quarta-feira, janeiro 07, 2009

8 meses!


Os atropelos à dignidade da Enfermagem continuam e estão longe de atingir o seu pico máximo previsto para daqui a alguns anos. São tantos que os gabinetes jurídicos dos sindicatos já não dão resposta.

Um dos maiores factores que contribui para a dignidade profissional é o estatuto remuneratório. O da Enfermagem já era péssimo. E agora?

Como sabem, actualmente as instituições de saúde recorrem frequentemente ao outsourcing, sendo os profissionais contratados por empresas e remunerados com um valor/hora estipulado.

Os Enfermeiros batem todos os records pela negativa. Aqui bem perto há um exemplo inequívoco. Há apenas 8 meses, alguns colegas foram contratados pelo valor de 8,75 euros/hora. Em dois meses, viram esse valor reduzido para 7,50 euros/hora. No mês seguinte, 6,55 euros/hora. Após 3 meses, 5,15 euros/hora. Este mês, 4,25 euros/hora. Em apenas 8 meses!! A referida empresa também contrata médicos. Paga-lhes cerca de 11 vezes mais!

Em termos remuneratórios, nesta instituição em particular, os Enfermeiros ficam bem atrás dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica e a escassos cêntimos dos Auxiliares de Acção Médica!

Estou ansioso por ver o panorama quando chegarmos aos rácios da OCDE!!!!


Comments:
Deixo uma pergunta em aberto se possível.
Diz-se que nas instituições públicas não existe «enfermeiros» a recibo verde, então agora eu pergunto porque razão nos hospitais do exército TODOS os enfermeiros, auxiliares de acção médica e administrativos que não fazem parte dos quadro (+/- 70%) passam recibos verdes?
 
Quem zela pela dignidade da profissão de Enfermagem?
A Dignidade tb passa pela carteira, pelo estatuto remuneratório!

Ver uns ordenados a crescer á custa de outros que descem, que dignidade há nisso!

E há quem se sujeite, pois tem que pagar contas ao final do mês ou por outras razões!

Estamos a sofrer consequencias de uma causa maior, a desorganização da classe e das suas entidades que as representam.

Até quando a OE vai permanecer na obscuridade, em relação ás questões monetárias que não trazem justiça e dignidade á Classe de Enfermagem?

Alguns colegas que desempenham funções na OE são também Enf. Chefes e/ou pertencem ás Direcções de Enfermagem das Administrações Hospitalares e estes, alguns, compactuam com as Administrações em termos de controle de custos através da redução de racios da classe de enfermagem, quando tem instrumentos que provam que a necessidade de mais enfermeiros, compactuam com o não pagamento das horas extras aos colegas que as fazem, que tem esse direito, á dispensa forçada de colegas mesmo quando o SCD dá horas negativas! Até quando a OE vai permitir que esses colegas, que representam a OE, tomem essas atitudes que prejudicam a dignidade da classe, quando a mesma anda a espalhar a sete ventos a necessidade de dotações seguras para uma prestação de cuidados com qualidade e dignidade, com remuneração justa, quando os seus proprios elementos vestem outra pele ao serviço das administrações hospitalares, prejudicando os seus proprios colegas!

Até quando Sr.ª Bastonária, até quando.... Já pensou nisso?

Apelemos á OE que seja a primeira a pressionar os seus elementos que fazem parte das Administrações Hospitalares que defendam a enfermagem, que mostrem, que façam uso dos instrumentos que provem qua faz falta mais enfermeiros,que os há, que lutem pela dignidade da classe, que lutem pelas dotações seguras que tanto apregoam e que os enfermeiros a sentem diariamente com a pressão para a prestação de cuidados com a qualidade que os nossos doentes tem direito, e que nós enfermeiros tb o temos, de o prestar com qualidade, sem o stress que aumenta dia para dia.

A classe de enfermagem está a entrar em Burnout!
 
Foram os Enfermeiros que permitiram que se chega-se a esta situação.
Fartei-me de alertar os colegas para o risco de formar enfermeiros sem qualquer controle, e na altura, toda a gente me dizia que havia falta de Enfermeiros, agora...é o que se vê!!
Mas...ainda a procissão vai no adro!
 
Tenho um forte pressentimento, que dentro de pouco tempo, os Enfermeiros ganharão menos que os AAM.
É o mercado a funcionar, e este tem sempre razão!
 
Caros colegas

Os comunistas não aceitam nem aceitarão nunca uma economia de mercado. Mesmo que todos saibamos que existe. Goste-se ou não do conceito, a realidade é que o mundo se centra no liberalismo e/ou neoliberalismo e na Economia Global de Mercado. E as regras são claras neste tipo de economia.
E, como se sabe, os comunistas governam do ponto de vista político, há pelo menos 5 anos a Ordem dos Enfermeiros.
Como podem eles compreender algo que nunca entrará no seu léxico?
Até ao fim dos seus mandatos vão limitar-se a recusar que esta Economia de Mercado Global existe mesmo. E vão continuar por lá muito e bons anos. Pefeitamente expectável e legítimo.
A governação da OE é e será sempre Comunista enquanto muitos dos seus líderes por lá se mantiverem.
As ideologias são muito claras e transparecem aos olhos dos mais atentos.
Por isso, e até ao fim dos seus mandatos, esta é uma área de intervenção da OE que não sofrerá qualquer alteração.
Para muitos será uma surpresa, mas esta é mesmo uma questão de política. A governação da OE é de esquerda, comunista, e assim continuará a ser. Daí as medidas implementadas desde 2001 na OE serem tão nefastas para a generalidade dos seus profissionais. Estas medidas têm afastado os profissionais de Enfermagem da realidade do próprio país, e consequentemente da Europa e do Mundo civilizado. A desencontro é profundo entre o que a esquerda comunista define e a realidade do Mundo.
E continuará a ser assim até ao final, pelo menos, deste mandato.
Mas, uma vez mais pergunto: não foram os Enfermeiros que acederam a mais um mandato da Sra. Bastonária Maria Augusta? A consequência seria facilmente previsível. Os resultados estão aí com as consequências nefastas que se conhecem, principalmente para os mais jovens que chegam agora ao mercado de trabalho. Muitos o sabem e há muito tempo que tinham alertado para este tipo de problemas. Preparem-se pois porque ainda estamos no começo. Outras consequências se seguirão. Infelizmente! Não me regozijo. Mas estou certo que pagaremos cada vez mais caro a nossa inoperância e o nosso desinteresse em discutir matérias tão relevantes como esta.
 
Só lamento que a proposta/reclamação do SEP, com tanto floreado, ´só se resume a uma coisa: CONTINUAR A PROTEGER OS CHEFES, OS SUPERVISORES, OS MAIS ANTIGOS, A ESCUMALHA QUE COMANDA A PROFISSÃO HÁ UMA CARRADA DE ANOS. Eles não avançam um passo sem levar atrás os lobbys da classe. Por isso é que estamos como estamos e não vamos senão onde eles nos quiserem levar.
PERGUNTO EU qual é o VERDADEIRO problema de a enfermagem ter duas categorias? A quem é que isso incomoda? Quem é que perde com isso? São as mulas que trabalham ou os que assentaram o cuzinho no poiso e não querem sair de lá nem ter companhia?
Enquanto forem esses dinossauros a dizer o que é bom para toda uma classe, continuamos em declive... ACENTUADO! a PROPOSTA DO SINDICATO É UMA BOA PORCARIA.
pERGUNTO TAMBÉM: porque é que a proposta de carreira dos enfermeiros diz sempre que para lugares de gestão o enfermeiro tem que já ter experiência na área? Com os médicos, que se saiba, não há essas regras. O director de serviço de onde estou nunca na sua vidinha teve qualeur responsabilidade de gestão e ocupa agora o lugar. PORQUE É QUE OS ENFERMEIROS ESTÃO SEMPRE A IMPEDIR QUE HAJA ESPAÇO À COMPETÊNCIA E ESTÃO SEMPRE A GUARDAR OS LUGARINHOS PARA OS SEUS BUFOZECOS? sim, porque com a nova carreira tá bem que se pode acabar com o poiso dos ditos chefes, mas eles já estão a tratar de deixar a caminha feita para os seus antecessores.
COM CARREIRAS DESTAS, VOU ALI E VENHO JÁ...
NÃO CONTEM MAIS COMIGO PA NADA! e SE FOR PRECISO TRABALHAR A 1 EURO/HORA IREI.
 
Mais uma vez um post fantastico DE, os meus sinceros parabens...cada vez se enterra mais!!

Quanto à questao salarial em si, não entendo a sua indignação e comparações com outras classes senão vejamos:

- A comparaçao com a classe médica, enfim, não faz qualquer sentido, é como misturar "alhos com bugalhos" sendo assim mais uma demonstração da sua enorme frustração diária...

- Em relaçao aos técnicos superiores de diagnostico, é que a coisa muda de figura. Se for ao site da Cespu (por exemplo) encontrará que um tecnico de cardiopneumologia se forma numa escola superior de saude (tal como os enfermeiros) e por tanto pertencente ao ensino politecnico e nao ao universitario (tal como os enfermeiros), e como se isto nao bastasse, tem duraçao de curso 4 anos (tal como os enfermeiros)... Gostaria que me explicassem entao porque e que deveriam ganhar assim tanto a mais que estes tecnicos... e nao me venham falar nas funções que cada um exerce porque na enfermagem ha de tudo e como sabemos, no dia a dia dos serviços hospitalares o trabalho de um enfermeiro nao é assim tao especializado ( lavar doentes, alimenta los, manipulaçoes, admnistração de farmacos....)

- Quanto aos auxiliares, obviamente e porque nao sou cego, nem hipocrita, é uma vergonha que algum dia um salario de qualquer tecnico se iguale ou aproxime sequer ao dos respectivos auxiliares...

Acho que ja e hora de parar com tanta hipocrisia... situaçoes que sao tantas vezes criticadas neste blog (como o caso das vacinas e farmaceuticos) sao logo a seguir defendidas, so mudando o figurante ( prescriçao por enfermeiros p.e.)...

Depois a verdade é que não ha quem leve os enfermeiros a serio...começando nos proprios.

abc
 
Caros Colegas,
caindo novamente no erro de culparmo-nos a nós mesmos, a verdade é mesma essa. Aplica-se cada vez mais o provérbio de quem semeia ventos colhe tempestades...
A ansia de todos nós queremos ganhar mais e mais, com duplos e triplos empregos gera em última instância a actual situação. De quem é a culpa? Não é da Ordem, nem dos Sindicatos mas de todos e cada um de nós. Quando mudará este panorâma? Quando um enfermeiro, ao qual lhe propõem ou pagar menos do justo ou o desemprego,tem a coragem de manter a sua dignidade, honra e sobretudo orgulho na profissão que representa todos os dias dizendo que não a tais propostas!

Saudações Internacionais
enfermeirointernacional.blogspot.com
 
Olá,

Sem comentários...



Abraço
 
Gostei imenso de ler o comentário do anónimo das 12:06PM, exposto brilhantemente que até arrepia.
É pena que a maioria dos enfermeiros não tenha esta lucidez.
 
para quem ainda é jovem:
mudem de profissão, se querem manter a dignidade. esses valores são uma falta de respeito
 
MAS AINDA HÁ MUITA GENTE QUE PENSA QUE OS ENFERMEIROS GANHAM BALURDIOS.
 
Ao anónimo das 12:06, apoiantes, seguidores e todos os que ficaram arrepiados com tanta eloquência, pergunto: não têm acompanhado as notícias? Ou andamos a perceber coisas diferentes sobre o mesmo assunto? Não foi o MERCADO, esse GULOSO, que acabou de provar que não se basta a si mesmo pois quando se viu AFLITO foi a correr ter com o ESTADO?

Então, ao anónimo das 12:06, apoiantes, seguidores e todos os que ficaram arrepiados com tanta eloquência, pergunto novamente: o que seria da sociedade se o ESTADO fosse aquilo que o neoliberalismo pretende?

E já agora anónimo das 12:06, apoiantes, seguidores e todos os que ficaram arrepiados com tanta eloquência, onde é que se enquadra a saúde nessa lógica do MERCADO que supostamente deveria dominar as nossas vidas?

PS
Essa casséte sobre o comunismo já cansa e a ideologia que se discute já não tem esses contornos. Vê-se mesmo que andou de tesoura e frasquinho de cola a compôr o ramalhete. Xiça!
 
Na minha empresa pagam aos enfermeiros 7,50euros e aos médicos 40 euros. Já n peço para nos pagarem tanto como os médicos, mas que a diferença não seja tão grande!Temos a mma ou mais responsabilidade que eles, a carga de trabalho é maior... a diferença é k somos escravos e eles não.
 
Para quem diz que a ENFERMAGEM é uma profissão com pouca ou nenhuma RESPONSABILIDADE...Aqui vai uma ANEDOTA:

Sr. e Sr.(as) blogistas, "Crentes na Omnipotência da Classe Médica", num vosso qualquer internamento hospitalar, o Sr. Doutor prescreve Morfina (analgésico opiáceo), o enfermeiro ("o dito profissional com pouca responsabilidade e poucos conhecimentos"), perante queixas algicas intensas, prepara e administra ("os ditos procedimentos com pouca ou nenhuma ciência/sabedoria") 20 ml desse fármaco ("o dito mero auxiliar do Sr. Doutor, perante a exacerbação das algias, com base na sua lógica dita não fundamentada, acha que 20 ml é uma quantidade aceitável")...Em fracções de segundos injecta essa seringada de morfina (sem prévia diluição, porque o enfermeiro nada percebe de farmacologia)...E...UPS...MORRERAM.

Claro que a culpa não foi do enfermeiro, COITADO ele não tem culpa de ser "o dito ignorante na matéria"...COITADO ele não tem culpa de não saber os efeitos secundários da sobredosagem do fármaco (depressão respiratória)...COITADO nem sequer sabia que o farmaco não podia ser administrado sem previa diluição.

Cada Profissional de Saude tem as suas próprias responsabilidades na Pratica Clinica...Nenhum executa as suas funções sem um sedimentado corpo de conhecimentos...No meu dia-a-dia Profissional tenho sempre presente o PESO DA RESPONSABILIDADE DE DIGNIFICAR E PRESERVAR A VIDA HUMANA.

Orgulhosamente enfermeira, PlanetaM (M de Marlene)
 
Vamos fazer a reuniao!

E mudar o rumo desta maravilhosa profissão!

As comparações com salários de outros é de facto legítima qd as diferenças são grds. Mas tb temos de ser mt mais diferenciados, em todas as vertentes (e todos sabemos do q estamos a falar).

Qt a salários de médicos, n sejamos tão malucos de os criticar, tb nós gostariamos de estar a ganhar o q eles ganham, aqui está a lei da oferta-procura, mas daqui por uns 6 anos o cenário muda, digamos aproveitem enquanto a lei de mercado funcionar a seu favor.

Qt a nós e os TDT, pois, valoriza-se neste momento mais o trabalho técnico do que todo o trabalho dito de menor tecnicidade. Promovem-se nas instituições que fazer um ECG é mais importante q fazer a higiene pessoal de um dte dependente. Como nunca se pergunta ao dte o que mais o agrada, ficamos pelo que é menos sujo, como o mais sofisticado e por consequencia mais bem pago. Estou certo, que ao dte pouco ou nada lhe diz fazer um ECG, agora estar imundo durante minutos o incomoda em demasia.
Qd tem fome, sede, dores não pede ao TDT, ao AAM, ao médico para lhe suprimir tais necessidades, que são mt fáceis de superar, mas que poucos se chegam à frente para o fazer, dizem outros: é demasiado fácil, sem técnica, sem diferenciação. Se é assim, pagam mt bem para fazer coisas tão fáceis.

Todos sabemos que temos enfermeiros de grd craveira intelectual, de grd tecnicidade, de grd autonomia, promotores de saúde e bem-estar ao mais alto nível na sociedade portuguesa.

Vamos reunir, promover debates, ter a coragem de sair do anonimato, deixar o subalternismo, promover a enfermagem tal como ela merece.

Concentração máxima na nossa profissão e deixar os outros com os seus problemas. Pq não queiram saber a guerra e ambiente hóstil que se vive nas urgências com médicos de 1ª e médicos de 2ª. entre eles só falta tiroteio. Por isso, vamos lutar sem nos referirmos aos outros.


cumprimentos

Sugestões para a reunião.
 
é realmente uma vergonha! não consigo é perceber a apatia presente das entidades competentes...talvez daqui a algum tempo perceba

Parabéns pelo excelente blog;)
 
Estimados,
Esta "manifesta e sistemática tendência" para a comparação de ordenados entre classes, nomedamente a médica (quais sentimentos recalcados...O SONHO - lindo), serve apenas para isso mesmo: termos de comparação. Digamos que para se encetar qualquer ronda ou proposta negocial, nomeadamente regimes remuneratórios - carreiras ou o que quiserem; é necessário ter-se realizado uma "prospecção de MERCADO - irra palavra com semântica danada.
Ora bem, a velha e FALSA questão da "responsabilidade"... Então é assim, qualquer licenciado em medicina ao sair lá das antecâmaras dos horrores (daquelas que têm cabeças embalsamadas e que são motivo de orgulho e causa maior para aparecer como notícia "bombástica" em horário nobre, de preferência ao jantar - malvado meliante que teve o azar de viver no país errado numa época também ela errada (talvez se enquadrasse melhor na época actual a pena capital que o condenou ao fogo dos infernos; contudo teria de haver uma formação exponencial de técnicos superiores de decapitação, vulgo carrascos ou uma produção industrial de gilhotinas, tal a demanda e tais os meliantes, mas como os tempos são de crise, o mais provável era não haver pirites suficientes, muitos menos do que aquelas que Aljustrel poderia debitar para o "MERCADO", dizia, vêm formatados da mesma maneira (uns mais que outros). Depois seguem a sua vidinha e se "tiverem sorte" vão acabar o resto dos seus fartos dias a fazer aquilo que "gostam".
Ora assim o é com os enfermeiros. Porque dizer que um enfermeiro de uma enfermaria faz o mesmo do que um enfermeiro de uma urgência, bloco operatório, UCI o centro de saúde é uma manifesta demonstração de ignorância, ou pior do que isso, malvadez.
Assim, não me parece de todo justo as diferenças remuneratórias ABISMAIS existentes entre classes profissionais. Como se não bastasse foram colocar o cordeiro bem no interior do covil da fera. O ministério da saúde não pode ser mais um sindicato independente de médicos. É uma verdadeira vergonha.
Como é possível negociar uma carreira quando parte dos intervenientes são "agentes dissimulados" e mentores do status quo?

Quanto à reunião, já aqui em tempos se ventilou possibilidade. Falou-se até em usar as intalações da ordem e no fundo, de todos nós, mas não sei se será boa ideia...
Estarei atento ao evoluir da situação.
 
Tanto se falou da "tal" reunião, mas até agora ... só rumores!!!

Vamos a ela!!!
 
está para abrireste mês o hospital privado no norte HOSPITAL DA BOA NOVA os angariadores de pessoal foram "beber" ao hospital da Trofa, tambem este de gestão privada,que salarios estão a propor aos colegas? está tudo muito calado há falta de empregos ....
 
Para o anónimo das 12:06, uma pequena nota.
Lamento que tenhas sido criado numa geração onde se dizia que os comunistas comiam as mães e as criancinhas ao pequeno almoço ou então que os velhinhos eram mortos com injecções atrás da orelha, já percebi que nem sequer deves saber o que é o comunismo, começariamos logo por dizer que a trabalho igual salário igual, ou seja, como os comunistas que gerem o sector privado aprenderam esta máxima, toca de regular os salários por baixo, valha-te a santa ignorância e esqueçe o que te passa pela cabeça...deve ser por causa dos comunistas que a europa e os eua estão em recessão? Parvoíces, sabes o que é o capitalismo? Estudasses!

Para o anónimo das 3:14
"CONTINUAR A PROTEGER OS CHEFES, OS SUPERVISORES, OS MAIS ANTIGOS, A ESCUMALHA QUE COMANDA A PROFISSÃO HÁ UMA CARRADA DE ANOS."
Perdoai-lhes Senhor que eles não sabem o que dizem, a profissão tem vindo a cair porque alguma escumalha que gostava de ter ido para medicina aterrou na enfermagem e como não gosta do que faz, trata de destruir a enfermagem, com a sua atitude e a sua suprema ignorância, os mais velhos sempre lutaram para que a enfermagem se dignificasse, fica a saber que o numero de enfermeiros nos serviços foi crescendo ao longo dos anos e só recentemente, quando surgem os SA é que se começou o corte. Não pretendia chamar-te BURRO com todas as letras mas essa de chamares escumalha a colegas teus, revela a M*RDA que tu és...vai-te catar!
"São as mulas que trabalham ou os que assentaram o cuzinho no poiso e não querem sair de lá nem ter companhia?" Sabes uma coisa? não te quero chamar colega porque tu não sabes o que é o respeito pelos outros...Trabalho há muitos anos na enfermagem e nunca vi nenhuma mula a trabalhar comigo, mas que vejo um asno à solta , lá isso vejo...
"pERGUNTO TAMBÉM: porque é que a proposta de carreira dos enfermeiros diz sempre que para lugares de gestão o enfermeiro tem que já ter experiência na área? Com os médicos, que se saiba, não há essas regras. O director de serviço de onde estou nunca na sua vidinha teve qualeur responsabilidade de gestão e ocupa agora o lugar." POis é, se estivesses com atenção ficavas a perceber que é por causa dos supremos DR que nos governam nos hospitais e que nunca tiveram experiência de gestão, chegamos ao sítio que chegamos, será que tens alguma dúvida que se os enfermeiros a quem tu chamas de escumalha tivessem poder de decisão efectivo, estavamos como estamos? Reza e pede a Deus que nunca te abandone...
"NÃO CONTEM MAIS COMIGO PA NADA! e SE FOR PRECISO TRABALHAR A 1 EURO/HORA IREI." Disseste tudo meu caro, é por causa de quem aceita trabalhar por esse preço que as coisas acontecem, garanto-te que se me propusessem uma coisa dessas, não ia trabalhar como enfermeiro, preferia uma caixa de um supermercado ou trabalhava de mulher a dias. podia não ganhar mais, mas a responsabilidade tem um preço, sabias?

Pensando bem, estás desculpado pela minha parte porque já desabafei, pois na realidade estou farto de ver tanta ignorância e hipocrisia e tal como dizia o poeta "a IGNORANCIA É MUITO ATREVIDA"
Pela ENFRERMAGEM e sempre com a ENFERMAGEM
um bom ano para todos os colegas ENFERMEIROS
 
Na minha opinião, os Enfermeiros passam grande parte do seu tempo a fazer tarefas pouco diferenciadas (cuidados de higiene, alimentação dos doentes, mobilizar e posicionar doentes), tarefas essas que podem, (a maior parte das vezes) ser executadas por pessoal com muito menos formação.
Em muitos paises, estas tarefas não são executadas por Enfermeiros, ou seja, por mão-de-obra mais barata e menos especializada.
Desta forma como podem os Enfermeiros pedir melhor remuneração?
Quem vai pagar muito dinheiro por um técnico que passa a maior parte do tempo a lavar doentes?
Sei que é um assunto muito polémico, mas a realidade crua e dura é esta!
 
Para o (melhor dizendo: a) anónimo das1:02 PM

Dizes: "...preferia uma caixa de um supermercado ou trabalhava de mulher a dias". Sabes porquê?
Porque nem sequer para trabalhares como "mulher a noites serves".

"Pela ENFRERMAGEM e sempre com a ENFERMAGEM
um bom ano para todos os colegas ENFERMEIROS" - chefes, supervisores e directores daqui saídos. Foi o teu esquecimento.
 
aO ANÓNIMO das 2:57 PM

Parabéns. Acertaste no ALVO.
 
Do anónimo das 12:06
para o anónimo da 01:02

Quero antes de mais agradecer a excelência da argumentação e o domínio de tanta informação, conhecimento e saberes.
Felizmente que existem hoje em dia pessoas tão pragmáticas, esclarecedoras e bem informadas que nos ajudam a encontrar o caminho seguro. Abrem-nos os olhos e orientam-nos no caminho. Que posso eu dizer perante a força de uma argumentação tão sólida? Obrigado por me ajudar a orientar no meu caminho e pelos conselhos tão sábios. Felizmente existem hoje pessoas esclarecidas e esclarecedoras. Obrigado.
 
caro colega das 2.57 esta tua opinião demonstra que estas na profissão errada a enfermagem não é aquilo que descreves.

1-lavar um doente (deveras avaliar as caracteristicas da pele...que cuidados a ter com esse doente, como vestir o pijama como fazer o levante..

2-Administrar a alimentação (Como administrar dependendo da patologia...que tipo de dieta...posicionar o doente de acordo com a patologia para se alimentar...de que lado vou administrar a alimentação... ,dependendo da patologia.Como iniciar a dieta oral ou seja se liquida se mole de acordo também com a patologia...

3-posicionamentos- como posicionar o doente,evitando anquiloses pé equino escaras...evitar posições viciosas..


Só para estas pequenas coisas o enfermeiro têm que ter conhecimento técnico-cientifico isto não poderá ser feito por uma pessoa sem formação não chega ensinar(os doentes não são todos iguais SÃO PESSOAS )
Todos estes actos de enfermagem deverá ter como finalidade a recuperação e a integração do individuo na família na sociedade.
O enfermeiro ao dar banho deverá ensinar o doente /familia ...

Caro colega mesmo para colocar uma aparadeira é preciso ter conhecimento da patologia do doente,se elevo a cama se baixo como baixo para colocar a aparadeira, atitudes tão simples mas executadas sem erros são fundamentais para a optimização dos cuidados levando á recuperação do doente.flor
 
Para a anónima das 1:01 AM.

Uma pergunta: tu és muito limitadinha, não és? Dessa argumentaçãpo nem as "enfermeiras equiparadas" logo a seguir à revolução se lembraram par justificar a m$#dª que têm dentro da cabeça.
 
Caro colega das 1.01:
Se calhar até estou na profissão errada...mas sinto-me realizado com o papel que desenvolvo no meu serviço, tenho autonomia, desenvolvo tarefas diferenciadas, e os restantes profissionais da equipa multidisciplinar e os doentes confiam em mim e reconhecem o valor do meu trabalho.
Confesso que já trabalhei num serviço de Medicina e senti-me frustrado porque grande parte da minha actividade poderia ser realizada por AAM com alguma formação, senão vejamos:
- Porque tem de ser o Enfermeiro a dar banho ao doente acamado (cronicamente) quando em casa essa tarefa é efectuada pela ajudante domiciliária, vizinha ou qualquer outra pessoa? Ou será que tem de ser o Enfermeiro a ir dar o banho a todos os doentes que se encontram acamados nos seus lares?
Esta é a minha opinião e dificilmente mudará. Acho muito mais interessante o modelo Espanhol, onde o Enfermeiro tem um papel mais diferenciado, e isso nota-se também em termos remuneratórios.
 
caros colegas. aqui se ve a desordem concreta deste mundo de "enfermeiragem". quando não nos conseguimos entender connosco próprios e mudar nos nossos serviços e começar a resolver os problemas, o que queremos nós? quando é nos próprios serviços que os atropelos são sentidos e nos calamos... todos nós-vós que tão atentamente escrevem e comentam. é graças a esta cobardia (também) que chegamos a este ponto. defendam e defendam-se começando no próprio serviço, na instituição onde exercem a vossa profissão. ai sim seremos melhores e podemos depois ter a "tal reunião". cumprimentos
 
Concluo de igual modo que o "mr" a enfermagem desenvolve-se por aquilo que fazemos(deviamos fazer ) nos nossos serviços. O que é que nós nos propomos a fazer de diferente nos nossos serviços para além daquilo que é o básico, e que nos fartamos de criticar mas continuamos a fazer por ser mais cómodo.
Realmente sente-se no ar muita "enfermeiragem" e quem não quer ser lobo não lhe veste a pele....o ser humano é o mais adaptável do reino animal e como tal quem não está bem, ou luta no local de trabalho ou então mude de ramo...
não gostei de ver dois comentários, um que parece insinuar que a culpa do estado da nação é dos enfermeiros chefes e outro que insinua que os enfermeiros equiparados são menos enfermeiros que os outros...
ah! cuidado que a Espanha está aqui ao lado e só tem de melhor alguns salários (já há exploraçao de enfermeiros portugueses) falem com quem trabalha no sector privado e perguntem como é que por lá vão por exemplo os cuidados de assepsia!
A nossa união passa por aceitar a diferença e nós enfermeiros não somos todos iguais...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!