quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Sexta-feira, 20 de Fevereiro... GREVE NACIONAL DOS ENFERMEIROS!

Porque é que os Enfermeiros se devem unir na luta pelos seus direitos? Aqui, aqui, aqui e aqui. Vejam as directivas e o aviso prévio. Lutemos.

"A consciência das nossas forças fá-las crescer"


- Luc Vauvenargues -


Comments:
Porque é que o Dr Enf, nunca refere o site do SIPE.Também ai existe informação pertinente sobre a greve.Sempre a publicitar os mesmos...
Independente de tudo, vamos à greve com todas as nossas força...
Pela Enfermagem
Pelos utentes
Pelos Partugueses
Pelo nosso Futuro
Por justiça...
Unidos venceremos....
Abraços....
 
Apesar de estar no TOPO da categoria de Enfº Especiaista, lá farei GREVE (SEM COMPARECER AO SERVIÇO).
 
Colegas, não tenhamos duvidas o que se joga aqui é a dignificação e o reconhecimento, pela sociedade, da carreira de enfermagem como igual às demais licenciaturas. Não podemos aceitar que nos queiram diminuir...nem mais nem menos um cêntimo que os demais licenciados que se nos equivalem. Aceitar algo diferente disto é dar um sinal claro à sociedade que somos menos que os outros, que aceitamos ser tratados de maneira diferente, que aceitamos ser descriminados por termos uma licenciatura em enfermagem e não, por exemplo, em serviço social, em educação, etc. Mas o mais grave é que criaria um precedente e futuramente qualquer negociação/reivindicação seria fortemente condicionada por esta realidade...QUE OS ENFERMEIROS ACEITAM SER DESCRIMINADOS em relação a quem lhe é semelhante. INACEITÁVEL colegas. GREVE no dia 20 e muitas mais se seguiram...
Não esmoreçam, a batalha vai ser dura... Não aceitem ser descriminados...
Ofendam-se com quem os quer menorizar...
Todos sabemos o quanto valemos, não aceitem que lhes digam o contrário...
Para além de ser de luta, a hora é, acima de tudo, de indignação.
 
Antes de mais, detesto a cobardia do ANONIMATO. Aqui há tempos mostrei a minha posição relativamente à ilegalidade (inconstitucionalidade) das quotas cobradas pela OE.
Sobre tal atitude,por mim perpetrada, fui (de forma VIL)injuriado (por anónimos, um dos quais conheço: não é sr. pres. do CF?). Hoje digo, farei greve a favor dos JOVENS, dando a CARA. Sou Enfª Esp. (no ultimo escalão) no Hospital de Magalhães Lemos.
Façam como eu, sobretudo os JOVENS. CORAGEM. LUTEM pelo VOSSO FUTURO!!

Jorge Diniz
 
E os JoVENS que dizem "se fizer barulho despedem-me, por isso não faço greve", deverei eu fazer greve por eles????

Eu farei greve, quando tenho 57 anos e estou quase na reforma, mas os Jovens que não se esqueçam que O FUTURO É DOS JOVENS.
 
E eu estarei de greve ...... em serviço, faço noite!
E o que mais me irrita, é que asseguramos serviços mínimos com mesmo nº de pessoal, ou seja nos turnos da TARDE e NOITE, não há diminuição do nº de enfermeiros!
E quando a greve termina, temos de actualizar tudo o que ficou por fazer!
GRANDE GREVE!
 
não concordo com os enfermeiros na gestão por 3 anos ,vão ser escolhidos como ? não acredito que seja só um projecto...é sim aquele enfermeiro simpatico para o director de serviço que não levanta problemas ao srº director que vai gerir os colegas de acordo com as orientações medicas. Adeus autonomia com esta carreira.Penso que deve haver a categoria de enfermeiro,enf especialista ,chefe e director de enfermagem escolhido pelos seus pares (vejam o que acontece agora com os directores de enfermagem que são escolhidos pelo partido não defendem a classe não vão contra os membros do conselho porque se não lá vai o tacho. por esse motivo não faço greve.
flor
 
nao temos de fezer greve pelos novos nem pelos velhos, devemos fazer pela nossa consciencia, pela vontade que temos de ver as coisas mudar. ou para vermos ser reposta a justiça.
 
NÃO FAÇAM GREVE ÁS PINGUINHAS
SOU POR UMA GREVE POR TEMPO INDETERMINAVEL
 
No dia 20 estarei em GREVE, por mim, pela minha dignidade enquanto enfermeiro e pela enfermagem.....
 
bom dia

Esta greve deve ser feita sem dúvida pela nossa dignidade. Já chega de atropelos. Tenho pena que ainda hajam colegas que têm medo de represálias por fazerem greve, ou que achem que esta não vale a pena... Mas acho que devemos começar a pensar em sermos mais destemidos, em nos manifestarmos com maior veemência. A rua é sem dúvida o melhor local para estarmos em dia de greve, e não cada um na sua casa... por que não uma greve de zelo?
Saudações
 
Dia 20 faço greve.Sempre fiz.Não vai adiantar de nada pq haverá muito enf que não fará greve.Depois desta,os sindicatos deveriam decretar greve de 1 semana (semana da pascoa)e colocar aos enfermeiros um ultimato "OU FAZEM GREVE OU OS SINDICATOS DEIXAM DE SE PREOCUPAR COM TUDO O QUE ESTÁ EM CAUSA-eu sei que será um rombo no ordenado, mas meus amigos, não é isso que este governo já está a afzer aos enfermeiros?Medo de despedimento???Se todos alinharem...terão eles coragem para despedir alguem e com eleições à porta.O que fará o PS sem 40.000 votos dos enfermeiros!
Força.
Nervo
 
...e serei serei mais um.
Greve por uma enfermagem digna; greve pelas ilegalidades.
Apesar disso há alguns pontos que considero não saber o que achar, nomeadamente no que diz respeito ao facto de manter os actiaus estatutos dessa "malta" que são os chefes, supervisores e directores. Sou frontalmente contra "coisas vitalícias" e subalternidades. Sou muito mais a favor de carreiras horizontais em que os representantes DEVERÃO OBRIGATORIAMENTE de ser eleitos/escolhidos pelos pares. É que manter o que temos actualmente, porra não!
 
.......... pois é esse o meu sentimento .... greve às pinguinhas!
No nosso caso que trabalhamos no internamento, não se sente nada, mas é a 100% a adesão!
Só no turno da manhã é que sai um enfermeiro e o chefe!
 
Onde estarão os nossos representantes da OE? Farão GREVE?
E dos sindicatos? Farão GREVE?

Caro DE, se sindicar (após a GREVE) quem fez, terá uma SURPRESA!!!

Dos "nossos representantes" o universo que fez GREVE será (em muito) inferior ao UNIVERSO DOS ENFERMEIROS QUE FIZERAM GREVE!!! Então os da OE?...UI!!!!!UI!!!
 
Apesar de apenas ter iniciado funções no transacto mês de Dezembro após 5 meses de uma longa espera em casa, amanhã farei greve por uma carreira justa! Um abraço a todos os que amanhã lutam com vista a mudar o rumo da Enfermagem Portuguesa!
 
Pois concerteza que vou fazer greve.
Sou Enfermeira Especialista,último escalão.
Faço greve,para ver uma enfermagem com mais digna e nao quero ser o VELHO DO RESTELO.
Vamos á luta pelos DIREITOS DOS ENFERMEIROS.
 
Sr. Doutor Enfermeiro, gostaria que me informasse, se souber, se os enfermeiros sindicalistas a trabalhar a cem por cento nos sindicatos, prescindem do ordenado neste dia e o oferecem a uma qualquer instituição de solidariedade social.
2009/02/20
 
ESTOU EM GREVE!
 
Sou enfermeira CHEFE e amanhã vou estar a fazer greve (como SEMPRE fiz).

A todos que pensam que o melhor é acabar com a "corja dos chefes", merecem ter GESTORES HOSPITALARES como chefes.
 
É tudo muito bonito , esta greve é que vai resolver todos os nossos problemas? eu faço greve, mas tenho consciencia de que não vai adiantar de muito. já repararam que estamos em vespera de dia de greve e a cominicação social não valoriza minimamente esta greve. só falam nos professores e a situação dos professores e o estado da educação, bla,blabla.... Não se vê na televisão ninguem da ordem ou dos sindicatos a divulgar esta grve, e quase 100 do pais nem sabe que que amanha é greve de enfermagem. Temos que ter formas de luta mais radicais e com mais impacto social, só assim é que as coisas mudam. Só me vou acreditar na possibilidade de mudança quando a situação dos enfermeiros em portugal for asunto de debare no pós e contras e em outros programas, ai sim terei a nossam que a nossa causa é importante para o pais e consequentemente para o governo. O problema é não termos lideres que saibam chamar a atenção nacional para a nossa situação. grandes mudanças requerem grandes medidas, e não esta espécie de birra que é uma greve de um dia , que nem a comunicação social liga e que amanha vai ter dados contraditorios do governo relativamente aos numeros e a população passado 1 dia nm se lembra.
 
esta grve nem sequer passa na televisão, ninguem nos liga.
 
Cara Flor
"não concordo com os enfermeiros na gestão por 3 anos ,vão ser escolhidos como ?" - por mérito através de concurso regulado na carreira;
"não acredito que seja só um projecto...é sim aquele enfermeiro simpatico para o director de serviço que não levanta problemas ao srº director que vai gerir os colegas de acordo com as orientações medicas." - Não é através de projecto, mas sim defendendo a experiência profissional, a formação adquirida e o reconhecimento dos contributos dados à Enfermagem. Se não for assim é que temos escolha por simpatia e amiguismo e perfeita desregulação e arbitrariedade da manutenção dos enfermeiros na função de gestão;
"Adeus autonomia com esta carreira.Penso que deve haver a categoria de enfermeiro,enf especialista ,chefe e director de enfermagem escolhido pelos seus pares (vejam o que acontece agora com os directores de enfermagem que são escolhidos pelo partido não defendem a classe não vão contra os membros do conselho porque se não lá vai o tacho." - essa é a realidade que hoje temos, com a actual carreira, e que já não responde ao desenvolvimento profissional que pretendemos. Não há abertura de concursos e os enfermeiros que fazem investimento na sua formação não têm reconhecimento desses conhecimentos que dão contributos para a melhoria dos cuidados. Temos que ter a garantia de que todos podemos ter um desenvolvimento profissional idêntico aos outros técnicos superiores. Hoje os lugares de cargos dirigentes e chefias intermédias já são ocupados como cargos políticos, mas sem regulação de como são mantidos. O que o sindicato defende é que seja regulado o acesso (para não ser escolhido) e a forma de exercício (para não ser retirado arbitrariamente).
"por esse motivo não faço greve." - com esta posição já se percebeu que a colega está na gestão e que tem medo que lhe seja retirada a função. O sindicato refere, no que tenho lido, que os actuais chefes e supervisores se mantêm na categoria. Esta proposta de como exercer a liderança de equipas é para o futuro, porque estamos a construir uma carreira para 10-15 anos.
Não tenha medo de lutar pela melhoria dos que vêm e pelo reconhecimento dos que cá estão. A Enfermagem não é uma profissão menor...
 
E qual a vossa opinião sobre os alunos actualmente em estágio??
 
ATÉ A MANIFESTAÇÃO NA SAUDE 24 QUE É APENAS 1 EMPRESA, TEVE MAIS IMPACTO SOCIAL E NA COMUNICAÇÃO SOCIAL DO QUE STA GREVE ESTA A TER. OS UNICOS QUE SABEM DA GREVE DOS ENFERMEIROS E QUE ESTÃO PREOCUPADOS COM A GREVE DOS ENFERMEIROS SÃO OS PROPRIOS ENFERMEIROS. SOMOS UNS TRISTES E NIGUEM LIGA Á NOSSA CAUSA, E ENQUANTO ASSIM FOR NADA FEITO. FAÇAM GRVES A SERIO, SEM CUIDADOS MINIMOS E TODOS NA RUA, SO QUANDO ASSIM FOR É QUE A ESPERANÇA VAI RENASCR DAS CINZAS QUE É O ESTADO EM QUE SE ENCONTRA.
 
É evidente que vou fazer greve.
Por brio profissional.
 
No meu centro de saúde hoje não há enfermeiros a trabalhar.
 
Ha formas alternativas de protestar contra a actual situacao. Se esta interessado em iniciar uma nova vida nos Estados Unidos da America, com um salario muito competitivo, contacte-me para jajcaeiro@gmail.com .Centena s de colegas ja o fizeram e nao se arrependeram. Falo com conhecimento de causa.Obrigado.
 
Bom aviso ao governo Dr Enfermeiro.
 
Para ti FLOR, anónimo das 10:20 PM:

Dizes: "...por esse motivo não faço greve."!!!!!!

E pelos outros motivos??? Não fazes????

Há tempos disseste:"...é só chulos". Lembras-te???

Agora percebo a MÁ FAMA DA ENFERMAGEM. Fazes parte do "CLUB"!!!!!!!!!!!
 
"E eu estarei de greve ...... em serviço, faço noite!"

OUTRA QUE SUBIU... na horizontal!
 
Greve....

Mais uma e vai ser outra vez o mesmo resultado....

Trabalho á quase 10 anos e estou no quadro de um C.Saúde á 9 e digo-vos que isto só se resolve quando verdadeiramente nos "radicalizarmos".

Com isto quero dizer que o ministério está-se borrifando para estas greves... Os serviços minimos são sempre assegurados e á greve só se traduz numa poupança de dinheiro com o pessoal.

Só nos vão levar a sério se nos libertarmos desta prisão de "serviços minimos".
Como fazemos isso?
Fácil, uma ameaça de demissão em bloco.
Se ameaçarmos isso garanto-vos que não só o ministério como até o proprio governo cai!!!

Problema:

A classe de enfermagem não é unida como o caso dos médicos. Se oferecerem mais 1 ou 2 turnos extraordinários, a maior parte dos colegas até "vende a propria mãe".. A pequenez dos enfermeiros deve-se a isso, e é por esse motivo que ainda nos vêm como enfermeiros da tropa, mulheres a dias e freiras.

Acordem.

Temos que estar todos dispostos a sofrer para sermos ouvidos.
Se chegarmos a isso eu sou o 1º a por em demissão o meu lugar de 9 anos nos quadros do estado.

Pensem nisso.

Cumprimentos a todos.
 
Perox, completamente de acordo consigo. Penso que é possivél chegarmos a esse ponto se/quando a nossa situação se continuar a degradar e todos os enfermeiros tomarem noção da sua verdadeira situação socio-económica. Já não seria a primeira vez que os enfermeiros se uniriam numa verdadeira luta radical; espero ansiosamente por esse dia.
 
A Enfermagem é como as outras Classes; tem um processo de formação que pode ser mais ou menos lento.
Também convem não esquecer que sendo maioritariamente feminina está sujeita à exploração do outro parceiro.
Nem sempre é possível descontar um dia no salário, pois pensam que vale mais um passaro na mão do que dois a voar. Só quando forem percebendo que a vida tem riscos que é preciso assumir; que a vida tem desafios que é preciso enfrentar é que apostarão em dias de greve.
Até aqueles que dizem que vão fazer greve porque não sendo tantos dias como quereriam, pelo menos vão fazendo um de cada vez como os outros.
Os doentes não são da responsabiliade dos enfermeiros mas do Estado que tem um governo.
Também têm a sua culpa directa e indirecta na forma como estão a ser tratados os enfermeiros. Não só elegem esta gente que nos desgoverna, como também se podem manifestar batendo com as colheres nas mesas para demonstrarem que estão connosco, etc.
Vamos ser mais criativos isso sim.
 
Anónimo disse...
"E eu estarei de greve ...... em serviço, faço noite!"

OUTRA QUE SUBIU... na horizontal!


Desde sempre fiz greve, assegurando os serviços mínimos ou não ..... e essa tua observação é de muito mau gosto e de falta de educação! Ao menos podias identificar-te, seria bem mais honesto!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!