sábado, novembro 08, 2008

O futuro...


"What to expect from a Nurse who can prescribe drugs" link
.
"'Nurses are the biggest single staff group in the NHS [Sistema Nacional de Saúde Inglês] and they have already demonstrated that they are safe, careful and professional prescribers" link
.
"Nurses have qualified to prescribe around 240 drugs for 110 conditions" link
.
"Nurse prescribing is expected to have several benefits, e.g.: an improvement in quality of care for patients, improvement in patients access to health care, better use of the skills and experience of nurses, more recognition for their competences and expertise, an improved working relationship between health care professionals" link

Comments:
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Caro DE, explique lá, por favor, porque é que tirou o post anterior relacionado como presidente da SRCOE ...

Obrigado.
 
A evolução, a mudança, Falta a Inovação...
 
Qual a diferença entre um enfermeiro e um clinico geral, farmaceutico,scretário,técnico,segurança...ou outra profissão qualquer. Em 1º lugar: a formação. E já é o suficiente para explicar pq se fala em "cada macaco no seu galho". Se hover necessidade para que uns passem a desempenhar a função de outros ex: enfermeiros que prescrevem ou médicos que fzem cuidados de enfermagem,não haverá problema..simplesmente façam os enfermeiros estudar outras áreas para as quais não têm competência actualmente. Idem para os médicos. ou para qualquer outra profissão, não? Parece uma verdade de Jacques de la Palice.
 
Talvez a questão seja..há essa necessidade? E havendo, serão possíveis as reconversões? Interesses à parte!uma discussão fundamentada e desinteressada por favor, que já vai chegando de opinadores sentimentais e interesseiros prepotentes!
 
Os enfermeiros,é altura ideal para se compararem com os professores.
que grande descontentamento. Vejam o sinal que eles dao ao governo.
Façam agora termos de comparação colegas.
Será que sao todos do PCP?
Olha eu nao.
 
Mais um post revelador da sua enorme frustração Doutor Enfermeiro. Você é um poço de frustrações. É um autêntico caso clínico de psiquiatria.
 
Vamos deixar de conversas paralelas e vamos ao que interessa a todos os enferneiros... Carreira de enfermagem. Em Que Pé estamos... Ninguem dá noticias... Olhem para os professores. Trabalho num CS a 7 anos e ganho 888 euros. Isto é uma vergonha...
 
Vamos deixar de conversas paralelas e vamos ao que interessa a todos os enferneiros... Carreira de enfermagem. Em Que Pé estamos... Ninguem dá noticias... Olhem para os professores. Trabalho num CS a 7 anos e ganho 888 euros. Isto é uma vergonha...
 
Será DE que já esta apanhado pela poluição da cidade onde trabalha?

Agora pretende o quê? Denegrir a imagem daqueles que são a história da enfermagem?

Eu sei, porque infelizmente já trabalhei consigo, o DE é, e será sempre um frustrado, quis atingir certos objectivos e nunca consegui

então descobriu a net (sempre gostou de informática lembra-se???) e utiliza esta capa fingindo ser o que não é...

Aprova-o o seu recuo na postagem sobre o enfermeiro Manuel do OE

Prova-o, o recuo na postagem sobre uma formação...

Pena que os enfermeiros acreditem em alguém que nunca gostou de ser enfermeiro, e só o é, para leva o dinheirito, ao fim do mês

Estou disponível para assumir a minha identidade quando o DE assumir a sua.
vigilante
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Respondendo ao anónimo que trabalha num CS e ganha 888 euros...

Tanto quanto sei ( que me foi comunicado com reservas… ), contrariamente ao que tinha prometido, o Ministério da Saúde não enviou aos sindicatos a contraproposta de articulado de carreira na data combinada. Telefonou a dizer que a remeteria no dia 4/Nov ao final do dia. Como sempre não cumpriu… e adiou essa entrega por mais alguns dias ( que era até ontem, sexta-feira ). Não sei se ontem foi ou não entregue aos sindicatos…
 
caro dr enfermeiro já perguntei varias vezes e ainda ninguem me deu resposta quem são os enfermeiros que estam a trabalhar com o ministério?fala-se num Belmiro (que por acaso não é de Azevedo )e mais ?

flor
 
também não vi grande seriedade nas comparações que faz nas imagens do post. O que pretendia demonstrar? Está a comparar o quê? Penteados?
Com as responsabilidades que tem num blog tão visto, qual é a mensagem que quer fazer passar sobre a sua profissão?
Porque é que foi para enfermagem?
Qual é a sua luta? O que pretende alcançar? Quem pretende arrastar consigo?
Pensa que algum dia terá seguidores com essa sua sede de poder? Pensa que os enfermeiros são todos estúpidos? Este é um caso único, onde os próprios profissionais dizem mal da profissão que têm!!!

Já que se comparam tanto com os Médicos, nunca vi os Médicos gozarem com o passado, nem mesmo com as purgas e as sanguessugas. Pelo contrário, falam com vaidade no João Semana, prezam os seus costumes e não desprezam os seus mestres. Os mais antigos, mesmo sendo menos actualizados e mais resistentes em muitas coisa, são respeitados. Pelos vistos na vossa profissão são só os mais novos, os mais coloridos, os mais actuais que são bem vistos. Que pobreza de espírito que o senhor revela.
A minha esposa é enfermeira e tem vergonha que alguém encontre este sítio. Mas voltarei sempre que puder, para ir contando a todos o que por aqui vou lendo... Vou mostrar este blog na sala dos professores. É digno de ser expôsto à sociedade especialmente o post em causa.

Professor Rui Paulo (de Físico-Química)
 
não entendo este poster? pode explicar dr enfermeiro.

Obrigado.flor
 
A ânsia ( de alguma coisa ) é tanta que ás vezes nem se dá conta do rídiculo... não é DE ? Ou, se calhar estou enganado e este post foi apenas uma gafe... Ou se calhar eu é que sou o ingénuo ...


Nada do que aqui se escreve é ingénuo... Alguns escrivas estão é a ser levados sem darem conta !
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
"Respondendo ao anónimo que trabalha num CS e ganha 888 euros...

Tanto quanto sei ( que me foi comunicado com reservas… ), contrariamente ao que tinha prometido, o Ministério da Saúde não enviou aos sindicatos a contraproposta de articulado de carreira na data combinada. Telefonou a dizer que a remeteria no dia 4/Nov ao final do dia. Como sempre não cumpriu… e adiou essa entrega por mais alguns dias ( que era até ontem, sexta-feira ). Não sei se ontem foi ou não entregue aos sindicatos…

9:12 PM"

Muito obrigado pela informação.

Não percebo porque é que os sindicatos não tomam uma posição radical... O que é que temos a perder... Continuar como estamos não me parece solução. Conheço enfermeiros que já não se importam de acumular a função de enfermeiro em serviços publicos com a de caixa de um super mercado. Sinto-me revoltado.
 
Faço um apelo a todos os enfermeiros. Vamos fazer uma greve por tempo indeterminado. Não temos nada a perder. Vamos mostrar a nossa verdadeira importância nos serviços de saúde...
Vamos fazer uma greve por tempo indeterminado ainda este mês... Sem medo. Mais que não seja lutamos. Morrer sem fazer lutar é o pior que nos pode acontecer.
 
Vamos todos mandar email para os sindicatos a pedir uma grve por tempo indeterminado.
 
"caro dr enfermeiro já perguntei varias vezes e ainda ninguem me deu resposta quem são os enfermeiros que estam a trabalhar com o ministério?fala-se num Belmiro (que por acaso não é de Azevedo )e mais ?"

Não. Chama-se Belmiro Rocha. Ex-Enfermeiro Director.
 
Flor,
tem também, por exemplo, a Enf. Isabel Oliveira.
 
Este post é uma livre interpretação. Cada um, fá-la-à da forma como entender, mas representa a indefinição profissional e necessidade de viragem. Não despreza nem ridiculariza o passado, mas... quantos de nós querem regredir?
A essência da profissão não é estática ou inflexível. É dinâmica, mutável e fluída. Deve evoluir.
 
Mudei-o, para que não haja interpretações tão ambíguas e erróneas.
 
Realmente a sua frustração é total porque não disse Enf.Belmiro Rocha Enf. Chefe do CHGE
que já foi enf. director do HE e caro DE se ele está, o que duvido, e os outros quem são?
Porque razão retirou a postagem da entrevista do Enf. Manuel?
 
não esperem... vêm já ai os Sr's Dr's dizer que a inglaterra... os EUA, e o canadá são paises retrogados, onde a medicina é primitiva, e que so por esse motivo é que os Enfermeiros podem prescrever... não ca! cá o Sr. Dr. TODO PODEROSO pode tudo e centra nele tudo, não centra mais porque... não quer!

Realmente deviamos por os olhos na inglaterra e na melhoria que conseguiram nos cuidados de saúde, nao so com esta medida descrita no tópico, mas muitas outras, como a liberdade de tratamento dos fisioterapeutas (engraçado, que tambem na irlanda e EUA eles são livres de executar tratamentos)!
 
as pretensões de uma classe consciente que se ajusta no âmbito do seu conhecimento cientifico, às demandas e exigências da actualidade, como é a profissão de enfermagem, tenta num propósito de Inovação, Dinamismo, Contextualização do seu corpus de conhecimento cientifico, alterar as vigências legais que dela fazem parte, e que não servem os seus interesses.

daí a postagem Professor Rui Paulo.

não é criticar a argamassa que faz parte do passado da enfermagem, mas pela sequência das imagens que tinha a postagem,
e espero que assim o entenda, é necessário, mudança, inovação, alteração dos estatutos que vigoram (OE e afins).

Simples. Sou licenciado, tenho responsabilidades para tal, exerço funções que não são meramente as de um Técnico de saúde, antes um profissional que formula juízos clínicos no âmbito da minha competência (não quero substituir médicos, as minhas funções já são exigentes que cheguem).

e no entanto, os trâmites da lei que vigoram, são como se fosse um enfermeiro bacharel!!!
injusto, incompreensível, insensato, penso eu


E para o Naifas...
no bloco operatório não há enfermeiros, assim como Não há MÉDICOS.. por muito bons que se achem (até na própria classe cirurgiões ostracizam os outros médicos)..

Médicos fazem-se em serviços de Medicina Interna!!!

os cirurgiões nos blocos operatórios, por esse portugal fora, não passam de meros tecnicistas da saúde, com a devida vénia Sr Dr.

Ponham cirurgiões a actuar concomitantemente com os de Medicina Interna perante doentes com EAM, EAP, AVC, ou até uma constipação e vejam a diferença.

no fim, é você que reza 3 Avé Marias, após confissão ao enfermeiro...

Enfermagem ruullllleeeeesssssssss
 
Por vezes sinto alguma tristeza quando visito este espaço.
Ele representa a revolta de uma classe, que é na actual sociedade, uma das mais penalizadas.
Somos um grupo profissional fundamental nas instituições de saúde, mas com enormes assimetrias entre pares. Olho para os colegas mais velhos e claro que tenho de os respeitar. Quanto mais não seja, porque poderiam ser meus pais ou avós… Mas não posso encarar de ânimo leve os ATROPELOS que diariamente se fazem, por essas pessoas, àquilo a que chamamos “Autonomia na Enfermagem”.
 
Temos um longo caminho a percorrer e creio que o Dr. Enf. tem dado algumas luzes. Não sei se seremos capazes de um dia chocar a sociedade… como fizeram os camionistas ou os professores.
Quanto a esta hesitação de post´s e imagens, ela não abona em favor do Dr. Enf.! Creio até que já aconteceu outras vezes. Há cerca de um mês, um comentário meu (aparentemente trivial) foi banido.
Espero por menos hesitação no futuro.
Bom fim de semana para todos.
P.S.:
Dizer que há cirurgiões arrogantes, eu aceito.
Dizer que há médicos arrogantes, eu aceito.
Dizer que há enfermeiros arrogantes, eu aceito.
Dizer que no Bloco não há enfermeiros, é PARVOÍCE!
Comparar médicos e cirurgiões, é PARVOÍCE!
(Ponham um especialista em medicina interna e com sub especialidade em intensivismo, a fazer uma apendicectomia…)

Sr. Virtual, por favor, não exagere!!!!!
 
não disse quem era arrogante!

Não disse que você é arrogante. Até abono em boa verdade, já aqui comentei, verdades, por si afirmadas que a muitos custam admitir.

Mas em resposta ao seu comment (pelos vistos banido), em que expunha enfermeiros do BO como meros tecnicistas e artifices dos desejos do cirurgião.
não duvido que assim seja, afinal uma intervenção cirurgica decorre pelos padrões de acção/coordenação de acções/actividades/objectivos a atingir/fases da intervenção implementadas pelo cirurgião.

logo, juizo clinico em enfermagem num BO, presumo que abrange o momento de admissão/acolhimento, e recobro apenas!!! presumo...


Exagero e parvoíce, Sr Cirurgião da Naifa, é sugerir enfermeiros a realizarem transplantes hepáticos, e os outros demais que tinha colocado.. para isso ia para medicina não?!

Essa foi uma mostra sugestiva de cinismo perante os designios que a enfermagem actual luta e tenta abarcar para a carreira, perante o contexto em que tinha colocado o seu comentário.


Pela semântica da exposição do seu comentário penso que seja o Sr Dr Cirurgião da Naifa...

Cumprimentos cordiais em todo o caso



e caso seja uma cirurgiã:

um ósculo ternurento :)



Enfermagem rulleeeesssss
 
Os actuais licenciados em enfermagem acham-se os maiores do mundo. Esquecem-se dos muitos enfermeiros sem licenciatura que fizeram e continuam a fazer o seu trabalho, e bem. Esquecem-se que a licenciatura não é mais que uma "licença para aprender".
 
O Exmo Dr Enfermeiro escusa de andar a apagar comentários que são desfavoráveis à sua pessoa, visto que só reforça a ideia que é extremamente frustrado relativamente à sua profissão, devendo reconsiderar a sua inscrição na Ordem dos Enfermeiros.
Cumprimentos
 
Nao é um post ofensivo antes pelo contrário faz-nos refletir sobre as necessidades do país e em especial dos doentes.

Reflectindo sobre a prescrição de terapeutica existem 2 tipos de medicamentos: os sujeitos a receitas médicas e nao sujeitos a receitas médicas.

Relativamente aos sujeitos a receitas médicas vários grupos profissionais o podem fazer: médicos, médicos dentistas, veterinários. Neste âmbito nada há a dizer.

Os nao sujeitos a receita médica podem ser adquiridos por qualquer pessoa, por mais incapaz que seja. Ora é neste aspecto que se pode dizer alguma coisa. Porque razão estes medicamentos nao podem ser prescritos pelos enfermeiros ou farmaceuticos?

Os enfermeiros fazem muitos seguimentos no domicilio, porque razão nao poderao estes dar uma opiniao relativamente à medicação ou mesmo alterá-la se pertencerem ao grupo dos nao sujeitos a receita médica?

Li atentamente o texto de link deste post e nao me chocou porque o monopólio das funções só prejudica os doentes e esses devem ser a nossa fonte de preocupação. Em primeiro lugar devem estar as necessidades dos doentes e nao as lutas pelo poder. O exemplo do INEM é um fracasso, o facto de quererem o monopólio do pré-hospitalar e se considerarem elitistas só prejudica os cidadãos. Porque é que razão é que todos os enfermeiros e médicos nao são formados pelo INEM em suporte avançado de vida, e porque razão só existe um numero tao reduzido de formadores do INEM, porque é que só quem lhes interessa é que faz CODU, VMER ou HELI podem ter a certeza que a escolha nao se faz por serem competentes... mas sim por amizades e compadrios. Está na hora de pôr de lado todos os interesses pessoais e agir em prol dos doentes.

A farmacologia poderá ser reformulada no curso de enfermagem e farmaceutica para que as competências possam ser reconhecidas academicamente porque já o são na practica.

Temos de avançar e a única forma é diferenciarmo-nos.

Shadownight
 
Parabéns por este magnífico espaço sr. dr. enfermeiro!
 
Concordo com o(a) Shadownight!!!!
 
Caros,

Os comentários já vão em número relevante...
Isso indica que o blogue é simplesmente visitado, por gregos e troianos, mas como diz o ditado "não agrada a ambos".
Tal como escreve o Dr Enf, é uma simples chamda de atenção ao futuro! Não o presente.
Todos, mas todos, querem ampliar as suas competências, em qq profisssão.
A Enfermagem lida diariamente com a administração dos fármacos, obviamente que tem conhecimento para prescrever, mas não o faz. Mas os protocolos são realizados para isso mesmo.
No entanto, todos sabem que em cuidados paliativos q enfermagem de hoje já faz alteração de terapêutica. E até hoje não houve manifestação do DOENTE - TOPO DA PIRÂMIDE do SNS!!!!!!
A medicação é um ponto, mas existem mts outros.
Qt ao colocar o blogue numa sala de aula, acho mt bem, incentive a liberdade de expressão aos seus alunos, e promova a importância da Enfermagem e como funcionar com o Magalhães. "peq ironia"

Mais uma vez o post é controverso na sua essência mas unânime na revolta.

"do silêncio à voz"
 
O blog dr enfermeiro é lido por muitos enfermeiros. Gera discussão. E sei que a maior parte se identifica com o que aqui vem escrito.
 
"Enfermagem lida diariamente com a administração dos fármacos, obviamente que tem conhecimento para prescrever,"

Não, não tem.
 
Que nojento!... mudou a post.,
porque não fez nova postagem?
Onde param as fotos que dignificam pelo SEU ponto de vista a enfermagem?

Confirma-se o DE é mesmo um covardola!

vigilante
 
Li atentamente os links, e realmente a enfermagem tem de mudar nesse sentido.
Parabéns pelo post.
 
No entanto antes de mudar neste sentido temos ainda muitas coisas na nossa "casa" para organizar e arrumar.

Mas outros paises tembém enveredaram pela prescrição por enfermeiros... teremos que batalhar nesse sentido, mas antes discutamos as especialidades e sua formação, a CARREIRA...

Viram o exemplo dos Professores ontem... Quando foi para irem a Lisboa puderiam ter ido mais que 2500 e mesmo assim foi uma boa manifestação ...
 
Deixem a medicalização para os medicalizadores.
Se estão a pensar ter as mesmas compensações por receitarem muitos medicamentos que têm os médicos, esqueçam porque essa é uma das dificuldades;
se medicar é para evitar problemas aos doentes, os enfermeiros já podem fazer isso: sempre puderam.
O futuro dos enfermeiros está na prática da enfermagem, cuja essência já está bem definida.
Não é preciso inventar...
 
Eh lá…
Sr. VIRTUAL:
Não me confunda com um cirurgião, quanto mais não seja, porque nem sequer do mesmo sexo estamos a falar.
Apenas não revelo a minha identidade porque penso não ser necessário para o caso.
Costumo visitar este e outros espaços com alguma frequência, mas sem qualquer tipo de obsessão como muito por aqui se vê.
O Dr. Enf. é acima de tudo, um OPINADOR sobre a sua classe e sobre a área da saúde na globalidade. Os seus pontos de vista (como os do naifas, os do vigilante, ou até os seus…) não são para levar a peito, nem para deitar ao lixo.
Valem o que valem.
Parabéns a todos os que tornam este espaço vivo. Mérito que não pode ser atribuído exclusivamente ao Dr. Enf.!
Bjufas.
 
Olá a todos, e em particular à enfermeira Vera. Se houvesse um prémio de diplomacia para enfermeiros, ele seria para si. Toda a gente percebe que os seus comentários são carregados de um forte sentido de responsabilidade que procura não ferir a autoridade das “Sumidades da Enfermagem Portuguesa”.
Pois bem. Apesar de reconhecer valor à atitude, não posso deixar de chamar a atenção para o perigo que ela encerra. Por um lado, porque corremos o risco de tudo ficar na mesma. Por outro, porque isso pode levar a que amanhã, surjam convites como forma de “retribuir” favores do passado.
Em nome da justiça, da verdade e da transparência, por vezes é preciso dar uma pedrada no charco. Veja por exemplo os comentários no nosso primeiro-ministro em relação ao protesto de Sábado dos professores. Com pessoas assim, não podemos usar falinhas mansas!
 
Porque o Primeiro Ministro sabe que só nas urnas pode ser contrariado, por enquento.
Os prof. honras lhe sejam feitas já não têm medo, mas os enfermeiros ou são Veras, tudo certinho e direitinho, serão convidadas para qualquer coisa importante...já têm conhecimentos a nível superior,que as protegem, esperem e logo se vê

Os outros têm medo, eu no meio de tantos covardes "pelo-me" de medo
 
Que pena avançares e recuares nos posts ao ritmo dos comentários: se os comentários geram discussão, o post mantém-se; se os comentários te censuram duramente (como aconteceu com as fotos que publicaste a comparar ridiculamente enfermeiros do passado com enfermeiros "modernos"), retiras e "colas" alguns dos comentários a posts que não têm nada a ver. Como instituiste a censura no TEU blog, somos fantoches que manipulas a teu belo prazer. É destes lideres que precisamos? São estes que representam o pensamento da classe? È gente desta que quer ser bastonário?
Aceita o repto que te fiz ontem e não tiveste a coragem de publicar: devolve ao público o que vergonhosamente publicaste e retiraste, as fotos dos enfermeiros que querias ridicularizar (esqueceste-te das enfermeiras paraquedistas; não te convinha, era?). Tem a coragem de fazer isso e publica também este comentário e não o retenhas cobardemente como já fizeste a outros que colegas meus enviaram (colegas meus, não teus). O que é que tens a perder? Tens medo de quê?
vigilante nº 2
 
Parece que vamos criar uma corrente de vigilantes...
Gostei do que escreveste nº2
Vigilante nº1
 
Laxantes, Paracetamois, cremes hidratantes para a pele e soluções de bochecho concordo poderem ser prescritas pelos enfermeiros. Para além disso acho que não estão preparados, nem para prescreverem nem para efectuar o diagnóstico prévio da situação que culmina na prescrição! Talvez 10% estejam, mas é manifestamente pouco e não é viável abrir a porta da prescrição a 90% de incapazes a este nível só para permitir que os 10% de competentes possam exercer este acto! Os Enfermeiros ainda têm muito que andar até chegar a este ponto.
 
Só não vejo é a necessidade de prescrever. Para quê? Não temos já trabalho suficiente e muito que evoluir nos cuidados de enfermagem? Façamos primeiro muito bem o que é nosso e deixemo-nos de aspectos secundários que apenas aparentemente "enaltecem" a nossa profissão perante a sociedade. Acreditem que se o nosso trabalho for de facto bem feito, a imagem social dos enfermeiros melhorará.
 
Então mas quantos vigilantes há?
 
Ora ai esta um belo post, à dimensão da frustração do DE e restantes companheiros que por este blog vao passando e deixando o seu veneno...

Entao e a questao dos farmaceuticos??Ah e tal, que caía o ceu se os farmaceuticos admnistrassem vacinas, vacinas essas que kk pessoa leiga saberia admnistar, mas agora tudo isso e passado, agora o que é bom e prescrever!! Ja não havera uma classe profissional que o faça??E ja nao chega?? É por estas e por outras que sempre achei mal a OM estar ao lado da OE nesta materia...

Mais uma vez digo e repito, se queriam ser medicos, fossem para Medicina!!! Se não conseguiram, paciencia...
 
DEIXO VÁRIAS CONSIDERAÇÕES:
- NÃO SERIAMOS PIONEIROS. ISTO JÁ SE PASSA EM PAÍSES COM MELHORES GANHOS EM SAÚDE, PAÍSES DE TOPO;
- DEVERIAMOS QUESTIONAR AOS SR.'S DR.'S DAS VIAGENS FINANCIADAS SE NOS SABEM INDICAR A RAZÃO PARA O NOSSO TRAMBOLHÃO DE 16º PARA 26º EM 2 ANOS, NO QUE REFERE AO RANKING DE SNS'S DA EUROPA, ONDE APENAS ESTAMOS à FRENTE DE BULGÁRIAS, ROMÉNIAS...SERÁ QUE A CULPA NÃO É DA TENTATIVA QUASE BEM SUCEDIDA DE REGRESSO AO MODELO BIO-MÉDICO QUE TÃO BEM CONHECEM?PARECEM O PAULO BENTO!!!ENCOSTAM OS MELHORES JOGADORES E DEPOIS QUEREM GANHAR JOGOS???
AOS MÉDICOS FRUSTRADOS QUE ANDAM SEMPRE A METER O NARIZ NA VIDA DOS ENFERMEIROS, RESPONDAM-ME QUAIS SÃO AS VOSSAS COMPETÊNCIAS????QUERERÃO QUE OS ENFERMEIROS TELEFONEM E EXIJAM A PRESCRIÇÃO DE TODOS OS PARACETAMOL, CAPTOPRIL,NOLOTIL,PRIMPERAM,INSULINAS RÁPIDAS QUE OS SR.'S DR.'S SE ESQUECEM DE INSTITUIR A DOENTES COM PESQUISA DE GLICÉMIAS E QUE ELES ADMINISTRAM DE FORMA RESPONSÁVEL, COM CONHECIMENTOS MAIS QUE DEMONSTRADOS E ADQUIRIDOS POR PURO TRABALHO E MÉRITO??ASSUMEM QUE QUEREM QUE OS ENFERMEIROS LIGUEM SEMPRE QUE UM DOENTE VOMITAR,TIVER DOR, ESTIVER AGITADO DE NOITE,SEJA A QUE HORAS FOR???É QUE ESTES SENHORES, NEM DO PARACETAMOL, DE VENDA LIVRE EM QUALQUER FARMÁCIA, ABDICAM DE INCLUIR NA SUA PRESCRIÇÃO HOSPITALAR....E QUE ME DIZEM DAQUELES DOENTES A FAZER PARACETAMOL OU NOLOTIL HÁ 1MêS,SEM SEQUER MANIFESTAREM DOR...
ESTOU FARTO DE TANTA HIPOCRISIA.SOMOS OS MAIORES E SABEMOS TUDO QUANDO LHES INTERESSA, MAS PASSAMOS A SER OS INQUALIFICADOS QUANDO QUEREM MANTER A SITUAÇÃO DO SNS NO MARASMO EM QUE ELES A COLOCARAM.REVOLTEM-SE COLEGAS ENFERMEIROS E ENFERMEIROS E MOSTREM O QUE VALEM E ACIMA DE TUDO, O QUE SABEM....PODEM ROUBAR-NOS TUDO, MENOS A NOSSA DIGNIDADE E OS NOSSOS CONHECIMENTOS...

GRANDES ABRAÇOS
O ENF.º QUE TENTA COLMATAR TODAS AS ALTERAÇÕES NAS AVD'S DOS SEUS DOENTES, INCLUINDO O MAU ACOMPANHAMENTO MÉDICO E AFIM...MAS QUE CONSIDERA TER ASAS PARA CONTINUAR A VOAR!!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!