sábado, janeiro 17, 2009

STAE - Sindicato dos Técnicos que Atacam os Enfermeiros!


O Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência (STAE - a respectiva página de internet é um conjunto de ataques objectivos aos Enfermeiros) foi à Assembleia da República reunir com deputados no sentido de apresentar a proposta para a suposta carreira dos Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE), que os cinéfilos gostam de apelidar de Paramédicos...
.
Não se limitaram apenas a isso, aproveitaram também para dizer que os TAE "são os únicos que têm competências pré-hospitalares (...) O facto de a carreira não existir origina carência de técnicos devidamente habilitados, pelo que o INEM recorreu à requisição de Enfermeiros para suprir as necessidades, sendo que estes não têm as competências nem as habilitações necessárias para fazer parte de uma equipa de ambulância". Isto são declarações graves! Quem conhece o presidente do respectivo sindicato sabe que o senhor vive de alguns sonhos e delírios.

Deixo-vos o relatório da respectiva audiência (link).

Comments:
Vivemos num país onde se pode dizer o que se quer, isto não é grave, grave é faze-lo e não ser necessário provar!!!!

Só pode viver de alguns sonhos e delírios .... mesmo.

Se os Enfermeiros não têm "competências e habilitações" então certamente vou conseguir dormir mais descansado porque sei que os TAE com o 12º ano e 210h de formação (TAS) andam nas ruas a tomar conta da nossa saúde.... tristeza!!!!

12º ano?? Não entendo porquê tanta escolaridade, bastavam as 210h de formação TAS!!!!! Vou fazer uma proposta ao INEM, para "acabarem com os TAEs"... vou fazer uma formação de 2000h horas a pessoas que:

- Tenham a 3 classe ( 4ª classe já é excesso de "habilitações"

- tenham carta de condução.

- não podem ter problemas de coluna.

e.....

e....

está bom!!!! O estado paga menos, basta o ordenado mínimo nacional (450euros) e tem os novos Paramédicos que vêm substituir os propostos por esse grupo sonhador!!!

que tal?


Ass: Homem de 30 anos com a 4ª classe (mas com 2000h horas vai lá) estou no desemprego e sempre sonhei em ser "por a correr..." e "entubar" e "des, desfibri... como é que se diz?? ah chocar!!! " .... ah!!! e a minha serie favorita é o E.R. e a Anatomia de Grey.

TRISTES!!!!
 
Alguma coisa aqui não está a bater bem. Então eles querem trabalhar mais, ter mais formação, constituir uma nova classe... e não querem nem mais um cêntimo??!! Que estranho...

Não têm hora de refeições? Então o que estão a fazer os tripulantes de ambulância quando a ambulância está na base mas tem de ser uma reserva (Bombeiros ou CVP) a responder a uma ocorrência?? Normalmente estas situações ocorrem com maior frequência à "hora das refeições"!

Atenção que não critico esse tipo de situações. Afinal de contas todos temos de nos alimentar. Mas a maioria das classes profissionais com jornada contínua não têm "hora de refeição" e ainda assim não deixam de comer.

"Enfermeiros para suprir necessidades"??!!
"Competências e Habilitações necessárias"??!!

Este tipo que é Presidente do STAE até deixa envergonhados os TAE pela forma como fala e crítica a classe de enfermagem, para proveito próprio. E ainda tem o descaramento de aproveitar o código deontológico que é dos enfermeiros!

É certo que aprendi muito no curso de 210h do TAS, essencialmente ao nível de Trauma, mas o meu curso de Enfermagem naturalmente é incomparável a todos os outros níveis.

Esse individuo que deixe de ver tantos filmes e que ponha os olhos no socorro prestado quando estão presentes médicos, enfermeiros e TAS em equipa.

EHEH, não querem nem mais um cêntimo...agora!!Depois...


Saudações
 
Estamos a alimentar uma guerra sem fim, dado que o pré-hospitalar vagueia no imenso oceano, onde quem o vai salvar será o mais bem preparado e não necessariamente o melhor.
Sou enfermeiro, exerço funções na vmer e posso falar com conhecimento de causa.
Lembro os enfermeiros que o nosso “sangue” alimentou a criação e carreiras como podologia, geriatria, fisioterapia, técnicos de análises, nutricionistas e recentemente as doulas, o que fizemos nada, falamos muito mas nada fizemos.
Voltando ao pré-hospitalar penso que não deveremos atacar outros profissionais e neste caso os TAE por só ser necessário ter o 12º. ano e meia dúzia de horas de formação, dado que hoje temos TAE com cursos superiores (se bem que isso no PH seja zero) e alguns até alunos de enfermagem (pensem se numa fábrica em vez de operários na linha de produção existissem só engenheiros a executar o seu trabalho mas sem aumento de vencimento), devemos é definir rapidamente o que é que cada um faz (dizem os mais sábios isso já foi feito, pois mas se um TAE puncionar um doente qual é a sua sanção, nenhuma, pois salvou a vida do doente, caso fosse um enfermeiro a administrar um fármaco para o qual não está legalmente habilitado daria um processo disciplinar) no papel.
Eu sei que quando vou com um médico eu sou o enfermeiro (com os TAE, eu sou o enfermeiro mas ele é o médico) pois apesar de toda a camaradagem existente ele é o médico (isto é uma critica aos colegas das SIV sejam senhores e não senhoras), ele define linhas de actuação (dizem novamente os mais sábios mas os enfermeiros assumem o papel de líder na maioria da vezes, boa mas onde está regulamentada essa liderança), falta aos enfermeiros postura, menos simpatia, mais ordens, mais processos contra usurpação de funções, mais voz de comando e acima de tudo não transmitir saber (vejam os médicos quantos coisas aprendemos com eles poucas e eles connosco imensas).
Sou enfermeiro e preocupa-me os meus colegas das SIV não terem outro enfermeiro com o qual possam trocar impressões, delegar funções acima de tudo crescer no saber vendo cada vez mais os tae como colegas.
 
Há muitos países sem paramédicos, esse pessoal das luzes e das sirenes anda a sonhar...
O paramédicos são mão de obra barata, para trabalhar à chuva e ao frio - nalguns países. Alguns deles com péssimos sistemas de saúde (EUA, por exemplo - só é bom na TV - sei do que falo, já lá estagiei numa pós graduação em emergência ...)
 
Trabalho há 20 anos como enfermeiro, só em urgência, e por amor de deus, não comparem TAEs com enfermeiros, nem os médicos aceitam qualquer comparação!!!! Todo o pessoal que trabalha em URGÊNCIA, é unánime em afirmar, que algo mudou, para melhor no sistema de transporte e socorro pré - hospitalar, e não tem comparação, porque estamos a falar de profissionais habilitados com cursos, que no caso da Europa, por exemplo, sabemos que somos os mais qualificados, em termos de curso base.
Agora, não deixo de ficar escandalizado e perplexo com tais afirmações do referido sindicato em relação às competencias dos enfermeiros no socorro pré-hospitalar... Espero que a ordem tome alguma posição FORMAL quanto ao assunto!!!mais palavras para quê?? está tudo dito, é agora que a Ordem faz valer o seu estatuto, na defesa do interesse dos enfermeiros e população, sim população, porque tambem está em causa o socorro pré-hospitalar da mesmas, com qualidade(e não me venham dizer que são os paramédicos que fazem melhor que os enfermeiros...por favor...) ou se assim não for, mais vale acabar com a ordem e esperar o fim da enfermagem dividindo os profissionais em técnicos, de acordo com as necessidades do Paìs. Tenho dito.
 
para onde caminhamos????

questão essencial.....

Vamos ou não manifestar o nosso desagrado e lutar contra "ataques" de todos!
 
Então Dr. Enf não fala da reunião com a deputada Teresa Caeiro do PP? Sobre a qual á pouco tempo atrás aqui "postou" a dizer que ela estava contra os paraMÈDICOS... Vá lá desminta e ponha aqui o que ela disse muito recentemente ao STAE olhos nos olhos. Se for mentira o que aqui escrevo facilmente os seus colegas enf com uma simples pesquisa na net me poderam desmascarar...Sejamos sérios,com essa bastonária o nosso trabalho fica muito mais fácil... Foi educado para o Sr. publicar o meu comentário... TAE
 
Este Ricardo Rocha, em nome do sindicato que representa, devia demonstrar a sua intenção e argumentação, sem faltar ao respeito aos Enfermeiros em geral e particularmente aos que trabalham na EPH. Principalmente quando o faz publicamente, o que acho grave, reflectindo um nivel de enorme mediocricidade.

As consequencias vão ser ainda mais drasticas... faça o seu trabalho e deixe os Enfermeiros em Paz.

Ainda antes de ser Enfermeiro, já era tripulante, defendo que os TAE deveriam ter mais autonomia e maior competencia tecnica, Agora chegar a este ponto... É triste.

Acuse... Ataque... Critique os enfermeioros em espaços próprios, agora faze-lo da maneira que fez... Tenha calma.
AMP
 
Anónimo 10:56:
O seu comentário (primeiro parágrafo) deveria ser unânime…acho que soube dizer as coisas como elas são e por cada um no seu lugar. Parabéns!
Todos os seus camaradas de profissão deveriam conseguir pensar dessa maneira e saber “separar as águas” pois no final todos somos precisos no SIEM e no PH.
Mas claro…isso é a nossa opinião!

Desde que o STAE fez essa proposta (infeliz em alguns pontos) todos os TAE´s já não são bons profissionais, “burros” como foi dito pelo anónimo das 4:25.
Sr. Anónimo das 4:25, não se esqueça que existe muito enfermeiro ou futuro enfermeiro nas várias SBV´s do INEM, poderá estar a auto intitular-se de “burro” porque têm a mesma formação que o senhor.
O Sr. só com o 12º imagino que já era um poço de conhecimento, levou o curso de enfermagem com uma perna às costas, aliás, acho que nem era preciso andar lá…que mania de quererem ser superiores…estude o que é verdadeiramente o PH porque parece que por si o PH eram só enfermeiros!
E já agora (repetindo o que disse em um outro comentário) se as SBV´s são para os “burros” dos TAE´s…porque é que existem Enf. nas mesmas? Basta ter o 12º ano e sabem conduzir e não ter um curso superior, assim estão tirar lugar aos inferiores e futuros TAE´s.
Tenham juízo no que dizem e no que pensam, pois devíamos ser uma equipa de trabalho e não uma discórdia de trabalho.

Defendo uma formação mais profunda para elevar o grau de conhecimento e actuação dos TAE´s mas estou contra a realização de procedimentos que são da competência dos médicos e enfermeiros.
Não é agradável ver as equipas à espera de ajuda mais diferenciada e sem poderem fazer nada pela pessoa que está morrer mesmo à frente delas!!!
 
e essa senhora vale o quê nada..... eu falei o alvaro cunhal e ele disse-me que o socrates é um filha da mae...
 
Ao senhor “Eu Legião”:

Confesso que ainda procurei se havia mais algum utilizador que tivesse colocado mais algum comentário às 4:25.

Das duas, uma caro senhor, ou "não sabe ver as horas", ou "não sabe ler"... Diga-me por favor onde chamo aquilo que interpretou, "burros" !!?? (leia com atenção não são os TAEs mas sim o Sindicato que em vez de os defender, envergonha... )

Nem me vou dar ao trabalho de lhe explicar seja o que for... esteja com atenção e não deixe que a sua posição sobre o assunto lhe oriente os comentários dos outro utilizadores...

RESPONDI À ACUSAÇÃO DO RESPONSAVÉL DO STAE (que não sei se sabe mas não representa TODOS os TAEs, e aprenda outra comigo que tenho a "mania" que sou superior... NÃO representa 1/10 dos TAS do nosso país, se não sabe a diferença entre TAE e TAS vá ao Google)

Quanto ao meu 12º e faculdade… tive a sorte e o privilégio de poder estudar, lamento verdadeiramente que outros não possam, não consigam (ou não queiram) fazer o mesmo!

Mas deixe-me que lhe diga que se não concordo nada consigo na interpretação que fez do que escrevi, vou ser obrigado, aqui (abaixo)a concordar na integra!!!

"Defendo uma formação mais profunda para elevar o grau de conhecimento e actuação dos TAE´s mas estou contra a realização de procedimentos que são da competência dos médicos e enfermeiros.
Não é agradável ver as equipas à espera de ajuda mais diferenciada e sem poderem fazer nada pela pessoa que está morrer mesmo à frente delas!!!"

Diga-me só uma coisa, por favor, se está contra a realização de procedimentos que são da competência dos médicos e enfermeiros, que “procedimentos” que não fazem actualmente e que poderão vir a fazer?????

(volto a repetir 2 coisas, para não ficar com duvidas, concordo que os TAEs tenham mais formação e “BURROS” não são os TAEs….. mas sim (e na minha opinião) o SINDICATO dos TAEs ok!!???)

Cumprimentos
Anónimo das 4:25
 
Anónimo das 4:25
As suas palavras revelam que para se ser TAE basta ter o 12º e mais uma formaçãozita e já está…esqueceu-se que durante o processo de selecção e formação existem várias etapas onde vão ficando aqueles que são considerados menos aptos ou não conseguem atingir os objectivos!
Além da formação ser constantemente avaliada…tanto na teórica como na prática!

“…então certamente vou conseguir dormir mais descansado porque sei que os TAE com o 12º ano e 210h de formação (TAS) andam nas ruas a tomar conta da nossa saúde.... tristeza!!!!” e “Ass: Homem de 30 anos com a 4ª classe (mas com 2000h horas vai lá) estou no desemprego e sempre sonhei em ser "por a correr..." e "entubar" e "des, desfibri... como é que se diz?? ah chocar!!! " .... ah!!! e a minha serie favorita é o E.R. e a Anatomia de Grey.”

Da maneira que fala (aqui em exemplo) transparece que na maioria andam todos delirar com as séries de TV, armar-se aos médios e que não têm formação suficiente para o PH…e depois eu é que percebi mal?!?!?´
Porque estas palavras não foram dirigidas ao STAE mas sim aos futuros TAE´s.

Talvez saiba mais a diferença entre os TAE e TAS do que o Sr. pensa, claro que não vou dizer todos os procedimentos que ache importantes, mas digo só um:
Injecção subcutânea, pode em certos casos por exemplo salvar uma pessoa de uma Hiperglicemia!

P.S.: também tive a sorte e o privilégio de poder estudar
 
"Injecção subcutânea"

Não parece ser isso que consta da proposta de carreira para paramédico!!

A proposta do STAE é à "filme" ...made in USA ... um país muito mau exemplo nas questões da saúde ...recomendo a o filme "SICKO", para verem a verdadeira saúde nos EUA !....
 
Não vou monopolizar este espaço e fazer “disto” uma questão pessoal!
Entenda o que quiser como quiser... Não vou repetir o que escrevi acima novamente!!

"Injecção subcutânea, pode em certos casos por exemplo salvar uma pessoa de uma Hiperglicémia!"
VMER para uma hiperglicémia, não me recordo até é possível… em 10 anos de PH nunca vi!!! Tem a certeza? Confirme lá bem se essa SC não será para administrar em caso de HIPOGLICÉMIA!!! Glucagen por exemplo. ( preferencialmente IM!! )

http://medi.ru/doc/05gluca.gif
 
1º não é subcutânea...é IntraMuscular!
2º (em princípio)reverte HIPOglicémias

enfim...o estudo não surtiu efeito :D

Quero acreditar que foi um lapso, por estar a escrever com os "nervos em franja"...

cumprimentos
 
Esta clase politica está cada vez pior ao receber esta gente. Mal empregados impostos. Metam mas é estes TAs na rua que há mt gente para os substituir. Para o que eles querem qualquer 4ª classe serve, até o 12º ano deles é demais. Entreguem isto á bicharada.
 
Estou ver que os Sr. ou não querem entender ou estão gozar...por isso:

"Para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2 são usados os
análogos/derivados de gLP-1 ou os miméticos de incretina,
como a exendina-4, que são eficazes por injecção subcutânea..."

ou

"Insulina (ultra rápida)
Indicações: Hiperglicémia grave
Acção: Promove a entrada de glicose nas células
Modo de Adm: Injecção sub-cutanea
Efeitos Secundários: Hipoglicémia"

Dos manuais que ensinam MUITO!
Sim HIPERGLICÉMIA, sim subcutânea e sim a VMER já saíu por uma destas!
 
Tinha vergonha ser enfermeiro e n
ao saber o que é uma hiperglicemia ou uma injecção sub-cutanea...
Tem que ser o eu legião a explicar...
Tristeza, assim é que anda a nossa saúde!!!!!
Nem com as cinco mil horas...
 
"Esta clase politica está cada vez pior ao receber esta gente. Mal empregados impostos. Metam mas é estes TAs na rua que há mt gente para os substituir. Para o que eles querem qualquer 4ª classe serve, até o 12º ano deles é demais. Entreguem isto á bicharada."

Meu Deus se então o pré-hospitalar for entregue só aos enfermeiros, vai haver só greves, pedidos de aumento de salário, menos horas de trabalho, greves à sexta e/ou à segunda, etc etc...
Ao menos os TAS trabalham 24h por dia e não reclamam tanto.
 
Deixo-vos uma sugestão: questionar as pessoas realmente afectadas pela prestação de cuidados "urgentes" - a sociedade - sobre a preferência entre serem cuidadas por bombeiros ou por enfermeiros numa situação urgente...pois, eu já fiz esse trabalho e podem acreditar que preferem, sem duvida, os enfermeiros.
A realidade é que as pessoas confiam muito mais num enfermeiro/médico do que num bombeiro, e não é dificil perceber porquê.
Trata-se de competência que se traduz na eficácia/qualidade dos cuidados prestados. E, se tiverem o minimo de formação sabem que essa competência não se adquire só pela prática...são muitos anos de estudo em Universidades, coisa que vocês bombeiros não têm.É lá, nas universidades, que nos preparam para tomar decisões, agir deliberadamente, e isso implica muito trabalhinho teórico.

Façam a licenciatura em Enfermagem ou Medicina e ninguem questiona as vossas capacidades...agora sem formação a quererem prestar cuidados a pessoas, parece-me um acto muito egoista da vossa parte...Antes da vossa visibilidade social estão as pessoas que precisam de cuidados médicos.
 
Fantástico!!

Simplesmente fantástico!!! E continua…

Também conheço esse PDF sobre a incretina (muito engraçado por sinal) e a sua aplicação no tratamento da DM II (http://www.spmi.pt/revista/vol15/vol15_n3_2008_207_213.pdf) mas quando fizer copy e paste deve referenciar o site ou o artigo… é “feio”não mencionar a fonte sabe!

Caro senhor, experimente ligar para o CODU e dizer que está com uma glicemia de 400 mg/dl e vai ver se é enviada VMER!! Não estou a dizer que não é urgente… mas qualquer táxi o poderá transportar ao hospital a tempo de fazer insulina!

Acho que lhe ficava melhor reconhecer que se tinha enganado a escrever hiperglicémia em vez de hipoglicémia, do que continuar a afirmar que os TAE poderiam administrar INSULINA SC para salvar uma vida!!! …. Tem a noção do que está a dizer!?

Anónimo das 4:25
 
Para prevenir situações em que os TAE admnistram insulina, intra-muscular em hipoglicémia é que vocÊs se devem manter nas suas funções actuais...segurar soros...
 
TAS disse:

"Tinha vergonha ser enfermeiro e nao saber o que é uma hiperglicemia ou uma injecção sub-cutanea..."

Eu tinha vergonha em ser TAS e falar do que não sei!!!!

"Nem com as cinco mil horas..."
eh eh eh imagine então as suas 210h!!!
 
"Acho que lhe ficava melhor reconhecer que se tinha enganado a escrever hiperglicémia em vez de hipoglicémia, do que continuar a afirmar que os TAE poderiam administrar INSULINA SC para salvar uma vida!!! …. Tem a noção do que está a dizer!?"
Por acaso até tenho, conheço um rapaz de 8 anos que precisa dela quando os níveis estão muito altos ou também vai dizer que estou delirar? Na volta…
Por acaso os diabéticos não a utilizam? E não é administrada da forma que referi?

Conhece o PDF?
Parabéns...mostra que também gosta de aprender com o que está ao nosso dispor on-line e nas bibliotecas, nós estamos sempre aprender e em constante actualização dos conhecimentos. Parar é morrer Sr. Enf.!
Caso não tenha reparado as " significam que foi transcrito de algum artigo ou manual, não mencionei de onde porque não era relevante para conversa…mas até isso incomoda o meu caro e utiliza como pretexto para falar!!! Sinceramente!
“Feio” é criticar tudo e todos para no fim se sentir superior…

P.S.: Não se esqueçam que o PH em Portugal ainda é maioritariamente assegurado pelos TAS e que a população “deve” muito a eles…
GOOGLE: Humildade e gratidão (para saberem o que quer dizer)
 
(http://umavidacomadiabetes.blogspot.com/2008/02/locais-de-administrao-da-insulina.html)

A insulina cutânea apresenta diferentes taxas de absorção nas diversas partes do corpo. Dessa forma, a insulina apresenta uma taxa de absorção mais elevada no abdómen, seguida dos braços, coxas e finalmente nas nádegas.
Os indivíduos que padecem desta doença deverão ter especial atenção na alternância dos locais à superfície do corpo onde se administra a insulina, evitando a lipohipertrofia (acumulação de gordura no tecido subcutâneo), podendo conduzir à não absorção da mesma.

Tansos...
 
Para prevenir situações em que os TAE admnistram insulina, intra-muscular em hipoglicémia é que vocÊs se devem manter nas suas funções actuais...segurar soros...

Quando, onde e quem?
Inventar é feio e de má educação.
 
Esta conversa não vai levar a lado nenhum, por 2 grandes motivos.

Por "tudo" e por "nada"!!!!

Não entendo porque é que os Enfermeiros perdem tempo a tentar ensinar este tipo de pessoas, palavra que não entendo! Ensinaram eles continuam a bater na mesma tecla, então deixem-nos estar... quem quer aprende, quem não quer continua no patamar onde está!!

O "eu legião" deve padecer do mesmo mal do presidente do STAE... fala no plural!!! (entre outros, nomeadamente o facto de não ter a noção do que fala)?? "nós" isto, “nós” aquilo, olhe que não representa os TAS.... de todo!!!

Coitadinho do menininho de 8 aninhos que tem que tomar a insulinazinha... OH!!!

- E então!!???? TEM QUE SER O 112 A DAR A INSULINA AO RAPAZ?????????????????

-Se tomar 5 minutos mais tarde morre???????

Hiperglicémias não têm carácter emergente... As HIPOGLICÉMIAS têm….

Conheço também crianças mais novas ainda com Diabéticas tipo 1, e os pais é que lhe têm que dar a insulina.... acha que se os niveis estiverem elevados 500 mg/dl por exemplo é uma situação de vida ou morte???????????

tristeza... não olhem para o vosso manual TAS e vejam uma biblia!!! Isso não são mandamentos!!!!
 
Já entendi que não vamos a lado algum com esta "discussão".

Continua-se a discutir este assunto da insulina??? Tudo bem!!!

Cumprimentos.

Ass:Anonimo das 4:25
 
Pobre do menino de 8 aninhos...
Pobre daqueles em que uma hiperglicémia chama pela insulina...
Pobre dos Enfermeiros que não sabem o que é uma injecção sub-cutanea...
Pobre dos Enfermeiros que não sabem o que é uma Hiperglicémia...
Pobre daquele TAS que reflecte a sua vergonha para os outros...
Pobre do Eu Legião, ignora o saber cientifico, e opina babuseiras...
Pobre das almas humildes e gratas...
Pobre daqueles que precisam de mais formação, não importa as horas...
Pobre dos que não tem culpa...
Pobre dos ignorantes e pobre de quem lhes liga...

AMP
 
Ilustres leiores...

A insulina não faz parte da carga das VMER´s...há muitos anos!!!
É possível que a VMER tenha ido para um local e que o doente estivesse com hiperglicemia, mas o motivo da chamada, foi outro, de certeza!!
Sr. "Eu Legião", diga-me por favor, se conseguir sem ir googlar ;) Quais os sinais/sintomas de hiperglicemia?
Pois é quando googlar a procurar (eu não estou a ver, não é!?) vai ver que o coma hiperglicémico é muito tardio, ou seja, já outros sinais ou sintomas se evidenciaram antes e provavelmente o meio de socorro adequado já terá ido para o local, nomeadamente uma ambulância de socorro (SBV), porque se for uma SIV (também não tem insulina na carga) e se o doente tiver só com sintomatologia de hiperglicemia (não, não os vou dizer...pode googlar que eu não vejo...lol)poderá iniciar hidratação, apesar de que se iniciar no SU, não corre perigo de vida...pois trata-se de uma urgência!!! Atenção, se coma hiperglicémico, logicamente que é uma emergência! Concerteza que para dar o exemplo que deu, já teve imensos comas hiperglicémicos...IMENSOS MESMO :D
Enfim...apesar do anonimato (meu também claro) é um risco escrever por estas bandas ;)
Como calcúlo que não vai lá chegar sozinho, dou-lhe um conselho...mude de nick e apareça novamente :D Assim esquecemos tal googladela :D

grato pela atenção e cumprimentos
 
Venho algumas vezes dar uma ronda por estes BLOGs, mas desta vez estou pasmado com tanta arrogância. Sou Enf. há 30 anos, e com outros tantos de emergência e sempre soube dar valor aos Bombeiros, socorristas. Etc., etc., já andei no INEM (dos outros tempos) e na PVP. Todos se respeitavam e tinham consciência das suas competências, e não havia estas guerras. Mas nos últimos tempos, este pessoal que não se preocupa com os estudos, ou andam a passear os livros, todos querem ser DRs ou Engs, e agora Enfermeiros.
Deixem de dar ouvidos a esta cambada, respeitem os que se fazem respeitar, e os outros ESTUDASSEM a abram alas como diz o MELGA
 
Francamente vivemos num país onte todos tendem a usurpar, leia-se usurpar as funções dos Enfermeiros, sao os AAM, os TAE, os farmacêuticos e os técnicos de farmácia, enfim... Penso que o ser Enfermeiro é hoje em dia alvo de inveja pela parte de muitos e como tal vem a desvalorização da classe profissional...
Este técnicos devem realmente considerar-se muito habilitados, vao comprar a porcaria da formação á cruz vermelha ou a outras entidades formadores que muitas das vezes dao formação a pessoas que de base nem têm o 12º ano de escolaridade e que nem sabem fazer regras 3 simples...mas enfim
Agora não me venham dizer que os Enfermeiros não têm competências, além de terem um curso superior reconhecido e que nos aufere o grau de licênciados tem conhecimentos ciêntificos e técnicos para desempenhar tais funções.
Francamente neste pais pode ver-se tudo, depois não admira que vejamos os jovens Enfermeiros a irem embora de portugal à procura de melhores condições. Se isto continuar assim é que vamos ter carencia de Enfermeiros!

Ah e peço desculpa aos Srs TAE que tanto se consideram se a minha opinião aqui publicada lhes fere o seu orgulho de tão bons profissionais...
 
Eu de facto acho que estas conversas não levam de facto a lado nenhum como já se disse! E como enfermeira fico incomodada que haja necessidade de comentários com tão pouca elevação ou contributo para a discussão.
Claro que trabalhando no PH, no hospital, indo às compras no supermercado, às finanças, ou contratando (com o maior respeito por estes) um trolha lá para casa, onde quer que seja que haja "profissionais" de qualquer área há gente competente e outros nem por isso, agora depois há as "competências", as da enfermagem estão definidas, nós enfermeiros temos apenas de exigir dos nossos representantes legais que não permitam a tentativa de usurpação das mesmas, esse é o nosso papel! Tentativa que é sem dúvida delirante, de alguma inconsciência e sem dúvida desprovida de qualquer sentido clínico, sentido de risco ou de segurança!!
Agora não nos deixemos cegar por raivas e ódios de estimação, por imaturidades de tem o 12º ano, é bombeiro é TAS, TAE... é enfermeiro.. por favor... discuta-se sim o que é importante... importante é as pessoas terem formação, e quando digo isto é todos, todos temos de ser mais competentes para podermos oferecer às nossas vítimas o PH que precisam, para continuarmos a fazer a diferença no limbo entre a vida e a morte... e isso para quem como eu tb trabalha no PH numa VMER, sabe que em muitas alturas todos somos poucos, é tão agradável ter uma equipa que funcione, ter uma equipa sim, sabermos todos o que estamos a fazer, estar lá mesmo quando é preciso... não pairar em conhecimentos desgarrados e desestruturados, puxarmos todos para o mesmo lado, o das vítimas!!
Deixem-se de delírios, cresçam formativamente porque são precisos, somos todos necessários para garantir uma emergência de qualidade... e nós deixemo-nos de reacções imaturas que não são dignas das tais horas nos bancos das faculdades, exijamos da nossa ordem especialização nesta área, porque temos competências para tal... e depois... que desta discussão toda o que se ganhe seja "Qualidade" que tem de passar a ser auditada e certificada!!
Beijinhos e Abracinhos
Catarina
 
Caros amigos…
Á muito que venho a acompanhar as vossas conversas e fico perturbado com o que leio.
Em relação a classe de enfermagem fico admirado, porque vejo profissionais com uma grande capacidade a escreverem não sei bem o quê. Faz-me repensar a forma como vejo essa profissão digna de respeito e de admiração por parte de todos nós.
Em relação á nova classe que se apresenta tenho uma opinião recentemente formada por experiencia própria e pelo conhecimento que se tem vindo a revelar. Acho que devem lutar pelo direito ao trabalho e direito a competências desde que não atropelem ninguém e crescendo de uma forma natural, dando um passo de cada vez, em vez de partirem para uma guerra sem adversário.
Porque o verdadeiro adversário que todos voz tendes é o problema de quem sofre, e quem sofre necessita de alguém ao seu lado bem preparado tanto a nível teórico, como pratico. Eu quero lá saber se ao meu lado está um enfermeiro ou um TAE, eu quero é ser tratado por profissionais, e acredito que ambos o são.
O que se tem vindo a verificar não é o mais correcto……
Por favor entendam-se para bem de todos. Um grande abraço de um amigo que necessita de vós.

Manuel Silva
 
Permitam-me o espanto, como enfermeiro, perante tais atitudes e comentários por parte do "STAE"! Sei que a maior parte da formação dos TAE foi e é feita por enfermeiros; são enfermeiros os coordenadores de base das ambulâncias INEM (quando há um problema lá vai o enfermeiro a qualquer hora do dia para resolver); a formação contínua de que tanto se vangloriam os TAE é feita principalmente por enfermeiros; os enfermeiros ajudaram a crescer como pessoas e como profissionais grande parte dos TAE; etc, etc, e agora os enfermeiros não são competentes para o pré-hospitalar? Será que é da minha idade e estou a ficar senil? Estou a ver e a ouvir mal, ou anda tudo doido? Queridos TAE (porque há bons profissionais!): não se "queimem" com esses senhores cheios de ganância, que só falam mal dos enfermeiros que os ajudaram a ser o que são hoje. E mais, esses "STAE" acabam por ser uns malfeitores porque dizem mal, "à boca cheia" e para quem quiser ouvir (eu que sou periférico ao INEM já ouvi!)dizem mal dos próprios colegas, fazendo acusações muito feias - este tem isto, este tem aquilo, eu também quero, eu sou melhor, eu sou o esperto, eu sou o bom! Para mim, senhor presidente do sindicato, você é um garoto mal formado e egoísta. Não se cresce assim, não se evolui a dizer mal dos outros. Até gostava de o ver em acção... para saber se é assim tão bom como diz ser. Cumprimentos de quem já viu muito gente a subir a 100 e a descer a 200... Você não é leal com os seus pares! Felicidades para todos, que bem precisamos!
 
Estes comentários mais me parecem sinais evidentes de masturbação intelectual, que nem a insulina ou qq outro fármaco pode resolver... A quem governa a sabedoria para por cada um no seu lugar.
Aos TAE trabalham a maior parte desde 2004 e ja julgam ter um experiência enorme... cresçam e apareçam.
Aos enfermeiros das VMER que em vez de apoiar os colegas da SIV, preferem ataca-los, gostava que tivessem um pouco da nossa responsabilidade, é fácil ter o sr doutor ao lado e sacudir a agua do capote... Todos tem o seu lugar, como em outras coisas, a cadeia quebra pelo elo mais fraco, quer seja o TAE o enfermeiro ou o médico... quem se lixa é o doente.
 
Caros Amigos...

Bem o Manuel Silva, escreveu certo e claro e de forma objectiva...

Caros TAS e TAE´s, não sustentem mais estas coisas de importância dispensada, o vindouro no pré-hospitalar é vosso, só não vê isso quem não quer, até porque até aqui as VMER´S até paravam quando os Enf. não auferiam do ordenado (que foi sempre pouco) segundo eles, noticia em primeira mão...agora passam meses sem receber e como se encontram com medo fazem tudo...
Até aqui só falavam em dinheiro, agora nem nisso falam, com sorte vão fazer SIV, CODU e VMER como voluntários... parece-me que vou ver isso mesmo... (o staff é tramado)
Mais, os TAE´S são funcionários do INEM lembrem-se disso, defendam a casa e a "camisola". Os enfermeiros das VMER´s base hospitalar usam os rótulos nada mais... São criados dos hospitais!

Já agora pergunto ao enfermeiredo o que faz um enfermeiro na VMER na actual tripulação???
Passo a responder: Conduz a viatura controla o volante, alguns nem isso sabem, sim porquê, se formos ver a estatística dos acidentes VMER, com TAS não haviam tantos acidentes, agora é o que se vê, continuando, auxiliam o médico no local, até aqui menos mal, mas agora vem o pior, quem acompanha os médicos??? Os TAE´s (falo dos locais onde há AMB. SBV INEM), e o enfermeiredo vai na VMER a frente com luzes e sirenes, o TAE auxilia o médico, afinal... será que servem para conduzir, AI SR´S ENFERMEIROS DEVIAM PRESTAR CUIDADOS DE EMERGÊNCIA E ACOMPANHAR, MAS AO CONTRARIO ENJOAM, já nos hospitais é a mesma coisa, quem faz as transferências são os enfermeiros mais novos e sem experiência que perguntam se a vítima parar se podem administrar fármacos, isto é para rir ou para chorar???? Nem sei! E ainda vem com a política de formação, formem primeiro os enfermeiros convenientemente, mais enquanto houverem guerras na vossa classe, deixem as outras guerras…
Façam transferências inter-hospitalares, ou querem os cursos avançados para por os diplomas no quarto na parede e dizer a esposa e filhotes, ou para mostrar as visitas??? Em vez de enviarem os enfermeiros mais novos do serviço como carne para canhão… depois podiam pensar em pré-hospitalar, embora tenha a certeza que já não vão a tempo…

Atrevo-me a dizer que quem critica o INEM como criticam aqui neste blog, não são dignos de usar a estrela da vida em lado algum do seu corpo.

Quanto a formação dada por enfermeiros isso é outro assunto de igual modo pertinente!

A ver:

1º A Escola Nacional de Bombeiros, todos devem conhecer, ministra cursos de TAS e TAT, e pelo que sei só tem uma Enfermeira e um Médico em determinadas matérias do TAS.

2º Os cursos de TAT são ministrados por TAS com formação de formadores e formação de formador de TAT, são formados os TA´s e o socorro é feito.

Por uma questão de guerra de classes, os enfermeiros retiram os TAE´s das VMER´s, que bonito!!! Quem ficou a perder? Quem foi??? A vítima!

Para terminar, porquê já vai longo o discurso, tenham calma TAE´S e TAS´S, o vindouro é vosso! Para quê ensinar o que os enfermeiros andaram 5000 horas a tentar aprender, e não conseguiram???

Abraço e força TAE´S e TAS´S

Quanto a si amigo Manuel Silva, Grande Abraço
CS
 
Está no momento de se fazerem auditorias para ver o que estes tae´s andam por ai a fazer. Estou farto de ver alguns doentes mal observados e transportados sem nenhuma dignidade. Estes senhores tae andam neste momento a trabalhar com a cabeça totalmente no ar. É necessário urgentemente passar a declarar as más práticas e malfeitorias efectuadas pelos tae's sem qq receio ou medo. Estes srs têm que perceber rapidamente pelo que podem ser responsabilizados. Vamos dar-lhes aquilo que querem "sarna para se coçarem".
 
Responsabilizar sim!!!

Mas reponsabilizar também os Sr´s Enfermeiros, quando deixam pneumotorax´s por descomprimir, quando administram farmacos trocados e provocam FV nas vìtimas, quando nem imobilizar as vítimas sabem e desconhecem determinados levantamentos...
Reparem que mesmo tendo os TAS e TAE tenham menos formação, apanham os erros dos enfermeiros e é cada um!!!
De igual modo, podem também pedir que sejam os enfermeiros reponsabilizados!!!
A lei é clara!
Podemos também tornar publico os maus tratos instituidos pelos enfermeiros aos doentes, desde de insultos a coisas mais graves!
...
Melhores Cumprimentos
CS
 
Sou tae e concordo com auditorias ao serviço pois vai salvaguardar os doentes mas deviam-se preocupar tambem com a FORMAÇÃO CONTINUA que não nos dão há ANOS e ja agora uma pergunta,quem é que auditoria os enfermeiros no INEM? O mesmo enfermeiro chega a ser responsavel de grupo de ambulancias, faz turnos EXTRAORDINARIOS de empreitada nos CODU nas VMER nos helis nas SIV... Quem é que audita isto tudo?
Quando é que os enfermeiros fazem recertificação de curso de VMER ou SIV?
Os TAE fazem recertificações de 3 em 3 anos e os enfermeiros fazem de quanto em quanto tempo?
 
De facto o Anonimo das 3:25 deixou perguntas muito importantes... alguém responde???
Ou será que não há respostas??
Esse enfermeiro coordenador é um chupista, que quer é ganhar guito, devia ter vergonha com a formação que faz, devia fazer um curso de informatica, o unico que o punha no seu lugar era o ex-delegado regional, que saudades...
Coordenador das ambulâncias, é uma mera figura decorativa, não coordena nada, delega funções nos TAE´s, de vistoria aos próprios TAES...
Acho que chegou a hora de esse cavalheiro ser afastado do INEM, já chega de palhaçadas...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!