terça-feira, dezembro 16, 2008

Proposta do MS para a Carreira de Enfermagem!

O Ministério da Saúde apresentou a sua proposta para a revisão da carreira de Enfermagem. Pode ler aqui e aqui.
.
É uma proposta paupérrima, inaceitável, inadequada, limitadora e desfasada. Um autêntico retrocesso.
.
Para responder a vários e-mails que me enviaram: sim, é ponto assente que a nossa carreira será integrada na carreira técnica superior, MAS o governo não quer fazer o reposicionamento salarial, ou seja, os Enfermeiros não verão reconhecida a sua revalorização académico-profissional em termos remuneratórios. O nosso salário será igual ao que auferimos neste momento!!
.
Isto é inaceitável! É a hora de lutar pelos nossos direitos!

Comments:
Só reuniões, só reuniões... vejam lá se isto leva a alguma coisa. Está na altura de fazermos greves de 1 semana e paralisações.
Vejam lá se a greve dos camionistas e dos recolhas de lixo em Lx não teve reflexos.
Os nossos Sindicatos e a Ordem que de mexam.
Somos o pau mandado para toda a obra na saúde, mal pagos e mal reconhidos por tudo e por todos.
 
Tenho a solução: parar imediatamente com as negociações (enquanto é tempo) e acabar de vez com os nossos sindicatos (mal empregado dinheiro que para lá mando todos os meses). Tenho dito.
 
A luta deveria ter começado quando apareceu o "Complemento de Formação em Enfermagem".
Agora é tarde de mais.
Nós enfermeiros deveriamos ter primeiro que tudo resolvido o problema do salário ou seja, deveria ter sido logo estabelecido quanto é que um Enfermeiro licenciado ficaria a ganhar após ter concluido o "Complemento de Formação em Enfermagem".
Depois deveriamos ter lutado por outros modos de como o curso deveria ser ministrado.Não dessa forma em que uma pessoa tem que trabalhar de noite e depois ainda tem que ir para as aulas e deslocar-se centenas de kilometros para ir ouvir matérias da treta.
Mas o que é que aconteceu???
Foi tudo correr para as escolas para ficar á frente dos colegas.
Agora temos o resultado.
Não perdi um minuto que fosse com essa treta do complemento, pois sem saber como é que a carreira ia ficar acho que era um desperdício de tempo e só ia prejudicar a minha família e aqueles que amo.

Fuuuuuiiiiiii.....!!!!!!
 
Estive a ler a proposta, e não posso dizer outra coisa que não: "É uma vergonha". Tenho a esperança que quem anda adormecido que acorde, eu tenho feito a minha parte e vocês?
 
Pode ser que a maior parte dos enfermeiros acreditem agora .

Até aqui têm sido intocaveis.

E agora o sr. azevedo, nao tem uma palavra a dizer?

Quanto a vinculos e carreiras e remunerações,Lei 12/A de 2008

os enfermeiros deixarem de ser funcionários públicos,

sr enfermeiro azevedo dizia que nada sabia,

que tinha sempre uma palavra a dizer.

Diga agora sr azevedo.Diga aos Enfermeiros.

Isto é o resultado do que assinou com o governo a sua U.G.T., e


chama-se CÓDIGO DE TRABALHO.
 
Está na altura de fazermos sentir a NOSSA força...
A Senhora ministra parece que não governa, mas sim o secretário de Estafo, o Chico.Mas não Nos podemos esquecer que ela é médica, e que tem é que proteger os médicos e os Enfermeiros são para abater. O Chico, esse tem a mania que é esperto.
Tenho pena é que mesmo a ORDEM não se pronuncie sobre o que este governo quer fazer á ENFERMAGEM... Os sindicatos esses espero que façam alguma coisa e que não fiquem a discutir dentro dos gabinetes...
 
Engraçado como o ministério da saúde não alterou numa vírgula que fosse a sua proposta, tem vindo a dizer sempre o mesmo desde que começaram as reuniões (mesmo desde a primeira)... Eu pergunto-me, para quê reuniões com os sindicatos? É este o estado em que dizem que há democracia?
 
Eu não entendo alguns colegas! Leram atentamente a actual carreira de ernfermagem? Existem lá artigos que nunca foram implementados e não houve protestos suficientes que levassem à sua implementação e só dependiam de nós mesmos.
A proposta de carreira vem ao encontro do vazio que foi criado após a entrada da licenciatura, indo de encontro à vontade dos enfermeiros professores,(serão só professores?HáHáHá).
Os poderes em jogo são de tal maneira fortes que , na minha modesta opinião, não vai ser possível dar-lhes a volta.
Por isso caros colegas vão-se preparando para recuarem pelo menos vinte anos.Este recuo já se verifica na maioria dos hospitais/centros de saúde.
 
"A luta deveria ter começado quando apareceu o "Complemento de Formação em Enfermagem"."

è uma verdade, que se corrobora em outras profissões (professores p.e.)
quando se iniciou a licenciatura nos professores, estes começaram imediatamente a auferirem ordenados de licenciado, pois essa era a sua formação!
os professores novos (licenciados) juntaram-se, uniram-se formaram um novo sindicato, e lutaram para terem um ordenado de acordo com a sua formação.

e havia os problemas comuns a nós: os profs mais antigos, não concordavam que os novatos ganhassem tanto, ou até mais que eles, com menos tempo de carreira, etc. etc.

afirmo isto, porque já ouvi enfs CHEFES, a afirmarem que até ganhamos bem....

trabalhamos noites, feriados, fins semana, é-nos exigida comparência ao trabalho em detrimento da vida social e familiar (até o almeida santos disse coitadinhos dos deputados, não podem comparecer à assembleia numa 6ª feira, pq têm vida pessoal...), estamos sujeitos ao risco de contágio de dças infecto-contagiosas (e não é uma vez por outra, não venham com tretas, no meu serviço é todos os turnos), trabalhamos como licenciados (que abrange uma esfera do conhecimento muito, muito maior que a execução técnica...) mas não auferimos como tal.

e agora? como fazer reconhecer isto ao governo?
apresentar estudos de investigação?
propor à ministra que tenha a coragem de ser enfermeira por um dia apenas?
greve por tempo indeterminado?
reunir grupos de enfermeiros, norte a sul, para começarmos militâncias em partidos (uma coisa é certa, não temos ninguém na política, por isso quem reinvindica para nós)?
Emigração? (sim porque, na lei da oferta e da procura, a nossa classe, perdeu o seu poder reivindicativo. mais certo é enfermagem acabar).
 
Vai ser bonito vai:
Enfermeiros a trabalhar 42h pela base das 35H;
Banco manhosos de horas, em que se ficam sempre a dever horas ao serviço;
Estagnação da carreira;
Quotas para avaliação de enfermeiros;
A carreira de Licenciado que não arranca do papel;
Progressão salarial a cada 10 pontos na avaliação (a cada 4 anos, melhor das hipoteses ou cada 10 anos na pior);
Chefes a darem banhos nas Enfermarias;
Enfermeiros gestores (já concluíram que para nada servem)que vão ser colocados na prateleira;
Ausência de incentivo aos colegas que realizam investigação, fazem trabalhos e participam em congressos (são bons rapazes e rapariguitas e quem corre por gosto não cansa, não precisam de reconhecimento nem de incentivos...)
O tempo da Ordem e dos Sindicatos acabou, agora é cada um por si.
 
com esta proposta vergonhosa sugere-se que :

que os enfermeiros se mobilizem e façam greve que parem os centros de saúde e hospitais sem serviços mínimos- 1 semana de greve entregarem os serviços aos nossos colegas médicos -Só desta forma vámos conseguir negociar uma carreira digna para a enfermagem .

(está provado de que 2 dias de greve não nos leva a nenhum lado COM ESTE GOVERNO DE DITADORES )

Penso que este blog têm "VOZ "para chegar aos sindicatos, qual é a opinião do DR ENFERMEIRO ? comprimentos,flor
 
Não adianta andar a bater-mos uns aos outros! Não vai resolver nada.
Uns vão ter razão, outros não! Mas quem vai perder, vamos ser quase todos, por culpa de quase todos!
Temos que unir esforços, pois o que vem a seguir vai ser mais duro!
 
Ai agora é que os enfermeiros penam.
Tivessem pensando nisto antes.
Agora se calhar já é tarde.

Quanto aos gestores, nao vao pra prateleira.
A Ministra quer po-los na prestação de cuidados para verem o que é bom.
Os que o fizeram por pouco tempo, foi rapidinho que o esqueceram.
Por esse lado até acho que é muito bem feito para alguns.
E tenho dito.
 
Isto é de "loucos". È óbvio que cada um diz o que lhe vem à cabeça...mas isto não ajuda nada os Enfermeiros, nem a nossa Enfermagem ...hà colegas que descarregam estados de alma, sem parar um minuto para pensar, sem ler um mínimo, sem procurar um minimo de informação ... isto É RIDICULO ... para Licenciados ...que querem ganhar como tal!!!!irra:
1 - um diz acabar com sindicatos e ordem e blá, blá: a OE nada tem a ver com negociação de Carreiras. Os patrões juntam-se, congregam-se, articulam, criam unióes, federações ...tudo para defender os seus interesses. Há uns enfermeiros/trabalhadores - Superhomens - que acham que não precisam de se unir, de se juntar, de se organizar, de terem organizações fortes ... devem achar que cada vai negociar uma Carreira para si com a Ministra.
2 - outra afirma a lenga lenga de ganhar como licenciados desde que começou a licenciatura ... isto parte dum pressuposto errado ...é só ler, estudar, procuarar ...há licenciados desde 1988, e desde 1991 a maioria ods enf já ganham como licenciados ... porque é que não houve impacto de salário decorrente do Complemento? Leia a última revista do sep e percebe. em duas jornadas e numa reunião do sindicato, já ouvi a explicação ...clara e percepetivel e compreensivel ...É PRECISO LÀ IR, para não dizer atuardas ... Inclusive a explicação acerca dos eternos professores ....vá ver agrelha dos prof - actual - e percebe que 80% dos Professores - só 20% chegarão a títulares (basta procurar no site da fne/fenprof - atinge o máximo de vencimento igualzinho ao 8º escalão de graduado - basta ir ao site do mfinanças e tão lá todas as grelhas de 2008.
Ó colegas, tenho 12 anos de profissão e trabalho numa EPE. não sou delegado, representante de qualquer sindicato. sou apenas sócio. ganho mal e quero ganhar mais. quero uma nova carreira. quero melhores condições de trabalho. mas sei que só conseguimos isso COM o Sindicato. Eu (e muitos de vocês) e mesmo colegas mais novos a contrato (e muitos de vocês) conquistaram algumas coisas - só - com o Sindicato: entrei pró quadro face ás movimentações do sindicato connosco; contratados aqui passaram a efectivos graças ao sindicato; admitiram mais enf p´ro meu serviço e outros fruto da acção do sindicato, passámos a gozar direitos que nem sabíamos que existiam à custa do sep.
Não sou melhor nem pior que os outros. Não tenho nenhuma fonte de informação priveligiada. Mas leio, procuro, pesquiso, ouço os colegas que aqui passam do sep, vou às reuniões, pergunto, telefono, etc ...pelo menos não digo atuardas que a ignorância potencia e que não são dignas dum Licenciado ... que concebe, que investiga, que reflete criticamente, que procura informação que lhe permita o contraditório ... não foi isto que nos disseram e ensinaram ser um LICENCIADO?
O momento é de seguir o que o colega zé carlos disse junto ao ministério , no dia da manifestação e repetiu numas jornadas em Vila do Conde:"não perguntem ao sep o que pode fazer por vós ...questionem-se e digam ao sindicato o que estão disponíveis para fazer pela enfermagem e qual o melhor momento no entender do sindicato" ...sem guerras suicidas, como essa de greve às semanas, por tempo indeterminado, sem minimos (estes adeptos devem tirar férias e ir prá Grécia).
tudo o que for atacar colegas, atacar os nossos sindicatos, ... nesta fase... é estar a puxar a corda que o dizente tem ao pescoço (sufoca e mata ...tiro nos pés só cria inválidos)
UNIR...UNIR...UNIR...PRECISA-SE E APELA-SE.
Joaquim
 
Há ali para cima uns caramelos(tenho horror ao vazio que o anónimo provoca por isso é melhor supô-los caramelos, pois são uma doçura, para quem goste).
Esqueceram, ou nunca souberam que o que a Enfermagem é em Portugal, deve-o aos sindicatos.
Depois pensam que os sindicatos são outra coisa que não o conjunto dos associados.Ou mais bem dito, ainda; desacreditar os sindicatos é desacreditar os enfermeiros e a sua capacidade de regeneração, na hora da adversidade.
Convém não esquecer que quem fez os anteprojectos das carreiras dos profissionais de saúde não foram os sindicatos, foi o governo constituído pela maioria em que, provavelmente esses caramelos votaram e, agora, culpam os sindicatos do que esses governantes fazem.
Também se tivesse sido a UGT a fazer os anteprojectos das carreiras do nosso desagrado, não seria difícil desfazer o desagrado, pois se é o Azevedo que manda lá e se a UGT é dele, dado que foi ele o grande impulsionador das carreiras anteriores (não sabiam?), não será difícil ele impor o rumo certo da dignificação da Enfermagem.
E vocês, caramelos torrados, que vão fazer, quando vos pedirem ajuda?
Ficam nas enfermarias a provar que as greves de enfermagem são uma estupidez, ao ponto de fazerem mais bem as coisas do que nos dias normais e os doentes ficarem a suspirar pela greve em vez de dtestarem os enfermeiros por causa dela?
Se não têm ideias mais claras sobre o momento actual, calem-se porque os dirigentes sindicais não estão a dormir.Não precisam de ser acordados nem picados, mas sim apoiados.
Ainda há pouco vi passar um a correr, em louca correria a avisar os colegas distraídos para o momento que se avizinha difícil.
O sindicato é, ainda, a forma mais correcta de unir os trabalhadores, conscientes dos seus deveres de solidariedade, que, pelos vistos os caramelos supracitados, não conhecem, se não falariam doutra maneira e, sobretudo, com mais respeito por si próprios, se é que são enfermeiros, antes de o terem pelos colegas, que sofrem do mesmo mal e só ha um remédio para ele: a SOLIDARIEDADE com o outro que sofre do mesmo mal que eu.
Tenham tento na bola e acertem a pontaria, pois não é nos sindicatos que devem bater, poprque não são eles os culpados da situação.
Quem pensa que a culpa da situação é dos sindicatos, ainda é mais do que parece. É daqueles que pensam que as coisas se resolvem sem descalçar as pantufas e perder uns euros em dias de greve. Mas greve a sério e não daquelas que não querem perder os serviços mínimos, que é a expressão máxima do desrespeito pela lei da greve que foi inventada para lesar os patrões que exigem dos trabalhadores,mais do que podem e devem.
Nestes dias, se os doentes sofrerem mais um pouquinho, desde que a sua vida não corra perigo, talvez isso também lhes sirva para darem mais valor aos enfermeiros e afinarem melhor a pontaria no dia do voto.
E vós, caramelos mal temperados, tentai fazer um pequeno esforço para serdes dignos daqueles dirigentes sindicais que, gratuitamente, trabalham noite e dia para defesa dos vossos interesses, mesmo e apesar de não serdes dignos do seu incessante labor voluntário, pois em vez de contribuirdes para a dignificação do sindicato, na Enfermagem,lançais sobre ele o onus da vossa mal concebida e bacoca estupidez desmobilizadora, demonstrando o mais primário défice de espírito gregário.
E lá dizia o Aristóteles na sua ética política: "O homem é um ser eminentemente social; quem não se associa;
ou é deus;
ou é asno!"
Para terminar, por agora, ainda admito, como mera hipótese, que os maldizentes dos sindicatos e desmobilizadores da pequena e fraca mobilização dos enfemeiros
não sejam enfermeiros e queiram gozar com a nossa desgraça; podem muito bem ser parasitas que nos exploram e andam à nossa volta a gozar enquanto trabalhamos, pois como dizia o Pai Américo dos rapazes, copiamos, com as necessária adaptações: não há enfermeiros maus, pois mesmo os menos perfeitos estão a caminho da perfeição, porque até vão dar mostras de terem percebido este recadinho e vão portar-se bem e deixar de fazere xixi na cama.
E com esta me vou atéà caverna.
 
É demais só vejo esta classe queixar-se, contra tudo e contra todos.
Esta situação poderá ser legitima mas parei um pouco para pensar se vale a pena estarem sempre tão zangados e a reclamar tanto
 
Então mas e os números?

Quando se muda de escalão e que escalões?

Quantos euros?

Se os enfermeiros vencimentos semelhantes aos outros funcionários públicos com a mesma formação académica o caso deveria ir para tribunal!!!´

Os professores e educadoras de infância iniciam a carreira com valores superiores a 1400 euros!!!
 
Em relação aos vencimentos dos professores era bom que o DE colocasse novamente a tabela salarial deles, para todos poderem ver, porque há muito cego por aqui ...

Não acho que eles ganhem muito eu é que ganho pouco...

Colem a actual carreira dos docentes com a dos enfermeiros e vejam a diferença, não sejamos ingénuos ...

Podem me pagar menos mas não me enganam!!!!

Se a minha licenciatura não serve, deixassem o curso com os 3 anitos evitava de andar a gastar dinheiro à toa....agora se o governo autorizou a licenciatura vai ter de pagar, se não isto vai virar a grécia ou pior mesmo, estou farto de conversa da treta!
 
Em resposta ao anónimo das 11:55 tenho 34 anos trabalho há 11 anos e ganho 900 euros limpos não acha que é razão suficiente para me queixar?, Fui ao banco pedir um empréstimo e só faltaram rir na minha cara amigo. A nossa profissão está a ir pelo cano abaixo e nós a vermos.... Sugestões:
1 - paralisação total durante uma semana. (total é mínimos e mais nada, nem higienes nem nada)
2 - Por cobro às escolas privadas JÁ...
3 - Forçar a ordem a tomar uma actitude proactiva senão não pagamos as quotas
 
Concordo com a greve geral sem garantir os serviços mínimos ou demissão colectiva. Qualquer dia temos que ir pedir para comer... e ainda reclamam que os enfermeiros têm 2º emprego...podera... vamoa à luta.
 
É curioso, mas no comunicado do SEP e na página do SEN, são abordados vários pontos que são divergentes entre as partes e, ninguem aborda o ponto do posicionamento salarial. Estranho!!
 
E os médicos, ninguém os ouve porque a negociação da carreira deles vai de vento em popa. Pudera: colocaram no lugar da ministra um autómato programado pela Ordem dos Médicos e sindicatos respectivos! Os Enfermeiros saem com menos das negociações mas os verdadeiros idiotas, ou seja os médicos vão ser ainda mais oblatados com o dinheiro que sai directamente dos bolsos dos enfermeiros sem nunca lá ter estado. Aliás, este é um país de profundos idiotas revestidos a títulos de Dr. Cada vez tenho menos orgulho em ser Portugês pois a pátria áuria vai sendo desfigurada a talhe de machado pela corja que governa este jardim à beira mar plantado! Não vivemos em democracia, pois a democracia implica igualdade de direitos. Vivemos numa democracia rota e doente, e bem faz o MAnuel Alegre, que farto de todo este pântano está a pensar formar um outro partido. Eu cá fazia maais: fundava um novo Portugal, quão ressuscitado D Afonso Henriques a cavalo regressado, armado com a espada da justiça a que a este povo faz falta!
 
O complemento de formação foi mais uma boa intenção da nossa ordem do governo e dos sindicatos.
Agora esta na altura dos sindicatos fazerem alguma coisa assim como a ordem ou será que só servem para receber as mensalidades.
Não haverá a nivel Europeu algo ou alguem a quem nos possamos queixar.
Na altura era vergonhoso segundo os sindicatos e ordem termos equivalencia administrativa a licenciados reparem nas outras classes que tiveram essa equivalencia estão todos a receber como licenciados.
Deixem de pagar as cotas.
 
Acabou! Fartei-me! Vou desistir do curso de Enfermagem! Andar 4 anos a massacrar a cabeça e depois sair com uma porcaria de estatuto? Nem pensar... é horrível isto assim. Nunca pensei que isto fosse assim. Fiquei muito desiludido com esta profissão...
 
O nosso salário será igual ao que auferimos neste momento!!

Donde se infere isso?

Eu li para onde me mandou, aqui e aqui...

Não vi um só numero que me permitisse concluir: O nosso salário será igual ao que auferimos neste momento!!

Aliás, devo dizer que a carreira (como principio) apresentada é boa. Desde logo, TODOS os enfermeiros serem prestadores de cuidados é EXCELENTE. Não sei se se apercebeu, mas o que vem matando a ENFERMAGEM são os enfermeiros que (a determinado momento) passaram a dizer: EU SOU GESTOR, ESTOU NA GESTÃO DOS CUIDADOS (leia-se: DEFINITIVAMENTE).

Pois é, quer os gestores; quer os PROFESSORES deixaram de prestarem CUIDADOS DE ENFERMAGEM, e assim, DEIXARAM DE PERCEBER A SUA ESSÊNCIA.

Senhores ENFERMEIROS, os MÉDICOS "CHEFES" NUNCA ABANDONARAM A PRESTAÇÃO DE CUIDADOS!!! Porque será? A meu ver, em primeiro lugar porque gostam DO QUE FAZEM, em segundo, porque há muito perceberam QUE ASSIM NÃO PERDERIAM A PRÁTICA. Mas, sobretudo, porque SABEM QUE ASSIM SE DESENVOLVEM.

Senhores ENFERMEIROS, pensem como licenciados AUTÓNOMOS.
 
Mais uma coisa.

Deixem de serem ANÓNIMOS.

De contrário não irão a lado algum.
 
Oi gardingo.

Toma umas vitaminas para avivares a memória, que a tens curta para o que queres.Ainda não foi assim á tanto tempo.
Eu envio-te a tua cantilena que vi no meu serviço.

Mas enfim.

Não podemos chorar sobre o leite derramado.

ENFERMEIROS É HORA DE UNIÃO.
A HORA É DE LUTA.
 
veja-se os professores tantos protestos, que já têm o governo a amaciar: mais 50% de ordenado para os futuros directores de escolas e mais milhares de vagas nos quadros...
Nós calados não vamos a lado nenhum... e a carreira entra em vigor dia 1 de Janeiro de 2009.
Bueno.
desassossego
 
O Sócrates é um bandido. Até já disseram que era “panasca”… (e se o fosse, ninguém tinha nada a ver com isso).
Mas quando ele trata assim quem cuida dos doentes, não está a ter o bom senso em dose aceitável. Sobretudo quando há deputados que fazem o que fazem…
Somos um país de assimetrias. Bem sei que a oposição ao Governo não inspira confiança. Mas temo que nas próximas eleições, os portugueses (incluindo enfermeiros) voltem a dar luz verde ao primeiro-ministro para que ele nos possa roubar mais um pouco.
Perante isto: para quê estarmos aqui com lamentações?
 
Ali atrás até disseram que os enfermeiros passam 48 por dia junto do doente…

Este blogue leva-nos para uma visão utópica das coisas: ter jogadores da 1ª liga em tudo o que é campeonatos (ou seja: profissionais de saúde altamente qualificados em tudo o que é instituições de saúde).
O problema porém é que há médicos pouco dignos do título como há enfermeiros em igual situação.
Em abono da verdade, é certo que em ambos os casos existem “Cristianos Ronaldos”.
Alguns dos que cá vêm comentar as temáticas sugeridas pelo Dr. Enf. podem de facto ter muito para dar em matéria de credibilidade na prática do dia a dia. Porém, espelham uma minoria dentro de uma classe, e quando ao lado das “mentes brilhantes” da classe rival, constituem presa fácil.

Saudações,
Ilustre Cirurgião da Naifa.
 
Hoje ouvi uma notícia na TSF sobre a cólera no Zimbabue que me fez pensar. A AMI vai enviar médicos e enfermeiros para lá para ver se controla a epidemia. Médicos e enfermeiros, não são médicos, farmacêuticos, técnicos de terapêutica, radiologia, técnicos de tecnologia, não.... são enfermeiros... quando é para trabalhar lá vamos nós, quando é necessário acudir a sério lá estamos nós, quando é para receber e fazer vencer na carreira lá estão os outros...
 
Ao ler estas intervenções ao apelarem a greve, a união, a luta sindical, tive que voltar atras e ver se realmente era um blog de enfermagem... Desde quando os enfermeiros contratados precariamente fazem greve? desde quando os que recebem incentivos fazem greve? desde quando os que começaram a trabalhar ou em fim de carreira fazem greve? Não me parece! (desculpem-me as excepções)Preferem ganhar mais 100€ ao fim do mes e hipotecar o futuro...
Pessoalmente não sou muito adepto de ir para a rua com cartaz em punho a fazer sopa... tipo operario fabril... (com o devido respeito)
No entanto podemos ter novas formas de luta, temos a tecnologia ao nosso dispor, ha muitas formas de encravar uma negociação...o funcionamento do ministério...é so pensar um pouco que não é dificil.
Bastaria parar de fazermos coisas no nosso quotidiano para os serviços entrarem na red line... começar a chamar o sr Dr a meio da noite para fazer o que lhe compete, deixar as questões administrativas, deixar de arrumar stocks.. bastaria apenas cumprir o que esta legalmente estabelecido para as nossas funções.
Nas greves não deve haver meias medidas, OU SÃO POR NÓS OU SÃO CONTRA NÓS! Quem não luta pelos seus direitos e vive a sombra do esforço dos outros também nao merece respeito... coisa e tal... tem direito a não fazer greve... blá blá blá... não faz greve aguenta a bronca!
Quanto aos sindicatos.... as defesas dos nossos direitos deixam um pouco a desejar... ultimamente so se preocupavam com as USF....
Que tal começar um movimento de profissionais? Sem cor ou sub serviência politica para defender os nossos interesses? É um desafio
(relembro que foi com o surgimento de movimentos de professores não ligados aos sindicatos que a luta deles começou...depois os sindicatos foram de arrasto!
 
Mais algumas achas:
- o que acontece a quem não fez o complemento?
- o que acontece a quem tem mestrado e doutoramento?
- como vão funcionar os serviços que nos seus turnos muitas vezes não vão ter enfermeiro senior?
- Quem vai obrigar aos serviços de saude a abrirem vagas para especialistas?
- quem vai obrigar as entidades particulares a terem quadro de especialistas? (segundo a carreira proposta, existes funções que so podem ser realizadas pelo enfermeiro senior que fazem parte do quotidian, criando um vazio de actuação...)
- carreiras especificas... por exemplo no pré hospitalar como vão funcionar? Ficam num vazio legal?
 
caro gardingo.. pela semântica que expõe só me lembro uma pessoa..
por acaso você é o Enf Azevedo?
essas expressões, a citações de aristóteles e afins filosóficos.. a caverna e hermengarda.
parece muito aqueles impressos distribuidos no hospital s joão há tempos atrás...

não sei porque querem que se ponha identificação nos comentários?
já agora, número de BI, segurança social...?
e da ordem serve?

cá para mim, devem ser os mafiosos da ordem que vêm aqui e pedem identificação.
trabalhem mas é...
 
Gomez:

ès dos poucos ENFERMEIROS LÚCIDOS!!!

PARABÉNS, continua assim. NÃO TE PERCAS.
 
Gomez disse...
Mais algumas achas:


Finalmente alguem que leu e analisou o articulado proposto da carreira e colocou questões interessantes...

Há por aí muitos que SÓ se preocupam ( importante sem dúvida) com as questões remuneratórias... que no entanto deixam de ter sentido se estas (e várias outras) questões não estiverem claramente definidas.

Espero que agora se possa fazer uma discussão inetressante neste blog, sobre a carreira.
 
pois gomez e não há professores contratados precariamente a fazerem greve? desde quando os professores que começaram a trabalhar ou em fim de carreira fazem greve? é tudo uma questão de união. Não fazendo greve poder-se-á fazer manifestação...
d.
 
Texto tirado do JN.

Os enfermeiros em grande:

Assim sim é tratar de enfermos....

O diagnóstico deste hospital, a que o JN teve acesso, aponta, inequivocamente, para um "corpo estranho no esófago", depois designado por "casca de bivalve". "Se eu não saía de Santo Tirso, morria", revolta-se Celeste Soares, que fala em "negligência".

A amargura passeia-lhe ainda na memória pela voz de uma enfermeira. "Eu estava tão aflita e ela só se preocupou se eu lhe sujava a bata", recorda. "Ela disse: 'Não cuspa para a minha bata'".
 
Ainda ontem no "Natal dos Hospitais" os agradecientos eram sempre para Médicos e Enfermeiros...
Mai nada!!!
 
Se lerem bem as propostas de carreira dos Enfermeiros e Médicos e cruzarem as duas, vão descobrir que ambas foram feitas simultâneamente, dirigidas pelo mesmo pensamento: a de fazer a carreira dos "Mestres" e a dos "Servos". A proposta de carreira das enfermeiros é vergonhosa, pois não foi feita a pensar nos profissionais ou nos utentes mas nos médicos e nos seus interesses, que passam por subordinar uma classe aos seus desígnios. Vão-se reviver os tempos das irmãs da caridade e dos enfermeiros servis.
 
Olá,

Sem comentários...


Abraço
 
ao ler as propostas parece que vamos voltar ao tempo de preparar a mesa de cabeceira dos doentes, com arranjos florais e tudo...

e então se lermos a propostas de carreira dos médicos... mais apetece emigrar
 
ao anónimo das 5.5 A expressão ...Não vomite para a minha bata ,nunca seria dada por uma enfermeira pois esta não diz bata mais sim farda.

Logo o título É : Medicos em grande no hospital de Santo Tirso

OS enfermeiros andam fardados na urgencia fique V.excia sabendo caro venenoso ignorante do tipo Naif.FLOR
 
sis
 
A carreira dos médicos está a ser destruida da mesma forma que a dos enfermeiros, caso ainda não se tenham apercebido... a ultima é colocarem os medicos mais velhotes (50 a 55 anos) a gramar novamente com urgencias e noites! Ninguém consegue perceber como é que uma ministra que é médica pode atentar tanto contra a carreira medica,,,, por isso percebo que nas outras carreiras seja mesmo um descalabro.
 
"- como vão funcionar os serviços que nos seus turnos muitas vezes não vão ter enfermeiro senior?
- Quem vai obrigar aos serviços de saude a abrirem vagas para especialistas?"

Por isso a carreira tem que ter só uma categoria. Até mesmo pelas funções descritas que são claramente do enfermeiro.

"- quem vai obrigar as entidades particulares a terem quadro de especialistas?"

Esta é a carreira para o sector público. Embora possa servir de referência, para os privados negoceiam-se acordos de empresa que podem ser diferentes disto.

"Pessoalmente não sou muito adepto de ir para a rua com cartaz em punho..."

É por os enfermeiros terem vergonha de se manifestarem e não assumirem que são trabalhadores como os outros, explorados até ao tutano, que perdem uma excelente arma nas suas lutas (a manifestação). Têm que mudar, se querem pressionar o Poder, porque não podemos usar só a greve como pressão, porque quem saí mal são os trabalhadores/enfermeiros que saiem a perder no seu salário. A luta vai ser dura e intensa, e é agora ou então depois não vale a pena.
 
A proposta de Carreira apresentada pelo Ministério terá porventura uma grande virtude...que é a de libertar um bom número de vagas para desempregados porque não estou a ver que chefes com muitos anos de serviço e que estejam a menos de cino anos da reforma, aceitem correr o risco de terem que voltar para a prestação de cuidados.... è que muitos são tão mauzinhos que as Administrações nem olham para trás para os rettirarem das chefias por encarnarem cabalmente o "princípio de Peter"....
 
Nunca é tarde de mais para se lutar por um amanha melhor...
caros colegas temos de nos unir, chegou a hora da verdade, ou é agora ou nunca...esta na altura de auferirmos um salario digno...
 
Greves e mais greves... se não é para fazer greves a sério, esqueçam. Cuidados minimos que nunca são prestados, doentes (e familiares) que nunca se apercebem que estamos em greve; assim, não vale a pena. E já nem falo de uma paralisação geral (sem minimos sequer), pois é a isso que o governo nos motiva cada vez mais, mas nada disto é possivél enquanto continuar a haver enfermeiros caridosos e com pena do doente e de que este fique a cheirar mal nesse dia ou com a boca seca... tão caridosos, que nem é preciso pagar nada de jeito (para quê?). Quanto aos sindicatos, a verdade é que muito mais poderiam fazer, pois se a força deles em nós reside, a negociação está só nas mãos deles. E em relação à Ordem, não sei como é possivel ainda haver enfermeiros (ou quem se passe por eles) a defendê-la, quando esta só existe para castigar os enfermeiros, fazer uns congressos que pouco ou nada interessam e mandar uma revistinha de vez em quando a mostrar as viagens que fazem com o nosso dinheiro; olhem quem se queixou quando se falou em limite máximo de valor por hora a pagar aos médicos... a (verdadeira) Ordem dos Médicos. Mas se preferem continuar cegos e acreditar no Pai Natal, estão na quadra certa.
 
Ó colega essa da Greve sem Mínimos, só pode ser para, espalhados pelo país, 200 enf levarem processos disciplinares e ... esses e nesses hospitais nunca mais fazerem greve na vida. O país, a enfermagem, enfermeiros, sindicatos, instituições, regem-se por leis...e a lei (Código do Trabalho e Regime de Contrato em Funções Públicas) OBRIGA a que haja serviços minimos. Qualquer Sindicato digno desse nome não vai cometer uma ilegalidade para os seus trabalhadores apanharem na cabeça, direitos e emprego.
A questão parece-me SER OUTRA.
1 - os enfermeiros sentem necessidade duma coisa sem minimos, porque nos dias de greve, não fazem os minimos ...alguns até referem que trabalham mais
2 - Ora, os serviços/cuidados minimos não é fazer tudo igual ... é fazer o indispensável de forma a que não ponha em risco a vida do utente
3 - só que, a decisão sobre o que fazer/não fazer perante aquele doente concreto, naquela circunstância concreta, implica segurança para decidir
4 - o PROBLEMA NÃO É HAVER MINIMOS.
5 - o PROBLEMA É A AUSÊNCIA DE SEGURANÇA PARA A DECISÃO CLINICA, em cada momento, perante cada doente.
6 - É que decidir não fazer uma coisa/cuidado implica saber que isso não coloca em perigo a vida do doente ... implica fundamentar perante pares (enf e médicos se for o caso) ... e caso haja problemas, implica ter a segurança de que, fundamentadamente, decidi bem.
ESTE É O PROBLEMA COM QUE AINDA, e globalmente, ESTAMOS CONFRONTADOS.
No meu serviço e noutros que conheço isto deixou de ser problema há muitos anos.
Porque colaboro com o SEP nos Piquetes de Greve sei que isto é um problema para muitos colegas ...mas quando discutimos a situação (doente e circunstancia) concreta, a coisa resolve-se...
Isto só denota que falta discussão clinica, reflexão critica sobre casos ... processo de aquisição e desenvolvimento de competencias ...para decidir ...clinicamente ...no quadro da nossa autonomia (espero que o ModDesenvProfis para ajudar a este percurso)
também é certo que, para muitos colegas e como organizam o trabalho do turno, a enfermagem é um conjunto de tarefas decorrentes da prescrição médica ... mas estes temos que ajudar
aliás, se a malta não se mexe para exigir mais enf em cada um dos vossos serviços/instituições, somos tão poucos, que andamos loucos a fazer tarefas ...afinal, para onde outros nos querem empurrar
joaquim
 
e pronto... cá está o resultado do modelo de desenvolvimento profissional - nivelar por baixo!
Não era isto que queriam? Agora aguentem-se!
Com tantos enfermeiros especialistas, chefes e supervisores, quando vai haver novas vagas para séniors?
 
Parabéns ao colega do último comentário pela sua opinião. Reflecte aquilo que também penso.
 
colega das 2.51 explique lá o alcance do que disse porque não percebi o que é que o "cú tem a ver com as calças" ...ou seja, qual a relação com o que o colega "Joaquim" disse.
Por acaso tou 100% de acordo com o colega Joaquim.
Agora menos, mas já participei bastante em Piquetes de Greve do SEP no meu hospital (sim, porque são os únicos a fazer Piquete) e, entre outras, relacionado com o que o colega Joaquim disse (que até gostava de conhecer) há uma cena que não me esquece:
Greve de 24h/1 dia, penso que pela aposentação, carreira e progressões nos escalões
Entro numa Medicina, de manhã, e estão 2 colegas, até 7 anos de curso, de greve e em minimos. Chefe, especialistas tb em greve e por consenso anterior, ficaram elas.
Lá se começaram a queixar de 2 para tanto trabalho, muitos acamados, muitas higienes, etc ...o habitual.
comecei então com elas a ver, no caso dos dependentes, qual o diagnóstico clinico médico ...qual o diagnóstico clinico de enfermagem...quais os problemas de enfermagem...quais desses, a ausência de cuidados de hig, colocaria em risco a vida...fomos discutindo, discutindo algumas coisas de pormenor ...e concluímos que nenhum. Não fizeram. E vimos como abordar a família na hora das visistas sobre esta coisa de não fazer a hig.
1ª Conclusão - as colegas sabiam, só precisavam de discutir com alguém par, que reconhecessem idoneidade/competencias (chamem-lhe o que quiserem) e que lhes desse SEGURANÇA PARA DECIDIR (como diz o Joaquim).
Estávamos nesta discussão os 3 no gabinete, interrompe um médico ...um interno ...sr enf preciso de análises do sr x. Com toda a edução e respeito lá lhe disse que aguardasse 3 min que estávamos a discutir umas coisas importantes ... vimos se era emergente, do ponto de vista da clinica de enfermagem e para a continuidade dos cuidados de enfermagem, fazer a colheita...vimos que não ...podiam ter feito no dia anterior ou no dia seguinte. Problema das colegas: quem diz que não fazemos ao médico...logo áquele. Vimoa que podia ser eu. Lá lhe disse:
Dr....as colegas tão em greve, estamos todos de piquete de greve (sim porque os grevistas todos- nos serviços e em casa - integram o piquete) e vimos que não era emergente colher, blá, blá ...
O homem passou de cor ...O quê? o que lhe disse. lá barafustou e disse que ia por urgente nas análises ...Lá lhe tive de dizer que fazia bem mas arranjava um problema pra ele ...começou a exaltar-se. Lá lhe disse. Olhe estamos em greve. a greve carateriza-se pela ausencia ao trabalho. só aqui estamos, no essencial, para não deixar morrer ninguém. Portanto tem 3 opções: ou deixa para amanhã; ou se quiser a análise faz você a colheita (também aprendeu) ou tel ao laboratório para os técnicos virem colher (tb é uma competencia deles). Se colocar "urgente" como referia, então o sr dr tem mesmo que a colher porque, senão, participo de si...fez a prescrição de um cuidado urgente que sabe fazer e não fez num quadro de... O homem amainou e disse-me ...tá bem, até respeito as greves, então telefonem lá pró laboratório. Lá tive de dizer de novo, estamos em greve, telefone o sr...o n.º tá aí. Passou-se...vou participar de si e das suas colegas ...lá lhe disse, faz muito bem e deus queira que abram um processo ...foi até hoje e já lá vão mais de 3 anos.
2.ª Conclusão: É preciso ser especial pra isto? Não. sou um banalíssimo enf graduado da silva com 17 anos de profissão (depois da greve expliquei tudo à Chefe)
3.ª Conclusão: pelo que dizem os colegas nunca mais houve problemas com médicos nas nossas greves
4.ª pelo que me disseram, as colegas adquiriram um pouco mais de segurança para equacionar coisas destas. Ganharam mais respeito dos nossos parceiros médicos.
apenas referi o episódeo, porque a prática evidencia a 100% o que diz o colega Joaquim.
João Antunes
 
Espero que agente vença e lute, agora ficar lamentando e desistindo sem lutar como muitos fazem não adianta.Respostas tais como,"não adianta já é tarde". Fala sério por isso que a Enfermagem tá assim. Temos que lutar, fazer greve, se fizermos isso nós conseguiremos não só ganhar essa batalha mais também outras.
 
Pois é, só tenho 4 anos de curso e não pensava nada disto. O último comentário: Li, pensei, gostei e tou de acordo. de facto, com a correria, às vezes, não pensamos muito nas coisas ...mas olhe que os colegas com mais anos, a maior parte das vezes, infelizmente, também não ajudam muito. Agradeço porque aprendi e vai-me ser útil.
Ana Afonso
 
Querido Gardingo

Parece que tens que mudar de nome para voltares ao anonimato, o que será difícil, pois manténs sempre a mesma conversa, e no final as conclusões das reuniões são estas.
Tantas promessas desprovidas de verdade para enganar os Enfermeiros.
Mas nós não somos parvos e na altura certa estamos preparados para te retirar da caverna.
Um novo movimento pela Carreira está a surgir.
Enfermeiros pela Carreira.
Até breve.
 
Uma greve só resulta se tiver impacto na população,e para dizer a verdade acho que isso so acontece nos CS, BO e Consulta Externa,e durante muuuuiiiiiiiito tempo. 1 ou 2 dias não leva a nada, pelo menos 4 dias ou até por tempo indeterminado.
Não se esqueçam que podem perder uns dias de salário nesse mês mas vão ganhar em dinheiro e condições de trabalho para o resto da vossa carreira (que da forma como as coisas andam, deve render até aos 70 anos de idade...)
Vamos lutar, somos milhares e tempos força para isso, só nos falta vontade e união...
 
sim é inaceitável, mas infelizmente temos o mau hábito de aceitar tudo
Serão vestigios do espirito de sacrificio dos primórdios da nossa profissão?
mais valia começarmos a trabalhar em regime de voluntariado e total abnegação, e finalmente teriamos algum reconhecimento do nosso trabalho
 
estou pronto para a greve o tempo que for preciso, e é assim que deveriamos estar todos. compreendo que o pais nao está bem, mas não sou eu que tenho de o salvar. aqueles que se encheram e que continuam a encher-se mês apos mês que paguem a factura.
 
Caro gomez, venho deste meio manifestar o meu apoio ás suas ideias. concordo com tudo o que diz e já me questionei várias vezes sobre esses temas. Aliás, até já pedi informação á ordem e aguardo uma resposta.
Se quiser avançar com o movimento, pode contar comigo.
 
Olá,
Conheço a proposta do SEP, não conheço a proposta do SEN, Li hoje a proposta do governo! Li também estes comentários... só posso manifestar a minha tristeza e desilusão e dizer que mais uma vez vamos perder... as razões estão à vista! posso enumerar algumas: os insultos entre enfermeiros, a disparidade de pontos de vista em aspectos que deveriam ser claros... para isso muito tem contribuido as posições e opioniões de quem nos representa (ordem associações e sindicatos) A proposta que conheço (a do SEP) demonstra falta de visão e ambição... Não percebo nem entendo as razões de tal proposta, se calhar o problema é meu! tou triste.
Cumprimentos,
Jorge
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!