terça-feira, janeiro 27, 2009

A chave do sucesso...


Numa visita ao blog Cogitare em Saúde - e no seguimento da iniciativa da OE e Sindicatos, em organizar um conjunto de debates para esclarecimento relativamente à Regulação Profissional/Modelo de Desenvolvimento Profissional (competência da OE), e à Regulação Laboral/Carreira de Enfermagem (competência dos Sindicatos) - não pude ficar indiferente a um comentário de um anónimo que, de uma forma muito simples, dá a receita para um futuro de sucesso no que diz respeito à Enfermagem:

"Estou farto de discussões fúteis sobre a carreira e sobre a profissão, quando é uma conversa surda e sem visão… a enfermagem precisa de:

1 - Acabar com escolas privadas [e algumas públicas... acrescento eu!] que existem neste momento sem qualidade e que formam Enfermeiros a mais;

2 - Reduzir o numero de vagas em Enfermagem;

3 - Definir as necessidades de formação e de evolução da Enfermagem como ciência (pois não o é neste momento);

4 - Desenvolver a investigação em enfermagem (baseada na evidência - que não existe neste momento);

5 - Formar grupos de trabalho na Ordem que pensem isto, mas que pensem ouvindo serviço a serviço a realidade dos hospitais e centros de saúde;

6 - Desenvolver uma Ordem dos Enfermeiros a sério e não a brincar, que faz eco de outras Ordens, para se fazer ouvir…. e ver!"

Tão simples quanto isto.

Comments:
Eu não o diria melhor.

NEL.
 
Concordo a 100%
 
Nem mais!
=)
 
Fantastico!!!!
 
Amen!!!!!!!!
 
nem mais ;D
 
Só um pequeno pormenor ao qual eu gostava de ter resposta:
Se acreditamos tanto k a enfermagem n é neste momento uma ciência e que necessitamos da investigação em enfermagem (pontos q eu concordo totalmente)p evoluir enquanto profissão, porque n existem trabalhos de investigação já iniciados? Se sentam essa necessidade pk n começarmos já? Pk n conseguimos nós identificar areas de intervençao nos nossos pp locais de trabalho e n tomamos a iniciativa de lhes dar resposta?
Lanço aqui o desafio: Tds aqueles q concordem ou axem as intervençoes apresentadas no blog pensem e iniciem um trabalho de investigação.
Pk n sermos nos a criar a necessidade em vez de esperar?
 
Concordo plenamente!!
 
Posso concordar com o fecho de uma ou outra escola por manifesta falta de qualidade, já quanto aos outros pontos não concordo minimamente. Digam-me um hospital que não deva horas (nomeadamente feriados e horas extraordinárias )aos enfermeiros. Porque será?
As propostas que a Ordem tem em cima da mesa para as especialidades poderá vir a responder aos restantes pontos.
 
"Digam-me um hospital que não deva horas (nomeadamente feriados e horas extraordinárias )aos enfermeiros"

Quantos quer?
 
Se fecharem as escolas preparem-se para aguentar com os seus professores desempregados nos vossos serviços tentando ser enfermeiros! Aí está a verdadeira catástrofe...
 
Nem tudo é tão simples assim, no entanto não deixa de encerrar algumas ideias para reflexão. Entre elas a escrita de comentadores como p.ex D disse. Espero que não seja o tipico de registos de enferemagem.
 
A enfermagem precisa de:

1 - Acabar com algumas escolas privadas e públicas sem qualidade, combatendo assim a formação de Enfermeiros em quantidade em detrimento de Enfermeiros de Qualidade!

2 - Que enfermeiros recém-formados e outros que têm já vida financeira estabilizada não procurem duplo e triplo emprego para que os que precisem de emprego o tenham, aumentando assim as vagas para os enfermeiros desempregados!

3 - Definir as necessidades de formação e de evolução da Enfermagem como ciência (pois não o é neste momento), não deixando o lado social, mas deixando o servilismo que a tem caracterizado até aqui;

4 - Desenvolver a verdadeira investigação em enfermagem e não a que "deve ser" segundo orientações académicas e políticas de momento!
 
Sugestão: fazer do comentário do anónimo das 12:08 a grande referência para "meditação", não só pelo que diz mas pelo que significa em termos de clarividência.
Pegou no post e limpou-o dos preconceitos e do nevoeiro que tolda a visão de muitos.
Exemplo: não são só as privadas a ter que fechar (preconceito), são as privadas e as públicas que não apresentem qualidade!
Outro exemplo: a alínea 2, referente ao duplo e triplo emprego - porque é que se fala tanto de questões sistémicas, mais complexas e de difícil abordagem, mas depois se tem tanta dificuldade em referir/ assumir verdades tão óbvias?

by Aranha
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!