sábado, janeiro 03, 2009

Os salários milionários dos Enfermeiros no INEM e a pantominice dos TAE!


Aqui está o exemplo de uma notícia encomendada pela parolice dos Técnicos de Ambulância de Emergência (TAE), empedernidos por uma fúria invejosa e um desejo raivoso de vingança. O Correio da Manhã, que se presta ao estas palermices alimentadas por TAE's saloios, refere que os Enfermeiros têm salários milionários no INEM! (Os médicos ficam com os tostões que sobram e os TAE com as migalhas...?)

As fontes, impotentes, que alimentaram esta notícia mal-sucedida, demonstram a mediocridade a que sujeita a classe dos "técnicos de emergência". Não serão todos assim, concerteza, mas os que o são, afamam a classe (que vive assente num sonho de alguns mal-viajados e mal-iluminados, que trazem modelos idiotas para um Portugal que não precisa de mais inúteis). Há burros que ainda não compreenderam, mais ainda há paciência para se explicar:

Certos países têm um fulanos (ex-pedreiros, ex-carpinteiros, ex-desempregados, etc...), formados à pressão com o intuito de serem "paramédicos". Também é certo que esses mesmos países apresentam um défice de Médicos e Enfermeiros. Os outros pachás (nossos TAE's), que vivem em países como este à beira-mar plantado, alimentados por séries televisivas, querem dar resposta à sua veia heróica e hollywoodesca, fazendo pressão no sentido de se criar uma profissão que, noutros lados, não passa de um remedeio barato.
Depois trazem argumentos que não lembram sequer aos lírios do campo: os Médicos e Enfermeiros são para trabalhar dentro do hospital - dizem! Aliás, os Enfermeiros são para trabalhar dentro do hospital! Sim, porque com os Médicos não se metem muito, vá-se lá saber porquê! A vingança eterna é feita apenas contra os Enfermeiros...! (Complexos mal resolvidos?)
Ora, os Médicos e/ou Enfermeiros são profissionais de saúde. A saúde está onde estiverem pessoas, e as pessoas andam com frequência na rua, certo?
Ora, quando nas Faculdades de Medicina ou Escolas de Enfermagem se ensina como funciona o sistema cardiovascular - por exemplo - partimos do pressuposto que o mesmo funcione de igual forma dentro e fora dos hospitais, certo? Certo.
Uma punção venosa, por exemplo, é feita da mesma forma dentro do hospital, fora do hospital ou na casota do cão, certo? Certo.
Os cuidados de Enfermagem são passíveis de ser ministrados em qualquer sítio, certo? Certo.

Um pascácio qualquer lembrou-se dizer que os Enfermeiros só servem para dentro dos hospitais... mesmo sabendo que os domicílios do Cuidados de Saúde Primários assentam nos Enfermeiros. Esses pascácios tem perfil peculiar: consomem horas-a-fio (demasiado tempo livre?) a consumir adrenalinas televisivas produzidas pelo Spielberg, vendendo depois essas ilusões a outros famintos de pirilampos azuis. Uma das maiores e mais estúpidas ilusões é que os Médicos e Enfermeiros só sabem trabalhar dentro do hospital. Néscios!

Outros, ainda mais burros, dizem que os Enfermeiros agora é que se andam a prestar à emergência. Esses burros, certamente, ainda não repararam que a complexidade da saúde vai crescendo e como tal, são cada vez mais necessários profissionais de saúde bem formados. Aqui aparecem os Enfermeiros.

Estou curioso para saber o que o povo prefere: um Enfermeiro a quem foi ministrada formação pré-hospitalar específica ou um serralheiro a quem foi ministrado uma formação na panela-de-pressão?

Eis a notícia (nota: os valores monetários referidos na peça estão levados ao extremo):


"Salário milionário no INEM

Estão a roubar o INEM há muito tempo, têm salários milionários e os técnicos, que muitas vezes fazem os mesmo serviços, ganham muito menos." A acusação é de um dos técnicos de emergência médica do INEM, que falou ao CM sob anonimato, na sequência da polémica sobre os milhares de euros gastos em horas extras no INEM, que poderá vir a dispensar cerca de 60 enfermeiros que estão a recibos verdes.
-
Têm duplo emprego, trabalhando em vários hospitais ou centros de saúde e no INEM chegam a ganhar cerca de 400 euros por um turno ao domingo, segundo a tabela salarial de prestação de serviços para um enfermeiro especialista à qual o CM teve acesso.
A tabela prevê ainda que numa "semana-tipo" ganhem mais de 2200 euros. Trabalhando cinco dias úteis auferem 1447 euros. Apenas asseguram a comunicação de dados com as ambulâncias, já que o atendimento das chamadas de utentes é feita por operadores.
.
O CM sabe que os enfermeiros estarão a concertar posições contra a actual direcção do INEM, a que preside Abílio Gomes. "Quando souberam da possibilidade de serem dispensados fizeram uma reunião em Coimbra e andam a ameaçar a direcção com processos judiciais", disse outra fonte.
-
"Os salários milionários estão também na base do lóbi que a classe dos enfermeiros está a fazer contra a criação da carreira de paramédico", acusou outro técnico. Ao CM, fonte oficial do INEM desmentiu eventuais pressões sob a direcção e garantiu não estar prevista a dispensa de 60 enfermeiros. Maria Sousa, bastonária da Ordem dos Enfermeiros, recusou comentar os salários dizendo ser um "absurdo" a substituição de enfermeiros na emergência médica por técnicos. Já Ricardo Rocha, do Sindicato de Técnicos de Ambulância de Emergência sublinhou apenas a importância da criação da carreira de paramédico no INEM."

Comments:
Será que ainda não perceberam que estes técnicos de meia tigela têm inveja dos enfermeiros...
Se pq há dias estava eu no hospital e um desta espécie foi lá levar uma criança e não me conhecendo de lado nenhum perguntou-me se não queria ir almoçar com ele, já para não falar que a grande maioria deles resolve ir para a universidade, tirar o curso de enfermagem para fazer parte dessa classe que todos eles aclamam aos sete ventos detestar...não gostam de nós mas gostam de nos lamber o cu, sim pq os médicos não lhes passam cartão nenhum e mtas vezes qdo algum destes coitados resolve passar dados sobre a vítima ao médico, é de tal forma ignorado e vê-se obrigado a desfazer-se em amabilidades com o sr enfermeiro.Não me venham com tretas, vocês gostavam era de ser enfermeiros e de preferência a trabalhar no PH.
 
Estes Srs. TAE/TAS/TEPH querem carreira, querem protagonismo, querem acção mas não querem ser responsabilizados por nada! Ou seja, de acordo com a leitura na diagonal do projecto de carreira (porque os doentes dentro do hospital requerem mais da minha atenção), eles querem fazer TUDO, mas sobre o capote das orientações dos médicos (e dos enfermeiros por mais que lhes custe admitir), pois deste modo podem fazer as coisas de qualquer maneira, mas se der para o torto vêm com a história que foi sob orientação médica!!! Costuma-se dizer que "com as calças do meu pai também eu sou homem".Com estes Srs. é mais ou menos a mesma coisa: querem parecer os heróis do pré-hospitalar às custas dos conhecimentos e da responsabilidade de profissionais mil vezes mais diferenciados.

Não queiram ser mais papistas que o Papa. Melhorem as vossas competências actuais, olhem para o estado em que muitas vezes transportam os doentes (os erros que cometem). Os enfermeiros (os que conheço) sabem agir sem protocolos, de acordo com a situação clínica de cada doente, olham para exames complementares de diagnóstico, análises clínicas, ECG's (aquilo que pelos vistos só exite nos hospitais) e estabelecem planos de cuidados direccionados ao doente. Estes senhores querem refugiar-se no modelo chapa 1, chapa 2, chapa 3, para depois transparecerem para a opinião pública que são eles fazem tudo, que sabem tudo e que são os melhores!

Ahhhh.... Este jardim à beira mar plantado... tem muita ortiga!!
Obviamente os enfermeiros também sabem tratar o prurido, no fundo uma reacção alérgica resultante do contacto com a referida planta. E sem protocolos!! Fantástico! Mas isso não dá emoção e à partida não justifica uma "amarelinha" luminescente e estridente, né?

Cumprimentos e BOM ANO de 2009!

Enfermeiro Atento
 
ena ena...vou já largar a cirurgia e alistar-me nas fileiras do INEM (se eu com quatro anos de curso não me sinto preparada para prestar assistência em situação de emergência, que dizer destes super-heróis wannabe??). de qualquer das formas com um salário destes nem preciso sequer de equacionar um duplo...
 
Vendo-m obrigada a trabalhar com certos elementos acefalados q por culpa do sistema s tornaram enfermeiros e desonram a classe..confesso q ñ nutro a maior simpatia pela mesma..No entanto e cm na minha o mau afamamento é ainda mais gritante combato profundamente esta sensação e neste momento digo-vos..Pagam bem aos médicos..acho muito bem..eu s fosse médica tb exigia o máximo q estejam dispostos a pagar..a culpa é d quem paga..No INEM pagam bem ao enfermeiro..óptimo o enfermeiro só recebe o q estão dispostos a pagar-lhe e tem pleno direito de exigir o máximo pelo trabalho especializado q faz..quem conseguir fazer trabalho especializado e pleno d responsabilidades assumidas q exija tb remunerações correspondentes..
E não pagam bem aos enfermeiros do INEM..pagam mal aos outros..inclusive aos outros prof. d saúde..
 
NÃO SEJAM DEMAGOGOS.

Demagogia é conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos provém do Grego, querendo dizer "a arte de conduzir o povo".

Dizer ou propor algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação.

No nosso contexto actual, está muito associado ao mundo da política e a promessas de "mundos e fundos", que depois na práctica não se concretizam.

Dizem os manuais que o demagogo, na sua expressão grega primitiva, era apenas o chefe ou condutor do povo, sem qualquer sentido pejorativo, e, como tal, se qualificavam Sólon ou Demóstenes, intimamente ligados à defesa da democracia. Contudo, a expressão sofreu uma evolução semântica, deixando de ser uma arte neutral, principalmente depois da morte de Péricles, em 429 a.C., quando surgiram novos líderes, não ligados às antigas famílias, os quais, a partir do século seguinte, começaram a ser fortemente criticados pelos adversários dos modelos democráticos. Por causa disso é que a expressão ganhou a actual conotação: aquele que procura dar voz aos medos e aos preconceitos do povo. Ou, para seguir as palavras de Bertrand de Jouvenel: a arte de conduzir habilmente as pessoas ao objectivo desejado, utilizando os seus conceitos de bem, mesmo quando lhes são contrários.

Aliás, já em Platão (Politeia, livro V) o nome serviu para designar aquele que chama boa às coisas que lhe agradam e más às coisas que ele detesta. Do mesmo modo, em Aristóteles (Política, livro V), onde se acentuou que o demagogo utilizava a lisonja e os artifícios oratórios. Já no século XIX, Lincoln chegou mesmo a assinalar que: "Pode-se enganar algumas pessoas todo o Tempo; Pode-se enganar Todas as pessoas algum tempo; mas não se Pode enganar Todas as pessoas todo o tempo!" Neste contexto, Max Weber, utilizando um conceito amplo de demagogo, incluiu em tal categoria o jornalista, referindo que o mesmo substituiu o púlpito. Porque, desde que foi instaurada a democracia, o demagogo é a figura típica do chefe político no Ocidente. Uma demagogia que, depois de se transmitir pela palavra impressa e através dos jornalistas, passou para a rádio e para a televisão.
 
Venerado DOUTOR Enfermeiro,

Não entendo a necessidade, fixa, que tem em abalroar tudo e todos. Médicos, TAE, Farmacêuticos, Auxiliares de Acção Médica, etc., etc.
Parece-me, e não devo ser o único, que deve ser uma pessoa excessivamente malograda, e que mais não conseguiu do que criar um blog para se desanuviar a disparar em todas as direcções.
A ser verdade a notícia do Correio da Manhã é uma VERGONHA os valores auferidos pelos seus colegas de ofício!
Conheço o necessário do trabalho exercido por estes profissionais, para não compreender como é permissível que se embolsem estes valores, vistos na minha opinião de desproporcionados, face ao trabalho produzido.
Espero que 2009 lhe traga a humildade que parece não possuir.

Não sou TAE!!...
 
obviamente q estes ordenados são uma miragem, mas quem acredita nestes palermas de TAE.

Eles ganham 800 euros com 5 semanas de curso, nós ganhamos voces sabem bem qt por 4 anos de curso.

Se estes ordenados fossem reais, todos queriam ir para o INEM e as denuncias n partiam dos TAE, mas sim dos outros não-enfermeiros.

Além disso, se um enf ganha o que apregoam, qt ganha o não enfermeiro tb licenciado???
 
Caro DoutorEnfermeiro ja nem vou comentar esta notcia, que so me faz ver a mediocridade do Correio da Manha que tem a coragem de publicar noticias com fontes sob o anonimato!

Parabens pelo ser comentario à noticia e por por os tripulantes no ser lugar!

Faça um favor aos Enfermeiros, nao pare de escrever no seu blog!


Um bom trabalho para 2009!Continue atento!

Grande abraço!
 
Paramédicos para quê? Se os enfermeiros com 4 anos de curso mais umas formações específicas estão aptos para a emergência pré-hospitalar.
Isto é de TAE com muita dor de cotovelo realmente, que tristeza.

cumprimentos
Excelente blog.
 
Conheço muitos Ta´s e lido com eles diáriamente há muitos anos. Infelizmente estão todos a apanhar pela percipitação e irresponsabilidade de alguns. Existem aqueles a quem se calhar até se podem delegar alguns procedimentos entre outros por exemplo preparação de soros mas devidamente tutelada. Ir mais á frente só com conhecimentos e práticas adquiridas e aprofundados em cursos superiores de Saúde. Os TAE´s têm que se convencer por muito que lhes custe que para efectuar procedimentos técnicos de de elevada complexidade e responsabilidade não bastam 1500hrs de formação, bem como aos enf deveria ser vedada iniciar a sua carreira em serviços de alta exigência e complexidade técnica sem passar por patamares básicos mas fundamentais. Seria bom que os pertenços parmédicos avaliassem o seu estado de arte antes de quererem cavalgar uma onda para a qual não sabem nadar.
 
Caros...

Há TAE´s e TAE´s...Enfermeiros e Enfermeiros.

Quanto à formação pessoal:
Pessoas mal formadas há em todo o lado. E pelo que vejo o Ensino Superior não dá formação de berço (formação pessoal) a ninguém...

Quanto à formação Académica:
Não há comparação possível. Nem sei porque é que alguns Enfermeiros estão constantemente a "promover" comparações.

Os TAE´s têm que ter obrigatoriamente mais formação, é verdade!! Concordo.
A proposta apresentada é das coisas mais absurdas e ridículas que li até hoje (acessos ósseos, drenagens torácicas... por favor!!!). Lembrem-se é da velha máxima:"antes de correrem "convém aprender andar".


É de lamentar as posturas de alguns enfermeiros a esta questão. Entendo que estejam sem paciência, mas sempre podem direccionar alguma dessa agressividade para a OE que não luta o que devia pelos Enfermeiros

Cumprimentos
 
doutor enfermeiro voltou em grande
 
Dr enf... que entrada em 2009 espectacular!!
Bem dito!!!!
 
gostei do post!!!!!!!!!!!!!
 
Engraçado como os srs se colam sempre mas sempre ao uso da expressão:"...medicos e/ou enfermeiros..." tentando meter no mm saco, duas classes absolutamente distintas, em termos formativos, de responsabilidade e de importancia de actuação perante o doente emergente... é por isto e muito mais que estão de rastos e assim vao continuar...
 
doutor enfermeiro entraste com o pé direito!!
esta é a força de que todos precisamos para fazer face ao ataques
até ja usam os media para deitar a baixo a figura do enfermeiro!
vê se bem agora a reles luta desses TAE!
FORÇA DOUTOR ENFERMEIRO
 
Vamos dissecar:
Uma questão de espaço
Facto: o lugar do enfermeiro é onde o doente precisa dele, no hospital, nos centros de saúde, e também simplesmente na rua. É um profissional com formação tendencialmente específica …. os TAE tem o seu espaço… ninguém quer ficar com o lugar deles, em conjunto, com funções distintas formam muitas vezes uma boa equipa

Há enfermeiros recém licenciados a trabalharem nas SIV
Facto: É verdade. Mas esses enfermeiros já têm mais de 3500 horas de curso de licenciatura mais o curso do INEM, os outros senhores querem fazer um curso de 1500 horas com estágios incluídos e estarem aptos a todo o serviço. Muitos deles fizeram o curso de TAE e antes eram alunos acabados de sair do 12º ano … ou de outro curso sem saída profissional… poderemos ver quem estará mais capacitado…. O resto é conversa

Os enfermeiros ganham muito
Facto: quem me dera que fosse verdade… mesmo assim o valor atribuído tem a ver com a responsabilidade e a capacidade intelectual, quanto maior for a responsabilidade maior é o ordenado. Se fosse pela capacidade bruta, então os carrejões tinham um salário elevadíssimo. Não pode ganhar tudo o mesmo, médicos, enfermeiros, TAE… tem os seus lugares….

Equipas profissionais
Facto: Aí estamos de acordo, basta de amadorismo e voluntariado! Não me refiro só aos bombeiros… (com o devido respeito), refiro-me aos senhores doutores do PH que andam nisto porque até gostam…mas não deixa de ser um extra que fazem quando bem lhes apetece…basta ver as VMER que estiveram INOP na noite de Natal e Ano Novo…. As equipas SIV estão 24 horas, 365 dias por ano e 366 em ano Bissexto…

As Ambulâncias SIV vão acabar..
Depois dessa noticia…. Com fonte segura no STAE… abriram concursos para o Algarve… e para Lisboa alargando consideravelmente o número de SIV existentes…

Toda a gente quer brincar aos enfermeiros
É verdade, os farmacêuticos querem dar picas, os auxiliares de enfermagem querem executar técnicas… os TAE querem dar medicação… já para não falar na enorme saída que tem a farda de enfermeiro no Carnaval….

Os enfermeiros têm duplo emprego
Facto: É verdade… se pagassem bem não era necessário. Mas os TAE também trabalham como enfermeiros, psicólogos, conta própria…. Não se deve atirar pedras quando os nossos telhados são de vidro.
Isto não é de criticar…tem que ser…
 
Tanta verginha deviam ter os TAE's, como o correio da manhã. Deveriamos todos escrever uma reclamação contra a dita publicação e exigir a reposição da verdade(eles que façam uma reportagem de fundo sobre o verdadeiro estado da profissão de enfermagem e sobre os atropelos a que temos sido submetidos).Chega de pouca vergonha e falta de respeitio por quem todos os dias dá um grande contributo para a saúde dos portugueses. Em relação aos tais TAE's, não há que valorizar, há que desprezar pois é isso que nos torna superiores. Os cães ladram e a caravana passa...
Cumprimentos e um excelente 2009 para todos os colegas que partilham este local de reflexão, tão apetecido por todos aqueles que andam sempre à espreita e, que como quem não quer a coisa, vêm aqui dizer o que não têm coragem para nos dizer no dia a dia.
 
a mesma coisa se passou na criação da policia municipal...umas formações e tá feito, criaram os policias caça multas! aqui a situação é semelhante com umas formações criam (dizem eles) um profissional capaz de actos de Enfermagem e de actos Médicos... é caso para dizer "puff fez-se o chocapic!"

Mas até gostava de ver esses profissionais em acção...qual Dr.House...é ver os trolhas a tranformarem-se em verdadeiros herois...ainda fazem um filme sobre isso.

Bem dr.Enfermeiro muitos parebéns pelo blog em geral e pelo post em particular...um bom 2009 continue assim
 
Recomendo este texto sobre a criação dos paramédicos!!! É mais uma fenómeno paranormal neste país...
 
A culpa não vai morrer solteira podem crer.
Tudo tem um começo. Lembram-se que uns tirocinantes de médicos, que andavam nos INEMs de Lisboa a mostrar a alcunha de médico, pelas ruas, tinham como auxiliar o tal motorista TAE que, às vezes até fazia umas coisas (ver o motociclista com o casaco vestido com os botões para as costas e a forma como lhe endireitaram(?) os pescocinho, que até deu um estalo e deixou de respirar).
Talvez essa gente não saiba o resultado das autópsias e o porquê de porem válbulas de segurança nos nos balões tipo ambú. Se fossem ver como estraçalhavam corações, não de amor, mas com a ignorância.
Quem começou a introduzir enfermeiros nestas equipas sabia destes resultados, que não dignificam ninguém e, ao contrário do que muitos pensam, os mortos também falam.
Por uma forma característica de estar na vida, os Enfermeiros são pacatos e por tradição; sabem para si, para evitar os erros dos outros e, depois, não notarem que fazem isto tudo e que isto tem um preço. Nestes erros dos outros incluímos os médicos. Que seria dos doentes se não fosse a atenção permanente dos enfermeiros.
Pelos vistos não têm direito a reclamarem esse mérito.
Sabem quem é que começou a reflectir sobre os curarizantes que eram ministrados aos sinistrados e que os sossegavam tanto que até chegavam com o sossego eterno às urgências.
Foram os enfermeiros que chamaram a atenção dos peritos para estas burrices.
Sabem quem meteu ar da atmosfera para evitar que nas UCIs queimassem os pulmões dos eventuais sobreviventes?
Desconfiam que foram os enfermeiros, com a lógica do raciocínio. E foram.
Ja vos disse e repeito que esta questão dos tae surgiu em Lisboa porque os mediquinhos, tão jovens quão ignorantes, não queriam enfermeiros a dizerem chegue para lá que não percebe nada disto.
Mas a natureza humana exige enfermeiros nestas coisas que são muito sérias. Sim, porque isto de conservar vidas a todo o custo é com os enfermeiros. A sua arte é mesmo essa.
O Manuel Pizarro é o principal responsável por estar a usar manobras de diversão para com os enfermeiros, porque estes não se interessam pelo poder que quer absoluto para os seus colegas.
Portugal, país de poetas usa médicos em tudo. Finge que usa, porque eles estão pagos para estarem lá, mas...
Os enfermeiros não são falados, porquê?
Os saloios do jornalismo (saloio é o cultivador de alfaces, tomates, nabos e betarrbas, da periferia de Lisboa), só sabem o valor dos enfermeiros quando a crise aperta.
Não obstante, até aí, os enfermeiros se esquecem dessas cavalgaduras, que deviam informar-se de quem é quem e faz o quê.
Aliás esta conversa não faz sentido, pois os tae serão sempre o que os enfermeiros quiserem que eles sejam e não há delegações nem telepatias, para o interior das ambulâncias.
Há três técnicos na arte de curar: parteiras, enfermeiros e médicos.
O DL 32171 de 1942 determina o que cada um pode fazer, em situações de urgência.
Por isso estar a falar de tae como se eles tivessem voz na matéria, por muito que M.Pizarro, com o seu jeito venenoso para dispersar atenções, queira provocar os enfermeiros com isso, não lhe devemos dar a resposta que eles todos merecem. Devemos usar a nossa criatividade e fazer-lhes a pega onde eles menos esperem. E há tantos flancos a descoberto, no animal, onde os enfermeiros podem atacar com eficácia!!!
Uns e outros ainda não perceberam que os enfermeiros têm competências próprias nesta área, que não lhes são delegadas por ninguém seja médico, seja farmacêutico ou outro.
Por uma questão de urbanidade disfarçam quando os atacam, quando nos atacam.
Mas essa moda está a cair em desuso e os cuidados primários, os paliativos, os continuados os pré-hospitalares, são áreas onde os enfermeiros vão exercer o seu poder de pleno direito.
Esperem um pouco, para verem.
Já agora, os enfermeirtos não são obrigados a trabalhar de graça e se o seu trabalho é insubstituível, não é um Zé Ninguém de um tae que lhes vai fazer o preço.
Vamos a por as coisas nos seus lugares e a deixarmo-nos de rodriguinhos!
Num certo serviço de urgência contaram-nos que a enfermeira encarregada, por consciência profissional de marcar de perto um burro em potência, médico de rótulo, ganha dez vezes mais do que ela.
Caiu nela e feriu-se muito.
Quando os enfermeiros concluirem que para impor a sua arte têm de lutar por mais Poder, como diz o Miguel das Hortas de Alvalade e não fugirem do poder só porque outros o querem assaltar todo.
O nosso poder é o da coerencia e da competência.
Há dias um barbudo que faz de director geral na área da saúde, disse uma série de babuzeiras, para chegar à conclusão de que havia um surto de gripe, no seu tempo e que os médicos ainda podiam receitar mais vacinas, porque ainda há cerca de 90 mil doses.
É uma recomendação pobre, para uma técnico de gabarito, que devia estar naquele posto.
Se fosse um enfermeiro a dar conselhos à população diria: abram as janelas, evitem os grandes aglomerados de gentes em espaços fechados; respirem ar puro e não tenham medo às correntes-de-ar.
É este pedacinho que faz a diferença dos enfermeiros para os outros.
Só que a sua excessiva modéstia não lhes permite dizerem que o rei vai nu. Ainda não permite.
Com o rolar do tempo vão começar a mudar o discurso.
Já agora, para os escandalizados; quem é que vos manda meter o nariz neste espaço reservado a enfermeiros?
Hão-de perceber que não precisamos de ajudas bacocas. Nós já estamos noutro estadio de perfeição.
Por agora tenho de me retirar para ir mudar as ferraduras ao puro lusitano, pois com as correrias a que o animal está sujeito, o ferro gasta-se e já derrapa um bocado, nas curvas mais apertadas da peleja.
Mas volto e com o pipo de Diogenes para aquele anónimo, que andou a ler os clássicos para falar da demagogia socrática, ver o que ele guardava lá no barril.
 
Eu sou médica e obviamente estou do lado dos enfermeiros nesta questão, considero um atentado à segurança pública promoverem TAEs a hibridos medico-enfermeiro sem qualquer preparação... mas uma coisa é certa, estas acusações sobre salários chorudos que vos são feitas são exactamente as mesmas que os enfermeiros fazem aos médicos... e todos sabemos que até podem existir uns quantos que recebem estes salarios, mas a maioria recebe uma miséria... no fim toda a classe paga como sendo ladrões e enriquecendo à custa dos contribuintes... ninguém gosta de ouvir isto, pois não, sobretudo qdo recebe 1200 euros e está longe dos salarios que nos apontam... pode ser que agora vocês diminuam um pouco as críticas ferozes à classe médica!
Ana J
 
Ó verborreico Gardingo, se este espaço é reservado a enfermeiros deveriam exigir pelos menos o nº da carteira profissional a quem nele participa. Será que tu a possuis!? E já agora deixa de dizer tantas baboseiras. Ocupas muito espaço e dizes pouco. Ninguém está interessado na tua literatura de cordel.
 
Parabéns, gostei mto deste post e da reflexão que o doutor enfermeiro fez sobre o assunto. Também gostaria de felicitar o sr Gardingo pla sua interveção. Ora aí está a nossa essência enquanto enfermeiros, cuidar e zelar plo bem estar dos doentes/utentes independentemente do local ou da circunstância.
As pessoas não tem a mínima noção do trab de enfermeiro e acabam por tecer comentários sobre matérias pouco filedignas.
Parabéns
 
Olá a todos, sou TAE e uma coisa vos digo:
1º - os enfermeiros vão sair do CODU.
2º - Vão sair dos cargos de chefia, que tem nas delegações.
3º - Vão ser substituidos por Paramédicos!!!!!!!!!!


TAE
NORTE
 
Doutor Enfermeiro tenho de mostrar o meu grande desagrado ao ler este post. Por duas razões fico triste.

A primeira é a essência da do post, pois vejo uma vez mais um ataque público à nossa classe.

A segunda é a forma como escreveu o post. DE temos de manter a dignidade da nossa profissão, e não é atacando as outras classes que fazemos a diferença. Que tal deixar de usar termos ofensivos?!?! Uma boa opinião n acenta em ataques ofensivos mas sim em factos e ideias devidamente fundamentados. E se nós (Enfermeiros) temos a razão do nosso lado, so temos de apresentar esses factos e fundamentar as nossas ideias. Basta de ripostar, é altura de nos concentrarmos no essencial da questão, a luta pela nossa profissão baseada na verdade e a na dignidade profissional.
 
Caro Dr. Gardingo

O Cinismo foi uma corrente filosófica fundada por um discípulo de Sócrates, chamado Antístenes, e cujo maior nome foi Diógenes de Sínope, por volta de 400 a.C., que pregava essencialmente o DESAPEGO AOS BENS MATERIAIS E EXTERNOS.
O termo hoje tem uma adjectivação pejorativa de pessoas sem PUDOR, INDIFERENTES AO SOFRIMENTO ALHEIO, como acontece com a ROSANA.
 
ATENçÃO MEUS SENHORES!!!!
Esses TAE´s "anónimos" não falam pelo resto dos técnicos...não vamos por tudo no mesmo saco!!
Há bom e mau em todo o lado
 
subscrevo....
 
Só para reflectir!!

Um Enfermeiro em cada ambulância?? Seríamos um país pioneiro. E já agora porque não um médico??
Aí é que era qualidade de prestação de serviço, leia-se socorro, não acham? Ou será que para os senhores Dr.Enfermeiros isto já não faz sentido??

Meus caros, como cidadão claro que gostaria de ter um médico e um enfermeiro em cada ambulância, a questão é que tal não vai ser possível, pois o país não tem condições estruturais e financeiras para garantir tal qualidade de socorro, SEJAMOS REALISTAS.

Se isto é uma verdade incontornável, sim reafirmo incontornável, pois basta olharmos para a realidade dos hospitais e bem vemos como não estão resolvidas as questões de fundo, mais vale criar-mos uma classe de técnicos (e não especialistas), capazes de salvar vidas.

A formação é o elo que deveria ser defendido até ao limite, TEPH sim, vamos é dar formação, séria, rigorosa, criteriosa imprescindivel para o desempenho da função.

O que os Senhores Enfermeiros querem á apanhar tudo, para ser profissional de Pré-Hospitalar não é preciso andar a fazer estágios de lava-cús (provalvelmente não vão ter coragem de publicar isto)por isso o Curriculum da Licenciatura em Enfermagem e os seus estágios, tem muitas coisas que não servem para rigorosamente nada na EPH, o que significa que andaria o país a gastar dinheiro para formar Enfermeiros que depois não vão executar muito daquilo que aprenderam na escolinha, na EPH.

Sou TAS, e Bombeiro há mais de 20 anos, (e já agora tb Licenciado, só por causa das chamadas de atenção aos serralheiros e carpinteiros) já fiz milhares de EPH, já salvei muitas vidas e infelizmente vi outras esvairem-se nas minhas mãos porque simplesmente, não posso executar técnicas que são Médicas e ou EXCLUSIVAS dos Sr's. Dr's Enfermeiros, ou seja porque é me é proibido Salvar Vidas.

E já agora, no que diz respeito à usurpação de funções que tanto criticam aos TEPH, ouvi dizer que os Srs até querem começar a passar receitas, isso não faz parte das funções do médico ?? pois, pois!!

Bom Ano
 
E quem disse que foram TAEs?

Falam em Técnicos de Emergência.

Não há TOTEs? tudo se vira para os TAEs, estranho!

E se foram Enfermeiros? é que esse mesmo pasquim que falam, albergou até a pouco tempo uma noticia, encomendada por os Enf. que estavam com o lugar a tremer, ou já se esqueçeram?

E já agora sabiam que apenas um grupo pequeno de amigos faz CODU, só aqueles que interessam, os outros que fazem VMER e que trabalham arduamente tambem nem se se quer foram convidados!

Nunca falem daquilo que não sabem.
 
Caro colega!
Partilho da sua opinião em quase todos os assuntos por si abordados neste blog, e este post não foge á regra. No entanto tenho uma critica a fazer. O colega deveria fazer este tipo de comentários não só no seu blog mas tambem noutros locais, por exemplo em relação a esta noticia, no proprio Correio da Manhâ, pois apesar de ser um jornal manhoso é um com mais tiragem no nosso triste pais. Devemos aproveitar as armas que nos dão e se a internet é um bom meio de comunicação, as "Cartas dos Leitores" nos masi diversos jornais nacionais são por excelencia um meio de chegar não só aos colegas como tambem ao público em geral, ignorante porque só lhe mostram o que ao poder interessa mostrar. Um abraço e mais uma vez parabens por este espaço.

PS - Peço a sua atenção especial para a nova carreira, para o novo plano de desenvolvimento da profissão e para os novos vencimentos que ai vêm. Vejo muita gente a falar mas pouca gente a saber aquilo que diz. è bom que se discuta abertamente esses assuntos. Obrigado
 
TAE norte:

Tenha cuidado com as certezas que aponta.Pela boca morre o peixe. Conhece TAE's com mais formação em EPH do que os enfermeiros que trabalham nessa área? Eu não. E garanto-lhe que conheço alguns. Nem todos os médicos são cirurgiões ou intensivistas, nem todos os bombeiros fazem emergência e nem todos os enfermeiros são especialistas nesta área, mas os que o são, dão provas do que fazem todos os dias.
Aos TAE's que nos respeitam, o meu mais sincero abraço e desejos de que continuem a fazer o vosso trabalho de forma profissional para bem dos utentes. Aos TAE's qu não fazem por merecer este abraço, desejos de que continuem no vosso deslumbramento. A todos os enfermeiros, votos de sucesso profissional na área em que exercem, pois todos merecemos respeito e admiração no que fazemos. A todos os profissionais de saúde votos de que se esforcem pelo essencial, que é a prestação de cuidados de qualidade ao ser humano que de nós necessita, desde que nasce até que morre, em todas as fases do seu ciclo de vida, independentemente de ser na rua, em casa, no trabalho, no centro de saúde ou no hospital. Onde houver pessoas que necessitem de cuidados de saúde, lá estaremos para suprir as suas necessidades.

Enf.º Nuno P.
 
Com um bocadinho de sorte, daqui a pouco e segundo alguns srs.drs.auxiliares, toda a gente quer ser enfermeiro... TAT,TAS,Paramédicos e admirem-se, até Médicos agora querem ser enfermeiros!! Alias todos os dias conheço imensos casos de Médicos cansados de tudo o que a medicina acarreta, preferindo trocar a carreira médica pela de enfermagem, essa sim, verdadeiramente promissora, sobretudo a nivel da EPH onde em breve serão reis e senhores e tudo estara sob a sua alçada!! Alias sei de fonte segura que medicos e TAE so servirão para limpar as viaturas e verificar a respectiva carga, porque em breve enfermagem e EPH serão como uma só palavra... Mas não é so aqui que se vão notar as diferenças, mesmo a nivel hospitalar em breve quem diz o que se faz a um doente, como se faz e quando se faz, sera o sr.dr.enfermeiro, que graças aos enormes conhecimentos dados pelo fantastico curso d 4 anitos d enfermagem, e dado que não ha mais ninguem a sua altura, torna se no responsavel maximo pelos cuidados de saude aos doentes!!

Eu proprio, assim como muitos colegas, pensamos rapidamente trocar a faculdade de medicina e concorrer a uma escola de enfermagem (nao sei se vou conseguir porque as medias sao muito altas), e embora saiba que para ja aqueles 4 anos serao para aprender a dar banhos a doentes alcoolizados na urgencia, limpar o rabinho a velhinhos, e dar umas injecçoes (que sao tao dificeis que ate farmaceuticos as dao), tudo isto ira mudar, em breve tudo sera diferente....depois vao ver, com o meu pijama verde a dominar os corredores dos hospitais e as situaçoes na rua, e sobretudo o que me vai dar mais gozo vai ser a cara dos medicos...vai ser fantastico...

o problema e que depois de tudo isto, bati cm a cabeça e acordei...
Porra, afinal tudo era um bonito sonho...

abc
 
A fúria da indignação não deve retirar mérito a razão...após 28 posts ninguém parou para propor uma forma objectiva de combate a esta eventual usurpação de competências?
1º Quem vai formar os TAE ? ou médicos ou enfermeiros certamente...portanto, por aqui deve começar uma das formas de luta!
2º Onde está o estudo de viabilidade económica desta proposta? Porque isto é dinheiro publico..qualquer grupo de cidadãos (por exemplo a Ordem ou qualquer agrupamento de enfermeiros idêntificados) tem direito a saber porque é que se vai investir em formar algo que já existe...
3º Onde está a reacção pública da classe? chega do discurso do coitado...de entre milhares de enfermeiros, ninguém tem contactos com a imprensa? ninguém sabe influenciar os media para que se interessem pelo assunto?
4º Não é legitimo começaram a atacar todos os TAE por conta da opinião de um ou dois...há que manter a seriedade da discussão...elevar o nível...insultos servem para descarregar frustações mas não vão resolver problemas!
Saudações!
www.hospitalportugal.blog.com
 
Há blogs e blogs...
Há reuiões e reuniões...
E por fim há decisões políticas!

Parece que este blog só fala do pré-hospitalar, INEM e TAE.

Parece que a enfermagem do D.E. se resume ao INEM.

Por amor de Deus, tanta coisa para discutir e nos preocuparmos...

E com posts destes estamos a descer de nível.

Enf./Sul
 
Quanto maior a ignorancia, maior o atrevimento...e esta
 
Os enfermeiros gostam mesmo de se acharem superiores ... em saúde só a classe de enfermagem tem valor, ai o humanismo, ai a compaixão, ai a técnica e perícia, ai que já nascemos ensinados (e mesmo assim estudo 5 anos) e ensinamos a toda a gente ... os outros profissionais ... pois a esses só interessa o dinheiro, o poder , etc, etc, etc Por amor de Deus , alguns textos que se lêem aqui, até me fazem rir de tão palermas que são, de quererem valorizar a profissão de enfermagem a algo superior que efectivamente não é ... não deixa de ser uma profissão como outra, cooperativa mas dependente das outras ... não queiram ser tudo quando nem o que deviam fazer, o fazem bem ... e deixem de criticar médicos, farmacêuticos, técnicos e outras pseudo profissões de saúde ... na vossa profissão também há muitas ovelhas negras.
 
caros colegas leram o jornal de noticias do dia 4-1-9 Hosspital vai mostrar faltas de médicos para os envergonhar(H.S.J. Recorre a sistema interno de tv para exibir nome de pessoal faltoso assim como produtividade(esta produtividade são actos medicos)Notícia interessante.flor
 
caros colegas leram o j.noticias do dia 4-1-9 HOSPITAL VAI MOSTRAR FALTAS DE MEDICOS PARA OS ENVERGONHAR (HSJ vai recorrer ao sistema interno de tv para exibir nome do pessoal faltoso assim como produtividade dos medicos )o trabalho de enfermagem não é mensurável.

E esta hem! FLOR
 
este ano não temos carta ao pai natal?
A CARTA DE DEZ 2007 ESTAVA INTERESSANTE.
 
Se encararmos a notícia como uma forma de pressão politica e social, de alguns TAEs, compreendemos este disparate que foi publicado.
 
Deus manda-nos sermos bons, mas não manda sermos parvos;
Deus disse: se te derem uma bofetada, oferece a outra face, mas não foi para apanhar outra bofetada. à segunda já podemos ripostar, é o que Cristo quer dizer; oferece a outra face, mas não disse para apanhar é para responbder à letra.
Foi o que Cristo fez quando expulsou os vendilhões do templo de Seu Pai.
Há ali acima uma mistura de filósofos socráticos e pré-socráticos.
Há quem pense (há uma tese de um holandês nesse sentido) que socrates é um bluf de Platão para dizer o que lhe ia na alma e não ser incomodado pelos 30 tiranos que governavam a Grécia. Sócrates nunca escreveu, nunca apareceu a não ser nos diálogos do Platão.
Já nos basta o que temos, por cá que é um barrete ainda maior.
Finalmente a canalhada começa a perceber que temos direito a espaço próprio.
Quando crescerem nós deixamo-los ser enfermeiros. apesar de tudo continua a haver lugares para muitos.
 
Verinha, depois de uma pausa natalícia, aqui estou de regresso.

Você não percebe que isto não tem nada a ver com os nomes? O que está aqui em causa é o debate de ideias. Aliás, se assim não fosse, porque é que visita um blogue cujo autor não revela a sua identidade?
Para mim pouca diferença faz se você é a Vera, a Rosa, ou a Madonna! Apenas tenho reparado num conjunto de opiniões que “posta” por estas bandas (e isso é inteiramente legítimo!), mas que não escondem uma certa simpatia/gentileza com a actual OE.

O Governo engana os portugueses todos os dias (pense por exemplo na recessão económica que o Sócrates teima em não assumir). A Ministra da Educação engana os professores dizendo que vai negociar o modelo de avaliação, e ao mesmo tempo engana os portugueses, porque deixa-se intimidar por uma classe que pouco mais faz a não ser barulho (os enfermeiros já fizeram meia dúzia de greves nos últimos tempos e estão na mesma; com os professores, a música é outra; e com os camionistas nem se fala!).

Há enfermeiros que todos os dias sofrem pressões na pele dos seus chefes e dos colegas mais velhos. Há ameaças constantes e de uma baixeza enorme! Já para não falar nos desempregados que são humilhados à porta dos hospitais onde buscam o primeiro emprego. E a OE continua a dizer que há falta de enfermeiros. E se calhar até há. Mas enquanto não se provar à opinião pública e ao Governo que isso é verdade, teremos de informar os jovens que se inscrevem em Enfermagem que correm sérios riscos de estarem 2 a 3 anos sem emprego.

A ESEL investiu num boneco que simula partos, a pensar nos enfermeiros especialistas. Esquece-se é que antes dos especialistas, há alunos de enfermagem que amanhã estão numa enfermaria e não “vêem puto” em matéria de reanimação. Porquê? Porque as escolas não se preocupam com suporte básico e avançado de vida! Sabia que essa lacuna até já está a dar frutos? Uma nova profissão vem aí: paramédico!

Afinal o enfermeiro para si é “pivot do cuidar” ou é “saco de pancada” dos que lhe estão acima?

Saudações.
(Se quer que ponha aqui um nome para se sentir melhor, aqui vai: Pai Natal)!
 
Qualquer pessoa pode ser melhor médico do que muitos que andam por aí!
É um pouco como ir de Lisboa ao Porto no carro em hora e meia.
O difícil não conseguir fazer isso.
O difícil é ter carro para isso!
Igualmente, o difícil em relação à Medicina, não é exercê-la. É entrar no curso.
Talvez um dia isto se inverta...
 
Parabéns Doutor Enfermeiro pelo seu maravilhoso espaço de troca de ideias.
Espero que todos tenham tido um óptimo Natal, uma Passagem de Ano em grande e um dia de Reis igualmente recheado de coisas boas.




Ali o Senhor Lopes da Covilhã (o que diz que é enfermeiro, mas já não engana ninguém), que já quando era aluno era o que era, vem agora falar de sinapses neurais. Diz que até o AAM e o maqueiro que trabalham num bloco se podem chamar Anesthetist... Deixe lá, a Amy dos copos e dos “snif´s” perdoa-o. Mas olhe: falou da IFNA? Qual delas? A do Netball? A das Nações Independentes? A dos Analistas Não lineares? A dos Islâmicos Norte Americanos?
Agora a sério: onde é que leu afinal essa norma directiva que diz ser de Setembro? Ou é só bluff? Vindo de si já não me espantava...




Para aquele que fala dos superpoderes aplicados ao BEM e não ao MAL, deixo-lhe esta reflexão: sabe porque é que há pessoas que se chegarem a Presidente dos EUA podem ser uma ameaça para o Mundo?




O Saramago-Camões-Pessoa Gardingo corou um pouco e até quase se babou ao interpelar Lobo Antunes. Olhe que ele trata os enfermeiros não abaixo de lobo, mas de cão. É nesse aspecto muito parecido com o Antunes de Coimbra. E até dizem que em tempos era atiradiço para as...




Quanto à Angelina Jolie da Enfermagem (não me leve a mal Vera, mas há momentos em que a vida pessoal tem de se separar da vida profissional), ao dizer que deseja a todos “festas felizes”, “paz”, “amor” e “alegria”, penso que está a ser demasiado redundante. Então onde é que está a arte de “desenvolver um pensamento”. Pouparia algum desgaste no seu teclado se escrevesse apenas “Feliz 2009”.




Para todos quantos habitam este lindo planeta, BOM ANO.
Enfermeira Luisa S.
(Centro Hospitalar perto de si...)
 
Boa tarde,


É engraçado que os Srs TAE´s/TAS´s ainda não falaram aqui o porquê de terem colocado Enfermeiros nos CODU´s...É que uma das grandes razões foi por culpa dos Srs TAE´s/TAS´s que tanto criticam os Enfermeiros que não respeitam a propria classe...pois mas foi justamente por os seus Tripulantes não se respeitarem entre si que levou aos Enfermeiros irem para o CODU

Para que se saiba muitas vezes quando os Srs TAE´s passavam dados ao CODU aos seus colegas TAE´s Operadores de Central e estes lhes davam indicação para executar esta ou aquela intervenção eles entravam em discordia e começavam a disparatar...logo os enfermeiros formam para o CODU para acabar com esta situação criando uma hierarquia...Logo é por vossa culpa que os Enfermeiros lá estão por isso não se queixem!!!
 
Que pais mesquinho, o nosso.
 
Enfª Luisa S.
Adorei o xeu comentário. Continue axim k vai ver k vai longe. Pode contar cmg pa continuar a dizer mal pq eu tb xou desses k xó dizem mal. E tb xou bué invejoso. Tamos nessa?
jocas
:D
 
Apenas duas coisas: A noticia é fundamentada e comprovada por recibos de ordenado que não podem ser publicados mas que comprovam os valores em causa, ninguém se põe a inventar números. Segunda questão, uma ambulância sai para mascuino de 22 anos inconsciente, à chegada ao local o indíviduo está de facto inanimado e com BM de 20, 8 ciclos ventilatórios e 38 de FC, não há VMER disponível, e o senhor em causa é vosso irmão? Acham que a situação é difícil de resolver? Acham que não sabemos o que fazer? Claro que sabemos, arrancamos a toda a velocidade para o Hospital, se entretanto morrer ai já podemos actuar, sim porque é preciso morrer para fazermos qualquer coisa, assim é que está bem. Tenho dito. Ps: Este serviço aconteceu mesmo.
 
BM (w)???

Deve ser a glicémia capilar, não?

Então eo que fazia o inteligente, diga lá?
 
Concordo com o anónimo das 1:06 m uma coisa:
Não defendo realizar procedimentos médicos só com 1500h, mas elevar o nível de actuação e liberdade nas mesmas...por vezes podem-se salvar muitas vidas!!
Por vezes proceder-se só ao transporte de casos críticos não vai adiantar de nada(por vezes até é pior) pois é preciso fazer algo pela primeira equipa que chega ao local.

Anónimo das 9:01:
BM TEST = Glicémia
Maneira rápida de dizer (BM)
 
BM TEST não é sinónimo de glicémia, srs "paramédicos".
Já agora o que é o BM TEST?
E qual o significado das suas iniciais?

Já agora como é regulada a insulina?

E o glucagon?

Em termos bioquímicos, claro...

O que acontece quando a glicémia desce para o 20 mg/dl?

GOOGLE!!!
 
BM é uma marca e ja agora AMBU tambem... e ja agora o tubo de mayo ja ñ existe... Aquela coisa a que voçês chamam de Mayo é um tubo orofaringeo o vulgo guedel...
E ja agora o nasofaringeo ñ é um adjuvante de aspiração como ja lhe vi chamar em são josé por voçes, aquela coisa faz o mesmo que o guedel mas para vitimas reactivas ou semi-conscientes como por ex. nos avc's e ja agora os vossos colegas tiraram o nasofaringeo que eu tinha colocado e BEM para lhe colocarem um orofaringeo ou seja um guedel ou Mayo como quiserem (que so serve pra pessoas inconscientes... resultado vomito, aspiração de vomito, PCR e mais uma vaga livre...esta festa toda dentro do SO do são josé... se com 5000h voces fazem isto amigos ainda precisam de mais 5000h...ou então mais 300.000h.
Ja agora orofaringeo ( guedel, Mayo ) vitimas não reactivas, Nasofaringeos vitimas reactivas.
Qualquer TAT com meia duzia de horas sabe isto...
 
Sr. Anónimo das 3:39:
Só disse o que significava em traços gerais e não "gozar" com ninguém, mas claro não esperava outra coisa de mais um frustrado…
Para sua informação não sou “paramédico”, faço pré-hospitalar (com muito gosto no que faço e naquilo que sou) e o meu objectivo não é entrar em guerras com pessoas como você mas sim fazer o meu trabalho o melhor possível e ajudar as vítimas que vá encontrando na rua.
Não vamos discutir o que o Sr. Sabe ou que eu sei…acho infantil esse seu argumento e uma conversa sem sentido.

BM TES ou Boehringer Mannheim test, é um teste aos níveis de açúcar no sangue através dos vasos capilares…
A insulina é uma hormona péptica sintetizada no pâncreas, seguindo o mecanismo habitual de síntese proteica…
(aprendi isto nas 210h de formação, imagine nas 1500h…)

P.S.: não fiz Google, lembro-me dos apontamentos tirados durante o curso ;)
 
"aprendi isto nas 210h de formação, imagine nas 1500h…"

"se com 5000h voces fazem isto amigos ainda precisam de mais 5000h...ou então mais 300.000h"

E o agressivo sou eu?

Realmente a maioria dos enfermeiros, depois da matemática, física e química do secundário, da anatomia, fisiologia, cardiologia, farmacologia, bioquímica, biofísica, patologia, além das ciências de enfermagem, do curso base são uns ignorantes!!

Há quem apele neste país(indirectamente, claro) ao facilitismo, ao abandono escolar, ao desinteresse pela escola, pelo estudar, pelo saber mais, pela cultura do mérito...é essa a mensagem que passa, e é triste.

Para quê estudar 5000 horas - em duas centenas faço o mesmo. será?
 
"Para quê estudar 5000 horas - em duas centenas faço o mesmo. será?"
Ouviu-me dizer isso? Não pois não...então não se faça de coitadinho Sr. Enf.! Pois a intenção não foi essa e a minha frase também não transparece isso.

"Aprendi isto nas 210h de formação, imagine nas 1500h…"
O sentido da frase é que nessas 1500h poderia aprender algo mais e responder às suas perguntas em "termos bioquímicos"...as suas 5000h de formação dão conhecimentos superiores e mais aprofundados (até aqui acho que estamos de acordo), só defendo que deveríamos ter mais formação para poder socorrer mais e melhor, agora o nome por mim fica o mesmo (TAE e/ou TAS), não quero viver do nome estiloso ou da fama mas sim do que posso fazer pelas pessoas.
Também concordo que os actos médicos (como o próprio nome indica) são para os médicos mas dar uma Injecção Subcutânea, por exemplo, qualquer pessoa o faz depois de ser ensinada e outros procedimentos (com aprovação médica do CODU) que não requerem tanta ciência assim podem salvar vidas.

O Sr. Enf. é que vê inimigos e ataques em tudo o que se diz por aqui...tenha calma...

Este assunto dos “paramédicos” é a menor das preocupações que os Enfermeiros estão passar nos dias de hoje, voltem baterias para os assuntos verdadeiramente graves.
 
Eu médico digo:

Os "paramédicos" querem ser uma especie de mini méicos e mini enfermeiros, para quê?

Se há enfermeios formados a mais eles que vão para o pré hospitalar, onde fazem falta..que vão para os lares de idosos.
Os médicos e enfermeiros não são formados para hospitais e centros de saúde...Os médicos e enfermeiros devem estar onde haja necessidade de cuidados de saúde.
Vejam quem está no DAKAR: viaturas todo o terreno com médico e enfermeiro, helis com médico e enfermeiro...e no exército: médicos e enfermeiros. São estes os principais actores da saúde.

Os paramédicos (que existem nalguns países) surgiram por falta de recursos mais diferenciados e por serem mais baratos, só por isso.
E só quem não conhece os EUA é que pode achar que o sistema de saúde deles é melhor que o nosso. O sistema deles é baseado unicamente no $$$$$$.
E é verdade que é necesário dar valor a quem estuda, é um principio para mim fundamental. Também não quero enfermeiros a ganhar mais ou o mesmo ( com 4 anos de curso) do que um médico com 6 anos. Se querem ganhar mais, eu quero um aumento.
 
Então voçes acham que isto como esta está bem as pessoas a morrer á espera das vmer com as equipas das ambulancias nos locais a olhar para as vitimas á espera que elas ¨parem¨ para ai sim usar o DAE, ou sejam estes profissionais andam cá á mais de 20 anos e ñ tem direito a evoluir, a ter carreira ou seja vamos buscar os enfermeiros e vamos meter estes curandeiros todos no desemprego boa!!!
Vão mas é ver o site da vmer de são francisco a agradecer o trabalho dos TAS que la estiveram e medicos a agradecerem por terem trabalhado e APRENDIDO COM ESSES PROFISSIONAIS e que estão CONTRA A DIRECTIVA DO ANTIGO PRESIDENTE DO INEM de os retirar de la...
Voçês precisam é de muito chá, quer dizer ñ pode ser como nos outros países todos fazem o que querem basta fazer a formação, não tem de se mandar os TA para o desemprego que eles ñ merecem evoluir...
E meus amigos enfermagem ñ é evolução da carreira de TA...
 
Para o anónimo das 2:38:

Primeiro é preciso aprender a escrever ...

A formação de qualquer técnico de saúde é exigente, muitas vezes desde o secundário, a estudar para ter boas notas. A ler e a escrever bem.

Se quiserem evoluir voltem para a escola.

Uma nota: Já se explicou que em muitos países não há paramédicos, e noutros ... eles foram criados por falta de profissionais de saúde qualificados.

E nos países onde existem paramédicos, muitas vezes o curso é SUPERIOR. "Vossemecês" aqui querem fazer o que os outros fazem, mas sem esforço ...sem estudar, sem mérito, encostados com a barriga ao balcão a beber umas cervejolas (eu conheço bem o filme...)
Como neste país não existe falta de técnicos de saúde para o pré hospitalar, não se justifica essa carreira de paramédico. O que não quer dizer que não possam continuar a existir TAE e afins ...para complementar o serviço dos técnicos de saúde, obviamente. Existem áreas em que esses profissionais deveram ter uma papel importante (para além de colaborar nos cuidados de saúde pré hospitalar) - transporte de vítimas, desencarceramento de vítimas, ...

Já agora, em relação ao DAE, sou da opinião que deve ser utilizado por todos, incluindo TAE, bombeiros, polícias, militares, seguranças, professores, etc...


Cumprimentos
 
Mas quem é que disse a estas almas que em Portugal há excesso de profissionais de saúde? È que enfermeiros acabados de formar e no desemprego não conta... porque muitos deles sairão de pagar o curso na privada e não sabem absolutamente nada...São mais 1 numero do desemprego.
 
Então voçes acham que isto como esta está bem as pessoas a morrer á espera das vmer com as equipas das ambulancias nos locais a olhar para as vitimas á espera que elas ¨parem¨ para ai sim usar o DAE, ou sejam estes profissionais andam cá á mais de 20 anos e ñ tem direito a evoluir, a ter carreira ou seja vamos buscar os enfermeiros e vamos meter estes curandeiros todos no desemprego boa!!!
Vão mas é ver o site da vmer de são francisco a agradecer o trabalho dos TAS que la estiveram e medicos a agradecerem por terem trabalhado e APRENDIDO COM ESSES PROFISSIONAIS e que estão CONTRA A DIRECTIVA DO ANTIGO PRESIDENTE DO INEM de os retirar de la...
"Voçês precisam é de muito chá, quer dizer ñ pode ser como nos outros países todos fazem o que querem basta fazer a formação, não tem de se mandar os TA para o desemprego que eles ñ merecem evoluir...
E meus amigos enfermagem ñ é evolução da carreira de TA..."




"Mas quem é que disse a estas almas que em Portugal há excesso de profissionais de saúde? È que enfermeiros acabados de formar e no desemprego não conta... porque muitos deles sairão de pagar o curso na privada e não sabem absolutamente nada...São mais 1 numero do desemprego."

????
Que cromos!
 
Desta vez comento só para explicar ao Sr. Anónimo das 11:58, que grande parte dos TAE têm o 12º ano ou são licenciados. Em segundo lugar que a formação de técnico de saúde seja exigente é discutível, sobretudo se tivermos em conta a quantidade desses mesmos técnicos que saem das universidades à "pazada" e onde a média de acesso é de 13. Para terminar apenas dizer que: - "Existem áreas em que esses profissionais deveram ter uma papel importante..." deveram?? Ou Deverão??...fica a questão.
 
Eu sei que é "deverão", amigo... foi um lapso e peço desculpa...em relação ao português sabe do que falo, e o barrete não era para si, pois não?
Também não é para todos os TAE's!!!
Até porque não são só os TAE's que aspiram a serem paramédicos - à filme: made in USA ...outros TT dos "Tinonis" também querem.
Em Portugal a criação de paramédico (actualmente) não tem qualquer sentido.
A vossa vergonhosa proposta de carreira é uma cópia parcial do REPE dos enfermeiros, integrando depois alguns actos médicos.
Mais importante do que a técnica é o que está por detrás …
E para isso é preciso estudar, não bastam 1500 horas. É preciso teoria e prática clínica diária, experiência.
Não se treinam técnicas na rua, os melhores enfermeiros e médicos do pré hospitalar são aqueles que transportam para a rua o que aprenderam nos seus cursos base e pós base e na sua prática diária nos serviços de urgência, unidades de cuidados intensivos, internamentos diversos, blocos operatórios, etc
Levam o conhecimento e o treino hospitalar à rua ...
Há enfermeiros no pré hospitalar com:
4 anos de curso base
Cursos de SBV e SAV fora do INEM
Cursos de SAV no INEM
Especialização em enfermagem médico cirúrgica (mais 2 anos)
Pós graduação em emergência ( 1 ano)
Alguns até Mestrado
E querem trocar isto ? Querem desperdiçar estes recursos? Se quiserem mais meios é só contratarem mais enfermeiros!
Paramédicos - só se for pelo dinheiro…
 
Sou enfermeiro e faço VMMER há alguns anos. Tudo o que sei hoje deve-se em grande parte à minha experiência profissional.
No internamento de medicina (uma escola enorme, para quem quer aprender...apesar da história que é só "velhos" e banhos) aprendi a puncionar veias impossíveis para além de realizar toda uma panóplia de técnicas rotineiras, aprendi a perceber os primeiros sinais de EAM, de EAP, de tromboembolismo pulmonar, de AVC, preparei e administrei centenas de diferentes fármacos, ...
Depois trabalhei no Serviço de urgência - prestei cuidados a doentes vítimas de trauma, doença súbita, ...
Trabalhei também numa unidade de cuidados intensivos coronários - melhorei substancialmente os meus conhecimentos a nível da electrofisiologia cardíaca, na vigilância do traçado ECG, ...
são só exemplos...
Onde vão os "aspirantes" a uma nova profissão de para médico adquirir estas competências?
Se eu só trabalhasse no PH era fraquinho, só o PH não chega, dá pouca experiência, pouca preparação.
Já que tanto falam em técnicas:
Faço (por vezes) mais técnicas num dia no hospital do que num ano no pré hospitalar...só que é este meu à vontade de tanto puncionar, algaliar, entubar, extubar, drenar, aspirar, monitorizar, desfibrilhar, irrigar, vigiar, ..., que me faz sentir mais confiante ao abordar uma vítima em situação de emergência. Tenho experiência na observação e na tomada de decisão e destreza acumulada na execução técnica.
defendo veementemente que (nos cuidados de saúde) só técnicos de saúde. E que quem trabalha no PH deve obrigatoriamente ter experiência clínica e mantenha, se possível, essa actividade (seja médico ou enfermeiros).
 
Olhem ñ sabem da novidade?
Afinal a sra dra deputada do PP Teresa Caeiro em reunião com o STAE, até está a favor dos paramedicos que giro ainda querem votar PP?
 
Para os anónimos das 7.32 e 3.33...

... e também há enfermeiros recem licenciados que fizeram um curso á pressão de 4 semanas e estão a trabalhar em SIV sem experiencia nenhuma!

Não tomem a parte como um todo, senão também lhes vou ter que dizer que há paramédicos a colocar drenos torácicos e a abrir torax na rua em PCR (DEM) após trauma penetrante, porque há!

A realidade não é essa... a realidade é que 80% deste país funciona com ambulancias com tripulantes com 35 horas de formação (bombeiros e CVP) a maior parte deles caducados.

O que está em causa é melhorar a formação e competências do sistema que vem a ser desenvolvido desde 2004.

E acredite que um paramédico sabe tudo o que é necessário nos cuidados P.H.

Dou-lhe um exemplo:
Intubação OT, considerado apto após:

15 intubações com sucesso no bloco, 15 intubações na sala de emergência, e 15 intubações na rua.

É esta a formação que enfermeiros recem-licenciados tiveram no curso SIV???

Com sorte, intubaram 2 vezes no manequim....


Opinião construtiva!
 
"15 intubações com sucesso no bloco"

É chamado paramédico anestesista
 
Caro anónimo das 11:11:

Penso que quer dizer que há TAE competentes, acredito, conheço alguns ...mas também conheço outros, principalmente os aspirantes a paramédicos vindos dos cursos de 35 horas de formação (bombeiros e CVP) a maior parte deles caducados.

Diga-se também que às vezes é importante saber o que não se deve fazer, em vez de pensar fazer tudo e ficar maravilhado com técnicas cujo significado nem percebem! Também conheço muitos casos ...Exige-se responsabilidade!


A realidade é que os enfermeiros são profissionais de saúde licenciados e altamente qualificados, e os mais bem colocados para o PH.

Não transformem o PH num processo de RVCC instantâneo!!
 
400Euros por turno, que jornalismo é este??, delírios ?? será 40 euros...
Bem sou enfermeiro há 8 anos, faço vmer há 5anos, e tenho meses de não tirar 400 Euros pelos serviços que presto como enfermeiro na VMER, agora por turno???? que é isto???...
Esses senhores que fizeram essas declarações devem ter um grave problema com os números, tenho serias duvidas que percebam de aritemetica...
 
Este género de noticias metem-me mt nojo mesmo, so demonstra a inveja dos enfermeiros que este "tecnicos" (tae e tas) tem dos enfermeiros. Como é que é possivel um jornal publicar uma noticia destas e ficar td por umas conversas num blog!?? n e normal. Na OM isto ja tinha vindo para todos os outros jornais e o sr bastonario da referida OM ja tinha vindo a tv falar, mas como se trata de enf (que APENAS (??) tem 4 ANOS de faculadade) fica tudo nisto. Sei que estes salarios sao irreais, no entanto, acho muito bem que os verdadeiros profissionais de saude os tenham, porque merecem. Pessoas com 4 anos de faculdade, que sempre que assistem a alguma situaçao desagradevel no ambito de saude( nem que seja dominigo e que esteja num cemiterio pq o pai morreu) vai a correr socorrer essa pessoa e fazer o possivel e o impossivel para a salvar. Os sr.s. drs que tao na faculade de marketing ou outra coisa qualquer podem receber o que quiserem que ninguem os critica, e coitado daqele que os criticar que vai ser massacrado a vida toda.
Tenham juizo e vejam se percebem que os enfermeiros nao andam a brincar as medicinas e aos salvamentos. Nao tao 5 semanas a treinar respiraçao boca-boca e a aprender como e qe funciona um desfibrilhador. SAO 4 ANOS.
 
ALERTA - Atenção a esse senhor Ricardo Rocha amigos TAE'S investiguem o passado dele onde é que andou e vejam o que ele quer!
Não se deixem enganar!
 
Bem...que tristeza muitos dos comentários aqui postados...alguns até cómicos....Sou enfermeiro, aliás, sou enfermeiro apartir deste mes...:)...

so vim aqui deixar um pequeno post, um desabafo..há cerca de 6meses realizei um curso de trauma,emergencia e catastrofe. onde tive como requisito minimo de aprovaçao na teorica, 17 valores, e na pratica (simulação de situaçao multivitimas)20 valores, sim 20 valores...abordei as mais variadas temáticas....desde descompressão toráxica, cricotomi de urgência,EOT, situação NRBQ, bem tudo mesmo....tenho um colega, 5 anos de TAE....o curso era fechado para enfermeiros, estudantes de enfermagem, medicos e estudantes de medicina, ele pediu muito para eu tentar arranjar uma vagazinha...e consegui...

bem......era ele a ser questionado, e a perguntar-me...qd tal perguntou-me o k era um cateter e em que espaço intercostal se realizava a descompressão toráxica de emergencia...ups:S

agora com este depoimento venham os TAE's de merda falar em enfermeiros do pré hospital...

nem que sejam enfermeiros recem licenciados...pk ate gostava de ver um tae com o cursito pa passear na ambulancia amarela, a discutir kk coisa k seja com um enf...

ja agora uma questao para todos os TAE's que aqui falaram...que conhecimento e formação têm sobre ANATOMOHISTOFISIOLOGIA?

aguardo

ps:so para os TAE's que vieram aqui falar em limpar cus,etc...

"os TAE's querem-se é gordinhos para conseguirem transportar muito material ao mesmo tempo"...
 
para quando são os aumentos? sou em enfermeiro da vmer do hospital santa maria e cendo assim tamebm gostava de ganhar esses tais 400 euros num turno de domingo, um turno de 8 horas ganhar 400 euros era execelente, eu nem ligo a este TAE, e em termos de formação não digam que os enfermeiros estão mal preparados, para tirar o curso de inem é muito difici, em 1999 quando era so um medico e um TAS vão dizer que tinham uma melhor preparação, é que nem canalizar uma veio o TAS pode, um coisa é andarem com uma ambulancia outra é andarem com uma vmer, não tem comparação....senhores TAE´S vaiam mas é apreender a fazer uma passagem de dados bem feita, muitas vezes saimos or coisas que não tem a minima justificação, e depois quando justifica a saida da vmer quando esta ocupada sabem oque é provavel acontecer
 
Ora bem....então...o que é uma maca coquille, um plano duro (esta é facilima!),uma maca pluma,imobilizadores,cabrestos,aranha? Os senhores enfermeiros aprendem tudo isso no curso de 4 anos,não aprendem? então sabem como esvaziar uma coquille com um aspirador de secreções,certo? Sabem exactamente o que é o saco azul presente nas ambulâncias do INEM,certo?e o amarelo,o verde e o vermelho,certo?

Ahhh...já agora,sabem utilizar o colete de extracção,certo??

Mas que raio estou eu a perguntar??De certeza que sabem!!Porque nos 4 anos que andam a estudar,vos ensinam a trabalhar em ambiente PRÉ-HOSPITALAR!Onde não há nada!Onde não há maqueiros,médicos,auxiliares e outros enfermeiros!!!

NÃO SOU TAE, não sou contra enfermeiros,nem a favor dos TAE`S,mas seria interessante, ver os iluminados de alguns enfermeiros,assumirem que durante a formação de 4anos,foram preparados p trabalhar em ambientes hospitalares ou pós-hospitalares. OS TAE`S (e já agora TAS`S e TAT`S) são preparados para pré-hospitalar,em que o fundamental é estabilizar a vitima.
Toda a pouca formação que voces acham que recebem,é exclusivamente em emergência!

Que há bons e maus exemplos?Sim,mas isso há em todo o lado!assim como vocês dizem mal dos TAE`S,mt gente pode dizer mal dos enfermeiros!

E já agora...Do conhecimento que tenho,quando um dia tiver um acidente,espero bem que seja uma equipa de TAE`S que vá lá!Ou uma VMER,com MÉDICO e ENFERMEIRO treinados em emergência PRÉ-HOSPITALAR!!! Pq se for um desses enfermeiros que trabalham nos pisos de um qualquer hospital, e dos muitos que por aqui escrevem,não tenho duvidas que não dura mais de 1 minuto a a fazer uma imobilização da cervical. E provavelmente até se esquece q se calhar,a perna está partida.

Há uma razão para as VMER`S serem tripuladas por médico e enfermeiro, e há motivos para as SIV`s serem tripuladas por TAE e enfermeiro.

Mas podem perguntar a esses enfermeiros e médicos,se nao tiveram de ir fazer um cursozinho ao INEM.

E podem ficar a saber so mais isto...Num curso básico como o TAT,já vi médicos verem-se gregos para o fazer,e muita sorte tiveram de o formador não os querer reprovar.

Mas pronto...
Nem voces vao dar o braço a torcer nem os TAE`s.


JPS
 
Não percebo porque tanta guerra, na emergência existe logar para todos os profissionais de saude, que para TAE´s, para enfermeiros e médicos cada um com a suas funções.
É certo que os TAE´s precisam de mais formação seja com a criação de uma carreira ou não, mas a realidade é que precisam, como também é verdade que a enfermagem necessita de mais formação para o trabalho no pré-hospitalar... mas não é com estas guerras que as coisas vão para a frente,nem eu acredito que exista a possibilidade de substituir os enfermeiros, apelo aos TAE´s que tenham calma, até porque a grande maioria destes são estudantes na area de saude.... aos enfermeiros aprendam a defender a classe sem guerrinhas... já viram como os medicos defendem a deles???? e conseguem sempre o que querem.

um abraço para todos TAE's, Enfermeiros, Medicos....
 
E para Cardiopneumologistas?existe espaço??
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!