segunda-feira, janeiro 26, 2009

O silêncio dos Enfermeiros...


"O socialista António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS), disse este sábado que a «destruição das carreiras» tem aberto caminho à «proletarização dos médicos», comprometendo a qualidade dos cuidados de saúde.
António Arnaut exortou 200 jovens médicos que hoje fizeram o «juramento de Hipócrates», em Coimbra, a defenderem as carreiras médicas e o SNS como parte da sua «responsabilidade social» no exercício futuro da profissão.
.
A abolição das carreiras, com os profissionais do SNS a perderem o vínculo à função pública, representou um «retrocesso de quase 50 anos», disse."
(...)
Na sua opinião, o exercício desta profissão «exige um espírito de solidariedade fraterna», que pode passar por «uma palavra amiga de encorajamento» ao doente. A medicina «não é apenas uma ciência», ela é também, segundo o advogado António Arnaut, «um acto de fazer sem olhar a quem» e, de preferência, «sem ter que dizer quanto custam os cuidados prestados». «Só o SNS permite essa disponibilidade de espírito, essa realização humana integral, porque desmercantiliza o acto médico», disse.
.
Entre as «arremetidas de que o SNS foi vítima» nestes 30 anos de existência, António Arnaut destacou a «a subtracção das carreiras médicas» à função pública e sua substituição pelo contrato individual de trabalho.
Criticou, também, a contratação colectiva dos médicos que venha a avançar através da negociação com os sindicatos.
" link

Suponho que, no texto em cima, onde está escrito "Médicos"/"Medicina", poderia estar "Enfermeiros"/"Enfermagem"... ou não?

Comments:
AHAHAH COITDADINHOS DOS MEDICOS! VAMOS LA TODOS TER PENA DESSES SENHORES, UNS ANJOS!!! O VÍNCULO À FUNÇÃO PÚBLICA? OS FUNCIONARIOS PUBLICOS NÃO TEM DE SER TRATADOS COMO PRINCEPES E O RESTO DO POVO COMO CAMPONÊS E AGORA QUE ESTES TRASTES DOS MEDICOS VÊM A SUA ESTIRPE DESCER À TERRA COMEÇAM A ENTRAR EM PANICO! QUERIA O QUE? CONTINUAREM A SER OS UNICOS COM O POLEIROZINHO GARANTIDO À ESPERA NA FUNÇAO PUBLICA ERA? POIS ERA, EU TAMBEM QUERIA MAIS OUTROS MILHOES, SIM MILHOES, DE PORTUGUESES TER UM POLEIRO PARECIDO COM ESSES PARA A VIDA INTEIRA SEM TER QUE ME PREOCUPAR COM A POSSIBILIDADE DE IR PARAR AO OLHO DA RUA E TER DE PROCURAR NOVO EMPREGO! MEUS CAROS SENHORES, O VOSSO POLEIRO NA FUNÇAO PUBLICA ESTA A ACABAR E A PARTIR DE AGORA SERAO TRATADOS COMO TODO E QUALQUER PORTUGUES COMUM TRABALHADOR E PAGADOR DE CONTAS!!! VAO CANTAR ESSA HISTORIA DE MADRE TERESA DE CALCUTA E DE FRATERNIDADE E AFINS QUE TANTO GOSTAM DE PALREAR PARA OUTRA PARAGEM QUE AOS PORTUGUESES JA NAO ENGANAM!!!!!! JA ENGARAM DURANTE DEMASIADO TEMPO!!!
 
Ouço alguns colegas falar do silêncio dos sindicatos. tenho discordado porque estou a par do arrastamento do ms e acho que as coisas não são feitas de qualquer forma. os colegas do sindicato, pela experiência que têm sabem o que estão a fazer. confio neles. a construção de processos não é de assobio. dizem que a 28 anunciam as formas de luta ...vamos aguardar...mas sei (porque passaram no meu serviço colegas do SEP) que estão em movimento no terreno, incluindo o envolvimento dos colegas da gestão, que, goste-se ou não do nosso chefe, eles têm muita influencia, como sabemos, nas lutas
 
Bem dito, bem dito, Doutor Enfermeiro.
Mas....nao está.

E os enfermeiros na maior.
Ainda não é nada com eles.
Cá estamos para ver.
 
Como é que se chegou a este ponto?
Só existiam duas alternativas, ou o governo seguia o caminho escolhido ou teria que separar o público do privado.Mas para obrigar os médicos a escolherem, imaginem a guerra que não seria. O governo escolheu o mal menor, pois como estava não poderia continua e nesta guerra os enfermeiros não contam.
 
"Quem muito se compara poucas vezes se vê"; Olhemos mais para nós e deixemos os outros nos seus juramentos que se quebram logo no dia seguinte!
 
Muito bem escrito mestre zen.
O juramento dos hipócritas...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!