quinta-feira, janeiro 08, 2009

40/200


O tempos passam, os parajeitosos e habilidosos vão surgindo. Agora são as Doulas. Estão na moda. Ter uma Doula é in. São usurpadoras puras (link), mas as celebridades (como é o exemplo da Margarida Vila-Nova) gostam e acham que são pioneiras e inovadoras ("Margarida deverá dar entrada na maternidade entre o dia de ontem e hoje, prazo máximo para dar a luz o primeiro filho. Segundo conta uma amiga, a actriz está muito tranquila:" A Margarida está a aguardar o nascimento com muita calma.Tem ajuda de uma doula [uma mulher com experiência de maternidade que acompanha a mãe em todas as etapas, desde a gravidez ao parto, passando pelo nascimento] e isso tem-na tranquilizado bastante." diz à amiga."). Levam entre 40 a 200 euros por "visita" ao "cliente", fazendo o trabalho que um Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica deveria fazer. Se quem fizesse a "visita" fosse um(a) Enfermeiro(a), estes valores cairiam para 1/3 ou 1/4. Acho que o problema está mesmo na palavra "Enfermeiro(a)".

A maior associação de Doulas no nosso país é a Associação Doulas de Portugal, e o mais interessante é que algumas Doulas são Enfermeiras (também há aquelas que nada têm a haver com o campo da saúde, sendo que a maior parte provém de formações académicas parcas em saídas profissionais - terapeutas energéticas, relações públicas, antropólogas, hipnoterapeutas e coisas do género - e encontram nesta vida um escape de sobrevivência).

Mas fiquei a pensar porque é que os profissionais de Enfermagem que constam entre as Doulas de Portugal, se apresentam como Doulas e não executam o seu trabalho como Enfermeiros(as)?

Mas isto sou eu a pensar...

No entanto, o que se constata é que a família vai crescendo: temos Doulas, Toulas, Paramédicos, Podólogos, Astrólogos, Farmacólogos, Geriatro-mágicos e tantos outros cogumelos que até vamos perdendo a conta...

Comments:
De facto já me tinha questionado acerca desse assunto, mas tinha sossegado a minha curiosidade pensando que pelo tipo de trabalho seriam todas enfermeiras...sério que sim...grande ingenuidade a minha...
 
Vou-lhe dizer uma coisa dr. enf., concorde ou não, devo-lhe dizer que gosto da sua sua escrita que resvala entre o cómico e o agressivo. Seja como for acho que este blogue atingiu a fama que tem graças à sua escrita peculiar.
Bravo!!
 
Acho que o problema é mesmo o nome
 
Dado que vivi a experiência de ter aulas de preparação para o parto em conjunto de minha esposa, ministrado por doulas, e de sermos ambos enfermeiros, fiquei com a sensação que a preparação teórico -prática estava bastante convincente e bem elaborada.
No fim, fico com pena porque é um trabalho que podia ser feito por colegas da especialidade ou mesmo generalistas, Mas isto é assim, quem quiser vai e abre um centro de formação. É também uma questão de ter espirito empreendedor e de saber montar um negócio.
 
parabens mais uma vez caro doutor enfermeiro por nos manter informados.


onde ficam as especialistas de medico cirurgica neste lindo quadro de doulos ? o que diz a ordem?
vai marcar reuniões durante 9 meses...e mais reuniões...e vão chegar á conclusão que é mais uma especialidade

é uma vergonha o que está a acontecer.flor
 
parabens mais uma vez caro doutor enfermeiro por nos manter informados.


onde ficam as especialistas de medico cirurgica neste lindo quadro de doulos ? o que diz a ordem?
vai marcar reuniões durante 9 meses...e mais reuniões...e vão chegar á conclusão que é mais uma especialidade

é uma vergonha o que está a acontecer.flor
 
Então mas não é a OE que se tem que meter ao barulho??????


caramba...
 
A OE como sempre... perdida nos seus pensamentos éticos...
 
Quando é que se pode parir nas farmácias?
 
há mais de uma década nos EUA alguém propôs acabar com os enfermeiros hoje e apresentar os mesmos enfermeiros no dia seguinte com outro nome,precedido do titulo de Dr., defendendo que esta era a resolução para os problemas da enfermagem. mas as puristas não gostaram. na verdade concordo com as puristas
 
Grande post, já era necessário alguma intervenção por parte da OE, em mais um campo do nosso labor.
essas Toulas e os astrólogos e os geriatro-mágicos são de facto as restantes estirpes que vão proliferando no reino da saude.
a espécie enfermeiro, por sua vez, tem os seus genes dispersos, muito por culpa de alguns seus homologos que disseminaram (leia-se: ensino, formação) para outros cruzamentos genéticos.
nestes ensinos basta folhear páginas de um qualquer jornal, e na formação encontra-se cursos de geriatria de 6 meses, auxiliar de enfermagem (sim, é mesmo auxiliar de enfermagem, ministrado pela Master-D)



bem vinda sahaisis a este espaço:)
 
Senhores enfermeiros desempregados aprendam com estas senhoras.
Isto não se trata sequer de sobrevivência, trata-se de pessoas bem remuneradas.
Há tantas áreas no mercado por explorar, mas os senhores continua a ganhar 5€/h a trabalhar em hospitais
 
Isto merecia um comunicado à imprensa feito pela Ordem.
Mas também artigos de opinião nos jornais (podem ser regionais)escritos por enfermeiros-
E e-mails enviados para Ordem e para a Direcção Geral da Saúde.
Se se sente indignado, lesado... faça-o. Não espere que outros o façam por si, isso não vai acontecer.
 
O problema é a imagem que os Enfermeiros tem neste momento, neste País.
 
Olá caríssimos,
Alguém anda a trocar umas ideias engraçadas com a LN.
http://conversamos.wordpress.com/
http://conversamos.wordpress.com/2009/01/05/pensamento-do-dia-527/#comments
Vale a pena dar uma olhadela!
Bom fim-de-semana.
 
Eu talvez não me irritasse tanto com esta temática…
Talvez haja casos de pessoas que não têm marido (mães solteiras) ou este (ou alguém da família) não queira acompanhar a mulher durante o trabalho de parto.
Talvez haja pessoas que prefiram ter ao seu lado alguém que sendo conhecedor da matéria, as possa defender da “frieza e insensatez” de alguns profissionais de saúde (médicos, enfermeiros…).
Não foram os enfermeiros que durante muito tempo disseram que eram os “advogados do doente”? Pois bem, não o fizeram, e agora vêem-se ameaçados.
Depois fala-se na especialização dos enfermeiros de obstetrícia como sendo algo fundamental. Quanto se poderia fazer nos blocos de partos e nas maternidades em prole da qualidade no tratamento desses utentes? Será que era preciso mais especialização teoria ou mais entrega no terreno?
Vejam o caso do INEM. Ou criam um modelo que seja convincente para o Ministério, ou então as brechas deixadas em aberto, podem levar ao aparecimento de outras profissões.
Digam-me também quantos partos são feitos no âmbito privado por enfermeiros? Não será isso um indicador da “autonomia” de quem se especializa nesta área? Isto é, vocês fartam-se de fazer partos nos hospitais públicos, simplesmente porque os obstetras assim o permitem. Certo?
Àh, rezem para que a Associação Portuguesa das Famílias Numerosas não venha reivindicar que o SNS comparticipe uma Doula para cada bebé nascido nos hospitais portugueses.

Saudações,
Digníssimo Cirurgião da Naifa.
 
Pena que se perca tanto tempo a dar publicidade aquilo que achamos mal.
Seria muito mais vantajoso focar as coisas boas que fazemos e os nossos colegas fazem.
Há tantos e optimos exemplos que ninguém fala...
Olha o centro de saúde da feira tem uma trabalho óptimo na saúde materna por exemplo.
 
Não percebo tanto prurido.
Os enfermeiros portugueses estão a léguas da civilização. Ainda pensam à moda colonialista, em que eles são os senhores e donos do mundo!
Qual é o problema de haver muita gente na saúde? As pessoas vão onde forem bem recebidas. A maioria das enfermeiras são arrogantes, distantes, convencidas. São uns espanta todos e depois admiram-se que as ignorem. Umas tiazonas, cheias de berlicoques e manias armadas em espertas.
Por mim também prefiro uma doula simpática do que uma Srª Enfª Enfunada, convencida e distante.

A propósito, já ouviram falar no 'back to sleep'?
É que reclamam, reclamam, mas estudar está quieto, não é?

amiga das doulas
 
Os Enfermeiros fazem lembrar aqueles tipos,muitos deles serôdios, donos de algumas Terras que não as cultivavam mas também impediam os outros de as cultivar! Os Enfermeiros não querem assumir determinadas áreas, ou porque não lhes interessa, ou porque não gostam ou porque não lhes apetece ou ainda porque lhes falta engenho mas depois enraivecem-se com aqueles que, e bem, vêm uma oportunidade de negócio ou actividade nessas mesmas áreas mal aproveitadas. Estamos numa era de competição inter-profissões, em que aquele que apresenta argumentos mais convincentes ganha a preferência do povo. É esse mesmo povo que bem ou mal escolhe livremente os cuidados de que quer usufruir e quem os presta. Esta competição é salutar, pois obriga as classes profissionais a se desenvolverem. Se a Enfermagem entender isto, não terá de se preocupar! O problema é que os Enfermeiros procuram resolver os problemas com soluções externas à profissão, quando os verdadeiros problemas são estruturais da própria Enfermagem. E não é (só) com lirismos e retórica que se conseguem resultados!
 
"Quando é que se pode parir nas farmácias?"

5 estrelas.... eh eh eh
 
Gostaria que este blog se chamasse só Enfermeiro. Como pode ser Dr. Enfermeiro se na enfermagem não existe nenhum doutoramento? Existem 3 ou 4 especialidades que ninguém passa bola? Já agora gostava de saber onde está escrita a carreira dos bacharlatos.....de enfermagem...
 
Anónimo das 3:01

Está muito enganado. Existem enfermeiros doutorados , e mais importante do que isso, muitos deles doutorados em áreas do conhecimento específicas da Enfermagem. Por exemplo o ICBAS ministra doutoramentos em "Ciências da Enfermagem". A Carreira de Enfermagem, e não a carreira do Bacharelato como diz, poderá ser consultada em http://biblio.esear.pt/pdf/Decreto412-98.pdf
Quanto às especialidades, e atestando a importância de tal título, a Ordem dos Enfermeiros vai iniciar um processo de certificação de competências com vista á especialização de todos os Enfermeiros. Tal processo foi anuido pelo governo, o que demonstra o reconhecimento desta evolução no modelo de desenvolvimento profissional.
E Já agora, os Enfermeiros têm direito ao epiteto de Doutor, uma vez que neste pais existe uma cultura enraizada (embora errada) de atribuir esse título aos licenciados. E o Enfermeiro tem uma licenciatura, o que lhe confere o uso desse mesmo epíteto á luz do lógica vigente.
 
As doulas (oops tolas) sao umas oportunistas que so querem ganhar dinheiro, porque quem cuida na verdadeira essencia do cuidar a parturiente/puerpera e recem-nascido sao os enfermeiros..
 
Que é feito do homem nobre da côrte dos Principes visigodos (GARDINGO)?

Já tenho saudades dos seus dislates
 
Existe sim doutoramento em ciências de Enfermagem no Icbas, por exemplo...
 
È com muita pena que dou razão a alguns anónimos.
Alguns enfermeiros ainda pensam que os serviços onde trabalham, sao deles, os enfermeiros sao deles, que são os maiores do mundo, INTOCÁVEIS, nada de se comprometerem na defesa da Classe.
Infelizmente muitos deles são tao tacanhas , pensam que sao tão inteligentes, que nem por os seus direitos sabem lutar. Só sabem barafustar quando nao devem e atrapalhar quem trabalha.
Esta é a triste realidade que observo muitas vezes.
Lamento, mas neste momento tinha que escrever isto.
 
A enfermagem portuguesa está a ter uma das maiores lições da sua vida. Todas essas actividades concorrentes apareceram, não só por haver novas necessidades, mas porque os enfermeiros se instalaram no alto da sua falsa iminência e não souberam "descer" para junto daqueles de quem supostamente deveríam cuidar. Perderam-se nos pensos e na administração de drogas, e deixaram o principal da sua profissão à mercê dos outros.

Mas... Vendo bem as coisas, afinal tudo o que esses outros agora fazem não são funções de enfermagem, ou são?

Geriatria? Quê, banhos, levantes, alimentação, mobilização, lazer, espiritualidade? Isso não é coisa para enfermeiros. Não andamos a estudar não sei quantos anos para fazer isso que afinal outros com muito menos investimento fazem tão bem.

Podologia? Quê? Inspeccionar pés? Não, o Sr Enf faz o penso da ferida do pé esquerdo (porque o médico mandou) e não tem nada que inspeccionar o pé são. Isso pode fazer um vizinho do doente, sem ter que ter andado a estudar não sei quantos anos. O enf tem outras coisas mais importantes para fazer.

Dietistas/nutricionistas? Quê? Falar de dieta mediterrânea, que todos conhecem sem ter que ter andado a estudar tantos anos? Supervisionar a alimentação e ajudar as pessoas dependentes? Isso não é para nós, que temos mais que nos preocupar com aquilo que realmente interessa - cumprir as ordens do médico. Qualquer revista tem conselhos de alimentação saudável e qualquer auxiliar de qualquer coisa dá o comer à boca de qualquer outra pessoa. O enfermeiro não andou a estudar para isso.

Higienista oral? Quê? Ensinar os putos a escovar os dentes? Que treta! Isso não é para gente com "tanta" formação como nós, que andámos a estudar tanto... Qualquer pessoa sabe como se escova e se não souber vai ao dentista.

Secretariado? Quê, receber doentes, mostrar-lhes as instalações, apresentar-lhes a equipa, explicar-lhes as rotinas do serviço, entregar "papéis" no dia da alta e tirar-lhe dúvidas tolas? Isso é para as secretárias de piso, porque não andámos a estudar anatomia para depois andarmos nessa fantochada.

Doulas? Quê? Acompanhar a mulher naquelas dúvidas mais estúpidas que qualquer mulher tem? Fazer de vó-vó, ti-tia? Não, isso é uma moda, para gente rica, e que pode muito bem ser feito por qualquer mulher experiente (e esperta).

... Outros exemplos virão, a seu tempo, mostrar como se paga caro frustar as expectativas dos outros.

tsa
 
Disse muito bem: "novas necessidades"
Senhores enfermeiros há necessidades no mercado, que não recebem resposta de nenhum profissional. Organizem-se! Cheguem-se à frente. Continuem a pensar na lógica do século passado e passam à história.
Ainda há necessidades sem resposta.
Qualquer dia há médicos a mais. Nessa altura até eles vão pegar nestas áreas. Como é óbvio vão ficar com elas, nessa altura não vão conseguir disputar com eles. Agora são a classe mais bem colocada, aproveitem a oportunidade.
Isto pode não parecer mas é uma oportunidade...
 
ANÓNIMO DAS 10:30:
Parabéns pelo seu comentário, não é só estes casos que disse.
Um membro da minha familia foi internado com problemas de coração e enquanto estava à espera de alguma resposta ouvi 2 enfermeiros falar...
"O que é que se passa?"
"Oh, acho que um que está bater as botas..."
Isto é o tipo de cuidados que temos pela maioria dos enfermeiros em portugal e depois queixam-se quando vão sendo substituidos por aqueles que tratam bem a população.
Acordem e sejam dignos do nome enfermeiro e não estejam nos hospitais pensar que são doutores e que mandam em tudo.

Há trabalhos que são feitos pelos auxiliares que deviam ser feitos pelos sr. dr. enf., mudar as arrastadeiras e ver que tipo de dejectos constam lá, mas não, andar 5 anos estudar pra fazer isso!!!!! ai não!!!!
 
Nos hospitais existem os voluntários, que dão umas de conversa aos doentes, dão-lhes a alimentação, apoio emocional... As doulas não são mais do quem uma espécie de voluntariado pago, e por isso acho que não colidem com o campo de actuação em enfermagem. Temos é de lhes dar valor pela gestão mediática que fizeram da sua actividade , mas não passam de umas aias modernizadas de companhia às grávidas !
 
Aos enf. que são doulas, os meus parabens, já abriram a pestana e viram que neste país ser enfermeiro nao conta pra nada, mas ser doula, tecnico geriatrico, ou outro "apendice" kk já tem valor. A isto se chama instinto de sobrevivencia.
Ser enf e ganhar 4 euros à hora(para não falar em outros valores absurdos), mais vale ir lavar escadas...
 
PESSOAL!!

ENTREM NA COMUNIDADE "TERAPIAS COMPLEMENTARES NA ENFERMAGEM", NO ENDEREÇO ABAIXO, VOTEM E DEIXEM SEUS COMENTÁRIOS.

ABRAÇO!

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=64774133
 
Estes comentários só mostram que não fazem IDEIA NENHUMA do que é uma Doula!!!

Em nenhuma altura elas querem substituir os enfermeiros... Elas estão lá para complementar os enfermeiros...

Ou vocês acham-se os supra-sumos que não precisam de ninguém!?

E a ver a forma como as mulheres são tratadas nas maternidades... Na formação de enfermagem devia haver algumas disciplinas essenciais... Ou até mesmo uma prova (concreta, real, mesuravel) das reais capacidades para aquela pessoa que se inscreve no curso, tem efectivamente para exercer futuramente essa profissão!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!