domingo, dezembro 21, 2008

INEM dispensa 60 Enfermeiros?!?

"Cerca de sessenta enfermeiros que trabalham a regime de prestação de serviços (a recibo verde) podem vir a ser dispensados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). A administração da instituição nega que tenha deliberado essa decisão, mas não responde quanto à intenção de poder vir a decidir essa dispensa num futuro breve.
Ao que o CM apurou junto de algumas fontes, o INEM terá "a intenção de propor a cessação das prestações de serviço dos enfermeiros que não estão no quadro e que trabalham nos quatro Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU)", que existem em Lisboa, Porto, Coimbra e Algarve.
O universo de enfermeiros a recibo verde, que poderão vir a ser abrangidos, ronda os cerca de sessenta profissionais.
Estes enfermeiros a recibo verde não atendem as chamadas de socorro da população, através da linha de emergência nacional, 112. Atendem, isso sim, as chamadas de emergência dos meios no terreno, ou seja, são estes enfermeiros com formação em suporte avançado de vida que "atendem as chamadas dos técnicos das ambulâncias de emergência (INEM) e dos bombeiros, que fazem o acompanhamento clínico à distância e decidem qual o tratamento a fazer ao sinistrado ou ao doente".
Os restantes enfermeiros que se encontram nos quadros do INEM e que rondam os cerca de vinte profissionais, deverão ver reduzidas as suas remunerações mensais, com o corte nas horas extras, medida também aplicada a outros funcionários.
.
PARAMÉDICO NÃO SUBSTITUI
A justificação que o INEM, liderado desde Março por Abílio Gomes, dá ao CM para negar que tenha tomado a decisão de dispensar enfermeiros a recibo verde, não se pronunciando sobre planeamentos futuros, aponta para o duplo emprego. "O conselho directivo não deliberou acabar com a prestação de serviços dos enfermeiros. Os que prestam serviços no INEM fazem-no porque têm dupla actividade profissional, trabalham em hospitais e aqui, mas não fazem parte dos nossos quadros." A profissionalização dos técnicos de ambulância de emergência, anunciada este mês pelo secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, que cria a figura do paramédico, "não substitui a profissão do enfermeiro nem a do médico, mas visa dotar os técnicos de maior e melhor formação e relação com a carreira profissional"."
link

Comments:
Estes profissionais serão dispensados apenas por culpa propria. O maior nivel de formaçao e experiencia nunca foram demonstrados no codu, nunca se mostraram uma mais valia para o serviço nem para o socorro prestado às vitimas.

Apenas serviram para os mesmos de sempre irem sacar uns euros extras sem terem q se chatear muito.

Agora queixem-se e digam que a culpa é dos TAE´s, dos médicos, da OE e do Pai Natal...
 
Isto está cada vez pior para os enfermeiros.
Não sei onde isto vai parar.
 
O pior de tudo é que estes colegas nao vao ser substiuidos por nenhuma outra classe profissional!

Tivemos uma oportunidade de entrar nos codu e agora somos dispensados porque simplesmente nao fazemos melhor que os basicos dos operadores , que muitos deles nem o 12º ano têm!
 
A torneira está a fechar... Agora sim vou ver enfermeiros a "revendicar" o pré-hosp... Só veêm dinheiro á frente. O que esses enfermeiros telefonistas fazem nos Codu é simplesmente escrever o que os meios lhes dizem e perguntar ao médico o que fazer... Não tem autonomia nenhuma para além do que está pré-designado nos protocolos. Se é só isso para quê ter lá esses super-tudo-que-se-faz-na-saúde a ganhar balúrdios, a acumular funções e a ROUBAR empregos a quem precisa? Dou valor aos enfermeiros mas é nos hospitais junto aos doentes,clientes,pacientes ou o que lhes quiserem chamar. Lutem pela vossa carreira e deixem se de tachos!!!
 
Sabem quanto ganha um enfermeiro no CODU numa noite de fim de semana??? Quase 400 euros! Isto é um insulto aos colegas!

No CODU um enfermeiro, quando não está a ocupado, a dormir ou faltou, recebe as chamadas das ambulâncias e regista os dados. Se for necessário validar protocolos SIV ou alterar procedimentos das SBV pergunta ao médico e transmite a a decisão deste.

AGORA DIGAM-ME QUE É MENTIRA! SE O DISSEREM NÃO CONHECEM O SISTEMA!

Honestamente, acham que é necessário te um enfermeiro a fazer este trabalho???

Para além disso, há muito tempo que os dados das tripulações das ambulâncias deviam ser passadas aos hospitais de destino, funcionando os CODU como centrais integradas de emergência, essencialmente de accionamento de meios.

VENHA O PRIMEIRO DIZER QUE É MENTIRA...
 
Concordo plenamente com o Anónimo das 6:39...
Portugal precisa de enfermeiros e tenho orgulho em ser tratado por enfermeiros Portugueses no hospital, mas deixem os lugares dos outros, para os outros!!!!
5000 horas para estarem servir de operadores!??!?! O pré-hospitalar também não será sitio com a formação que têm...
Se falam em "roubar" lugares pela carreira dos paramédicos, não se esqueçam que há muito enfermeiro trabalhar nas SBV´s do INEM...e aí não estarão a "roubar" o lugar a ninguém?!?!?!
 
Foi o assalto, durante os anos dourados, dos enfermeiros a estes lugares, como é do conhecimento especifico.
Agora, que não justificaram esse investimento (leia-se tacho)serão (naturalmente) substituidos por quem fará o mesmo (ou melhor) e mais barato.

è a lei da vida (leia-se ECONOMIA)

MAS, O PIOR ESTÁ PARA VIR!!!

OS AAM HÃO-DE SUBSTITUIR OS ENFERMEIROS NA MAIORIA DAS SUAS TAREFAS, E QUANDO ISSO ACONTECER (A MÉDIO PRAZO) ENTÃO A OE CHORARÁ!!!
 
os TAE existem em países onde médicos e enfermeiros existem em número deficitário.

existem enfermeiros no desemprego. para quê investir em profissionalizar pessoas sem cultura, de e, na saúde, quando se podia investir na pós graduação de enfermeiros em emergência.

cada macaco no seu galho, não é o que dizem?
e muitos deles têm formação superior?
pois então, que raio colocar economistas, engenheiros, gestores, industriais, etc a realizar intervenções em saúde?

a gestão danosa desta malta corrupta das administrações vai originar o caos...

onde estás tu M. Diniz de Sousa?????
 
Nesta noticia nem tudo é verdade!
era para acontecer no dia 1 de janeiro. e digo era pois ja não vai ser!
e digo ainda era tambem para encerrar a Vmer de lisboa (Infante D. Pedro).agora com novos chefes já não vai acontecer esperem pelas noticias que depois vemos o que se segue.
E ia acontecer não por incompetencia, mas sim por contenção de custos.
Espero ter elucidado.
por razoes obvias sou anonimo mas sei do que falo.
 
resposta ao anonimo que disse "os basicos dos operadores"... Ainda esta semana foi um dos "basicos operadores" que viu e ouviu um enfermeiro a receber dados de uma ambulância dos bv a informar que tinham um doente que tinha consumido Dursban, e o enfermeiro que até dá aulas em faculdade, a informar os bv para fazerem o2 e irem para o hospital, sem nada informar os medicos de serviço. "O basico do operador" sabendo que é um organofosforado, informou o medico de serviço, que acabou por dar indicação para enviar vmer. Conclusão: o enfermeiro pôs em risco o doente e a tripulação, e foi o "basico do operador" que detectou a gravissima falha. Não se esqueçam srºs enfermeiros, os CODU´S são centrais médicas, e aquilo que vocês fazem lá, um "basico operador" faz.
 
AAM a substituir enfermeiros? Por amor de deus... Não exageremos.
 
Esta-se a acabar a papa... ah pois é...
So tenho pena de alguns enferemiros do inem que conheço e sei que la estão por amor ao pré hospitalar e ñ tem pudor em falar em carreira disto ao daquilo porque o que interessa são os doentes e entendem que nós TAE podemos fazer muito mais desde que tenhamos a formação adequada, e que merecemos ter uma carreira digna.
So espero que esses ca continuem agora o resto... ANDAMENTO QUE SE FAZ TARDE!!!
Ah e podem ficar la com as VMER que isso ñ nos interessa para nada o que nós queremos é AMBULANCIA mais formação e AMBULANCIA logo as famosas SIV tambem fazem parte logo vai haver novidades em relação a isto mas ca estaremos, quando essa rebentar, para rir mais um bocadinho.
É como o outro dizia sobre as VMER " é o ciclo natural da vida os TAS saiem e os enfermeiros entram..." e agora digo eu em relação ás siv OS ENFERMEIROS NUNCA LA DEVIAM TER ENTRADO E AGORA VÃO SAIR É O CICLO NATURAL DA VIDA.
Façam boa viagem e olhem ja que esta ta perdida ñ se esqueçam que os farmaceuticos andam de agulha na mão a dar vacinas!!! Vão pras farmacias agora um bocadinho a ver se aqui o pessoal do pre tem a sua carreira descansadinhos.
 
Comcordo plenamente ja que não conseguem a vossa carreira porque tudo querem , não bloqueiem a dos outros.
Vão mas é para as farmacias dar picas.
 
Os analfabetos dos tae,agora que viram uma pequena luzinha entre a porta,vem cantar de galo, e insultar um licenciado em ciencias de enfermagem(vulgo enfermeiro),para reclamarem o lugar de motorista de uma qq ambulacia amarela.pois bem, assim seja feita,e dêm-lhe o lugar tão apetecido a tais figuras "matutanas"ignorantes do saber,que com meia duzia de horas querem ser doutores.
 
Não derrotem, nem destruam, porque estamos todos derrotados e todos f-d-dos.
Isto quer dizer, que estamos todos na miséria, a nao ser banqueiros e politicos.
Sejam amigos e boas festas a todos.
 
Não percebo essa "dor de cotovelo" em relação aos Enfermeiros.
As pessoas que dizem mal dos enfermeiros é porque nunca precisaram mesmo deles ou nunca estiveram doentes numa cama de hospital.
Quando forem internados chamem o farmaceutico de serviço pode ser que ele faça melhor.
 
Não percebo essa "dor de cotovelo" em relação aos Enfermeiros.
As pessoas que dizem mal dos enfermeiros é porque nunca precisaram mesmo deles ou nunca estiveram doentes numa cama de hospital.
Quando forem internados chamem o farmaceutico de serviço pode ser que ele faça melhor.
 
Por acaso ja precisei e fiquei com o cuzinho bem lavadinho sim senhor.
 
Lamento!!! Que mais uma vez os enfermeiros se mantenham passivos e de cabeça metida na areia.
Mais uma vez qualquer um lembra-se e cria algo, reduzir reduz aos Enfermeiros, e por ai fora.... Como tem sido ao longo dos tempos.

Solicito um levantamento de rancho por parte dos enfermeiros;
Solicito um motim a bordo;
Vamos dizer chega;

Vamos impor-nos!

Vamos seguir Bons exemplos vejam os professores, concluem a licenciatura e são renumerados como tal e nos a cerca de 8 anos que andamos a espera de que?

Vamos revoltar-nos

Vamos deixar de ser gozados e humilhados temos competências e formação.
Estamos a espera do que?

Vamos revoltar-nos
 
Ja ca faltava que a culpa fosse dos analfabetos dos TAE´s...

Que têm os TAE´s a ver com o CODU?
 
Boas festas a todos os enfermeiros, medicos, farmaceuticos, TAS/TAE, e outras demais "figurantes" da Saude
 
Mas qual "dor de cotovelo"? A maioria das pessoas estão fartas de ouvirem que os Enf. são uns coitadinhos e que querem estar em todo o lado, não deixando as outras carreiras da saúde evoluir...
Como as coisas estão até parece que o curso de enfermagem é um canivete Suíço que dá para desempenhar funções como: quase médico, pré-hospitalar, farmacêutico, fisioterapeuta, analista clínico, etc.
Ninguém é insubstituível mas daí os Enf. quererem só eles “mandar” e fazer tudo…calma lá.
 
Sr. VirtualEnfermeiro:

“Os TAE existem em países onde médicos e enfermeiros existem em número deficitário.” – Veja melhor, não foi isso que foi referido na conferência!
Está por acaso dizer que países que estão mais evoluídos que Portugal têm um sistema de saúde pior que Portugal? Ai ai essa sua maneira de ver as coisas…

“Existem enfermeiros no desemprego” – Não são só os Enf. que estão passar a crise de emprego e também não vejo mais nenhuma especialidade querer ficar com tudo, mas depois quando o conseguem … queixam-se das más condições, ordenados miseráveis e progressões de carreira e etc.

“Pessoas sem cultura” - Pessoa sem cultura será você devido a essa afirmação, porque para mim até um agricultor tem cultura, não queira ser superior só porque tem 5000h de formação…aliás antes do seu curso pelos vistos também era uma pessoa sem cultura ou o Sr. Enf. é alguma divindade que tudo sabe?

“Cada macaco no seu galho, não é o que dizem?” – Correcto, então deixem ao menos as SBV´s e o pré-hospitalar para as pessoas sem cultura, tenham 210h 0u 1500h de formação para desempenhar tais cargos.

“E muitos deles têm formação superior?
pois então, que raio colocar economistas, engenheiros, gestores, industriais, etc a realizar intervenções em saúde?” – Então são afinal pessoas com cultura ou não, há aqui uma dualidade de pensamentos que o Sr. Enf. terá que organizar…ou será que para si só enfermagem é que tem cultura?

Se o Sr. Enf. partisse do zero (sem as suas 5000h) e fosse para um curso TAS faria o seu trabalho na rua igual ou até melhor que um Eng. da NASA. Sabe porquê?
A capacidade do ser humano aprender e adaptar-se é surpreendente…
 
sou enfermeiro numa SIV e acho muito bem que sejam dispensados esses ditos 60 enfermeiros e que coloquem lá outros, da mesma classe profissional, mas por ex, que façam pré-hospitalar e sem que haja remuneração extra mas sim em tempo de serviço, façam-no no CODU. pois vários enf que estao no codu não fazem nem nunca fizeram pre-hospit.. pedimos validação para certos e determinados farmacos dos protocolos e muitos deles fartam-se de andar a desfolhar o dossier com os protocolos porque não os sabem.
 
Mas será que não há blogs de médicos, TAE's e afins???Temos que levar com eles todos os dias neste blog??Boas festas para todos....2009 trará novidadese ai se verá quem é quem!!!!!!!!!!!
 
Oh meu amigo "Anónimo" das 6:12...
Se o tema por aqui fosse outro além de atacar os TAE´s,INEM,OPCEM,MÉDICOS e "afins"(como lhes chamou) talvez não "levava com eles todos os dias"!!!
Para sua informação existem outros blogs só que não passam a vida disparar em todas as direcções e a fazerem pouco das outras profissões na área da saúde.
 
Ó Sr. Legião, sabe porque os enfermeiros disparam em todas as irecções (SOB ANONIMATO, evidentemente) neste blog? Porque são seres com o "complexo de inferioridade".
Desde logo, porque frequentaram um curso de nível inferior.
Por outro lado, porque sabem que têm uma profissão de (literalmente) porcaria (é onde mexem todo o dia), mas (sobretudo) porque são cobardes. Isto é, atiram a pedra e escodem a mâo (leia-se: sob o anonimato puro).
 
Para o anónimo das 10:58 PM.
Ainda bem que só precisou do cú bem lavado.
Maricon.
 
Gostaria de saber quem é que tem complexos de inferioridade.
Será que magalhaes ?(Computador) e eu legiao é muito informativo e ilucidativo de quem vota faladura?
É isso mesmo estao mesmo identificados.
Deixem-se de ser ranhosos e que esta quadra natalicia, faça de vós uns santos, sem serem de pau carunchoso.
Boas festas a todos.
 
"Anónimo" das 11:56... também tem um nick informativo.
Eu não referi nada de complexos de inferioridade, nem os tenho perante ninguém...sabe porquê?
Porque gosto daquilo que faço.
Bom Natal a todos, sejam Enf.,Médicos,INEM,B.V.,etc...
 
Parece que mta água já correu por baixo desta ponte. Sou enfermeira e com mto orgulho no k faço. Não me limito a limpar cús nem a dar picas, como algumas pessoas pensam e se assim pensam é porque não sabem o que é ser enfermeiro ou o que é a enfermagem. Na minha opinião não devemos esquecer nunca o nosso objectivo enquanto profissionais de saúde, O BEM ESTAR DA PESSOA. Acham que uma pessoa com 1500horas de formação está apta a fazer um parto? Então porque precisam médicos e enfermeiros de ter 5 anos de formação? se é assim tão simples!
É verdade que os seres humanaos tem a capacidade de se adaptarem a variadas situações, mas até que ponto os outros tem de sofrer com os nossos erros? Porque aprendemos c a expª, m só c a expª cometemos mtos erros. Será ético deixar que os outros (pessoas/clientes/utentes) sofram as consequências da nossa ignorância?
Não podemos focar a atenção nos custos a curto prazo m nos beneficios a curto-longo prazo.O que é melhor: Pagar a uns quantos profissionais competentes? ou deixar morrer pessoas por incompetência?
 
ANONIMO 11:56
Tocaram-te na ferida...vocês falam mal de todos mas agora a desculpa para não serem atacados é o NATAL!!!!! Tristeza.
Apoiado Magalhães e Legião!!!!
 
Anónimo 3:53...
Já foram feitos partos com 210h e posso dizer que correram bem, hoje são crianças saudáveis.
Sim porque também nascem nas ambulâncias apesar das "poucas horas de formação".
Sinceramente não foi desculpa...e quem nunca errou, que atire a primeira pedra,OK?!?!?
 
Para enfermeira anónima das 3.53

JÁ ALGUMA VEZ FEZ UM PARTO??
 
Justiça divina, foram esses enfermeiros que correram com os tripulantes de ambulância de socorro que faziam VMER em Lisboa a mais de 15 anos, que depois exigiram que o mesmo acontecesse aos outros TAS que faziam VMER a nível nacional.

Cá se faz cá se paga eh eh eh
 
Que confusão vai para aqui. Para quê criar e formar profissionais para exercerem funções que podem (e devem) ser executadas por profissionais já existentes e com a adequada formação (enfermeiros)? Se alguém vir alguma lógica nisto, que me informe. Para o "Eu Legião", já foram feitos partos sem nenhuma hora de formação e até já houve quem conseguisse aterrar aviões sem formação nenhuma... correu bem, mas podia correr mal (e as probabilidades apontam neste sentido). Diz a sabedoria popular que "quem não tem cão, caça com gato", mas mesmo quem não percebe nada de caça, sabe que não é a mesma coisa. Admiro muito os B.V., que oferecem muito à comunidade, mas se começam a actuar para além dos seus conhecimentos empiricos, fazem mais mal que bem à comunidade. "Cada macaco no seu galho"! Parece que toda a gente quer ocupar (quase) todos os galhos da enfermagem, mas se calhar é porque os enfermeiros se prestam a isso. Vamos ver até quando...
 
Há comentários que não lembram a ninguém.. sou enfermeiro e trabalho no CODU LVT e vos digo que não ganho 400 euros.. que não durmo durante a noite.. que tenho autonomia para procedimentos e que não me limito a transcrever dados.. é que quem esta do outro precisa muitas vezes de ser orientado e de apoio.. Uma coisa vos digo .. é verdade que não trabalho para aquecer mas quem fica a perder em situações de emergencia é a minha familia.. somos todos nos.. ENFERMEIRO TIAGO AMARAL (TMA) CODU LVT
 
Enfermeiro SIV todos os enfermeiros que estão no CODU fazem pré-hospitalar.. é uma condição para lá estar (VMER).. é pena não saberes do que falas.. qto ao barulho das folhas.. tiraste o curso SIV.. eu não.. já li os protocolos mas como deves ter noção, como só faço 6/7 turnos mes não interiorizei integralmente.. Não atires pedras para o ar porque os telhados sao de vidro.. e identifica-te.. ENFº TIAGO AMARAL CODU LVT
 
Conheço bem o Secretário de Estado da Saúde.
Ideologicamente perverso, pois de militante da JC ao PCP e agora ao PS, presta-se a tudo desde que ande a suberverter sistemas e consciências.
Quem não se lembra desse inútil, enquanto profissional, nos corredores a falar com auxiliares e enfermeiros, no HSJ Porto!
Tal como o PM o seu papel é manter os grupos em conflito.
Se alguém votou no Socrates e seus apaniguados a pensar que ele ia resolver algum problema, engana-se. Ele está ao serviço dos capitalistas; elegeu a função pública como bombo-de-festa; mantém-na em conflito, para não ter tempo de estabilizar e usar o poder reivindicativo que tem. É um grupo de provocadores de conflitos.
É neste contexto que o Dr. Manuel Pizarro presta o seu contributo a desestabilizar aos enfermeiros, alimentando carreira, justa, digna, condigna, indigna, o que se queira para os TAE segurarem melhor no volante.
Ou pretendem que sejam os enfermeiros a conduzir a viatura e eles a tomarem conta dos equilibrios vitais dos necessitados de ajuda?
O Pizarro, como sempre fez, é um agitador barato que a elite do PCP expulsou e os famintos do PS Porto recuperaram, peritos como são em aproveitar caídos.
Mas há quem esteja atento, mesmo que os enfermeiros sejam acusados de distraídos e pouco cautelosos com os seus pregaminhos.
Há muita gente à procura de emprego. Até há também enfermeiros, desempregados assim desperdiçados por interesses mesquinhos de quem nos governa, comprometido com lotes de vacinas e medicamentos e aparelhos vários, deixando a parte menos lucrativa, mas mais útil de fora.
Também há enfermeiros a trabalharem como TAE, por não serem colocados no seu verdadeiro lugar.
O Pizarro é um venenoso inconsequente e lançou esta polémica para tentar distrair os enfermeiros.
Têm alguma razão os que dizem que há enfermeiros a acumular, no INEM e outros à espera de emprego.
Esquecem os que assim falam que um enfermeiro leva, pelo menos 25 a 28 anos a formar. (isto é também válido para os saloios da carreira dos TAE que julgam que com o aumento da carga horária de cursilhos dados por oportunistas baratos, as pessoas deixam de morrer, porque basta terem o primeiro sinal de que vão cair fulminadas com AVC, Enfarte ou ataque de tosse ou caspa, para estar logo ali um TAE com ninónini e tudo, prenhe de sabedoria e jeito, a impedir que morra ali...
Os "parvos dos enfermeiros" esses não têm acesso à sabedoria TAE, ao jeito TAE e basta andarem por perto para ser logo cadáver o que cai; o tal pó caído, no dizer de António Vieira.
Se esta gente ignara lesse com atenção os sinais que Pizarro deixa, se procurassem saber da sua história (Basta ir a Aldoar e ao HSJ, saberia que ele se está a divertir com todos, sobretudo com os enfermeiros).
Para os TAE, que não são enfermeiros, deixamos o aviso de que podem tentar a sua carreira, desde que não entrem na área da nossa competência.
Não pensem que os enfermeiros vão ter sempre a Ordem do faz de conta que actua mas não sai do sítio; hão-de vir dirigentes que defendam os reais interesses da população através de cuidados de enfermagem prestados por quem sabe.
Hão-de vir dirigentes que digam às outras Ordens de famacêuticos, Médicos, que têm o mesmo direito de regular a sua actividade como essas outras Ordens têm de regularem a sua.
Nem precisam de inventar nada: é só manterem e fazerem evoluir o que está, em função da lógica.
Se os TAE julgam que a Enfermagem está a saque, enganam-se, pois até o Pizarro é capaz de ter algumas surpresas no grupo de casseteiros que comanda, ou julga que comanda.
Os Enfermeiros também têm estratégias e estregas para as levar à prática.
Em conclusão; se não houvesse enfermeiros experientes, a garantirem sucesso no transporte equilibrado de utentes em estado crítico, ainda podiam iventar um outro técnico (não no sentido do TAE, mas do Médico); havendo, como há mais do dobro dos enfermeiros com formação adequada relativamente às ambulâncias que o país precisa, só interesses mesquinhos de políticos baratos e oportunistas, podem manter chamas malditas acesas para aquecer incautos e ingénuos.
Fiquem-se por motoristas, com jeito para pegarem na corda para não deixarem fugir o burro (passe a comparação com o inofensivo animal)e não se metam onde não são chamados.
Lá por já serem bastantes e os enfermeiros lhes darem a noção de distraídos e incapazes, se virem mais bem repararão que estão a gozar convosco.
Vejam se entram com o pé direito como o RamsésII, no novo ano, se possível sem delírios utópicos, porque estamos a entender lindamente a estratégia bacoca de Pizarro (Manuel).
Não posso alijar os meus compromissos com Hermengarda, por isso vou regressar à caverna;
mas volto sempre que a peleja reclamar as minhas espadeiradas em defesa dos ideais nobres dos cristãos Celtas, Godos e afins.
 
Analfabetos, burros, ignorantes e estupidos também muitos médicos e enfermeiros os são. E eu, como licenciada em ciencias da saude, sei do que estou a falar. Os senhores doutores enfermeiros estão é a esquecer-se de uma coisa: entre as classes permitidas no inem, onde entram os tecnicos de diagnostico e terapeutica, por exmplo da area da Cardiopneumologia? Estes também são licenciados tal e qual como os srs doutores enfermeiros, também tem cultura sobre saude, tambem tem disciplinas de emergencia medica, anatomia e fisiologia geral, etc, durante 4 belos anos. No fim do curso, se tiverem o azar de optar pelo INEM, em que classe sao inseridos. Não são enfermeiros, nao sao medicos, entao nao tem outra solução senao ir para TAE, sendo logo a partida diferenciados dos srs enfermeiros, apesar de tambem serem licenciados e aptos a fazer pre hospitalar, e muitos deles muito melhor que certos enfermeiros que eu vejo por ai. Acham isto justo? E ja agora gostava também de perguntar, afinal quem é o motorista da viatura do inem. Se nao me engano, medico nao é, pois não??? A maior parte dos que vejo tambem sao enfermeiros agarrados ao volante??? ou ja tou a ficar cucu...
Em resposta a um dos muitos anonimos que ai andam gostava de o informar que talvez o farmaceutico de serviço não faça melhor que um enfermeiro, mas ha muitos uxiliares que tratam melhor dos doentes que certos enfermeiros. Quantas vezes eu ja vi, quando os doentes chamam pelo enfermeiro é ve-los a fazerem-se de burros mocos a fingir que nao ouviram. Enfermeiros competentes?? Onde?? Muito poucos, infelizmente...
Ah e sobre os partos tambem tenho a dizer que apesar da licenciatura que os srs enfermeiros tem, a maior parte deles deve ter faltado as aulas de psicologia, ou de sociologia. Entao deve ser por isso que anda por ai muito boa gente que quando vai para a sala de partos fica ali, tipo mascote ignorada durante horas e horas a agonizar e os srs enfermeiros na ganhofada....ja para nao falar nas urgencias...
Ponham-se no vosso lugar, se querem competencias, sejam competentes para tal...

Paula Martins
 
Analfabetos, burros, ignorantes e estupidos também muitos médicos e enfermeiros os são. E eu, como licenciada em ciencias da saude, sei do que estou a falar. Os senhores doutores enfermeiros estão é a esquecer-se de uma coisa: entre as classes permitidas no inem, onde entram os tecnicos de diagnostico e terapeutica, por exmplo da area da Cardiopneumologia? Estes também são licenciados tal e qual como os srs doutores enfermeiros, também tem cultura sobre saude, tambem tem disciplinas de emergencia medica, anatomia e fisiologia geral, etc, durante 4 belos anos. No fim do curso, se tiverem o azar de optar pelo INEM, em que classe sao inseridos. Não são enfermeiros, nao sao medicos, entao nao tem outra solução senao ir para TAE, sendo logo a partida diferenciados dos srs enfermeiros, apesar de tambem serem licenciados e aptos a fazer pre hospitalar, e muitos deles muito melhor que certos enfermeiros que eu vejo por ai. Acham isto justo? E ja agora gostava também de perguntar, afinal quem é o motorista da viatura do inem. Se nao me engano, medico nao é, pois não??? A maior parte dos que vejo tambem sao enfermeiros agarrados ao volante??? ou ja tou a ficar cucu...
Em resposta a um dos muitos anonimos que ai andam gostava de o informar que talvez o farmaceutico de serviço não faça melhor que um enfermeiro, mas ha muitos uxiliares que tratam melhor dos doentes que certos enfermeiros. Quantas vezes eu ja vi, quando os doentes chamam pelo enfermeiro é ve-los a fazerem-se de burros mocos a fingir que nao ouviram. Enfermeiros competentes?? Onde?? Muito poucos, infelizmente...
Ah e sobre os partos tambem tenho a dizer que apesar da licenciatura que os srs enfermeiros tem, a maior parte deles deve ter faltado as aulas de psicologia, ou de sociologia. Entao deve ser por isso que anda por ai muito boa gente que quando vai para a sala de partos fica ali, tipo mascote ignorada durante horas e horas a agonizar e os srs enfermeiros na ganhofada....ja para nao falar nas urgencias...
Ponham-se no vosso lugar, se querem competencias, sejam competentes para tal...

Paula Martins
 
Analfabetos, burros, ignorantes e estupidos também muitos médicos e enfermeiros os são. E eu, como licenciada em ciencias da saude, sei do que estou a falar. Os senhores doutores enfermeiros estão é a esquecer-se de uma coisa: entre as classes permitidas no inem, onde entram os tecnicos de diagnostico e terapeutica, por exmplo da area da Cardiopneumologia? Estes também são licenciados tal e qual como os srs doutores enfermeiros, também tem cultura sobre saude, tambem tem disciplinas de emergencia medica, anatomia e fisiologia geral, etc, durante 4 belos anos. No fim do curso, se tiverem o azar de optar pelo INEM, em que classe sao inseridos. Não são enfermeiros, nao sao medicos, entao nao tem outra solução senao ir para TAE, sendo logo a partida diferenciados dos srs enfermeiros, apesar de tambem serem licenciados e aptos a fazer pre hospitalar, e muitos deles muito melhor que certos enfermeiros que eu vejo por ai. Acham isto justo? E ja agora gostava também de perguntar, afinal quem é o motorista da viatura do inem. Se nao me engano, medico nao é, pois não??? A maior parte dos que vejo tambem sao enfermeiros agarrados ao volante??? ou ja tou a ficar cucu...
Em resposta a um dos muitos anonimos que ai andam gostava de o informar que talvez o farmaceutico de serviço não faça melhor que um enfermeiro, mas ha muitos uxiliares que tratam melhor dos doentes que certos enfermeiros. Quantas vezes eu ja vi, quando os doentes chamam pelo enfermeiro é ve-los a fazerem-se de burros mocos a fingir que nao ouviram. Enfermeiros competentes?? Onde?? Muito poucos, infelizmente...
Ah e sobre os partos tambem tenho a dizer que apesar da licenciatura que os srs enfermeiros tem, a maior parte deles deve ter faltado as aulas de psicologia, ou de sociologia. Entao deve ser por isso que anda por ai muito boa gente que quando vai para a sala de partos fica ali, tipo mascote ignorada durante horas e horas a agonizar e os srs enfermeiros na ganhofada....ja para nao falar nas urgencias...
Ponham-se no vosso lugar, se querem competencias, sejam competentes para tal...

Paula Martins
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!