sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Sindicalista-TAE (presidente) retirado de serviço no INEM



"O presidente do Sindicato dos Técnicos de Ambulância de Emergência (STAE), Ricardo Rocha, foi retirado do serviço de recém-nascidos do INEM, do qual foi o primeiro coordenador de grupo no Porto. Também o tesoureiro do STAE, Miguel Santos, saiu. Ricardo diz estar a ser alvo de retaliações por ser sindicalista e recentemente "ter dado a cara em várias lutas".
.
"Isto é uma perseguição. O Enfermeiro-coordenador retirou-me da escala de serviço dos recém-nascidos, acusando-me de ter colocado o serviço em risco por ter faltado um dia, quando na verdade avisei e tirei licença a que tenho direito para tratar de assuntos sindicais", disse.
Fonte do gabinete de comunicação do INEM explicou que a direcção já tomou conhecimento da situação e está a tratar do assunto. Ricardo Rocha ficou ainda mais revoltado por não ter sido avisado. "Descobri quando fui ver a escala de Fevereiro e ninguém me explica nada", disse.
"
link

Comments:
(Irmãos Metralhas)
Pois!

Esse Enfermeiro Metralha, irmão de outro médico metralha já devia ter sido corrido do INEM a bastante tempo... Já está lá a tempo a mais... Com demasiados vicios...
Afinal os Enfermeiros andam mesmo com medo de ficarem sem o lugar, até dentro do INEM...
Afinal... Alguma coisa se passa!!!!
Será medo, será mais alguma coisa...
 
Dr. Enfermeiro
Não sei qual é a sua intenção ao publicar uma versão sem publicar a versão do Sr. Enfermeiro-Coordenador.Desta maneira a minha leitura, a ser verdade, há gato com o rabo de fora.

Os meus respeitos
 
Já era mais do que tempo de por esses "caramelos" no seu lugar.

Não era preciso mandá-los embora, bastava colocar essas mentes "prodigiosas" a puxar o lustre das latrinas do INEM.

Mas talvez isso ainda fosse muito complicado para tais figurinos.

O mais correcto seriam expô-los num ZOO qualquer, com imponentes cabrestos de 2 palas onde estivesse estampado a insígnia TAE, que tanto veneram, com um pirilampo preso no dito cujo.

NEL
 
"Dr. Enfermeiro
Não sei qual é a sua intenção ao publicar uma versão sem publicar a versão do Sr. Enfermeiro-Coordenador.Desta maneira a minha leitura, a ser verdade, há gato com o rabo de fora."

Eu concordo com a Atitude do Enf Coordenador, Enf. António José Pereira.
 
Desculpem meus caros amigos mas se assim foi as coisas são de mais...
Qual a classe profissional que não tem os seus representantes legais. Na lei a onde é que não está previsto esta situação?
E eu pergunto... o que é que estas pessoas querem dos TAE.

Força sr presidente

Temos de ser anónimos
 
Ao contrário do que muito aqui se disse, eu vejo com bons olhos a ida de enfermeiros para os cursos de medicina.
Se isso acontece, é porque as pessoas consideram que a sua verdadeira vocação não é a Enfermagem.
Acredito que com o “know-how” adquirido nesta profissão, conseguirão ser melhores médicos, o que trará benefícios para a população em geral.
Talvez seja isso que falta alcançar, por forma a por fim às tentativas de alguns, em MEDICALIZAR a Enfermagem. Separem-se as águas definitivamente!
E como é óbvio, percebo porque é que o Enf. Luís Ferreira (açoriano) não concorda com a “passagem” para a Medicina. Como supervisor, talvez já não lhe compense! Os leitores deste blogue deram-lhe o que merece: ZERO comentários!
 
Aquela “chave do sucesso” parece-me muito redutora, embora eu concorde com algumas coisas. Não queiramos simplificar demasiadamente um problema que é sério, complexo e gravíssimo!

Associação para o Desenvolvimento da Enfermagem do Norte Alentejano?
O típico bairrismo português no seu melhor.
Um evento científico ou mais uma “fish expedition”?

Greve dia 20? A palavra Qimonda diz-vos algo?

Mestre ZEN, por acaso em Santa Maria há um grupo de médicos anestesistas (outsourcing) chamado Morpheu!
Carlos Neto? Fernando Sousa? Heróis? Não Creio! Aliás, a reportagem aborda o nome “Carlos Neto”, já na recta final, justamente para lhe dar mais uns créditos no curriculum…
Concordo com o Lifepassenger: os “internamentos” em pleno corredor são uma barbárie. Nem a nossa bastonária se demarca disso!
Então e ninguém fala do bloco de urgência do Santa Maria? Já se têm salvo lá centenas de vidas!
Como se diz na peça: a urgência dá-nos um retrato FRIO e CRU da sociedade.
 
Feliz Aniversário! Já adicionei a data à minha lista. Se o Fórum Enfermagem é a revista “Maria” da enfermagem portuguesa, o Blogue do Dr. Enf. é o jornal “24 horas” (talvez quando o blogue tiver 20 anos, a situação se altere…). Quem sabe um dia tenhamos uma “Visão” ou um “Expresso” no seio da nossa classe profissional (a Margarida de Barros, no dia 29 esmerou-se! Até era capaz de votar nela para bastonária).
Ainda assim, parabéns!
A proeza de ter criado o maior blogue de enfermeiros, não tem que agradecer aos visitantes deste espaço. Agradeça antes à Maria Augusta Sousa, que de facto é uma grande nódoa…
Talvez não acredite, mas leio TODOS os post´s de há um ano a esta parte!
Há um borbulhar de blogues à sua custa. Sabe bem do que falo! E a Verinha (“desenvolver pensamento antento”) também…
Para mim há um triângulo imperdível:
“Enfermeiro de Anestesia” (o pos´t do TNCC foi publicado por ele em 1ª mão!) “Conversamos”
“Doutor Enfermeiro”.
Por outras palavras: o que eu quero que a enfermagem seja (ciência), a enfermagem que se pratica actualmente (filosofia) e o espaço de debate (dar voz ao povo).
 
Acabar o curso sem algaliar?
Estou de acordo com o Dr. Enf.: tal situação constitui um atentado ao conjunto de competências que deve um estagiário adquirir ao longo do seu curso base. Para que não haja dúvidas talvez não fosse má ideia elaborar uma “Carta dos 50 procedimentos/atitudes/experiências que o enfermeiro não pode não realizar durante a sua licenciatura”.
Aquele colega (Tiago Pereira) que diz que o cirurgião pode não ter feito uma laparoscopia, mas ao invés, poderá ter feito um transplante… Só pode estar a brincar!
O Enfermeiro Atento enumera um conjunto de situações interessantes, embora uma delas aparente uma tentativa de rebaixar o desempenho de um aluno de enfermagem. Não é bonito.
A diferença entre apêndices é fundamental. Mas olhe que há outros exemplos: lobectomia (cérebro, tiróide, fígado, pulmonar) amígdalas (cerebelosa, palatina, lingual, faríngea)…
A orientação de alunos em estágio é uma temática muito interessante. Mas há muitas nuances/vontades envolvidas. Sem um equilíbrio entre elas, NADA FEITO:
- Pagar aos Enfermeiros orientadores? NÃO!
- Enfermeiros orientadores de outros serviços? NÃO!
- Enfermeiros orientadores só com 2 anos de experiência? Não (mínimo de 5)!
- Enfermeiros orientadores com pós graduação em supervisão clínica? SIM!
- Uniformização dos critérios de avaliação dos alunos nas diferentes escolas? SIM!
Fico boquiaberto quando alguém diz que a OE não pode controlar/trabalhar em parceria com as escolas!!!!
 
Doutor Enfermeiro:

Nem seria de esperar outra atitude da sua parte, afinal é conivente com estas palhaçadas todas!!!!

Gostava de saber se Moreira de Conegos a si lhe diz alguma coisa, se eventualmente disser cuidado!! Muito Cuidado mesmo...

Conheçe o máxima:
"Em qualquer sitio, em qualquer lugar é provavel de algo de improvavel venha a acontecer"???

Pois!!!

Saudações Cordiais

Elimina Problemas
 
Não posso deixar de ficar indignada com estes atropelos. E quando li os comentarios no correio da manhã ainda mais me incomodou ! É triste que as pessoas sejam tratadas indignamente e sem respeito e que os conflitos continuem a ser resolvidos com a força /imposição de vontades e sem qualquer recurso á ferramente mais importante do ser pensante, a INTELIGÊNCIA que o leva a comunicar, e são esses senhores responsáveis. Para ond evamos ? Que tempo é este?
 
Certamente esta noticia está incompleta. Só fala de uma versão! A dele! Falta a versão do Enf. Coordenador, Enf. António José Pereira. Era interessante saber. Mas um bom coordenador, só deve explicações á sua entidade e esta sim pode vir a publico esclarecer!
 
"Chegou às Direcções de Enfermagem das Instituições de Saúde, uma nota, proveniente da Ordem dos Enfermeiros, para averiguações acerca da aplicação da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE)."

Não está claro. O que é que a nota diz? Com que objectivo?
 
Pode ser que o Doutor Enfermeiro seja o portavoz do Enf Antonio Pereira, e queira gentilmente nos informar sobre a sua posição...

Doutor Enfermeiro, proceda em conformidade, para os fins tidos por convenientes e diga-nos qual a versão do seu ilustre amigo.
 
Pois, mas o enfermeiro metralha com esta atitude, vai ganhar uns patins, e vai ser em já em Maio, e assim aproveita o 13 de Maio, para fazer uma promessa!!!!!!!!
A direcção do INEM, não vai renovar o contrato do enfermeiro, como tal, Xauuuuuuuuuuuuuuuu.....
 
Anonimo da 4:04

Não queria dizer tanto... Mas depois de o meu amigo ter feito referencia ao tema aqui vai...

Vai de patins em linha, e depois vamos ver o resto... Processos em tribunal etc etc etc...

Vai ser magnifico... Menos um iluminado a melgar e atrasar o sistema, afinal o enfermeirame começa a sair aos poucos!!!
 
Eu nem quero acreditar que estão a fazer ameaças ao Dr Enf...de facto essa raça TAE pouco tem de Humanidade...se abrirem vaga para a legião estrangeira...alistem-se vocação não vos falta! Quanto ao "Enf Metralha" como voces chamam não tem assim os patins calçados como voces dizem...muito pelo contrário...a limpeza vai ser nos TAE´s e não nos Enfermeiros...acreditem que eu sei o que vos digo...
Há assuntos que não chegam às âmbulâncias meus amigos...so queria ver essa coragem toda era pessoalmente...pois qdo falamos com voces TAE´s parecem cordeirinhos bem mandados!

Por muito que vos custe admitir quem fez de voces TAE´s foram enfermeiros( muitos deles ja faziam emergência ainda voces não sabiam soletrar a silga INEM), quem manda em voces são Enfermeiros, voces passam dados a Enfermeiros ( e isto acontece simplesmente porque voces não respeitavam as indicações dos vossos próprios colegas do CODU,logo puseram Enfºs para criar hierarquia...digam lá se não foi verdade?) por isso meus caros "amigos" TAE´s não sejam ridículos e ponham-se no vosso lugar...

Um "iluminado" já foi abatido...outros virão( É engraçado que quando falamos com ele pessoalmente é outro manso como um cordeiro, so falta deitar-se para os enfermeiros passarem!)!

Só lameto tudo isto pelos muitos bons TAE´s que não merecem ser rotulados por um bando de otários que so quer ter protagonismo!

Fiquem atentos!eles vão cair um por um!É triste tentar subir a tentar empurrar outra classe para baixo, ainda por cima a classe que manda em voces...isto tem um nome...ESTÚPIDOS!!!!
 
Para Anonimo das 10:00:

Verifico que oculta a sua inépcia insultanto os outros e defende o incondicionalmente o enf. José, será que lhe deve algum favor???
Quanto a raça, (já todos sabemos que faz faz parte da raça superior) abra os olhos ou retire os entre-olhos e veja o que se passa nas madrugadas nos hospitais entre enfermeiros! Uma pouca vergonha! Aliás está bem provado o tipo de pessoas que são os enfermeiros...
Quanto aos otarios, deixe-me que lhe diga que otario aqui só mesmo voçe... Não li mais nenhum...
Quanto ao ESTÚPIDOS, chame aos outros aqui que é, assim fica protegido de ofensas e é mais complicado entender que o é, visto que emanou pela “boca” fora o insulto...!
Quando se refereir de forma insultuosa aos outros olhe para si primeiro, visto que se denota uma manifesta falta de educação, principios e valores morais, afinal o que importa ser enfermeiro quando não dignifica em nada essa classe, pelo contrario, é a prova viva de falta de classe e postura. Pelo seu discurso depreendo que foi educado em algum colegio de Padres, será orfão?
No entanto vamos abordar outro tema!!!
Qual o medo dos enfermeiros dos Tripulantes de Ambulância de Emergência Médica e posteriormente Tripulantes de Ambulância de Socorro???
Posso gabar-me de que formei bastantes na area da EM, quando os mesmos não sabiam o que era o INEM, que nem do que aprenderam nas “5000” sabiam!
Fizeram-se dentro do INEM, aprenderam no INEM o que hoje sabem...Usaram o INEM para crescer...
O problema dos enfermeiros é querem dominar tudo, qualquer dia querem “enforcar” os médicos...Para lhes tomarem o lugar!!!!
É verdade que sempre houveram enfermeiros no INEM, passo a citar (Enf. Matos) grande profissional da area, dos primeiros formadores do INEM.
- Diga-me lá uma coisa sff:
O que acha dos enfermeiros começarem a fazer ambulância SBV??
Era uma mais valia para as vítimas... Pois mas isso não querem, querem o protagonismo de que acusa os TAE´s. Querem andar de VMER em altas velocidades, de oculos de sol, braço de fora para ficar morenos, querem staff... É muito triste, mesmo muito...
Só me resta perguntar-lhe: Sabe quem o vai vestir???
Eu respondo: O Homem da funeraria!
 
Caro anónimo das 10, o que escreve e de grande interesse, mas queira saber o relembrar ou então admitir que os enfermeiros no CODU vieram por via do protocolo de SIV, não mandam em ninguém, recebem dados e remetem ao medico.
o que estão a fazer no CODU??? Receber quase tanto como o medico, fazer o trabalho que qualquer operador pode fazer por muito menos custos, e etc., etc....
O Sr. bem sabe o que estão a fazer os enfermeiros no sistema, não digo que não fazem falta, porque fazem muito falta, mas até se aproveitarem do sistema, isso é de mais.
E o que estão a fazer com a carreira de TAE, é oprimir todos os profissionais que querem ter um futuro digno e trabalhar com um elevado profissionalismo.
Vamos acabar com tudo isto, estamos em tempos de mudanças vamos criar um futuro melhor para a emergência em Portugal, mas temos de ser todos a trabalhar e não a destruir….

Abraços de quem quer mudanças
 
Pobres rafeiros!!!
Se a estupidez paga-se imposto...
"Só me resta perguntar-lhe: Sabe quem o vai vestir???
Eu respondo: O Homem da funeraria!"
Já agora eu retribuo a pergunta e resposta: Sabe quem lhe vai atar os queixos???
Eu respondo: os Enfermeiros
Coloquem-se no vosso lugar de insignificantes, ignorantes.
 
Com ataques uns aos outros é que este país vai pra frente...lutemos todos (ENF e TAE/TAS) pelo bem comum que são os doentes!!!
Pois os que verdadeiramente importam são "eles", lutemos todos para existir mais formação para o pessoal TAE/TAS e mais garantias/reconhecimento para os ENFERMEIROS só assim se vai proporcionar um serviço de qualidade...
 
BEM. Ha varios dias que venho consultando este blog.primeiro pensei que fosse para enfermeiros. Depois pensei que era para toda a gente. A seguir pensei que fosse para os TAE,e agora acho que é para meia duzia de bestas que odeiam enfermeiros e nao tem noçao nenhumado que é a enfermagem nem o pré hospitalar.
Para o anonimo das 11h57 am.Meu menino,( sim porque nao deves ser um Homem a sério porque um Homem nao diz asneiras com essa facilidade), portanto meu menino, tens andado a formar enfermeiros na emergencia préhospitalar???? Quem te deu a ti essa competencia??
Foste tu que decidiste que formaste enfermeiros. Ha ja dezenas de anos que existe no prehospitalar enfermeiros, integrados nos bombeiros, dezenas. Os Tae´s como tal existem desde 2004. Existem TAS ha mais tempo claro, mas vamos ser serios andar a formar enfermeiros....vou ali dar um tiro na cabeça e ja venho.

Depois entao os enfermeiros nao querem andar nas SBV. Meu menino, tambem nao ha enfermeiros nas ambulancias que levam doentes á consulta externa, pois nao.

Existem niveis de cuidados, e , as ambulancias estao organizadas assim, por isso existem SBV, SIV.
Existem criterios para cada uma delas. Para situaçoes mais " simples " irá uma SBV, para uma situaçao mais " complicada " uma SIV. Claro que isto de simples e complicada tem muito que se lhe diga, mas isso é outro problema (CODU).

Entao os enfermeiros, que fazem Vmer só querem andar depressa e de oculos de sol. Mas ó meu menino, nao sao estas equipas que vos vem ajudar?? Nao sao estas equipas que salvam vidas atraves das suas intervençoes, junto com as das ambulancias. As tantas quem queriam andar de oculos de sol e depressa era o menino ( e essa critica nao passa de uma inveja desmedida), vamos ser serios. Todos fazem falta.Todos.O pré hospitalar tem melhorado muito ultimamente. Todo o esforço feito pelo INEM tem sido reconhecido pela populaçao geral (claro que tambem ha erros)

Agora meu menino, esta guerra, que alguns de vocês, ( que sao poucos) estaõ a comprar , nao vos leva a lado nenhum.

Se os TAE´s querem uma carreira , optimo lutem por ela . Nao é necessário denegrir outras, nem insultar profissionais qualificados para isso.

Dizem por aí que o nosso curso nao está "virado" para o pré. E que os TAE´s estao formados exclusivamente para isto,mais uma vez.....em 6 semanas.
querem ter mais formaçaõ optimo isso nao pode desvalorizar as horas de formaçao dos enfermeiros, ou só as vossas sao boas. Pelas palavras que alguns escrevem as 5000 horas da enfermagem nao servem para nada, e as vossas 1000 sao de topo.
Vamos ser serios, existem TAE´s muito bons,(digo isto com conhecimeno de causa), mas tambem os ha e sao muitos, muitos maus ou entao como eu lhes chamo muito crús, ( quer dizer que tem muito que aprender).

Na minha modesta opiniao, é que os TAE´s começaram mal. Ainda nao tem estatuto definido , e ja querem mudar de nome. E ainda por cima começam a insultar todos os profissionais que teem pelo meio.
Isso de Para-medicos, é porquê???
Nao se podiam a continuar a chamar TAE´s, nao dava pinta???Paramedicos dá mais estatuto???
Quando se deixarem de preocupar com o nome, e com as outras classes , talvez consigam algo-
Todas as intervençoes do presidente do STAE sao para insultar e desclassificar os enfermeiros e todos os que JA trabalham no Pre hospitalar.

Pensem nisto..... se quiserem
 
Caro NODDY:

Pensei que sabia que inicialmente os enfermeiros e médicos no pré-hospitalar foram formados por TAEM Tripulantes de Ambulancia de Emergência Médica... Se não sabia, fica a saber... Pode sempre fazer uma pesquisa sobre o assunto... E verificar a veracidade do que anteriormente escrevi!
Aproveito para o informar que ainda hoje se passa isso, quem ministra o modulo de salvamento e desencarceramento aos médicos e enfermeiros são tripulantes de ambulancia de socorro, sabia????
Pois! Vá dar o tiro na cabeça, julgo é que já não volta..!

Quanto aos bons e maus, sabemos que é verdade, em todo lado é assim... Quer TAE´s, quer Enfermeiros tem muito a aprender todos os dias...
Quanto ao denegrir, permita-me que lhe diga que os enfermeiros afirmam que os TA´s só servem para fazer de suportes de soro!!!!Ora vamos ver de onde vieram as hostilidades iniciais...
Quanto ao estatudo, mais uma vez é o prato do dia dos enfermeiros...
Acusar um TAE de ser cru, ter falta de formação "aceita-se"!
Mas um enfermeiro com 5000 horas de formação mais curso VMER etc etc, não saber o que é um levantamento em ponte??? É muito triste... Onde estão as 5000 horas ??? Mas o mais grave é abrirem a boca e dizerem que a emergência dá muito dinheiro (é vergonhoso)...
Quanto a formação que eu disponho no pré-hospitalar, são mais de 20 anos no INEM... Pense o que quiser...
Ainda não haviam enfermeiros a fazer VMER já eu fazia... (tenho orgulho nisso, ajudei com o que podia a fazer a casa que é hoje)
Quanto ao menino, parece-me ser um jovem de tenra idade...
Quanto ás bestas, depreendo que não mamei do leite que o meu amigo mamou, logo somos diferentes, o besta é consigo mesmo!

Se tiver duvidas, coloque!
 
O nosso amigo Noddy não deve fazer Siv... Se não sabia que as situações para as quais vão Sbv e Siv são exactamente as mesmas. E o socorro é o ...mesmo! Chegar, avaliar e...transportar! Se é grave ...chama e vem Vmer! Para fazer algo de diferenciado numa Siv é preciso autorização quase do 1º ministro,a autonomia é quase nula e os médicos do Codu não confiam nas tripulações, mt menos no elemento que se diz mais diferenciado...E não os podemos recriminar por isso quando se fala de enfermeiros recém-licenciados, sem experiência e mt vezes sem saber efectar procedimentos aos quais chamam "actos de enfermagem"... È esta a mais valia dos enfermeiros nas ambulâncias? Não são as 5000 horas que fazem a diferença... é preciso chegar lá e saber o que fazer... sem olhar para a cábula nem pegar logo no telefone...Conheço enfermeiros fantásticos no pré-hosp. mas quem é bom sabe estar, não vem para aqui dizer asneiras. Vamos ser sérios.
 
MENINO..., SIM PORQUE CONTINUO A ACHAR QUE UM HOMEM A SERIO NAO DIZ AS BARBARIDADES QUE DIZ.
FALA QUE INICIALMENTE OS ENFERMEIROS E MEDICOS ERAM FORMADOS POR TAEM, bom formar em quê???
formou-os em posicionamento e levantamentos e imobilizaçoes.
Pronto isso é bom , mas ouça menino, é só isso, nao lhes ensinou a fazer pre hospitalar, ensinou-os a imobilizar e levantar doentes, OK.
A formaçao dada aos enfermeiros e aos medicos é algo mais do que isto sabe??
No pré hospitalar nao ha só trauma. Existe e na maior parte dos casos doença subita, e ai claro que ensinar... ensina pouco.

O desencarceramento e salvamento. Claro que sei que é feito pelos Bombeiros. Alias foi lá que fui ver como se faz, e mais , muito bem feito.
Mas ó menino esse nao é o nosso trabalho, concorda. O nosso trabalho começa quando os tecnicos que sabem de salvamento e desencarceramento,nos conseguem "entregar" as vitimas, ou não??
Bom é que eu nao ando com afastadores nem pinças de corte .
Trabalho em articulaçao ( por sinal muito boa) com os bombeiros para depois de haver " espaço" eu consiga chegar ao doente.
Eu nunca disse que os TAE´s servem para segurar soros. Para isso tenho lá muitos mirones.O TAE está lá , comigo, fazendo parte da equipa, a ajudar-me e eu a ajuda-lo.
Na minha equipa não ha competiçao, sabe isso numa equipa de dois nao é muito saudavel.

Sobre o levantamente em ponte.... nem sei que lhe diga.

A emergencia dá dinheiro???? A quem?? porque olhe lá, a mim não. Quem disse que os enfermeiros ganhavam valores absurdos foi o vosso representante ( O presidente do STAE), numa materia noticioada nos jornais, não foi.

Eu nunca desvalorizo nem a formaçao nem a experiencia das pessoas, peço que façam o mesmo.

ja fazia Vmer, pronto optimo, agora ha de convir que hoje o serviço de VMER nao é igual ao de ha 20 anos.

Nao se deixe enganar com a minha idade.
 
Para o anonimo das 11H56 AM

As SIV a mesma coisa do que as SBV.
Bom as tantas só se for as que tu conheces.
Enfermeiros recem formados???
Pois é mais uma barbaridade, Falas de cor.
Existem enfermeiros com mais anos de pré do que tu de idade.
Mas vamos ter pena.
Sabem qual é o problema de alguns TAE ( uma pequena minoria) é uma azia impressionante.

A diferença entre as SIV´s e as SBV´s deves perguntar aos teus colegas TAE´s que fazem SIV e tem apreendido coisas muito importantes.

Vocês ficam aí no vosso ninho de cobras, que em vez de se preocuparem com os vossos horarios, as horas que trabalham, quanto ganham, suplementos que nao ganham, e outras coisas muito mais importantes, passam a vida a mandar bitaites para os enfermeiros.
O vosso representante nao vos está a ajudar. Um sindicalista nao diz mal de outras classes, defende a dele .Defende-a junto a quem de direito, quem tem responsabilidade.
Ou vocês pensam que dizer mal de enfermeiros vos vai abrir caminho???
insultar enfermeiros nao vos faz melhores profissionais.
O pré nao é vosso, o pré é de todos que o queiram fazer , mas bem.
E tem a noçao que isso dos enfermeiros recem formados é tudo uma treta.
Ja agora sabes quantos TAE´s recem formados fazem SIV´s e SBV´s, pois é .... um monte deles. Mas claro como sao TAE´s sabem tudo nao é ???
Nunca subestimes as pessoas que estao na rua, eles podem saber muito mais que tu.
 
NODDY Meu lindo menino!

Desencaramento e Salvamento NÂO!!
Salvamento e Desencarceramento SIM!!!
Está pronto para reciclar a formação de SD... Faça-o!!!

Quanto a formação inicial das VMER´s, informe-se!!
Pode faze-lo através de e-mail ao gabinete de informação e imagem do INEM... Estou convicto que lhe será prestado todo o esclarecimento, se tiver o livro dos 25 anos do INEM, o mesmo descreve de forma clara como foram as coisas!
JÁ AGORA AFASTADORES E PINÇAS DE CORTE NÃO HÁ...
MAS SIM TENSORES E TESOURAS!!!
Depreendo que aprendeu muito pouco..Afinal...
No que diz respeito a barbaridades e falta de formação, verificamos quem a tem... o Meu "amigo" sem margem de duvidas...
Passar Bem
 
Ó MENINO
Aprendi muito mais do que O MENINO pensas.
Nao aprendo é nada contigo.
Vens falar de como era o INEM ha 25 anos... eu digo -te. Nao era nada.
A pois a verdade é que o INEM embora tenha 25 anos só tem expressao nacional ha pouco tempo.
Quando algumas pessoas com responsabilidade tentaram fazer algo bem feito. Formando pessoas a sério,acabando com amadorismos.

Portanto nao me venha com liçoes de ha 25 anos.

Outra coisa , O menino nao gostou dos nomes que eu usei para as ferramentas de desencarceramento, coitado , entao chamam-se tensores e tesouras, isso para mim tem uma importancia vital, vou ja reciclar,ahahahaha.
Sabes onde é que vejo que eu aprendi muito , sao nas centenas de saidas que levo ás costas, e nos milhares de pessoas que foram socorridas por equipas a qual eu pertencia.
Pois é eu nao falo de cor, tenho muitos anos disto....com muito trauma e muita doença subita, muitas ajudas a equipas menos diferenciadas como SIV e/ou SBV ou entao pura e simplesmente equipas de Bombeiros voluntarios.
Portanto nao me venha com tretas que só o menino é que tem experiencia, que eu respeito, e o menino nao.
Mais nao vou perder mais tempo consigo , visto que nao responde ao que lhe é imcomodo:

Nao falou sobre as coisas que diz quem o representa???
nem quem disse que se ganhava muito dinheiro no Pré??
Nem o porquê de tantos insulto e desclassificaçoes oas enfermeiros???
Como bem disse o anonimo da 1h50, porque é que voçês nao se preocupam com os vossos ordenados , horarios, condiçoes de trabalho, ajudas sociais, contratos ou integraçao nos quadros???
O vosso presidente ainda nao teve tempo para falar com quem de direito??
Mas para os média dizer mal da classe de enfermagem arranja sempre tempo.
Já está na hora de começar a exigir algo a esse senhor, ou nao?? Vocês é que sabem.
Passar bem
 
Quanto mais importância damos a uma coisa...
Algo só é importante na exacta medida em que alguém lhe dá importância...
Portanto, não dêem importância desmedida a quem a não tem (TAE).
 
Bom muito se comenta aqui sobre o papel dos TAE's e dos enfermeiros na Emergência Médica. Os Enfermeiros no INEM estão a desempenhar, na sua maioria, funções de coordenação. Volto a repetir Coordenação! e o que é coordenar? é olhar para as escalas e aceitar trocas? Desempenham tão bom trabalho que um dia que saiam do INEM poderão passar muito tempo a responder pelos erros de coordenação! Infelizmente até ao presente momento não existe nenhum enfermeiro que tenha posto a casa em ordem, existem divergências que por serem um "ser" superior não aceitam. Lembrem se que muitos TAE's são licenciados, outros com formação superior e os restantes com o 12º ano. Os Sr. Enfermeiros não tem legislação laboral no seu curso quanto mais direito para poderem pensar que podem mandar na vida dos TAE's. Alias é rentável pagar 1400 € a um enfermeiro para este estar a olhar para um PC a coordenar!? Alias coordenar o que?
Fala se do SAE que é coordenado por Enfermeiros, contudo o SAE nem existe, a nível legal.
Depois alguém diz nos que a passagem de dados é feita actualmente a enfermeiros porque os TAE não respeitavam as ordens dos TOTE'S. É pura mentira essa afirmação, estes surgiram para a passagem de dados de SIV contudo foram aproveitados para a passagem de dados dos TAE'S. O que é verdade é que os proprios enfermeiros nem sabem o que é uma avaliação de uma vitima critica! Mandam nos repetir a avaliação e a passagem de dados!
As SIV's são meios localizados de forma a compensar a falta de urgências em determinadas áreas! As SBV estão por todo o pais!!
Ambas saem para situações com vitimas urgentes e emergentes!

O que me realmente preocupa nos comentários de alguns enfermeiros é a falta de conhecimento de causa sobre a emergência Médica e sobre a sua actual situação num Contexto Hospitalar.

Vejamos, o racio enfermeiro doente aumentou nestes últimos anos; o implementação da SIPE veio complicar o trabalho e a própria independência no acto que é cuidar; aumentou o número de licenciados ao fim do ano escolar.

Porque temos desemprego em Enfermagem?
Os enfermeiros têm 2, 3, 4 locais de trabalho! é Mentira?

O inem é o novo objectivo dos enfermeiros?
Acredito que dentro de pouco tempo as coisas mudem no INEM de forma a que se consiga criar uma profissão com um intuito - trabalhar.
Não vamos pensar que os TAE's querem ficar com o lugar dos enfermeiros, isso não é verdade, Apenas queremos crescer como cresceu noutros paises.

Uma coisa é certa, Enfermeiros estudam para trabalhar em cuidados de saúde numa vertente hospitalar e centros de saúde. Que eu saiba não existem estágios complementados no curso para serem realizados no INEM.
Não se esqueçam que a Classe de Enfermagem cresceu muito nos últimos 40 anos. Agora deixem nos crescer

Todos Fazemos falta
 
Ora bem!

Curso de condução + Curso TAS (com a respectiva carga horária) = TAE!!!

Curso de Enfermagem + Curso SIV (com a respectiva carga horária)= Enfermeiro SIV!!!

Para cogitar um pouco...

Abraço
 
peço para não publicar o palavrão que escrevi ha pouco, mas sim o texto que vou escrever dado que foi um engano inicial.
enfim.
Sou TAE, e gosto do que faço..
Não me vou identificar por receios apenas de injurias para o meu bom nome, mas pretendo apenas deixar tão somente também a minha opinião, e que não deve ser mais que as dos outros e de alguns que julgam que a sua é que é válida.
então na minha opinião, é que lamento as duas classes entrarem em conflito.
Lamento os meus colegas que dizem que os enfermeiros não sabem nada quando saem para a rua recem licenciados.. claro.. precisam da prática, mas deixem lá.. esses taes, também quando se isncreveram nos bombeiros ou tiraram o curso, também nada sabiam, ou entao nao tiravam o curso..
lamento que digam que os enfermeiros são os frustrados porque não entraram em medicina.. e os taes? são frustrados porque não entraram em enfermagem?
porque criticam os taes a outra classe quando existem alguns a tirar o curso de enfermagem? para que o estão a tirar então?
lamento, mas acredito que os taes que acusam a classe dos enfermeiros, apenas sentem inveja dos enfermeiros porque também gostavam de fazer vmer, porque a vmer é que dá nas vistas à população.. não gostam da palavra tae nas costas porque se confunde com técnico auxiliar de enfermagem, preferindo paramédico para fazer parecer à população que somos médicos.
Bem, lamento também que os enfermeiros, queiram amealhar o inem só para si.. eu preferia que cada um fizesse o que lhe compete.
gostaria de ver enfermeiros na emergencia porque confio na profissão, mas também gostaria de ver taes, porque também confio na minha vontade..
detesto quando se fala que só os taes é que têm vontade para trabalhar na emergencia, o que não é verdade, todos gostam porque é aliciante..
eu gosto porque sou muito curioso, e não porque me quero armar às gajas..
bem já me estou a alongar..
gostaria que deixassem os comentários infelizes de contra-ataque, e trabalhassemos em equipa.
qualquer pessoa pode tirar um curso qualquer, basta estudar para isso e ter vontade..
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!