sexta-feira, janeiro 16, 2009

Aplausos?

"Médicos e Enfermeiros aplaudem medidas anunciadas por Sócrates" link
.
"Os Médicos e os Enfermeiros aplaudiram as medidas anunciadas, esta quarta-feira, por José Sócrates, no primeiro debate quinzenal do ano, que foi dedicado à Saúde, sobretudo a antecipação para 2009 da meta de 8200 camas para cuidados continuados e o aumento do número de profissionais de saúde" link
.
Os Enfermeiros sim, acredito que aplaudam (aplaudem quase tudo). Os Médicos mostraram-se mais interessados em demonstrar a sua preocupação com o previsível (?) excesso de Médicos e uma possível e consequente conjuntura de desemprego ("tratar" de quem "trata").
Prioridades diferentes. Estratégias diferentes. Evoluções sócio-profissionais diferentes.
.
"O bastonário da Ordem dos Médicos começou por destacar o facto de, desde que o número de vagas nas faculdades de Medicina aumentou, «a situação do número de médicos em Portugal está resolvida a curto prazo», não sendo por isso «necessárias medidas de excepção», ou seja, «absolutos disparates» (...).
Depois de, «durante muitos anos as faculdades de Medicina não produzirem os números de médicos suficientes», a situação está agora «resolvida» e «dentro de pouco tempo teremos o número de médicos suficientes», reforçou Pedro Nunes.
" link

Comments:
Meus caros, tudo o que sobe desce.É tudo ciclíco. Continuem a dar o vosso melhor enquanto profissionais de saúde, sem baixarem as defesas porque acredito que realmente melhores tempos estarão para chegar...
 
Dr. Enfermeiro: Passei no site do SEP e vi a sua posição, com a qual aliás concordo. E está longe de concordar ... Para não meter tudo no mesmo saco (enfermeiros concordam) penso que no Post seria ajustado fazer um ling para a nota do SEP.
 
Ordem e sindicatos reuniram-se hoje (16 de janeiro)... novas negociações previstas para 19 de janeiro.
[noticia colocada no site da OE]
 
Cristiano Ronaldo?
Claro que joga muitíssimo bem. Talvez até seja o melhor do mundo, embora tal proeza é tremendamente discutível. Hoje posso achar que sim, amanhã já não, e no dia seguinte voltar a ter a opinião de hoje...
A questão é que ele representa uma indústria (a do futebol) que não se pode gabar de “boa saúde”. Veja-se a relação entre o Pinto da Costa e os árbitros, veja-se o Bibi do Benfica ou até o golo do Sporting frente ao Rio Ave na passada quinta feira...
E as polémicas em torno das práticas pouco transparentes da FIFA (O Joseph Blatter anda com receio do Andrew Jennings)?
E o Off-shore da Madeira ou o estilo “Jardinista” do Alberto?
CR (7) representa um país que investe em Estádios de Futebol, mas deixa ao frio os putos nas escolas, e permite que os acamados morram aos poucos nos hospitais e nos lares.
Claro que é de louvar o seu trabalho e a sua capacidade de persistência e de luta. Mas daí, até ter o país parado por sua causa, vai muito (ou deveria ir...).
Fico nauseado em ouvir um Secretário de Estado do Desporto, dizer que se Portugal organizar o Mundial de 2018, isso não vai custar nada aos portugueses. Só faltava dizer que tínhamos apenas de pronunciar as palavras mágicas “ABRACADABRA”!!!!!
As pessoas ainda não perceberam que o Cristiano é um “trunfo” importantíssimo, mas no seio de uma grande equipa, que se chama “Manchester United”. A mesma que tem um treinador que alguns até dizem que foi um pai para o Ronaldo. O seu desempenho na selecção comprova que não estando ele resguardado por essa equipa, o seu rendimento poderá ser bem menor.
Alguém ligado à organização do Mundial da África do Sul, apressou-se já a dizer que era uma pena se Portugal não participasse na prova, uma vez que detêm o exponte máximo do marketing futebolístico mundial. Portanto, Portugal corre sérios riscos de ir até Joanesburgo, não por mérito próprio, mas porque os interesses de uns se sobrepõem aos de todos.
Fiquei espantado que a nossa bastonária não tivesse aparecido junto da Dona Dolores para a felicitar pelos sucessos alcançados pelo filhinho...
Já que falamos em heróis, que tal dar uma olhadela em “Chesley B. Sullenberger III” (US Airways; voo 1549)... Tratamento diferente para feitos (INDISCUTIVELMENTE) diferentes!
 
caro doutor enfermeiro, não concordo com este poster, o 1º ministro passou ao lado das perguntas mas falou muito e não disse nada.

nós enfermeiros sabemos quanto tempo levam as equipas de gestão de altas a resolver os problemas dos doentes enviando-os para os cuidados continuados e paliativos ( 4 a 6 meses )também sei que há poucas unidades mas quem ouve este Sócrates e está fora do meio até parece que ele fez muito.Unidades de Saúde Familiar criou um grande número , se quero uma consulta demoro 3 meses a ter, não é por acaso que as clinicas e consultorios ficam perto dos centros de saúde.
Vámos a um hospital á urgencia somos atendidos por jovens medicos que só fazem urgencias,. hoje num hospital amanhã noutro e vão trabalhar para onde lhe oferecem mais dinheiro e melhores condições de trabalho, não há nenhuma ligação com a instituição.
O que se vai ver em 2009 é que quem têm dinheiro vai ao privado o público será para os pobres ...quando Francisco Louçá perguntou se Sócrates sabia que no H.S.J estavam a construir quartos particulares para as pessoas com dinheiro que resposta o 1º ministro deu ? nenhuma.( vaí existir no HOSPITAL PUBLICO tratamento diferente para pobres e ricos ).
OS enfermeiros que tratarem esses doentes (desses quartos) vão ganhar mais ? ou vai ser como os SIGICS em que só ganha quem opera, quem segue o doente no internamento continua na mesma.Estes doentes que são operados em série enchem os bolsos de quem ? ...O 1º ministro diz que se operou mais ,e porquê ?
Porquê é que num dia normal fazem uma cirurgia nos SIGICS fazem 4 ( isto é que o povinho não sabe nem os jornalistas ).

Esta saúde vai de mal a pior ...flor
 
Creio que deixamos passar todas as oportunidades, AGORA NEM UMA GREVE GERAL DE ENFERMEIROS, nos vale...porque os enfermeiros estão divididos e não haveria ADESÃO à greve.
MAU TEMPO ESPERA ESTA PROFISSÃO..
OS MELHORES JÁ ESTÃO A PARTIR, LONDRES É A META.
 
É estilo do nosso demagogo mor, mais conhecido por Primeiro Ministro.
Os enfermeiros não têm nenhuma razão objectiva, concreta, para o aoiarem, pois muito do dinheiro que cresce no SNS é roubado aos enfermeiros.
É estilo desse subproduto da retórica - o markting que criou esse epifenómeno socrático, começar a resposta a qualquer pergunta por chamar a tenção para qualquer ponto fraco real ou imaginário do interlocutor. Aí fixa a tenção de quem tem pachorra para o ouvir. Depois, quando o ouvinte estiver no ponto de detestar e esconjurar quem teve a ousadia de fazer tal ou tal pergunta é que ele diz algo, quando diz.
Depois vêm os comentadores dizer que ganhou os debates.
Ganha-os todos enquanto este subproduto da retórica barata, continuar a gozar com a estupidez de quem o elegeu e come à tripa forra as gorduras do SNS.
Os médicos não lhes faltam razões para o apoarem, pois a vaca sagrada, nunca teve tanta liberdade nem tal extensão no campo do pasto, por isso dá tanto leite.
Os enfermeiros não me parece que tenham a mínima razão para levar a sério o que ele diz.
Basta olharem à forma como são tratados pelos rapazes da vaca, donos e senhores do SNS.
Se querem uma prova concreta aí está a carreira de enfermagem transformada em véu de Penélope: fazem de dia o que desmontam de noite.
Se algum enfermeiro apoiar o que socrates diz sobre saúde ou função pública, ou é doido ou gosta muito de côdeas de pão duro.
A OE desde que não os obriguem a pensar e, muito menos a agir, de molde a pertubarem o seu adoptado remanso, repouso na casca de noz do mar encapelado com que a enfermagem se defronta...
Há problemas que afectam a enfermagem que só o tempo resolve, mas há outros que vão precisar da acção concertada de todos os enfermeiros, sem excepção, participando nas organizações que os representam.
A OE tem um problema muito sério que é o de autonomizar o exercício da profissão, libertando-a da tutela das escolas que já não têm a mínima capacidade para darem respostas, mesmo pseudocientíficas, à evolução da enfermagem no mundo real.
As especializações como um direito universal dos enfermeiros vão ser o teste ao seu faz-que-faz-mas-não-faz.
Atenção à subserviência da OE às escolas de enfermagem!!!
Qualquer dia ainda vai exercer as competências de não permitir a abertura de cursos em áreas exíguas em saber e em ser.
Convem não esquecer que no dia 26 de Abril de 1974 não havia mais que umas escassas dezenas de salazaristas em Portugal.
Também, agora vai sendo cada vez mais difícil encontrar responsáveis pelas maioria absoluta que permite ao PM brincar com tudo o que é sério e com todas as pessoas de bem, como é o caso dos enfermeiros.
Vamos a trabalhar na libertação da enfermagem que é um bom contributo para a libertação do nosso Povo.
Estava de passagem para caverna de Covadonga, vindo dumas escaramuças na moirama saracena, quando resolvi dar uma espreitadela ao "status quo" da coisa.
Vou amparar a minha idolatrada Hermengarda, cada vez mais debilitada. Mas voltarei com mais tempo.
Sempre atento, caro DE. Vamos-nos a eles!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!