quarta-feira, fevereiro 11, 2009

"Os Enfermeiros não são especiais"...


"Estado não tem de privilegiar acesso de Enfermeiros ao primeiro emprego" link


"O ex-Ministro da Saúde, Correia de Campos, defendeu, na noite de terça-feira, na Figueira da Foz, que o Estado não tem de privilegiar o acesso ao primeiro emprego a Enfermeiros quando comparados com outras classes profissionais"

Os Enfermeiros não são especiais. Têm de se auto-gerir de forma a contornar as dificuldades do mercado no acesso ao emprego, tal como os outros. Se não o fazem, fizessem - simplesmente.
O mercado é impiedoso e não é com argumentos baseados na comparações numéricas com outros países (ainda por cima assentes em permissas falaciosas) que alguma coisa se resolve.

O Ex-Ministro Correia de Campos deixou isso bem patente. No entanto, ele desiludiu os Enfermeiros em certos aspectos. Quem já foi seu aluno, bem sabe com este elogiava a classe de Enfermagem. É pena que, quando teve oportunidade para levar a cabo esse reconhecimento, não o tenha feito. É ainda mais triste observar a forma como os assuntos relacionados com a Enfermagem são relegados para terceiro plano.

E o que restou da "conversa" da noite, foi isto:

"Por que é que eu hei-de ser exigente com o emprego dos Enfermeiros e não hei-de ser igualmente exigente com o emprego dos psicólogos? Temos muitos mais psicólogos desempregados do que felizmente temos Enfermeiros"
Desengane-se quem pensa que os Enfermeiros (e o respectivo desemprego), são uma preocupação do sector político.

"(...) no Norte do país, onde há mais escolas de enfermagem”, existir “alguma dificuldade” de colocação de enfermeiros recém-diplomados e períodos de tempo com “excesso de oferta”. “Essas dificuldades não existem no sul do país e portanto as soluções não são tão difíceis como isso, basta que haja alguma mobilidade do norte para o sul” (...)"
Completamente desinformado. De norte a sul, existe uma saturação considerável. A tendência é para piorar rapidamente.

Falava-se de Enfermeiros, mas o mais importante é isto:
"Enquanto nos médicos estamos com um défice e vamos sentir dramaticamente esse défice nos próximos três, quatro anos, nos Enfermeiros vai haver desemprego por excesso de oferta”, assegurou"

Curioso mesmo, foi uma médica diagnosticar com realismo o problema dos Enfermeiros:
"(...) a directora do serviço de Endocrinologia do Hospital de Santa Maria, Isabel do Carmo, afirmou que vai existir em Portugal “um excesso de Enfermeiros licenciados."

Comments:
É... Este senhor está a fazer um luto muito demorado.
 
Que cara de lateiro.
Dr. Enfermeiro.
Não sei como ainda poe este senhor, sorrindo, que tanto mal fez aos enfermeiros e pelos vistos continua.
 
E esta não é a verdade ....?
 
Toda a gente reconhece que há excesso de oferta de licenciados em Enfermagem...

Só a Bastonária da OE continua, cega,surda e muda, diria mesmo decrépita!!

Aliás estou convicto de que a nossa Bastonária deveria era dedicar-se à equitação, onde os seus dotes de cavalgadura poderiam finalmente ser admirados!

Mas nem aí os seus companheiros de quatro patas compreenderiam a sua burundanga!!!

Esta Bastonária não serve a Enfermagem, mas talvez fosse útil no cadoz como adubo para as plantas!

NEL
 
Apesar de não completamente informado, Correia de Campos parece estar mais perto da verdade do que a nossa Ordem!
 
Este palhaço,é o tal que depois de ser demitido pelo "pinócrates"foi colocado no instituto nacional de gestão(alguem sabe o que é isto?)a auferir 5905 euros.Para este tambem não foi necessário priveligiar o lugar.
A tudo isto se chama MÁFIA CORLLIONIANA.
 
Não era este o defensor de todos os enfermeiros?

Foi com este senhor que as SIV´s deram a "luz".

Agora já é "Burro", se calhar já o era na altura!!!!

LOLOLOL
 
"...nos Enfermeiros vai haver desemprego por excesso de oferta”.

E a Ordem dos Enfermeiros impávida e serenamente "a ve-los passar"!!!
 
Este homem é mesmo filho daquela rainha.....
 
Infelizmente só disse a verdade... a OE é a única a acreditar no pai natal... quem votou neles que os aguente e quem não votou como eu fico revoltado e culpo os que votaram... ursos os que votaram nesta OE...
 
Há três anos atrás dizia aos meus colegas de serviço, que o PS iria assassinar o SNS e sobretudo a Enfermagem!
Todos (ingenuamente) foram a correr, cheios de "ilusões" e promessas vãs, votar no PS e no Sócrates,que agora é que a Enfermagem iria ter o que estes Socialistas prometeram (no tempo do Guterres) com o Complemento - Técnicos Superiores - Onde está?... Ainda não houve tempo suficiente para isso???
O que dizem os Enfermeiros (antes) Sindicalistas contra tudo e contra todos e que se auto-intitulavam precursores da Enfermagem do Séc. XX em Portugal e que agora sentam o seu "esquecido" rabo nas poltronas das administrações Hospitalares e que a cor partidária e a promessa de manter o seu "Job" a todo o custo, se esquecem do que sempre defenderam e que são complacentes com aquilo contra o qual lutaram!!!
A cor da camisola, ofusca-lhe os princípios (antes) tão profundas e sentidos a favor da Enfermagem???

Agora o que me trama é que eu não votei nestes COVEIROS da Enfermagem e tenho que os "gramar"!!!

Já agora, façam favor e voltem a dar-lhes maioria!!!...

Abraço,

Miguel R.
 
Vocês criticam sempre a vossa Ordem, mas o que é que querem que a Ordem dos Enfermeiros faça? Feche escolas de enfermagem?
 
Dr. Enf., por favor não ignore este meu comentário.
Este senhor Correia de Campos sempre se revelou um impostor! Assumia-se como um reformador dos cuidados de saúde, mas todos sabemos que foi quem abriu a porta aos privados e quem se manteve caladinho face aos interesses instalados dos médicos nos serviços públicos de saúde.
Um verdadeiro Filho da P...! Se um dia o apanhar, leva com 50 mg de rocurónio em bólus. Claro que nem sequer vou ligar o ventilador...
 
A este Srº EX. ministro só posso dizer na qualidade de enf. desmp., POR FAVOR CALE A MATRACA NÂO DIGA BLASFÈMIAS!!!!
Porque tal como o Srº referiu à uns tempos atrás que não recorria ao SNS público também seria capaz de dizer que se tivesse alguém próximo de si com o curso de enfermagem iria pedir um favorzito aos altos gestores para dar um empurrãozito na procura de 1º emprego e até se for preciso para ficar com o melhor ordenado. O resto é "escumalha" desenrescassem-se, vão para o estranjeiro que este pais já deu o que tinha a dar!!!!!!!!
Só posso dizermeus amigos, INCOMPETÊNCIA !!!!!!!!
 
Caros colegas, por favor deixem de falar do pobre homem...coitado nao fez nada...fez o seu trabalho de ministro....a culpa é exclusivamente toda nossa, não é do ministro...A culpa é nossa , por termos a mania de que está tudo bem,é nossa porque temos a mania dos serviços minimos...sim,eu sei, eu também nunca negaria os cuidados a um paciente, mas alguma vez tem de ser feita,como fizeram uns colegas nossos em um outro pais que todos conhecemos...A culpa é nossa por trabalharmos com cada vez menos condições e deixarmos que outros colegas trabalhem em condições ainda mais lastimáveis, onde é colocada em causa esta maravilhosa profissao que todos escolhemos...OE????que é isso?? Felizmente já não sei o que é isso a muito tempo desde que me mudei para outro país,sindicatos,nunca ouvi nem nunca pertenci a essas organizações, que fazem promessas em troca de que lhes enchamos os bolsos com mensalidades e que fazem greves e barulho que em nada ajudam os enfermeiros no presente e no futuro.....POR FAVOR CONTINUEM COM OS VOSSOS OLHOS FECHADOS E NAO FAÇAM NADA, AO MENOS NAO SOFRERÃO, E TUDO PASSARÁ TÃO RAPIDO COMO UM RELÂNPAGO..è o melhor que vocês tem a fazer nesse país...daqui a uns anitos a enfermagem deixará de ser o que era e o que resta dela no dia de hoje. Existirá uma tão grande nostalgia, quando repararmos que os TAE conseguiram o que nunca lhes pertenceu(até já possuem um sindicato),dos Auxiliares que lavavam cús,que avaliavam TA, que já sondavam, que já algaliavam,que até já faziam seminários e que até já adm e preparavam medicação em certos sítios com a supervisão de um enfermeiro,são agora autónomos e estão agora a preparar-se para conseguirem prescrever medicação, algo que os enfermeiros a uns anos atrás nunca conseguiram reivindicar...pois estavam tão sedentos disso que a união acabou por fazer a força, algo que nunca se chegou a constatar por parte daqueles que se diziam enfermeiros....RRRRIIIIIISSSSS.
Hmmmm....será que estou a ouvir isto?
Bem de alguns já esperava tamanha atitude, agora de outros, esperava outras tipos de atitudes como...
ACÇÃO,RESPEITO,UNIÃO,LEALDADE,AMIZADE.Bem colegas o futuro, é daqueles que virão e daqueles que adoram a enfermagem, não daqueles que dizem tudo fazer e nada fazem, nem de um EX ministro que já está velho e caquético e que já não pensa com neurónios de gente inteligente...o que disse até agora parece impossível, não concordam????Pois...A meio século atrás a viagem a lua também parecia impossível, e o homem conseguiu conquista-la...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!