abrupta"!! Que futuro?


"Enfermeiros descontentes com valores pagos para acompanhar doentes" link

"São os enfermeiros contratados que estão a assegurar o acompanhamento de doentes para outras unidades. Vários enfermeiros do Hospital de Chaves estão a recusar fazer o acompanhamento de doentes transportados para outras unidades, depois da direcção do Centro Hospitalar ter reduzido drasticamente o valor pago por hora. O serviço está a ser assegurado por enfermeiros contratados, que não poderão dizer “não”, com medo de não verem os contratos renovados. A administração nega, no entanto, que tenha havido qualquer pressão sobre os profissionais neste regime.
.
Uma descida abrupta do valor pago por hora aos enfermeiros do Hospital de Chaves que, nas folgas, acompanham doentes que são transportados em ambulância para outras unidades, seja para fazer exames médicos ou para ali ficarem internados, está a gerar indignação junto destes profissionais.(...) Os Enfermeiros que pertenciam à lista de voluntários para o efeito já se recusaram prestar o serviço segundo a nova tabela, que rondará os 7,25 euros por hora. Anteriormente, o serviço era pago como hora extraordinária, nocturna ou diurna, e era paga segundo a categoria do Enfermeiro. Além disso, agora, ao que foi possível apurar, durante as viagens, os Enfermeiros também não estarão cobertos por nenhum seguro.
Ao que tudo indica, os Enfermeiros foram informados da alteração pelos enfermeiros chefes de cada serviço de forma verbal.
.
Perante a recusa dos Enfermeiros que constituíam a lista de voluntários, a direcção do Centro Hospitalar terá proposto que fossem os enfermeiros contratados a fazer o acompanhamento. A decisão terá sido comunicada aos Enfermeiros em causa pelos Enfermeiros chefes. “Assim, sem hipótese de dizer não, os Enfermeiros contratados são desta forma sujeitos a ‘escravidão moderna’. O mesmo será dizer ‘ou fazem ou vão para a rua’”, criticam alguns enfermeiros que preferem não ser identificados.
.
(...) O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, Carlos Vaz, justificou a alteração dos valores pagos com a necessidade de “uniformizar procedimentos” ao nível das várias unidades pertencentes ao Centro. De acordo com Carlos Vaz, os preços pagos em Chaves eram mais altos que no resto das unidades. “Quando uns não querem, arranjam-se outros que os substituam, é como em tudo”, afirmou o administrador, rejeitando que exista qualquer “polémica”. Há sítios onde até são contratadas equipas só para fazer acompanhamento”, observou. Além disso, Vaz nega também que tenha existido qualquer pressão sobre os enfermeiros contratados para fazerem o acompanhamento, fazendo uso da precariedade da sua situação. “Ninguém foi pressionado. Era o que faltava!”, garantiu.
"

Comments:
E nem é necessário ser-se "formalmente" pressionado!!

As pressões não têm de ser verbalizadas.

No meu local de trabalho não somos muito pressionados (contratados), a não ser quando há greves, ou serviços que à partida já se sabe que muitos colegas não querem fazer...


Saudações
 
Desatento que anda o Sr. Presidente.
Só no hospital de Vila Real se passava essa situação, porque os enfermeiros na altura cederam a essa proposta do C.A.
Os enfermeiros do Hospital de Chaves, manifestaram-no por escrito, ao C.A. A Srª Enfermeira Directora, dizem os Enfºs chefes ter ficado escandalizada, com o abuso dos enfermeiros .

É verdade sim que os enfermeiros contratados( e náo só) do C.H.T.M.A.D., são ameaçados de despedimento caso nao façam as evacuações dos doentes,como foram também ameaçados os enfermeiros contratados, da Unidade de Cuidados Intensivos,( que sao quase todos), a quando da ultima greve de Enfermagem, se fizessem greve no dia seguinte seriam despedidos.
O Sr.Presidente Vaz anda mal informado e deveria estar mais atento á classe de Enfermagem para nao ser surprendido com tantos assuntos mal parados, que se prendem com os Enfermeiros desse C.H.
 
Portaria n.º 35/99 de 21 de Janeiro, estes trabalhadores(bombeiros) têm direito a 205 vezes a remuneração mínima mensal em caso de morte ou invalidez. Em caso de invalidez temporária absoluta ou total, a indemnização vai até 0,11 vezes. Para despesas de tratamento, o bombeiro tem direito a 20 vezes a remuneração mínima mensal.

A portaria refere que "o disposto na portaria é aplicável aos acidentes pessoais dos membros dos órgãos sociais das associações de bombeiros, quando ao serviço destas. Consideram-se em serviço os acidentes ocorridos em território nacional, quando no exercício exclusivo das suas missões, ou por causa delas, incluindo acções de formação/instrução".

E enfermeiro contratado ou noutra situação? se acontece algo durante o transporte , é acidente em serviço? ou por estar dentro duma ambulância e por vezes a mais de 20km do local de trabalho de origem, deixa de ser?
O contrato de trabalho serve para definir o quê? se o enfermeiro contratado exerce as suas funções no hospital, qual a relação jurídica de trabalho ao estar a acompanhar doente numa ambulância? Está a ser pago em função de horas que ultrapassam o horário contratado. Mas se há um acidente, quem sacode a água do capote?
 
A srªEnfermeira Supervisora Drª Emilia,do Hospital de Chaves, que pertence aos orgaos da Ordem dos Enfermeiros, é ela quem vai defender os colegas.
 
Eu sou enfermeiro numa VMER deste país e ganho a extraordinária maquia de 8,6€/h.
Isto está muito mau para nós, caros amigos.
Cumprimentos
 
mas ainda acham que na ordem alguem quer defender os enfermeiros. para alem de orientar a sua carreira eles estão mais preocupados em padrões de qualidade, aplicaçao da cipe, tudo coisas boas para afastar cada vez mais os enfermeiros do doente...
 
Esse Carlos Vaz devia estar a plantar batatas. O problema é que tal como na gestão que faz, no momento da colheita não haverá batatas!!!

Este tipo de gestores, são o resultado do poder politico actual, sem o mínimo de preparação para administrar entidades de saúde, achados numa qualquer viela de compadrios.

Para eles encherem os bolsos, distribuem bolotas, a quem no dia-a-dia come o pão que o diabo amassou, para no fim do mês levar um punhado de euros para casa.

É por isso que a maior parte dos enfermeiros trabalha noutra instituição.

Não é porque gosta de passar dias e dias sem ver os filhos, o marido ou a esposa.

Não é porque gostar de trabalhar aos fins-de-semana e feriados, quando os seus mais queridos estão em casa.

Não é porque gosta de trabalhar de noite.

Não é porque gosta de ver os outros em sofrimento.

Não é porque não gosta de ir às festas dos aniversários da sua familia.

Não é porque não gosta de ajudar os seus filhos a fazer os trabalhos de casa.

É SIM POR UMA QUESTÃO DE NECESSIDADE ECONÓMICA.

E se ninguém reconhece a nossa importância, então este é o momento de fazer uma GREVE POR TEMPO INDETERMINADO.

Chega de lamentações é imperativo agir.

NEL.
 
Já não há pachorra par ouvir lamentos de enfermeiros e professores. O tema das conversas é sempre a "bendita carreira". São todos uns desgraçadinhos, uns escravos dos doentes e dos alunos, uns incompreendidos. A sociedade deveria andar com eles ao colo. Esquecem-se dos milhões de portugueses que não têm direito a uma "carreira" nem a força (sindical) para fazer ouvir a sua voz, mas mesmo assim têm que continuar a trabalhar, com salários mais modestos, apesar de em muitos casos produzirem mais valor acrescentado do que estes grupos profissionais.
Por isso, deixem-se de lamúrias ou mudem de actividade!
MM
 
Se calhar devia mesmo andar com eles ao colo... porque de entre as profissões que produzem maior valor acrescentado estão estas duas... não estou a ver muito mais profissoes sem carreira que produzam mais valor que estas... aliás, sem carreira nao estou mesmo a ver nenhuma, quer-nos ajudar a ver? E se os outros portugueses não têm carreira, se calhar é porque não se mataram muito a estudar por isso, e não podem exigir que profissões que se esforçam por ter uma carreira profissional à qual se dedicam, não tenham os direitos que lhe são consagrados... e esses direitos não passam por ganhar uma miseria à hora, como os portugueses que ganham rendimento minimo que auferem maiores salarios a fazerem nada... se calhar devem ser estes que produzem maior valor acrescentado sem carreira...
Medica
 
Ao anónimo das 12:43

Já vi que não é professor.
Enfermeiro, também nao deve ser sobretudo contratado.
Também não é desempregado.

Então quem é?

Administrador Hospitalar que estão a encher os bolsos á custa dos maus cuidados de saúde prestados aos doentes (cliente).
Politico, que estão a por cada vez mais na miséria quem trabalha?

Não acredito: Administrador Banqueiro. Será?
 
Andamos a seguir as mesmas noticias . ;) Abraço
 
Enfermeiros e candidatos a enfermeiros há muitos (e cada vez mais) como tal, o que está funcionar são as leis do mercado. Por isso não se queixem porque as coisas ainda podem (e vão) piorar. Ou alguém pensa que os serviços de saúde, com as restrições orçamentais com que são confrontados, vão inventar lugares para os milhares de enfermeiros que se formam todos os anos?
 
Sábado, 15 Nov, Hospital Sta. Maria – Porto – O Dr. Pizarro, Sr. Estado Saúde, veio explicar aos enfermeiros ( a convite da secção regional norte da Ordem ) os novos desenvolvimentos em termos de políticas de saúde para os cuidados saúde primários.
Conclusões a reter:
1º Não disse nada de novo. Não conseguiu responder a questões concretas colocadas pelos enfermeiros. Respondeu quase sempre “NIM”. Foi patente a frustração nos colegas. Pelo menos, ficou incomodado com as questões.
2º A bajulação patente por parte do Enfº Germano, ao Sr. Sec Estado, foi deprimente. Mais uma vez a Ordem desperdiçou uma boa oportunidade para marcar pontos perante os enfermeiros. Ficou tão incomodado, com as questões, como o Dr. Pizarro.

Gostava que a Ordem colocasse no seu site, as questões colocadas, as respectivas respostas e que conclusões tirou deste evento. É UM DESAFIO que lanço. Sr. Enfº Germano, a sua candidatura pugnava pela mudança – aqui tem uma boa oportunidade de se redimir – publique o que se passou. Será uma boa ajuda para os enfermeiros que não estiveram presentes.
NERVO
 
Não sei porque o Gardingo, nao veio dar o seu arrezoado para este post, falar na Tita( que nunca foi enfermeira, sabe-se bem porquê),titinhas e titinhos que abundam no C.H., pelos três Hospitais.
 
ninguém diz mal dos sindicados? é a eles que esta matéria diz respeito
 
Amigos:

Não me parece que a lei da oferta e da procura esteja a afectar os professores! Há mais professores em excesso neste país do que enfermeiros e eles mais do que dão luta, ganham "guerras", nos momentos de aflição, são inteligentes e puxam para o mesmo lado, pela dignidade da sua profissão. O que temos nós?
O que fazemos nós?
NADA ou muito pouco...
É que na nossa profissão existe uma muito pequena minoria de pseudo teóricos lunáticos (professores das ESE, enfermeiros directores e muitos supervisores e chefes) que está bem e recomenda-se, está-se a borrifar para os outros e estão a enterrar cada vez mais a nossa profissão, não a defendem não a deixam evoluir. Reparem nos professores e reparem que TODOS, TODOS ganham como técnicos superiores: Desde os que estudaram nos politécnicos aos que estudaram nas universidades, desde os educadores de infância aos professores do secundário, repito TODOS.
Outra grande diferença é que quase todos os professores dão aulas, ou pelo menos têm actividades com alunos, mesmo que exerçam outras funções. Na enfermagem, alguns enfermeiros parece que fogem dos doentes ...nomeadamente os que tiraram a especialidade. Como é possível uma profissão evoluir, diferenciar-se se os enfermeiros mais especializados (supostamente os melhores) em vez de demonstrarem o seu valor nos cuidados com os doentes, se agarram a papéis, ficam colados nas cadeiras dos gabinetes, exercitam a "tagarelice" até à exaustão. Nos chefes , ainda há alguns que pelo menos ainda sabem (ou têm jeito) para gerir e "orientar" o trabalho, mas muitos nem isso ...

Um médico é reconhecido socialmente pela sua capacidade de tratar doenças?

O professor por ensinar os alunos?

O arquitecto pelas casas que projecta?

E os enfermeiros? Não deveria ser assim?

Duas Sugestões:

Todos os especialistas em enfermagem têm de exercer (mesmo os que são chefes - nem que prestem cuidados a um só doente)!

Todos os professores de enfermagem deveriam exercer (dentro da sua especialidade) um número determinado de horas ou dias por ano - sob pena de ser retirada a cédula profissional.

Como é possível ensinar sem saber?

Como é possível mandar sem saber fazer, e às vezes sem nunca ter feito?

NÃO EXISTE NENHUMA OUTRA PROFISSÃO ASSIM...

Vivemos uma realidade triste e que nos vai conduzir a um beco sem saída ...

FILIPE
 
Ainda q este comentário esteja fora de contexto, remete para posts mt concorridos há pouco tempo atrás:

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/3bad98eaa9c16b5058f479.html

Ora como podem ler, diz-se que o corporativismo é uma grd valência, n tenho qq dúvida, qd qq serviço é prestado fora das farmácias é mal feito e por profissionais que do leque fazem parte.......

E anunciam logo em massa para por o zé povinho aos pulos de confuso....

Só n vejo a OE a por os pontos nos iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
 
ESTOU PLENAMENTE DE ACORDO COM O QUE O FILIPE ESCREVEU,....E AINDA ACRESCENTO COMO PODE UMA ENFERMEIRA DIRECTORA DEFENDER/LUTAR PELOS ENFERMEIROS A SEU CARGO SE A ESTA FOI-LHE OFERECIDO UM CARGO PELA ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR, FOI ESCOLHIDA POR SER FÁCIL DE MANIPULAR OU POR TER DETERMINADA COR PARTIDÁRIA. É CLARO QUE EM PRIMEIRO LUGAR E UNICAMENTE VAI É DEFENDER O SEU TACHO E OS MUITOS E MUITOS EUROS QUE RECEBE E POR SUA VEZ OS ENFERMEIROS CHEFES SÃO ESCOLHIDOS DA MESMA FORMA QUE A SRa ENFª DIRECTORA, SEM SE OLHAR Á SUA QUALIFICAÇÃO OU COMPETÊNCIA ....! MEUS CAROS A ENFERMAGEM ESTÁ NA RUA DA AMARGURA E É PENA.QUEM SOFRE COM ISTO SÃO TODOS OS ENFERMEIROS QUE TRABALHAM E POR SUA VEZ OS UTENTES/CLIENTES. ENFERMEIROS DESTE PAÍS A UNIÃO FAZ A FORÇA. LUTEM PELA DIGNIDADE DA NOSSA PROFISSÃO.
 
Estou de acordo com a Maria.

Quem tem posto a enfermagem na rua da amargura, sao todas as Titas que existem por esse pais fora, mais os lacaios dos supervisores como a srª mila e muitos, mas muitos cobardolas como algumas chefias do Hospital de Chaves.
 
Continua a velha máxima adoptada há uns anos...deixou de ser pelo doente e pela profissão em si, deixou de ser pela mais valia da presença do ENFERMEIRO... é desde há muito pelo $$$$$$$$$$$
Também a BANCA pensou só nos $$$$$$ e agora está como está... maus tempos, perdão péssimos tempos nos esperam!
 
Será que estes senhores, já se esqueceram da luta de todos os enfermeiros, para chegarem ao lugar que ocupam?
Claro e tambem da cunha politica.
Por competências, poucos lá chegariam.
E agora estamos nesta malfadada vida contra quem trabalha.
Será que nao há quem ponha termo a este passaroes sem penas.
 
Ler tudo isto é muito triste...
Eu, dado ser enfermeira contratada neste centro hospitalar, a sensação que tenho é que somos exploradas ao máximo...não só no dia a dia, em que trabalhamos e não recebemos como deveriamos, fazemos noites sem folgas, as vezes modulos sem um unico fim-de-semana livre...."porque é necessário", esforçamo-nos para nos integrar, e quando estamos no fim devidamente integradas para trabalhar...o contrato simplesmente acaba e ninguém se importa! Passamos de necessarias a ponto de ter modulos com 4 folgas, a dispensáveis....
 
Calminho, calminho que está tudo.

Até parece que não acontece nada.

Que paz,que resignação.

Olhem os professores. Que os ultimos acontecimentos , seja um exemplo a seguir pelos enfermeiros,

Mas está tudo ok.

Vivam os poderosos.
 
Que tal srª enfermeira directora, srs enfermeiros supervisores e a maioria dos enfermeiros chefes do C.H.T.M.A.D. irem novamente para a prestação de cuidados de doentes, para as enfermarias, e serem geridos por enfermeiros contratados já com a especialidade.
Será que vao continuar a ser ameaçados de despedimento?
Srª enfermeira jandira isto diz-lhe respeito.Ainda é muito nova para ir para a reforma, não acha?


Esperemos, esperemos.
 
Ai. Ai.

Como vai fazer a Antonieta Lomba, que sempre quis ser dona do hospital de Vila Real e agora vai ter que tratar dos doentinhos de psiquiatria.
E esta eh sr. enfermeira.
Tinha o poleiro tao seguro que, nao era derrubado com duas cantigas.
Vai continuar a fazer pouco dos colegas que sempre foram mouros de trabalho no seu hospital?
Isto também é o resultado do seu trabalho de mandona,e derrota de toda uma classe de enfermegem.
Honra lhe seja feita, porque sempre foi perita nesse assunto.
 
Há sempre a ralé atraz dos tustos.
Os enfermeiros precisam de trabalho de borla.Nao tem mais nada que fazer.( iam á procura de minhocas)
O sr Presidente agradece.
É mais umas centenas de euros que entra pra bolso já rexeado.
Esses enfermeiros sao uns nabos , uns canalhas e uns cobardes.
É por isso que temos a enfermagem na merda.
Adianta muito alguns recusarem-se a trabalhar sem o justo valor.
Como diz o presidente , há sempre que queira. Na verdade ele tem toda a razão.
Esses enfermeiros que compoem a nova lista de voluntarios, sao uns covardes e uns traidores.
Canalhas e covardolas.E depois querem eles ganharem como licenciados.
Assim , nao se vai a lado nenhum covardolas.
 
Há sempre a ralé atraz dos tustos.
Os enfermeiros precisam de trabalho de borla.Nao tem mais nada que fazer.( iam á procura de minhocas)
O sr Presidente agradece.
É mais umas centenas de euros que entra pra bolso já rexeado.
Esses enfermeiros sao uns nabos , uns canalhas e uns cobardes.
É por isso que temos a enfermagem na merda.
Adianta muito alguns recusarem-se a trabalhar sem o justo valor.
Como diz o presidente , há sempre que queira. Na verdade ele tem toda a razão.
Esses enfermeiros que compoem a nova lista de voluntarios, sao uns covardes e uns traidores.
Canalhas e covardolas.E depois querem eles ganharem como licenciados.
Assim , nao se vai a lado nenhum cobardolas.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!