sábado, novembro 29, 2008

MS marca nova reunião para negociação da Carreira de Enfermagem!


Chegou-me por e-mail (Sindicato dos Enfermeiros Portugueses):

"Fomos contactados pelo Gabinete da Ministra da Saúde informando sobre a marcação de reunião. Assim informou:
.
1 – A reunião é marcada para Dia 9 de Dezembro, pelas 10h00 (já chegou o fax)
2 – Tratando-se da 1.ª reunião com este Gabinete sobre a matéria, pretende-se:
Efectuar ainda uma abordagem sobre os Princípios Enformadores
Fixar a metodologia e o calendário negocial, sendo que ainda pretendem realizar reuniões negociais em Dezembro
3 – A Proposta de Projecto de Diploma (articulado) será remetida pós reunião de 9/12

A Comissão Executiva avaliou e decidiu:
1 – Naturalmente, ir à reunião
2 – Escrever (a 3/4-12) nova Carta à Ministra dizendo … queremos a Proposta de Projecto de Diploma até 10 de Dezembro … chega de empaleanço
3 – Continuar a difundir o Comunicado e fornecer esta informação aos colegas
4 – HÁ RAZÕES ACRESCIDAS PARA QUE TODOS PARTICIPEM NO CONSELHO NACIONAL DE 11 e 12 de Dezembro
5 – No dia 9/12, após reunião com a Ministra da Saúde, decidimos se realizamos parte da reunião do Conselho Nacional, de dia 11, em frente ao Ministério
"


"Caro(a) Colega
1 – Carreira de Enfermagem
Segue Comunicado que objectiva o ponto de situação
[em cima]. Depois de já termos um calendário negocial objectivado e assumido, as alterações no/do Ministério levaram a mais um atraso/incumprimento. Estamos a entrar numa fase crucial relativamente á "agenda desta negociação" … não é passível de mais adiamento … da responsabilidade do MS … É importante a difusão da informação pelos colegas.
.
2 – Contratados/reuniões com ARSs
Depois de termos conseguido a prorrogação dos CTC e a manutenção dos colegas nos serviços … depois das acções de denúncia na generalidade das regiões, só faltam as ARSs do Alentejo e Centro agendarem as reuniões para abordar Contratados, USF, ACES, Mapas de Pessoal, Outros assuntos (reunião com ARS Norte já realizada, ARS Algarve a 10/Dez; ARS LxVT a 12/Dez).
Importa relembrar que a prorrogação dos CTC não é solução (esta passa por deter um Contrato de Trabalho Sem Termo OU Tempo Indeterminado). Relembrar que a prorrogação dos CTC foi feita/está a ser feita aos colegas cujo CTC cessa até 31 de Dezembro. A partir de 1.1.2009, todos os CTC (que agora são renovados e outros que cessam depois de 1.1.09), CAP e Func passam a reger-se pelo Regime de Contrato em Funções Públicas. Em finais de Dezembro/princípios de Janeiro haverá novas informações (devem contactar o SEP)
-
3 – Cuidados Saúde Primários e USFs
Sobre a anunciada criação, implementação e organização dos ACES a partir de Janeiro, há REGULAMENTAÇÃO que falta e tem que ser discutida.
Sobre as USFs há o compromisso escrito de, até final do ano/2008, se renegociar os Incentivos e há problemas com os Subs Férias e Natal dos enf que integram USFs Modelo B.
Sobre estas matérias: foi pedida reunião ao Sec Estado em início de Novembro, já foi ressolicitada e ainda não está marcada. Vai sair um Comunicado sobre a matéria. Está a chegar o momento de não permitirmos mais adiamentos e lutarmos por algumas matérias.
-
4 -
Cuidados Continuados, Saúde Mental e IDT
Está agendada reunião com a Missão para os Cuidados Continuados a 9/Dezembro.
Recebemos agora e vamos emitir Parecer sobre a Rede de Cuidados Continuados de Saúde Mental.
Vai ser pedida reunião ao CD do IDT e possivelmente iremos avançar com formas de luta em Coimbra face aos problemas não resolvidos
-
5 – Sector Privado ("o mais relevante")
Continuamos em negociação com a SCMisericórdia de Lisboa e Associação Portuguesa de Hospitalização Privada sobre os Acordos de Empresa - AEs e as condições especificas (carreiras, horários, etc) dos enfermeiros.
Realizou-se reunião com elementos do futuro CA do HAmadora Sintra no sentido de salvaguardar/perspectivar alguns aspectos inerentes à transição (vínculos, mobilidades, AE, etc)
Depois de uma reunião com CA da Saúde 24 (problemas laborais e de funcionamento), de reuniões com os colegas (Porto e Lisboa) e de reunião com a DGSaúde, foi solicitada nova reunião com o CA
Estamos a acompanhar as possíveis mudanças de gestão de instituições várias: do Grupo Português de Saúde – GPS (fruto da nacionalização do BPN e de "outras movimentações"): Centro de Medicina Física e Reabilitação do Algarve, british hospital, HSMaria; do SAMS; do Centro Hospitalar de Cascais.
"

Comments:
Chegou-nos a mesma informação,importante é divulga-la junto dos colegas.

Passem-na via mail ou links para os vários blogs, mas estejam alertas para a situação da nossa profissão.
 
Os Professores conseguiram colocar os alunos a manifestarem-se por motivos que não compreendiam, transformados em peões de batalhas de outros generais. Os alunos foram instrumentalizados pelos professores, usados para a disseminação da luta destes últimos. Os Enfermeiros também podiam colocar os doentes a manifestarem-se à frente dos hospitais, centros de saúde, etc, transformando a questão da carreira de Enfermagem num determinante da política de saúde,sendo que ao invés de ovos os doentes poderiam catapultar aos representantes do governo aparadeiras, fraldas e garrafas de soro!
 
será que é desta que vamos ter alguma coisa????
eu já estou como s.tomé, ver para crer............embora sinceramente não ache que vão dar resposta a todos os nossos problemas
 
Caros colegas vamos estar atentos...
Divulguem a informação.
Temos de estar unidos.
Todos ao Plenário a11 e 12 de Dezembro.
J.V.
 
Anónimo disse...
"A definição de enfermagem não é para toda a vida. Creio que a enfermagem é modificada pela época em que é praticada e depende, em grande parte, do que fazem os outros profissionais de saúde."


- Virgínia Henderson -


Isto diz tudo, srs. enfermeiros.

Têm um processo de enfermagem? São autónomos? Levantam diagnósticos?
QUEM DOMINA O PROCESSO? QUEM INTERNA E DÁ ALTA?
NÃO SÃO OS MÉDICOS?

Se querem ganhar como licenciados e terem uma CARREIRA digna, exijam que a Ordem obrigue o Governo a legislar no sentido de os Enfermeiros dominarem o PROCESSO DE ENFERMAGEM, sobretudo quando os médicos internam unica e exclusivamente para serem prestados cuidados de Enfermagem.
Exijam isso, ou entam mandem a OE ás urtigas e deixem de pagar as quotas, COMO FORMA DE PROTESTAREM
 
Será que os sindicatos vão lutar por uma reduçao de carga horaria para compensar o aumento da idade d ereforma e o facto de ser uma profissão de rápido desgaste????

Há coisas mais importantes que o dinheiro, meus caros!!!
 
as coisas vao piorar..... vai mesmo.... e a OE é tao impotente que n sei onde vai chegar....

http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=E607D7B6-4999-4357-A143-AA77294D3F0F&channelid=F48BA50A-0ED3-4315-AEFA-86EE9B1BEDFF
 
Estamos é a dormir! os sindicatos e o governo negoceiam, e enquanto isso os enfermeiros o que fazem? esperam que tudo se resolva pelo melhor, e assim vamos perdendo o que levou anos a conquistar.
Quando acordarmos já vai ser tarde demais.
Olhem para os professores, mesmo quando já têm o que querem, não se calam e conseguem sempre tudo: em termos de salário, condições de trabalho e tudo o que a generalidade dos trabalhadores deste país só sonha. Há professores desempregados por excesso de alunos formados anualmente? (situação semelhante à de outra profissão que agora não me ocorre) bem, não tarda, temos o Estado obrigado a empregá-los a todos.
Podiamos aprender alguma coisa com eles, no que toca à união da classe, à vontade de lutar pelos nossos direitos, ou pelo menos, a sair desta passividade.
(Será que os dirigentes da FENPROF fazem cursos de formação para lideres sindicais?)
Vamos à luta - Agora - porque quantas mais batalhas perdermos, mais dificil fica ganhar a guerra.
 
Sim. Esta é a melhor altura de os Srs Enfermeiros se compararem com os Srs. professores.
Os lideres sindicais dos professores, naõ tem mais formação de certeza , que as lideranças dos
Enfermeiros. Têm sim, é a retaguarda , que sao os professores, todos a saberem o que querem para eles e para a profissão.
Olhem os enfºs, a informação está em todos as instituições , cantos e sitios.Mas a luta pela classe não é com eles.
Pensem no que os professores estão a conseguir.
Tivessem era os Enfermeiros t m t s,como os professores, mas até á data ,o que se tem visto nas greves e nas manifestações? Ainda lhe passam ao lado estas coisa. Para se obterem ganhos é preciso luta e um pouco de sacrificios de todos.
É tempo de começar a pensar no sentido de UNIAO e de CLASSE.
PENSEM NISTO SRS. ENFERMEIROS.
 
A ordem é uma vergonha, quermos alguém que nos defenda e lute pela enfermagem e não alguém que passa a vida a curtir à custa dos 7,45€ mensais dos *** mil enfermeiros que perdem noites tardes e manhãs para ganhar menos que qualquer pedreiro. e a ordem PASSIVA de BRAÇOS CRUZADOS a ver tudo isto. Se calhar é tempo de dizer FIM à ORDEM dos ENFERMEIROS
 
FIM à ORDEM dos ENFERMEIROS, digo mais, FIM à ORDEM dos ENFERMEIROS, FIM à ORDEM dos ENFERMEIROS, FIM à ORDEM dos ENFERMEIROS. passado 10 anos estamos pior do que à 20 anos. Será que estamos todos errados, em prol da prol dessa dita enfermagem do tipo engomadeira, em quese rouba aos pobres para encher os cofres(alguns) nao se sabe de:) quem?????????
 
Tenho a dizer que os CTC que segundo o ministerio seriam prolongados até Julho, NÃO estão a ser renovados, aconteceu hoje mesmo no meu local de trabalho, as garantias deles são falsas e as coisas ainda vão piorar, é continuar a politica de formar mais e mais enfermeiros, de não dizer nada por medo, de aceitar condições degradantes de trabalho, o pior é que se estamos todos nós nesta situação, apenas e só a nós o devemos.
 
Tenho que referir em relação ao post que deixei sobre a NÃO renovação dos CTC, que o contrato a que me refiro, termina dia 20 de Dezembro de 2008. GARANTIAS!!!!!!
Sim, vamos todos confiar nas garantias que nos são dadas para nos calar e manter amedrontados.
Vejam os professores!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!