sábado, janeiro 17, 2009

Bastonária (outra vez) no seu melhor!!!


"Desemprego de Enfermeiros é uma falácia" link

"(...) Maria Augusta de Sousa não tem dúvidas que o desemprego entre os Enfermeiros é uma consequência das medidas de contenção económica (...)"

Não diga!! A sério? Voltamos à velhinha história dos... rácios. Mais nenhuma classe se preocupa tanto com os... rácios.
.
Perdoem-me, mas a Maria Augusta de Sousa é burra. Já se explicou vezes sem fim porque não podemos comparar os rácios de Enfermeiros em Portugal com os da OCDE (porque os da OCDE incluem auxiliares de Enfermagem e técnicos afins nos seus cálculos). Mas ela insiste.
.
Será que alguma vez pensou nas desvantagens graves de uma classe profissional demasiadamente numerosa? Já reparou que os países onde existem mais Enfermeiros são aqueles onde a profissão é mais indiferenciada? (além disso o International Journal of Health Care Quality Assurance assegura que "quantity in health care is not always a substitute for quality"). Parece-me que é uma obcessão quando temos em mãos preocupações tão mais graves tal como - por exemplo - a qualidade da formação em Enfermagem!
.
O que é que senhora que a senhora pensa ao insistir com esta questão (esta sim, falaciosa) dos rácios? Que ao referir esta lenga-lenga vezes sem conta, os corações dos Administradores e dos estrategas da tutela se vão compadecer com esta história dos rácios? Que o sector privado vai ter pena dos Enfermeiros?
Já notou que a própria OCDE alerta para a sobrestimação dos rácios por não conter apenas Enfermeiros diplomados? link
.
Há instituições de saúde que são sustentadas em parte com mão-de-obra voluntária (custo zero) de Enfermeiros desesperados por trabalho (rácio à borla...)!
Já agora, sabia que a OCDE reportou um descida do rácio Enfermeiro/Médico/Utente entre 1990 e 2005 e que a a tendência será para continuar a decrescer? A OCDE explica-lhe as razões!
.
Acorde senhora, é claro que o mundo inteiro gira à volta das questões económicas! Ou não sabia disso?

Comments:
Não se esqueçam que ela é comunista.
Então essa situação de insegurança, incerteza, desemprego e ordenados baixos ou, até inexistentes,não contribuirá para a "nobre luta dos comunistas? Então, há que criar expectativas nos enfermeiros com frases do género "... desemprego entre os Enfermeiros é uma consequência das medidas de contenção económica...".

Pois é, por outro lado, havendo muitos enfermeiros a Santissima Ordem tem mais receitas, quer com as quotas (alguém disse que são ilegais - é verdade?) quer, sobretudo com os preços (taxas?)que pratica nos seus diversos actos a que os enfermeiros são ESTATUTÁRIAMENTE OBRIGADOS, como (por exemplo) o preço a pagar pela certificação das especialidades (UM ROUBO a crescer às altissimas propinas entretanto pagas).
 
Maria Augusta de Sousa não tem dúvidas que o desemprego entre os enfermeiros é uma consequência das medidas de contenção económica, não o resultado de excesso de profissionais no mercado de trabalho. Hoje, durante a inauguração da exposição dos 10 anos da Ordem dos Enfermeiros no Madeira Shopping, a bastonária lembrou que, em Portugal, continua abaixo da média dos países da OCDE de 2004. Nessa altura, existiam 8,2 enfermeiros por cada 1000 habitantes nestes países; em Portugal, em 2008, a média era de 5 enfermeiros por cada 1000 habitantes.

"É uma falácia. Não o desemprego, mas dizer que o sistema não precisa de mais enfermeiros e é também uma má opção política até em termos de gastos na Saúde. Mais enfermeiros significará melhor saúde a médio e longo prazo
 
Sr. Dr. Enfermeiro, sabe muito bem que quanto maior for a insatisfação de uma classe maior o aproveitamento e isso acontece quando o desemprego impera e quando se aplicam medidas que tenham impacto negativo no dia a dia dos enfermeiros. No que respeita às "desvantagens graves" é uma mais valia para certas organizações, porque se assim não fosse como é que se motivavam as massas?
 
Será que já alguma vez teve coragem para insultar a Bastonária mostrando a cara?
É por isso que a enfermagem não avança: quando os enfermeiros se insultam uns aos outros, que querem que os outros pensem? Que somos todos uns ignorantes que nem sabem preservar a sua imagem social?

Passe bem....
 
Votaram nela e na sua equipa, não foi? Aguentem porque nada irá melhorar nos próximos 3 anos. Como comunista e boa empregada desta esquerda continuará no máximo de tempo que lhe for possível com estes discursos. Ela e a triste equipa dela. Mas parece que continuam poucos a ver o óbvio. Triste!
 
Acreditam que estas afirmações da Bastonária são ditas com convicção?
Ela bem sabe que há excedente de Enfermeiros, mas convem passar outra mensagem, no fundo, há muitos interesses inerentes à quantidade de Enfermeiros, infelizmente...
 
Caro Joaquim (apesar do nome, continua com a fazer a mesma figurinha),

O senhor tem cara de perguntar se alguma vez tivemos coragem de insultar a Bastonária na cara?

Em primeiro lugar não há qualquer insulto no post.

Em segundo lugar, já lho disse dezenas de vezes sobre a opção estupida tomada pela Ordem (que vem do seu tempo de SEP) sobre "a necessidade de formar mais enfermeiros, por haver carência".

Porque será que a Ordem dos Médicos é sistemáticamente contra a "abertura de mais formar mais médicos"? Porque não são "BURROS", NEM TÊM INTERESSES POLÍTICOS. apenas preservam a força da profissão.

Mas, o sr. Joaquim quer continuar a "dar umas aulitas" e a "subir de posto". Deixe de olhar para o seu umbigo.
 
"É uma falácia. Não o desemprego, mas dizer que o sistema não precisa de mais enfermeiros e é também uma má opção política até em termos de gastos na Saúde. Mais enfermeiros significará melhor saúde a médio e longo prazo".

Quem foi o(a) idiota que disse isto?
 
Posso começar o meu comentário pela identificação! De que raio serve assinar num blog como Joaquim, Gardingo, Dr Cirurgião da Naifa, VV, Virtual, ou o que quer que seja.
eses tipos que pedem identificação só lhes falta pedir o número da ordem!!!
A tipa bastonária é comuna, está vendida ao Pizarro (outro corrupto, demonstrou ideias no S joão como se fosse o "socas" a falar).
Nas últimas eleições, não acredito que a massa de enfermeiros no PAÍS votassem de novo nela.
nos votos por correspondência, tinham alterado o nome da lista do azevedo, para na semana seguinte (depois de alguns já terem votado por correspondência) mandar a correcta. ou já não se lembram...

carreira, não temos.. pagamos especialidade do bolso que já está roto, para sermos...especializados.

pagamos viagens da ordem às arábias e orientes, para não trazerem nada de proveitoso para a nossa enfermagem
os directores, não têm peso (quase) nenhum na administração e tornam-se lambe-botas...
excepções são alguns chefes metódicos, empenhados, interessados e que movimentam o serviço, tornando-o pró-activo (são poucos, mas ainda os há... e não, não é o caso do meu infelizmente)

na lei economista: somos tantos que perdemos o poder de reivindicação (lei da oferta e da procura, não há hipótese). por isso é que tenho colegas a trablhar a €3/hora.
e o mais caricato, é que temos um reconhecimento externo (fora de portugal) impressionante em termos qualitativos...
 
Fico um pouco (muito) desapontado, com a péssima orientação, ou pior, a ausência dela que a OE tão bem sabe demonstrar.
O desemprego na enfermagem, não são apenas rácios, são pessoas na realidade (cada vez mais selvática, especialmente no privado). Gostaria de convidar a nossa querida Bastonária a conhecer essa e realidade e não apenas visitar os enfermeiros em campanha eleitoral, como qualquer bom político sabe fazer.
Recordo-me que na disciplina de História e Tendências de Enfermagem, falou-se que as filipinas eram uma "fábrica" de exportação de enfermeiros para os EUA, leccionando em inglês... É interessante observar, que além do desemprego existe uma boa quantidade de enfermeiros a emigrar em Portugal, continuando a OE alheia a tudo isto... Ah é a contenção orçamental... Seremos os filipinos europeus?! Deixo a sugestão às escolas: começarem a ter cadeira de língua inglesa e em alternativa a francesa... A torneira da emigração um dia também se fechará...
A OE devia ser mais proactiva no controle da qualidade do ensino de enfermagem, coisa que é para ela tabu, mais proactiva na verificação das dotações das equipas de enfermagem, mais proactiva na defesa da própria enfermagem... chegava só que mexesse uma palha, era positivo...
 
Alguem propôs uma associação (de direito privado) para ACABAR com a Ordem dos Enfermeiros que nada trouxe de importante e relevante, quer para os cuidados de saúde, quer para os Enferemiros.

Contactem: jl6018@gmail.com.
 
Peçam a demissão da bastonária por mail para a ordem eu já o fiz ..... cada vez que ela fala...
 
Esta bastonária quando fala não diz nada está senil é altura de se retirar da enfermagem.


A culpa é de quem votou nela agora aguentem.flor
 
Não sei se esse reconhecimento (fora de Portugal) é tão impressionante... Mais um mito que a enfermagem portuguesa teima em perpetuar. Conheço alguns casos que vieram recambiadinhos lá de fora, onde as exigências são outras.
Deixem-se de vaidades e não continuem a pensar que são os maiores.
 
A Bastonária apenas dá voz aos interesses de grande parte dos elementos da nossa OE.
É impressionante a passividade dos Enfermeiros perante afirmações desta natureza!!
Arruinaram a classe em poucos anos, e agora, a culpa é da crise... como é fácil "sacudir a água do capote"
Haja paciência!!!
 
Daqui a alguns anos, vamos todos olhar para trás e perceber que os enfermeiros, afinal de contas, foram uns dos grandes culpados da destruição do SNS.
Todos sabem das falcatruas que diariamente se cometem nas instituições públicas de saúde, mas ninguém é capaz de as denunciar. E sabem porquê? Porque os directores, chefes e afins, também “comem” com os administradores. Quanto aos que “instrumentam na privada”, nem ousam fazer reparos ao Sr. Dr. Reverendíssimo Cirurgião.
Todos vocês dizem que querem melhores cuidados para o utente. TRETAS! Se fosse essa, de facto, a vossa luta, seria muito fácil levá-la para a frente e chegar à vitória. O que eu vejo é vocês criticarem os médicos pelas suas aldrabices (e elas existem), mas fazem-no muito baixinho e apenas se isso não reverter para vós. Caso contrário, vê-se (e ouve-se) muito silêncio. Da vossa parte e da vossa (diz que é uma espécie de) Bastonária e adjuntos…
Qualquer jornalista com coragem e determinação, sabendo o que vocês sabem sobre o “sistema”, teria já denunciado alguns nomes e algumas práticas menos honestas que há por aí.
Mas lá está: “depois como é que ia ser quando precisássemos de uma receita?”

Saudações académicas,
Senhor Doutor Cirurgião da Naifa
 
Duvido que esta leva de enfermeiros portugueses para o estrangeiro seja um reconhecimento do nosso valor. Penso é que se trata de um problema de mercado. Há falta, e vai-se buscar mão de obra onde ela existe. E neste momento, ela até é bem remunerada. Resta saber o que acontecerá quando também esses países verificarem que afinal há quem faça o mesmo trabalho por um preço mais baixo.
Não vejo as pessoas preocuparem-se pela força do seu país. Afinal somos portugueses e acreditamos no futuro desta nação, ou vamos fazer as malas e rumar para outras paragens? Patriotas precisam-se.
 
A tipa é “burra”, a tipa “não tem visão”, a tipa “não sabe fazer contas”, a tipa é “comuna”…
Caríssimos, ela está lá porque alguém votou na sua lista. Acho muito bem que aqui se troquem opiniões sobre o estado das coisas. Mas só há dois caminhos a seguir neste momento: esperar até às próximas eleições, ou então derrubar a actual Ordem.
Isto é um pouco como a história do Sócrates. O tipo é um bandalho, mas está garantida a vitória nas próximas eleições. De que se queixam afinal?
Fico a pensar é que quem vem a estes blogues faz parte de uma minoria no seio de uma classe gravemente OFUSCADA e com pouco poder de reacção!
 
Dr. Enf., lanço-lhe aqui um desafio: se de Norte a Sul do país se recolhessem 5 mil assinaturas para que vossa excelência concorresse às próximas eleições, ou então para que você conduzisse um movimento contra a actual Ordem, aceitava esse repto?
Mas diga-nos também se caso fosse eleito bastonário, criaria ou não um espaço de debate on-line da OE. Tipo o Fórum Enfermagem. Um tema em debate durante uma semana. Um inquérito de âmbito nacional onde cada enfermeiro expressasse a sua opinião sobre temas relacionados com a profissão.
 
Infelizmente é a Bastonária que temos. Mas também foi a Bastonária que escolhemos. Logo temos o que merecemos.
Esta senhora sempre fez o que a mandaram fazer. Não se esqueçam que esta senhora foi líder do SEP 20 anos - . Logo foi e é defensora das ideias comunistas - apoia a CGTP há mais de 30 anos. E nem sequer isto é novidade. Daí o contínuo disco riscado desta senhora e dos seus companheiros de partido. Ela e os seus amigos fazem sem dúvida parte de um momento histórico muito negro da actual profissão de enfermagem em Portugal. Mas não acreditem em mudanças. Ela já não aprende mais. A responsabilidade de tudo o que está a acontecer não morrerá solteira. Um dia as enfermeiras irão acordar e ver os estragos irreversíveis que esta geração de responsáveis está a deixar. Temos, digamos assim, dois responsáveis por toda esta realidade: os enfermeiros que nela votaram e a anterior e primeira Bastonária da OE que permitiu e abriu caminho para que esta senhora lá chegasse. Tivemos azar.
 
Pergunto.
Quantos enfermeiros vão ás reunioões da ordem?
Eu só fui a uma.
Aquela que foi para alterar o 7º estatuto da ordem.
E tú já foste a alguma?
Será que a culpa é da ordem ou dos enfermeiros que fazem parte dela e se estam marimbando, para aquilo que lá se decide.
Pensai um pouco.
Também nao gosto da Bastonária.
Votei nela, porque nao havia alternativa.
O que o candidato do norte tem feito pela negociação da carreira de enfermagem?
Que faria se neste momento fosse bostonário?
Aumentava o património.
 
" a tipa é comuna" "essa esquerda..."

Amigos o problema é a pessoa, não as ideologias ...

Como estaria a enfermagem com um Francisco Louça ou um Carvalho da Silva como enfermeiro e Bastonário.

Vejam os professores e a FENPROF

Vejam os Enfermeiros e o SEP

A culpa é nossa, da nossa ordem e dos nossos sindicatos
 
Bem esta senhora enfermeira é uma falácia. O melhor será abrir mais umas 20 Escolas de Enfermagem para dar acumulação a uns quantos enfermeiros da Ordem e seus amigos e conhecidos. Sejamos realistas deixem de fromar enfermeiros durante 2 anos e o problema fica resolvido. Os professores vinham para os serviços trabalhar que só lhes fazia bem
 
Digníssimo Dr. Enf., os enfermeiros de Anestesia do Hospital de Santa Maria estão em apuros. Não lhes quer valer?
http://enfermeiro-de-anestesia.blogspot.com/
 
no meu serviço, que tem uma lotaçao de 5 camas; esta manha tinhamos 3 enfermeiros na prestaçao de cuidados e 5 medicos!!
é assim que se resolve a crise, penso que nao sao os nossos ordenados que levaram o nosso país ao que vemos.
li aqui, ha uns dias atras que deveria haver um link para a OE ou o SEP, penso que estes é que deveriam ter um link para virem aqui diariamente auscultar os enfermeiros. força doutor enfermeiro
 
Havendo muitos enfermeiros a Santissima Ordem tem mais receitas, quer com as quotas (alguém disse que são ilegais - é verdade?) quer, sobretudo com os preços (taxas?)que pratica nos seus diversos actos a que os enfermeiros são ESTATUTÁRIAMENTE OBRIGADOS, como (por exemplo) o preço a pagar pela certificação das especialidades (UM ROUBO a acrescer às altissimas propinas entretanto pagas).

Quem disse isto acertou no alvo.
 
O Naifas é certeiro e até diz factos concretos, mas desta vez não anda nem lá perto.
"Daqui a alguns anos, vamos todos olhar para trás e perceber que os enfermeiros, afinal de contas, foram uns dos grandes culpados da destruição do SNS."
é verdade, porque foi a partir dos enfermeiros que nasceu o SNS. pena é que o actual sistema POLÍTICO esteja corrompido para dar cada vez mais força e visibilidade à classe médica. vá lá, bem sabemos que os médicos só são valorizados em portugal, lá fora não valem metade do que é aqui no nosso tuga.

para melhorar a enfermagem, não é atacar a medicina, mas mudar o "disco rígido" da nossa ordem. é que parece que nos catalogam como uma profissão útil quando na verdade, um excelente enfermeiro, torna-se imprescíndivel na equipa e no sistema de saúde, e o pessoal sabe isso. Os próprios médicos sabem que só sabem a teoria, agora a prática da coisa...

"depois como é que ia ser quando precisássemos de uma receita?”
è para isso que são precisos médicos? Passar receitas!!!
ambos concordamos que não, a função de um médico é nobre acima de tudo, tal como a de um enfermeiro...

e para finalizar: nos blocos, o cirurgião, é rei e senhor, é a verdade absoluta da intervenção. enfermeiros nos BO? são meramente técnicos, que têm o seu know-how apenas na prática (sem desprestigiar os meus colegas mas é a ideia que me dão).
trabalho num serviço de medicina interna, e os médicos não são essas personagens endeusadas da saúde como tenta fazer passar, muito pelo contrário, se não é a enfermagem... (não compare com BO)...

e já agora, quer falar de noticias?
na revista sábado desta semana, vem assinado pelo Fernando Esteves, a denúncia dos médicos campeões de consultas e receitas..
90 consultas por dia, pelos vistos o "médico" campeão (tempo médio de consulta é de 7 minutos). não digo mais nada
 
"Ordem dos Enfermeiros e os Sindicatos de
Enfermagem decidiram efectuar cinco debates regionais com o objectivo de dar a
conhecer a todos os enfermeiros as consequências para a profissão caso se
mantenham estes adiamentos."

Mais vale tarde que nunca.
Para quando?
Os debates são para debater (discutir), ou "dar a
conhecer a todos os enfermeiros as consequências para a profissão caso se
mantenham estes adiamentos"? Ou seja, a opinião já está formada?
É que espero que nesses debates também sejam discutidas os erros cometidos pela Ordem.
 
Olhem que a ordem anda a reunir com os sindicatos . Será que é desta que sindicatos e ordem se juntam em prol da carreira .

Desculpem de uma carreira DIGNA!
 
Como aluno de enfermagem fico triste a pensar que sou regulamentado e que tenho de pagar para uma ordem que nao vejo a trabalhar e investir no meu (nosso) futuro.

na minha escola tivemos uma reunião com um representante da ordem para "explicar" o MDP (modelo de desenvolvimento profissional) e foi ridiculo nao conseguirem responder às perguntas propostas, como por exemplo, o número de vagas, critérios de selecção, quemm iria orientar o suposto internato, que tipo de exames teria que prestar e pior ainda, qual o objectivo e estado presente desta suposta "necessidade", a aplicar, no mundo da enfermagem.

tenho dito. triste
 
Passo a comentar:
"Duvido que esta leva de enfermeiros portugueses para o estrangeiro seja um reconhecimento do nosso valor. Penso é que se trata de um problema de mercado. Há falta, e vai-se buscar mão de obra onde ela existe. E neste momento, ela até é bem remunerada. Resta saber o que acontecerá quando também esses países verificarem que afinal há quem faça o mesmo trabalho por um preço mais baixo.
Não vejo as pessoas preocuparem-se pela força do seu país. Afinal somos portugueses e acreditamos no futuro desta nação, ou vamos fazer as malas e rumar para outras paragens? Patriotas precisam-se.

9:42 PM"

Fique o senhor sabendo que esta procura por enfermeiros portugueses, não é apenas baseado no excesso de profissionais em Portugal. É sim, o reflexo de um enorme reconhecimento da qualidade destes profissionais. Posso garantir-lhe iso, porque, como sabe também há enfermeiros espanhóis no desemprego e nunca tiveram acesso a estes destinos, sem antes passarem e ganharem experiencia nest grande país: PORTUGAL.Nós temos entrada directa...E já agora, quantos dos aclamados licenciados TAE's ou outros já foram onvidados para trabalhar lá fora?É que o desemprego abunda e não é só na enfermagem, mas os Enfermeiros são os únicos a serem chamados, independentemente da experiencia.E esta, heim...
Ao menos reconheçam o que não podem negar...(se conseguir desmentir, desafio-o a faze-lo)Vão lá passear para os blogs dos TAE's, medicos ou TDT's....
Cumprimentos a todos os enfermeiros...
 
Não tente levar esta conversa para guerras com outras classes profissionais. Foi um enfermeiro que escreveu essas palavras:

“Duvido que esta leva de enfermeiros portugueses para o estrangeiro seja um reconhecimento do nosso valor. Penso é que se trata de um problema de mercado. Há falta, e vai-se buscar mão de obra onde ela existe. E neste momento, ela até é bem remunerada. Resta saber o que acontecerá quando também esses países verificarem que afinal há quem faça o mesmo trabalho por um preço mais baixo.
Não vejo as pessoas preocuparem-se pela força do seu país. Afinal somos portugueses e acreditamos no futuro desta nação, ou vamos fazer as malas e rumar para outras paragens? Patriotas precisam-se.”

Não nos iludamos: os ingleses e os americanos só querem enfermeiros portugueses porque os de lá não chegam para as necessidades. Não se pense que eles vêem em nós “Cristianos Ronaldos” ou “Antónios Damásios”.
Claro que além de irmos suprir a carência de profissionais, também é verdade que temos alguma credibilidade perante esses países. Mas não se podem negar outras evidências:
Tenho colegas (excelentes profissionais) e que esperam há meses para ir para Londres.
Conheço casos de pessoas que em Espanha estão a ser explorados.
Muitos dos que ponderam ir para o estrangeiro, não o fazem por vocação, mas antes por necessidade.

Das duas uma: ou o país já tem enfermeiros que chegue e então devemos reduzir as escolas dando melhores garantias de trabalho aos que já trabalham, ou então, continue-se com o lema da “falta de enfermeiros”, mas provando ao Governo e à Sociedade de que essa falta é real e se pretende colmatar rapidamente e com seriedade.

A emigração, apesar de compreensível, representa um desacreditar no nosso país. Queremos um Portugal cada vez mais forte, ou cada vez mais dependente dos outros?
Cada um que faça a sua escolha!!!!
 
A bastonária é mais feia que um bode. Para além disso devia pensar em perder peso porque não é exemplo para nenhum doente com aquelas banhas penduradas na barriga! Acorde mulher!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!