sexta-feira, novembro 14, 2008

"Nova" Carreira de Enfermagem (desenvolvimentos...)


Colegas, relativamente à negociação da nova Carreira de Enfermagem não há desenvolvimentos.
O Ministério da Saúde faltou ao prometido. Ainda não entregou nova proposta. Aliás, se exceptuarmos um documento insultuoso entregue há 3 semanas, ainda não existe uma verdadeira e digna proposta!

Comments:
Há neste País a ideia de que o 25 de Abril de 1974, trouxe a liberdade responsável nos seus múltiplos aspectos do exercício da cidadania, o respeito pelos Direitos dos Cidadãos, a dignidade do Ser Humano na sua complexa diversidade, o reconhecimento , a competência em vez da manipulação dos poderes, a coerência das tomadas de decisão politica, o mérito e um inúmero de outros preceitos , que se foram diluindo no tempo e jogando em desfavor dos direitos e garantias dos cidadãos .
As decisões politicas são tanto mais gravosas porquanto alteram as expectativas dos cidadãos, face a um documento sobejamente conhecido como é a Constituição da República Portuguesa, que, se regula os deveres dos cidadãos, prevê também direitos e garantias várias, que a diarreica produção legislativa deste governo tem esquecido .
Um dos direitos consagrados e que internacionalmente está previsto é o que corresponde à máxima " Trabalho digno, Vida digna " à qual o Governo português parece não ter aderido. Penaliza-se cada vez mais , a mais valia da força do trabalho, o conhecimento parece ser um mero acidente de percurso, que afecta várias grupos profissionais, como por exemplo o dos Enfermeiros deste país, retirando-lhes ou tentando-lhes retirar a identidade sócio-profissional, construída e conquistada há longos anos e cujo percurso foi feito de lutas, de trabalho, de estudo, de investigação .
Os Enfermeiros deste País merecem respeito, consideração , e reconhecimento pois sem eles, quer queiram quer não, o sistema de saúde não funcionará. Sem eles as politicas de saúde ficarão amputadas na sua essência. Não se pode minimizar ao nível da consciência colectiva , a importância da Enfermagem nos caminhos dos ganhos em saúde, reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde; e negá-los é negar uma verdade evidente .
O governo que temos, no seu orçamento para 2009 continua a pugnar pelo erro de uma governação ineficaz e ineficiente, continua a estrangular a economia, o poder de compra e continua a destruir a classe média que sustenta as transacções comerciais internas.
Com um crescimento do Pib em 2009, de 0,6, um défice externo de 11.1 e um endividamento da economia de 100%, uma taxa de desemprego de 7,6 com tendência a subir, só pensa em reduzir o défice público para 2.2 . Este défice público tem descido à custa do incumprimento do governo no que diz respeito à melhoria das condições de vida dos cidadãos que empobrecem dia a dia mais um pouco, e à custa do aumento monstruoso dos impostos directos e indirectos.
As empresas que negociam com o estado vêm o pagamento efectivar-se tarde e más horas, aumentando assim a ameaça de falências e do consequente desemprego.
O governo privilegia os gestores ,que de gestão nada percebem e que promovem o desencanto, a desmotivação, o medo, a angústia, a pressão, a sanção negativa, a ameaça.
Importou modelos de gestão hospitalar que beneficia lobbies á semelhança da origem e que estão obsoletos, descaracterizados e redundam em injustiça quer para os que trabalham , quer para as populações, que , a meu ver terão de garantir os cuidados de saúde na base de seguros que engordarão pressupostamente as seguradoras, deixando os mais desfavorecidos à margem do que é um direito inalienável - A SAÚDE.
O governo esquece que não é nos lobbies que está o desenvolvimento sustentado, que não é no desemprego que está a garantia do enriquecimento , que não é na miséria que se garante a segurança dos cidadãos, que não é em códigos de trabalho que camufladamente garantem a precariedade do emprego, que está a competitividade. Portugal ao longo do mandato deste governo, baixou 18 lugares no ranking da competitividade, como diz alguém com conhecimento em matéria económica..
Esta democracia está doente . Enferma de uma avidez aguda do sucesso fácil, à custa do terrorismo laboral. Enferma da incapacidade de absorver a mais valia do conhecimento, desencadeando o desemprego de milhares de licenciados. Esta democracia é gerida por abutres que qualquer dia nem esqueletos terão para roer.
Nesta democracia o governo não zela pela dignidade do trabalhador, não zela pela segurança dos cidadãos, não zela pelo direito à saúde nem pela qualidade da prestação dos cuidados de saúde, garantindo dotações seguras e ratios condizentes com as reais necessidades das populações.
Nesta democracia o governo tem vindo a fazer experiências de modelos, de gestão, de ensino, de legislação obsoletos, injustos, devoradores dos dinheiros públicos, para os quais todos nós contribuímos.
Nesta democracia sonha-se com tudo o que é possível fazer para desacreditar a DEMOCRACIA. Esta democracia está uma farsa que se tem disfarçado de ditadura desavergonhada.
Nesta democracia o governo premeia os maus gestores de empresas públicas , financiadas por dinheiro público, e penaliza os trabalhadores esforçados, competentes, que exercem a sua actividade com respeito por si mesmos e pelos outros.
Nesta democracia o governo tem esquecido as regiões do interior que cada vez mais abandonam parcelas significativas deste território, em busca de um futuro, que por cá continuará a ser passado .
Nesta democracia o governo falta à verdade, não respeita compromissos e doura a máscara de um país e de uma nação sem rumo . Nesta democracia o governo tem esquecido compromissos assumidos em campanha eleitoral com os cidadãos que o elegeram e com os que não o elegeram ; tem esquecido que a riqueza de uma nação está nos recursos humanos que detém e que incentiva; tem esquecido que não basta promover a formação é necessário poder aplicá-la em tempo útil ;
Nesta democracia uma parte do governo, que é ministério da saúde, encetou pela primeira vez na história da negociação com os sindicatos dos enfermeiros, uma farsa a que a ministra não dá a cara , enviando para a mesa das negociações o seu secretario de estado. Porquê senhora ministra , que de modo diferente dos ou das suas antecessoras na pasta ministerial da saúde, a senhora ministra não está presente nas negociações? Muitos afazeres?
Os enfermeiros estão cansados de esperar por aquilo a que têm direito: UMA CARREIRA DIGNA PARA TODOS SEM EXCEPÇÃO. Os enfermeiros estão cansados de esperar por remunerações dignas que permitam a tão propalada máxima de " trabalho digno, vida digna". Os enfermeiros estão fartos de esperar por melhores condições de trabalho. Os enfermeiros estão fartos da discriminação. Os enfermeiros estão fartos do terrorismo laboral com que são ternurentamente presenteados no dia a dia. Os enfermeiros estão fartos de fazer horas extraordinárias de borla ou mal pagas.,Os enfermeiros estão fartos da precariedade. Os enfermeiros estão fartos de tanta mentira e de tanta exploração..
Estamos pelos cabelos com a indefinição do ministério da saúde. Queremos respostas. Exigimos respostas. Temos direito a elas..Somos cidadãos eleitores livres ,que contribuem para o bolo que decididamente é delapidado em nome da democracia. Pobre Democracia que estás tão rota e remendada . Pobre democracia ferida nos seus essenciais valores humanos. Pobre democracia que és vítima da desumanização económica disfarçada de crise global. Pobre democracia em que se esquece que governar é prestar um serviço público de qualidade aos cidadãos e em que se confunde os valores humanos da ciência económica com os mercenários que comem da mesma pia.
 
A TSF tem uma rubrica onde intervêm várias pessoas pertencentes a ordens profissionais.
Adivinhem de quem é que os tipos se esqueceram?
http://tsf.sapo.pt/programas/programa.aspx?content_id=1015550
Vocês bem que gostavam de pertencer ao grupo dos 5 magníficos (medicina, justiça, economia, arquitectura e engenharia)!!!!!

Saudações,
Sr. Dr. Cirurgião da Naifa.
 
E manisfetação, não? Ou estamos contentes?
 
ó Naifas, vai para os blogues dos "5 magníficos", não te rebaixes ao ponto de vires para aqui paro blogue de quem não te merece!!!
Frustrado!

BAZA!!!
 
TALVEZ SEJA ESSE GRUPO DOS 5 MAGNIFICOS OS RESPONSÁVEIS PELO ESTADO DO PAÍS...DR.'S HÁ MUITOS PALHAÇO....O RESPEITO É MUITO BONITO E NÓS, OS ENFERMEIROS MERECEMOS ESSE RESPEITO...
 
Sr dr da naifa se fosses para o local onde estudaste(casa pia)e te resguardasses no lençois onde dorme o bibi,é que tu farias a acçao do dia.
Passa-te ao .....pénis.
És mesmo um "bezunta"
 
Sr dr da naifa se fosses para o local onde estudaste(casa pia)e te resguardasses no lençois onde dorme o bibi,é que tu farias a acçao do dia.
Passa-te ao .....pénis.
És mesmo um "bezunta"
 
Pá não lhe liguem é bobo, ignorem, se for totalmente ignorado deixa de cá vir. Não se deviem do tema do post.

D.
 
Li este artigo no site do SINDICATO DOS ENFERMEIROS, não sei se alguém tem conhecimento disto.
Leiam e divulguem.

Progressão (mudança de escalão)
20-Oct-2008
Surgem interpretações díspares acerca da progressão nos escalões, porque, entretanto, se estipulou que os Enfermeiros podiam esperar e, por que não (?) tentar ver se caía no esquecimento o débito relativo ao descongelamento.

Deixamos aqui um exemplo de estudo de caso, que se repete.

1 — A progressão dos Enfermeiros hospitalares faz-se ao fim de 3 anos, de acordo com o art.º 17º, do DL nº 437/91, de 08/11:

"A mudança de escalão dentro de cada categoria verifica-se após a permanência de três anos no escalão anterior e avaliação de desempenho de Satisfaz.".



2 — A progressão dos Enfermeiros de cuidados de saúde primários, faz-se ao fim de dois anos e meio, de acordo com o nº2, do art.º 59º, do DL nº437/91, 08/11:

"2 — O tempo de serviço prestado em estabelecimento da área dos cuidados de saúde primários determinará, em cada ano, a redução de dois meses para mudança de escalão.".



3 — O nº1, art.º 1º, da Lei nº 43/2005, de 29/08, "Progressões", diz:

"1 — O tempo de serviço prestado pelos funcionários, agentes e outros trabalhadores da administração pública central, regional e local e pelos demais servidores do Estado entre a data de entrada em vigor da presente lei e 31 de Dezembro de 2006 não é contado, para efeitos de progressão, em todas as carreiras, cargos e categorias, incluindo as integradas em corpos especiais.".



4 — O tempo de serviço prestado entre 01/09/05 e 31/12/06, extensivo a 31/12/07, não é contado, para efeitos de progressão...
Entretanto:

4.1 — Não existe qualquer referência ao tempo de serviço prestado entre a última progressão e o dia 31 de Agosto de 2005, o que significa que será contado, acrescentando-lhe o tempo de serviço prestado a partir de 01/01/08, desde que totalize três anos ou dois anos e meio, os enfermeiros têm direito a progredir para o escalão seguinte;

4.2 — Os artº's 17º e 59º, do DL nº437/91, de 08/11, não foram revogados pela Lei nº 12-A/2008, de 27/02, significanto que o processo de progressão dos enfermeiros se mantém em vigor, enquanto não for cumprido o disposto no nº1, do art.º 101º, embora tenham decorrido os 180 dias, aí citados, período estabelecido para rever as carreiras de regime especial e os corpos especiais;

4.3 — A avaliação de desempenho dos enfermeiros é feita de acordo com os artº's 43º a 53º, do DL nº 437/91, de 08/11 e o Despacho nº 2/93 com as alterações introduzidas pelo Despacho nº2/94, que regulamentam o processo;

4.4 — O facto de não contar o tempo de serviço entre 01/09/05 e 31/12/07, por razão de congelamento, a avaliação de desempenho manteve-se e um enfermeiro pode mudar de escalão no fim do mês de Janeiro, desde que detivesse 35 meses de serviço no escalão em 31 de Agosto de 2005, sem ter de esperar pela avaliação de desempenho relativa ao ano de 2007, como refere o citado "parecer jurídico";

4.5 — Isto porque o nº2, do art.º 44º do DL n~412/98, de 30/12, que introduziu alterações ao DL nº437/91, de 08/11, refere:

"2 — A menção qualitativa atribuída nos termos do número anterior é relevante, para todos os efeitos legais, até à atribuição de nova menção.".

4.6 — E o nº1, diz exactamente:

"1 — A menção qualitativa da avaliação do desempenho é obrigatoriamente considerada na progressão e promoção na carreira.".

5 — Todos os enfermeiros que, somando o tempo de serviço prestado antes do dia 1 de Setembro de 2005 com o tempo de serviço prestado a partir de 1 de Janeiro de 2008, completem 3 anos de serviço, devem mudar de escalão de acordo com o art.º 17º ou 2,5 anos de serviço, de acordo com o art.º 59º, do DL nº 437/91, de 08/11.

6 — De salientar que a avaliação do desempenho dos enfermeiros é feita por períodos de três anos, conforme a alínea b), do nº1, do art.º 46º, do DL nº437/91, de 08/11, processo que decorreu normalmente e se alguma anomalia existiu, foi o congelamento da progressão dos escalões e consequente não contagem do tempo de serviço no período compreendido entre 01/09/05 e 31/12/07, para efeitos de progressão, mas os enfermeiros não podem ser penalizados duplamente se o fim do triénio não coincidir com o 31/12/07.
 
Greve por tempo indeterminado. Estamos a espera do que?!!!
 
Há que tomar medidas de facto para este silencio.
 
temos que tomar medidas de facto_!!
Será greve por tempo indeterminado?
Ou será que temos que tomar medidas muito mais severas....
Exemplo:GREVE
Reforçar os serviços de urgencia de enfermeiros e todos os outros enfermeiros escalados e não escalados, estariam á entrada dos hospitais onde trabalham e só iriam aos serviço quando sulicitados pelos médicos..., sim porque quando os médicos fazem greve não se vêem nos serviços.
 
1. uma doente vira-se para o médico e pede-lhe um copo de água.
este, incomodado com tal pedido, e "arrogância" por parte da doente que não reconheceu o SR. Dr., afirmou que "não é da sua competência" (foi transferido de serviço pelo director de serviço)

2. numa PCR. medico encavalitado na doente a efectuar compressões, vira-se para os Srs Drs nurses, a questionar se toda a equipa concordava em parar o acto.
enquanto ele perguntava os Drs enfermeiros, estavam já fartos de lhe dizer que a doente estava com pulso. o tipo só parou quando a doente lhe berrou para sair de cima dele. (transferido por incompetência, uma das muitas desse médico)

3. doente com sódio baixo. equipa médica andou 3 dias a pedir colheitas sangue, porque não sabiam como explicar valores analiticos de baixo Na.
Conclusão: enfermeiros avisaram médicos que estes mantinham prescrito dieta sem sal.

em todas as profissões há bons e maus profissionais, é certo. Classe médica, há muito deixou de ser elite que ainda pensam ser/deter/aparentam...

e para rematar ao Naifas, o porquê de não sermos abrangidos nesse grupo de mosqueteiros aparentes, e parafraseio a intro deste blog:
"A melhor profissão do mundo: Enfermagem. O título deste blog traduz de forma simbólica o actual paradigma da profissão. Reflecte a evolução académica, científica, técnica e humana da classe. Os Enfermeiros não querem ser apelidados de "doutor", pois orgulhosamente existe um título que nos define e torna únicos: "Enfermeiro"."

Relativamente à nossa carreira, penso que só quando o ensino de enfermagem passar a ser efectuado no ensino universitário (implica transferência do ensino politécnico), é que vamos ser vistos como licenciados.
isto porque, estamos consignados ao grupo de profissões técnicas na saúde ainda (apesar da nossa licenciatura!!!).
 
Descobri algo que me deixou bastante perplexo.

Onde se passa isto? Quem permite?

"Contudo, nunca até hoje, pelo menos que seja do meu conhecimento, enquanto auxiliar de acção médica, dei medicamentos errados aos doentes. Primeiro, porque eu não sou médico, nem sou farmacêutico e nem sou enfermeiro. E segundo, porque como auxiliar de acção médica, confio nas indicações que os médicos e os enfermeiros me transmitem sempre que me solicitam ajuda e colaboração para administrar um medicamento."

médicos e enfermeiros a dar indicações a AAM para administrar medicação????

extraído de:
http://vidadeauxiliar.blogspot.com/

VirtualEnfermeiro
 
virtualenfermeiro, os tecnicos de saúde são todos licenciados, e garanto-lhe que a maioria deles teve de estudar bem mais do os que frequentam essa "licenciatura" a que chamam enfermagem.
 
Essa do copo de agua faz-me lembrar uma situação que se passou no serviço onde trabalho.

-senhor doutor, senhor doutor pode-me dar um copo de agua?

( e os dignissimos doutores sem dar resposta)

diz o doente - Eu com sede e tanto cabrão sem fazer nada.

(para esse embutido do naifas, que sinceramente já me arrelia tanta estupidez e má educação)
 
Naifas, essa história da TSF já tem barbas. Só descobriu agora?
 
Ao invés, a tão por vós mal tratada Ordem dos Médicos, tem-vos em grande consideração.
Basta ir a https://www.ordemdosmedicos.pt/. Cliquem em “Ligações a Sítios”, e depois em “Ordens e Sindicatos”.
Acho que vão ter uma agradável surpresa.

Saudações “penetrantes”,
Senhor Doutor Cirurgião da Naifa.
 
concordo consigo doutorenfermeiro e considero que toda a culpa é do salazarista sr azevedo que como todos sabemos sempre quis ser doutor e ficou-se por sindicalista encapuzado, pois todo o pessoal ligado á saúde o conhece da antiga PIDE e serve-se do sindicato para se sustentar e a toda a sua família e está a ficar com a idade do salazar, mas não esperem que caia da cadeira, pois ele senta-se sempre no chão, mas a única maneira de acabar com o regime azevedista é secar-lhe a fonte e passar a descontar para o único sindicato que defende verdadeiramente os enfermeiros...SEP. bASTA DE ALIMENTAR A FAMÍLIA AZEVEDO E MOSTRAR A ESSE IDIOTA QUE SE DISFARÇA DE PALHAÇO E VOS ENGANA CONSTANTEMENTE E SECAR-LHE A FONTE...É UM FALSO COM FALINHAS MANSAS E USA OS TRUQUES PRÓPRIOS DA SUA PASSAGEM PELA pide...É um bufo da pior espécie...acreditem que o conheço dos seus tempos de PIDE.
 
Este naifas é levado da breca. Não pára de chatear os enfermeiros. Mas tudo bem, vai-nos dando uma ajuda na identificação de pontos que é necessário resolver… URGENTEMENTE!
Parabéns Doutor Enfermeiro pelo seu blogue.
 
Sr. Virtual Enfermeiro:
É graças a alguns enfermeiros “virtuais” (os tais que se servem dos AAM para tudo e mais alguma coisa, inclusive para dar medicação!!!!) que estamos onde estamos. Engana-se quem pensa que os enfermeiros outrora fizeram grandes conquistas. Sem dúvida que houve quem deu o corpo ao manifesto, mas a verdade, é que foi a conjuntura que permitiu termos chegado onde chegamos. Mas ao ritmo a que as coisas caminham, até isso corremos o risco de perder.
A Enfermagem portuguesa tem centenas de feridas que é ncessário tratar. Sinceramente, não acho que o problema se resuma ao facto de pertencermos ao ensino politécnico. Ver as coisas dessa forma, é demasiadamente simplista…
 
Anónimo das 7:11... Por acaso gostava de saber essas histórias do Azevedo e da PIDE..
Força ENFERMEIROS
 
Atenção que a chamada de atenção do naifinhas deu azo a um post no blogue http://enfermagempt-noticias.blogspot.com/. Duvidam? Dêem uma espreitadela.
SLB!
 
uma ou várias manifestações têm mais efeito.
 
Sr. Virtual:
"A melhor profissão do mundo: Enfermagem. O título deste blog traduz de forma simbólica o actual paradigma da profissão. Reflecte a evolução académica, científica, técnica e humana da classe. Os Enfermeiros não querem ser apelidados de "doutor", pois orgulhosamente existe um título que nos define e torna únicos: "Enfermeiro"."

A melhor profissão do mundo? Sejamos honestos: podemos gostar muito da enfermagem, mas se nos acenassem com um cargo como o de Director Financeiro da Freedom Tower (Nova Yorque), quem resistiria?

Quanto à evolução académica, técnica e científica, estou de acordo. Quanto à evolução humana, discordo redondamente. Se ouve mudança nos últimos anos, terá sido antes uma involução!

É claro que há muitos enfermeiros que querem ser apelidados de “Dr.”. E isso é inteiramente legítimo: “Dr.” é a pessoa que tem um bacharel ou uma licenciatura. Por isso é que há um professora de uma escola de enfermagem em Portugal, que nos estágios, obriga os seus alunos a tratar os médicos por “senhor médico”. Parece-vos ridículo? Eles não nos tratam por “senhores enfermeiros”?

Quer isto dizer que o Enfermeiro é tão Dr. quanto o Médico, o Engenheiro, o Advogado, o Professor ou o Arquitecto!

Relativamente à palavra “Doutor”, o cenário muda ligeiramente: Doutor é uma pessoa detentora do grau de doutoramento. Tanto quanto se sabe, a pessoa que criou o blogue DoutorEnfermeiro, tem licenciatura em Enfermagem e um Mestrado. Portanto, se o seu blogue correspondesse à verdade, deveria intitular-se MestreEnfermeiro…

Quanto à unicidade da palavra “Enfermagem”, não tenhamos ilusões: ela é tão específica para nós, como “Neurocirurgião” é para os Neurocirugiões, e como “Costureiro” é para os Costureiros!
 
O último comentário está escrito no forum enfermagem dese há muito tempo. Plágio!
 
Não têm vergonha da qualidade dos comentáros?
Há aqui alguém capaz de fazer uma análise adulta e digna dum cidadão licenciado, acerca da questão da carreira?
 
Sábado, 15 Nov, Hospital Sta. Maria – Porto – O Dr. Pizarro, Sr. Estado Saúde, veio explicar aos enfermeiros ( a convite da secção regional norte da Ordem ) os novos desenvolvimentos em termos de políticas de saúde para os cuidados saúde primários.
Conclusões a reter:
1º Não disse nada de novo. Não conseguiu responder a questões concretas colocadas pelos enfermeiros. Respondeu quase sempre “NIM”. Foi patente a frustração nos colegas. Pelo menos, ficou incomodado com as questões.
2º A bajulação patente por parte do Enfº Germano, ao Sr. Sec Estado, foi deprimente. Mais uma vez a Ordem desperdiçou uma boa oportunidade para marcar pontos perante os enfermeiros. Ficou tão incomodado, com as questões, como o Dr. Pizarro.

Gostava que a Ordem colocasse no seu site, as questões colocadas, as respectivas respostas e que conclusões tirou deste evento. É UM DESAFIO que lanço. Sr. Enfº Germano, a sua candidatura pugnava pela mudança – aqui tem uma boa oportunidade de se redimir – publique o que se passou. Será uma boa ajuda para os enfermeiros que não estiveram presentes.
NERVO
 
Quanto às negociações pela Carreira. Confirmo que os sindicatos já estão a negociar cada um por si.Tirem as conclusões que quiserem.
NERVO
 
A negociar?!?!?
Desde quando? desde dia 14? Se sim, é porque já há proposta do ministério...
Já agora, outra pergunta...A negociação já conta com a presença de ministra ou é só o Francisco Ramos?
Obrigado.
 
Caro NERVO,
Pode lançar todos os desafios ao Enfº Germano Couto, que a resposta há-de chegar lá para "Ad kalendas graecas".
Isto porque, o objectivo desse senhor Enfermeiro prende-se, tão sómente, com a sua ascensão política e social.
Porque será que ficou "incomodado"; porque será patente a bajulação por parte do Enfº Germano, ao Sr. Sec Estado; porque será que se apresentou ao Dr. Marco António (presidente da distrital do PSD) "em representação de 18.000 Enfermeiros"?; porque será que levou à Assembleia Geral Regional a proposta de "a Secção Regional Norte necessitar de um automóvel"? Quem paga quotas, que perscrute as contas da OE, nomeadamente da região Norte, a fim de verificar a utilização de gastos com cartões bancários. É capaz de ficar surpreendido, ou talvez não...
 
Não percebo o porquê de tanto silêncio!! Se as supostas negociações não desenvolvem... de k estamos à espera para nos fazer ouvir??

Pelo que sei nunca, desde à muito tempo, que os sindicatos e colegas tem estado tão unidos. Estamos à espera de quê? Temos que nos fazer ouvir com manifestações, greves, enfim, o que for preciso!

Temos que conseguir negociar dê por onde der!
 
Ao Nervo e Jorge Diniz:

Os Senhores estiveram no Auditório?!!
- Louvo o facto da SRNorte da O.E. conseguir trazer o Secret. de Estado da Saúde, (de realçar que foi a 1ª vez que tal aconteceu, em qualquer uma das Secções Regionais, facto inaltecido pela Ex-Presidente do Cons. Directivo (Lista oponente)- Enfª Margarida Filipe - também presente;
- Os senhores saberão que a SRNorte O.E. convidou todos os Enfermeiros Chefes e Responsáveis dos Centros de Saúde; USF`s, as Escolas de Enfermagem e Faculdades da Região Norte ??!!
- Saberão que a porta esteve aberta a quem pretendeu estar presente ?!!

- O que presenciei foi a intensão de informar os enfermeiros presentes e transmitir ao governo as preocupações destes. Todos tiveram a oportunidade de questionar o membro do governo presente: Voces fizeram-no ??!! Aproveitaram a sua presença ??Tiraram as vossas dúvidas ??
É mais facil criticar... não é ??
 
concordo..
é uma visão simplista... e ao mesmo tempo, penso que, realista! pelas conjunturas do passado (mesmo nas outras profissões) foi esse um dos, grandes, passo(s) (evolução académica).
não afirmo que é a única, óbvio que não, mas penso, ser uma das medidas a tomar.
(Estar aqui a descriminar as medidas tomadas pela anterior bastonária - Mariana Diniz de Sousa - seria exagero, mas a evolução de enfermagem no ensino, fez-se pela transição e constante actualização do seu ciclo de estudos no meio académico).

Penso eu de que...
 
Engraçado o sr Enfº Jorge Diniz !
Enquanto fez parte da lista provisória do Enfº Germano Couto nunca o ouvi reclamar fosse do que fosse.
Nem aquando da sua participação no jantar que comemorou a vitória da lista A no Norte.
Será que abandonou o projecto porque sentiu que a sua própria sede de protagonismo seria de certa forma abafada ? Ou apenas teve agora um ataque de moralismo bacoco ?
Em cada secção existe um conselho fiscal que zela pelas dúvidas que levantou em relação a cartões. Existem ainda relatórios de contas, auditorias e assembleias gerais onde não me lembro de o ver.
Pena ver alguém isolado do mundo como o sr tentar angariar aqui adeptos incautos para a sua causa de D. Quixote.
Ao que o sr. chegou caro Enfº Diniz! Faça como os romanos quando queriam manter a sua honra. Meta-se numa banheira de agua quente e abra os pulsos. Prestará melhor serviço à classe a que diz pertencer.

Atentamente
 
Caro anónimo das 9:97 PM,

Tanto anónimo, que mais parece os "Enfermeiros Anónimos".

"Sede de protagonismo" Essa é boa!
Se sabe tudo, porque não diz a verdade. Porque não fala sobre a promessa por cumprir?
Quanto à "causa de D. Quixote" tem piada. E tem piada porque o impulso depende dos órgãos da Ordem dos quais, presumo (apesar do anonimato)faz parte.
FORÇA. AVANCEM COM A DECISÃO FINAL (HÁ MUITO REQUERIDA), PARA ENFIM PODER RECORRER AO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO COMPETENTE.
OU HAVERÁ RECEIO DE VER "O EDIFICIO RUIR". ACREDITA QUE HÁ ENFERMEIROS INCAUTOS?
 
Mais uma vez reafirmo caro Sr. Enfº Jorge Diniz

O sr não foi mais que um "bluff" que julgou ir integrar um bando de inertes que tentaria tomar a Ordem de assalto para interesses próprios. Fugiu como um rato quando se apercebeu que ia integrar uma equipa competente que EFECTIVAMENTE iria trabalhar em prol dos enfermeiros como é o caso da SRN.
Foi simplesmente ofuscado pelo dinamismo da mesma e isso foi um desafio que o superou, tal como a todos os cobardes incompetentes como o Sr, que prosperam e singram na carreira à custa de jogadas duvidosas e jogos de cintura, como o que fez com a lista que integrou.
Agora, vira o bico ao prego e subitamente é o delactor de todas as pseudo desvirtudes da SRN e do Enfº Germano Couto, que o convidou para integrar a lista mesmo sabendo do seu processo contra a Ordem (quer mais prova de carácter e isenção ?).
Ainda assim, e tal como Judas, veio beijar aquele que agora acusa na hora da vitória nas eleições. Desculpe mas não suporto hipócritas !
Já se fez mais na SRN em 1 ano do que em todos os anteriores mandatos.
Também não é a atirar-se de cabeça contra moinhos que consegue mais do que um TCE. Por isso confesse que aquilo que gostaria mesmo seria criticar o Enfº Germano caso a sua postura tivesse sido "suicida" conta o Dr. Manuel Pizarro. Apenas pessoas como o Sr. confundem cordialidade com cobardia, ou boa educação com fraqueza, ou assertividade com bajulação.
Por isso, tenha vergonha Sr. Enfº! E continue na sua cruzada jurídica que tanto prestigia a imagem da Enfermagem e dos enfermeiros.
Em qualquer realeza que se preze existe sempre um bobo.
E claro que há sempre enfermeiros incautos, dispostos a dar atenção a prosa dúbia como a sua. Precisam por isso de ser elucidados sobre predadores da classe como o Sr. !
Atentamente.
 
sinceramente nao sei do que estamos à espera para fazer greve. GREVE A SÉRIO.
às vezes tambem nao sei é porque ainda pago quotas ao sindicato....
 
Ali o anónimo da sociedade dos blogistas anónimos está muito incomodado com o Azevedo no Sindicato e com a sua "passagem pela PIDE", aproveitando para mais uma vez decantar o famigerado tema de familiares, que nada têm VER COM AS MALDADES QUE LHE APONTAM. APROVEITAM PARA SUGERIR O SEP, QUE POR ACASO ABRANDOU A FORÇA DOS ENFERMEIROS. BASTA OLHAR PARA TRÁS.
Com a prontidão que o Carlos merece e não o outro bem vencido vou indicar ao Carlos a fonte onde pode ver causas e consequências do "bufo" Azevedo na PIDE. Encontra a explicação no livro que ele escreveu sobre a greve de 1976.
Como o li posso informá-lo do que li e conheço.
Antes de Abril/74 parava no café Pekim do Ameal um grupo de enfermeiros:Hiário Azevedo, marques da costa e outros. Na sua mesa costumava sentar-se um sr. Rafeiro que tinha andado na África colonial portuguesa a desbravar terreno para evitar embuscadas a tropas portuguesas. Fez esse trabalho com um agente da Pide, que contraiu um meningossarcoma.
Estando a morrer abandonado em casa, o Rafeiro pediu ajuda aos enfermeiros e como o Azevedo era o mais graduado, foi a ele que escalaram para falar com o dr Celso Cruz que o internou e reoperou. Gastou muito sangue e os colegas do agente vieram dar sangue,para compensar os gastos.
Tinham a indicação de se dirigir ao Azevedo chefe da Urgência que os encaminhava para o serviço de sangue onde trabalhava, uma colega sua de curos da Ana Guedes, Rosalina de Vasconcelos (foi expulsa da função pública por negligencia de que resultou a morte de um doente por troca de transfusão e que os comunistas estão a incluir nos ilustres da comemoração dos 50 anos do HSJ), que se encarregou de colher o nome dos agentes como boa comunista que era na clandestinidade e espalhar que o Azevedo era o mandante da pide.
Quando o doente foi operado havia um colega dele que ia saber do seu estado e para justificar a deslocação parava na urgência para tomar café, tirava duas de conversa e perguntava como estavam as lutas dos estudantes.
Era subchefe da Urgencia a Maria do Carmo Coelho Ferreira que ia tomar cafá ao bar da faculdade , onde, por sinal o Azevedo nunca foi e a dita trazia os comunicados que distribuia ao Azevedo, ao agente e a quem estivesse no gabinete.
Veio a promoção dos 8 meses dos Auxiliares de Enfermagem e a Maria do Carmo, que discordava frontalmente dela, ameaçou o Azevedo de que "ia sofrer muito" ,(a tal Maria do Carmo era sua subchefe e foi alvo do único favor que o Azevedo pediu ao agente da Pide visita do colega operado, para não criarem problemas à Maria do Carmo, porque tinha feito uma exposição a requerer a promoção a chefe, ela e mais colegas, por sinal feita no gabinete do Azevedo e denunciada à superintendente Lurdes Cabaral por duas colegas interessadas; Sadio e Jesus Pinto-o tal lacrau que morde a rã).
Ora os Aux. Como ela e o Hilário que fizeram o curso geral inteiro, onde refinaram a sua revolta e malvadez, foram usados por uma outra Vasconcelos, parteira no posto de saúde de S-Mamede, valor grado na estrutura do PCP, porque era casada com um poeta que foi interrogado pela pide e era comunista de 30 anos, o que no 25 de Abril era cartão de honorabilidade, e era prima da Rosalina.
Como o Azevedo não deixou o Hilário assaltar o Sindicato a mando do comunista Goçalves dos bancários e que em nome do partido comunista andava a ocupar sindicatos fascistas, ficou na lista negra.
Com a colaboração da Rosalina, Carmo Ferrreira, Hilário, fizeram a denuncia e o bom do Azevedo lá teve que peregrinar sempre que era concorrente ao sindicato e teve de demonstrar a sua inocência.
Comvem dizer que foram os mesmos que fizeram uma tentativa de implantar no norte o SNED (sindicato nacional dos enfermeiros diplomados) que se opunha à promoção e foi inventado pela Ana Sara Brito (actual presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem dos Enfermeiros). Não teve sucesso, mas não acalmou a sede de vingança dos ex-auxiliares que como Carmo; Hilário e outros tiveram de fazer a promoção passando pelo curso geral.
Nesse tempo a família do Azevedo era, como hoje, a Enfermagem.
A canalha não atira pedras às árvores em fruto, diz o povo.
Seria bom que continuassem a perguntar por estes pormenores do Azevedo (eu sempre votei nele), para se saber a verdade toda.
É sabido que mexer na merda cheira mal.
Mas não é menos verdade que ele merece que falem dele com verdade e não com suspeições mesquinhas.
Carlos, vá ler o livro "Greve de 1976- a greve que mudou a enfermagem" e tem lá isto tudo muito bem enquadrado, pois foi de lá que tirei.
Pelos vistos continua a perturbar os comunistas, aos quais se misturam os oportunistas.
Julgo ter satisfeito a sua curiosidade, Carlos.
 
Ao anónimo anterior.
O Azevedo ainda continua a ser bufo.
Quem nasce torto, tarde ou nunca endireita.
De pequenino se torce o pepino.
O Azevedo sempre foi torto.
Nao defendas o que nao presta e os oportunistas.
E ficamos assim.
 
Passastes a noite sem dormir para dizer que o azevedo continua a ser bufo.
Mas bufo de quê?
Bufo de quem?
E que instrumento é que ele bufa?
Não é preciso dizeres mais para demonstrares que não és enfermeiro.
Tens uma dorzita de cotovelo, que a ONU vai inscrever na escla da dor com o pomposo título "dor de corno torto", da consideração que os enfermeiros, que o são de verdade têm por ele.
Insultos como os destes anónimos devem mesmo fazê-lo mijar a rir.
 
Sim nessa idade os velhos, já nao precisam de rir muito, para se mijar.
já é tempo de ter juizo e deixares de fazer figurinhas ridiculas.
A bem da ENFERMAGEM.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!