sábado, fevereiro 21, 2009

Greve dos Enfermeiros: dar milho aos pombos...?


Começou assim...
"Todos os sindicatos de Enfermagem do país decidiram entrar num processo contínuo e crescente de radicalização das formas de luta nos próximos quatro meses" link

A Ministra não gostou...
"Ministra critica «clima de confronto» com os Enfermeiros" link

... e acrescentou...
"A carreira de Enfermagem, como todas as carreiras técnicas, tem de ser bem pensada e discutida" link

A comunicação social noticiou...
"Adesão à greve dos Enfermeiros ronda os 80%" link
.
...o Ministério da Saúde - como sempre - refutou...
"O Ministério da Saúde informou que, até ao início da tarde, a greve de enfermeiros registou uma adesão global de 59,16 por cento" link

... mas, a Ministra anunciou...
"Envio de contra-proposta sobre revisão de carreiras "dentro de horas"" link

... e de facto chegou...
"Foi já ao fim do dia (19 horas e 15 minutos) que chegou ao sindicato dos Enfermeiros a contra-proposta do Ministério da Saúde" link

... mas:
"Contraproposta do Governo não satisfaz Enfermeiros" link

Quem deu o seu contributo à luta, está de parabéns (ver dados da greve). Grave, foi a pergunta de uma colega, ontem (20/Fev) às 20h30': "hoje é greve?"! Assim fica difícil.
Voltando, agora segue-se a "radicalização das formas de luta". Vamos lá então. Estamos fartos de milheiros, queremos a espiga que nos é devida!

Comments:
Greve ??? mas houve alguma greve, não vi muitos sinais disso e tambem não ouvi muito pela tv e rádio ... será que houve mesmo .... a greve a 100% , ok ok 80%, prontos ficamos pelos 50% como diz o ministério ...

Mas vá lá continuem com a vossa "ridicularização de formas de luta" ....!!!!!!

Podem ser muitos mas de grandeza tem pouco ...
 
Infelizmente não há na enfermagem espirito de classe,cada um cuida de si e cuida mal,porque os ventos vão atacar tudo e todos,quem tem padrinhos que os visite...
 
Ao anónimo das 6:17
Apetecia-me insultar-te.
Mas só te vou dizer que és cego, surdo e mudo.
Por isso deves andar num planeta que nao seja a Terra.
Extraterrestre?
 
É de facto complicado quando alguns colegas dizem que não fazem greve de um dia, mas se fosse de uma semana !!

Não preciso de explicar a hipocrisia desta ultima afirmação...

Os Enfermeiros precisam de estar atentos pois o Ministério entregou a Proposta, vejamos agora se esta é apropriada à nossa profissão.
 
Os valores da greve vão sendo cada vez mais maiores, mesmo pelas contas do Governo o que prova que algo está a decorrer bem, embora não seja á velocidade desejada para nós, nem os numeros da greve são ainda bem aqueles que todos queremos. Os numeros apesar de insuficientes já começam a demonstrar que começamos a caminhar para o mesmo fim.
Agora temos que lutar contra a alitracia que há ainda no seio da Enfermagem, nos deveres e direitos que temos, quer como enfermeiros, quer como agentes de mudança. Esperemos que os enfermeiros que ocupam cargos nas Direcções de enfermagem não se esqueçam que são ou já foram enfermeiros e que lutamos para o mesmo fim.
 
fazer greve na saúde é uma coisa dificil,sobretudo para os enfermeiros,pois no final de contas sao os doentes que sofrem.a greve é um direito e é legitimo utilizá-lo.mas ainda nao inventaram outra forma de luta para enfermeiros?afinal já se faz alguma investigaçao,há ja mestrados de qualidade,gente que pensa com muito nivel,porque nao descobrir uma forma de luta que nao passe pela velha e desgastante greve que para os enfermeiros pouco impacto tem tido?
pensem nisso.
 
Caro Vitor A.,

Dizes: "Agora temos que lutar contra a alitracia (ALITRACIA???!!!) que há ainda no seio da Enfermagem"

Será que quiseste dizer ILITERACIA?

Ora, ILITERACIA consiste na dificuldade em ler, interpretar, e escrever; falta de conhecimentos considerados básicos; analfabetismo. Já para o Houaiss a iliteracia tem os seguintes significados:
1. qualidade ou condição de quem é iletrado;
1.1. incapacidade de ler ou escrever;
2. barbarismo (ortoépico, gráfico, gramatical ou semântico) típico do iletrado.


Já o conceito de LITERACIA inclui a literacia informática, a líteracia do consumidor, a literacia da informação e a literacia visual. Por outras palavras, os adultos letrados devem ser capazes de obter e perceber a informação em diferentes suportes. Além do mais, compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. Literacia significa saber como aprender".

Sem ofensa, mas apenas como critica.
 
Na minha USF e também em muitas outras, nem uma única enfermeira fez greve.
Querem que repita?
Adesão à greve nas USF = 0%
 
Caro anónimo das 3.22 PM, na minha perspectiva o colega Vitor A. talvez se refira a "ALITERAÇÃO", cujo o significado consiste na repetição das mesmas letras, sílabas ou sons, na mesma frase para produzir um efeito de harmonia. Que no contexto em que é referido, seja aquilo que ainda falta no "seio da enfermagem". Isto é UMA SÓ VOZ EM HARMONIA, pela enfermagem

Ou talvez se refira a "ALITERATADO" alguém, que neste caso especifico se refere a uma classe, que tem presunção de literato, mas que não é capaz de perceber/compreender a verdadeira importância da GREVE.

Quem sabe se o colega Vitor A. não utilizou o termo "ALITRACIA", num sentido irónico, para demonstrar a tal presunção de literato.

Bom poderia continuar a divagar, mas não vale a pena!

Na verdade talvez só o próprio poderá nos esclarecer.

Cumprimentos!

NEL
 
Há por aí muita gente culta que sabe de letras.
Mas... e se o Vitor quisesse dizer mesmo ALITERACIA?
Cada qual escolhe os prefixos que quere não a enciclopédia do avô ensina.
a, ab, in, ex, n o latim; a no grego, são coisas que vêm nas gramáticas.
(a)cefalo quer dizer sem cabeça, caco, mioleira, massa cinzenta.
Se quisermos dizer sem cabeça mesmo nenhuma, há quem diga anencefalo, ou anecefalo.
Dizer aliteracia não é tão asneira como um leitor de superficie julga. Lá por você só conhecer iletrados e iliteracias ou terácias, não quer dizer que pessoas mais conhecedoras não possam dizer também aliterácia, designando o (a) negação absoluta como o (i). É uma questão de gosto nesntes neologismos, não de ileteracia ou aliteracia.
O Vitor tem razão amigo e camarada (a)nónimo. O seu prodessor ainda tem muito que aprender e não seja soberbo para aceitar tudo que lhe dizem.
 
Lá estão os penduras a atacar a desunião dos enfermeiros.
A consciencialização duma classe rodeada de pulhas de vários tamanhos e feitios, por todos os lados, como é o caso da Enfermagem, é lenta, pois nem todos são ases a perceber que estão a ser enganados.
Temos visto e lidado com muitos colegas ingénuos que ainda pensam que os médicos são os legados dos deuses na terra e qua são infalíveis como o Papa quando fala "ex-catedra".
A sua fiabilidade resume-se à assinatura das certidões de óbito por causa indeterminada. Se assim não fosse eram imortais como a ideia de Deus.
Mas morrem como os outros.
E falham como os outros.
A confraria do santo ofício até já reconheceu que quando os médicos erram o erro é humano. Por aqui se vê que não deuses de coisa alguma.
Por isso há quem desdenhe da nossa relativa divisão.
Ãinda bem! Sempre vão dando uma ajudinha para nos unirem, quando mais não seja; por raiva a estes intrusos.
É preciso insistir e aquecer a panela, para que rebente.
Por enquanto todas as desgraças se concentram na Enfermagem, enquanto os nosssos circundantes cantam de galo, pensando que o mal do vizinho não lhes vem pelo camuinho.
Quando a razão demonstrar que é preciso fazer cortes no acessório, veremos quem é absolutamente necessário e quam é absolutamente dispensável, sem que se dê, por isso, portanto.
Aí vamos ver quem vai andar ao papel... Aos papeis...
Durante 33 anos os enfermeiros viveram dos efeitos da greve de 1976, qua foi demolidora.
Da mesma forma que a panela aqueceu e ferveu nessa data, também vai aquecendo e ferver, na actual.
E vós parasitários que abordais este blog DE, para insultar os seus legitimos aficionados, não perdeis pela demora.
É pena que não deis a cara com um nome que até podia ser bíblico, de animal ou de residuo fecal (vulgo merda), pois o vsso não cermos que diga algo, por isso não o usais.
A vossa valentia só tem o comprimento do tempo que demora a descobrir a origem do escrito em computadores do serviço.
Os Enfermeiros não são todos iguais nem todos diferentes; nem todos se distraem dos objectivos, camarada colateral.
Nos intervalos aconselhamos-te voluntariado no jardim zoológico pois há lá muitos macacos a precisarem de ser penteados.
 
Caro anonimo, agradeço a sua chamada de atenção em relação á palavra em questão! Mas não retiro o que disse, quando a enfermagem sofre. "(...), compreender é a chave. Literacia significa ser capaz de perceber bem ideias novas para as usar quando necessárias. Literacia significa saber como aprender".

Mudamos, mas não Inovamos.

Saudações caro colega
 
Caro Anónimo das 3:22 PM,

Recordo-me de, no passado, num qualquer artigo (ou post) publicado pelo caro Dr. Enfermeiro (sempre acutilante e pertinente), ter explicado brevemente o significado de ALITERACIA.

Efectivamente dá a sensação do comentador Victor A. desejar escrever ALITERACIA em vez do errado "alitracia".

Assim, segundo a especialista Maria do Rosário Laureano (docente da Faculdade de Ciências Sociais e
Humanas da Universidade Nova de Lisboa), "aliteracia" é antónimo de "literacia" e significa o mesmo que analfabetismo.

Sem ofensa, mas apenas como crítica, é bom por vezes pesquisar um pouco mais do que apenas no dicionário académico de bolso da Porto Editora.
 
Mudemos de tema!
Estou orgulhosa, no meu Hospital ...91,1% em greve !
 
penso que os sindicatos têm de reforçar a informação aos colegas, houve muita gente a "pôr" o dedo no registo biométrico devido à falta de informação/distração. Possivelmente nem contaram para a estatistica feita pelo governo, mas que houve muitos a fazer greve houve. VAMOS CONTINUAR
 
Foi uma GRANDE GREVE!
SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!
Até a própria Ministra viu... e esperou por uma adesão de 80% para às 19h15m desse mesmo dia entregar a proposta reformulada.
Ao contrário do que muitos dizem, os enfermeiros está UNIDOS E VÃO CONTINUAR!
Aos colegas que não fizeram greve, tenho pena que não possam fazer parte deste movimento...Contudo, conto com eles na próxima GREVE!
MAIS VIRÃO!
DEIXEMO-NOS DE "LITERATURAS", A HORA É DE "CONQUISTAR UMA CARREIRA PARA A ENFERMAGEM INTEIRA"
 
Foi uma GRANDE GREVE!
SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER!
Até a própria Ministra viu... e esperou por uma adesão de 80% para às 19h15m desse mesmo dia entregar a proposta reformulada.
Ao contrário do que muitos dizem, os enfermeiros está UNIDOS E VÃO CONTINUAR!
Aos colegas que não fizeram greve, tenho pena que não possam fazer parte deste movimento...Contudo, conto com eles na próxima GREVE!
MAIS VIRÃO!
DEIXEMO-NOS DE "LITERATURAS", A HORA É DE "CONQUISTAR UMA CARREIRA PARA A ENFERMAGEM INTEIRA"
 
Meus amigos
O maior problema da Enfermagem,é falta de liderança.

O problema é que ha praí 50 mil milhoes de sindicatos de enfermagem, mais 50 mil milhoes de cabeças pensantes e todos uns contra os outros.

Reparem que os professores foram 100000 para lisboa, a pergunta é : Eles nao falam a uma só vóz?? Pois. Falam a uma só voz e com um lider muito bem definido, que trata a ministra da educação com respeito mas que lhe diz as coisas na tromba, sem subtilezas nem amabilidades.

Na Enfermagem tudo sao boas maneiras, somos uns gajos porreiros, (começando pela Ordem).
Quando houver um lider , que se faça entender pelos enfermeiros, que faça parte deles.
Que nao ande ha anos em gabinetes, mas que conheça as nossas limitaçoes e dificuldades , no trabalho e na nossa vida económica.
Em relaçao á greve, sinceramente, eu sempre fiz greve como bem sabes, mas já acredito pouco neste tipo de pressao.
É necessario, se calhar, partir a louça toda, e fazer greve sem fim marcado.... ter coragem, para se fazer o que se fez nos anos 70, nada de serviços minimos, nada de nada ninguem rende ninguem,obrigar a requisiçao civil, e a guarda a vir-nos buscar a casa.
Enfim isto é que é uma revoluçao....MARCAR UMA GREVE SEM FIM, ATÉ ALGUEM RESOLVER ALGUMA COISA.
Nao se pode admitir que TODOS os enfermeiros sejam licenciados (ha anos) e ganhem como bachareis, e agora para remediar isto controi-se outra carreira ,é um gozo.
Sabem o problema é que os Enfermeiros nem entendem bem isto da nova carreira, eles se calhar, entendiam melhor se se desse numeros a essas mudanças, como por exemplo vamos ganhar menos xx ou y, ai talvez se convença mais gente a ir a manifestaçoes.
É preçiso UM lider ( que nao temos), e uma GREVE SEM TERMO.
 
Oi só por curiosidade, sou Licenciado em Enfermagem, não exerço directamente cuidados de saude e desempenho funções de Técnico Superior numa instituição pública, dado que sou o único de Enfermagem, pois os restantes colegas são das mais variadas Licenciaturas (Direito, Arquitectura, Engenharias, etc...) tenho uma diferença salarial liquida de cerca de 450 euros. E foi preciso um parecer juridico para ser promovido, pois a Enfermagem não se percebe se afinal pertence ou não à carreira Técnica Superior.
 
Caro Vitor A.,

Parabéns!!! Entendeu como critica, com vista a corrigir erros. E ACEITOU ESSA CRITICA.

Ora, isso só o dignifica.

Sinceramente, os meus cordiais cumprimentos.

Quanto ao resto, concordo, EM ABSOLUTO, com o estimado colega.
 
Caro Administrador,

No ponto de vista de Maria do Rosário Laureano , "aliteracia" é antónimo de "literacia" e significa o mesmo que analfabetismo.

É o seu ponto de vista. Mas o quê? É um NEOLOGISMO com a sua "traça"? Com o seu "ponto de vista"?

Não estaremos antes perante um acto de ALITERAR? Isto é, construir uma ALITERAÇÃO?

Sem ofensa, mas apenas como crítica, é bom por vezes pesquisar um pouco mais do que apenas no ...Isso mesmo, nesse SITIO.
 
porra, nem nestes pequenos termos nos conseguimos entender.
falem do que interessa...
 
Lá do alto da serra, na caverna que me serve de abrigo seguro, divisei uns anónimos maiores e outros mais pequenos; uns aliterátios outros hiperliterátios: efeitos da maiêutica socrática (não confundir com o bem vestido), que obriga cada um a parir os seus conceitos, em função das necessidades de dilatar a língua.
Ouvi que se discutia quantos aderiram à greve e quantos serviços ficaram por fazer.
Foram bastantes ao que consta.
Por falta de corrente que alimenta o shipe que liga Ana de São Jorge,a Correia de Campos, o sábio, disse que a adesão era de 80%. Veio a corrente e passou para 59%, porque entrou a funcionar a trigonometria do sábio campestre.
Como falaram em lutar, aqui estou para ajudar
 
Benvindo, homem nobre da côrte dos Principes visigodos (GARDINGO).

Já sentiamos saudades dos seus "dislatares" liguisticos.

O ______ (maior ou pequeno) é para defesa.
 
Não abram os olhos!!! A greve foi furada em vários locais: foram as actuais Assistentes Operacionais que higienizaram todos, mas todos os doentes ( parciais e totais )...

Então ??? Como é???
 
Atenção que nalguns locais estamos a ser substituidos pelas ex-auxiliares, fazem todas as higienes!!! enquanto os enfermeiros estão de greve!!!
 
Exmos colegas, após greves e manifs com apitos a única coisa que me apetece dizer é: radicalizar... deixem me rir...
Os enfermeiros vão radicalizar? Vamos fazer o quê... fazer birra por que queremos ganhar o mesmo que sr dr que passa a noite a dormir? Acordemos gente... Eles são eles e nós somos nós e quem não quer ser ...muda de profissão. Quanto a radicalizar por mim é : ou paralisar totalmente ( excluem se as emergencias) ou então vamos fazer o que aprendemos todos nem que isso demore horas em cada doente ou utente que nos passe pelas mãos, talvez assim saibam o que fazemos e a importância que temos. Tenho dito...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!