quinta-feira, março 19, 2009

Comité de perseguição aos Enfermeiros!?


"Conselho da Europa aponta falhas nos hospitais psiquiátricos portugueses" link

"O uso "generalizado" da medicação de emergência, prescrição sem consentimento e o internamento compulsivo são alguns dos problemas encontrados nos hospitais psiquiátricos prisionais portugueses"

"O relatório foi elaborado após uma inspecção feita (...) pelo Comité Europeu para a Prevenção da Tortura e Tratamento Desumano ou Degradante (CPT), um organismo do Conselho da Europa"

"O CPT aponta (...) situações em que a medicação de emergência foi "generalizada", sem a "vigilância apropriada do pessoal médico" e com "demasiada responsabilidade dos Enfermeiros", o que pode "deixar a porta aberta para um possível abuso""

"A delegação europeia descreve também situações em que os medicamentos são dissolvidos na comida dos pacientes, "sem o seu consentimento"."

"O CPT recomenda uma revisão da abordagem do uso da medicação", revela o relatório (...)"

"Na resposta, as autoridades portuguesas admitem que em São João de Deus a prescrição da medicação de emergência é feita "sem a prescrição médica ou psiquiátrica, mas de Enfermeiros""

Mas o que é isto??

Comments:
Porque é que uma enfermeira que cuide de RN numa unidade de cuidados intensivos pediátricos tem um vencimento inferior a uma educadora de infância.


NOTA 1: Ambas são licenciadas e com os mesmos anos de curso e tirados numa mesma intituição pública (ao lado uma da outra...)

Nota 2: Eu sou a enfermeira a minha irma a educadora e concorda comigo!!!!


Aguardo que alguém me explique o motivo da diferença salarial?

O risco?

A penosidade?

A diferenciação técnica?

A habilitação académica?

O número de anos de estudo???

????"
 
Quem ler esse estudo pensa que os enfermeiros são meros carniceiros e que apenas procuram distribuir de forma sádica e arbitral o sofrimento nos doentes...

A parte dos "abusos" deixa-me desconcertado

"medicamentos são dissolvidos na comida dos pacientes, "sem o seu consentimento" - em que serviço e com que doentes é que estes senhores trabalham??

É muito fácil opinar e tecer juízos de valor quando não se está no terreno.
 
mais um estudo feito por mentecaptos. entao se querem prescrições médicas ponham médicos a trabalhar 24h por dia e ao lado dos doentes em delirio para levarem uma porrada... mais um estudo atrasado na mentalidade mas rico em estupidez
 
bem, o sensacionalismo desta notícia é igualmente desconcertante.
- A parte da prescrição: quantas vezes as coisas não funcionam apenas por oralidade? - pois, não devia, era certo, mas a realidade não é a ideal. A honestidade é sim questionável

- se não há vigilância apropriada do pessoal médico, ok, pode ser um risco para o doente mas a responsabilidade é médica. O enfermeiro é que tem realmente que aguentar a situação, como de costume.

- a medicação dissolvida nos alimentos? - bem... importa rever os estatutos da lei da saúde mental e compreender o que significa um internamento compulsivo.

- um enfermeiro (ainda) não prescreve. provavelmente são joão de deus é um local que precisa de arranjar estratégias para funcionar melhor. Mas esta afirmação é, sem dúvida, muito grave e importa defender os enfermeiros (sim, porque os outros profissionais têm meios para se defenderem).

em suma... isto parece mais uma acha na fogueira da opinião pública (sendo tb eu agora algo sencionalista).
Creio que a leitura integral do estudo trará outra perspectiva.

Joaquim Mateus
 
No meu serviço, a medicação em SOS não é administrada sem critério, são factores de administração de medicação em sos.

- Caso o doente apresente agitação, agressividade que possa por em risco a segurança do próprio doente ou dos outros;

- Caso o doente manifeste insónia e manifeste o desejo em tomar medicação, relembro da importancia do sono em muitas patologias psiquiatrcas;

- Por vezes alguma medicação é esmagada e dada com Yogurtes ou papa uma vez que alguns doentes têm dificuldade na deglutição.

Qualquer medicação é sempre presprita pelo médico, embora admita que a gestão da medicação na psiquiatria como em todos os serviços é feita pelos enfermeiros.
Carniceiros!!!
 
Não percebo a indignação que o relatório provoca...não há nada de ofensivo ou desprestigiante para o Enfermeiro, pelo contrário é uma forma de dizer que perante as circunstâncias de um sistema com falhas, o enfermeiro é chamado a assumir competencias e valencias que normalmente não assumiria.
Hospital Portugal
 
O "Hospital Portugal" faz uma excelente análise do dito relatório.

Eu revejo-me inteiramente nesse seu raciocínio. Se " o enfermeiro é chamado a assumir competências e valências que normalmente não assumiria" é porque possuí os conhecimentos necessários à sua intervenção.

Logo, também não entendo toda essa "teatralização" desse relatório.


EU NÃO VOTO PS.
 
Estes tipos deviam era fazer relatórios sobre a higiene das sanitas. Ou então emitir relatórios sobre a luta das baratas, que diariamente se confrontam nas cantinas hospitalares. E porque não emitir comunicados sobre o número de formigas que morrem à sexta-feira. Aí! sim talvez tivessem alguma utilidade!!!!

ENFERMEIRO QUE NÃO VOTA PS.
 
Reparem, no "meu" hospital são iternados massivamente doentes compulsivamente, cujo requisito de internamento é: PERIGOSIDADE.
Notem bem, PERIGOSIDADE, sem especiais cautelas de SEGURANÇA.
Por tudo isto, ESPERO QUE A "COMISSÃO 12", na proposta de Carreira NÃO SE ESQUEÇA DESTA ESPECIFICIDADE.

Quanto ao resto, estou farto de "conhecer" comissões de "idealistas" (aqueles que só têm uma ideia: A SUA IDEIA).
Ou seja, pre-conceitos. São incapazes de perceberem a realidade, mas sobretudo de quererem aprender.
Eu sou ENFERMEIRO ESPECIALISTA (prestador de cuidados) num Hospital Psiquiátrico.

Jorge Diniz
 
Trabalho num serviço de psiquiatria com utentes acabados de chegar da rua, acompanhados muitas vezes por polícia, algemados, e que depois ficam à "guarda" dos enfermeiros, auxiliares da acção médica e de muita sorte.
QUE LÍRICOS, GOSTAVA DE VER UM DESSES PERITOS CONVENCER UM UTENTE COM DELÍRIO PARANOÍDE A ACHAR QUE O QUEREM MATAR A TOMAR MEDICAÇÃO... ENFIM...
Utentes com cuidados de higiene negligenciados a um nível indiscritível... bem acho que todos os enfermeiros conhecem parte desta realidade.
 
O Conselho Europeu não conhece a realidade portuguesa e serve-se de um serviço ideal na mente deles para estabelecer comparações irreais!

Enfermeiro Não Vota PS
 
Sem dúvida, este relatório irá figurar no TOP 10 dos tesourinhos deprimentes dos atentados à Enfermagem.

Quem o fez, não percebe o que quer dizer Gestão terapeutica, senão nunca diria as babuseiras que pude constatar na noticia.
 
Entre 14 e 25 de Janeiro, ...

Começa assim a "noticia" dessa Comissão que visitou a Casa de Saúde de São João de Deus (Funchal, Região Autónoma da Madeira), o Hospital Psiquiátrico Miguel Bombarda e a secção psiquiátrica do Hospital Curry Cabral (ambos em Lisboa).

Reparem, em 10 dias "andaram" da Madeira a Lisboa. Se juntarmos os "beberetes" e os "comeretes" a que estas comissões estão habituadas, que TEMPO sobra para "fazerem a sua análise"?
Sobra o suficiente para interirizarem os "comissionários" portugueses lhes dizem!!!

Agora, muito a sério, A QUEM INTERESSA, VERDADEIRAMENTE, ESTE RELATÓRIO?

Concerteza não é aos Enfermeiros, que asseguram eficácia, eficiênca e SEGURANÇA a essas instituições.
 
Pois é... Leia-se a Lei de Bases da Saúde e lá está a resposta à questão "mas o que é isto?!"

VV
 
Até os de fora sabem bem o que voçês valem...
Parabéns, continuem o excelente trabalho, não me admira nada que os AAM daqui a uns anos, vos passem á frente!!!!!!!!!!!
PARABÉNS......
 
Voltamos novamente à questão da prescrição... Porque é que amanha na assembleia da Ordem não se discute esta temática por exemplo?
 
Para o lifepassenger: porque eles têm coisas mais importantes para discutir... como a estratégia do cuidar holisticamente ou melhor espera o esoterismo da enfermagem no séc. 22 ou melhor espera a enfermagem e eu a duplicidade de uma relação esotérica... algo deste tipo
 
pena o relatorio nao chegar mais ao fundo da questao, quando o enfermeiro passa noites de cao a aturar doentes agressivos/loucos, agarrados ao telefone a chamar o medico de urgencia e este nao da a cara. isso deve vir no relatorio, se calhar passou em rodape...
 
Se os médicos cumprissem as suas obrigações, não seria necessário que os enfermeiros se envolvessem em práticas prescritivas ou outras que deveriam primariamente ser encetadas pela medicina. O Enfermeiro é uma espécie de médico no banco de suplentes, que entra em jogo quando os titulares da prática médica ficam de fora. O presente relatório ultraja principalmente os médicos, ao apresentá-los como uma classe que prima pela ausência das suas responsabilidades. Os Enfermeiros deveriam poder perscrever dentro de alguns limites, mas essa prática nunca deveria ser executada para colmatar falhas de outros profissionais mas sim para complementar aquilo que são as verdadeiras metas de acção da prática de enfermagem
 
Realmente todos estes relatórios e comissoes valem o k valem, pk gostaria de ver qq instituição de saude funcionar sem enfermeiros durante meia hora!!!! pois é meus caros! o enfermeiro é pau para toda a obra! trabalhei num serviço de urgencia de psiquiatria e acualmente trabalho na maior urgencia do pais onde se nao forem os enfermeiros a tomar decisoes e avançarem nos momentos criticos os pacientes morrem e no caso especifico da psiquiatria a classe medica n tem a minima noçao de k medicação usar e sobretudo as doses adequadas ao grau de agressividade dos dtes! chegamos ao cumulo de ter dtes k veem algemados com escolta policial de 5 policias e a prescrição brilhante é 2f de haldol im em dtes toxicodependentes e psicoticos!!! pensem la quem vai ter de a administrar????? pois é o desgraçado do enfermeiro é k vai ter de arriscar a sua integridade fisica para fazer a medicação ao dte que ante mao sabemos k nao vai ser minimamente eficaz! sim e apos a policia ir embora quem vai ter de aguentar aquele psicotico com 2f de haldol???? mais uma vez o enfermeiro!!!!!!!!
se ha coisa que preso mt é a minha integridade fisica! pois ja fui agredido por um alcoolizado e tive de ser sujeito a uma intervenção cirurgica!!! e quem se importou com isso???? as comissoes???? o hospital??? pois é ng quis saber se o enfermeiro estava bem ou mal tratado!!! nem o sindicato!! por isso para mim esses estudos terao algum valor qd forem feito por alguem que saiba o k realmente se passa no terreno e k possa constatar a importancia dos enfermeiros e do seu trabalho! ate la todos os estudos de gabinete para mim sao LIXO! já agora APELO a todos os enfermeiros k se sentem INJUSTIÇADOS por todos os dias darem o seu melhor e SALVAREM milhares de vidas por este pais fora e k veem a sua imagem social cada vez mais denegrida, k façam uma GREVE DE ZELO a 100% durante apenas um dia! ai este pais de hipocritas iria implorar pelo nosso regresso e conseguiriamos tudo akilo pk lutamos (ou dizemos k lutamos) a decadas!


Enfermeiro farto de Hipocrisia
 
Boas, sou enfermeiro generalista numa das Casas de Saúde da Ordem de São João de Deus.
Estou a trabalhar num serviço de internamento prolongado com utentes ditos agressivos e com grande risco de fuga. São 50 utentes para 1 enfermeiro (2 de manhã a contar com o coordenador da unidade) por turno e 2 AAM (1 no turno da noite). A periodicidade de médicos é 1 x/semana.

Agora pergunto: como é que eu vou gerir utentes que desconpensam?

Lanço a reflexão..
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

AmazingCounters.comVisitas ao blog Doutor Enfermeiro


tracker visitantes online


.

Novo grupo para reflexão de Enfermagem (a promessa é: o que quer que ali se escreva, chegará a "quem de direito")! 

Para que a opinião de cada um tenha uma consequência positiva! Contribuição efectiva!