terça-feira, fevereiro 03, 2009

Reportagem nas "Urgências" do HSM...


Reportagem no Hospital de Santa Maria: as urgências vistas pela perspectiva dos Enfermeiros Fernando Sousa e Carlos Neto. (11 páginas)

Comments:
Muito bom...Parabéns pela reportagem...
 
Claro que só podia ser vista através dos olhos dos Enfermeiros; Seria impossível ver tal realidade através dos olhos dos médicos, até porque é muito difícil ver alguma coisa com os olhos cerrados, caídos nos braços de Morfeu em lugar incerto ou simplesmente porque ninguém consegue ver pelos seus olhos os momentos da sua própria ausência, que no caso da raça esculápia são a maioria!
 
Adorei o pormenor em que o enfermeiro explica ao jornalista a triagem e diz "...o enfermeiro decide a prioridade..." so foi pena esquecer se de dizer que o enfermeiro limita se a registar no pc as queixas do doente e é o proprio computador a determinar a cor a atribuir ao doente...lolol mas que importante decisao!!
 
O raciocínio do anónimo da 5.27 PM, é o expoente máximo da ignorância, revela nada menos que o empirismo absurdo de uma observação fútil...

Enfim, neste mundo há de tudo!!!

NEL
 
SUC do HSM é dos melhores serviços onde já pude estar... o meu bem haja para todas as excelentes equipas de enfermagem como ao enf. carlos neto.
 
É evidente que o anónimo da 5.27 PM não faz a minima ideia do que é a triagem de manchester ou como se faz; perdeu foi uma boa oportunidade de "estar calado", mas há momentos assim, em que fazemos uma triagem incorrecta das coisas que devemos transmitir ou guardar para nós.
 
O grande problema em Portugal das urgências são os internamentos em corredores.

E são vários os casos, sem que pelos vistos se consiga solução, pois infelizmente quando há visita de alguma entidade esses internamentos desaparecem súbitamente.
 
A triagem só por si só é um grande risco. Nos Estados Unidos existem centenas de queixas contra enfermeiros por causa de más triagens. Claro que a instituição tem de dar suporte ao profissional que a realiza. O computador é uma optima ferramenta de utilização mas o bom senso e experiência e conhecimento de quem tria é fundamental, pois a decisão é dele. Quer seja médico, enfermeiro ou outro tecnico a executar esta função o importante é a sua boa formação na área de despiste. A saúde 24 é um outro exemplo para além de manchester de triagem que se utiliza em portugal. Quer uma quer outra têm deficiências graves para a população portuguesa. para cada população tem de se adaptar uma triagem para que esta se torne o mais eficaz possivel.

Shadownight
 
se o problema fosse só das urgências... um certo hospital no deserto tem doentes nos corredores e refeitório, usando mesas de apoio inclinadas para fazerem de plano de cuidados. foram fechadas enfermarias onde agora se fazem filmagens para telenovelas. é um corrupiu de carros, holofotes e artistas da sic para as filmagens num hospital público que tem os doentes a aboborar nos corredores. para onde vai a massa das filmagens não se sabe. mas sabe-se que fecharam 60 e tal camas e 4 anos que andamos neste filme das filmagens. é assim que vai portugal.
montinho
 
Muito mau. Nem um estudante faria um trabalho tão mau. Definitivamente nota negativa.
O que é que esta reportagem diz? Nada. Não diz nada acerca da prática de qualquer profissional, nem enfermagem, nem medicina. Não diz nada acerca dos utentes. Não diz nada acerca da urgência do HSM. Não diz nada acerca do SNS.
Nota negativa para o DoutorEnfermeiro. Não basta referir enfermeiros na reportagem para que ela ganhe interesse
 
parabens não só aos jornalistas que fizeram este trabalho como também aos COLEGAS da URGÊNCIA -A discrição está perfeita , relata um pouco do nosso papel numa urgencia de um qualquer hospital.ISTO É SER ENFERMEIRO.flor
 
"Adorei o pormenor em que o enfermeiro explica ao jornalista a triagem e diz "...o enfermeiro decide a prioridade..." so foi pena esquecer se de dizer que o enfermeiro limita se a registar no pc as queixas do doente e é o proprio computador a determinar a cor a atribuir ao doente...lolol mas que importante decisao!!"



è uma decisão que pode significar a continuidade da vida ou sentir o pesar da morte... simples explicação perante a subtil jactância e ignorância demonstrada
 
então doutorenfermeiro não publica a sua nota negativa?
 
Sem comentários. Lol. Este Mundo parece-me cada vez mais injusto... Uns matam-se com utentes, outros cruzam a perna e põe a conversa em dia.

Haja respeito entre colegas, pelo menos!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!