terça-feira, fevereiro 24, 2009

Nova carreira de Enfermagem: desilusão total!


Mais do uma desilusão, a proposta do Ministério da Saúde para a nova carreira de Enfermagem, é uma das maiores afrontas de sempre aos Enfermeiros!

Já tive oportunidade de ler atentamente os 23 artigos correspondentes aos 4 capítulos que a constituem (meras 12 páginas!). A revolta é total! As alterações relativas à primeira proposta são mínimas, a maioria gira à volta de conceitos. O grosso da matéria à qual os Enfermeiros se opõe veemente, subsiste! Uma vergonha!

Uma redacção simplista e dúbia, que inferioriza os Enfermeiros de uma forma agreste, tratando-os como lacaios de um sistema que pretende funcionar com recurso à humilhação da nossa classe, deixando-nos ao nível dos calcanhares dos restantes licenciados da Administração Pública!

Ofereceram um rebuçado cobarde - atribuíram o grau 3 no âmbito da complexidade - que é a única característica comum às restantes ex-carreiras Técnicas Superiores. O resto mais parece uma carreira de complexidade e categoria inferior.

A miséria é total. Os Enfermeiros ficam novamente às ordens dos médicos, e a sua progressão na carreira depende das boas graças e vontade dos senhores doutores, ou seja, retrocedemos, inexplicavelmente, no tempo.
A remuneração é anedótica: o início da carreira ronda pouco mais do que 1000 euros, ou seja, semelhante ao actual!! Esta desigualdade relativamente aos restantes licenciados deve-se a quê?

Os Enfermeiros estão a ser ridicularizados! Inadmissível!

Comments:
Não podemos desarmar!
Vamos fazer mais greves e manifs!
A Coitada da Ministra vai arrepender-se de se ter metido com os enfermeiros. Não nos levam a sério? Eles vão ver a resposta de quem se sente humilhado.
 
Não podemos desarmar!
Vamos fazer mais greves e manifs!
A Coitada da Ministra vai arrepender-se de se ter metido com os enfermeiros. Não nos levam a sério? Eles vão ver a resposta de quem se sente humilhado.
 
DESILUSÃO!!!!!!
 
Oi, meu nome é Yara, sou enfermeira aqui no Brasil (PE) e venho acompanhando este blog já há algum tempo e é interessante a semelhança da situação da Enfermagem em seu país e no meu. Aqui tabém por vez ou outra somos injustiçados, colocados à submissão de outras categorias e perdemos espaço a cada dia para outros profissionais que acabaram assumindo muitas de nossas atividades.
Parabéns pelo blog e pelas postagens!

Yara Amorim
 
Caro DE,

Afirma categoricamente: "...Já tive oportunidade de ler atentamente...". Mais adiante; "...lacaios de um sistema que pretende funcionar com recurso à humilhação da nossa classe...". Para sentenciar de forma lapidar, "Os Enfermeiros estão a ser ridicularizados! Inadmissível!"

Pois é, caro DE, sem querer colocar em causa o VOSSO PRECIOSO PODER DE ANÁLISE, gostaria que, antes de TODO ESSE FOLCLORE ANALÍTICO, colocasse o documento em causa aqui, para aí sim EU PODER FORMAR A MINHA PRÓPRIA OPINIÃO, por muito mérito (que concerteza terá) que a sua DOUTA OPINIÃO tem.

Não caia nessa tentação de formatar a inteligência dos Enfermeiros!!!
 
"pouco mais do que 1000 euros, ou seja, semelhante ao actual!! Esta desigualdade relativamente aos restantes licenciados deve-se a quê?"

Sou Engenheiro, a trabalhar no privado, e ganho menos.
 
Pois, mas se o senhor engenheiro estivesse no publico ganharia muito mais, no minimo 1400 euros!!!!

Um enfermeiro no privado chega a ser pago 2,5 euros á hora!!!!

Kerem mais exploração que esta? nÃO ME parece!!!!
 
deves ser um engenheiro da treta para ganhares isso.
 
Portanto está tudo como devia estar ...
 
Aki está a proposta do
governo para os engenheiros:

http://www.sne.pt/recursos/FPub-ESTRUTURA%20REMUNERAT%d3RIA%20DAS%20CARREIRAS%20GERAIS%20E%20TRANSI%c7%c3O%20DE%20TRABALHADORES.pdf
 
http://www.sne.pt/recursos/FPub-NOVAS%20CARREIRAS%20-%20INTEGRA%c7%c3O%20E%20MUDAN%c7A%20DE%20N%cdVEL.pdf
 
A proposta de carreira da Ministra, e mesmo um vexame para os enfermeiros.É mesmo humilhante para a classe de enfermagen qu consedera de grande complexidade.
Que faria se nao fosse Sr. Ministra?
DÊ-se ao respeito se quer ser respeitado pelos Enfermeiros.
Acredite que já estao fartos das palabrinhas mansas e destas palhaçladas todos.
Seja ´seria honeste e coarente. Os enfermeiros nao querem nada que nao lhes pretença.
E sabe o que é?
Respeito ,E para isso que somos prestadores de cuidads aos utentes.
 
Caro anonimo das 10:51,

Não fale assim...pois os Engºs recém licenciados, maior parte deles ganha à volta de 750€/800€...e n sao da treta..são recem licenciados como todos ja fomos e alguns ainda são...por isso também entendo a agustia deles...não é justo!Façam pressao sobre a vossa Ordem, pode ser que tenham mais sorte do que nós com a nossa!

Concordo que o DE exponha a referida proposta para que todos possamos ler...


Cump

Enf Warchild
 
ou entao tu nao deves saber como anda a vida fora da tua esfera enfermeiresca
 
O sr engenheiro aqui presente,queria dizer....1000euros aquilo que declaro.
 
Tanto da treta como um qualquer outro enfermeiro...
 
pouco mais do que 1000 euros, ou seja, semelhante ao actual!! Esta desigualdade relativamente aos restantes licenciados deve-se a quê?"

Os ordenados dos médicos em início (e não só)de carreira acham que é de quanto ? Informem-se
 
Já o disse e volto a dizer (reforçado pela proposta do ministério, que também já li).
Colegas, não tenhamos duvidas o que se joga aqui é a dignificação e o reconhecimento, pela sociedade, da carreira de enfermagem como igual às demais licenciaturas. Não podemos aceitar que nos queiram diminuir...nem mais nem menos um cêntimo que os demais licenciados que se nos equivalem. Aceitar algo diferente disto é dar um sinal claro à sociedade que somos menos que os outros, que aceitamos ser tratados de maneira diferente, que aceitamos ser descriminados por termos uma licenciatura em enfermagem e não, por exemplo, em serviço social, em educação, etc. Mas o mais grave é que criaria um precedente e futuramente qualquer negociação/reivindicação seria fortemente condicionada por esta realidade...QUE OS ENFERMEIROS ACEITAM SER DESCRIMINADOS em relação a quem lhe é semelhante. INACEITÁVEL colegas. GREVE no dia 20 e muitas mais se seguiram...
Não esmoreçam, a batalha vai ser dura... Não aceitem ser descriminados...
Ofendam-se com quem os quer menorizar...
Todos sabemos o quanto valemos, não aceitem que lhes digam o contrário...
Para além de ser de luta, a hora é, acima de tudo, de indignação.
 
Tal como voçes são profissionais de treta para ganhar o que ganham .... é justo portanto
 
Quanto à remuneração não têm de se queixar... os médicos internos de especialidade ganham quase isso e fizeram 6 anos de curso e 2 de internato geral... eu terminei agora a minha especialidade (trabalho há 8 anos) e como medica especialista vou ficar a ganhar ainda menos que como interna, ou seja salário próximo do de enfermeiro!! Vão-me dizer que um especialista após 13 ou 14 anos de formação ganha bem?? Por isso muito tento na língua e nas reclamações... informem-se bem das restantes carreiras para não virem apregoar coisas e depois terem toda a gente contra vocês porque até ganham muito bem para 3/4 anos de curso!!!!
 
"deves ser um engenheiro da treta para ganhares isso."

É por atitudes destas que os enfermeiros nunca irão a lado nenhum... mesmo que não tenha sido feito por um enfermeiro, este comentário nem deveria ter sido autorizado no site... os enfermeiros devem achar que são a melhor profissão do mundo e querem mundos e fundos quando bem ao lado têm profissões a milhas de distância com os mesmos problemas... em vez de se solidarizarem e serem espertos e fazerem comparações justas querem engordar o fardo rapidamente...
Hão-de ir longe!
 
o documento em questão está num link em

http://www.enfermeiros.pt/content/view/581/1/

Leiam e divirtam-se
 
Sr. Engenheiro, existem enfemeiros a trabalhar de graça e outros perto disso, no privado, por isso não se queixe muito, até porque existem muitos engenheiros a trabalhar no privado, auferindo salários milionários; enfermeiros? não! Aguardemos o que os sindicatos vão fazer em relação á situação, sabendo que podem contar sempre com uma adesão quase total dos enfermeiros, ás formas de luta encontradas.
 
Ó engenheiro enganaste te de blog, este fala dos problemas de enfermagem, sim.
obrigado
eu nao me preocupo com o que ganham os engenheiros, mas sim com quanto ganho eu.

Por certo tenho um familiar engenheiro e ganha bem mais do que isso...com carro e casa paga...
 
Ó engenheiro enganaste te de blog, este fala dos problemas de enfermagem, sim.
obrigado
eu nao me preocupo com o que ganham os engenheiros, mas sim com quanto ganho eu.

Por certo tenho um familiar engenheiro e ganha bem mais do que isso...com carro e casa paga...
 
vai-te queixar no blog dos engenheiros.
para quem nao sabe, ha licensiados que trabalham em cargos publicos, a ganharem mais 200 euros que os enf. sem terem que fazer turnos.
nao me parece que a licensiatura deles seja mais importante que a minha
 
Só tenho uma coisa a dizer.


Qualquer simples problema se pode tornar insolúvel se for feito um número suficientes de reuniões para o discutir.
(Arthur Bloch)
 
.... alguém pensa que vamos algum dia receber como técnicos superiores??? somos muitos, muitos..... estaria muito dinheiro em jogo.... e todos os outros técnicos de saúde (farmácia, rx, análises, etc), também eles licenciados? também teriam de receber pelo escalão superior...seria muito dinheiro...a oferta é maior que a procura...


PS: sou enfermeiro e continuo a gostar do que faço... :-)
 
Ao anónimo das 10:51 PM.
Antes de falares, informa-te.
Sou recem licenciado e, como todos os meus colegas recem licenciados, é o "preço" que o mercedo paga, nesta área COM MAIS DE 90% DE EMPREGABILIDADE, fora da FUNÇÃO PUBLICA - NO PRIVADO.
Quanto à treta, deixa tu essa conversa.
 
ai está a grande razao pela qual vim trabalhar para o estrangeiro...

se a Srª Ministra e restante governo acham que todo o meu esforço, suor e dedicaçao so valem 1000€ por mes... que trabalhe ela...

mas o mal é que ha sempre aqueles dispostos a trabalhar... e até por bem menos que os 1000...
 
È Verdade DrEnfermeiro.
Também já tive a oportunidade de ler esse documento.
É uma vergonha para a Enfermagem.
Pode ser que os Enfermeiros ao ter conhecimento da DISCRIMINAÇÃO dos restantes licenciados, mostrem ao governo e á sr ministra o que é ser ENFERMEIRO:
Assim espero
 
são leitora assidua do seu blogue e gostaria, se possivel, que coloca-se a disposição a proposta da ministra, para deste modo formar a minha opinião. Acredito que não deva ser muito diferente da anterior, mas contudo não vejo motivo para baixar-mos os braços, devemos continuar a lutar e com mais afinco
 
"o documento em questão está num link em

http://www.enfermeiros.pt/content/view/581/1/

Leiam e divirtam-se"


Caro colega, essa é a primeira proposta. Não foi aceite. A proposta que se fala neste post é a segunda.
 
A outra lá de cima que diz ser médica e especialista e que andou 6 + 2 anos e que ao im de 12 ou 14 anos está ainda a ganhar não sei quanto... Não sabe quanto?? Não sabe mas pode facilmente confirmar A FORTUNA que "ganham honestamente" a "trabalhar" aqui neste blog.
3000 mil euritos assim tipo a começar não está nada mau...depois mais umas horitas, umas urg~encias, umas prevenções e segundas linhas e... hem, nada mau!!!
De que te queixas tu? Estudaste 6 ANOS que é o tempo de curso de medicina (ainda...) e depois começas a ganhar. E se o teu curso fosse de 30 anos? Que temos nós a ver com isso? Cerca de 5 mil euros no final de carreira?? Nada mais nadad menos do que MIL CONTOS (OU MAIS), PORQUÊ? PORQUÊ FOD...-SE???
Por causa da responsabilidade? Mas esse é um termo que VÓS DESCONHECEIS
 
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.


NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)

Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!
 
por favor façam comentarios sem fazer a comparação com outras profissões, pois o que aqui se trata é da analise de uma proposta que acho vergonhosa e humilhante unica e exclusivamente para a enfermagem, por favor arranjem argumentos proprios não comparando.
 
"por favor façam comentarios sem fazer a comparação com outras profissões, pois o que aqui se trata é da analise de uma proposta que acho vergonhosa e humilhante unica e exclusivamente para a enfermagem, por favor arranjem argumentos proprios não comparando."

É proibido?
É inevitável e desejável existirem comparações....se não existissem comparações não havia investigação, evolução, educação, matemática, ...o que quiserem....
 
O SEP sempre marginalizou os enfermeiros chefes, sempre procurou que os futuros chefes não fossem de carreira: O SEP, tem o gosto realizado!!! Agora anda a virar o bico ao prego!!! Nos plenários e reuniões com os chefes, quase não apareceu ninguém... A Ana Jorge tratará de dar chefes com o SEP sonhou, ou talvez não tivesse sonhado assim....
Serão escolhidos pela carinha...e é para dizer sempre amém à Administração...senão virá outro...

Para os que não gostavam dos chefes de carreira, terão brevemente a oportunidade de provarem outro sabor ( paladar dos anos 50!!!, oh tempo anda para trás...
 
as comparaçoes sao inevitáveis.sejam com professores,sejam com eng. ou com médicos,seja com quem for.a administraçao pública é uma,o patrao é o mesmo.se é disso k falam,comparar é inevitável.já a cobiça é um pecado capital.
nós enfermeiros devemos seguir o nosso caminho e é com os nossos problemas k temos de viver.se os outros conseguiram boas regalias e ordenados justos,parabéns a eles nao é?só mostra que souberam lutar pelos seus direitos.agora,por favor,nao se incomodem com isso.comparar sim,mas reivindicar pelo que NÓS MERECEMOS e nao pelos que os outros tÊm.
a nova proposta é uma vergonha sem duvida,um retrocesso na profissao e uma provocaçao á classe.
se os enfermeiros nao tÊm agora razoes para se unirem,nunca mais na vida as terão.
 
Caros colegas, em primeiro lugar gostaria de dizer que os insultos a outras pessoas nao nos levam a bom porto. Devemos primeiro reflectir e tentar explicar a todos os portugueses, o que fazemos, como o fazemos e sobretudo o quanto é relevante o nosso papel para o bem estar da nossa sociedade. Nao é um papel que nos deve mover mas sim a relevância do nosso trabalho.Para os mais cépticos comparo sempre o enfermeiro e o hospital, como uma senhora doméstica para a sua casa, ninguém conhece melhor o hospital como enfermeiro, ninguem passa mais tempo junto dos utentes e doentes como nós e se para alguns somos apelidados de imcompetentes e lacaios, fechem a maioria dos serviços hospitalares de noite pois a maioria nao tem de noite médicos e assim poupamos mais dinheiro a este governo, deixem os centros de saúde para os senhores doutores médicos.... e vamos ver ai sim a revolta, a necessidade de quem realmente depende do nosso trabalho. Para finalizar digo o seguinte sou licenciado em enfermagem, pós graduado em economia e gestao de serviços de saude pela faculdade de economia de Coimbra e nao tive nenhum estagio ou formaçao remoderada ao contrario de outras profissoes e que todos devemos reconhecer o seu mérito mas que tem apoios que nós enfermeiros nunca vamos ter. Força vamos conseguir o que queremos!!!!
 
CAROS ENFERMEIROS, BEM SEMPRE TENHO QUE DIZER ALGO. JÁ SEI O QUE VOCÊS PRETENDEM É MAIS DINHEIRO, MAS TÊM QUE TER PACIÊNCIA QUE O PAÍS ESTÁ DE TANGA, HÁ POUCO PARA AS NECESSIDADES, AS VACAS ESTÃO MUITO MAGRAS. VC JÁ NÃO ESTÃO NADA MAL. OS LEITORES QUE NÃO CONHECEM PODE CONSULTAR A TABELA NO SINDICATO INDEPENDENTE E VER O QUE A CLASSE GANHA. PERGUNTO QUAL A CLASSE NESTE PAÍS QUE POR TRABALHAR AO SÁBADO DEPOIS DAS 13, DOMINGO, GANHA O QUE VC AUFEREM. NINGUÉM, NÃO CONHEÇO MESMO NINGUÉM. INDIVÍDUOS A REFORMAREM-SE C/ 3800 EUROS/MÊS QUE ENTRARAM PARA A CLASSE EM 1969 C/ A 4ª CLASSE.VALEU A PENA. AINDA QUEREM MAIS, NÃO HÁ. COMO DIZ UM AMIGO MEU ""OS BARÕES DA MEDICINA"" QUE EU CONCORDO. SILVA DA MOURARIA
 
Olá DE, penso que o que está aqui em causa é a nova tabela e carreira de enfermagem. Que a VERDADE seja dita é um verdadeiro insukto a nossa profissão. Não estamos aqui a comparar profissões, nem salários. O que está em causa é a nossa dignidade enquanto enfermeiros.
Quanto a srª Drª, que aqui deixou comentário ,só tenho a dizer que se não sabe também há uma nova tabela salarial para os médicos, olhe para lá e depois comente.
Só tenho a dizer , que se o patrão da função publica é o mesmo ,só tem de pagar o mesmo a TODOS os licenciados que lá tem. Se aprovam um Dec. Lei que diz que nenhum funcionário publico licenciado pode ganhar MENOS de 1200euros, não nos venha propor a nós iniciar com 1047 euros.E continuo a afirmar que não me devo comparar com as outras licenciaturas,e sim com aquilo que realmente merecemos como profissionais licenciados de sáude, Os enfermeiros portugueses, apesar da sua heterogeneidade no que diz respeito à sua formação, tem um alto nível de competência técnica e humana.Na sua prática os enfermeiros tem que recorrer ao seu discernimento clínico permanentemente, tomando decisões clínicas e implementando intervenções; sendo que quando o diagnóstico ou intervenções saem da área das suas competências encaminham a situação para outros profissionais.Trabalhamos com o mesmo objectivo o bem estar do doente.Não vamos cair na artimanha dao ministério de nos por uns contra os outros.
Obrigada, Enfª
 
Lidos os vários comentários resumem-se a dois:
1 os Enfermeiros têm algumas culpas por cuidarem mais da imagem dos outros do que da sua própria. Por isso os doentes não valorizam a Enfermagem como deviam porque é a própria Enfermeira ao dizer isso não é comigo....que...
2 Ainda há quem não entenda que ser Enfermeirra é pertencer à estrutura de qualquer serviço de saúde, em qualquer parte do mundo.
Já agora, só mais um:
3 Os que se vêm intitular disto e daquilo são todos do mesmo, porque só esses é que têm interesse em atacar as nossas competências.
Não é o Ministério que nos põe uns contra os outros; são os que já há muito estão estão contra nós, Enfermeiros, sem que nós estejamos a responder da mesma forma.
Ver o título " médicos fizeram enfermagem"....
Quiando não são eles, mandam outros.
E nós que tanto respeito lhe temos tributado!!!
Aqui chegados, estamos no centro de todas as questões: os médicos sentem o seu poderio ameaçado pelos enfermeiros e usam as vantagens que os próprios enfermeiros lhes põem nas mãos.
Um problema só não tem solução se estiver mal equacionado. Não se consegue resolver a incógnita.
Mas este já está muito bem equacionado e a solução está à vista. Pode é demorar a conclui-la, mais do que o previsto.
Vê-se que há mais ignorância e vontade de rebaixar os enfermeiros de quem vem a este blog, pois nem sequer conhecem as tabelas propostas, mas sabem que os enfermeiros ganham mais por trabalharem aos domingos...
E os médicos, quanto ganham?
Alguns ganham de suplemntos mais nas 24 horas de urgência, passada parte dela no quentinho e... do que muitos enfermeiros num mês.
Os reparos têm todos a mesma origem.
Qual é o mal se nos derem motivos, de estarmos uns contra outros?
Pela dignificação da Enfermagem tudo é legítimo, até distribuir caneladas no parceiro do lado, que doi que se farta... Mas é para ele perceber que está a ser notado, por todo o lado.
Não procurem opositores noutro local: se estenderem o braço, podem puxar-lhes uma orelha, tão próximo estão de nós.
Estes atabalhoados ataques que nos fazem no DE, é porque nem disfarçar sabem. Deixam sempre a ponta do rabo de fora.
Aquela do nosso curso de 3 a 4 anos é uma delas, por contraste com os deles.
Esquecem que a enfermagem tem sido a profissão que mais cursos não valorizados tem tirado nestas décadas anteriores!
Um dia, quando acalmarem as lutas vamos comparar as duas situações: a nossa e a dos nossos opositores.
Vão ter muitas surpresas na sua ignorância...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!