sábado, março 14, 2009

Primeiros sinais...


"«Há alguns sinais por parte do Ministério da Saúde que permitem antever uma aproximação de posições [relativamente à negociação da nova carreira], nomeadamente, sobre a estrutura das carreiras e a grelha salarial», disse José Carlos Martins (SEP).
Apesar destes «sinais de evolução» os Enfermeiros insistiram no protesto de hoje como forma de dizer ao governo que esperam ver concretizada uma nova proposta com essa aproximação de ideias. O SEP espera que esta proposta chegue até à próxima segunda-feira, caso contrário, emitirá na quarta-feira um pré-aviso de dois dias de greve que deverá acontecer na semana entre 30 de Março e 03 de Abril." link

Comments:
"Então resultados da Manif???
ZERO.
Um único directo na RTP
Que vergonha!
E lá continuam os enfermeiros a dar para o Peditório da CGTP.
Eu até sou de esquerda mas não desta esquerda que passa a vida a chover no molhado.
Desculpem-me mas este insucesso só serve para desmotivar e desmobilizar cada vez mais os enfermeiros.
Alguma vez viram o sindicato dos médicos colados à CGTP???
Por favor acordemos prá vida...
Somos mais e melhores temos é que ter esta consciencia de somos capazes de lutar sem o apendice (CGTP) que neste caso nos abafou completamente,o que , já era de esperar."

Li este comentário, no post das "DUAS CENTENAS", que merece os mais veementes encômios, por isso os envio.

Jorge Diniz
 
estiveste la? ou estas á espera que os outros deem a cara por ti?
Quando te deslocares 400 km para estares presente podes criticar
 
O enfº jorge dinis é dos que só deve ter garganta, falando mal de todos e de tudo.
Quanto á Acção, deve ser, LENTINHO,DEVAGAR,e PARADO.
É dos que não precisa. Deve ser doutor.
 
Na minha opinião toda e qualquer forma de luta é válida.

Apesar de reconhecer que uma manifestação de Enfermagem conjunta com a CGTP, não dá o protagonismo mediático que se pretende.

Por outro lado toda e qualquer manifestação deve ser acompanhado por GREVE, para que o número de participantes seja maior.

Numa próxima manifestação deveríamos levar bandeiras, T-shirts e chapéus a dizer "EU NÃO VOTO PS", desta forma a luta seria totalmente radicalizada,

aliás os enfermeiros devem assumir-se como agentes de uma campanha ANTI-PS, quer queiramos quer não, isto é tudo politica.

Numa altura em que as eleições estão à porta esta é uma arma fundamental e que pode fazer a diferença.

Mesmo nas GREVES vindouras,a campanha ANTI-PS, de ser o cerne ou o símbolo do nosso descontentamento.

Para que esta iniciativa tenha sucesso é preciso disseminá-la o mais possível através de SMS ou e-mail.

E ACIMA DE TUDO NÃO PERGUNTEM O QUE É QUE OS SINDICATOS PODEM FAZER PELA A ENFERMAGEM, PERGUNTEM ANTES O QUE É QUE NÓS ENFERMEIROS PODEMOS FAZER PELA NOSSA ENFERMAGEM?

Eu respondo: CAMPANHA ANTI-PS.

EU NÃO VOTO PS.
 
Deixamos as declarações no dia 13 da Manifestação em Lisboa. Palavras do Enfermeiro Jose Carlos do SEp

Cliquem no Link: http://www.youtube.com/watch?v=dwrHHoiVzUs
 
a CGTP já nos anda a abafar há muitos anos...
ou melhor nós deixamos que isso aconteça.
terminei o curso em 97, o meu ordenado quase duplicou em 3 anos, penso graças ao SEP. mas depois o SEP deixou de existir. o nosso sindicato passou a ser a CGTP
 
"Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.


NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)

Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!


Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?

O risco?

A penosidade?

A diferenciação técnica?

A habilitação académica?

O número de anos de estudo???

????"

Acho que o melhor é colocar o estado em tribunal...

O que acham?

Utilizem as quotas da ordem, sindicatos... e vamos a isso, até porque também criava um efeito mediático: um julgamento por discriminação salarial!!!
 
Olá,
depois de uma caminhada pela marginal na compainha do meu bobi e tareco, nada melhor que trocar umas ideias com estes “meus amigos do peito”...
Chamou-me a atenção a sugestão de fazer um vigília junto da Assembleia da República. O que daí poderia advir seria incalculável. Duvido é que sejam capazes de o fazer.
Aquela Pós Graduação em Enfermagem Forense é para quê? Investigar o crime que a vossa Bastonária está a cometer em relação à profissão?
As manas “nurse e baby sitter” parecem viver um dilema engraçado (até me faz lembrar o Emplastro)... Porque é que ela ganha mais que eu? É SIMPLES: é o estatuto perante a sociedade. Claro que a que enveredou pela Enfermagem tem um percurso mais árduo pela frente! Mas se investir mais tempo em si própria e na profissão que representa (em vez de vir para este blogue repetir o mesmo comentário dezenas de vezes!), talvez o panorama se altere.

Saudações Figadais,
Digníssimo Cirurgião da Naifa
 
Jorge Diniz já deu para perceber o que és..............fujam!!!!

Graça Ribeiro
 
Ola a todos...eu estou algo triste porque queria mesmo ter ido á manif... só que não chegou a informação mais completa ao meu centro de saúde e não abia que havia um pré-aviso de greve para a FP. por esse facto, não sabia como justificar a minha falta e não fui... agora contem comigo nas proximas greves... sejam elas de 2 dias sejam de 1 semana.... custa ao fim do mês, é certo. mas a verdadeira questão é: não nos custa o roubo mensal que padecemos há anos? Não valerá a pena perder uns euros hoje para recuperarmos a dignidade de licenciados de pleno direito amanhã?
no CS costumo dizer: NEM QUE COMA CALDO VERDE E PÃO UMA SEMANA.... MAS FAÇO GREVE!
 
Para quando uma manif, e mesmo, greve, só DE e PARA Enfermeiros/Enfermagem?
Não se veêm os profs (e outras...) acoplados/agregados a outras que não APENAS as lutas deles...
penso eu
 
eu já tinha dito para formar um movimento civico de enfermeiros, e todos juntos colocar o estado em tribunal, 5 euros a cada um, contractava um ou dois advogados mediaticos como o navais ou outros que passam a vida na televisão, e ai sim teria-mos a atenção da sociadade, dos média e do estado. não podemos estar a espera do sindicato ou da ordem, temos que ser nos a impulsionar a mudança. PENSEM NISTO. O MEU MAIL É marioro@sapo.pt
 
Digníssimo Cirurgião da Naifa:
Tu só podes ser um perfeito anormal, desculpa que te diga mas só um profissional muito frustrado, (vê-se a léguas que não és enfermeiro)se dá ao trabalho de vir para um BLOGGE desta categoria, armar ao cuco.
Ó rapazinho vai pra tua ilha vender o teu peixe.
Se precisares, desta área profissional, só no âmbito da saúde mental... Vais dar trabalho mas garanto-te que aprenderás a lidar com essa frustração...
 
Cuidado colega que a greve da F. Pública não engloba os enfermeiros. Ainda bem que não fez porque sria um bico de obra... Só podemos fazer as greves dos enfermeiros.
 
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.


NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)

Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!


Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?

O risco?

A penosidade?

A diferenciação técnica?

A habilitação académica?

O número de anos de estudo???

????"

Acho que o melhor é colocar o estado em tribunal...

O que acham?

Nota: Cópia dedicada ao NAIFAS, pela sua eloquente explicação!...

Já agora, Senhor "Sabe tudo e explica tudo", saberá dizer-me porque é que em muitos países Europeus as eucadoras de infância têm um ordenado (e formação) inferior aos professores do secundário? Em Portugal têm formação e vencimentos iguais...Será que as educadoras em portugal tÊm assim um estatuto social enorme??? Não me parece!! Porque será que com a enfermagem é sempre tudo tão diferente????
A comparação com os professores do primeiro/segundo ciclo e educadoras de infância é mais do que "normal", o estato social sempre foi muito semelhante com a enfermagem, até partilham um pouco da história, foram profissões que evoluiram bastante nos úlimos anos, com bastantes mulheres ...muito factor religioso em determinadas épocas, já conheci várias antigas professoras primárias - enfermeiras e freiras. Os tempos mudaram, e as profissões tiveram a sua evolução própria, mas têm o mesmo grau académico e com o mesmo número de anos de formação, porquê vencimentos tão distintos? Não me parece um problema de estatuto, nem de oferta e procura, parece-me mais uma questão de justiça ...
 
Cara Graça Ribeiro,

Já deu para perceber o que sou? Só agora?

Sabes quem foge de mim? Oportunistas e quejandos.

Caro João Paulo, é uma pergunta desconexa, não é? Desde logo dá para perceber que não estou disponível para lutas da CGTP. Mas, se for só de ENFERMEIROS, garanto que ESTOU DISPONÍVEL, seja com quer for.
Quanto ao resto, dou um conselho: admita a diferença na OPINIÃO; não utilize A ARMA DOS COBARDES (o insulto).

Jorge Diniz
 
Falam de liders, eu digo mais.
Os melhores anos da classe foram nas decadas 70,80 pois foi aí que evoluimos e graças ao grande lider Azevedo.Não havia seps e outra cambada que o valha a reboque dos comunistas.
Por isso digo: AZEVEDO NASCE DE NOVO
 
nós somos trabalhadores como os outros, mas a classe de enfermagem tem reivindicações próprias, nomeadamente acordo entre o ordenado e habilitações académicas.
não temos de nos associar à CGTP. não temos nada contra a CGTP, mas somos uma classe profissional com identidade própria. não somos trabalhadores indiferenciados e não precisamos da imagem da CGTP para termos visibilidade, antes pelo contrário
 
"Somos trabalhadores diferênciados?" Onde? Se somos porque não nos reconhecem como tal?

"Somos uma classe profissional com identidade própria?" não parece, pela pouca visibilidade que muitos lhe dão, pois quando precisavam de aparecer não aparecem.

Muitos vêm para aqui teclar, lançar alarvidades, confundir, no benefício de quem? de alguém deve ser ...

Não são os sindicatos que dão visibilidade a uma classe, são sim os seus profissionais ...e parece que cada vez temos menos ...

Graça Ribeiro
 
O que vi no jornal das 13h:
Uma Gandamadalup...apitar.
Um cartaz a fazer ganda figura
Alguns enfermeiros de assobio
Muita gente a manisfestarem-se que não pertecem á classe
20h não vi nada
Enfermagem 00000
Mas porquê esta enfermeira tem que fazer manifestações a reboque da CGTP E COM OUTRAS CLASSES QUE NÃO A NOSSA????
Andas ganhar algum por isso???
Á Gandama...dalupa

9:00 AM
 
Síntese de acções a realizar em breve, para sugerir aos sindicatos:

- Colocar o estado em tribunal - deve ser feito pelsos sindicatos (concordo com a escolha de bons advogados);
- Uma vígilia junto à assembleia da república;
- Greve de zelo e com 5 minutos de silêncio todas as sextas feiras das 13 às 14 horas em todos os locais onde existam enfermeiros;
- Envio de cartas, mails e faxs por todos os enfermeiros para o ministério da saúde, governo em geral, assembleia da república,presidente da república, partidos políticos e meios de comunicação social.

Aceitam-se mais sugestões!!

FILIPE
 
Temos de os confrontar no ponto fraco de qualquer governos antes das eleições. Votos dos Eleitores.
Se passarmos a companha de "enfermeiro não vota PS" nos média vão causar mau estar no seio do Ministerio da Saúde.
Pessoalmente vou continuar a fazer essa campanha, e a minha familia e amigos já não votam neles se não mudarem de estratégia com os enfermeiros.
 
uma breve síntese do que penso sobre:

"Enfermeiro não vota PS"
Discordo. Votarei ou não PS, dependendo de outros factores que não apenas o problema que afecta a profissão. Não votar neste ou naquele por uma razão destas seria ter uma visão estreita da realidade e as coisas nem sequer se colocam em termos de "voto" ou "não voto".

"recolha de fundos para colocar o Estado em tribunal"
Estratégia errada, num momento em que o que se pretende é negociar.

"preocupação dominante com remuneração como licenciado"
Discordo. Não nos interessa nada que à entrada na profissão se ganhe 1200 euros, e depois de ande o resto da vida numa progressão ao ritmo que nos quiserem impôr.

"preocupação com os números da manifestação"
Legítima, mas irrelevante no momento. O que interessa é que as pessoas se envolvam. No meu serviço foram colegas que nunca tinham ido. Isso tem que ser valorizado.

"Nos anos 70/80 é que era. Agora o pessoal anda desinteressado"
Discordo. Nos anos 70 e 80 (e antes) havia motivos muito mais fortes para lutar. Hoje em dia, e apesar do desemprego, vive-se melhor. Os jovens têm tudo e não viveram as dificuldades das gerações anteriores. É natural que não sintam a revolta que motivou outros a lutar no passado.

Concordo com vigílias, greves de uma hora, um dia, uma semana; concordo que se envie a nossa preocupação ao ministério, à AR, aos órgãos de comunicação social. Outras ideias surgirão e temos que ter lucidez suficiente para não nos precipitarmos em actos que podem tornar-se ridículos e serem prejudiciais para a profissão.

VV
 
Para o sr dignissimo doutor da naifa,grande alienado da saude.
vou informá-lo que a pós graduação na area forense é muito importante,na questão da preservação de vestigios de crime,de qualquer cidadão vítima de qualquer crime,seja de natureza doméstica,rodoviária e de trabalho.
Porque para sua(pobre)informação são os enfermeiros que lidam em primeiro lugar com essas vitimas.
E mais,eu como enfermeiro faço parte de uma equipa forense de um gabinete de medicina legal do interior.Agora vocé deve fazer parte de uma classe profissional cheia de vícios.
 
Caro Colega VV

Concordo com o seu ponto de Vista! Mas,sob o meu ponto de vista, mantenho o meu! Não foi só pelo facto de este Governo estar a fazer isto aos enfermeiros, mas pelo conjunto das medidas que tomou apenas me veio prejudicar em varias formas que não apenas na negociação da carreira de enfermagem! Este lema "Enfermeiro não vota PS" poderá servir como mais um ponto a favor das negociações.

Saudações caro colega VV
 
E então a resposta do MS? Parece um atestado de estupidez, "tem em conta as actuais remunerações praticadas", traduzido: não prevê qualquer revisão e actualização salarial;
"prevê um horizonte temporal relevante", traduzido: daqui a 15 anos, começamos a ganhar o mesmo que os outros TS em inicio de carreira, quantas mais posições remuneratórias, mais anos para saltar de posição em posição (absurdo, ridiculo, 3ºmundista, o desprestigio total da classe);
"o próprio MS manifestou aos sindicatos a possibilidade de ser criada uma tabela fechada para as categorias actuais de chefe e de supervisor, por forma a evitar a descategorização, mas sem prejuízo de opção pela nova carreira a requerimento do interessado",traduzido: os miseros cerca de 300 Enfermeiros que já ganhavam razoavelmente, continuam iguais, os outros que prestam cuidados continuam na penúria;
"todavia, defende o MS que a comissão de serviço prevista para o exercício de cargos de gestão inerentes à profissão, que não constitui cargo dirigente", traduzido: um Enfermeiro dirigente nunca, é a única classe licenciada do País da qual nunca poderá sair um dirigente da Administração Pública, porque é que não estou admirado?
A minha proposta? Simples, integração na carreira TS geral, em paridade, sem o "especial", que de especial o que tem realmente é o vencimento que é a única exepção pelos seu baixo valor de entrada, mais uma vez uma Tabela "especial" só para os Enfermeiros,a única exepção em todo o universo das carreiras TS.
Bom resta-nos tirar outras Licenciaturas e abandonar a Enfermagem, para ser iguais aos outros...
 
Temos aí as proximas lutas em curso colegas.

União precisa-se.

Haja dignidade e bom senso.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!